As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Hospital Severino Pereira ganha salas novas e modernas

A obra de reforma e ampliação de novas salas do Hospital Severino Pereira, em Taquaritinga do Norte, segue com um forte ritmo e avançando a cada nova semana. Após um projeto de parceria entre o Hospital e a população, que teve início com a chegada da nova direção, o Hospital ganhou novas salas modernas e confortáveis.

A mudança na aparência das salas vai levar mais comodidade aos munícipes que buscarem atendimento médico no hospital. Com a conclusão desses setores, a primeira etapa da obra estará finalizada. O presidente da FUNDATA e a diretora do Hospital prometem cada vez mais buscar melhorias para o Hospital. "Não tenho como expressar a satisfação e alegria de ter conseguido essas parcerias junto com verdadeiros amigos do hospital, possibilitando assim essas novas salas, com um mobiliário novo e confortável. Agradeço de coração a todos que nos ajudaram, a diretora Magda que vem fazendo um ótimo trabalho e vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais o Hospital Severino Pereira. Quero agradecer de odo especial o prefeito Lero pela oportunidade e apoio", falou Hidequel presidente da fundata. 

Com a reforma no interior do Hospital Severino Pereira, além de gerar um maior conforto e comodidade aos pacientes vai possibilitar aos profissionais todas condições para oferecer o melhor atendimento a população. As novas salas serão inauguradas ainda esse mês.





Os finalistas da Copa Taquara de Futsal 2019 foram conhecidos na ultima quarta-feira (08/01) em dois grandes jogos

O atual campeão Brasiliense vai defender o título contra a equipe do Taquary. O jogo da decisão ocorre nessa sexta-feira 10 de janeiro, às 20h, na quadra Padre Estanislau.
Na semifinal, o Brasiliense bateu o Sertãozinho pelo placar de 5 x 2. No segundo jogo a equipe do Taquary bateu nos pênaltis a equipe do Taquara jovem depois de um empate por 3 x 3 no tempo normal.
A grande final põe frente a frente o Brasiliense atual campeão e o Taquary time mais tradicional da sede do município fundado em 1985, e por onde passou grandes jogadores.

O PUXÃO DE ORELHA DE ANA ARRAES EM JOÃO CAMPOS



Entrevistada pelo jornalista Magno Martins, Ana Arraes, conselheira do Tribunal de Contas da União e ex-deputada federal, revelou “indignação” com o neto João Campos, deputado mais votado do PSB de Pernambuco e seu neto.
Ana Arraes considera que João foi “mau educado e desrespeitoso”, quando num pronunciamento na Câmara, em Brasília, criticou o advogado Antônio Campos. Ela defendeu o filho e confessou estar decepcionada com o neto.
Entrevista repercutiu em Pernambuco e até em outros estados, pelo que Ana e seu neto representam. Pré-candidato à prefeitura do Recife, João parece ter dado “um tiro no pé” ao atacar Antônio Campos. Recebeu resposta violenta do tio e agora um puxão de orelha da avó.
Marília Arraes, também da família e pré-candidata no Recife pelo PT, termina sendo beneficiada indiretamente pela incontinência verbal de João Campos. Este tem de lembrar das lições de Miguel Arraes e Eduardo Campos para não cometer deslizes, principalmente os que geram uma crise familiar.
Pela importância da entrevista realizada por Magno Martins, transcrevemos a mesma na íntegra, logo abaixo.

Foi uma opção da senhora ficar em silêncio esse tempo todo, evitando entrevistas?
Não, é uma questão de trabalho. Lá no Tribunal não podemos falar sobre algumas matérias, como, por exemplo, a política. E eu que tinha um cargo político, meu assunto maior era esse.
Como tem sido sua experiência no Tribunal de Contas?
Eu sou a segunda mulher a exercer o cargo de ministra do Tribunal de Contas no Brasil, como também fui a segunda deputada federal por Pernambuco.
Sair da política para cair Tribunal de Contas foi uma experiência muito impactante ?
Foi uma diferença de atividade. Quando a gente está na Câmara dos Deputados é algo político, você cria leis, fiscaliza. Já o TCU (Tribunal de Contas da União) é um órgão auxiliar da Câmara, então a gente já tem uma certa ligação. Para mim, foi um desafio, pois eu já tinha sido deputada, mas o TCU foi um trabalho importante para a economia do Brasil, já que fiscalizamos obras e dinheiro do Governo Federal. Por exemplo, nós aprovamos com ressalvas as contas da ex-presidente Dilma Roussef. No próximo ano eu serei a presidente do Tribunal, um desafio muito grande para mim e para as mulheres. Nós precisamos que as mulheres participem das atividades importantes da nossa pátria, combater aquilo que não está sendo prestado com dignidade e lisura.
A senhora acha que o espaço da mulher na política ainda é muito pequeno? E o Congresso é machista?
O espaço ainda é muito  pequeno. Basta ver na Câmara, Assembleia... nesses lugares são poucas vagas que são ocupadas por mulheres. Eu quebrei um tabu sendo a deputada mais votada do País. E em relação ao machismo, tem uns que são, outros que não.
E chegar como filha de Arraes no Congresso fez diferença?
Fez sim. As pessoas tinham muito respeito pelo meu pai e sabiam que ele tinha contribuído muito para que a pobreza tivesse vez e voz. Papai era uma pessoa muito sensata, firme, sabia o que queria. Ele conseguiu uma grande vitória para os trabalhadores da cana, que não recebiam nem dinheiro, era um papel para tirar a comida no barracão do engenho. Não tinham cama, nada. Papai fez uma reunião juntando todos e foi instituído o primeiro salário mínimo no Campo no Brasil.
Que balanço a senhora faz do seu mandato na Câmara?
Fiz muito pelo social. Por exemplo, na educação eu não sabia que só os meninos que estavam no primário não tinham merenda. Os meninos vieram falar comigo em uma das visitas tinham alimentação. Saindo de lá, passei no Palácio para falar com Eduardo (Campos) que era o Governador da época e relatei a situação. Ele disse: "Minha mãe, eu já sei. Já fiz os cálculos e dá R$ 5 milhões". Eu falei: "Pois gaste" (risos). Depois, fui a Brasília para criar um projeto de lei para que a merenda fosse dada a todos esses meninos. Ressuscitei um projeto do ex-presidente Lula que estava arquivado e hoje todos os meninos de escola pública têm merenda. Eu também trabalhei muito na Comissão de Defesa do Consumidor, Constituição e Justiça e sempre com o olhar para quem mais precisa.
Recentemente, o seu neto João Campos participou de um debate na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e não foi muito feliz em declarações contra o seu filho Antônio. Como a senhora viu esse episódio?
Com muita indignação. Eu acho que ele ultrapassou os limites da sua tarefa de deputado, do local de onde ele dizia e sobretudo do teor. Antônio Campos, meu filho, é uma pessoa de bem, trabalhadora, direita e eu já adverti, através de uma nota, que não admitiria esse tipo de desrespeito na minha família. Eu sou acostumada a respeitar os meus parentes, mesmo se a gente não concorda com alguma coisa. Foi muito desagradável, uma falta da educação e prepotência. Inclusive, falou errado a língua portuguesa. Dirigiu-se ao ministro como "você". Um parlamentar tem obrigação de saber que tem que tratar com os pronomes próprios daquela categoria. O conteúdo que ele disse não é verdade e meu pai sempre exigiu que sempre nós tivéssemos respeito pelas pessoas. João me entristeceu muito, fiquei revoltada e não tive nenhuma palavra dele até agora. A mãe dele (Renata Campos) deveria dizer para ele me respeitar.
Há um distanciamento da família com ela (Renata)?
Com isso, sim. Eu passo muito tempo em Brasília, mas sempre fui lá. Muito mais lá, do que ela cá. Agora, resolvi não ir. Quem quiser que venha aqui.
E João antes era o seu xodó, não?
Não, meu xodó é Zé (risos). E Pedro, também. Pedro é muito inteligente.
O que João Campos herdou do pai, politicamente?
Não quero falar sobre isso.
O legado que Arraes e Eduardo deixaram em Pernambuco está sendo posto à frente?
Eu ando distante desse foco. Mas eu acredito que cada pessoa é uma pessoa. Os legados são deixados e algumas pessoas aproveitam e outras resolvem fazer seus próprios legados. O legado de Eduardo foi grande. A escola de Pernambuco era a pior, virou a melhor. Eduardo também era uma pessoa de um trato muito ameno com todos. Respeitava os opositores e seguidores. Era um democrata.
Eduardo se preocupou em deixar Geraldo Júlio e Paulo Câmara para seguir o seu legado. Qual a senhora acha que está indo melhor?
Eu não tenho muita ideia, pois não vivo aqui. Não tenho condições para julgar. Nem ouço muito falar.
A senhora é filha de Arraes e mãe de Eduardo e nunca interferiu no Governo. A viúva (Renata Campos) interfere?
Não sei, só perguntando a ela. Eu não interfiro, pois estou em outra área distante da atividade política. Eu tenho muita solicitação de pessoas pedindo ajuda, em hospital e resolvo tudinho (risos).
Arraes morreu frustrado por não ter sido presidente da República?
Não, meu pai não era homem de frustração, era um sertanejo. Aguentava as coisas.
A senhora lembra do dia que ele foi afastado do Governo?
Lembro. A gente morava no Palácio, e quando foi de madrugada, meu pai veio no meu quarto. Ele disse: "Minha filha, queria você que arrumasse as coisas dos seus irmãos, por que vocês vão para a casa da sua avó". Aí eu fui correndo e pela primeira vez nós saímos num carro que tinha gente armada dentro. Ele nos levaram e ficamos aguardando. Nas esquinas da casa ficavam investigadores, várias vezes entraram na nossa casa, procurando algo ligado ao comunismo... meu pai era um cristão. Nunca usou a religião para a política, por que sabia que a religião era algo muito mais fino do que a política.
A senhora estaria mais feliz se tivesse seguido a obra política de Miguel Arraes e Eduardo Campos e não como ministra julgando contas?
Não sei. Mas eu posso voltar, quando me aposentar, daqui a dois anos. Tenho 72 anos, quando tiver 74, posso ser candidata a tudo (risos). Mas o Senado não, é como meu pai dizia: "É coisa de velho" (risos). Vamos ver.
Como a senhora avalia o trabalho da sobrinha Marília Arraes na política? 
Eu tenho pouca informação sobre as atividades de Marília e de João (Campos), também.
Se houver um embate entre os dois, a senhora vai tomar partido?
Não sei, vamos ver. Tem que saber como vão se desenrolar as coisas e esperar.
Como a senhora soube da morte do seu filho Eduardo Campos?
Eu estava na sessão de posse de Ministro. O presidente à época era Augusto Nardes e ele me chamou no gabinete dele. Lá, soube da notícia e pela primeira vez na vida tive pressão alta, quase morro. Tomei injeção na veia nos dois braços. Aí viemos para Recife e começou a pesadelo do único pedido que fiz a Deus, que era morrer antes dos meus filhos. Ele era um filho muito bom, estudioso, amigo, ameno... as qualidades que ele tinha foram exaltadas pelos cargos que ele exerceu com honra e amor. Pensou nos que precisam mais e melhorar o Estado de Pernambuco. Depois daquela entrevista no Jornal Nacional, falei com ele, ele estava feliz e eu só disse pra ele honrar o nome dele e o de Pernambuco.
A senhora acha que ele seria o presidente se não fosse o acidente?
Acho. Ele tinha tudo para ser presidente. Tinha preparo, inteligência, sabia cuidar das pessoas, com uma coisa de igualdade e fraternidade, que ele tinha desde menino.
Acredita em sabotagem no avião dele?
Eu não sei, tem perícias sendo feitas. Eu duvido de tudo. O avião era novo, né? Se fosse um avião velho...
O que mudou na sua vida depois da morte de Eduardo?
A ausência dele é muito grande. Às vezes em casa eu choro. Foi mais impactante do que a morte do meu pai. Meu pai estava velho, mesmo lúcido. Mas a pessoa na flor da idade, morrer, podendo ser tão útil para o Brasil? Foi muito precoce.
Foi o prestígio de Eduardo que fez a senhora virá ministra?
Eu acho que influenciou, sim. Tinham muitos deputados que eram colegas dele e meu. Foi toda uma conjuntura. Eles sabiam que os Arraes são gente direita.
Antônio Campos tem vocação para política?
Eu acho que ele tem. É inteligente, capaz. Mas eu deixo as coisas aflorarem, embora dou conselhos.
Qual a mensagem que a senhora deixa para os pernambucanos?
Eu desejo que esse seja um ano de muita luz, muito trabalho e oportunidade para as pessoas se empregarem. Quero que haja muita alegria, bom para todo mundo, que as perdas materiais sejam pequenas e que Deus nos proteja e nos guarde para que a gente rompa um novo ano.
*Foto: Poder 360

MINISTRO DA EDUCAÇÃO DO BRASIL É SEMIANALFABETO

Ministro da EducaçãoAbraham Weintraub, virou motivo de piada no Brasil. É que o homem responsável pelas escolas e universidades de todo o país tem revelado uma ignorância gigantesca em termos de domínio do idioma português.

Dias atrás, Weintraub escreveu a palavra paralisação com z, o que não fica bem para quem ocupa o cargo de Ministro da Educação.
Esta semana auxiliar do presidente da República cometeu um erro ainda maior. Gravou nas redes sociais a palavra impressionante, que se escreve com dois esses, com C.

Ficou imprecionante, uma coisa tão feia que nem o Word aceita.

Na verdade, não dá para ficar muito surpreso ter um ministro tão despreparado. O chefe dele, afinal de contas, andou reclamando dos livros com letras demais.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

País maldito: Em 24 horas, Irã teve mortos em funeral, queda de avião e terremoto

Após o ataque americano que matou o segundo homem mais poderoso do Irã, o país vive uma sequência de tragédias nas últimas 24 horas: ao menos 56 pessoas morreram pisoteadas no funeral do general Qassim Suleimani, um terremoto atingiu o sudoeste do país e um avião caiu deixando 176 mortos. 

Ainda não se sabe se a queda da aeronave se relaciona com a crise com os EUA, e o tremor de terra aparentemente tem causas naturais. Ainda assim, a sequência de fatos elevam a tensão na área já conturbada. Ontem, o Irã assumiu a autoria de disparos contra bases americanas no vizinho Iraque.

Qual a diferença entre árabe, curdo, turco, persa, sunita e xiita?

Árabes, curdos, turcos e persas são grupos étnicos que habitam diferentes países; já sunitas e xiitas são vertentes da religião islâmica.

Para começar, é preciso fazer uma distinção básica: árabes, curdos, turcos e persas são grupos étnicos, enquanto xiitas e sunitas são seguidores de correntes do islamismo. Nem todo muçulmano é árabe, nem todo árabe é muçulmano.

Os árabes são o maior grupo étnico do Oriente Médio. São maioria no Egito, Jordânia, Síria, Líbano, Iraque, nos países da península Arábica e nos territórios sob a Autoridade Palestina. Também estão presentes nos países do norte da África, reunindo ao todo 415 milhões de pessoas. O grupo é originário da península Arábica, de onde se espalharam, a partir do século 7, em uma grande corrente migratória provocada pela expansão do islamismo. O principal fator que os une, porém, não é a religião, mas a língua, que pertence ao tronco semítico (assim como o hebraico).

Os persas são descendentes de povos indo-europeus que chegaram à região do Irã através da Ásia Central por volta do ano 1000 a.C. A língua é escrita em caracteres árabes. “Sendo uma língua indo-europeia, o persa é mais próximo do português que do árabe”, afirma Paulo Daniel Farah, professor de Língua, Literatura e Cultura Árabes da Universidade de São Paulo.

Os turcos são originários da Ásia Central, de onde migraram por volta do século 10. Eles formam mais de 80% dos habitantes da Turquia. O idioma era escrito em caracteres árabes até 1929, quando se adotou o alfabeto latino. Não confunda árabe com turco. Durante seis séculos, até a Primeira Guerra Mundial, os árabes do Líbano e da Síria foram dominados pelo Império Turco-Otomano. A confusão veio dos passaportes que eles usavam para entrar no Brasil – o documento era turco, mas o portador era árabe.

Os curdos são o maior grupo étnico sem Estado do mundo. Embora não haja um número exato dessa população, o Instituto Curdo de Paris, uma entidade que se dedica a estudar esse grupo, estima que existem entre 36,4 milhões e 45,6 milhões de curdos no mundo. Eles ocupam um território de cerca de 500 mil quilômetros quadrados – maior que o do Iraque – que engloba parte da Turquia, Irã, Iraque, Síria, Armênia e Azerbaijão. O idioma curdo é indo-europeu, como o persa, mas a grafia varia. “Os curdos da Turquia usam o alfabeto latino. Os da Síria, Iraque e Irã usam o árabe”, diz Farah.

Religião


Mais de 90% da população do Oriente Médio professa o islamismo. A religião, que conta com 1,8 bilhão de fiéis em todo o mundo, tem duas principais vertentes: o sunismo e o xiismo. Os sunitas são maioria, cerca de 85% do total. A palavra vem do árabe sunnat annabi (“tradição do profeta”). Os xiitas são maioria apenas no Irã, Iraque e Barein. Entre as diferenças, Farah, que é autor do livro O Islã, destaca o gestual realizado durante as orações.


A seguir, conheça as cidades que são símbolo dessa religião:

1. Meca


É a cidade mais sagrada para todos os muçulmanos. Ali está o santuário da Caaba, local de peregrinação anual (hajj) construído por Abraão, o patriarca bíblico. Todo fiel deve fazer suas cinco orações diárias voltado para Meca.

2. Jerusalém


O maior centro de tensão do Oriente Médio é a terceira cidade mais sagrada para os sunitas (cristãos e judeus também a têm como santuário). Lá está a mesquita do Domo da Rocha, de onde Maomé teria ascendido aos céus.

3. Karbana


Santuário xiita onde está o túmulo de Hussein, neto de Maomé. Ele acreditava ser o sucessor do profeta, mas quem assumiu o trono foi Yazid. Seu assassinato marcou o cisma entre os xiitas – seguidores de Ali, pai de Hussein– e os sunitas.

4. Najaf


A cidade é o terceiro local de adoração dos xiitas. Lá está o túmulo de Ali, genro de Maomé e pai de Hussein. Os xiitas consideram Ali o sucessor de Maomé. A cidade é aberta a não muçulmanos, ao contrário de Meca e Medina.

5. Medina


Guarda os restos mortais do profeta Maomé e foi a cidade para onde o profeta fugiu. Essa fuga, no ano de 622, é chamada de Hégira e marca o início do calendário muçulmano. É o segundo local mais sagrado para qualquer fiel do Islã.

6. Mashad


É onde está o túmulo do imã Ali al Rida, mártir para os muçulmanos xiitas. Centro importante de peregrinação no Irã, Mashad é considerada a quinta cidade mais sagrada do xiismo (o quarto lugar é ocupado por Karbala).

Lero já é o prefeito que mais fez pavimentações em gestões de primeiro mandato na história de Taquaritinga do Norte


A entrega de obras e ações emblemáticas tem sido uma das principais marcas da gestão do prefeito Lero e do vice prefeito Gena Lins em Taquaritinga do Norte. O legado deixado por Lero em seu primeiro mandato inclui a execução de serviços e ações esperados há décadas pela população, a exemplo do fechamento do lixão; entrega da creche de Pão de Açúcar; entrega das quadras do Jerimum; Gravatá e Pão de Açúcar; criação da Guarda Municipal; asfaltamento de ruas de Pão de Açúcar; construção de praças; calçamento e pavimentação de vias; entre outras. Obras que foram realizadas ao longo dos últimos três anos, em meio a um cenário adverso de crise econômica e com três diferentes presidentes (Dilma, Temer e Jair) complicando ainda mais a vida dos gestores municipais. Mesmo assim com planejamento e uma gestão eficiente e enxuta, Lero conseguiu realizar uma administração que entrou para história.

Lero foi o prefeito que exercendo o primeiro mandato construiu mais pavimentações na história de Taquaritinga do Norte, obras que estão mudando a vida de muitos taquaritinguenses. E o resultado desse trabalho tem tornado Taquaritinga do Norte uma cidade cada vez mais estruturada e acolhedora levando igualdade social para todos.

Ao longo dos três primeiros anos de seu mandato, Lero já conseguiu realizar obras de calçamento, pavimentação e revestimento asfáltico em cerca de 30 ruas em todo município.

2020 mal começou e o prefeito já ordenou o início de mais três ruas, duas em Pão de Açúcar (João José de Santana e Cesário Frutuoso) e uma no Silva de Cima (Rua do Matadouro) em Taquaritinga do Norte. Segundo a prefeitura de Taquaritinga do Norte dezenas de ruas serão beneficiadas com pavimentação até o mês de junho.

Gabriel Jesus desbanca Neymar e é brasileiro mais valioso do mundo



O Centro Internacional de Estudo Esportivos (CIES) divulgou nesta terça-feira (7), um relatório anual que classifica os jogadores mais valiosos do mundo nas cinco principais ligas europeias (Espanha, Inglaterra, França, Alemanha e Itália) e Neymar despencou na classificação.

Após um ano conturbado e de muitas contusões, o atacante do Paris Saint-Germain caiu da terceira posição para a 19ª. Em dinheiro, o camisa 10 vale quase metade do valia. Em 2019, a quantia era 197 milhões de euros (aproximadamente R$ 895 milhões). Atualmente, ele vale 100,6 milhões de euros (cerca de R$ 457 milhões).

Para surpresa de muitos, ele é só o quarto brasileiro na lista. Gabriel Jesus do Manchester City é o primeiro do Brasil e 11º da lista geral, com o valor de 115,6 milhões de euro. Roberto Firmino, do Liverpool, o 14º (111,5 milhões de euros). Richarlison, do Everton, o 16º (104 milhões de euros).

O mais valioso do mundo

O que não é supresa para ninguém é o primeiro jogador da lista: Kylian Mbappé. O francês, companheiro de Neymar no PSG, tem o valor de aproximadamente R$ 1,2 bilhão. Mesmo assim, a imprensa europeia afirma que Real Madrid deve chegar com uma mala de dinheiro para levar o jovem de 21 anos para a Espanha.

Em 2019, o atacante campeão do mundo já estava no topo da relação. O argentino é o único atleta acima dos 32 anos entre os vinte mais valiosos do mundo.

O CIES é uma instituição de estudos independente localizado na Suíça e foi criada em 1995, como uma fundação da FIFA e da Universidade de Neuchâtel.


Veja os 20 jogadores mais valiosos*:


Kylian Mbappé - PSG - R$ 1,2 bilhão, Raheem Sterling - Manchester City - R$ 1,01 bilhão, Mohammed Salah - Liverpool - R$ 799 milhões, Sancho - Borussia Dortmund - R$ 770 mihões, Sadio Mané - Liverpool - R$ 709 mihões, Harry Kane - Tottenham Hotspur - 150.5 milhões,Marcus Rashford - Manchester United - R$ 686 milhões, Lionel Messi - FC Barcelona - R$ 572 milhões, Antoine Griezmann - FC Barcelona - R$ 563 milhões, Lautaro Martínez - Inter de Milão - R$ 527 milhões, Gabriel Jesus - Manchester City - R$ 527 milhões, James Maddison - Leicester City - R$ 512 milhões, Timo Werner - RB Leipzig - R$ 510 milhões, Roberto Firmino - Liverpool - R$ 508 milhões, Trent Alexander-Arnold - Liverpool - R$ 503 milhões, Richarlison de Andrade - Everton - R$ 474 milhões, Tammy Abraham - Chelsea - R$ 470 milhões, João Félix - Atlético Madrid - R$ 458 milhões,Neymar Júnior - PSG - R$ 457 milhões, Romelu Lukaku - Inter de Milão - R$ 456 milhões.

Portalparanatinga - R7 Esporte

João Azevêdo participa de lançamento de obras e anuncia ações para fortalecer a cultura

O governador João Azevêdo participou, na noite desta terça-feira (7), do lançamento do livro “Paraíba na Literatura”, que reúne o perfil de 20 escritores paraibanos reconhecidos nacionalmente, e da Agenda 2020 Paraíba, com obras de 12 artistas plásticos. Na ocasião, o chefe do Executivo anunciou uma série de ações que serão adotadas em 2020 para fortalecer ainda mais a cultura paraibana.

As obras, publicadas pela Editora A União, foram lançadas durante solenidade na Fundação Casa de José Américo, na orla de Cabo Branco, em João Pessoa, e contou com a participação de personalidades da área cultural, autoridades e auxiliares do governo.

Entre as ações anunciadas pelo governador João Azevêdo estão a criação do “Ano Cultural Mestre Sivuca”, as comemorações pelo centenário de nascimento do economista Celso Furtado, além de projetos como o “Esquina da América”, para colher depoimentos de artistas paraibanos que serão registrados em vídeo e também em material impresso, enriquecendo ainda mais o acervo da Fundação Casa de José Américo.

Além disso, a previsão é que em maio seja concluída a reforma do prédio do Museu da Cidade de João Pessoa, na Praça da Independência. Outra ação é o resgate do acervo do Palácio da Redenção, trabalho que será feito por um grupo de museólogos, para que a população possa conhecer, além do lançamento do livro sobre os 70 anos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

João Azevêdo ressaltou que as ações para fortalecer a cultura paraibana, incluindo o lançamento do livro e da agenda, demonstram o respeito do Governo do Estado com os artistas da terra. “Este é um momento importante para a cultura. Nós estamos criando, com toda a estrutura que tem hoje a Empresa Paraibana de Comunicação, a possibilidade de fazer um trabalho que demonstre o nosso respeito para com os autores, para com os artistas da nossa terra”, comentou.

Após fazer um balanço sobre as ações do Governo do Estado para a cultura em 2019, a exemplo da realização do Festival Jackson do Pandeiro, o governador João Azevêdo completou: “Eu tenho certeza de que 2020 será muito melhor para a cultura especificamente. Nós vamos começar o ano, nos próximos dias, publicando a portaria da comissão organizadora do ‘Ano Cultural Mestre Sivuca’. Logo a seguir, vamos dedicar um mês inteiro de resgate, de discussões sobre o trabalho de Celso Furtado”. Este ano se comemora o centenário de nascimento do economista, nascido em Pombal, no Sertão paraibano, em 26 de julho de 1920.

Flávio Dino Vai Compor Chapa Petista Em 2022, Diz Vice-Presidente Nacional Do PT

O vice presidente nacional do PT e deputado federal Paulo Teixeira afirmou na última quinta-feira (02) que o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) estará na chapa petista para as eleições presidenciais em 2022. No Twitter, Teixeira disse que Dino fará parte da chapa “ou com Lula ou com [Fernando] Haddad”.

Único representante do PCdoB à frente de um Estado no país e um dos únicos da esquerda atualmente eleitos para governar um Estado, Dino está sendo disputado politicamente para as eleições de 2022. 

Na quarta-feira (01), o nome do governador também já havia aparecido como possível componente para as próximas eleições presidenciais. Em seu blog, o jornalista Ricardo Noblat afirmou que o apresentador Luciano Huck tem conversado com Flávio Dino. O apresentador teria lhe oferecido a vaga de vice-presidente em sua chapa.

Apesar de o nome de Dino estar sendo especulado nos últimos dias para as eleições, até o momento ele não se pronunciou sobre o assunto. De acordo com o blog do jornalista Rovai, Lula e Flávio Dino devem se encontrar ainda este mês em São Paulo. Em pauta estará a possível candidatura do governador às eleições presidenciais.

Prefeitura instala lâmpadas de LED em Taquaritinga do Norte


Mais de 20 luminárias com tecnologia LED estão sendo instaladas pela Prefeitura de Taquaritinga do Norte no Centro da cidade. A meta é retirar as antigas luzes que consumem mais energia e apresentam pouca eficiência, e colocar luminárias adequadas para embelezar ainda mais o centro de Taquaritinga do Norte. 

A execução dos trabalhos, por meio da Secretaria de Obras, já tinha iniciado a substituição das luminárias antiga por LED na praça de Pão de Açúcar, agora chegou a vez de Taquaritinga do Norte  .

O centro da Capital do Café foi escolhido por ser a principal rua da sede do município e que tem o maior fluxo de pessoas que vem visitar a cidade. "Desde do início da gestão estamos preparando a cidade para receber os turistas, reformamos nossa praça central, criamos novos eventos, e agora estamos instalando lâmpadas de LED que vai deixar nossa cidade ainda mais bela. Essas lâmpadas além de consumir menos energia tem muito mais eficiência na luminosidade e na duração. O projeto é dar continuidade gradativamente a substituição das lâmpadas comuns por LED", falou o Prefeito Lero.

Com mais essa ação da Prefeitura de Taquaritinga do Norte, o município terá uma grande economia, enquanto uma lâmpada a vapor de sódio funciona de 15 a 30 mil horas, precisando ser substituída, aproximadamente quatro anos após ser instalada, as de LED podem durar até 50 mil horas, ou equivalente a 12 anos de vida útil, gerando economia com mão de obra e material.

A atual gestão municipal foi a que mais investiu em iluminação pública na história de Taquaritinga do Norte, mantém todo pátio de iluminação em pleno funcionamento com manutenção e instalação de mais luminárias durante o ano todo com funcionários responsáveis pelo reposição e manutenção das luminárias. Outra ação importante realizada pela gestão municipal foi a iluminação do trevo de Taquaritinga do Norte, que foi mais uma promessa do prefeito Lero cumprida em sua gestão. 





terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Definidos os semifinalistas da Copa Taquara de Futsal


A Copa Taquara de Futsal 2019, evento organizado pela Prefeitura de Taquaritinga do Norte, que teve início em setembro de 2019, conheceu os quatros times semifinalistas da edição 2019. 
Os jogos acontecerão na próxima quarta-feira 08/01/2020. O primeiro confronto da noite será um amistoso de crianças de Taquaritinga contra crianças de Jataúba. Logo após esse amistoso, às 19h acontece o primeiro jogo das semifinais entra as equipes do Brasiliense de Taquaritinga do Norte contra a equipe do Sertãozinho de Pão de Açúcar . Em seguida, o Taquary, fundado em 1985 enfrente a equipe do Taquara jovem, as duas equipes são da sede do município. 
Os vencedores se enfrentam na grande final que acontece no próximo dia 10 de janeiro para sabermos quem será o grande campeão da Copa Taquara de Futsal 2019. 

Irã pede explicações ao Brasil sobre nota de apoio aos Estados Unidos

Como o embaixador do Brasil naquele país, Rodrigo Azeredo, está de férias, a encarregada de negócios da embaixada, Maria Cristina Lopes, representou o governo brasileiro na reunião no Ministério das Relações Exteriores iraniano. A reunião foi confirmada pelo Itamaraty ao GLOBO, mas o teor da conversa não foi revelado.


"A conversa, cujo teor é reservado e não será comentado pelo Itamaraty, transcorreu com cordialidade, dentro da usual prática diplomática", informou o Ministério das Relações Exteriores.

Como reação ao episódio, o Itamaraty divulgou uma nota, na última sexta-feira, praticamente respaldando o assassinato do militar pelos Estados Unidos. O órgão condenou várias vezes o terrorismo e, sem citar nomes, usou uma linguagem diplomática para demonstrar que, para o governo brasileiro, o general iraniano e a própria Guarda Revolucionária poderiam ser classificados como terroristas.

"Ao tomar conhecimento das ações conduzidas pelos EUA nos últimos dias no Iraque, o governo brasileiro manifesta seu apoio à luta contra o flagelo do terrorismo e reitera que essa luta requer a cooperação de toda a comunidade internacional sem que se busque qualquer justificativa ou relativização para o terrorismo", diz um trecho do comunicado, intitulado "Acontecimentos no Iraque e luta contra o terrorismo".

Na nota, o governo afirma que "o Brasil está igualmente pronto a participar de esforços internacionais que contribuam para evitar uma escalada de conflitos neste momento". Destaca, ainda, que o terrorismo não pode ser considerado um problema restrito ao Oriente Médio e aos países desenvolvidos, "e o Brasil não pode permanecer indiferente a essa ameaça, que afeta inclusive a América do Sul".

O presidente Jair Bolsonaro também deu declarações parecidas, e disse que o Brasil é "aliado de qualquer país no combate ao terrorismo".

A nota recebeu críticas de diplomatas brasileiros da ativa e aposentados, por avalizar o assassinato de um funcionário de um governo estrangeiro, o que é considerado um ato de guerra, e romper a tradição brasileira de considerar como terroristas as organizações dispostas em listas do Conselho de Segurança da ONU. Oficialmente, o Brasil só considera como terroristas os grupos al-Qaeda e Estado Islâmico, seguindo resoluções tomadas pelas Nações Unidas.

Além do Brasil, Teerã pediu esclarecimentos a representantes de outros países que se manifestaram sobre a questão. São exemplos a Alemanha e a Suíça, no caso por representar os EUA no Irã, já que os dois países não mantêm relações diplomáticas.

Uma enorme multidão se reuniu nesta segunda-feira para a cerimônia fúnebre de Soleimani em Teerã. Pedidos de uma vingança dura contra os autores do seu assassinato, vindos da filha do militar, de altas autoridades e também de manifestações espontâneas da população iraniana, foram a tônica da despedida da capital ao general.

globo.com

Na Iminência da Guerra, Peças se Movem no Tabuleiro

A primeira consequência da morte do general iraniano Qassim Suleimani, que ocorreu na madrugada de sexta-feira em Bagdá, saiu do Iraque. O parlamento aprovou, ontem, a autorização para saída das forças militares americanas do país. Suleimani, um dos mais poderosos líderes do país vizinho, foi alvo de um míssil americano em um ataque em território iraquiano sem que o governo local fosse sequer avisado. A decisão, agora, cabe ao premiê Adel Abdul Mahdi. “O que aconteceu foi um assassinato político”, afirmou o chefe de Estado. Os EUA acusam o general de ser responsável por vários ataques a soldados americanos ao longo dos anos. Antes da decisão do parlamento iraquiano, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, rejeitou a ideia de retirada. (Estadão)

Ainda… O Irã anunciou que não vai mais cumprir o acordo nuclear se os EUA não retirarem as sanções impostas ao país. As medidas foram impostas no ano passado, por atribuir aos iranianos o ataque à instalação de petróleo na Arábia Saudita. (Folha)

Como resposta às ameaças de resposta, Trump tuitou. “Que sirva de AVISO”, escreveu usando as capitulares. “Se o Irã atacar americanos, já definimos 52 locais iranianos (representando os 52 reféns mantidos pelo Irã há muitos anos), alguns de nível muito alto & importantes para o Irã & para a cultura iraniana”. (New York Magazine)

As Convenções de Genebra e de Haia proíbem terminantemente a escolha de alvos de relevância cultural e, no país, há sítios arqueológicos que remontam ao Império Persa e até bem antes do surgimento das civilizações.

Seriam um crime de guerra?

O Secretário de Estado Mike Pompeo apareceu nos programas jornalísticos matutinos de domingo das redes NBC, CBS e ABC e, em todas, afirmou que os EUA só escolherão alvos dentro da legalidade. (Time)

Mas… Trump reiterou. “Eles podem matar os nossos, podem torturar os nossos, e nós não podemos tocar em seus sítios culturais? Não funciona assim.” De quebra, ameaçou também os iraquianos. “Temos uma base aérea muito cara, lá, custou bilhões de dólares”, afirmou a jornalistas. “Se eles pedirem para que deixemos o país, vamos impor sanções como nunca viram. Vão fazer com que as sanções ao Irã pareçam mansas.” (Guardian)

Guga Chacra: “É um duro revés para Trump e uma vitória estratégica para o Irã. O objetivo nos últimos meses de Suleimani vinha sendo canalizar o sentimento nacionalista do Iraque contra os americanos para que as tropas fossem expulsas. Conseguiu mesmo após a sua morte. A presença dos 5 mil militares é fundamental para a segurança dos interesses americanos no país e também na região. Sem falar na humilhação de levar adiante uma guerra que custou trilhões de dólares e milhares de vidas americanas para ver seu maior adversário sair vencedor. Caso a expulsão americana realmente se concretize, o Irã naturalmente preencherá o espaço em uma vitória geopolítica. Ainda assim, o regime de Teerã terá problemas, já que o nacionalismo iraquiano também se volta contra os iranianos. Outra tendência é o risco do fortalecimento do Estado Islâmico”. (Globo)

Thomas Friedman, o principal colunista dedicado a política externa nos EUA, qualifica Suleimani como um estrategista ruim. Sob seu comando, o Irã organizou e estruturou uma teia de influência em todo o Oriente Médio, financiando ou mesmo fazendo crescer milícias — em sua maioria xiitas, mas não todas — para favorecer políticos que lhe fossem simpáticos, mas também agravando a instabilidade geral da região. O país dos aiatolás, hoje, tem influência direta nos governos de Líbano, Síria, Iraque e Iêmen. E, para Friedman, o jogo definido pelo general morto foi, em sua eficiência, um desastre. Elevou ao máximo o nível de alerta com o Irã nos países árabes sunitas e em Israel. Por sua vez, estes pressionaram os EUA. Calhou de encontrarem, na Casa Branca, um presidente que estava ansioso para detonar qualquer ação feita pelo governo anterior — o de Barack Obama. O acordo de paz envolvendo energia nuclear com o Irã entrou no Salão Oval e implodiu. Sem amenizar para Trump, Friedman avalia que a agressividade de Suleimani justamente no momento em que o Irã deveria buscar normalização via diplomacia de suas relações, pôs o país no centro do alvo americano. (New York Times)

Prefeito participa da primeira noite da festa de Santo Amaro

O prefeito de Taquaritinga do Norte, Lero,  participou do primeiro dia de programação da Festa de Santo Amaro, padroeiro do município.,realizada nesta segunda-feira, 06 de janeiro. 

A celebração foi presidida pelo Padre Paulo Jorge da Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe de Caruaru e co celebrada pelo Padre Pedro e Pelo Padre Expedito com a animação litúrgica do coral Kerigma e da Banda Dom Luis de Brito de Taquaritinga do Norte. 

Lero disse estar feliz em participar da missa e reiterou seu apoio com a Igreja. “É sempre bom poder participar da maior festa de nosso município, a festa de Santo Amaro. Pedi a  que interceda por nós junto a Deus, para que nos ilumine e que saibamos administrar com saúde, disposição e sabedoria os destinos e caminhos de desenvolvimento, que estamos traçando, para o bem de toda a nossa população”, disse o prefeito.

Após a celebração, houve a tradicional visita a casa de Dona Lirice. Em seguida aconteceu a apresentação da Banda Nostalgia no coreto, relembrando sucessos antigos.