As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sábado, 14 de novembro de 2015

O melhor hotel da região


Fernando se posiciona contra zumba e o cidade lazer

O vereador Fernando Aragão, em algumas entrevistas que vem dando em algumas emissoras de rádio vem se posicionando contra dois projetos que foram a provados pela população de Santa Cruz.

O parlamentar insiste em fazer duras crítica ao projeto da Zumba e ao cidade lazer,dando a entender que se fosse prefeito não realizaria esses projetos. 

O que falta em Fernando, que pretende disputar a prefeitura de Santa Cruz, e saber que projetos que traz felicidade a população não poder ser acabado. 

O vereador é conhecido no meio político como ranzinza e que guarda mágoa. 

Eraldo da Pedra Preta destaca emenda de Diogo Moraes

 As ações desempenhadas pelo deputado estadual Diogo Moraes (PSB) no município de Taquaritinga do Norte foram tema da entrevista concedida pelo vereador Eraldo da Pedra Preta na manhã desta segunda-feira (09). Eraldo ressaltou a preocupação do parlamentar na melhoria da saúde pública do município, que recebeu emenda parlamentar para esta área no orçamento de 2015.


 “A gente tem cobrado do deputado Diogo Moraes e não vamos ficar sem sentar, vamos agilizar. A semana passada eu falava com ele lá em Santa Cruz do Capibaribe e ele me disse que tinha uma emenda para Taquaritinga já saindo agora nesse final de ano, que é referente a duas ambulâncias para o hospital. E eu o parabenizei e disse ‘votei em você por ver o compromisso que você tem com o povo de Taquaritinga’. A gente tem que cuidar de Taquaritinga do Norte”, disse o vereador.



 Eraldo participou do Programa Cidade em Foco, transmitido em cadeia pelas rádios Filadélfia FM e Farol FM em Pão de Açúcar –Taquaritinga do Norte, além da Colinas FM (Brejo da Madre de Deus).

Distrito de Pão de Açúcar é o mais atingido com surto de virose em Taquaritinga do Norte



Embora vivencie momentos de mais tranquilidade, único hospital de Taquaritinga do Norte recebe diversas pessoas diariamente com sintomas do surto - Fotos: Thonny Hill
Embora vivencie momentos de mais tranquilidade, único hospital de Taquaritinga do Norte ainda recebe diversas pessoas diariamente com sintomas do surto – Fotos: Thonny Hill
Concluindo nossa série de reportagens sobre o surto de virose que acomete cidades da região, a equipe formada pelo jornalista Thonny Hill e pelo radialista Agnaldo Silva seguiu para o município de Taquaritinga do Norte.

Visitamos as Unidades de Saúde da Família (USF) dos distritos de Pão de Açúcar, Gravatá de Ibiapina, Vila do Socorro e também o Hospital Municipal local e conferimos de perto as demandas do dia de cada um desses locais.

Confira o que foi apurado pela equipe.

Grande maioria dos doentes se originam do distrito de Pão de Açúcar


Um dado muito preocupante está associado ao distrito de Pão de Açúcar, local que, segundo profissionais tanto do Hospital Municipal de Taquaritinga como das USFs, a maioria dos casos tem se originado do distrito.

De acordo com a recepcionista da unidade hospitalar, mais de 80% dos casos de pessoas com sintomas do surto (febre, dor de cabeça e no corpo, inchaço nas articulações, dificuldade de movimentação, enjoo, vômito, manchas vermelhas) são originados de Pão de Açúcar.

O município está registrando uma média de 80 a 120 atendimentos diários, contando-se também casos de atendimentos vindos de outras localidades como Santa Cruz do Capibaribe, Vertentes entre outros.

“Nós temos duplicado ou mais a quantidade de atendimentos que foram realizados nesses casos. As pessoas, na sua grande maioria, têm sido atendidas” – disse o secretário de Saúde Ronaldo Veiga.


Visitamos também as duas policlínicas da localidade e foi relatado pelas enfermeiras-chefe das USFs que a demanda de pessoas doentes fez os atendimentos mais que dobrarem nas unidades em um período de 15 dias.
.
Surto em Pão de Açucar começou a ser registrado há 15 dias segundo responsáveis por PSFs
Surto em Pão de Açúcar começou a ser registrado há 15 dias segundo responsáveis por PSFs
Um fator lembrado pelo secretário é a proximidade com o Rio Capibaribe que, segundo ele, contribuiu com o surto, mas que a principal causa é a falta de combate aos focos dentro das residências.

A causa também foi lembrada nas outras cidades já que, segundo estudos do Ministério da Saúde, mais de 80% dos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti estão em ambiente domiciliar.

Falta do larvicida contribuiu com a elevação do surto, diz secretário


De acordo com o secretário, outro problema alertado é a falta do larvicida fornecido pelo Governo Federal, o produto é utilizado, especialmente, para matar as larvas dos mosquitos Aedes aegypti, principal vetor na transmissão do surto.

Segundo Ronaldo, o produto tem faltado há quase três meses e enfatizou que medidas também já estão em andamento no distrito na tentativa de diminuir o surto, mesmo sem o larvicida.

“Temos tomado algumas medidas como a realização da Blitz Ambiental, palestras, ido as rádios para levar orientação, realizamos visitas itinerantes as casas das pessoas com a equipe da Secretaria de Saúde combatendo a dengue e dando informações. Nessas áreas ais críticas, estamos realizando o fumacê. Vamos continuar com esse trabalho nas próximas semanas até diminuir esses casos” – disse.


Falta de medicamentos estão acontecendo esporadicamente no Hospital Geral

.
Hospital teve que ser reabastecido por duas vezes com materiais e medicamentos devido a demanda de pacientes
Hospital teve que ser reabastecido por duas vezes com materiais e medicamentos devido a demanda inesperada de pacientes

Outra informação que foi apurada é que no Hospital Geral Severino Pereira da Silva está enfrentando a falta de medicamentos que, segundo Ronaldo Veiga, se dá devido ao aumento de pacientes.

A informação foi repassada pelo médico da unidade, Dr. Genésio de Oliveira, que chegou a cogitar o fechamento do local em virtude da falta de medicamentos para serem administrados aos pacientes.

“Liguei várias vezes para o prefeito Evilásio (PSB) e ele não me atendeu. Liguei para o promotor Dr. Iron Miranda e também liguei para o secretário de saúde. Cheguei a cogitar fechar a unidade por falta de medicamentos nesta quinta-feira quando comecei o plantão. Ainda bem que os medicamentos chegaram pela manhã” – disse o médico.


Nossa equipe chegou a flagrar a chegada de mais medicamentos e materiais como cateteres e seringas ao hospital, como forma de reabastecer a unidade de saúde.

Casos de doentes nos distritos de Gravatá de Ibiapina e Vila do Socorro começam a ser registrados

.
USF de Gravatá de Ibiapina registrou dois casos de pessoas com sintomas do surto
O surto de virose também começa a chegar na zona rural, mais precisamente nos distritos de Gravatá de Ibiapina e Vila do Socorro.

Em Gravatá de Ibiapina, dois casos foram notificados, sendo eles uma adolescente de 17 anos e uma criança de 3 meses. Ambas já não sentem mais os sintomas da virose segundo Ana Paula, enfermeira chefe da USF.

Já em Vila do Socorro, 20 pessoas já chegaram a procurar a unidade na quarta e quinta-feira,mas não foram atendidas pelo médico da unidade.

De acordo com a técnica de enfermagem do local, Anny Frota, na quarta-feira o médico estava em uma capacitação  na cidade de Caruaru sobre como atuar com os doentes e na quinta-feira estava prestando atendimentos nas comunidades de Mateus Vieira, Sítio Oitís e Sítio Tatus.

O relato de uma dona de casa com oito doentes na mesma família


Dona de casa relatou drama com o surto ao radialista Agnaldo Silva
Dona de casa relatou drama com o surto ao radialista Agnaldo Silva
Nossa equipe conversou com uma dona de casa que reside no distrito de Pão de Açúcar, local de onde mais acontece casos de vítimas com o surto.

De acordo com a senhora Maria Luciene Bezerra, boa parte da sua família já foi atingida pelo surto.

“Oito pessoas de minha família estão doentes, incluindo eus filhos, meu pai, meu irmão meu neto e meu pai, que até internado foi. Eu entrei aqui de cadeira de rodas, meu filho mais velho… Todos estamos assim, estou andando dura. Todo mundo caiu de domingo a tarde e as dores só aumentam. Sou forte, impulsiva e teimosa. Vim mostrar exames que já fiz e desejo melhoras para mim e para todos que estão com essa virose – disse.


Diretoria do Hospital Geral de Taquaritinga ironiza equipe de reportagem


Um fato que chamou a atenção foi que a diretora do Hospital Geral Severino Pereira da Silva não quis falar com a nossa equipe de reportagem.

Nossa equipe se dirigiu a unidade hospitalar por três vezes. Na primeira delas, realizada ainda na última segunda-feira (09), ela não se encontrava na unidade.

Já na quinta-feira (12), fomos mais uma vez a unidade e a mesma estava em horário de almoço, período que foi respeitado pela equipe.

Com o retorno da equipe, mesmo autorizada pelo secretário de saúde local a responder questionamentos, a mesma não quis se pronunciar sobre o local que gere e ficou “jogando” para a recepcionista a responsabilidade de passar dados relativos a quantidade de atendimentos prestados, sem que a mesma pudesse ter acesso.

Diante do episódio, entramos em contato com o secretário no mesmo instante e o informamos que aguardávamos na unidade de saúde e que o mesmo ligaria para a diretora. Pouco tempo depois, a mesma chegou de forma ríspida e ironizando a equipe de reportagem, depois de mais de 20 minutos de espera. A equipe então se retirou do local.

Em Santa Cruz ao lado do DETRAN


Porque isso não acontece em santa Cruz? PROMOTOR ALEXANDRE BEZERRA DETERMINA QUE AGÊNCIAS BANCÁRIAS DE GARANHUNS CUMPRAM A LEI


Representante do Ministério Público e titular da 1ª Promotoria da Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, o promotor Alexandre Bezerra ingressou com uma Ação Civil Pública na Vara Cível da Comarca local, para que as principais instituições bancárias da cidade cumpram as leis no atendimento aos clientes.

Na Ação do Dr. Alexandre Bezerra são citadas as agências locais do Bradesco, Banco do Nordeste, Itaú, Santander e Banco do Brasil.

A reclamação ao Ministério Público foi feita inicialmente por um cidadão garanhuense que ficou horas na fila de uma dessas instituições bancárias e ao chegar no caixa ainda foi mal atendido pelo funcionária (a).

A partir desta primeira denúncia a Promotoria checou o atendimento nas agências bancárias de Garanhuns, concluindo que todas andam descumprindo a Lei Municipal que determina o tempo máximo de 30 minutos por pessoa nos dias normais ou 45 minutos em véspera ou pós feriado.

Comprovaram-se outras reclamações dos clientes dos bancos, como a falta de dinheiro nos terminais eletrônicos de atendimento, notadamente nos finais de semana.

Por conta dessas situações, o representante do Ministério Público intimou os gerentes das agências bancárias a prestar esclarecimentos em Audiência Ministerial.

Neste encontro foi abordada ainda a questão da ausência de atendimento adequado em caráter prioritário para idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais.

Diante dos fatos comprovados, o promotor deu um prazo de 90 dias para que os agentes apresentassem um plano de ação objetivo para melhorar os serviços prestados à população.

Apenas o Bradesco levou o projeto no prazo estipulado e as outras instituições após prorrogação do prazo em mais cinco dias, à exceção do Santander, que até o momento não apresentou plano nenhum.

Diante da situação, Dr. Alexandre Bezerra solicitou que as agências bancárias coloquem à disposição dos usuários pessoal suficiente e necessário no setor de caixas para que o atendimento seja feito no prazo máximo de 30 minutos em dias normais.

As instituições devem ainda afixar cartazes na entrada das agências, com a escala de trabalho do setor de caixas. Além disso, devem fornecer aos usuários uma senha numérica de atendimento, com registro eletrônico da entrada e saída do estabelecimento, certificando o tempo de espera de cada cliente, com nome da agência e das instituições.

A promotoria ainda propõe que as agências bancárias afixem em local de fácil visualização cartazes esclarecendo o público que “o atendimento se dará no máximo em 30 minutos em dias normais e 45 minutos em véspera ou após feriados”.

Procon Municipal será comunicado oficialmente dessas determinações, para que informe ao Juiz de qualquer violação das orientações do MP.

Caso as normas sejam descumpridas os infratores receberão pesadas multas determinadas pelo Ministério Público e pela Justiça.

NOTA DO BLOG – Nós aplaudimos a Ação proposta por Dr. Alexandre Bezerra. Todos sabem que esses bancos costumam causar sofrimentos e humilhar os usuários. A agência do Banco do Brasil da Avenida Rui Barbosa, por exemplo, normalmente deixa os terminais eletrônicos sem dinheiro nos finais de semana. Já virou rotina o correntista procurar a instituição e dá a viagem perdida, pois os caixas eletrônicos (que vivem dando defeito em qualquer dia) estão lá sem serventia nenhuma.

Outro fato lamentável comprovado pelo editor deste blog esta semana foi na agência do Bradesco da Avenida Santo Antônio. Na entrada, na parte dos terminais de autoatendimento, não havia caixas com prioridade para idosos, mulheres grávidas ou pessoas com deficiência. Para piorar, o espaço não tem um único assento, banco ou cadeira. E mais de uma dezena de pessoas, cansadas devido a demora, pois havia filas, estavam sentadas numa elevação do piso com aspecto de calçada. Na verdade estavam no chão, numa situação verdadeiramente deprimente e humilhante.

Os Bancos são muito bons em duas coisas: sabem “fabricar” dinheiro e tratar com desprezo as pessoas como nenhuma outra instituição.


Por isso que aplaudimos a atitude de Alexandre Bezerra.

Santa Cruz tem


O HORROR TOMA CONTA DE PARIS


A angústia dentro do estádio de futebol francês
Nas imediações da casa de shows Bataclan

A França reviveu o clima de horrores da 2ª guerra mundial, nesta sexta-feira, dia 13, quando terroristas atacaram vários pontos de Paris causando a morte de pelo menos 120 pessoas, segundo informação das autoridades. Este número pode ser maior e inclui os agressores, sete deles tendo cometido suicídio usando bombas que causaram grandes estragos, além da perda das vidas humanas.

Os terroristas atacaram locais como a Praça da República, usado regularmente em manifestações da capital francesa e um restaurante próximo ao estádio onde jogavam as seleções da França e Alemanha também foi alvo de um homem bomba.

As explosões foram ouvidas pelos jogadores, torcedores e autoridades que ficaram apavorados e sem saber o que fazer no primeiro momento.

O presidente francês, François Hollande, que assistia a partida da Alemanha contra o seu país, foi retirado às pressas do estádio, logo após as primeiras explosões.

O esvaziamento total do estádio só aconteceu por volta das duas horas da manhã, com os torcedores agrupados no gramado, demonstrando muito medo. Essas imagens foram mostradas para o mundo inteiro pela televisão.

Na casa de shows Bataclan, com capacidade para 1.500 pessoas, aconteceu o pior dos atentados. Homens com fuzis e metralhadoras invadiram o espaço e já entraram atirando no público, que prestigiava uma apresentação de um famoso grupo musical.

As estimativas até o momento é que no Bataclan podem ter morrido até 100 pessoas.

A França está em estado de alerta, as fronteiras do país foram fechadas e Paris teve o reforço policial reforçado por 1.500 homens importados de cidades do interior.

Os acontecimentos em Paris repercutiram imediatamente no mundo inteiro. Nos Estados Unidos foram tomadas medidas de alerta, o mesmo acontecendo em outros países, principalmente os que fazem fronteira com a França, como é o caso da Bélgica.

Para o presidente francês, François Hollande os atentados terroristas se constituíram num “ato bárbaro”.

Líderes mundiais, como presidente norte-americano, Barack Obama, e o primeiro-ministro da Inglaterra, David Cameron, prestaram solidariedade e ofereceram ajuda à França.

No Brasil a TV Globo e a Globo News interromperam a programação normal para noticiar os acontecimentos na Europa. O narrador Galvão Bueno cedeu parte do horário do intervalo do jogo Argentina x Brasil para que mais informações pudessem ser dadas a respeito do ataque terrorista.


Hoje pela manhã o Portal UOL informa que o Estado Islâmico assumiu a autoria dos ataques que mataram mais de uma centena de pessoas. Números recentes do jornal El Pais contabilizam 127 mortos e 200 feridos.

Eis a Nota distribuída e assinada pelo Estado Islâmico:

"Oito irmãos carregando coletes suicidas e armas automáticas alvejaram áreas no coração da capital francesa que foram especificadamente escolhidas antes: o Stade de France durante uma partida contra a Alemanha na qual o imbecil François Hollande estaria presente; o Bataclan, onde centenas de idólatras estariam juntos numa festa da perversidade; além de outros alvos no 10º,  no 11º e no 18º arrondissements", diz a nota.
"A França e todos aqueles que seguem seu caminho devem saber que permanecem o principal alvo do Estado Islâmico."
"Alá (...) lançou o terror contra seu coração", diz o grupo, que chama Paris de "a capital da abominação e da perversão"."Paris tremeu sob seus pés [dos terroristas]."
A nota termina com um alerta de que "este não é nada mais do que o começo de uma tempestade e uma advertência para aqueles que queiram meditar e tirar suas conclusões".

Alberes Xavier na Rádio Vale a partir do dia 30 de Novembro


O Comunicador Alberes Xavier ampliará substancialmente a sua audiência com o Cidade em Foco, pois a partir do dia 30 de novembro a Tradicional Rádio Vale passará a fazer parte do pool de emissoras que retransmitem seu programa.

A Rádio Vale está completando 30 anos e tem um alcance considerável, fazendo com que o Cidade em Foco torne-se líder no horário em toda região.

O Cidade em Foco vai ao ar de segunda a quinta a partir das 11 h e na sexta-feira a partir das 10 h. (Por Jairo Gomes)

TAQUARITINGA : ELEMENTO É MORTO AO TENTAR ASSALTAR POLICIAL MILITAR DE FOLGA

A Ocorrência aconteceu no Distrito de Pão de Açúcar

Um  Soldado que estava de folga , vinha conduzindo  seu veículo quando percebeu que estava sendo seguido por de dois elementos em uma moto  de cor vermelha e placa KGT-3936 da cidade de Toritama. Quando o policial estacionou em frente a sua casa, os criminosos anunciaram o assalto, porém o Policial já desceu efetuando vários disparos de Pistola  que atingiram um dos assaltantes com sete tiros, sendo três nos peitos, um na cabeça, dois no abdômen e dois nas costas.

Fotos: Fernando Lagosta

Josielson Antônio da Silva, vulgo “Elsinho”, de 23 anos de idade, residente em Toritama não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu no local. O elemento já havia morado em Pão de Açúcar a algum tempo e atualmente estava morando em Toritama, Já o comparsa ainda não identificado, conseguiu fugir a pé, provavelmente baleado.
No local foi encontrada uma Pistola cal 380 com dois carregadores. A Polícia Militar fez o isolamento da área do crime até a chegada da Polícia Civil que realizou o levantamento cadavérico e encaminhou o corpo para o IML da cidade de Caruaru.



Passou dos limites – Prefeito de Taquaritinga no Norte chama Jânio Arruda de ‘pedófilo’


Que a política de Taquaritinga do Norte é uma das mais quentes e acirradas da região, não é novidade para ninguém, porém, o clima tem esquentado além da conta e as declarações através das emissoras de rádio têm ultrapassado a barreira do aceitável e do bom senso.  

Faltando ainda cerca de dez meses para a próxima eleição municipal, os principais nomes da cena política local têm promovido um verdadeiro show de acusações e xingamentos, que não contribuem em nada com o debate político/social da Dália da Serra.

No último sábado, no programa ‘Taquaritinga em Destaque’, que vai ao ar na Farol FM, o prefeito Evilásio Araújo voltou a bater pesado em seus adversários e como de costume, o alvo preferencial foi o vereador Jânio Arruda, que já foi prefeito do município e que pretende disputar o palácio municipal, mais uma vez, em 2016.

Segundo Evilásio, Jânio é um ‘pedófilo’, isso mesmo, um ‘pedófilo’. O prefeito tentou justificar ou mesmo remendar o xingamento e disse que pedofilia não é apenas a violência sexual contra uma criança ou adolescente e sim toda e qualquer ação que prejudique uma criança. “Mentir, enganar, deixar crianças sem apoio, nem condições dignas de vida também é pedofilia”, falou ele.

No entanto, ao contrário do que falou Evilásio, a palavra pedofilia está ligada unicamente a ‘perversão que leva um indivíduo adulto a se sentir sexualmente atraído por crianças. Prática efetiva de atos sexuais com crianças, por exemplo, estimulação genital, carícias sensuais, coito etc’.  

Ou seja, Evilásio extrapolou sim, toda e qualquer barreira do bom senso.

Taquaritinga do Norte : Voar agora é definitivo



Considerando os fatos relatados e discutidos nos últimos dias, relativos ao Encontro de Voadoresque acontecerá nos dias 28 e 29 de novembro, na Rampa do Pepê Taquaritinga do Norte – esclarecemos que o citado encontro conta com a iniciativa dos voadores em parceria com o sócio participativo do Bar e Restaurante Dália da Serra, localizado na Serra da Taquara e a Prefeitura de Taquaritinga do Norte, que disponibilizará a infraestrutura necessária para a realização do evento.

Com o propósito de oferecer melhorias de infraestrutura turística e conscientes de viabilizar o melhor para todos os voadores e munícipes, o governo municipal está concluindo a primeira etapa da pavimentação da via de acesso à Rampa do Pepê, que será entregue a população no dia do evento.



Rampa do Pepê de plataforma erguida para receber você.


Fonte: Secretaria de Turismo, Esportes e Desenvolvimento Econômico

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Santa Cruz do Capibaribe reforça combate ao Aedes aegypti


Na manhã desta segunda feira (09), o secretário de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Breno Feitoza, participou de uma série de entrevistas junto com o coordenador de Vigilância Epidemiológica da IV GERES (Gerência Regional de Saúde) do estado de Pernambuco, Efraim Naftali. Na oportunidade eles anunciaram reforço às ações para combater o mosquito Aedes aegypti no município, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. 

Entre os trabalhos já iniciados está a chegada de um carro fumacê do Governo do Estado para atuar junto ao serviço do município na aplicação de inseticida nos bairros que apresentam maiores índices de infestação do mosquito, de acordo com levantamento prévio da Vigilância Ambiental. 

Segundo Efraim, o fumacê esteve na cidade de Jataúba e depois de Santa Cruz do Capibaribe seguirá para os distritos de Pão de Açúcar e São Domingos, além de Toritama e cidades vizinhas, uma vez que toda a região apresenta as mesmas condições. "É um problema do estado inteiro, já se confirmaram mais de 40 mil casos de Dengue. Estamos trabalhando junto com a Secretaria de Saúde de Santa Cruz, que atende casos locais e das cidades vizinhas. O município vem se destacando nesse combate, fazendo as coletas de sangue e nos enviando, o trabalho está sendo louvável, porém a população tem que fazer a parte dela com os cuidados dentro de casa", declarou.  

O secretário Breno Feitoza falou das ações que a Secretaria de Saúde desenvolve e também destacou a importância da população no combate ao mosquito. “Todos estamos vulneráveis ao Aedes aegypti, por isso estamos em situação de alerta total. Nossos agentes estão verificando as residências e orientando os moradores a fazerem sua parte, desde 2013 realizamos limpeza no Rio Capibaribe junto com outras secretarias, implantamos o Zapdengue, fazemos campanhas constantes como a Dengue Zero e agora vamos iniciar um mutirão com as secretarias de Serviços Públicos e Educação, além do fumacê do estado que vai ficar aqui o tempo necessário", pontuou o secretário.  
Zapdengue – canal pelo qual a população pode informar à Secretaria de Saúde possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, enviando fotos e vídeos com o endereço da localidade para que o departamento de vigilância possa verificar. 

O contato é (81) 99914-2764.

POPULAÇÃO DE PÃO DE AÇÚCAR, SEM ESPERANÇA DE VER A CONCLUSÃO DA CRECHE


Como pode se ver, depois de  ter sido pauta de  denúncia feita pelo Radialista Alberes Xavier, obras da creche no distrito de Pão de Açúcar ainda não têm prazo para conclusão, e a população não têm mais esperança de vê-la concluída.

O serviço,trata se de uma obra pactuada entre o Município e o FNDE conforme Termo/Convênio nº 1640/2011, orçada em R$ 1.324.568,18 de recursos do FNDE, e R$ 149.063,77 recursos próprios – totalizando R$ 1.473.631,95.

A empresa contratada para executar a obra foi a T & S ENGENHARIA LTDA-ME, para  quem  o município  pagou o valor licitado antecipado, antes que o serviço fosse terminado.

Na época da denúncia, em nota, a prefeitura alegou que teria reincidido o contrato com a empresa.

Restou ao município fazer nova licitação, que foi ganho pela  ARRAIAL CONSTRUÇÕES DE EDIFÍCIOS LTDA–ME CNPJ: 181296580001-63, conforme homologação constante do Processo Licitatório Nº 004/2015, Tomada de Preços Nº 001/2015, no valor de R$ 607.898,14, para concluir a obra, que terá um custo final de quase dois milhões de reais (R$. 1.882.066,10)

Registra-se contudo, que a obra está sendo executada a passos lentos, conforme se pode constatar no local, o prazo final para entrega dificilmente será cumprido, na nota da época, a prefeitura alega que não existia nenhuma denúncia de irregularidades, e que ninguém ou nenhum orgão público de fiscalização se manifestara.

Um tempo após as denúncias, o vice prefeito que está rompido com o prefeito Evilásio Araújo, chegou a visitar a obra com o deputado federal Ricardo Teobaldo, e também com o senador Humberto Costa, até se falou em visita a Brasília, o presidente da câmara municipal criou uma comissão de Obra e Urbanismo, que também esteve no local,  porém até agora nenhuma medida foi tomada, e não se têm  informação de qualquer ação por parte de quem quer que seja.

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe lança Plano de Ação de Defesa Social



Focado na melhoria das condições na área de segurança pública, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), anunciou na manhã desta quarta-feira (11), o Plano de Ação de Defesa Social do município. Na ocasião foi apresentando o novo secretário de Defesa Social, Major Sena e o secretário executivo, sargento Junior.

Entre as medidas adotadas estão o desmembramento das secretarias de Defesa Social e Mobilidade Urbana, a criação do Gabinete de Gestão Integrada do município (GGI-M), a contratação de mais 30 homens para a Guarda Civil e de 10 novos Agentes de Trânsito, o reforço da Rocam nas guardas da Romut do Moda Center e Calçadão Miguel Arraes de Alencar, a instalação de mais seis câmeras na Central de Monitoramento e a ampliação dos trabalhos desenvolvidos pelos conselhos municipais de Paz e Antidrogas.

Para o prefeito Edson Vieira, o governo deve caminhar ao lado do povo e atento às suas necessidades. “Somos um governo de não tem medo de tomar atitudes e estamos mostrando o quanto somos sintonizados com os anseios da população. Embora a segurança pública não seja uma atribuição da esfera municipal, nós estamos em todo momento buscando formas de melhorar este serviço. Aproveito a oportunidade para agradecer ao Fábio Aragão e ao Coronel Donizete Rodrigues pelo trabalho desenvolvido na pasta. Assim como, ao Estado pela liberação do Major Sena,” pontuou o prefeito. Com a separação das secretárias, Fábio Aragão se dedicara exclusivamente a secretária de Mobilidade Urbana.

Com mais de 12 anos de atuação do município, o Major Sena assume a secretária de Defesa Social com a missão de integrar os três poderes e a sociedade civil organizada na prevenção, controle e repreensão da criminalidade. “O homem sozinho jamais conseguirá realizar qualquer mudança. Mas quando ele está acompanhado de pessoas que visam os mesmos objetivos, ele promove inúmeras mudanças. Então, convoco a todos os munícipes, a nos ajudar nessa árdua tarefa de devolver o sentimento de tranquilidade e de paz para nossa terra”, ressaltou o secretário e Major Sena.

De acordo com o Decreto N° 053/2015, o Gabinete de Gestão Integrada do município, será constituído por representantes de entidades de várias esferas. Ainda segundo o decreto, a criação do GGI-M, obedece as orientações do Programa Nacional de Segurança Pública – PRONASCI. "Vou estar ao lado da Guarda Municipal, trabalhando para que as determinações do secretário Major Sena e do Gabinete de Gestão Integrada alcancem os seus objetivos", declarou o secretário executivo de Defesa Social, sargento Júnior (mais conhecido como Junior da ROCAM). 

Além de vereadores e secretários do governo, participaram da coletiva o promotor de Justiça Criminal, Iron Miranda, o delegado regional, Dr. Júlio Porto, o Comandante do 24° Batalhão, coronel Reinaldo Mesquita, o Comissário de Polícia, Cláudio Mesquita, o presidente da Câmara de Vereadores, Afrânio Marques, o presidente da ASCONT, Paulo Nascimento e os supervisores de segurança do Moda Center, Gilson de Lima e Luciano Narcíseo.