As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sábado, 8 de março de 2014

Aniversariantes do sábado

Marcondes Moreno

José Alvaro

Homenagens as mulheres



NOTA DE ESCLARECIMENTO

 Venho de público esclarecer alguns pontos sobre o assunto que está sendo publicado envolvendo meu nome e de minha família, nesse momento ainda estou na cidade de Tamandaré junto com alguns amigos e familiares, e fui pego de surpresa coma as postagens e comentários em páginas de facebook de algumas pessoas de Santa Cruz e principalmente de São Domingos, gostaria de me ater ao que aconteceu na terça-feira (04), quando acabei me desentendo com algumas pessoas de minha família, estamos todos bebendo e brincando, quando uma das pessoas não gostou do que falei e falou três vezes que eu não era homem e isso me irritou muito e acabei discutindo com essa pessoa, então teve início uma discussão generalizada e eu acabei falando coisas desagradáveis, as quais eu me arrependo muito e reconhecendo meu erro, já pedi desculpas a todos que estavam na casa e por ser um home público peço desculpas ao povo de Santa Cruz e São Domingos.


 Em certo momento o pai da menina que estão afirmando que eu agredi e isso vai ter que provar na justiça, saiu da casa aqui em Tamandaré e foi até a delegacia tentar prestar queixa de mim, mas de imediato, outra pessoa que também estava no momento da discussão foi até a delegacia e explicou que estava tudo bem e que teria sido um desentendimento, o policial que estava no plantão entendo que não havia necessidade de sua presença na casa falou que mandasse eu me acalmar e resolvesse conversando.



 Afirmo aqui para todos os fins que durante a discussão minha não foi com minha esposa e sim com uma de suas irmãs, minha mulher estava junto com todos dentro da residência, E NÃO ESCONDIDA, como falaram de maneira venenosa e leviana, em seguida já estávamos conversando e tudo “tranquilo” e minha companheira saiu para procura seu filho que é meu enteado, foi então que a menina que anda dizendo que lhe agredi, chegou da Rua e eu perguntei duas vezes se ela tinha visto minha esposa e a garota falou que não, então segurei em seu braço e perguntei mais uma vez e ela falou que não, sai a procura de meu enteado, sua noiva e minha esposa, quando ligaram para um amigo que estava comigo e viu tudo que aconteceu e informaram a ele que o pai da menina teria ido na delegacia mas não conseguiu prestar queixa.



 Esse cidadão, foi embora com sua família e eu acreditei que estivasse com raiva de mim, mas que iria me ligar e resolver CONVERSANDO, infelizmente não foi isso que aconteceu, chegando em Santa Cruz ele procurou a delegacia, depois foi abordado por três repórteres da cidade e fez suas declarações, exageradas, levianas, porém não deixar de reconhecer que ele afirma que NÃO BATI EM NIGUÉM, que algumas pessoas me contiveram durante a discussão.
 Na próxima segunda-feira (10), estarei no Programa Patrulha do Agreste a partir das 11:h e contarei todos os detalhes.



 Peço aos meus amigos que repercutam esta matéria e que orem por mim, pois é muito difícil escutar acusações do você não cometeu, mas estou confortado por Nosso Senhor Jesus Cristo que está comigo sempre.
 Agradeço o espaço a este meio de comunicação e estou a disposição de todos para qualquer esclarecimento.

 Um abraço e fiquem todos com Deus.


Bartôl Neves

Lyra: "Farei o possível para eleger Paulo Câmara"

Diario de Pernambuco.

Durante o velório do ex-senador Sérgio Guerra (PSDB), na manhã desta sexta-feira (7), o vice-governador João Lyra Neto (PSB) afirmou que a escolha do secretário da Fazenda, Paulo Câmara, para concorrer ao Governo de Pernambuco não deixou mágoas entre ele e o governador Eduardo Campos (PSB). "Como integrante da Frente Popular, vou fazer o possível para eleger Paulo Câmara governador", disse.

Lyra, que assume o Governo do Estado em abril, após a saída de Eduardo Campos, fez elogios ao secretário. "Ele [Câmara] será um excelente governador", declarou.

Questionado sobre uma possível mudança na equipe após a transição de governos, João Lyra foi enfático ao confirmar que alterações serão feitas no primeiro-escalão. "Alguns vão precisar sair para apoiar as campanhas de Paulo Câmara e de Eduardo", confirmou. João Lyra, contudo, preferiu não citar, por enquanto, os nomes cotados para ocupar os lugares que ficarão vagos a partir do próximo mês.

sexta-feira, 7 de março de 2014

FINGER Móveis planejados, em Santa Cruz do Capibaribe ao lado da AABB




Prefeitura promove atividade física para população



A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria Municipal de Saúde e NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), vem combatendo o sedentarismo da população e, assim, reduzir a mortalidade por doenças crônicas. Esta ação é bem recebida pela população e integra o Programa Saúde e Bem-estar desenvolvido pelo NASF.

A criação do programa surgiu por considerar o sedentarismo um importante fator de risco para o surgimento e aceleração de doenças cardiovasculares, tornando, assim, imprescindível a realização de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, através de práticas de exercícios físicos regulares.

Esse projeto foi criado em Santa Cruz no ano de 2012, e é coordenado pelo NASF, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços.

Em Santa Cruz, o Programa Saúde e Bem-estar vem combatendo o sedentarismo e promovendo a qualidade de vida da população. As aulas acontecem toda as terças na academia da saúde no bairro Santo Agostinho, nas quartas na policlínica Dr. Walter Aragão, nas quintas na quadra municipal e nas sextas na academia das cidades no bairro Cohab. Todos os dias no mesmo horário com início às 05h30 até 06h30 sem restrição de idade.

JARBAS CALA SOBRE SÉRGIO GUERRA


Sérgio Guerra foi um político brilhante, com muita capacidade de articulação e diálogo. Muitos não gostavam dele e questionavam o seu caráter. 

A respeito disso é atribuída a ex-deputada Cristina Tavares, natural de Garanhuns, a seguinte frase: "Sérgio é uma inteligência à procura de um caráter".

Mas após a sua morte, ontem pela manhã,  surgiram elogios de todos os lados. Da presidenta Dilma ao governador Eduardo Campos. Do ex-ministro José Serra, ao pré-candidato a presidente Aécio Neves. Do Senador Armando Monteiro ao vice-governador João Lyra, passando por prefeitos e vereadores do interior, todos rasgaram elogios ao parlamentar tucano que deixou o nosso convívio para sempre.

Hoje Inaldo Sampaio escreve uma nota interessante anotando que o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) até ontem à noite não havia se pronunciado sobre a morte de Sérgio Guerra. O jornalista lembra que os dois já foram amigos e também adversários.

Em 2013 Jarbas se irritou definitivamente com Sérgio e disse numa entrevista que nunca mais iria cumprimentá-lo. “Ele fará um grande favor se também não me cumprimentar”, frisou o senador.

Jarbas Vasconcelos sempre teve esse lado duro, desde quando era deputado e fazia oposição ao regime militar. O peemedebista acusava o aliado de ter feito corpo mole na campanha de 2010, traindo o seu grupo político. Possivelmente, com seu jeito, não vai perdoar o tucano nem no túmulo.



Direto do face - vereador Demar rebate críticas de Evilásio contra Jânio


"Os cães ladram e a caravana passa" - Analisando o texto exposto pelo excelentíssimo Prefeito, observei que ele já começou com falta de respeito, no entanto um cão reconhece outro a distancia, mas quem escreve o que quer, lê o que não quer.
"...acredito que não importa o latido dos cães, nem o barulho que fazem..." - Uai? Por que o incomodo? Faltou definir a raça.
"...tentando pegar os restos de comida que caem durante a passagem..." 
- Se há restos é porque a sua matilha não esta sendo bem adestrada. 
"...esse personagem, que a cada dia que passa fica mais distante do futuro..."
- Se Jânio Arruda fosse personagem arcaico não teria 1.290 votos, tendo o 1º lugar como Vereador de 2012.
"...prefere atacar a minha honra, com termos inadequados..."
- Nesse caso o excelentíssimo deixou de ser adestrador e passou a ser professor.
"...aguardamos as eleições..."
- Até que enfim concordamos em alguma coisa.

Comentário produzido com repeito ao povo de Taquaritinga, ressaltando que a OPOSIÇÃO NÃO É COMPOSTA POR CÃES.
Edimar Pequeno Cézar - Vereador da oposição - COM ORGULHO

quinta-feira, 6 de março de 2014

André de Paula




Operação Carnaval promove segurança em Santa Cruz do Capibaribe


A “Operação Carnaval 2014” foi um sucesso, ações geradas entre Polícia Militar, Civil e Guarda Municipal nos polos de animação em Santa Cruz do Capibaribe resultaram em total tranquilidade, nenhuma ocorrência foi registrada durante o carnaval.
Coronel Donizete Rodrigues, Secretário Executivo de Defesa Social falou que com planejamento o trabalho fluiu bem. “Foi realizado um planejamento entre as Polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal, tudo para assegurar a integridade dos foliões santa-cruzenses, o trabalho foi realizado a contento, não foi registrada nenhuma ocorrência nos pontos de festa”.
Donizete também falou que a prefeitura concedeu todo suporte as Polícias Civil e Militar. Foram reativadas três motos para o trio da Rocan, além de disponibilizar duas viaturas para a Polícia Militar.
“As ações da Guarda Municipal foram relacionadas ao trânsito, apoio nos retiros religiosos e suporte nos eventos na cidade, o reforço na operação carnaval fez com que todos os eventos fossem cobertos e com a maior calmaria possível”, pontuou Edgar Martins, Comandante da Guarda Municipal.
Além de cinco viaturas a mais nas ruas, sendo três para a Guarda Municipal e duas para a Polícia Militar, a prefeitura disponibilizou rádios comunicadores aos GCMs e reativou o Centro Integrado de Monitoramento por Câmeras (CIMOPE).

Políticos de Santa Cruz lamentam morte de Sérgio Guerra



Com a morte de Sérgio Guerra, muda quadro político do polo de confecções

Com a morte do deputado federal Sérgio Guerra, todo quadro político do polo de confecções vai ser alterado. Desde de Caruaru, passando por Brejo e Vertentes, vindo para Taquaritinga e santa Cruz.

Caruaru: Na capital do forró o deputado Sérgio Guerra bancava tanto eleitoralmente como financeiramente Diogo Cantarelli, que seria candidato a deputado estadual com o apoio de Guerra, agora resta saber se o novo presidente do PSDB de Pernambuco, o também deputado federal Bruno Araújo vai dar condições de Cantarelli ser candidato a deputado estadual.






Brejo da Madre de Deus: Em Brejo, o prefeito Asfora tinha compromisso com o deputado Sérgio Estelita Guerra. Agora com o falecimento de Guerra, o caminho fica aberto para Zé Augusto Maia, que tem o apoio de parte do grupo de Asfora.






Vertentes: Um dos principais aliados do ex-prefeito Romero leal, o deputado Sérgio Guerra contribuiu muito para que Romero fizesse um grandioso mandato, liberando várias emendas para a cidade das Vertentes. Agora, o grupo de Romero vai busca um candidato que faça o papel que Sérgio vinha fazendo para cidade das Vertentes. 








Taquaritinga do Norte: Talvez a cidade do polo onde o quadro político mais seja mudado, pois o suplente que vai assumir a cadeira de Sérgio é André de Paula, que é apoiado pela oposição em Taquaritinga do Norte, fortalecendo mais ainda o grupo do vereador e ex-prefeito Jânio Arruda. Por outro lado, quem assumi o PSDB em Pernambuco é o deputado federal Bruno Araújo, aliado de primeira do prefeito Evilásio e do ex-prefeito Zeca, porém, a oposição tem três vereadores eleitos pelo PSDB em Taquaritinga do Norte (Demar, Cinthia e João da Banda).


Santa Cruz do Capibaribe: Na capital do polo das confecções, o prefeito Edson Vieira tinha um compromisso em apoiar Sérgio na eleição deste ano. Mesmo com o nome de Alessandra Vieira sendo especulado para ser candidata a deputada federal, o prefeito jamais admitiu que não iria apoiar Sérgio Guerra. Agora, com o falecimento de Guerra, a vaga fica em aberto para Alessandra ou para outro candidato que o prefeito queira apoiar.

Makital




EDUARDO DÁ AVISO PRÉVIO A DILMA

O governador Eduardo Campos (PSB) sobe cada vez mais o tom contra a presidenta Dilma Roussef (PT). Ainda no Carnaval, em passagem por Bezerros, o socialista disse que era preciso avisar à petista que ela “está de aviso prévio”.
Em outras palavras Eduardo acredita que Dilma não será reeleita e ele sentará na cadeira de presidente da República no próximo ano.
Em Nazaré da Mata o líder socialista voltou a bater. Desta feita afirmou que “Brasília, a capital federal, está cheia de gente que pensa mais em si do que na nação”.
Na avaliação do governador o pacto federativo que está aí “é um pacto velho, carcomido e mofado”. Interessante é que até o ano passado o pré-candidato fazia parte do Governo Federal e o seu partido comandava um ministério inteiro na gestão de Dilma.
Coisas da política. (Foto: Portal UOL).

Atacadão Rota da Moda


Um frasista implacável, articulador de mão cheia


Sérgio Guerra era um político amado e odiado. Tinha uma personalidade difícil, compreensível para os poucos amigos que teve. Não assimilada, porém, por uma legião de adversários que fez ao longo da sua exitosa trajetória política. De líder da oposição na Assembleia nos anos 80, quando foi eleito deputado estadual, Guerra chegou rapidamente à cena nacional.

Era diferenciado pela Inteligência rara, raciocínio rápido, excelente frasista. Não era um político de massas, nem de ruas, mas de bastidores. No plano nacional, circulava fácil em todos os segmentos partidários. Era ouvido e respeitado. Arraes, a quem serviu como secretário e líder, tinha uma profunda admiração por ele.

Lula o distinguia entre os adversários. Fernando Henrique o considerava a cabeça pensante do PSDB. José Serra, de temperamento explosivo, tinha Guerra entre os seus conselheiros. No PT, Guerra também transitava fácil no plano nacional. Um dos seus mais fiéis interlocutores era o ministro da Casa Civil, Aloízio Mercadante.

Mercadante, aliás, de vez em quando vinha a Pernambuco convidado por Guerra. O encontrei, aliás, em duas ocasiões em Limoeiro, apreciando os cavalos de montaria, uma das grandes paixões de Guerra, depois da política. O ex-deputado era um dos maiores criadores de cavalo de raça do País, premiado expositor nacional e internacional.

Mas não podia se dedicar à sua fazenda e suas criações porque o amor pela política era muito maior. Nos últimos anos, depois de o destino o ter alçado à presidência nacional do PSDB, Guerra era o mais destacado líder entre os tucanos nacionais. No Congresso, não enveredou pela oposição grotesca ao Governo do PT, mas inteligente e corajosa.

No plano estadual, o ex-deputado sonhou em disputar o Governo do Estado em 2006, mas Jarbas preferiu apostar em Mendonça Filho, nascendo daí os primeiros conflitos que os levaram a uma separação irreversível. Na campanha de 2010, quando Jarbas enfrentou Eduardo candidato à reeleição, Guerra foi acusado pelo então aliado de fazer corpo mole.

A derrota de Jarbas provocou uma contenda sem volta. Guerra morreu intrigado de Jarbas. Entre os políticos pernambucanos, o ex-deputado também construiu inimigos ferozes. A ex-deputada Cristina Tavares, respeitadíssima no campo da esquerda, chegou a produzir uma frase que se perpetuou para atacar Sérgio Guerra: “Uma inteligência rara a procura de um caráter”.

Guerra viu também o inferno pela frente quando teve seu nome envolvido no escândalo dos anões, pelo qual políticos manipulavam emendas parlamentes com o objetivo de desviarem o dinheiro através de entidades sociais fantasmas ou com a ajuda de empreiteiras. Guerra foi apenas citado, mas teve que depor e acabou inocentado pela brilhante defesa.

Por mais que tentem macular Guerra, ele, na verdade, era um político brilhante. Muitos temiam enfrentá-lo num debate cara a cara. Seu nome chegou ao escândalo dos anões porque, como congressista, sempre integrou a Comissão de Orçamento, pela qual ajudou Pernambuco. E muito!

Até governadores no campo da oposição, como Joaquim, ajudou a carrear recursos para o Estado, sendo, na era Jarbas, o senador que mais aprovou e conseguiu liberar emendas para o Estado. Guerra não tinha vida pessoal. Nas horas de lazer, seu refúgio era assistir lutas desses modernos boxeadores americanos, tendo ido diversas vezes aos Estados Unidos para isso. E apreciar seus cavalos em sua fazenda, em raros fins de semana em Limoeiro.

Apesar de viver cercado de políticos e correligionários em sua casa, Sérgio Guerra, na realidade, viveu, nos últimos anos, uma grande solidão. Após a separação de Neném Brennand, filha do escultor Francisco Brennand, Guerra construiu uma relação efêmera com Geórgia, com quem teve Serginho, um garoto de seis anos, seu grande xodó.

Guerra tinha uma saúde debilitada. Logo cedo, perdeu um rim. Há cinco anos, retirou parte do intestino, e em seguida tirou dois nódulos na cabeça e um no pulmão. Na véspera da eleição municipal de 2012, um sábado, estive na casa dele para uma entrevista, que acabou não sendo feita.

Já passando mal, Sérgio foi levado às pressas, por Caio Melo, um dos seus fiéis escudeiros, para o Hospital Santa Joana. “Tudo começou ali”, relembra Caio. Na verdade, o ex-deputado não votou no dia seguinte porque ficou três dias internado. De lá, foi direto para São Paulo, onde foram diagnosticados os tumores que roubaram a sua vida.

Escrito por Magno Martins

Luciano Bezerra assessoria contábil




Nota de Pesar - Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Edson Vieira‏

O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), que está em viagem ao exterior, enviou nota de pesar sobre o falecimento do deputado federal Sérgio Guerra. Confira a nota:
"É com muito pesar que recebo a notícia. Sérgio Guerra sempre foi pra mim uma referência de homem público e além da esfera política, era um amigo leal, além de um conselheiro que em todos os momentos importantes da minha vida pública esteve presente. Não só a política de Pernambuco, mas do Brasil, estão de luto".
Edson Vieira (PSDB)
Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe

PSDB de Taquaritinga lamenta morte de Sérgio Guerra


O deputado Sérgio Guerra, exerceu com maestria vários cargos públicos, sempre com competência e em favor do povo. Provido de um grande espírito público, Sérgio Guerra foi uma das maiores lideranças política do Brasil nos últimos anos.

Taquaritinga perde um amigo, Pernambuco perde um grande líder e o Brasil perde um dos mais brilhante congressistas da república. Em nome de todo PSDB de Taquaritinga do Norte, expressamos aqui nossas condolências aos familiares e amigos deste homem dotado de uma brilhante carreira política pautada na  honradez e espírito público.

José Inácio - presidente do PSDB de Taquaritinga do Norte
Junior Albuquerque - Del.PSDB de Taquaritinga do Norte
Demar César - vereador PSDB de Taquaritinga do Norte
João da Banda - vereador PSDB de Taquaritinga do Norte
Cinthia Gonçalves - vereadora PSDB de Taquaritinga do Norte
Jânio Arruda da silva - vereador PSD de Taquaritinga do Norte

André de Paula assume vaga de Sérgio Guerra

O presidente do PSD de Pernambuco, André de Paula, deve assumir a vaga deixada por Sérgio Guerra (PSDB) na Câmara dos Deputados. Filho de André Carlos Alves de Paula e Maria Cândida Moura Alves de Paula, André de Paula formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1986.

Iniciou a sua vida político-partidária ainda estudante, quando, em 1982, se filiou ao PDS, onde permaneceu até 1988, ano em que se filiou ao Partido da Frente Liberal. No PFL conquistou seu primeiro mandato eletivo, o de vereador constituinte e em seguida, o de deputado estadual, em 1991. Em 1999, assumiu pela primeira vez uma cadeira na Câmara dos Deputados.

No Poder Executivo, comandou as secretarias do Trabalho e Ação Social e de Produção Rural e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco.

Em 2008, André de Paula atuou como líder da Minoria na Câmara dos Deputados, foi titular da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e ainda membro suplente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

Magno Martins

Morre o deputado federal Sérgio Guerra


Faleceu há pouco, em decorrência de complicações provocadas por um câncer nos pulmões, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o deputado federal Sérgio Guerra (PSDB), 66. O tucano estava internado há mais de vinte dias na capital paulista. O velório deve ser realizado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Sérgio Guerra filiou-se ao PMDB em 1981 e no ano seguinte foi eleito deputado estadual. Em 1986, já pelo PDT, foi reeleito ao cargo. Em 1989, filiou-se ao PSB e ocupou os cargos de secretário estadual de Indústria, Comércio e Turismo e de Ciência e Tecnologia no governo Miguel Arraes. Obteve pelas urnas o cargo de deputado federal em 1990, reelegendo-se em 1994 e 1998.

Assumiu novamente a secretaria de Indústria e Comércio entre 1997 e 1998, no último mandato de Miguel Arraes. Em 1999, deixou o PSB e filiou-se ao PSDB, onde se mantém desde então. Participou do primeiro governo Jarbas Vasconcelos em Pernambuco, ocupando a Secretaria Extraordinária.

Guerra disputou em 2002 o cargo de senador pelo PSDB de Pernambuco. Foi o 2° colocado naquela disputa, eleito com 1.675.779 votos (26,9% dos válidos) – eleito juntamente com Marco Maciel (PFL), o 1° colocado. Nas eleições de 2006, foi o coordenador nacional da campanha presidencial de Geraldo Alckmin.

Em 2010, foi o sexto candidato a deputado federal mais votado em Pernambuco. Elegeu-se com 167.117 votos (3,79% dos válidos). Em 23 de novembro de 2007, Sérgio foi eleito presidente do PSDB substituindo Tasso Jereissati, cargo que ocupa desde então. Defende que o partido deve utilizar o legado de Fernando Henrique Cardoso em sua atuação política.

À frente da sigla, coordenou as duas últimas campanhas presidenciais tucanas – com Geraldo Alckmin, em 2006, e José Serra, em 2010. No ano de 2012, Guerra implementou um processo de reestruturação do partido, que se inicia por mudanças na comunicação. O PSDB passou a investir mais no uso das redes sociais, como Facebook e Twitter, e também incrementou o diálogo com diferentes setores da sociedade, como as mulheres, os jovens e os sindicalistas.

Outra modificação idealizada por Sérgio na presidência do PSDB é a adoção de eleições prévias para a escolha de candidatos majoritários, quando 2 ou mais membros colocarem-se à disposição para o cargo. A medida deve ser posta em prática em 2013, quando o partido definirá seu candidato à sucessão da presidente Dilma Rousseff.

Magno Martins

quarta-feira, 5 de março de 2014

Em Santa Cruz agora você conta com a JB-Imóveis




Vírus HIV infecta mais grupo dos heterossexuais, diz estudo

SÃO PAULO - Heterossexuais adultos representam a maior parcela nas novas notificações de infecção pelo vírus HIV. Em 2012, 67,5% dos casos informados pela rede de saúde pertenciam ao grupo de heterossexuais, sendo a maioria formada por mulheres, com 58,2%. O levantamento também mostra que a maior incidência de contaminação está na faixa de 30 a 49 anos, incluindo héteros e homossexuais. 

Os grupos vulneráveis, somados, responderam por um terço nas notificações. O Rio é o quarto estado com maior incidência do vírus: 28,7 por cem mil habitantes, acima da média nacional, que é de 20,2. A maior taxa do país está no Rio Grande do Sul, de 41,4, seguido por Santa Catarina (33,5) e Amazonas (29,2), segundo levantamento do sociólogo Júlio Jacobo Waiselfisz, com base nos dados do Ministério da Saúde.

- Fazer sexo sem preservativo é roleta-russa. Não se fala mais em grupo ou comportamento, mas em exposição de risco. A cada mil pessoas no Brasil, quatro a seis estão infectadas pelo HIV. Parece pouco, mas, quando se calcula pelo total da população, chegamos a cerca de um milhão de pessoas portadoras do vírus. E pelo menos um terço delas ainda não sabe - afirma o infectologista Alexandre Barbosa, da Faculdade de Medicina da Unesp-Botucatu e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia.