As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sábado, 12 de novembro de 2016

Crescimento do número de homicídios é alarmante em Pernambuco

Com 457 homicídios em outubro, Pacto pela Vida alcança seu pior resultado mensal desde o lançamento

Fotos: Evandro Balla.
Foto: Arquivo.
Nesta sexta-feira (11) foram divulgados os novos números de homicídios do Estado de Pernambuco. De acordo com as informações fornecidas pela Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS-PE), Pernambuco fechou o mês de outubro com 3600 homicídios registrados, sendo 457 deles acontecidos apenas no mês citado.
Os números apontam que o mês de outubro foi o pior desde o lançamento do programa Pacto pela Vida em 2007, se forem levadas em consideração apenas a quantidade de pessoas assassinadas a cada mês.
Vale destacar que a Segurança Pública do Brasil de 2016 indica que Pernambuco é um dos únicos estados do Nordeste a apresentar crescimento no número de homicídios no ano passado, apesar de o Governo do Estado frequentemente afirmar que os números desfavoráveis da segurança em Pernambuco são fruto de uma conjuntura nacional de crise econômica e crescimento indiscriminado da violência.

Fonte: Blog de Ney Lima

Sua saúde melhor


sexta-feira, 11 de novembro de 2016

2018 é logo ali




Em entrevista concedida ao programa Rádio Debate, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Edson Vieira (PSDB), comentou direto de Brasília, onde cumpriu agenda, a respeito das conjunturas que são especuladas para as eleições de 2018 e deu sinais de qual cenário considera mais favorável para os seus projetos políticos. 

Diante das especulações de que o seu partido, o PSDB, poderia compor uma aliança com o PTB, para as eleições 2018, fazendo então oposição a Frente Popular, hoje comandada pelo governador Paulo Câmara (PSB), Edson demonstrou não ver com bons olhos a possibilidade, sobre tudo, pelo fato de que este cenário estabeleceria um compromisso com o senador Armando Monteiro Neto (PTB), seu adversário político.  

Segundo o prefeito, o senador fez uma oposição muito dura durante o período eleitoral, onde foi reeleito prefeito de Santa Cruz do Capibaribe. Armando conta com o apoio do grupo de oposição na cidade, composto por nomes como o do ex-prefeito José Augusto Maia (PTN), principal adversário de Edson. 

Especula-se que uma aliança PSDB e PTB, poderia desencadear cenários que vão desde Bruno Araújo, principal nome do PSDB em Pernambuco, candidato ao governo do Estado, com o apoio de lideranças como Armando Monteiro e Mendonça Filho (DEM), ao próprio Armando Monteiro candidato mais uma vez a governo, com o apoio de Bruno e Mendonça.  Entretanto, Edson Vieira, que tem estreita relação com Bruno Araújo, deu sinais de que prefere outra conjuntura, a de que Bruno seja candidato ao Senado Federal pela Frente Popular. 

Essa conjuntura garantiria a Edson Vieira a comodidade de não enfrentar diversos conflitos. Já que uma aliança do PTB com o PSDB exigiria de Edson um jogo de cintura maior, uma vez que o seu deputado estadual, Diogo Moraes, é do PSB, partido do governador Paulo Câmara, e não dá sinais de que pretende sair da Frente Popular, além disso, o prefeito teria que passar a conviver com uma realidade onde os grupos Taboquinha e Boca-Preta andam juntos em um mesmo projeto, o que pode ser desfavorável às pretensões políticas para 2018 do prefeito, já que é cogitado como candidato a deputado federal e o novo cenário exigiria novas estratégias. 

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Prefeito Lero tem reunião com ministro da educação Mendonça Filho

O prefeito eleito de Taquaritinga do Norte Ivanildo Lero (PR) esteve ao lado do prefeito Evilásio (PSB) e do presidente do legislativo Geovane (PR) no ministério da educação nesta quinta feira (10). Preocupado com o futuro educacional das crianças e da juventude de seu município, a visita ao ministério da educação é importante para estreitar os laços com o Governo Federal. Lero esteve com Mendonça Filho, traçando estratégias para a educação de Taquaritinga do Norte. "Educação é a base de tudo, é o caminho certo para o progresso. Vamos valorizar muito essa área, pois é fundamental para o desenvolvimento de toda Taquaritinga do Norte." Destacou Lero.

Bolsonaro é recebido por uma multidão no Recife

O deputado Jair Bolsonaro, do PSC do Rio de Janeiro, desembarcou no início da tarde desta quinta-feira, na capital pernambucana, e foi recebido por uma multidão no Aeroporto Internacional do Recife.

O deputado estará presente no encontro anual da Academia Militar das Agulhas Negras que ocorre em Porto de Galinhas, neste fim de semana. Ele fica em Pernambuco até o domingo (13).

Ainda nesta quinta o deputado concederá entrevistas à imprensa e deve se reunir com o deputado estadual Joel da Harpa (PTN).

O parlamentar é conhecido por apoiar os militares e o Golpe Militar de 64. Ele também já teve vários embates na Câmara Federal contra movimentos LGBTs e feministas.

Lero participa em Brasília do programa cartão reforma

Na última Quarta feira (09), o prefeito eleito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo lero (PR), participou com o prefeito Evilásio (PSB) e o presidente da câmara Geovane Pequeno (PR) do lançamento do programa cartão reforma, que foi lançado pelo ministro Bruno Araújo.

O lançamento aconteceu no ministério das cidades, e vai oferecer o valor médio de 5 mil reais para famílias que possuem renda brutal de 1.800,00  reais mês, para as mesma adquirir material de construção para reformar, ampliar ou concluir moradias. O recurso será disponibilizado pelo ministério das cidades através da caixa Econômica que disponibilizará um cartão as famílias selecionada pela prefeitura, que vai aplicar um critério para escolha das famílias escolhidas.



ALLAN CARNEIRO CONHECE O “PROJAC”, NO RIO DE JANEIRO

No dia 25 de outubro, o síndico do Moda Center Santa Cruz, Allan Carneiro, esteve no Rio de Janeiro para conhecer os Estúdios Globo, anteriormente chamado de Projac (abreviatura de Projeto Jacarepaguá), também conhecido por Central Globo de Produção (CGP).


A convite da Globo Nordeste, Allan, André Lira (da Agência Ópera, que atende o Moda Center) e um grupo de clientes da emissora, passaram o dia todo visitando o complexo.
São dez estúdios de gravação. Seis deles têm mil metros quadrados cada um, e os outros quatro, 560 metros quadrados. Nos estúdios maiores são gravadas todas as novelas e os programas de auditório. À esquerda do complexo, estão os dois estúdios que são palco do Caldeirão do Huck e de programas afins. Ao lado deles, ficam os quatro estúdios das novelas. Mais à direita, encontram-se os estúdios menores, usados para seriados. Os módulos laterais são os camarins.

Na visita, cuja viagem e demais despesas foram totalmente custeadas pela emissora, Allan Carneiro assistiu às gravações de uma das cenas da novela das 21h, “A Lei do Amor”.
"Foi uma visita técnica à maior emissora do País com custeio da própria Globo. Posso dizer que é, em parte, decorrente do trabalho de divulgação que estamos fazendo. Este ano, ampliamos a propaganda para 45 afiliadas e já estamos planejando novas ampliações para 2017. Fiquei impressionado com a estrutura e a quantidade de profissionais que trabalham nas produções da Globo. É muita gente envolvida, seja na montagem dos cenários ou na confecção de roupas, por exemplo, que tem um ritmo muito frenético, o que nos lembra a produção nas fábricas do Polo de Confecções de Pernambuco, comparou Allan.

EM AGRESTINA, ELEMENTOS TROCAM TIROS COM A POLICIA E UM ACABA BALEADO E PRESO



Por volta das 22:00 horas desta quarta-feira (09), Policiais Militares deslocavam-se de Agrestina com sentido á Caruaru, para realizar  escolta de alunos no retorno da faculdade, quando se depararam com três elementos em  02 motos, os quais ao perceberem a aproximação da uma  viatura se esconderam em um matagal, retornando em seguida, porém, ao se depararem com outra viatura passaram a atirar contra o efetivo que revidou. 
Em meio a troca de tiros, 02 meliantes conseguiram fugir em uma moto, porém o 3º envolvido KAYQUE STALONE DA SILVA, 20 anos,  residente  na Rua João Feliciano Monteiro,  Loteamento Maria Ribeiro,  Agrestina, acabou baleado e ao tentar fugir pelo matagal com uma moto sem placa, foi capturado. 

O SAMU, foi acionado e socorreu Kayque, ao Hospital Regional do Agreste em Caruaru, o qual após receber atendimento médico, recebeu alta e foi conduzido à Delegacia de Plantão em caruaru. O acusado confessou que há cerca de 01 mês havia roubado a moto apreendida em poder dele. 

‘Gostem ou não gostem, eu sou candidato em 2018’, diz Bolsonaro

O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) disse se considerar vítima de perseguição política e que nada o impedirá de lançar candidatura à Presidência da República em 2018. “Gostem ou não gostem, eu sou candidato em 2018”, avisou.

Bolsonaro se gabou de já ter respondido a 30 processos. “É uma perseguição atrás da outra”, reclamou. Para o deputado, o que está em jogo hoje é a tentativa de cassar o direito de expressão dos parlamentares e que continuará usando a tribuna para emitir suas opiniões. “Minha arma são as palavras, minha bomba atômica é a verdade”, afirmou.

O deputado participou da sessão do Conselho de Ética que analisa o processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) e negou que tenha provocado o colega no episódio da cusparada. Ele disse que renuncia ao mandato se provarem que ele provocou Wyllys no dia da sessão do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

O deputado Capitão Augusto (PR-SP), conhecido por andar com a farda da Polícia Militar paulista pelos corredores da Câmara, saiu em defesa de Bolsonaro e disse que a mídia teme que ele seja candidato em 2018. “Ele é o único político que onde vai é ovacionado”, afirmou. Augusto disse que a imprensa protege Wyllys, já que até hoje não houve nenhum editorial criticando o ato do parlamentar contra Bolsonaro. “Logo mais vão dizer que o senhor (Bolsonaro) é culpado”, emendou.

Está na pauta da sessão desta tarde do conselho a votação do processo disciplinar contra Bolsonaro e a tendência é de arquivamento. Bolsonaro dedicou seu voto à favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, reconhecido pela Justiça como torturador durante a ditadura militar.

Na sessão do dia 17 de abril, Bolsonaro fez um discurso que causou revolta no plenário. “Nesse dia de glória para o povo brasileiro, tem um nome que entrará para a história nessa data, pela forma como conduziu os trabalhos nessa Casa. Parabéns presidente Eduardo Cunha. Perderam em 64, perderam agora em 2016. Pela família e pela inocência das crianças em sala de aula, que o PT nunca teve. Contra o comunismo. Pela nossa liberdade contra o Foro de São Paulo. Pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff. Pelo Exército de Caxias, pelas nossas Forças Armadas. Por um Brasil acima de tudo e por Deus acima de todos, o meu voto é sim”, discursou.

RAUL HENRY ASSUME INTERINAMENTE O GOVERNO


Até o dia 19 de novembro o governador de Pernambuco será o vice, o peemedebista Raul Henry, apadrinhado político de Jarbas Vasconcelos.

Henry irá comandar o Estado interinamente por este curto espaço de tempo, em função das férias do governador Paulo Câmara, que vai viajar e descansar por alguns dias.


A transmissão de cargo do titular para o substituto foi feita nesta quarta-feira, dia 9, no Palácio das Princesas.

PSDB ELEGEU MAIS DE 800 PREFEITOS EM TODO O BRASIL


O jornalista Inaldo Sampaio registra hoje como o PSDB saiu fortalecido nas eleições municipais de outubro. 

Os tucanos elegeram prefeitos em sete capitais, dentre elas São Paulo e Maceió.

Também venceram em 28 municípios com mais de 200 mil habitantes, incluindo Caruaru, com Raquel Lyra.

Em todo o país o Partido da Social Democracia Brasileira elegeu 803 prefeitos.

Das lideranças do PSDB, quem saiu mais forte foi o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Aécio perdeu até em Belo Horizonte, a capital mineira. Parece até que o playboy foi contaminado pelo PT, o grande derrotado nas disputas municipais.

Empresa de confecção de Pão de Açúcar aparece no programa de Fátima Bernardes na rede globo


No programa Encontro com Fátima Bernardes desta quarta feira (09), que é veiculado pela Rede Globo pra todo Brasil, um dos convidados foi a Miss Universo Mirim Letícia Gabrielle.

A que chamou atenção foi o look usado pela Miss que é de uma confecção do distrito de Pão de Açúcar. O look é da empresa Maleah de propriedade de Janilce Costa. A Maleah é direcionada a confecção de roupas femininas de 2 a 12 anos, além de se especializar no look tal mãe tal filha.

Após o programa, segundo a Miss, o look foi muito elogiado no projac e também pela apresentadora Fátima Bernardes, o que foi comprovado pelos elogios da própria Miss em sua página do face book.



Maleah For Gils







Edson Vieira participa de lançamento do Cartão Reforma no Palácio da Alvorada


O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), esteve na tarde desta quinta-feira (09), participando do lançamento, no Palácio da Alvorada, do programa Cartão Reforma, uma ação do Ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB). O programa vai beneficiar famílias que têm renda mensal de até R$ 1.800,00, com o valor de até R$ 5 mil para que possam fazer a reforma de sua moradia.

Edson afirmou que o programa Cartão Reforma tratasse de um grande projeto. “É uma parceria com os municípios, com as prefeituras, e vai ser um grande programa, coordenado pelo ministro Bruno Araújo, onde vai favorecer a classe mais carente que precisa. Há pessoas que tem suas casas, e não pode fazer uma reforma, e vão ter uma oportunidade de receber esse cartão, de acordo com critérios, para reformar as suas residências”, disse. 

Além de participar do lançamento do programa, o prefeito também estará presente no encontro da Confederação Nacional dos Municípios, que reúne prefeitos eleitos de todo o Brasil e fará visitas há ministérios, segundo o gestor, visitará principalmente os ministros pernambucanos.

PÃO DE AÇUCAR VISTA ESPECIAL

quarta-feira, 9 de novembro de 2016


NÃO VAI TIRAR O PÉ DO ACELERADOR

MAIS VOTADO NA ELEIÇÃO PARA VEREADOR DIZ QUE RESULTADO NÃO VAI ACOMODÁ-LO!

Em um bate papo descontraído com o vereador mais votado na eleição 2016, o blog pôde ouvir o que pensa Nailson Ramos que obteve 3.185, sendo a sensação da eleição deste ano. 

Segundo Nailson Ramos o que vai mudar é o tamanho de sua responsabilidade, que irá aumentar com o mandato, já que continua a cumprir uma rotina corrida entre Santa Cruz e Recife, onde realiza um trabalho no setor de saúde. 

Aos 31 anos, Nailson Ramos afirmou que começará a frequentar a Câmara de Vereadores para ir se familiarizando e se preparando para em janeiro, empossar o prefeito reeleito Edson Vieira. 
“Um grande orgulho para mim dá posse ao amigo Edson Vieira e saber que represento o desejo de mais de três mil pessoas que votaram em mim”. 

Nailson é neto de Ciríaco Ramos de Lima, que dá nome ao plenário da Casa José Vieira de Araújo, e sobrinho da ex-vereadora Nailza Ramos. 

O vereador eleito, disse ao blog que o resultado não vai trazer acomodação. “Pelo contrário, agora é que vou dobrar minha atenção e trabalhar, pois entendo que muito ainda se tem por fazer. Falta de garra e vontade é o que não faltam e tenho que honrar os votos que tive”. 
Fotos Assessoria Fonte Sulanca News

Donald Trump vence as eleições dos Estados Unidos

O republicano Donald Trump venceu as eleições presidenciais dos Estados Unidos ao derrotar a democrata Hillary Clinton e criou uma comoção em metade do país e no mundo inteiro. 

Trump, um populista com um discurso xenófobo e antissistema, será o próximo presidente dos Estados Unidos. Com o apoio maciço dos norte-americanos brancos descontentes com as elites políticas e econômicas e preocupados com as rápidas mudanças demográficas, Trump derrubou todas as previsões das pesquisas e obteve uma vitória que lança o seu país no desconhecido. Ninguém como Trump soube entender a exaustão existente em relação ao establishment, ao qual Hillary é identificada. A onda populista mundial chegou à Casa Branca.

“Os homens e mulheres esquecidos do nosso país já não serão esquecidos”, disse Trump em seu discurso de vitória, em Nova York. O presidente eleito, que deve fazer seu juramento de posse em 20 de janeiro, elogiou Clinton e disse que é o momento de encerrar as divisões do país.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Depois de Obama do agreste na versão de Lazim, agora vem ai o João Dória do agreste


Edison Tavares, do PMDB, foi eleito no dia 2 de outubro prefeito de Toritama, no Agreste de Pernambuco. Com 100% das urnas apuradas, ele teve 37,10% dos votos válidos. Odon, do PSB, ficou em segundo lugar, com 31,62%.

Empresário bem sucedido, Edílson enfrentou as duas forças políticas tradicionais de Toritama e venceu de forma brilhante, sem grande festas, apenas levando propostas a população. Agora, depis de eleito, já começou a trabalhar pelo polo de confecções e Toritamae um grande amigo meu de Toritama já falou que o mesmo já esta sendo chamado de o João Dória do agreste, em alusão ao prefeito eleito de São Paulo, que também é empresário e venceu de forma brilhante a eleição na capital paulista.

Resta saber de Edílson vai fazer jus ao apelido.

Edson Vieira comenta ações da ‘Operação Feira Forte’ – “Fico feliz em ver que o nosso trabalho já está dando resultados positivos”

Com o nome de ‘Feira Forte’ a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, que tem como titular da pasta Ângelo Gióia, lançou neste início de semana uma série de ações voltadas ao combate a criminalidade no Polo de Confecções, em especial nos dias de feira nas cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru.


Viaturas do 24º BPM têm feito rondas e abordagens a veículos suspeitos nas entradas e saídas de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, dando maior tranquilidade aos carros e ônibus que trafegam neste trecho.  

Ângelo Gióia e Edson Vieira
Em entrevista na manhã desta segunda na Rádio Comunidade, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, elogiou a ação das forças de segurança de Pernambuco no Polo de Confecções. “Nós criticamos na hora de criticar, mas temos que ressaltar também quando o bom trabalho é feito. Fico feliz em ver que o nosso trabalho, o nosso esforço já está dando resultados positivos. Estivemos na Secretaria de Defesa Social na última semana mostrando a nossa situação e nossas necessidades e agora, ficamos felizes ao vermos que o trabalho está sendo feito e que a população já pode sentir o trabalho de nossa polícia”, disse ele. 

O prefeito disse ainda que nesta terça acontecerá mais uma reunião em Recife, onde os pleitos junto ao secretário de Defesa Social serão reforçados. “Amanhã estaremos reunidos na capital, mais uma vez,  com o secretário e com lideranças de entidades aqui de nossa cidade, para falarmos mais uma vez sobre o assunto. Estamos prontos para ajudar o estado nessa empreitada em busca do formato ideal de segurança pública para  nosso Polo, com ações que garantam tranquilidade nessas feiras de fim de ano, mas também ações que possam ser implantadas a médio e longo prazo”, findou o prefeito Edson Vieira.

ARMANDO VÊ ESGOTAMENTO DO PACTO PELA VIDA


Pela primeira vez desde que disputou a eleição do Governo do Estado, o senador Armando Monteiro (PTB) falou sobre o problema da violência em Pernambuco e a tão badalada falência do “Pacto pela Vida”.


Armando atribuiu ao “descaso e a falta de priorização da gestão de Paulo Câmara (PSB)” o que classificou como sinais de esgotamentodo programa de segurança pública criado em Pernambuco em 2007.


Em discurso no Senado, nesta segunda-feira (7), disse que o Pacto só existe agora na propaganda oficial. "O Pacto pela Vida sobrevive somente na propaganda do governo. E a sensação de insegurança e medo dominam a população do Estado", acentuou o petebista.


“Na raiz dos problemas está a ausência de gestão e comprometimento do governo estadual com as metas do Programa e o acompanhamento dos indicadores de criminalidade”, enfatizou. 


O pronunciamento no plenário do Senado foi feito a propósito da divulgação recente do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública e da reunião no Palácio do Planalto, há dez dias, entre os presidentes da República, do Supremo Tribunal Federal, da Câmara de Deputados e do Senado para discutir a criação de um Plano Nacional de Segurança Pública.


Armando assinalou que, considerado um êxito até 2013, quando conseguiu reduzir substancialmente a taxa de homicídios em Pernambuco, o Pacto pela Vida registra “sinais de esgotamento” desde 2014. Lembrou que, se em 2015 a taxa de homicídios aumentou 12%, o quarto maior índice de crescimento entre todos os estados e o pior resultado do Pacto pela Vida, com 3.900 mortes violentas ou 11 assassinatos em média, por dia, conforme os dados do 10º Anuário, os números deste ano são ainda mais desalentadores.


Alta generalizada- “Até setembro último, já foram quase 3.200 mortes violentas, um crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2015. A continuar esta tendência, fecharemos este ano com mais de 4.300 assassinatos. Podemos ultrapassar, ainda este ano, o número de mortes violentas do estado de São Paulo, que tem uma população quase cinco vezes maior do que Pernambuco”, assinalou Armando Monteiro.


O senador acrescentou que, paralelamente, tem se observado uma alta generalizada nos assaltos a ônibus, roubos de carros, estupros e explosões de caixas eletrônicos na região metropolitana e no interior. “Foram registrados, em 2015, quase 15 mil roubos e furtos de carros, um crescimento de 20% sobre 2014”, declarou.


O senador petebista citou o sociólogo José Luiz Ratton, mentor do programa, para alinhar as principais causas da decadência do Pacto pela Vida: pouco investimento em tecnologia para prevenção e controle do crime e na formação policial diversificada para as novas realidades criminais; deterioração de recursos humanos e materiais, desmotivando as polícias militar e civil; escassez de verbas em polícia científica e na formação de um banco de dados mais sofisticados, e até falta de material de limpeza e de escritório nas delegacias.



“Em gestões passadas, o governador participava diretamente das reuniões sobre o Pacto pela Vida e impunha um sentido de urgência”, salientou Armando Monteiro, para quem “a sensação de insegurança e medo domina a população de Pernambuco”.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Entrevista especial com Augustinho Rufino que foi transmitida  rádios Polo FM e Vale AM em 2013. Confira:


Operação ‘Feira Forte’ é iniciada no Polo de Confecções

Edson Vieira pode ser o próximo presidente do CONIAPE

De Olho em 2018, o prefeito de Santa Cruz pensa em ser o próximo presidente do CONIAPE.

O consórcio que reúne 11 municípios do Polo de Confecções de Pernambuco e da Paraíba, e cresceu muito durante a gestão do prefeito Evilásio.

Com a saída de Evilásio que deixa a prefeitura de Taquaritinga em 31 de dezembro desde ano, o caminho fica aberto pra Edson Vieira que poderá contar com apoios com o de seu amigo Hilário em Brejo da Madre de Deus.

PREFEITURA PAGA 13º NO PRÓXIMO DIA 20

Organizada, com as finanças sob controle, a Prefeitura de Garanhuns paga no próximo dia 20 a segunda parcela do 13º salário dos servidores, sejam eles efetivos, comissionados, aposentados ou pensionistas.

Segundo o prefeito Izaías Régis, com esse pagamento mais de quatro milhões de reais estão sendo injetados na economia local, em pleno período do Natal Luz, que este ano está recebendo cuidados todo especiais, por parte do Município.

A primeira parcela do 13º foi antecipado pela Prefeitura desde o meio do ano.

Além do pagamento do décimo, o Governo Municipal pagará normalmente as folhas de novembro e dezembro nas datas estipuladas no calendário.

Mais homenagens a Augustinho Rufino de Melo



FPM cresce com a repatriação, terceiro repasse de outubro chega a R$ 2 bilhões


Após meses de espera, gestores municipais recebem recursos da repatriação.

Com a verba, o terceiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de outubro será R$ 2.042.577.444,00 – já com o abatimento do montante destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Sem essa retenção, a cifra a ser distribuída com todas as Prefeituras do país, valores brutos, chega a R$ 2.553.221.805,00.

De acordo com levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em comparação com o mesmo repasse de 2015, o último decêndio de outubro apresenta crescimento de 27,5%, em termos nominais. Mas, esse crescimento é um reflexo do adicional de R$ 332.377.717,02 da arrecadação de Imposto de Renda (IR) prevista na Lei de Repatriação. O valor foi divulgado pela Receita Federal, por meio de comunicado.

Mesmo com o repasse desses recursos, segundo a entidade municipalista, quando se considera os efeitos da inflação, o decêndio apresenta crescimento bem menor, de 18,5% em termos reais. Ao somar os três repasses do mês, o Fundo será de R$ 6,256 bilhões, o que mostra crescimento de 13%, em relação a outubro do ano passado, quando os Municípios receberam R$ 5,533 bilhões.

Do início do ano pra cá, o FPM soma nominalmente R$ 68,942 bilhões. Nesse mesmo período de 2015, haviam sido repassados R$ 66,929 bilhões as Prefeituras. Um crescimento de 3,01%, conforme indica dados da CNM. No entanto, quando se considerado o impacto inflacionário, o acumulado do Fundo em 2016 apresenta redução de 5,83%, de acordo com o mesmo período do ano anterior.

“É importante frisar que no montante acumulado no ano não estão incluídos os valores do 0,5% de 2015 e o 0,75% de 2016, decorrente da Emenda Constitucional 84/2014, que foi uma conquista da Confederação Nacional de Municípios (CNM)”, destaca o levantamento divulgado pela entidade nesta quinta-feira, 27 de outubro.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, descartou há pouco a edição, em 2017, de um novo programa de repatriação de recursos. “É esse que está aí”, respondeu, ao ser questionado se o programa seria esse mesmo ou se haveria um novo no ano que vem. A arrecadação com o presente programa ultrapassará os R$ 50 bilhões, segundo estimou. O ministro deu algumas poucas respostas aos jornalistas após a cerimônia no Palácio do Planalto na qual foi sancionada a nova Lei do Simples. (Fonte: Portal AZ)

Vice-presidente do PSB que apoiou Raquel Lyra é exonerado do governo Paulo Câmara


O apoio do vice-presidente do PSB, Luciano Vasquez, à prefeita eleita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), o fez perder o cargo de diretor de Relações Institucionais de Suape. 

O ato de exoneração saiu do Diário Oficial, valendo a partir de amanhã. Em Caruaru, no primeiro turno o PSB disputou em faixa própria, com o atual vice-prefeito, Jorge Gomes, que acabou em quarto lugar.
No segundo turno, a orientação do partido, de apoiar Tony Gel, candidato do PMDB, não foi cumprida por Vasquez, que se rebelou declarando apoio a Raquel.

Ao falar sobre a sua demissão, Vasquez fez duras críticas ao socialistas em nota enviada à imprensa e indicou que o governador pode ficar “reduzido à imagem de um pedinte de cargos” e afirmou que a gestão tem como marcas “inexperiência, o amadorismo, a inércia e a falta de diálogo”. “Estão jogando fora, de forma inconsequente, toda a história e legado de (Miguel) Arraes e Eduardo (Campos)”, disse ainda.

Luciano Vasquez foi presidente do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe)no governo Eduardo Campos e secretário da Casa Civil de João Lyra, que assumiu como governador quando Eduardo deixou o cargo para disputar a presidência.