As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sábado, 26 de dezembro de 2015



Paulo Câmara cumprirá agenda em Toritama e Santa Cruz do Capibaribe no próximo dia 29


O governador Paulo Câmara visitará no próximo dia 29 as cidades de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. Ele virá às duas cidades do Polo de Confecções cumprir agenda administrativa e política em uma data que é festiva para ambos os municípios, que celebram no dia 29 suas emancipações políticas.

Em Toritama... - Paulo participará da solenidade de hasteamento das bandeiras da cidade, do estado e do Brasil, em frene a sede da Prefeitura. Em seguida ele inaugurará oficialmente o Pelotão do BEPI (Batalhão Especial de Polícia do Interior), antiga CIOSAC. 

Moído pela frente? – Um fato que chama a atenção é que em Toritama, tanto o prefeito Odon Ferreira, quanto a sua vice, Lucinha Pereira, são aliados de Paulo, mas estão em campos opostos na cena política local. Devido a proximidade de 2016, ano eleitoral, os ânimos estão acirrados em Toritama e ainda não é certa a participação de Lucinha na agenda oficial divulgada pela Prefeitura.

Primeira vez – O dia 29 deverá marcar também a primeira aparição pública do prefeito Odon Ferreira com o seu ‘novo’ deputado estadual, Clodoaldo Magalhães, aliado do governador na ALEPE. Desde que rompeu com Diogo Moraes, depois de anos de aliança política, Odon ainda não havia aparecido com seu novo parceiro de ALEPE. Diogo, que é primeiro secretário da Assembleia e goza de grande prestígio com o governador, ficou com Lucinha, que tem liderado o bloco de oposição na Capital do Jeans com vistas a 2016.

Em Santa Cruz... – O governador deverá participar da tradicional agenda de inaugurações de obras, que ocorre todo dia 29 de dezembro. Dessa feita o destaque principal fica por conta da Central de Feiras e Abastecimentos, obra que é tida como a ‘menina dos olhos’ do  prefeito Edson Vieira e que foi edificada com recursos oriundos do governo do estado, através do FEM.

Mais vezes – A expectativa é que as vindas de Paulo a Santa Cruz se tornem mais frequentes em 2016. O ano será eleitoral e o governo terá importantes obras e ações para serem entregues a população, a mais importante delas a duplicação da PE-160, trecho entre Pão de Açúcar e Santa Cruz, orçada em mais de 70 milhões de reais.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Aumenta volume da Barragem de Jucazinho, no Agreste

As recentes chuvas no Agreste renderam três milhões de metros cúbicos à Barragem de Jucazinho, situada em Surubim e responsável pelo abastecimento de Caruaru e outros 14 municípios da área. Embora pareça pouco, o aumento de 1% é importante para o armazenamento de água na represa, cujo volume atual corresponde a 29,21% de sua capacidade.

Com a capacidade de acumular 327 milhões de m³, Jucazinho está distante de um nível satisfatório, porém ainda não há necessidade de racionamento de água. É imprescindível, no entanto, que a população continue economizando e denunciando desperdícios de água. 

A Barragem do Prata, que também abastece Caruaru, conta com 43,5% de sua capacidade total e não captou a água das últimas chuvas. Estima-se que o nível do manancial suba com as chuvas que costumam ocorrer a partir de julho, com a chegada do inverno. O Prata pode acumular até 42 milhões de metros cúbicos. 

Na maioria das localidades, o abastecimento segue ininterrupto, 24h por dia. Contudo, o fornecimento de água no Alto do Moura e nos distritos de Taquara de Baixo e de Cima está sendo realizado em esquema de rodízio. A medida foi necessária porque o Alto do Moura está dividindo o abastecimento com os distritos de Taquara, através de um sistema que só estava planejado para abastecer o vilarejo. Essa divisão se deu desde que a Barragem de Taquara entrou em colapso.

MARIO FILHO FALA SOBRE SUA ALIANÇA COM O PREFEITO DE SANTA MARIA DO CAMBUCÁ

 O radialista Alberes Xavier realizou uma entrevista com Mario Filho de Santa Maria do Cambucá, que disputou o cargo de prefeito daquela cidade na eleição de 2012, alcançando mais de 42% dos votos validos.
 Filho do ex-prefeito de Santa Maria do Cambucá, Dr. Mario Lima, o entrevistado revelou que se expirou no seu pai para decidir ingressar na carreira política.
 Depois de falar sobre sua trajetória na política, Mario Filho revelou que começou sua campanha com apenas 15% das intenções de votos, contra três grupos políticos da cidade, mas mesmo assim conseguiu alavancar seu projeto político, que mesmo sem ter êxito em vencer o pleito eleitoral, acabou sendo positiva pelos resultados alcançados.

 “Eu sempre fui uma pessoa respeitada em Santa Maria e hoje mais ainda, como político já que Dr. Mario Lima passou o bastão para seu herdeiro que sou Eu”, enfatizou.
 Mario Filho recentemente formou uma aliança com seu ex-adversário político e atual prefeito Robevan de Lima (PSB) e falou sobre o assunto, considerando que nunca foi inimigo do Socialista.  
 “Eu nunca fui inimigo político de Robevan, pois Robevan por incrível que pareça nunca foi político, é hoje é prefeito mais não é um político profissional, ele e o pai dele são pessoas bastante respeitadas, Seu Ninha foi vice-prefeito várias vezes e agora era a vez de Robevan ser o candidato a prefeito, por questão de saúde, ele preparou o filho e na reta final o colocou para ser o candidato”, pontuou.
 Mario disse que um dos principais motivos para ter se aliado ao atual prefeito foi para unir a cidade de Santa Maria do Cambucá e que a gestão de Robevan é aprovada pela população.
 “Vamos unir as forças, deixar a vaidade, picuinha e a política passada de lado, pois comigo é amor e colocar Santa Maria para crescer”.
 O Entrevistado fez questão de destacar que não desistiu do projeto de ser prefeito de Santa Maria do Cambucá, apenas adiou e em um futuro bem próximo pretende colocar seu nome a disposição dos eleitores da mesma cidade.
 Compromisso com Diogo Moraes (deputado estadual pelo PSB) e Mendonça Filho (deputado federal pelo DEM) – Na oportunidade Mario falou sobre seu compromisso com os parlamentares que segundo ele, estão prontos para ajudar a cidade.

 “Diogo é um jovem muito inteligente, é o discípulo de Eduardo (Campos) e é aquela história, é hora de somar. Ele não mediu esforços, não fez cara feia, deu o maior apoio e contribuição para essa união”, falou, afirmando que Diogo é uma peça importante desse tabuleiro político.
Ouça a entrevista:
Do: Blog Agreste Notícia


Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe é arrombada. Prefeito não descarta motivação política

A sede da Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe foi alvo da ação de arrombadores nesta sexta-feira, dia 25. Segundo o secretário de saúde Breno Feitoza, os bandidos entraram em algumas salas, tentaram entrar em outras, espalharam alguns papéis e no fim da ação, levaram do prédio cinco monitores de computadores e um aparelho de TV.

Breno diz que tudo foi muito estranho, pois nenhuma CPU foi levada, e sim os monitores. “Aparentemente os bandidos se enrolaram na hora do crime e ao invés de levarem o mais importante nas máquinas, levaram apenas os monitores”. Ele disse ainda que não descarta o viés político para a ação. “Não descarto que haja o ingrediente político não, pois eles entraram em algumas salas e vasculharam arquivos de forma muito especifica. Aparentemente eles procuravam algo, algum documento, alguma pasta, que só a Polícia vai puder esclarecer”.

Quem também se pronunciou sobre o arrombamento foi o prefeito Edson Vieira. “Infelizmente mais uma vez bandidos agem contra o patrimônio do povo de Santa Cruz. Espero que o quanto antes a Polícia elucide tudo e nos mostre quem está por trás disso. Uma ação muito estranha, na qual a estrutura da secretaria foi danificada e documentos foram procurados. Mas o que eles queriam, o que eles buscavam?”, indagou Edson, que completou, “assim como Breno, não descarto a politicagem por trás disso, algo lastimável e repugnante”.

A Polícia e a Guarda Municipal estiveram no local e as investigações sobre a autoria e a motivação do crime seguem neste fim de semana.

Vice-prefeito anuncia emenda de Diogo Moraes para Taquaritinga do Norte



Em entrevista concedida ao programa Cidade em Foco, na manhã dessa quinta-feira (24), o vice-prefeito da cidade da Dália da Serra, Lero (PDT), falou sobre uma emenda de R$200 mil encaminhada pelo deputado estadual Diogo Moraes (PSB) para a cidade através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). "O deputado me disse que colocou R$ 200 mil de suas emendas dentro do FEM e o prefeito vai indicar as ruas para receber o calçamento``, falou o vice-prefeito.

Lero relatou a atuação do deputado estadual para contemplar os moradores do distrito de Pão de Açúcar, que residem às margens da Rodovia PE-160 no projeto de duplicação. “Um dos problemas grandes que a gente tinha em Pão de Açúcar era com essa duplicação, quer dizer, era um sonho nosso que essa duplicação acontecesse. Os moradores que residem às margens da PE ficaram nervosos. Eu fui procurado por um grupo de moradores e levei ao conhecimento de Diogo. Em seguida estivemos com o secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, e ai ele pediu que a gente fizesse um projeto alternativo. Fizemos e fomos até o gabinete do deputado Diogo Moraes e vai ser modificado. Diogo Moraes foi quem resolveu, ele fez a ponte``, falou Lero. O vice-prefeito finalizou a entrevista dizendo: ´´Diogo Moraes é o único deputado presente em Taquaritinga e presente na nossa região``.

Assessoria

De olho em 2016: Edson realiza encontro com pré-candidatos




O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), realizou em sua residência um café da manhã com os pré-candidatos a vereador para as eleições de 2016 na manhã da quarta (23), na ocasião mais de 50 pré-candidatos estiveram presentes.

O prefeito ressaltou a importância do engajamento de todos para a realização do cadastro biométrico, exigência para que o eleitor possa votar no próximo ano. A Justiça Eleitoral tem uma estimativa de 15 mil votantes a menos em Santa Cruz do Capibaribe.

Edson destacou o bom momento político que o grupo vive e demonstrou confiança nas eleições que se aproximam. “Estamos trabalhando, nosso mandato é pautado em ações que estão fazendo nossa cidade avançar cada vez mais, e vocês são importantíssimos nesse contexto levando para seus bairros as ações desenvolvidas e trazendo também as demandas. Nossa gestão é pautada no diálogo”, finalizou.

Edson conta hoje com a ampla maioria de partidos e de acordo com suas somatórias eleitorais pode eleger até 11 vereadores.

A melhor net de Pão de Açúcar


quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Uma voz a serviço do povo


Na bronca – Wilsinho do Pará detona Dimas Dantas e Natálio Arruda


Revoltado. Assim está o comunicador Wilsinho do Pará, que não esconde de ninguém sua chateação com Dimas Dantas e Natálio Arruda. Segundo Wilsinho, a dupla usou de politicagem na perfuração de poços artesianos na região da Vila do Pará, através de um programa do DNOCS.

“Eles desmarcaram a perfuração de um dos poços apenas por politicagem. O poço estava previsto para ser perfurado na propriedade do senhor Gregório Claro, mas de uma hora pra outra desmancharam o que haviam dito e levaram o beneficio para a propriedade da sogra do vereador Galego de Mourinha”, disse Wilsinho do Pará, que emendou, “entre beneficiar mais de 400 pessoas e agradar o aliado político, Dimas e Natálio Arruda preferiram ajudar Galego de Mourinha”.

Wilsinho e o PP, partido de Dimas e Natlálio, mantinham, até então, uma boa relação política, tanto é que em 2014 o comunicador votou e apoiou o deputado federal e presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte. “Ainda bem que não me filiei ao PP, se não estaria arrependido agora, assim como estou de ter pedido votos para Da Fonte”, disse ele, que finalizou, “não tenho medo e nem devo satisfações a Dimas nem a Natálio, o que quero é defender o povo do meu distrito, que foi prejudicado pela ação deles”.

‘Operação frita Galego’ é deflagrada


De forma silenciosa, mas não muito discreta, foi deflagrada a operação “Frita Galego”. O vereador e pré-candidato a vice na chapa Taboquinha para a eleição do próximo ano enfrenta um verdadeiro bombardeio nos últimos dias, com notícias negativas e entrevistas confusas, que beiram o desastre puro e colocam em xeque o seu projeto para o próximo ano.

O desmantelo - No último dia 15 Galego concedeu entrevista ao programa Rádio Debate, na qual ele surpreendeu a todos quando praticamente assumiu que terrenos públicos foram doados de forma irregular na administração de Toinho do Pará, na qual ele ocupava o posto de secretário de obras. “Qual foi o prefeito antes que não doou terreno?”, indagou ele.

A doação de terrenos foi tema de uma CPI, que aconteceu em 2011 e colocou contra a parede Toinho do Pará, Galego de Mourinha e o vereador Zé Elias, que a época ocupava o cargo de vice-prefeito de Toinho.

Situação difícil – Na manhã desta quinta o Blog do Ney Lima divulgou um levantamento da situação jurídica de Galego, na qual 21 processos aparecem na ficha do vereador, que diante de tal situação aparece como um ‘vilão’, capaz de manchar o nome de Fernando e comprometer o mote das ‘mãos limpas’, que tem sido trabalhado pelos defensores do bloco de oposição. Para o blog a situação de Galego ruma para o campo da insustentabilidade.

As broncas - Ação por improbidade administrativa movida pelo Ministério Público, três ações de natureza criminal, execução de título extrajudicial, 10 execuções fiscais movidas pela prefeitura por não pagamento de tributos municipais, além de cinco execuções fiscais movidas pelo Governo do Estado por não pagamento de tributos estaduais e outros processos foram levantados e expostos no blog.

Alternativas – Diante de tal quadro, nomes começam a ganhar força nos bastidores, como possíveis substitutos de Galego. Helinho Aragão, Augusto Maia, Carlinhos da COHAB ou mesmo Vânio Vieira contam com a simpatia, o apoio e a defesa de nomes importantes do grupo Taboquinha, que temem que o desgaste de Galego acarrete prejuízos para Fernando.

A pergunta – Quem está por trás da ‘Operação frita Galego’?


quarta-feira, 23 de dezembro de 2015


O Piscineiro



Mala do profeta realiza confraternização




 Pelo terceiro ano consecutivo, a mala do profeta realizou sua confraternização, reunindo amigos e políticos em um momento de descontração.

A mala que tema mais de dez anos, vem realizando pelo terceiro ano sua confraternização, onde participantes recebem os convidados para um momento de confraternização e descontração. Esse ano a atração da festa foi Galego show da cidade de Santa Cruz do Capibaribe.

Durante a confraternização, uma homenagem foi feita a Dudu filho de Beto, que é participante da mala, mas que esta internado no Hospital da Restauração no Recife devido a um acidenta de moto.

Hoje, a mala do profeta é a maior e mais falada mala de política da região, pois a mala da solar ficou pra trás no quesito frequência. 

A mala do profeta é realizada todas as noites de 7:30 às 10:30. Aqui so não pode mentor nem falar da vida de ninguém...







 


Programação natalina em Santa Cruz do Capibaribe terá cantata, concerto e shows


Na semana mais fraterna do ano, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe promoverá uma programação especial para as famílias da Capital da Confecção. Entre os dias 23 e 25 de dezembro, a população poderá acompanhar a cantata natalina e concerto especial, além de shows no distrito do Poço Fundo.

Segundo o prefeito Edson Vieira (PSDB) a programação natalina terá como principal propósito unir as famílias e fortalecer os laços de amizade entre os munícipes. “Nossa intenção é fazer com que esses momentos contribuam para o bem estar de nossa gente. Portanto, convido toda a população de Santa Cruz do Capibaribe para participar conosco das comemorações natalinas,” convida o prefeito.

De acordo com a Gerência de Eventos, na quarta-feira (23) será a cantata natalina com apresentações culturais, na Avenida 29 de Dezembro, a partir das 20h. Na quinta-feira (24) será a vez do distrito de Poço Fundo, que tradicionalmente recebe o Papai Noel em praça pública e em seguida acontecem shows com Bidinga do Acordeon e Forró do Firma.

Na sexta-feira, dia de Natal, a Avenida 29 de Dezembro será palco das comemorações do aniversário de 115 anos da Sociedade Musical Novo Século, com um concerto especial de Natal, às 20h. “Neste ano optamos por eventos mais simples e acolhedores. Uma forma de oportunizar o diálogo e a interação entre as várias gerações que participarão das festividades natalinas,” frisa o coordenador de eventos, Cláudio Soares. 

CASO DE JUSTIÇA: Ex-prefeito Jânio Arruda representa na Justiça contra o Prefeito Evilásio



O Ex-prefeito e atual Vereador, do Município de Taquaritinga do Norte, Jânio Arruda da Silva deu entrada hoje na Justiça Local, a duas ações contra o atual Prefeito Evilásio, em virtude das acusações injuriosas, caluniosas e descabidas feitas pelo gestor do município, em programa de rádio veiculado em novembro. São duas ações: Uma criminal e outra de reparação de danos. Em breve passaremos os números das ações para que qualquer pessoa interessada possa acompanhar. Agora o caso passa a ser apreciado pelo Poder Judiciário da comarca desta terra.


Jânio Arruda da Silva

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Depois de ficar contra o cidade lazer, contra a zumba e falar que era capacho de Zé, Fernando agora fica contra a central de feiras e mercados

“Não discutiram o assunto com a população, não sabemos se todos querem mesmo sair de onde estão para irem para o novo local de feiras”, diz Fernando Aragão sobre nova Central de Abastecimento

Imagem: Jairo Gomes
O vereador e pré-candidato a prefeito pelo grupo Taboquinha, Fernando Aragão, foi o entrevistado desta terça-feira do programa ‘Opinião’, da Comunidade FM. Ele falou sobre vários temas relacionados ao dia a dia de Santa Cruz do Capibaribe e também sobre a eleição municipal de 2016.

A pesquisa – Fernando falou sobre a divulgação, por parte do prefeito Edson Vieira, de uma pesquisa, na qual, aspectos da administração municipal foram avaliados, bem como a preferência do eleitorado da cidade com vistas a eleição do próximo ano. “Acho que pela data em que ela foi feia está um pouco defasada, afinal de contas, já são quase 45 dias desde então”, disse ele, que seguiu, “analiso os dados completos e forma mais detalhada, como por exemplo, os números que mostram que o prefeito baixou de 49 para 32 pontos a sua preferência diante do eleitorado. Da mesma forma que vimos o crescimento do meu nome e a baixa rejeição ao meu projeto político”.

Divulgar ou não divulgar? – O vereador falou ainda se pretende ou não divulgar números de alguma pesquisa de opinião pública encomendada por ele ou por aliados seus. “Pesquisa avalia o momento. Temos pesquisas internas e não divulgamos porque vemos as mesmas como instrumentos de trabalho. Pesquisas podem vazar e isso pode comprometer um trabalho que esteja sendo executado a médio e longo prazo”.

O fantasma de Zé – Ele disse ainda que não acredita, de forma alguma, em uma possível candidatura de Zé Augusto a prefeitura. “Não temo de jeito nenhum. Ele já disse e tenho certeza que Zé Augusto não será candidato, em hipótese alguma”.

Baixo custo – Fernando deixou claro também que a sua campanha será ‘pés no chão’, sem priorizar grandes gastos. “Vou fazer uma campanha diferente, com custos, mas tudo dentro do possível. Ainda falta muito tempo para a eleição do próximo ano e até lá seguirei visitando e escutando o nosso povo. Isso é o que importa”.

Sem preocupação – A polêmica em torno do capacho também foi tema da entrevista. “Acho que está na hora de esquecermos isso. Querem comparar o apelido de capacho ao caso da KMC ou com o caso dos bens bloqueados?”, indagou ele, que seguiu, “passarei uma esponja nisso e me preocuparei de fato com a nossa cidade, discutirei com a população e buscar resultados para o nosso povo”.

Central de Abastecimento – A obra está prevista para ser entregue no próximo dia 29, mas segundo Fernando, não será inaugurada como deveria. “Falaram que a obra teria uma cobertura e não vão fazer, irão entregar do jeito que está ali. Além disso, não discutiram o assunto com a população, não sabemos se todos querem mesmo sair de onde estão para irem para o novo local de feiras”, disse ele. 

'O candidato sou eu' – A participação do vice-prefeito Dimas Dantas em sua campanha a prefeito é vista como ‘bem encaminhada’ por Fernando Aragão. “A gente vem conversando, nos damos bem e estamos aguardando o desfecho de algumas coisas”. Sobre um possível mal estar que possa acontecer entre Dimas e Zé Augusto, Fernando foi claro, “o candidato a prefeito sou eu, e não Zé Augusto Maia”. 

O ex-prefeito das Vertentes, Romero Leal, falou ao blog sobre o momento que estamos vivenciando e do seu futuro político


Conversamos semana passada com Romero Leal, na ocasião da festa promovida pelo empresário Edilson Tavares, e ele nos contou um pouco sobre seus planos futuros e o que ele pensa do atual momento político e econômico e o que isso tem afetado na vida das pessoas.

'A gente vê as cidades do Polo de Confecções, mesmo com a crise que o país enfrenta, mesmo com a irresponsabilidade que foi imposta por esse governo federal que está aí no poder, que quebrou literalmente o país, segundo palavras do próprio vice-governador, Toritama continua aí ainda subsistindo no clima do semi árido, com dificuldades de água, com os recursos hídricos em baixa, o surto de viores que passa toda região. O povo de Toritama, em sua maioria, é um povo guerreiro, que criou aqui essa modalidade de comércio que deu certo. Hoje Toritama mesmo com a carência de um poder público atuante e que deveria ter traçado uma linha de trabalho com um plano diretor competente para com isso evoluir e dar uma melhor qualidade de vida a esse povo, consegue subsistir'. 

'Em Vertentes conseguimos nos diferenciar, pois partimos do princípio da moralidade, da probidade administrativa, da razoabilidade, da economicidade e sobretudo da transparência. Equilibrar um município pobre, administrar como se uma empresa fosse, não vislumbrando lucro e sim uma melhor qualidade de vida para o povo. É você trabalhar as necessidades básicas de um povo indiscriminadamente. Na educação, na saúde e no social. Vertentes é uma cidade pequena, um embrião no entorno dessa região onde nós implantamos um formato administrativo/financeiro com a criação, também, de emprego e renda e cuidando bem das pessoas nós conseguimos tirar Vertentes do marasmo e fazer Vertentes chegar em 2012 a sgunda melhor cidade do estado de Pernambuco para se viver. Com uma infraestrutura implantada e hoje Vertentes é a décima primeira melhor cidade para se viver no estado. Isso é muito para um município que não era nada'.

Quanto ao futuro político Romero falou: 'Em Vertentes existe união, existe parceria, nós apoiamos Allan, ele é o prefeito, Dr. Hélder é o vice-prefeito, secretário de saúde e passados os quatro anos Allan e o povo de Vertentes entende que eu deva submeter meu nome e democraticamente faremos, pois existe harmonia entre todos nós, não existe divisão, nem brigas, nós somos um grupo preocupado com a cidade e Allan se sente muito bem com o mandato que foi outorgado pelo povo a ele e passar de novo a cidade para continuarmos juntos, pois nós já falamos assim: o governo de Allan foi o governo da continuação e sequenciado nós afirmamos Vertentes não pode parar. Vertentes só tem a ganhar justamente pelo que foi implementado e organizado e disciplinado para o futuro'. Por Jairo Gomes

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Taquaritinga: Faculdade é irregular e funciona sem autorização do MEC







A faculdade implantada em Taquaritinga do Norte, em parceria com a prefeitura municipal, é irregular, funciona sem autorização do MEC, e através de uma medida liminar expedida pela justiça, não pode mais funcionar.
A faculdade irregular, que funciona em prédio da prefeitura municipal, foi implantada em fevereiro de 2013, em ato político, com um bom número de alunos que, ao que parece aos olhos da justiça, foram enganados.
Cabe a administração, através  do prefeito do município, explicar para a população, como foi que a prefeitura expediu alvará de funcionamento de uma faculdade, que nesta cidade, funciona com o nome de ISEPRO, sem que a mesma tenha a regularidade para funcionar, explicar ainda, porque a "faculdade" funciona em um prédio da prefeitura, como se verificou essa parceria, quais as vantagens para a prefeitura local?

Com a palavra a gestão municipal.

Jânio Arruda da Silva



 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 

foto google.

Justiça Federal suspende cursos irregulares de graduação e extensão
MPF diz que cursos irregulares de Fadire e Funeso não dão direito a diploma.
Fadire busca 'a suspensão desta decisão'; Funeso não se pronunciou.

Do G1 Caruaru

A Justiça Federal determinou, em caráter liminar, a suspensão imediata de cursos de extensão e graduação fora da sede da Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (Fadire) em Pernambuco. Segundo o Ministério Público Federal (MPF) informou na sexta-feira (18), as matrículas dos cursos irregulares em parceria com a Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso) devem ser interrompidas e as aulas suspensas.

No site oficial da instituição, a Fadire comunicou neste sábado (19) que "diante da presente decisão, a Fadire informa que está tomando as devidas providências para buscar a suspensão desta decisão na Justiça, conforme a Lei". O G1 tentou entrar em contato com a Funeso por telefone e e-mail, mas até a publicação desta matéria, as ligações não foram atendidas e não houve resposta às mensagem enviada para a assessoria de comunicação.

A Justiça também determinou a indisponibilidade de bens das entidades, no valor de R$ 1, 8 milhão. A determinação não se aplica aos cursos de graduação nas áreas de administração, ciências contábeis, design e design de moda, que são realizados na sede da faculdade no município de Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo a ação civil pública do MPF, a Fadire é autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) para ofertar cursos de graduação presenciais na sede dela. Porém, a faculdade terceiriza, indevidamente, cursos de graduação e cursos de extensão com acesso à graduação (Proex) em diversos municípios, inclusive no Agreste pernambucano.

Cursos livres
De acordo com o MPF, os cursos oferecidos pelas duas faculdades são "cursos livres, que não necessitam de autorização do MEC para funcionar. Para o MPF, ao anunciar e oferecer como se fossem de educação superior cursos que não dão direito a um diploma de graduação, a instituição pratica publicidade enganosa, além de desrespeitar a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional".



----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Veja fotos e fatos da implantação da faculdade.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Aula inaugural marca implantação de cursos superiores em Taquaritinga 




A Educação da Dália da Serra tem um novo marco: a instituição de Cursos Superiores no município. A noite de 20 de fevereiro foi marcada pela aula inaugural da Faculdade ISEPRO (Instituto Superior de Educação Programus) através de graduação, pós-graduação, pesquisas e extensão. O ISEPRO faz parte da rede de Faculdades Integradas do Nordeste (FINE), juntamente com a FAMICE, a FADIRE e a Faculdade Cristo Rei. 
A aula inaugural ocorreu na quadra do no Ginásio Experimental Municipal Severino Pereira da Silva, antiga Escola Cenecista, em Taquaritinga do Norte e contou com a presença do prefeito Evilásio Araújo e da primeira dama Eva Casé, dos vereadores Rogéria de Zeca, Gilson Carlos e Irmão Ezequias, dos secretários municipais Ilka Paloma (Educação), Lurdinha Malaquias (Finanças), Magda Lucélia (Turismo), Zeca Coelho (Articulação) e Ronaldo Veiga (saúde). Também marcaram presença a diretora do Ginásio Ilze Barbosa, representantes do ISEPRO e um grande público que foi prestigiar este importante acontecimento. 
A metodologia empregada pelo ISEPRO é através de aulas presenciais uma vez por semana com professores especialistas e mestres em sala de aula. Os cursos de extensão de nível superior são abertos à comunidade em geral e visam à formação de profissionais através dos cursos de extensão, facilidade no acesso através do curso de extensão a graduação e o desenvolvimento de novos mercados, especialmente onde não existem cursos de nível superior. 
Exame seletivo para candidatos concluintes do Ensino médio, realização de curso modular semestral com 6 disciplinas e 400 horas/aula e recebimento de certificados após a conclusão de cada semestre, são as regras básicas dos cursos do ISEPRO que em Taquaritinga terão início em fevereiro deste ano com o término programado para fevereiro de 2017. 
O prefeito Evilásio Araújo, um dos grandes entusiastas da implantação de cursos de nível superior em Taquaritinga comemorou esta nova etapa. “Esta aula inaugural vem coroar o trabalho e a seriedade de todos os que fazem a educação em nosso município. É mais uma importante conquista que irá proporcionar uma maior facilidade para a melhoria da qualidade da mão de obra local e vai universalizar o conhecimento de profissionais que até então tinham que se deslocar para outras cidades para conseguir o diploma de formação acadêmica”, declarou.