As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

domingo, 14 de agosto de 2016

Nesta segunda-feira – UPA 24 horas começa a funcionar em Santa Cruz do Capibaribe

O secretário de saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Breno Feitoza, participou do programa ‘A Hora do Povo’ deste sábado e anunciou o início das atividades da UPA 24 horas. Segundo ele, a UPA será entregue nesta segunda feira, às 8 da manhã e atenderá não apenas os moradores de Santa Cruz do Capibaribe, mas de toda a região do Polo de Confecções.

Ele frisou que problemas referentes ao fornecimento de energia elétrica fizeram com o que houvesse um pequeno atraso no início dos atendimentos ao público, mas de acordo com Breno, tudo foi sanado, inclusive com a testagem e calibragem de equipamentos importantes, como o novo raio-x.  

Breno detalhou as mudanças que ocorrerão no atendimento no Hospital Municipal, no Materno Infantil e na UPA. "Tudo que é atendido hoje no hospital municipal, vai ser na UPA. No que se refere a atendimento de obstetrícia e de pediatria que é no Materno Infantil, nos próximos dias continuará o atendimento no Materno. E por que não vamos remanejar todos os atendimentos no mesmo momento? Porque precisamos esvaziar o Hospital Municipal para fazer pequenas adequações estruturais, para montarmos a sala de parto e todo o bloco de obstetrícia, como também os internamentos de pediatria”.

“Essa obra, essas pequenas adequações, vão passar pelo menos duas semanas, então a gente desocupa a partir de segunda-feira, vai fazer o atendimento de urgência adulto na UPA e começamos também, simultaneamente as adequações. Daqui para o final do mês a urgência pediátrica do Materno vai para a UPA e a urgência obstétrica desce para o Hospital Municipal, como também o internamento de pediatria. Com isso nós esvaziamos o prédio do materno infantil, de forma gradual e programada, fazendo a devolução dessa parte do prédio, ficando apenas a policlínica Walter Aragão”, falou Breno no programa ‘A Hora do Povo’.

Breno disse que a partir do funcionamento da UPA, a cidade terá dois aparelhos de raio-x disponibilizados para a população. “É importante enfatizar que os dois raios-x já começam a funcionar a partir de segunda-feira, com uma diferença, o raio-x da UPA atendendo as demandas 24 horas, de domingo a domingo e o raio-x da policlínica Walter Aragão, apenas atendimento ambulatorial de segunda a sexta. Inicialmente de 7h a 1h, mas iremos colocar até as 17 horas para que ele fique atendendo apenas os raio-x que são pré-agendados e autorizados e o da UPA, 24 horas para as urgências".

Ele disse também que nos próximos 15 dias uma equipe ficará de plantão no Municipal, atendendo casos de urgência, que não possam ser direcionados imediatamente para a UPA. “Existem casos em que pessoas levarão pacientes em estado grave para o Municipal e não para a UPA, diante disso, temos que trabalhar com tal possiblidade e colocar uma equipe de prontidão lá também, pois para algumas emergências, alguns minutos são vitais. Não podemos colocar em risco a vida de ninguém. De forma séria e planejada faremos um belo trabalho e tudo dará certo, tenho certeza disso”.