As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Com a presença de Zeca Coelho e Hélder Holanda, agricultura e meio ambiente de Taquaritinga do Norte foram a pauta de mais um Taquaritinga em Debate


Sempre tratando de assuntos do cotidiano e que afetam, de alguma forma, as políticas públicas da cidade, o programa Taquaritinga em Debate segue ganhando cada vez mais espaço e audiência entre os norte-taquaritinguenses. Nesta quarta-feira, 27, foi ao ar mais uma edição do programa, que teve como convidados o ex-secretário de agricultura de Taquaritinga Zeca Coelho e o atual gerente geral da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Caruaru, Hélder Holanda. Com nomes de peso para a discussão, a agricultura, pecuária e o meio ambiente da Capital do Café formaram a pauta.

Secretário de Agricultura de Taquaritinga do Norte por vários anos, Zeca enumerou as parcerias que conseguiu à frente da pasta; através do IPA, ADAGRO, Codevasf e demais órgãos, que permitiram a cidade ter um salto nas ações voltadas ao homem do campo, permitindo um maior desenvolvimento na produção rural, principalmente de Café, com a cidade sendo a principal produtora do produto no estado de Pernambuco. Zeca, no entanto, também elencou problemas vividos na secretaria, principalmente no departamento de Meio Ambiente, que, segundo ele, deveria ser uma pasta à parte, devido a sua importância.

Com a vasta experiência do seu currículo e com o dia a dia na Secretaria de Desenvolvimento Rural de Caruaru, Hélder contribuiu para o debate com exemplos práticos e parcerias que visam facilitar a vida e a produção do pequeno e médio agricultor. Hélder, inclusive, deu sugestões e ideias aos futuros governos de Taquaritinga do Norte conforme situações vivenciadas por ele na pasta. Em uma delas, por exemplo, ele propõe a criação de um Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, com prazo de 10 anos, para evitar que a cada mudança na pasta, principalmente de secretários e de equipe, um novo projeto seja iniciado, descartando o trabalho anterior que já vinha sendo implantado há anos.

O debate rico em ideias, em experiências e sugestões para o melhor de Taquaritinga do Norte só corrobora com a visão principal do Programa Taquaritinga em Debate, que é a busca por melhorias e mais desenvolvimento para a Capital do Café.

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Mainha Raquel foi madrasta com Santa Cruz e com o prefeito Fábio

   


    A governadora Raquel Lyra esteve recentemente em Santa Cruz do Capibaribe para cumprir mais uma etapa do programa “Ouvir para Mudar”, no qual colhe sugestões de políticas públicas de populares e autoridades políticas com o objetivo de elaborar o Plano Plurianual 2024-2027. Além disso, havia uma expectativa, alimentada principalmente pelo prefeito Fábio, de que algum anúncio de obras fosse feito durante essa visita à cidade. O brilho do olhar e a torcida  do coração indicavam algo como um hospital ou uma das maternidades prometidas pela então candidata na campanha eleitoral. Quem sabe até uma providência para a absurda situação da PE 160, no trecho que vai para Jataúba. Mas a governadora frustrou a expectativa do prefeito e da população. Possivelmente considerou o volume dos investimentos e a viabilidade geográfica deles. Santa Cruz é a capital do pólo de confecções, mas a proximidade com Caruaru e o limite com o estado da Paraíba são fatores que trabalham contra a cidade. Resta então o peso político do gestor e de outros grupos políticos da cidade para conquistar tais investimentos. 

        Se não prestigiou a cidade e o prefeito com um investimento exponencial para a campanha do gestor à reeleição, pelo menos dispensou-lhe uma natural atenção política, o que deve ter gerado ciúmes no universo Carneirinho, o primeiro grupo político da cidade a apoiar a então candidata, quando poucos acreditavam em sua vitória. Basta ver a reação da vereadora Nega com a desatenção da governadora para com o principal nome do grupo, o empresário Alan Carneiro. Lembrando que Raquel desembarcou na cidade tendo a companhia do prefeito no carro que a transportava. Evidente que uma autoridade executiva terá mais atenção, até pela posição institucional que ocupa, mas a passionalidade política não digere isso muito bem, então, ficou explícito  o papel de papagaio de pirata dos expoentes verdes para serem enquadrados nos cliks que captaram a sorridente governadora. Uma disputa feroz para ver quem é a primeira via no coração a filha de João Lyra. A preço de hoje e do momento da visita e, considerando a habilidade política dos verdes, é evidente que a atenção institucional de Raquel a Fábio se repetirá na disputa política de 2024. Exceto se o prefeito, depois de garantir algum recurso futuro, se bandear para os braços de João Campos, via articulação do deputado Diogo Morais.

        Ainda não é dessa vez que o prefeito Fábio materializará sua grande pretensão eleitoral, uma obra para chamar de sua, como o hospital. Não conseguiu sensibilizar a governadora, ou não teve peso político para isso, fechou as portas da Câmara Municipal, ao adotar, desde o início, uma postura de provocação e confronto com os legisladores, sem diálogo e sem transparência. Para completar, depois de engordar a bancada de situação pescando vereadores oposicionistas com a “isca” do espaço na máquina municipal, o prefeito corre o risco de ver a oposição atingir o quórum  qualificado no legislativo municipal, pois perdeu o apoio do vereador Vando da Sertec e agora se vê na iminência de perder outro precioso voto, o do vereador Carlinhos da Cohab. Não que ele queira “desertar”, mas por esforço dos próprios auxiliares do prefeito, que não escondem o expediente de submeter Carlinhos a uma situação humilhante. Para quem precisa vencer a partida, chama a atenção os chutes  contra o próprio gol. Ou o prefeito abandonou a idéia do hospital, ao ver que não arrancaria dos vereadores um cheque em branco para endividar o município, e partiu para distribuir os espaços administrativos aos seus mais graúdos e privilegiados colaboradores, garantindo-lhes boas chances de se elegerem vereadores, tirando da jogada nomes como Vando e Carlinhos? Esperemos o curso do rio. Por enquanto, Raquel é bem vinda e conveniente, mesmo não anunciando o que o prefeito tanto desejava.


Gisonaldo Grangeiro, "cearense" de Pernambuco, agrestino do Polo, professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceará e da Rede Municipal de Educação de Fortaleza. 

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

DEPUTADO MINEIRO PREVÊ INDICIAMENTO E PRISÃO DE BOLSONARO

 


Um dos condenados pela tentativa de explodir um caminhão-tanque no aeroporto de Brasília, na véspera do Natal de 2022, o blogueiro Wellington Macedo é mais um bolsonarista que se acovardou e ficou calado diante da CPMI do Golpe, nesta última quinta-feira (21). 

Esse comportamento, no entanto, não impediu que os membros da CPMI recriassem, a partir das ações do blogueiro, preso na semana passada após ficar oito meses foragido no Paraguai, todo o processo golpista que desembocou no 8 de Janeiro. 

Como mostrou a relatora da comissão, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), Macedo participou da disseminação de fake news e discursos de ódio contra a esquerda e as instituições democráticas até a arrecadação de recursos via PIX. 

E esteve em quatro eventos golpistas que antecederam o 8 de janeiro: uma tentativa de invadir o hotel em Brasília onde Lula estava hospedado durante a transição (em 5 de dezembro); a tentativa de paralisar o aeroporto de Brasília (8 de dezembro); a tentativa de invasão da sede da Polícia Federal (12 de dezembro) e, por fim, o atentado a bomba frustrado.

PRISÃO

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) ressaltou que as provas colhidas contra Macedo mais o conteúdo da delação do tentente-coronel Mauro Cid deixam Jair Bolsonaro cada vez mais perto da prisão. “Para mim, o indiciamento de Bolsonaro são favas contadas. E o senhor vai ajudar a colocá-lo na cadeia”, previu o parlamentar.

Para sustentar sua afirmação, Correia exibiu um vídeo que Wellington Macedo postou nas redes sociais em 12 de dezembro, no qual contava estar acampado no Palácio da Alvorada com cerca 200 pessoas sob autorização de Bolsonaro. Na gravação o blogueiro convidava outros apoiadores do ex-capitão a ir até a residência oficial do presidente da República para ouvir as palavras de Bolsonaro.

Três dias antes, Bolsonaro havia falado em público para atiçar o sentimento golpista. “Nada está perdido. As Forças Armadas, eu tenho certeza, estão unidas. As Forças Armadas devem, assim como eu, lealdade ao nosso povo”, discursou na ocasião. Três dias mais tarde, horas depois do vídeo de Macedo, Brasília viveu uma noite de horror, com veículos incendiados nas ruas e uma tentativa de invasão da sede da Polícia Federal.

Com discussão sobre segurança pública, Alex Monteiro foi o convidado da quarta edição do Taquaritinga em Debate


Consolidando-se cada vez mais entre a população norte taquaritinguense, o Programa Taquaritinga em Debate segue discutindo assuntos do cotidiano e que impactam na cidade. Nesta quarta-feira, 13, o tema foi segurança pública e contou com a presença de Alex Monteiro, secretário de ordem social de Toritama. Além de Alex, o enfermeiro Emanuel Brito e o empresário Jobson da Internet também se fizeram presentes.

Apresentado pelo comunicador André Santiago, o programa desta quarta-feira (13) teve mais de uma hora e meia de duração, sendo o foco na segurança pública de Taquaritinga do Norte e todas as suas vertentes, com discussões do que anda dando certo, do que se deve mudar e do que se pode melhorar em todo o município nesse quesito.

A presença de Alex corroborou a ideia propositiva do debate, já que o atual secretário de ordem social de Toritama é especialista em ordem social e segurança cidadã e mestrando em criminalística. Além disso, Alex foi um dos “cabeças” à frente da idealização e criação da Destra — atual AMTTC —, em Caruaru. Na nossa região, também foi o primeiro diretor da CTTU, em Toritama, sendo nomeado, em 2020, como o secretário de ordem pública da Capital do Jeans.

A edição desta quarta-feira contou também com a participação especial do enfermeiro Emanuel Brito e também do empresário Jobson da Internet, que contribuíram com suas visões e ideias sobre a segurança pública da Capital do Café.

O programa desta quarta-feira, assim como os demais, está disponível integralmente na página oficial ‘Taquaritinga em Debate’, no YouTube. As novas edições vão ao ar toda semana, às quartas, pelo próprio YouTube, como também pelas rádios Farol FM, Filadélfia FM e Nova Geração FM.