As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sábado, 27 de agosto de 2011

Zeca deixa der ser liderança para ser um assalariado

O ex-prefeito de Taquaritinga do Norte José Pereira Coelho, até então a maior liderança política do grupo de situação, deixou de ser a grande liderança do grupo para ser um assalariado. 

Zeca foi perseguido durante a campanha de 2010 por não ter apoiado "Madrinha Ana" e ter ficado com Bruno Araújo do PSDB. Como grande liderança o ex-prefeito não deveria ter aceitado aquela situação, mas com medo de perder seu emprego de secretário na prefeitura preferiu calar. Outro fator que levou Zeca a aceitar quieto a perseguição foi o mandato da vereadora Rogéria sua esposa, que ele quer que seja renovado ano que vem. O problema é que o prefeito ainda não se conformou em acabar com a liderança de Zeca e quer que Rogéria não seja eleita para reinar sozinho no grupo de situação, e vem dando condições para Eraldo da Pedra Preta sair como candidato em um reduto eleitoral da vereadora. 

O que vai acontecer é que Eraldo vai tirar cerca de 200 votos da vereadora o que é o suficiente para que ele possivelmente não seja eleita, dessa forma Evilásio pretende acabar com os vestígios de liderança do seu "criador".

sexta-feira, 26 de agosto de 2011


Dr. Nanau não estaria repassando dinheiro do aluguel do hospital para herdeiros societários

Na foto, o vereador Nanau e
o deputado Zé Augusto.
O hospital Santa Isabel, de propriedade do Sr. Nanau vereador de Santa Cruz do capibaribe, foi alugado a prefeitura de Santa Cruz  por cerca de 35 mil reais mensais.

Na última sexta-feira, soubemos através de uma fonte que o contrato é em nome da esposa de Nanau, a Srª Maria Helena Aragão. Além do contrato, o parlamentar poderá futuramente enfrentar uma ação judiciária, da família do saudoso Pilula Aragão, tio já falecido do também vereador Fernando Aragão. 

Segundo informações de nossa fonte, o vereador não teria repassado um centavo para a família de Pilula. A filha dele, segundo essa fonte, a Drª Maria Luiza Aragão, herdeira societária, poderá ingressar na justiça, para pedir parte do aluguel dos mais de três anos que o hospital esta arrendado a prefeitura.  

Com a palavra o Sr. Nanau...  

Ex-prefeito Jânio deu entrevista na Polo FM de Santa Cruz





Na última quinta-feira (25), o ex-prefeito de Taquaritinga Jânio Arruda (DEM), concedeu uma entrevista na polo FM que tem como âncora o radialista Henrique Bruckman, e Marcondes Moreno.

Vários temas foram abordados, entre eles o turismo de Taquaritinga, que segundo o ex-prefeito, acabou depois que o grupo do prefeito Evilásio tomou o poder em 2000. Perguntado sobre como anda a política de Taquaritinga, o ex-prefeito afirmou que a fase é de organização dos partidos, e que ele (Jânio), teria recebido um convite de Sérgio Guerra para ingressar no PSDB.

Jânio também afirmou que quer fazer comparação dos 10 anos e meio do grupo de Zeca e Evilásio, com os 9 ano e meio das gestões dele. Segundo o ex-prefeito Jânio, o atual prefeito de Taquaritinga o Sr. Evilásio, mente para as pessoas, é fanfarrão e que ele é um sombra do ex-prefeito Zeca.  

Outro assunto foi a péssima festa das dálias que teve a sua pior edição de todas. Para Jânio faltou pulso ao prefeito e sua equipe para arrumar grandes atrações, " este ano teve alterações na programação faltando 24 horas para o início", afirmou Jânio Arruda. Foi nessa hora que Jânio Arruda falou que o prefeito faz festa para ele e para seus apaniguados. Sobre o voo-livre, segundo o ex-prefeito Jânio Arruda, depois que o grupo do prefeito tomou posse da prefeitura, não se viu voar mais um pardau da rampa do Pêpe. Também foi lembrado pelo ex-prefeito que os festejos juninos praticamente não existiu, e que o festa na Serra feito em sua gestão foi desfeito depois que o prefeito tomou posse.

Diogo: “Gestão de Toinho é fraca”


O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) não economizou críticas ao prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Antônio Figuêiroa (PTB), o Toinho do Pará, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, ontem. Se dizendo integrante do mesmo grupo do petebista, Diogo classificou a gestão do “aliado” como fraca. Também revelou que a discussão sobre 2012 já foi iniciada entre o grupo, destacando que o atual gestor pode não disputar a reeleição. 

“É possível, sim (Toinho não sair candidato). Inclusive, declarações dele em rádios na cidade dão indícios de que ele não vai se candidatar. Não vejo possibilidade em uma cidade tão politizada como Santa Cruz do Capibaribe, com 53 mil eleitores, ter uma terceira via”, destacou. De acordo com Diogo Moraes, a relação entre Toinho do Pará e o ex-prefeito e atual deputado federal, José Augusto Maia (PTB), não está boa.

“Não sei também quais foram os motivos que levaram essa relação a estremecer. O momento que o prefeito vive também não é muito bom. Ele não está com boa avaliação. Estamos no início de uma discussão de como é que vamos discutir 2012. Pode haver algumas mudanças“, sublinhou. Questionado, o parlamentar garantiu que não será candidato em 2012. Ressaltou que seu compromisso é ajudar no desenvolvimento do Polo de Confecções do Agreste. Sua atuação, pontua, será nas áreas de mobilidade, estrutura viária, capacitação da mão-de-obra e cui­dados com Saúde e Segurança.

EDSON

Afagado pelo deputado estadual Edson Vieira (PSDB), que participou da última Agenda 40, Diogo informou que sua relação com o tucano é boa. “Tiveram alguns companheiros do PSDB que apoiaram ele (Edson) para deputado. O PSB é aliado do PSDB em Toritama, Brejo da Madre Deus e até recentemente em Taquaritinga. Não é estranha essa relação; 99% dos prefeitos do PSDB pediram votos para Eduardo Campos (PSB)”, ressaltou.

Da Folha de Pernambuco
Fonte: Blog Sulanca News

Câmara Municipal vota favorável ao parecer do Tribunal de Contas


A pauta da 6ª Sessão Ordinária do Segundo Período de 2011 da Câmara Municipal, ocorrida ontem (25-08), tratou da votação das contas da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe exercício financeiro de 2006, gestão do ex-prefeito José Augusto Maia e do depoimento do advogado Klynger Dantas; por se tratar de uma sessão polêmica e primando pela garantia da ordem e do bom andamento da reunião, o Presidente da Casa, Francisco Ricardo, distribuiu dez senhas para cada vereador, para que os mesmos distribuíssem às pessoas que desejassem acompanhar a reunião plenária.

A sessão ordinária ocorreu em sua normalidade, tendo a votação das contas do ex-prefeito apresentando o placar de 5 votos a favor do parecer do Tribunal de Contas (Júnior Gomes, Dimas Dantas, Francisco Ricardo, Afrânio Marques e Zezin Buxin) e 4 votos contra o parecer do Tribunal de Contas (Deomedes Brito, Ernesto Maia, Fernando Aragão e Nanau Marques), por motivos de estar em viagem interestadual, o vereador  situacionista Galego de Mourinha se ausentou da reunião. Com esse resultado, a Câmara Municipal rejeitou as contas referentes ao exercício financeiro de 2006 do ex-prefeito José Augusto Maia.

Atendendo a convocação de comparecimento do vereador Dimas Dantas, o advogado Klynger Dantas, ex-procurador-geral do município da gestão de Antônio Figueirôa, utilizou a tribuna para prestar esclarecimentos a respeito das suas funções na Prefeitura Municipal, após sua fala, os vereadores Ernesto Maia e Dimas Dantas realizaram questionamentos ao advogado.   
Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores
Manoela Ramos – manoelaramos5@hotmail.com

Aberta novas turmas para curso de Pós Graduação em Taquaritinga do Norte


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Educação comunica a todos que estão abertas as inscrições para as novas turmas de Pós Graduação em Psicopedagogia Clínico-Institucional.

O curso é voltado para profissionais de nível superior, interessados no estudo da aprendizagem e dos obstáculos e dificuldades que se interpõem à sua consecução, para analise e intervenção institucional no processo ensino-aprendizagem e é ministrado pelo Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing (IBGM).

O público alvo são profissionais da Educação, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Sociologia Clínica, Fonoaudilogia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Professores, Medicina (pediatria, neurologia, psiquiatria, psicanálise e pessoas em geral com disposição a novas aprendizagens, bem como a estudiosos interessados pela temática e pesquisa em Psicopedagogia.

As aulas acontecerão quinzenalmente aos sábados em horário integral e terão início próximo dia 03 de setembro, na Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva – CAIC.
Maiores informações na Secretaria de Educação, localizada a Rua Agamenon Magalhães das 7h às 17h de segunda a sexta feira.

Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing

As contas de Zé Augusto do ano de 2006 foram reprovadas ontem na câmara



As famosas contas de Zé Augusto do ano que 2006 em que foram descobertos os escândalos da firma de cacimba de baixo. Foram ontem reprovadas no plenário da câmara por 5x4 e, mas uma vez francisquinho veio para fazer em poucos meses o que Fernando não teve coragem de fazer em dois anos acreditando que com isso seria o candidato a prefeito em 2012, coisa que Zé não quer.

FONTE: BLOG CABARÉ DA CORUJA

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Somos a única imprensa de Taquaritinga que conta com o apoio da:




EMPRESAS DE CREDIBILIDADE, SÓ INVESTEM EM QUEM TEM CREDIBILIDADE.
FAÇA COMO A ROTA DO MAR E A MAKITAL, ANUNCIE EM NOSSO BLOG

Curtas

Eu voltei agora pra ficar - Quem esta de volta ao seu grupo político é o vereador de Jataúba Luzimário (PSDB), que voltou para o grupo de Antônio de Roque, e poderá ser o candidato a vice pela situação.

Fernando deu pra trás - Segundo informações que tivemos da reunião da câmara de vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, o vereador Fernando Aragão disse que não iria mais para o grupo de oposição, e iria se filiar ao PTB e ficar ainda mais debaixo da asa de Zé e Armando. 

Entrevista - O ex-prefeito Jãnio Arruda concedeu uma entrevista na rádio polo FM de Santa Cruz do Capibaribe. Durante o programa, Jânio chamou o prefeito Evilásio de fanfarrão por diversos momentos. Nas próximas horas estaremos trazendo matéria completa sobre a entrevista do ex-prefeito.

Mudança histórica- Em alguns dias, poderemos ter uma reviravolta na política de Taquaritinga, um grande nome poderá trocar de lado político, agitando ainda mais a política da dália da serra.

Momento de fraqueza - Depois da "volta de Hélio de Gravatá" para o grupo do prefeito, acho que em alguns momentos o ser humano perde o bom senso. Um dia, Hélio, me confessou que jamais voltaria votar no prefeito, mais voltou atrás e esta na base novamente. Só peço a Hélio que da próxima vez que ele "inventar uma história dessas", não fale tão mal do prefeito como ele falou, da forma que ele expôs toda sua frustração por não ter arrumado um emprego, para depois não ter que comer no prato que cuspiu, que isso sirva para Chapolin também. Então pessoal, quando tiverem seus momentos de fraqueza, não esculhambem mais o prefeito não. Sejam coerentes. 


Wagner Gil, direto de Caruaru - O vereador Lula Tôrres, que até a semana passada presidia o diretório municipal do PR em Caruaru, demonstrou também seu descontentamento com a forma que tomou o processo de mudança na comissão provisória. 'Regularmente eu me encontro com vereador Val e discutimos vários assuntos da administração municipal. Acredito que ele deveria ter sido claro comigo no que se refere à mudança na comissão municipal provisória do PR. Val tem mantido contato com o deputado federal Inocêncio Oliveira e isso, para mim, representou uma falta de consideração de ambos. Como o deputado me procurou para assumir o partido aqui em Caruaru, poderia ter me comunicado possíveis alterações com antecedência, o que não aconteceu', disse Lula.(Magno Martins)

TÚNEL DO TEMPO

Deputado Edson Vieira em 1997, quando não estava em nenhum cargo político.
Na época Edson era proprietário da MONTE VIL CONFECÇÕES.
A foto foi tirada para uma matéria da extinta revista Performance Social .  
Se você tem uma foto antiga, e quer vê-la publicada em nosso Blog,
é só nos enviar para:
juniorjornalista25@hotmail.com

SEGURO É COISA SÉRIA, PEÇA UMA CONSULTORIA COM HUGO ARAGÃO


HUGO ARAGÃO CONSULTOR DE SEGUROS, tem um seguro completo, feito sob medida para as suas necessidades e que oferece soluções em caso de imprevistos, além de benefícios e serviços pensados para facilitar o seu dia-a-dia na manutenção do veículo. 

Mais do que garantir proteção ao seu patrimônio, oferecemos solidez e confiança, todas as vantagens que você sempre desejou estão em um único lugar. HUGO ARAGÃO, o seu consultor de seguros. 

O nosso seguro Empresarial oferece total segurança e tranquilidade. É a melhor solução para micros, pequenas e médias empresas. 

Desenvolvemos uma família de produtos de vida 

e acidentes pessoais, para garantir seu bem-estar e
das pessoas que você tanto ama.  
De forma fácil e sem complicações,  
garanta a sua tranqüilidade e toda a sua família
 e aproveite o que a vida tem de melhor 
nós cuidamos de todo o resto para você.

PSD de Santa Cruz forma-rá nesta semana a direção definitiva


Numa demonstração de força junto ao ex-deputado André de Paula, o grupo de Jovens liderado por Adérito Junior, Macinho da Guarda, Hugo, Miguel, Sóstenes e outros, receberam um telefonema de André de Paula nesta quarta-feira para que esse grupo formem a direção do partido na capital das confecções.

Contente com a notícia, Adérito já começou a correr atrás das filiações, no intuito de fazer com que o partido cresça dentro de santa cruz do Capibaribe. Nas eleições do ano passado esse grupo de jovens deram 600 votos ao deputado André de Paula. "André mostrou-se ser um político diferenciado, ético, honesto e de compromisso" afirmou Miguel  do Banco . Esses jovens também conseguiram mais de 500 assinaturas de apoiamento para que o partido pudesse ser criado. "Pra mim foi um privilégio ter apoiado um político com a ética de André em 2010, não posso esquecer do nosso amigo e padrinho político Jânio Arruda de Taquaritinga, que sempre nos deu força e foi o grande articulador para que nosso grupo desse o apoio a André no ano passado. Hoje posso dizer que tenho dois padrinhos na política, Jânio Arruda e André de Paula" disse Adérito Junior.    

A intenção do grupo é fortalecer o partido em Santa Cruz do Capibaribe, para que André de Paula fique mais forte dentro do estado. André é um dos favoritos para ocupar a vaga de vice na chapa de Fernando Bezerra Coelho em 2014.






















Vagas para vereadores aumentam mas as dificuldades são as mesmas


Brasão da câmara de
Taquaritinga.
As eleições do próximo ano vão ter um aumento de vagas para o cargo de vereador na grande maioria das cidades, mas as dificuldades ainda são as mesmas.

Brasão da câmara de
Santa Cruz.
Principalmente para quem esta no poder que tem o desgaste de já ter exercido o cargo. Nos casos de Santa Cruz e Taquaritinga do Norte, a situação não é diferente das demais câmaras. Em Taquaritinga, as vagas passaram de 9 para 11 e em Santa Cruz passaram de 10 para 17. Com esse aumento das vagas, mais postulantes ao cargo vai concorrer a uma dessas vagas, mas a grande maioria fica no caminho. 
Os favoritos em Santa Cruz para ocupar as 17 vagas são:


*Luciano Bezerra;
*Dida de Nan;
*Adérito Junior;
*Junior Gomes;
*Ernesto Maia;
*Dimas Dantas;
*Zezinho Buxim;
*Deomedes;
*Fernando Aragão;
*Zilda Moraes;
*Ronaldo Pacas;
*Afrânio Marques;
*Francisco Ricardo;
*Zé Minhoca;
*Helinho Aragão;
*Zé Elias Filho;
*Fabiano Glicério;
*Galego de Mourinha;
*Nanau;
*Zé Minhoca;
*Rui Medeiros;
*Narah Leandro;
*Poderá ocorrer algumas surpresas.


Os favoritos em Taquaritinga para ocupar as 11 vagas:


*Felipe Arruda;
*Jarbas Pinto;
*Demar;
*Demir;
*Beta;
*Gilson Carlos;
*Geovane;
*Batata;
*Rogéria de Zeca;
*Ronaldo Veiga;
*Léo;
*Biu do Pastel;
*Cacalo;
*Bila Lages;
*César da Agricultura;
*Borges ( Se for candidato);
*Valmir Cintra;
*Zé Inácio;
*Poderá ocorrer algumas surpresas.


Obs.: As duas listas poderão ser alteradas com a saída de alguns candidatos para disputar uma vaga ao executivo de seus respectivos municípios.  

HUMBERTO PEGA BRIGA FEIA NO SENADO



O senador pernambucano Humberto Costa (PT) por pouco não saiu na tapa esta semana com o seu colega de Casa Mário Couto (PSDB). O petista fazia um discurso e o opositor, do Estado do Pará, acusou o governista de defender a corrupção. Os ânimos esquentaram.
- Débil mental – esbravejou Humberto Costa
- E você é um safado! – respondeu Couto
- Safado é você – devolveu Humberto
- Foi você que respondeu processo na Justiça - foi à tréplica o senador paraense.
Os dois senadores, representantes de Pernambuco e Pará na mais alta corte do Legislativo Brasileiro esqueceram as Vossas Excelências e brigaram feio feito “menino buchudo”. Um capítulo vergonhoso dos anais do Senado da República.

NÃO DEIXE A ENERGIA DO SEU EVENTO ACABAR, CHAME ROSIMAR


Sobre Celso, Cezar e Lula, para variar..


Celso Daniel morreu em  2002, no raiar na Era Lula, pois impecilhos são para serem tirados do caminho mesmo. E  já estamos em 2011, no interregno de seu governo...uma pausa necessária para não ferir a pobre Constituição e também poder ganhar uns cobres dando palestras sobre blábláblá, pagas regiamente por empresas que foram favorecidas por Lula durante os 8 anos de seu reinado.

Um verdadeiro toma lá, da cá.
Há 4 anos atrás o ministro do STF Cezar Peluso  pediu vistas no processo no qual é acusado Sergio Gomes, o Sombra, de ser o mandante da morte de Celso Daniel. Pobre Sombra...este processo já lhe rendeu até um infarto, imagine a barra que tem que segurar , pois se abrir a boca para se defender da falsa acusação, vai para céu,  e se fechar a boca vai preso. O dilema nem é tão grande assim...Cacciola que o diga, pois a prisão passa rapidinho.

 E há 4 anos que o ministro Cezar Peluso continua dando vistas ... Realmente  4 anos é pouco para um ministro entender o juridiquês cada vez mais confuso que é empregado pelos advogados nos processos , porque são tantas as brechas utilizadas pelos defensores para livrar a cara de seus clientes bandidos, que fica até difícil vinculá-la a uma lei...Bom, espero que as vistas estejam no fim...pois mais de 8 testemunhas de acusação já embarcaram para o andar de cima, sem que ninguem atentasse para esta infeliz coincidência...e se for para no final julgarem que Celso Daniel se matou porque estava estressado, e que, portanto,  não existem culpados, que isso se faça mais rápido, para tirar o bonde deste processo  da frente, pois que atrás vem gente.

(Se o tom de meu comentário fere o protocolo devido à toga de um ministro , a demora deste processo fere a dignidade do povo brasileiro , mas principalmente fere a memória de Celso Daniel .)

Polo de Confecções no Calendário Oficial e na Rota do Turismo de Negócios de Pernambuco


O deputado estadual Edson Vieira (PSDB) pediu através de Indicação, ao secretário de turismo Alberto Feitosa e ao governador Eduardo Campos, a inclusão do Polo de Confecções do Agreste no Calendário Oficial e na Rota do Turismo de Negócios de Pernambuco.


A região é o segundo maior APL (Arranjo Produtivo Local) do país, concentra 73% da produção de confecções do estado. Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Toritama são as principais cidades e têm demonstrando índice de crescimento econômico superior ao de Pernambuco e do Brasil. Eventos de moda, rodadas de negócios, feiras e exposições são realizadas no Polo, que possui grandes centros comerciais, a exemplo do Moda Center Santa Cruz, em dias de mais movimento circulam no local aproximadamente 30 mil pessoas, entre clientes e vendedores de todo o país.

“Esta ação vai fortalecer ainda mais o nosso Polo de Confecções, hoje a região conta com um faturamento anual de 1,73 bilhão, representando 3% do faturamento da indústria de confecções do país, além de possuir uma produção de qualidade”, destaca Vieira.


MÁQUINAS DE BORDAR EM 48X NO CARTÃO DO BNDES.
TAMBÉM NOS CARTÕES VISA MASTER E HIPER.

Discurso do Deputado Roberto Teixeira (Taxa de Terrenos de Marinha)


Sr. Presidente. Sras. e Srs. Deputados. Dirijo-me a esta tribuna para registrar meu apoio à luta da sociedade brasileira pelo fim dos encargos dos Terrenos de Marinha. Aqui  nesta Casa, o assunto tem sido alvo de vários debates e de audiências públicas, como as que vêm ocorrendo nas Comissões de Desenvolvimento Urbano (CDU) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Segundo o movimento SOS Terrenos de Marinha, já existem no País mais de 100 mil processos na Justiça contra essas contribuições.

Para que fique bem claro, Sr. Presidente, do que estamos aqui tratando, é importante fazer a diferença entre Terrenos de Marinha e Terrenos da Marinha. Os chamados Terrenos de Marinha, objeto desse discurso, são bens da União. Esses terrenos tiveram origem através da herança da cultura portuguesa, que considerava todas as áreas próximas às margens do oceano, rios ou lagos, propriedades do Governo Federal. E isso simplesmente pelo fato de, naquele tempo, estar condizente com as necessidades do Poder Público. Enquanto os Terrenos da Marinha, que não é o caso do assunto ora aqui tratado, são propriedades da Marinha do Brasil.

As taxas anualmente cobradas aos milhões de brasileiros que ocupam os Terrenos de Marinha são exorbitantes. Podem variar de 0,6% sobre o valor do terreno, quando a União transfere parte da propriedade, ou de 2% a 5% do valor do terreno quando não há transferência de propriedade. E em qualquer uma dessas situações, é preciso também recolher o laudêmio, que é um imposto cobrado somente às pessoas que ocupam os Terrenos de Marinha, e que corresponde a 5% do valor atualizado da localidade em que reside.

Todos esses pagamentos são exigidos de quem mora em terrenos a até 33 metros de distância do mar ou de áreas próximas a margens de lagos, rios e outros cursos d’água. Acontece, Sr. Presidente, meus nobres Pares, que a base para essas medidas consideradas legais, ou seja, previstas por lei, datam do ano de 1831.  Ou seja, há 180 anos. De lá para cá, a topografia do litoral brasileiro mudou. E muito.
Como parlamentar, Sr. Presidente, meus nobres colegas, sou a favor da extinção de todas essas cobranças que considero exageradas. Quero, inclusive, colocar-me a disposição para ser mais uma voz nesta Casa e, junto com tantos outros colegas que têm tratado do tema em seus pronunciamentos nesta tribuna, acrescer o clamor da justiça pelo fim das contribuições sobre os Terrenos de Marinha.

É importante lembrar que essa não pode ser uma ação isolada, apenas de um grupo. O Movimento SOS Terrenos de Marinha tem feito a sua parte ao promover debates, discutir o assunto e requerer a extinção da taxa. Afinal, essa é uma luta que começa na sociedade e que precisa da sociedade para ser vitoriosa. O benefício é para todos, portanto, deve ser uma causa de todos.
Era o que tinha a dizer.
Muito obrigado.

José Augusto Maia fala sobre emancipação de Distritos na Assembleia Legislativa de São Paulo


Aconteceu na tarde desta terça-feira (24), na Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Assembleia Legislativa de São Paulo, uma Audiência Pública para debater questões referentes à emancipação de novos Distritos que pleiteiam autonomia político-administrativa.

O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE), presidente da Frente Parlamentar Mista de apoio à Criação de Novos Municípios, foi convidado à participar do evento. Na oportunidade, ele foi o representante oficial da Câmara dos Deputados, uma vez que foi designado para tal tarefa pelo presidente da Casa, deputado Marco Maia.
José Augusto Maia detalhou para os presentes, os critérios que os Estados deverão seguir, quando da elaboração de leis visando a criação de novos municípios.
O convite para a participação do deputado federal pernambucano partiu do presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais de São Paulo, deputado estadual Celso Giglio (PSDB).

Segundo José Augusto Maia, a apresentação desses critérios servirá de base para a devida adequação dos futuros projetos de lei que visem à emancipação de distritos.
A Frente Parlamentar, presidida por José Augusto Maia, já conseguiu colher assinaturas de todos os líderes partidários da Câmara dos Deputados, onde eles se comprometem a apoiar o projeto de lei complementar, que deverá ser encaminhado pelo Governo Federal, com a finalidade de regulamentar o § 4º do Artigo 18 da Constituição Federal.
De acordo com o deputado federal, com esse apoio o Projeto deverá será votado ainda nesse semestre, o que possibilitará a realização de eleições nos novos municípios o mais breve possível.
“A luta em busca da regulamentação do § 4º do artigo 18 da Constituição Federal se faz necessário, o mais rápido possível, tendo em vista que muitos distritos, em todo o país, já dispõem de número populacional, viabilidade econômico-financeira e político-administrativa para pleitearem suas emancipações. Se tais localidades não conseguirem suas emancipações, ficarão inviabilizadas de crescerem e se desenvolverem, como é o caso de Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte, e São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus, ambos em Pernambuco”, disse José Augusto Maia.

Estiveram presentes na Audiência, os deputados estaduais por São Paulo, Ed Thomas (PSB), Isac Reis (PT), Jooji Hato (PMDB), Celino Cardoso, Hamiltom Pereira (PT) e Beto Trícoli (PV), que compuseram a Mesa, além deles, inúmeros representantes do “Movimento Emancipa Brasil”, lotaram o Auditório Franco Montoro e reafirmaram o compromisso de continuar a mobilização.

José Augusto Maia

Concurso de fotografias é lançando em Taquaritinga do Norte


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte através das Secretarias de Ação Social e Turismo Esportes, Cultura e Desenvolvimento Econômico lançaram um concurso de fotografias com o tema: “Olhares sobre Taquaritinga do Norte”.
O mesmo é destinado aos jovens do PROJOVEM Adolescente e tem como objetivo estimular o sentimento de pertença dos jovens quanto ao município, motivando o reconhecimento dos valores regionais e aguçando as habilidades artísticas, bem como promover o turismo com a circulação dos cartões postais (resultado final do concurso).
Para participar, basta se inscrever com um dos monitores de cada coletivo do PROJOVEM no município e seguir as etapas abaixo:

1 – Inscrição

 A inscrição é gratuita, e feita com o monitor de cada coletivo.
As fotografias serão catalogadas e arquivadas.
Cada jovem só pode concorrer com fotografias contendo imagens da sua localidade (Taquaritinga do Norte, Silva de Baixo, Placas, Mateus Vieira, Gravatá, Jerimum, Pão de Açúcar).
Podem ser inscritas até 3 (três) fotografias por jovem, observando as seguintes categorias: Imagem natural; Arquitetura; Detalhes em Macro; Imagens de Personalidades.
Monitores e oficineiros podem participar, sem, no entanto, concorrer aos prêmios, destinados, impreterivelmente aos jovens.

2 – Pré-avaliação

Do total de fotografias inscritas, 50 (cinqüenta) serão pré-selecionadas e corresponderão as 50 (cinqüenta) imagens apresentadas na exposição que acontecerá durante o 4º Festival de Curtas Metragens - Curta Taquary.
Serão 3 (três) os critérios de seleção para as etapas seletivas: 1 – valor artístico, 2 – valor turístico, 3 – criatividade.

3 – Avaliação semifinal

Das 50 imagens pré-selecionadas, 8 (oito) serão as ganhadoras dessa etapa e se transformarão em cartões postais.

4 – Data Limite para Inscrição das Fotografias: 27 de agosto de 2011.

5 – Final

A comissão para a seleção das fotos premiadas será composta por: Mauricéa do Carmo (Secretária de Ação Social), Ronaldo Veiga (Vereador) e Maria Verbênia (Advogada).
Das 8 (oito)  imagens finais, 3 (três) serão as selecionadas e premiadas:
Premiação:
1º - Lugar – uma câmera fotográfica SANSUNG.
2º - Lugar – R$ 100,00.
3º - Lugar – R$ 50,00.
Obs.: Do 4º ao 8º lugar receberão brindes diversos pela participação.
A premiação acontecerá no dia 16 de setembro de 2011 durante o Festival de Curtas Metragens o Curta Taquary.

Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing

Tomaram posse os novos Conselheiros do FUNDEB em Taquaritinga do Norte


De acordo com a Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007, todo município deve ter um conselho municipal de fiscalização do Fundo da Educação Básica (FUNDEB).  Por esta razão, a Secretaria Municipal de Educação de Taquaritinga do Norte que sempre preza pela organização e qualidade nos serviços prestados a comunidade formalizou em uma reunião a posse dos novos conselheiros do FUNDEB.

O papel do conselho é acompanhar a aplicação dos recursos do FUNDEB no município e ao mesmo tempo, ser o elemento de ligação entre a sociedade e os dirigentes municipais. É formado com representações do Poder Executivo Municipal, da Secretaria Municipal de Educação, de Professores da Educação Básica, de Diretores de Escolas Básicas, de Servidores Técnico-Administrativos das Escolas Básicas, de Pais de Alunos, de Estudantes e membros do  Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal de Educação. 

A atuação do conselho deve ser com autonomia, sem subordinação e sem vinculação à administração pública estadual ou municipal. Com essas características, o Conselho não é unidade administrativa do governo local, porém sua atuação deve ser pautada no interesse público, buscando o aprimoramento da relação formal e contínua com a administração pública local, responsável pela gestão e aplicação dos recursos do FUNDEB, para que o acompanhamento seja efetivo.

A posse dos novos Conselheiros e respectivos suplentes aconteceu na última quinta feira (19) na sede da Secretaria de Educação. Na ocasião, as professoras Helena Casé e Andréia Dunda foram eleitas Presidente e vice do Conselho.


Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Paróquia de Santo Amaro em Taquaritinga do Norte completa 210 anos

A história da paróquia de Santo Amaro vem de braços dados com o período de povoação do municio de Taquaritinga do Norte. Tudo começou em 1801 a 210 anos atrás quando o povo fez solicitação ao Bispo de Olinda da época, Dom José Joaquim para a criação de uma freguesia, uma vez que há dez anos a capela de Santo Amaro já havia sido erguida.
O pedido logo foi deferido, onde se tornou sede de mais quatro capelas: a de São José da cidade de Vertentes, a de Nossa senhora da Conceição, na Lapada, a de Bom Jesus na Santa Cruz e a de Santo Antônio, em Jacarará, mais tarde a nova freguesia se transforma em Matriz ainda pertencente a Comarca de Limoeiro.
Na época a freguesia regia várias capelas de várias cidades, as quais podemos citar: Santa Cruz do Capibaribe, Poço Fundo, Santa Maria do Cambucá, entre outras.
Em 1812 iniciou o trabalho de reconstrução da antiga capela que por demorar muito a finalização da obra veio a desmoronar. Então só em 1860 com a ajuda do povo retomaram os trabalhos de reconstrução que duraram cerca de oito anos para conclusão.  
A Paróquia já pertenceu ao bispado de Olinda, Recife, Nazaré da Mata e só no ano de 1963 passou a pertencer a Diocese de Caruaru, a qual é a mais antiga das regida pelo Bispo Dom Bernardino Marchio.  
Seu padroeiro é Santo Amaro, conhecido pelo Santo Fujão, sendo um mistério que os antigos atribuem a mais um milagre do Santo.
Este ano a paróquia completa 210 anos de história, fé e graças concebidas e por este motivo uma vasta programação foi elaborada para comemorar esta grandiosa festa.

Programação:

Dia 25 /08
19h – Reza do terço
19h30 – Missa da Graça celebrada pelo Frei Lopes
21h – Abertura oficial do museu histórico da Matriz

Dia 26/08  

19h – Reza do terço
19h30 – Missa celebrada pelos Padres filhos de Taquaritinga com participação do coral Imaculado Coração de Maria do Distrito de Gravatá do Ibiapina, apresentações da academia experimental e banda musical Carminha Arruda.
21h – Quermesse com a pastoral familiar e apresentação de trio pé de serra.

Dia 27/08

18h30 – Reza do terço com os Grupos dos terços dos homens das cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Jataúba e Pão de Açúcar.
19h – Acolhida de todas as comunidades e dos filhos ausentes da cidade defronte a Praça da Bíblia
19h40 – Santa missa presidida pelo pároco Ivemar Pontes
21h – Descerramento do marco em comemoração aos 210 anos da Paróquia
21h30 – Show com a Banda Santa Clara

Dia 28/08

10h – Santa Missa e celebração da 1ª eucaristia
16h – Grande concentração na entrada da cidade de onde partirá em direção a Igreja Matriz com animação de Trio elétrico, do grupo jovem de Toritama, Comunidade Divina Misericordia de Santa Cruz do Capibaribe, Banda Javé Hyre e circo da cidade das Vertentes.
18h – Missa campal presidida pelo Padre Bianch Xavier
20h – Encerrando as festividades show com a Banda kairós


A lenda do santo fujão – Santo Amaro


Um mistério envolve a história do padroeiro de Taquaritinga do Norte, mistério esse que os antigos atribuem a mais um milagre de Santo Amaro, e que lhe rendeu o apelido de “Santo Fujão”.
Diz a tradição oral que no sítio Queimadas, no século XVIII, o proprietário dessas terras construiu uma capela em homenagem a Santo Amaro, de quem era devoto. Com o passar do tempo, muitos fiéis começaram a freqüentar o lugar para fazer orações e promessas ao santo. Como o fluxo de pessoas foi aumentando e o acesso ao local era difícil, a imagem foi transferida para uma outra capela, localizada onde hoje é o centro de Taquaritinga do Norte.
O mistério é que no dia seguinte, a imagem havia desaparecido. Logo se espalhou a notícia de que tivera sido roubada, mas os ânimos foram acalmados quando a encontraram na pequena capela do sítio Queimadas. A única explicação para o ocorrido é que a pessoa que havia pego a imagem se arrependeu por causa da indignação da população e, por medo, a levou ao seu antigo altar. Os devotos devolveram a imagem à capela mais central, mas no outro dia, lá estava ela outra vez no Sítio Queimadas.
O fato mexeu com todos. Foi aí que algumas pessoas colocaram o Santo na nova capela e ficaram de vigília no lado de fora, dia e noite. Não adiantou, a imagem voltou para o seu local de origem. O trabalho foi intensificado, o Santo foi trazido mais uma vez, e passaram a vigiar a Capela por dentro e por fora o dia inteiro. E aí o milagre aconteceu à vista de todos os presentes: a imagem sumiu e apareceu na outra capela.
Com isso a população ficou convencida de que era vontade de Santo Amaro ter sua imagem na capela do sítio Queimadas. Após uma reunião, o povo decidiu fazer uma negociação com o Santo. A ele foram oferecidas terras, uma igreja grande, casas e, ainda, tornar-se o patrono do lugar, que estava próximo de virar cidade. Assim tudo foi feito. A imagem foi reconduzida à nova capela, a população fez um pedido solene para que o Santo ficasse ali. E assim, Santo Amaro foi convencido a não mais voltar para o sítio Queimadas e tornou-se padroeiro do lugar que mais tarde transformou-se na cidade de Taquaritinga do Norte.
Quem foi ele? Nascido na Itália, no ano de 493, Mauro Aba de Cupe – Amaro é seu nome aportuguesado – carregou na sua história uma vida cheia de oração e milagres. Filho do Senador Romano Eqüício e de Júlia, dos discípulos de São Bento, ele foi o que mais se destacou.
Durante os seus 72 anos de vida, Santo Amaro curou muitos enfermos, um mudo paralítico, um cego de nascença e profetizou a morte de São Bento. Mas um dos fatos que mais marcou sua história foi quando correu sobre as águas para salvar um jovem que estava sendo levado pela correnteza.
Santo Amaro construiu 120 mosteiros por toda a França. Ele morreu no dia 15 de janeiro de 565, e hoje, tendo seu dia no calendário da Igreja comemorado na mesma data de sua morte, é padroeiro de várias cidades do Brasil.

Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing