As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sexta-feira, 10 de março de 2023

SOBRE HOSPITAL, CORAÇÃO E RAZÃO


A música Imagine foi escrita por John Lennon em 1971, é uma viagem que tenta esboçar um mundo onde os humanos estariam cada vez mais desapegados do acúmulo de bens e da maldade, para alguns, a música não passa de uma utopia, mas partindo dessa referência, imaginem uma Santa Cruz do Capibaribe onde o maior interesse da classe política fosse o bem-estar da sociedade? Pode parecer estranha a pergunta, principalmente levando-se em conta que se espera que assim seja, mas bem dito, se espera, na próxima semana principalmente os vereadores desta cidade vão passar por prova de fogo que faz muito tempo não se via.

Se trata da votação em relação à aprovação de empréstimo a ser contraído para a construção do Hospital Fernando Aragão, obra de grande porte que retira a cidade da pequenez em que ela está acostumada a viver e visa um planejamento em médio e longo prazo que traga melhoras reais para a saúde combalida e que envergonha todos os munícipes de uma das mais ricas cidades do Estado.

Nem só de sentimentos vive o homem, mas da razão sobre suas ações, portanto veremos se o que vai estar mais em evidência será o interesse geral da população ou as cores dos grupos partidários, todos os que ocupam as dezessete cadeiras destinadas aos legisladores da casa Dr. José Vieira de Araújo tem o direito legal de dizer sim ou não, mas isso passa por uma reflexão muito mais profunda do que apenas atender aos interesses partidários, passa por pensar uma Santa Cruz do Capibaribe que recuse o resto que lhe é dado e assuma posição realmente de liderança, tudo isso relacionado a qualidade da saúde de um povo que não tem esse cuidado faz muito tempo. Imagine uma cidade rica economicamente e com um hospital rico em cuidar do seu povo, parece utopia, mas só o voto dos edis próxima semana dirá. No mais fica o dito para ser reescrito e ponto final.


Professor Rimário

Graduado em História, Pós-graduado em História Contemporânea, Pós-graduado em Ciências da Educação.

PESQUISA APONTA QUE 438 MIL PERNAMBUCANOS TÊM DÍVIDAS

 


Uma pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Fecomércio Pernambuco, com base nos dados divulgados pela CNC, apontou um crescimento no número de endividados no Estado no mês de fevereiro de 2023.



Segundo a Federação, cerca de 84% das famílias pernambucanas estão com seu orçamento comprometido com dívidas, essa porcentagem corresponde a 438,366 famílias. Um crescimento de 1,29% se comparado ao mês anterior de janeiro e de 4,75% em relação a fevereiro do ano passado.

O endividamento das famílias se refere a contas ou despesas contraídas com cartão de crédito, cheques pré-datados, carnês de lojas, empréstimo pessoal, compra de imóveis e prestações de carros e seguros.

Na pesquisa, as estimativas também diferenciam dois grupos de renda: famílias cuja renda é de até 10 salários-mínimos e famílias com renda superior a esse patamar. 84% das famílias pernambucanas tinham o orçamento comprometido com dívidas.

Entre as famílias que recebem até 10 salários-mínimos, o índice de endividamento foi de 84,1%. Já entre as famílias que ganham acima desse valor, 82,6% estavam comprometidas com dívidas.

quinta-feira, 9 de março de 2023

Prefeitura de Taquaritinga do Norte divulga programação da festa de março de Pão de Açúcar

 


LULA ASSINA LEI QUE GARANTE IGUALDADE SALARIAL DE HOMENS E MULHERES

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje projeto de lei (PL) que estabelece igualdade salarial para homens e mulheres que exerçam a mesma função no trabalho. O ato - em evento de comemoração ao dia da mulher -, é um compromisso assumido durante a campanha eleitoral, quando Lula teve vantagem entre mulheres pela alta rejeição do ex-presidente Jair Bolsonaro nesta fatia do eleitorado. O texto será encaminhado ao Congresso.

Lula também assinou PL que institui o Dia Nacional Marielle Franco, em homenagem à vereadora carioca assassinada em 2018, e decretos que instituem programa de proteção e saúde menstrual, alteram o Bolsa Atleta para garantir direito às gestantes e estabelecem cota de 8% da mão de obra para mulheres vítimas de violência.

A diferença de remuneração entre homens e mulheres, que vinha em tendência de queda até 2020, voltou a subir no País e atingiu 22% no fim de 2022, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na teoria, contudo, a diferença já é proibida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mas faltam mecanismos que garantam que a lei seja cumprida.

*Fonte: Portal UOL.

DEPUTADO NICOLAS FERREIRA FALA SOBRE HOMENS QUE SE SENTEM MULHERES

 

Deputado mais votado do Brasil em 2022 (teve perto de 1 milhão e meio de votos),  Nikolas Ferreira, do PL de Minas Gerais,  usou a tribuna da Câmara dos Deputados, no Dia Internacional da Mulher. Usando uma peruca, o parlamentar afirmou que as mulheres estão perdendo seu espaço para "homens que se sentem mulheres". 

Também mineiro, o segundo mais votado do Estado, deputado André Janones, do Avante, fez um comentário irônico. Disse que o colega finalmente está expondo os seus desejos reprimidos.

No Dia Internacional da Mulher, Janones estava no Parlamento europeu defendendo pautas do Governo Lula. Postou foto vestindo paletó e usando gravata. Sem peruca.

Câmara de Santa Cruz do Capibaribe aprova contas de 2014 e 2019 do ex-prefeito Edson Vieira

 


Em sessão ordinária, a Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe aprovou por unanimidade as contas do ex-prefeito Edson de Souza Vieira dos exercícios 2014 e 2019.

Os pareceres prévios do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE - PE) recomendaram a aprovação das contas com ressalvas.

Os relatórios e os pareceres foram lidos na íntegra pela 1ª Secretária, vereadora Jéssyca Cavalcanti (PSDB).

domingo, 5 de março de 2023

Vereador Hélio participa de missa do vaqueiro e cavalgada em Pão de Açúcar

Aconteceu no último sábado 04, no distrito de Pão de Açúcar, a missa do vaqueiro celebrada pelo Padre Alexandre da Paroquia de São José de Pão de Açúcar. O vereador oposicionista, Hélio de Novo, participou ao lado de Jânio Arruda e do vereador Amauri de Mino.

Hélio tem se destacado na câmara de Taquaritinga do Norte, onde mesmo sendo de oposição tem cobrado e dialogado com prefeito as melhorias do município. Hélio também tem conquistado vários equipamentos como máquinas para associações de Gravata e Algodão como também poços artesianos.

O vereador esta agendando uma viagem para Brasília - DF, onde se encontrará com os deputados Pastor Eurico, FBC Filho, Iza Arruda como também com o ministro André de Paula para cobrar ações para melhoria da vida do povo de Taquaritinga do Norte. 

Felipe Arruda poderá declarar apoio a Alisson Dias

 

Muito amigo de Jorge Dias e de Alissom Dias, o ex vereador Felipe Arruda, podera declarar apoio a Alisson Dias, caso o candidato dos gravatinhas não seja seu tio Jânio Arruda.

Felipe é muito querido nas duas alas políticas de Taquaritinga do Norte, e tem quem diga se a chapa em 2020 tivesse sido Felipe e Bá, os gravatas teriam vencido, mas tudo não passa de falácias. 

Felipe foi candidato pela ultima vez em 2012, quanto tentou renovar seu mantado pra vereador e não conseguiu, desde então tem investido em sua carreira profissional de advogado.  

Alisson Dias e Valmir Marinheiro provavelmente serão confirmados como os próximos candidatos majoritários do grupo calabar para eleição de 2024

O prefeito Lero nunca escondeu de ninguém, sua preferencia por Valmir e Alissinho como cabeça de chapa do grupo calabar em 2024. A dupla tem apoio de quase 90% das lideranças do grupo, e certamente terão seus nomes confirmados para 2024.

Em Pão de Açúcar, o grupo calabar tem três nomes fortes que podem compor a chapa. Se fala no próprio Valmir, Paulo de Necão e também no ex vereador Dr. Roberon. 

Dr. Roberon descarta voltar a política, pois seus compromissos como médica toma todo seus tempo. O nome de Paulo também é um excelente nome, pois o mesmo é sobrinho da ex vereadora Milda e sua família sempre militou no grupo calabar. O nome de Valmir agrega todas as vertentes do grupo calabar em Pão de Açúcar, desde a vertente evangélica, esportiva, empresarial e também dos trabalhadores, por isso seu nome é o favorito.

Agora, resta ao grupo esperar a definição da chapa gravatinha, de oposição para começar mais uma disputa do vermelho contra o azul, que vem movimentado as eleições municipais desde 1988. Na oposição nomes como o de Jânio Arruda, Batata, Bá, Hélio de Novo e Jobson da Internet despontam como favoritos.



Prefeito Lero participa da inauguração da Igreja Assembleia de Deus em Pão de Açúcar

 


O prefeito de Taquaritinga do Norte, Lero, participou no sábado de março da inauguração da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pão de Açúcar. 

A cerimônia contou com a participação de toda igreja e também com apresentação de , desfiles e um pouco da história de igreja no Brasil. 

Ao lado de sua esposa, a primeira dama do município Graça Mestre, Lero participou do culto de inauguração. O prefeito do município de Toritama, Edilson Tavares também esteve presente.

O prefeito, falou da satisfação de participar da inauguração de mais uma casa de Deus no distrito de Pão de Açúcar. “Quero parabenizar ao amigo e pastor Eurival Moraes pela acolhida e convite para participar desta grande festa da igreja. Parabenizo também todos que aqui congregam, que se doaram e construíram este grandioso templo no Distrito de Pão de Açúcar. Que Deus abençoe todos e fortaleça sempre a Fé”, destacou o Prefeito, Lero.

Mainha (Raquel Lyra) deve ficar Ypê (neutra) em 2024

     


     Na campanha do segundo turno que a elegeu governadora, em outubro passado, Raquel Lyra foi muito pressionada pela então adversária Marília Arraes, para se posicionar sobre a disputa nacional: Lula ou Bolsonaro? Ciente da sinuca de bico em que se encontrava, Raquel se utilizou do mesmo expediente de Pilatos: lavou as mãos. Se declarasse apoio a Lula, o mais lógico, melindraria o eleitorado radical fã das motociatas. Se optasse por Bolsonaro, numa região e estado onde Lula e o PT reinam politicamente há décadas, seria um suicídio político.

         Mainha, como é chamada, conseguiu se equilibrar e fazer a travessia até o final do segundo turno sem sofrer um desgaste político capaz de ameaçar sua vitória. Não se sabe o peso eleitoral que teve o trágico falecimento do seu esposo, exatamente no dia da eleição no primeiro turno. Mas, poucos duvidam que o fator comoção teve algum efeito para garantir a vaga ao segundo turno, contra a candidata que já estava "garantida", Marília Arraes. A proximidade com os percentuais dos demais candidatos, Miguel Coelho, Anderson Ferreira e Danilo Cabral, prova isso.

       Na segunda etapa, praticamente, foi um "todos com Raquel, contra Marília". A neta do mítico Arraes sequer pôde contar com o apoio pleno do então candidato Lula, já que ele precisava ampliar seu leque político para vencer Bolsonaro. E entre o apoio que procurava, estava o de Simone Tebet, apoiadora de Raquel. Então, Lula declarou apoio, mas foi meio que protocolar, muito diferente do apoio que emprestou aos candidatos Elmano de Freitas, no Ceará, e Jerônimo Rodrigues, na Bahia. Estes disputavam com adversários do PT e Lula entrou de corpo e alma na campanha.

     Então, o mandato de Raquel foi construído com o apoio das mais diversas correntes políticas, inclusive de integrantes do PSB. Ela tem uma "dívida política" que chega a envolver adversários dentro do mesmo município, como por exemplo, em Santa Cruz do Capibaribe, onde o prefeito e seus dois principais grupos oposicionistas, apoiaram Raquel Lyra para governadora. A expectativa de um dos grupos de obter o seu apoio na disputa à prefeitura em 2024 certamente será frustrada, pois a governadora, além do compromisso político no segundo turno da eleição, precisa preservar uma base parlamentar na ALEPE. Tomar partido pelo PP, em Santa Cruz, significaria desagradar o União Brasil, de Miguel Coelho, a quem o ex-prefeito Edson Vieira e sua esposa Alessandra Vieira, estão ligados. Isso sem falar no empresário Alan Carneiro, o primeiro a acreditar na candidatura de Raquel. Tal exemplo se espalha nos municípios estado a fora.

      Outro fator que pode forçar a neutralidade da governadora é o efeito "Paulo Câmara", ou seja, com dois anos de mandato ela pode estar sendo um peso morto, como PC foi para Danilo Cabral, no ano passado. Mas isso fica no campo das expectativas. O fato é que Raquel estará "impedida" de emprestar apoio político nas eleições municipais de 2024, por excesso de aliados em 2022. A exceção, ou uma das poucas exceções, deve ser em Recife, onde a governadora terá sim candidata à prefeitura: Priscila Krause. A filha do ex-governador Gustavo Krause foi decisiva para abrir os votos da região metropolitana para a filha do ex-governador João Lyra.

    Quase metade da ALEPE é formada por deputados de oposição. Juntando os parlamentares do PSB, Federação PT-PC do B-Partido Verde, Solidariedade e P-Sol, a governadora fica "nas mãos" da sua base aliada, de partidos gulosos como o PP de Eduardo da Fonte. Mainha terá então de pisar em ovos para não perder aliados e preparar suas armas para enfrentar o filho do "mito" Eduardo Campos. A primeira batalha será em 2024, quando João Campos vai enfrentar Priscila Krause. Qualquer que seja o resultado dessa disputa, interferirá fortemente em 2026.


Gisonaldo Grangeiro, "cearense" de Pernambuco, agrestino do Polo, professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceará e da Rede Municipal de Educação de Fortaleza.


LULA ADOTA POSTURA NACIONALISTA E ELOGIA CARÁTER DE REINALDO AZEVEDO

 

Jornalista Reinaldo Azevedo, da Band News, entrevistou nesta quinta-feira à noite, no programa "O É da Coisa", o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O petista respondeu com firmeza todas as perguntas, mesmo as mais delicadas.

Presidente defendeu o papel estratégico da Petrobrás para o país, argumentando que a empresa não pode servir somente aos acionistas, gerando altos lucros para um grupo de privilegiados. 

Frisou que a Petrobrás precisa investir em pesquisa, como fez nas suas gestões de 2003 a 2010, quando foi possível descobrir o pré-sal.

Lula foi incisivo a respeito de ministros que traem sua confiança e não defendem os interesses do Brasil: serão demitidos.

Na entrevista, o líder de esquerda falou sobre o fortalecimento do programa Bolsa Família e a volta do Minha Casa, Minha Vida.

Anunciou investimentos, neste primeiro ano da administração, que vão superar o montante do aplicado em quatro anos pelo governo anterior.

Presidente criticou abertamente o presidente do Banco Central por manter os juros altos, a seu ver prejudicando a população do país.

"Eu fui eleito pelo voto popular, tenho de prestar contas aos deputados, aos senadores, aos órgão de controle como Tribunal de Contas, ao STF e à imprensa. Por que o presidente do Banco Central não precisa prestar contas a ninguém?", questionou.

Lula falou ainda dos esforços para acabar com a guerra na Ucrânia, lembrando que o conflito está tendo consequências em todos os países, inclusive o Brasil.

Ele revelou que terá conversas com os presidentes da China e da Ucrânia, quando tentará mediar o fim da guerra. "Se necessário eu falo com o Putin também".

Reinaldo lembrou ao presidente que jornalistas estavam ironizando as tentativas do petista em pôr fim ao conflito no país da Europa.

"Alguém tem de tentar. Por que não o Brasil?", ponderou, argumentando que o nosso país é gigante e pode ser protagonista nessas questões. "Mas ainda existe o complexo de vira lata, por parte de quem acha que somos pequenos", completou o governante.

No final da entrevista, Lula elogiou o jornalista Reinaldo Azevedo, que foi crítico das gestões anteriores do PT. "Seria importante que o Brasil tivesse mais jornalistas com o seu caráter", frisou o presidente.

AS VINÍCOLAS DO RIO GRANDE DO SUL E AS JOIAS DE MICHELLE



Os dois fatos mais relevantes que aconteceram no Brasil, nos últimos dias,  foram os seguintes: a libertação de mais de 200 homens vivendo em situação análoga à escravidão, em vinícolas do Rio Grande do Sul; e a revelação, pelo jornal O Estado de São Paulo, das joias retidas na receita federal, no valor de R$ 16 milhões e meio, por terem entrado no país ilegalmente.

Uma vergonha para o Brasil, tanto um quanto o outro caso.

As empresas gaúchas tratavam seus empregados como bichos, ou até pior. A maioria dos trabalhadores libertados pela ação da Polícia Federal eram baianos. Foram contratados com a promessa de receber por mês R$ 2 mil e mais uma série de vantagens.

Como nem as três refeições do dia recebiam e tinham que pagar até as botas usadas no trabalho, no final das contas ficavam com menos de um salário.

Levavam gritos, eram agredidos verbalmente e fisicamente.

Quando você atenta que a escravidão no Brasil acabou oficialmente em 1888 e neste tempo em que vivemos,  no ano de 2023,  empresários insistem em fazer de homens burros de carga, explode a indignação, um sentimento de revolta.

E se não houver punição exemplar para os proprietários dessas vinícolas e as empresas terceirizadas que exploram a mão de obra humana, essa situação vai continuar.

Continuaremos a ter escravos no Brasil.

Lembro que um dos livros mais aclamados em língua portuguesa dos últimos anos, "Torto Arado" - por sinal de um baiano - Itamar Vieira Júnior, trata exatamente desse chaga nacional: a escravidão moderna.

Quanto às joias doadas pelo ditador da Arábia Saudita à ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, é escândalo pra ninguém botar defeito.

O valor é altíssimo, as peças entraram no Brasil ilegalmente e o governo, com envolvimento de ministros e do próprio presidente da República, fez de tudo para resgatá-las antes do final do mandato de Bolsonaro.

Como se fosse pouco isso aí, ainda há a suspeita de que o brinde não passou de propina do governo saudita aos que estavam no poder, na época.

É que coincidentemente os árabes compraram um ativo importante da Petrobrás, controlado pelo governo, por um preço muito abaixo do que a empresa valia no mercado.

Felizmente o povo brasileiro disse não ao governo que passou.

A gestão atual, com Lula,  Geraldo e um ministério de muita qualidade, representa a esperança de que situações como essas não se repitam.

O atual presidente brasileiro ficou quase 2 anos presos porque Sérgio Moro entendeu que o petista havia recebido um apartamento como propina da OAS.

Esse imóvel é avaliado em R$ 3 milhões.

Como as acusações do ex-juiz e hoje senador nunca foram provadas, Luiz Inácio da Silva se tornou um homem livre, disputou a eleição e derrotou seus algozes.

Quanto às joias que seriam de Michelle,  não resultam de invenção ou convicção de Deltan Dallagnol.

São fatos comprovados pela Receita Federal, com gravações das câmeras de segurança mostrando inclusive quando um figurão do governo anterior tentou pegar as peças,  no valor de R$ 16,5 milhões,  dando uma carteirada.

O apartamento que manchou o nome de Lula e quase acaba com sua vida é tipo classe média, um empresário mediano ou um profissional liberal bem sucedido pode comprar um imóvel daquele.

Já os adornos destinados a Michelle, que pela coragem de alguns funcionários públicos ficaram retidos na Receita, só podem ser comprados por milionários. Ou por quem tem amigos generosos na Arábia Saudita.