As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Campeonato Paraibano deverá ser retomado dia 18 de julho; veja jogos

Os treinos dos times devem voltar no próximo dia 29 e o Campeonato Paraibano retomado no dia 18 de julho. A definição aconteceu nesta quinta-feira (18), entre a Federação Paraibana de Futebol e os dirigentes dos clubes.

O último jogo da competição estadual foi o empate entre Botafogo-PB e Sousa, 1 a 1, no estádio Almeidão, em João Pessoa, no dia 18 de março. No dia seguinte, o Campeonato foi paralisado devido à pandemia do novo coronavírus. Ainda faltam 17 jogos para a conclusão do evento oficial.

A presidente da FPF, Michele Ramalho, afirmou que a competição volta com toda segurança e vai depender da liberação de cada prefeitura. “Foi uma reunião com muito debate, e ficou definido que vamos manter o regulamento do Campeonato e seguindo todos os protocolos exigidos para a volta do futebol”.

Nesta sexta-feira (19) está confirmada uma reunião entre os dirigentes de Treze, Campinense, Perilima e o Prefeito de Campina Grande, para avaliar a liberação dos treinos, na cidade.

Faltando 17 partidas para conclusão do Campeonato Paraibano de 2020, a classificação aponta que Atlético de Cajazeiras e Treze estão liderando o Grupo A. Enquanto que Campinense e Sousa são os dois primeiros colocados do Grupo B. Pelo regulamento, os quatro times estariam garantidos para a fase do mata-mata.

O Atlético de Cajazeiras lidera o Grupo A, com 18 pontos ganhos e luta por uma das duas vagas, com Treze (16) e Botafogo (15). Perilima com dez pontos e Sport Lagoa Seca, com três, não tem mais chances de classificação.

O Grupo B está mais equilibrado e tem o Campinense com 13 pontos, com nove gols de saldo e Sousa (13, sem saldo). Mas, Nacional de Patos com oito pontos, CSP com sete e São Paulo Crystal com seis pontos, continuam lutando pelas duas vagas do grupo

Fonte: Blog Bruno Lira

Prefeito Lero anuncia mais 15 ruas que serão calçadas no maior programa de pavimentação da história de Taquaritinga do Norte

O Maior Programa de Pavimentação da história de Taquaritinga do Norte, já contemplou quase 60 ruas em todo município. Ruas dos bairros da sede do município, distritos e comunidades rurais foram beneficiadas com várias pavimentações. 

Na última semana, intensificando ainda mais o maior programa de pavimentação da história de Taquaritinga do Norte, o prefeito do município anunciou mais 15 ruas que vão ser pavimentadas. As ruas que vão receber a pavimentação serão da sede do município, Vila do Socorro, Pão de Açúcar, Gravata do Ibiapina, Algodão e Jerimum. 

"As obras de pavimentação do maior programa de pavimentação da história de Taquaritinga do Norte não param, e até o final de nosso mandato, vamos concluir várias ruas calçadas e promover outras ordens de serviço, melhorando a qualidade de vida da nossa população. Esse sem dúvidas é o maior programa de pavimentação da história de Taquaritinga do Norte. O que calçamos em 3 anos e 6 meses foi dez vezes mais do que outros fizeram em 9 anos e 6 meses quando estiveram a frente do município", disse Lero, manifestando satisfação com a realização do maior programa de pavimentação da história de Taquaritinga do Norte.

Galego de Mourinha falou que aceita fazer pesquisa para escolha do candidato Taboquinha

Na última terça-feira 16/06, o ex vereador Galego de Mourinha, esteve no Programa Olhando de Frente na rádio Comunidade FM e falou sobre a política do Brasil do estado e de Santa Cruz do Capibaribe. Galego que sempre militou no grupo Taboquinha, é um dos que tenta unir as duas alas do grupo nesse momento.

Durante a sua entrevista, Galego foi perguntado que se fosse pra unir o grupo, se aceitaria uma pesquisa para escolha do candidato Taboquinha, o mesmo respondeu que aceitaria a realização de uma pesquisa para escolha do candidato do grupo e falou que se a pesquisa desse Helinho ele apoiaria. Galego ressaltou que pra se fazer a pesquisa, o instituto teria que ser de confiança, e chegou a citar o instituto plural. Galego também deixou bem claro que essa pesquisa tem que ser feita no final de junho, para que desse tempo o bloco ir pra rua unido e com força. 

Outro pré candidato do grupo de Fernando que também falou no mesmo programa que aceitaria uma pesquisa para escolha do candidato Taboquinha foi Vando da Sertec. Agora resta saber quando vai ser realizada a pesquisa para unir o grupo que juntos tem tudo pra vencer a eleição. Resta saber qual ala Taboquinha não vai querer realizar a pesquisa e ser o possível responsável por uma derrota do grupo.  

Câmara de Santa Cruz do Capibaribe se destaca no combate ao Coronavírus

Augusto Maia - Pres. da Câmara de Vereadores de Santa Cruz
Em tempos de pandemia, epidemia e fake news, cada um tem que fazer a sua parte neste momento extremamente difícil que todos nós estamos passando. Nesse ponto a câmara de vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, vem fazendo seu papel e ganhando destaque no estado no combate ao Coronavírus. 

A além da distribuição de máscaras, a câmara fez parcerias com a prefeitura e entre outras ações conseguiram comprar tendas que foram instaladas em frente a Caixa Econômica e em frente a lotérica levando mais conforto para população que necessita do serviços da agência principalmente para receber o benefício do governo federal. Além das parcerias que vem beneficiando a população, a câmara tem sido fiscalizadora implacável do dinheiro público que está sendo gasto no combate ao COVID-19.

Vereador Ernesto Maia
Um dos vereadores que vem se destacando na fiscalização do erário público é o vereador Ernesto Maia (PCdoB), simbolo maior da oposição a gestão Vieira nos últimos 7 anos. O vereador destacou as parcerias entre Legislativo e Executivo e a responsabilidade coletiva no combate ao Covid-19, mas também ressaltou a importância de continuar fiscalizando a gestão municipal. Sabemos que a união de forças é o que realmente vai fazer a diferença no combate ao COVID-19, e o presidente Augusto Maia junto com toda câmara esta fazendo as parcerias necessárias para que essa pandemia passe o mais rápido e que possamos voltar as nossas vidas normais, mas também não podemos baixar a guarda e vamos continuar fazendo nosso papel de fiscalizador, e o que observamos que está errado vamos buscar o Ministério Público assim como fizemos no caso Coffee Break da educação e várias outras denuncias que fizemos e que levou o prefeito Edson Vieira e ficar com os bens bloqueados". afirmou Ernesto.


PRISÃO DE QUEIROZ ATINGE A FAMÍLIA BOLSONARO



Com a prisão do ex-policial Fabrício Queiroz, na manhã desta quinta-feira, o Ministério Público chega muito próximo à família Bosonaro. É que o homem que movimentou milhões e é investigado desde 2018, era assessor de Flávio Bolsonaro, então deputado estadual no Rio de Janeiro e atualmente senador da República.

Queiroz é suspeito de comandar um esquema de rachadinhas milionário na ALERJ, em benefício do parlamentar. Com Sérgio Moro no Ministério de Justiça, Queiroz parece ter sido blindado e nunca foi encontrado. Agora, foi preso num imóvel pertencente ao advogado de Flávio Bolsonaro, o que complica ainda mais a situação do senador. 

Em Brasília o senador Randolfe Rodrigues (Rede), que é natural de Garanhuns, defende a cassação do mandato do filho do presidente.

*Foto: Poder 360.

SHOPPINGS VOLTAM A ABRIR EM PERNAMBUCO A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA

Com o monitoramento constante e o controle do número de casos de infectados pelo novo Coronavírus, o Governo de Pernambuco anuncia o avanço de mais uma etapa do Plano de Monitoramento e Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19. 

A partir da próxima segunda-feira (22), os shopping centers poderão reabrir de forma controlada ao público (30% da capacidade), em horário reduzido, das 12h às 20h, seguindo novos protocolos de segurança, higiene e comunicação com os clientes. As demais lojas do varejo de rua também voltarão a funcionar, das 9h às 18h, horário já determinado para as de até 200 metros quadrados, que retomaram as atividades no início desta semana.

A construção civil, que estava operando com 50% de sua carga operacional desde o dia 8, agora funcionará com 100% do seu efetivo, tanto na Região Metropolitana do Recife (RMR) quanto nas cidades do Interior.

Os 85 municípios do Agreste e da Zona da Mata (Norte e Sul) que apresentaram aumento na demanda por leitos de terapia intensiva, no entanto, continuarão sob monitoramento e não estão autorizados a ampliar as regras de flexibilização das atividades econômicas por enquanto. Estas cidades permanecem enquadradas na segunda etapa (conferir o detalhamento ao final do texto).

No caso dos shoppings, o acesso às áreas comuns deverá ser controlado pela administração. Além do horário restrito de funcionamento, só poderá haver um cliente para cada dez metros quadrados de área de circulação. As praças de alimentação só poderão funcionar para delivery e coleta. Dentro das lojas, assim como determinado anteriormente para o varejo de rua, a regra é 20 metros quadrados por cliente. Por exemplo: num estabelecimento de 200 m², deverá haver no máximo dez consumidores ao mesmo tempo no interior da loja. A equipe não entra no cálculo.

Todas as orientações a respeito do funcionamento do comércio varejista e atacadista, construção civil, serviços médicos, salões de beleza, serviços de estética, concessionárias e empresas de locação estão disponíveis para consulta na internet, no site oficial www.pecontracoronavirus.pe.gov.br, na seção “protocolos setoriais para evitar a transmissão da Covid-19”. O processo de reabertura da economia foi dividido em 11 etapas, e tem se desenvolvido de acordo com os indicadores da saúde. 



RESTRIÇÕES NO INTERIOR

Como o comportamento da curva de contaminação no interior do Estado fez o Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19 estacionar em 85 cidades do Agreste e Zona da Mata, nas regiões de Caruaru, Garanhuns, Palmares e Goiana, essas localidades permanecem com seguindo as regras determinadas no calendário de flexibilização até o dia 10 de junho, quando voltaram a funcionar clínicas e consultórios médicos, odontológicos, fisioterapêuticos, psicológicos e veterinários.

Portanto, nas cidades enquadradas neste grupo, só estão autorizadas a operar lojas de material de construção e comércio atacadista (respeitando protocolos); delivery e drive thru do comércio varejista de rua e de shopping centers; construção civil com 50% de seu operacional e os serviços de saúde já relatados. Treinos de futebol profissional, no entanto, estão autorizados a acontecer.

CRITÉRIOS PARA REABERTURA

Desde o anúncio do Plano de Convivência com a Covid-19, no dia 2 de junho, têm sido considerados a relevância socioeconômica dos setores e os riscos que o retorno de cada atividade representa, no tocante à disseminação da doença. Todos os setores estarão sujeitos a novos protocolos de segurança, que são baseados em distanciamento social, regras de higiene e monitoramento e comunicação.

O estudo que determina as etapas de convívio e reabertura das atividades econômicas foi produzido pelo Comitê Socioeconômico de Enfrentamento ao Coronavírus, do Governo do Estado, em diálogo com as federações de representações empresariais e a Consultoria Deloitte, que utilizou pesquisas de referência mundiais e nacionais. 

*Foto: Visite Recife/Shopping Rio Mar

SENADOR RANDOLFE RODRIGUES, QUE É NATURAL DE GARANHUNS, PEDE PRISÃO DE MINISTRO

Ministro da Educação, Abraham Weintraub

Randolfe Rodrigues (Rede), que nasceu em Garanhuns e é senador pelo Amapá, pediu a prisão do Ministro da Educação, Abraham Weintraub, aquele que vive chamando os ministros do STF de vagabundos.

Um site bolsonarista informou que o ministro pode ser demitido por Bolsonaro ainda hoje.

Setores militares estariam pressionando o presidente para se livrar do Weintraub.

Depois da prisão de Sara Winter e Fabrício Queiroz, não vai ser nenhuma surpresa se o tal de Weintraub, pior ministro da educação que o Brasil já  teve, também for em cana.

PRESIDENTE JAIR BOLSONARO MUDA MINISTRO DA EDUCAÇÃO PELA 2ª VEZ

No mesmo dia em que Fabrício Queiroz foi preso, o presidente Jair Bolsonaro resolveu se livrar do seu Ministro da Educação, Abraham Weintraub, que em pouco mais de um ano no cargo fez um monte de besteira, dentre as quais se destaca os ataques de baixo nível aos integrantes do STF.
Até militares ligados ao governo vinham pedindo o afastamento do ministro, o segundo da gestão de Bolsonaro.

Além das mudanças na educação, o presidente já trocou de ministro da saúde três vezes, em plena pandemia do coronavírus.

Primeiro ministro da educação do atual governo foi o colombiano Ricardo Vélez, que não era muito diferente do seu substituto. 

Senador Randolfe Rodrigues (Rede), do Amapá, chegou a pedir a prisão de Abraham Weintraub,  para alguns o pior ministro da Educação que o Brasil já teve até hoje.

Ainda não se sabe quem assumirá o ministério. 

Weintraub sai e não deixa saudades.

*FOTO: Folha de Pernambuco.

domingo, 14 de junho de 2020

CNBB CRITICA NEGOCIAÇÃO DE PADRES CONSERVADORES COM GOVERNO FEDERAL

Um grupo de católicos conservadores, dentre eles os padres Reginaldo Manzotti e Wellington Silva, através de uma videoconferência ofereceram divulgação positiva de Bolsonaro, em troca de verbas da Secretaria de Comunicação, do Governo Federal.

Hoje a Conferência dos Bispos do Brasil, CNBB, reagiu a esse posicionamento dos padres e divulgou uma nota criticando o “toma lá da cá” dessa ala da Igreja com o governo.

Em sua nota, a Conferência dos Bispos esclarece que a ala envolvida na negociação com Bolsonaro não representa a Igreja Católica.

Eis a íntegra da nota da CNBB:

Sobre a reportagem "Por verbas, TVs católicas oferecem a Bolsonaro apoio ao governo", com a manchete na primeira página "Ala da Igreja Católica oferece a Bolsonaro apoio em troca de verba", do jornal O ESTADO DE SÃO PAULO em 06.06.20, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, juntamente com a SIGNIS Brasil e a Rede Católica de Rádio (RCR), associações que reúnem as TVs de inspiração católica e as rádios católicas no Brasil, esclarecem que não organizaram e não tiveram qualquer envolvimento com a reunião entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, representantes de algumas emissoras de TV de inspiração católica e alguns parlamentares, e nem ao menos foram informadas sobre tal encontro.

Informamos que as emissoras intituladas "de inspiração católica" possuem naturezas diferentes. Algumas são geridas por associações e organizações religiosas, outra por grupo empresarial particular, enquanto outras estão juridicamente vinculadas a dioceses no Brasil. Elas seguem seus próprios estatutos e princípios editoriais. Contudo, nenhuma delas e nenhum de seus membros representa a Igreja Católica, nem fala em seu nome e nem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que tem feito todo o esforço, para que todas as emissoras assumam claramente as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
Recebemos com estranheza e indignação a notícia sobre a oferta de apoio ao governo por parte de emissoras de TV em troca de verbas e solução de problemas afeitos à comunicação. A Igreja Católica não faz barganhas. Ela estabelece relações institucionais com agentes públicos e os poderes constituídos pautada pelos valores do Evangelho e nos valores democráticos, republicanos, éticos e morais. Não aprovamos iniciativas como essa, que dificultam a unidade necessária à Igreja, no cumprimento de sua missão evangelizadora, "que é tornar o Reino de Deus presente no mundo" (Papa Francisco, EG, 176), considerando todas as dimensões da vida humana e da Casa Comum. É urgente, sim, nestes tempos difíceis em que vivemos, agravados seriamente pela pandemia do novo coronavírus, que já retirou a vida de dezenas de milhares de pessoas e ainda tirará muito mais, que trabalhemos verdadeiramente em comunhão, sempre abertos ao diálogo.

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE E SARAMPO VAI ATÉ O FINAL DE JUNHO

Enquanto a maior parte das atenções estão voltadas para o enfrentamento ao Covid-19, não podemos esquecer que outras doenças e vírus também devem ser combatidos. 
O alerta vem da V Gerência Regional de Saúde (V GERES), através do PNI (Programa Nacional de Imunização), com sede em Garanhuns, e abrange 21 municípios do Agreste Meridional. A Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza foi prorrogada até o final deste mês de junho, e a campanha contra o Sarampo continua nos postos de vacinação.

Segundo Doraci Santos, do PNI regional,  as pessoas adultos de 20 a 49 anos de idade podem procurar as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) dos municípios, levando o Cartão SUS, até o dia 30 de junho. Até quem já tomou a vacina e está com a carteira de vacinação em dia pode se vacinar novamente.

Já a Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza para grupos prioritários foi prorrogada também até 30 de junho. A gestora regional de saúde, Catarina Tenório, alerta para a importância desta vacinação, já que alguns sintomas são parecidos com o Covid-19, o que possibilita diagnósticos mais assertivos nos hospitais. "Não há melhor forma de combate aos vírus que termos a população imunizada. Enquanto não temos a vacina para Covid-19, temos para Influenza e outras doenças, por isto é importante que todos os grupos prioritários atendam o chamado dos órgãos de saúde" - explica a gestora.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, até o momento, mais de 2,1 milhões de pernambucanos já foram imunizados. Contudo, cerca de 1,4 milhão ainda precisam receber a dose, que protege contra três tipos da influenza: A(H1N1), A(H3N2) e B. 

INFLUENZA / Grupos prioritários: Crianças dos seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas; adultos dos 55 a menos de 60 anos; professores; idosos; profissionais da saúde; forças de segurança e salvamento; caminhoneiros; pessoas com comorbidades e pessoas com deficiências.

SARAMPO / Grupo prioritário: Adultos dos 20 aos 49 anos de idade. 

*Vox Notícias

O TRISTE PAPEL DE REGINA DUARTE

Regina Duarte, atriz admirada e amada por milhões de brasileiros, durante décadas, jogou fora 50 anos de história no teatro, na televisão e no cinema ao aceitar fazer parte do governo mais controvertido que o Brasil já teve.

Artista encantou as famílias com seu rosto bonito, doce, angelical. Virou a namoradinha do Brasil num período duro da nossa história, interpretando sempre a mocinha das telenovelas.

Mas depois deu uma virada na carreira e virou libertária com Malu Mulher, a série revolucionária da Globo nos anos 80.

Foi também a vilã simpática de Roque Santeiro, na pele da viúva Porcina, um personagem inesquecível.

Muito antes, em 1969, foi a Compadecida no cinema, na primeira versão da obra de Ariano Suassuna.

Ao se meter em política pela primeira vez, em 2002, Regina Duarte fez uma espécie de terrorismo cultural tentando assustar os brasileiros com Lula, que ganhou a eleição. A atriz, claro, queimou a imagem e perdeu milhares de fãs e até amigos na classe artística.

Ela parece nunca ter perdoado as críticas que recebeu, foi cada vez mais para o campo da direita até aceitar o convite para ser Secretária da Cultura do atual governo.

Teve uma passagem medíocre, foi descartada por Bolsonaro como papel higiênico e na prática apagou uma carreira brilhante, fato observado neste final de semana pelo ator Antônio Pitanga, numa entrevista à Revista IstoÉ.

Num meio em que temos gente talentosa e de caráter, como Fernanda Montenegro, Antônio Fagundes, Wagner Moura, Paulo Betti, Camila Pitanga, Patrícia Pillar e tantos outros, Regina resolveu andar pela contramão, remar contra a maré, virar latifundiária, se unir aos ruralistas, empresários e políticos reacionários, que levam o Brasil cada vez mais pra baixo.

Uma pena! A namoradinha caiu dos braços dos milicianos, esqueceu Porcina, Malu, a Compadecida, seu autodestruiu.

Até Lobão, outro artista que enlouqueceu, fez mea culpa. Mas Regina não tem jeito: decepcionou milhões de fãs, seus colegas do teatro e televisão, envergonhou a própria família, terminou escrachada até pelos bolsonaristas que abraçou.

Triste papel de quem um dia foi rainha.

A DEMOCRACIA CONSENTIDA

Por Homero Fonseca*

É a típica declaração que se desdiz ao ser enunciada.

Façamos uma rápida tradução das palavras generalícias.

Disse o general: “Para eles [os comandantes], é ultrajante e ofensivo dizer que as Forças Armadas, em particular o Exército, vão dar o golpe, que as Forças Armadas vão quebrar o regime democrático”.

Tradução: os generais estão zangados, portanto não ofendam o Exército falando em golpe senão eles darão um golpe para não serem acusados de golpistas.

Disse mais: “O próprio presidente nunca pregou o golpe.”

Tradução: o presidente sempre defendeu uma ditadura, mas qual é o problema?

Disse ainda: “Agora, o outro lado tem de entender também o seguinte: não estica a corda”.

Tradução em duas etapas.

1ª — “O outro lado”: obviamente não é a oposição formal, incapaz no momento de representar qualquer ameaça real (Maia esclareceu que não tocará qualquer processo de impeachment). Menos ainda o fantasma da esquerda — desorganizada, desunida e desorientada — que no atual contexto histórico não representa o menor perigo. O alvo do general Ramos é o STF e o TSE.

2ª — “Esticar a corda”. Avançar com o processo das fake news que, teoricamente, pode resultar na cassação da chapa Bolsonaro-Mourão. Nesse ponto, o general foi tão claro que quase dispensa tradução: “”Também não é plausível achar que um julgamento casuístico pode tirar um presidente que foi eleito com 57 milhões de votos”.

O general Ramos comentou ainda uma mensagem do ministro Celso de Melo sobre os pendores nazistas de apoiadores do presidente — mensagem privada e devidamente vazada[ii]: “Comparar o presidente a Hitler é passar do ponto, e muito.” Traduzindo: direito de expressão é só para os bolsonaristas pedirem ditadura e volta do AI-5, talkey?

Pra quem não sofre de algum déficit cognitivo grave, as ameaças são claras. E vem sendo usadas, quando conveniente, em momentos cruciais. Lembram o twitter do general Villas Boas, em agosto de 2018, às vésperas de o STF votar habeas corpus em favor de Lula?[iii] Mensagem intimidatória, ratificada por uma nota oficial do comando do Exército[iv]. O resultado da votação foi 6 x 5 contra a concessão do HC, como se sabe. Depois de eleito, Bolsonaro dirigiu-se a Villas Boas diante dos comandantes militares: “Só estou aqui por sua causa”[v]. Tradução possível: “Valeu, general. Obrigado pela força. Foi fundamental naquele momento”.

O argumentador ingênuo (ou malandro) pode perguntar: mas porque eles não dão logo o golpe, ao invés de ficar ameaçando? Primeiro, porque já estão encastelados no poder. Segundo, porque preferem manter as aparências (como em 1964, quando golpe e ditadura eram chamados de “revolução democrática”).

Entretanto — e este é o recado do general Ramos — se qualquer instituição se meter a alterar esse arranjo, “as consequências serão imprevisíveis”, como disse antes o general Augusto Heleno.

Resumindo: não haverá golpe se o Judiciário não mexer com Bolsonaro, se ninguém der mais declarações consideradas ofensivas, se tudo correr como eles querem, se…

Democracia é só para quem pensa igual.

FONTES

[i] https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/06/12/ministro-ramos-afirma-que-e-ultrajante-falar-em-golpe-militar-mas-alerta-nao-estica-a-corda.ghtml

[ii] https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/06/01/celso-de-mello-ve-semelhanca-entre-brasil-atual-e-alemanha-nazista-e-diz-que-apoiadores-de-bolsonaro-odeiam-democracia.ghtml

[iii] https://twitter.com/Gen_VillasBoas/status/981315180226318336

[iv] https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,exercito-defende-declaracoes-de-general-villas-boas-no-twitter,70002255031

[v] https://www.viomundo.com.br/politica/golpe-de-villas-boas-mostra-que-bolsonaro-foi-eleito-na-marra.html

*Homero Fonseca é jornalista, escritor e consultor literário. Foi editor da revista Continente. Autor do romance "Roliúde", entre outros livros.

CUBA, COM POPULAÇÃO MAIOR QUE PERNAMBUCO, TEM 84 MORTES POR COVID

Até o sábado, dia 13, Cuba tinha registrado 84 mortes pelas Covid-19.

Cuba tem 11 milhões e 340 mil habitantes. Pernambuco, estado com 9 milhões e meio de habitantes, registrou no mesmo período 3.784 óbitos pela doença.

No Brasil 43 mil perderam a vida por conta do vírus e proporcionalmente a situação por aqui é bem pior do que na ilha comunista.

Dizem que lá é uma ditadura, não existe liberdade e a população vive em extrema pobreza. Deve ser verdade.

Mas lá, não há dúvida, a saúde funciona melhor do que aqui.

Notícias divulgadas na imprensa nacional indicam que o governo tomou as medidas certas, a população respeita o isolamento sem precisar decreto e os médicos visitam diariamente as casas das pessoas, controlando de melhor forma possível a pandemia.

Sinceramente, não queria que o Brasil fosse Cuba. Mas gostaria muito que nosso país estivesse mantendo a doença sob controle, como fazem os cubanos e também os paraguaios e os argentinos.

Essa liberdade que temos aqui, de morrer de bala perdida, de fome ou por conta do vírus, vale muito pouco.

*Foto: O Globo