Sempre tratando de assuntos do cotidiano e que afetam, de alguma forma, as políticas públicas da cidade, o programa Taquaritinga em Debate segue ganhando cada vez mais espaço e audiência entre os norte-taquaritinguenses. Nesta quarta-feira, 27, foi ao ar mais uma edição do programa, que teve como convidados o ex-secretário de agricultura de Taquaritinga Zeca Coelho e o atual gerente geral da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Caruaru, Hélder Holanda. Com nomes de peso para a discussão, a agricultura, pecuária e o meio ambiente da Capital do Café formaram a pauta.
Secretário de Agricultura de Taquaritinga do Norte por vários anos, Zeca enumerou as parcerias que conseguiu à frente da pasta; através do IPA, ADAGRO, Codevasf e demais órgãos, que permitiram a cidade ter um salto nas ações voltadas ao homem do campo, permitindo um maior desenvolvimento na produção rural, principalmente de Café, com a cidade sendo a principal produtora do produto no estado de Pernambuco. Zeca, no entanto, também elencou problemas vividos na secretaria, principalmente no departamento de Meio Ambiente, que, segundo ele, deveria ser uma pasta à parte, devido a sua importância.
Com a vasta experiência do seu currículo e com o dia a dia na Secretaria de Desenvolvimento Rural de Caruaru, Hélder contribuiu para o debate com exemplos práticos e parcerias que visam facilitar a vida e a produção do pequeno e médio agricultor. Hélder, inclusive, deu sugestões e ideias aos futuros governos de Taquaritinga do Norte conforme situações vivenciadas por ele na pasta. Em uma delas, por exemplo, ele propõe a criação de um Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, com prazo de 10 anos, para evitar que a cada mudança na pasta, principalmente de secretários e de equipe, um novo projeto seja iniciado, descartando o trabalho anterior que já vinha sendo implantado há anos.
O debate rico em ideias, em experiências e sugestões para o melhor de Taquaritinga do Norte só corrobora com a visão principal do Programa Taquaritinga em Debate, que é a busca por melhorias e mais desenvolvimento para a Capital do Café.