As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Marília Arraes lidera e o segundo lugar está indefinido

A pré-candidata do PT, Marília Arraes, aparece na dianteira com 21% na primeira pesquisa de intenção de voto para prefeito do Recife feita pelo Instituto Potencial com exclusividade para este blog. Em segundo lugar, empatados, tecnicamente, despontam Patrícia Domingos, do Podemos, com 12%, Mendonça Filho, do DEM, também com 12%, Daniel Coelho, do Cidadania, com 10%, e João Campos, do PSB, com 9%. Abaixo, bem distantes, Marco Aurélio Meu Amigo, do PRTB, pontuou 3% e Alberto Feitosa, do PSC, 1%. Indecisos somam 15% e brancos e nulos 17%.

Na sondagem espontânea, quando o entrevistado tem que lembrar o nome do seu candidato preferencial nem o auxílio do disquete, Marília também lidera com 11%. Patrícia tem 5%, Daniel Coelho 5%, Mendonça Filho 3%, João Campos 3% e Marco Aurélio e Feitosa, cada um com 1%. Neste cenário, os indecisos sobem para 54% e brancos e nulos se situam em 14%. O levantamento foi feito por telefone entre os dias 10 a 15 últimos, com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos, intervalo de confiança de 95%.
No item rejeição, Mendonça é o que detém a maior taxa. Dos 800 entrevistados, 54% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Pela ordem, aparece Daniel em seguida, com 53%, Marco Aurélio (50%) João Campos (48%), Alberto Feitosa (44%), Marília Arraes (42%) e, por fim, a delegada, com 38%. A maior taxa de eleitores já decididos também é da petista, com 17% dos entrevistados, seguida de Patrícia e Daniel, com 10%, João Campos (7%), Mendonça Filho (6%), Marco Aurélio (2%) e Alberto Feitosa, com apenas 1%.
Quanto ao grau de conhecimento dos candidatos, o mais desconhecido é Feitosa, com taxa de 47%, seguido de Marco Aurélio (38%), Patrícia (31%), João (11%), Marília (10%) e Mendonça (8%). A metodologia adotada foi a de pesquisa quantitativa, com entrevistas pessoais telefônicas junto aos eleitores com 16 anos ou mais, conduzidas mediante aplicação de questionário estruturado, elaborado especificamente para este estudo.
A amostra foi segmentada por cotas de sexo e faixa etária baseada nas informações do TSE – TRE/PE, de forma representativa do universo em estudo (eleitores de Recife), num total de 800 entrevistas, distribuídas proporcionalmente (IBGE) pelas Regiões Político-Administrativas definidas oficialmente pela Prefeitura. O registro na justiça eleitoral tem o número 08257/2020.
AVALIAÇÃO DAS GESTÕES
O Instituto Potencial sondou também o grau de satisfação do eleitorado recifense com os três níveis de poder – federal, estadual e municipal. O prefeito Geraldo Júlio é desaprovado por quase metade dos entrevistados – 46%. Destes, 35% qualificam como péssima e 11% ruim. Entre os que aprovam, 20% julgam boa e apenas 3% ótima, enquanto 29% avaliam como regular. Ainda 2% disseram que não sabiam responder.
O governador Paulo Câmara tem rejeição maior ainda – 55%. Entre os que desaprovam, 41% julgam péssima e 14% ruim, enquanto 26% acham regular. Entre os que aprovam, 15% acham boa e apenas 3%, com mais 2% que não quiseram responder ou afirmaram que não sabiam responder. O Governo Bolsonaro tem 54% de desaprovação, dos quais 44% acham seu Governo péssimo e 10% ruim. Os que julgam regular são 21% e 1% não souberam responder.
Entre os que aprovam, 13% apontaram a gestão federal como ótima e 11% boa, enquanto 21% julgam regular e 1% não soube responder. Já em relação ao sentimento da população na gestão da Covid-19, a maior taxa de aprovação é do Governo Paulo Câmara, com 41%, seguido de Geraldo Júlio com 39% e Jair Bolsonaro com 33%.

Helinho mostra força e reúne cerca de 60 pré candidatos a vereador

O Pré candidato pelo PSB de Santa Cruz, Helinho Aragão, mostrou força ao apresentar uma lista de cerca de 60 pre candidatos. Além de uma grande fileira de pessoas dispostas a concorrer a uma vaga na câmara, Helinho também mostrou um grade número de partidos e seu apoio como o PSB, PCdoB, PT entre outros que vai dar a ele um bom tempo de rádio durante a campanha.

Seguindo todos os protocolos da OMS o vereador se reuniu na Fazenda Tibúrcio, local histórico de reuniões desse tipo do grupo taboquinha. 



UM PRESENTE PARA MIGUEL ARRAES

Por Ítalo Rocha Leitão*
A tarde do dia 24 de dezembro de 1964 se mostrava bastante melancólica para um preso ilustre do Quartel do Corpo de Bombeiros, na Avenida João de Barros, no bairro da Boa Vista, no Recife. Deposto oito meses antes do cargo de governador de Pernambuco pelo militares que haviam golpeado o país e se apoderado dos destinos da nação, Miguel Arraes de Alencar fora obrigado a trocar o endereço nobre do Palácio do Campo das Princesas, na Praça da República, área central da capital pernambucana, por uma cela de quartel. 
E foi naquela tarde, quando o sol já dava sinais de despedida, que um homem de estatura mediana se apresentou ao sentinela de plantão para visitar o ex-governador de Pernambuco. Trazia nas mãos não só a disposição e a coragem de afagar o amigo Arraes, mas também um embrulho e nele um presente para alguém que iria passar dali a poucas horas uma insólita e amargurada noite de Natal. O militar logo desfez o pacote e depois de examiná-lo minuciosamente viu que se tratava de uma obra de arte. Num período de trevas, de tão pouca rutilância, como diria Augusto dos Anjos, visitar Miguel Arraes, um dos inimigos de primeira linha dos militares, não era tarefa para qualquer mortal.
 A repressão, o medo, a insegurança, a angústia estavam em toda esquina. Mas os pés que pisavam a portaria daquele quartel para ver um dileto amigo eram de um homem de bem, de um homem destemido. Integrante da comunidade judia do Recife, Salomão Kelner era um homem com o sentimento do mundo, intransigente na defesa dos princípios humanitários. A todos acolhia, independentemente de credo religioso ou político. Professor da cadeira de cirurgia geral da UFPE, foi responsável pela formação acadêmica de várias gerações de médicos em Pernambuco. Dentro daquele embrulho tão esmiuçado, estava um quadro do artista plástico pernambucano Cícero Dias, já radicado em Paris. E quem o levava tinha o desejo não só de se solidarizar com o amigo preso, mas também desfazer um grande mal-entendido.  
Poucos anos antes, quando era prefeito do Recife, Arraes havia comprado em um leilão de artes um quadro de Cícero Dias. Uma semana depois, seu motorista foi buscá-lo e um dos coordenadores da mostra pediu para transmitir a Arraes que, por um equívoco de um dos vendedores, o quadro teria ido parar nas mãos do professor Salomão Kelner, que tivera o mesmo gosto de Arraes e pagara pelo quadro sem saber que o mesmo havia sido adquirido antes pelo prefeito do Recife. Esclarecido depois o mal entendido, Kelner ainda tentou consertar a situação, mas Arraes fez questão que a obra ficasse com o amigo: “Está em boas mãos”, teria dito na ocasião. Pois foi exatamente num momento tão adverso para o ex-governador Miguel Arraes, onde quase ninguém se atrevia a desafiar a ditadura militar para visitá-lo, com exceção de pouquíssimas pessoas, a exemplo da sua mulher, dona Magdalena Arraes e dos seus filhos, que estava ali o amigo Salomão Kelner.
Pouca importava pra ele se iria ser investigado, ou se iria fazer parte da lista negra dos militares, só queria mesmo era chegar perto do amigo, dizer-lhe que não estava só e lhe devolver aquilo que Arraes um dia tanto desejara ter tido: o tal quadro de Cícero Dias. Não conseguiu entrar, mas o presente foi entregue ao seu destinatário. Ao reconhecer o quadro e saber quem o havia enviado, Arraes se sentiu profundissimamente feliz, como nos versos de Cecília Meireles. E, de dentro da prisão mesmo, escreveu uma carta ao amigo: “A sua e outras demonstrações de amizade, de apoio e dedicação que tenho recebido, se não apagam as marcas da injustiça, criam a compensação necessária para que possamos suportá-la!”. 
O ex-governador de Pernambuco passou aquela noite de Natal sozinho, na escuridão fria de uma cela de quartel. Mas, aquele gesto humanístico e destemido do saudoso professor Salomão Kelner ficou marcado para sempre no coração e na mente de Miguel Arraes, que morreu no dia 13 de agosto de 2005, aos 88 anos. 

*Ítalo Rocha Leitão é jornalista. Artigo Reproduzido do blog Folha do Sertão.

ESCRITOR CONSAGRADO IMAGINA BOLSONARO COMO O INSETO DO LIVRO A METARMOFOSE

Ignácio de Loyola Brandão é um escritor brasileiro consagrado. Tem diversos livros premiados, integra a Academia Brasileira de Letras e seus romances foram traduzidos para dezenas de países.

Natural de São Paulo, o autor de “Não Verá País Nenhum” e “Zero” completa 84 anos no final deste mês, mas continua produzindo contos, novelas, romances e ainda escreve uma coluna semanal para o jornal Estado de São Paulo.

Hoje, numa entrevista ao Portal UOL, Loyola Brandão falou dos seus livros, da atividade jornalística, de sua produção literária e do desmanche da cultura no Brasil, com o governo Bolsonaro.

O escritor disse que se fosse reescrever o romance “A Metamorfose”, de Franz Kafka, acordaria pensando ter se transformado em Bolsonaro. 

No livro A Metamorfose o personagem acorda se sentindo como um inseto, uma barata asquerosa.

Ignácio Brandão deve imaginar que o governante brasileiro representa um pesadelo ainda pior que o descrito por Kafka.

Num país em que Regina Duarte foi secretária nacional de cultura, tendo sido substituída por Mário Frias, é um alento ter intelectuais do porte do escritor paulista.

Romancistas e artistas do porte dele, é bom que se frise, estão acima dos partidos e até mesmo das ideologias, da velha discussão entre direita e esquerda. 

Naturalmente quem acha que temos um governo, no momento,  nunca leu e nem ao menos viu falar em Loyola Brandão, embora ele seja conhecido e lido na Alemanha, nos Estados Unidos, na França, na Itália... Enfim, no mundo desenvolvido.

Grandes nomes da literatura - no Brasil, na Argentina, no Uruguai, na Colômbia, nos Estados Unidos ou na Rússia - normalmente se posicionam contra tiranias ou governantes burros e ou autoritários. Daí que sofrem com censura, perseguições ou até prisões.

No Brasil, no passado, nomes como Érico Veríssimo, Graciliano Ramos e Jorge Amado foram punidos de alguma forma por sua produção literária ou simplesmente por pensar.

Eles, no entanto, se eternizaram com seus romances. Os ditadores ou candidatos a tal vão para o lixo da história. 

GOVERNADOR PAULO CÂMARA FAZ BALANÇO DA LUTA CONTRA A COVID EM PERNAMBUCO

Em pronunciamento divulgado através de em vídeo, nas redes sociais, o governador Paulo Câmara fez uma avaliação dos resultados alcançados pelo estado em quatro meses de ações no combate à pandemia do novo coronavírus em Pernambuco. 

Ele elencou a contratação de mais de 8 mil profissionais para a área de saúde e a abertura de 1.771 leitos para o atendimento dos pacientes na rede pública do estado. O crescimento da economia e a manutenção dos empregos também foram destacados pelo governador.

Paulo Câmara qualificou esses quatro meses, desde o dia 12 de março (quando foram registrados os dois primeiros casos da doença no estado) como um “período de muitas restrições, com o isolamento social” e com o Governo do Estado realizando “a maior operação logística e sanitária da história para adequar o sistema de saúde a essa nova realidade”.

“Abrimos 803 leitos de UTI e 968 leitos de enfermaria, contratamos mais de 8 mil profissionais e investimos em ações sociais para amparar a população mais vulnerável. O resultado é que estamos colocando em prática um Plano de Convivência com a Covid-19 sem registrar aumento de casos, óbitos ou demanda por leitos de terapia intensiva. No balanço da semana epidemiológica 28, que se encerrou no último sábado, todos os nossos indicadores de saúde apresentaram redução”, destacou Paulo Câmara.

O governador pontuou que a adaptação a esse novo momento tem apresentado os primeiros indicadores positivos. Na semana passada, o IBGE divulgou que Pernambuco atingiu o segundo maior crescimento na atividade industrial do país. “Nos últimos 45 dias, todos tivemos que estabelecer novas maneiras de retomar as atividades econômicas e sociais mantendo os cuidados de prevenção”, disse.

Parte significativa desse incremento se deve à planta da Fiat em Goiana. A montadora reafirmou seu interesse em continuar investindo em Pernambuc

o num aporte de R$ 7,5 bilhões. Esse interesse das empresas também se estende aos outros setores da economia, que continuam acreditando no potencial de crescimento do estado. “Hoje, recebi, aqui no Palácio, o empresário Daniel Costa, do Novo Atacadão. O grupo, que chegou a Pernambuco no ano passado, já tem duas unidades em funcionamento, nas cidades de Vitória e Carpina e vai abrir a terceira loja na semana que vem em Arcoverde”, observou.

GOVERNO PRETENDE GASTAR 30 MILHÕES EM PUBLICIDADE PARA DEIXAR O BRASILEIRO MAIS OTIMISTA

Jornalista Patrícia Campos

O Governo Federal pretende gastar 30 milhões numa campanha publicitária para melhorar a imagem da gestão de Jair Bolsonaro e levantar a auto estima do povo brasileiro, após a pandemia do coronavírus.

Para a equipe de comunicação do governo, a campanha é necessária para renovar as esperanças da população, de maneira que os brasileiros voltem a acreditar no país, tenham otimismo e possam vislumbrar um futuro melhor.
Intenção também é mostrar que a retomada ao trabalho e à vida social se dará em segurança, respeitando os cuidados básicos com higiene e distanciamento.

JORNALISTA PREMIADA – Repórter Patrícia Campos Mello recebeu o prêmio Maria Moors Cabot, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

É considerado um dos mais importantes do mundo na área do jornalismo.

Poucos brasileiros receberam essa premiação até hoje.

Patrícia ficou conhecida nacionalmente em fevereiro deste ano, ao sofrer ataques do presidente Bolsonaro.

Por não gostar de perguntas feitas pela repórter, o líder político foi malicioso com ela. “Ela queria dar o furo de qualquer jeito”, disse o presidente na ocasião.

O fato repercutiu e parte da grande imprensa se solidarizou com a jornalista.

Agora, como reconhecimento do seu trabalho, Patrícia ganha notoriedade mundial.

Oposição de Santa Cruz pressiona prefeito que retira projeto que ia gerar rombo de cerca de 10 milhões ao Santa Cruz Prev

Os vereadores de oposição de Santa Cruz do Capibaribe conseguiram que o prefeito Edson Vieira (PSDB) retirasse o projeto que ia gerar um rombo de cerca de 10 milhões ao Santa Cruz Prev. Os vereadores oposicionistas desde o início se posicionaram contra o polemico projeto, e unidos com sindicatos e servidores conseguiram fazer com que o projeto fosse retirado. 

O Projeto tem sido pauta na imprensa local o que gerou um desgaste muito grande ao prefeito. O Projeto pedia a suspensão dos repasses patronais ao Santa Cruz Prev. Sindicatos , vereadores de oposição e servidores se posicionaram contra o projeto por entenderem que prejudicaria os servidores. 

Sabendo que sofreria uma derrota o prefeito enviou um ofício a câmara de vereadores solicitando ao presidente da casa Augusto Maia a retirada do projeto. Vereadores como Ernesto Maia, Deomedes, Helinho, Junior Gomes saíram fortalecidos pois desde o início se posicionaram contra o projeto e em favor dos servidores.

O Projeto caso aprovado além de prejudicar os servidores podeira inviabilizar um futuro governo de Santa Cruz do Capibaribe. 

Prefeito Lero recebe pedido de prorrogação sobre cobrança de taxas e impostos de comerciantes

Na tarde de hoje (15), o Prefeito Lero recebeu um ofício do vereador, líder do governo, João Eugênio pedindo a prorrogação do decreto Nº 015/2020. O mesmo trata da suspensão da cobrança de impostos e taxas presentes no Art. 291, do Código Tributário Municipal, correspondente as instalações e funcionamento de estabelecimentos comerciais e prestações de serviços. “Desde que iniciou a pandemia do novo Corona Vírus  que estamos trabalhando incansavelmente em todos os seguimentos de nossa administração para amenizar os impactos causados. Abrimos novos leitos no Hospital, criamos barreiras sanitárias em todo Municipio e tomamos medidas para ajudar a nossa economia a se manter. Vamos analisar junto com o jurídico o pedido do vereador João Eugenio e resolver da melhor maneira possível. Estamos vivendo dias difíceis e precisamos estar juntos para superar essa pandemia”, frisou o Prefeito Lero. 

“Fico feliz pela preocupação que o Prefeito Lero em analisar a prorrogação de mais 60 dias no decreto de isenção de taxas e importas dos comerciantes. É uma atitude muito louvável, tendo em vista que os comerciantes ainda não possuírem estruturas para voltar a custear tais impostos”, completou o Vereador. 

O decreto beneficia os comerciante alocados no Centro Comercial Demetrio Paes de Andrade, Praça Magno Moura e Açougue público e entrou em vigor dia 01 de abriu seguindo para o meses de maio e junho, podendo ser prorrogado por mais 60 dias.