As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

STF É IMPLACÁVEL COM PARTICIPANTE DO TERRORISMO DE 8 DE JANEIRO

 

Ministros do STF e vândalos em Brasília
no dia 8 de janeiro de 2023

Quem pensou que ia ficar impune "quebrou a cara".

O Supremo Tribunal Federal condenou, nesta quinta-feira, a primeira pessoa julgada por participação nos atos terroristas de 8 de janeiro.

Aécio Lúcio Pereira foi condenado pela maioria dos integrantes do STF e pegou 17 anos de cadeia, 15 deles serão cumpridos em regime fechado.

Ele foi julgado por "associação criminosa armada, tentativa de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito". Além disso, responderá por dano qualificado e deterioração de patrimônio público.

Muitos dos implicados na invasão da Praça dos Três Poderes, em Brasília, devem ter destino semelhante. Os ministros do Supremo estão sendo implacáveis. Até porque o STF foi um dos órgãos depredados pela ação dos vândalos.

No mesmo dia, eles invadiram e saíram destruindo tudo no Senado e no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República.

Quem destoou da posição da maioria foi Kássio Nunes Marques, que tentou "passar pano" para o golpista. Se dependesse do voto desse ministro, a pena de Aécio seria de dois anos de prisão e nem ficaria em regime fechado.

PESQUISA DO IPESPE REVELA 55% DE APROVAÇÃO AO GOVERNO LULA

 


A pesquisa pelo Ipespe, esta semana,  revela que aprovação do Governo Lula chegou a 55%, melhor índice desde que o petista iniciou seu terceiro mandato.  De acordo com o levantamento, 59% dos brasileiros e brasileiras acreditam que o país vai melhorar até o final de 2023, o que também representa o maior patamar da série histórica, iniciada em março de 2021.

Em seu primeiro discurso como presidente eleito, que foi logo após o resultado das eleições, no dia 30 de outubro de 2022, Lula enfatizou que o povo é a causa da sua trajetória política e que combater a miséria é a razão pela qual ele vai lutar até o fim de sua vida.

Os principais resultados do levantamento sobre o governo Lula cobrem temas relacionados à economia brasileira como inflação, o programa Desenrola Brasil, de renegociação de dívidas, a Reforma Tributária, a economia pessoal e familiar e sobre os avanços do Brasil desde que Lula assumiu a presidência da República.

A pesquisa ressalta ainda que quase a metade dos entrevistados (45%) apontou melhoria de vida na comparação com ano de 2022. Sobre os próximos meses de 2023, a expectativa positiva a respeito da melhoria da vida pessoal e das respectivas famílias praticamente recupera o patamar do início do ano, alcançando 72%.

ADVOGADOS DE GOLPISTAS REVELAM DESPREPARO E OAB SE PRONUNCIA

 

O advogado Sebastião Coelho

Os advogados dos golpistas de 8 de janeiro são toscos, despreparados, andam fazendo vergonha, em Brasília. Um deles, Hery Kattwinkel, atribuiu uma frase de Maquiavel, autor do livro "O Príncipe", a Antoine Saint-Exupéry, que escreveu "O Pequeno Príncipe". 

Outro dos defensores dos terroristas, Sebastião Coelho, afirmou sem nenhuma base científica que os ministros do STF são os homens mais odiados do país. Foi expulso do Podemos, ao qual era filiado. 

Larissa Lopes, que também defende os acusados pela quebradeira na Praça dos Três Poderes, reclamou dos ministros do Supremo, citando o nome de Alexandre Moraes. Se queixou que ele nem ao menos a cumprimentou e disse que os advogados (as) são desprestigiados (as). Foi às lágrimas nas suas considerações.

Levou uma lição de Moraes, que garantiu haver respeito de toda a Corte não só aos advogados, mas também aos que estão sendo julgados. Ele lembrou que a profissional perdeu o prazo na defesa do réu e mesmo assim lhe foi concedido um novo tempo para realizar seu trabalho. O vídeo que rola nas redes sociais com a fala de Larissa e o "puxão de orelha" de Xandão chega a ser constrangedor.

Por conta do comportamento inadequado dos advogados (as), a OAB enviou um ofício para a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber afirmando que tem plena confiança na atuação da Corte.

Com discussão sobre segurança pública, Alex Monteiro foi o convidado da quarta edição do Taquaritinga em Debate

  Com discursão sobre segurança pública, Alex Monteiro foi o convidado da quarta edição do Taquaritinga em Debate

Consolidando-se cada vez mais entre a população norte taquaritinguense, o Programa Taquaritinga em Debate segue discutindo assuntos do cotidiano e que impactam na cidade. Nesta quarta-feira, 13, o tema foi segurança pública e contou com a presença de Alex Monteiro, secretário de ordem social de Toritama. Além de Alex, o enfermeiro Emanuel Brito e o empresário Jobson da Internet também se fizeram presentes.

Apresentado pelo comunicador André Santiago, o programa desta quarta-feira (13) teve mais de uma hora e meia de duração, sendo o foco na segurança pública de Taquaritinga do Norte e todas as suas vertentes, com discussões do que anda dando certo, do que se deve mudar e do que se pode melhorar em todo o município nesse quesito.

A presença de Alex corroborou a ideia propositiva do debate, já que o atual secretário de ordem social de Toritama é especialista em ordem social e segurança cidadã e mestrando em criminalística. Além disso, Alex foi um dos “cabeças” à frente da idealização e criação da Destra — atual AMTTC —, em Caruaru. Na nossa região, também foi o primeiro diretor da CTTU, em Toritama, sendo nomeado, em 2020, como o secretário de ordem pública da Capital do Jeans.

A edição desta quarta-feira contou também com a participação especial do enfermeiro Emanuel Brito e também do empresário Jobson da Internet, que contribuíram com suas visões e ideias sobre a segurança pública da Capital do Café.

O programa desta quarta-feira, assim como os demais, está disponível integralmente na página oficial ‘Taquaritinga em Debate’, no YouTube. As novas edições vão ao ar toda semana, às quartas, pelo próprio YouTube, como também pelas rádios Farol FM, Filadélfia FM e Nova Geração FM.

quinta-feira, 14 de setembro de 2023

ALE vence atraídos de virada e é o campeão do torneio da independência 2023

Equipe que jogou a final contra o ATRAÍDOS

A equipe do ALE venceu a equipe do Atraídos por 4 x 3 na noite do último sábado 09/09 de virada, e, assim, se sagrou campeão do torneio da independência 2023. 
O tricolor de Pão de Açúcar, ergueu a taça na quadra José Edson Bezerra, trinta anos depois de seu ultimo título.

O ALE iniciou a partida levando dois gols em menos de cinco minutos. Mas com o técnico Wandinho confiante na equipe, além de ter jogadores experientes como Walter, Gaguinho, Yan e Romário, a virada foi questão de tempo.

O ALE respondeu logo na sequência, tocando a bola e mantendo o jogo sob controle o tempo todo. No final do primeiro tempo, o ALE diminuiu, indo pra o segundo tempo confiante da virada. Depois de iniciar o segundo tempo, como terminou o primeiro, pressionando a equipe do Atraídos, o ALE conseguiu uma virada histórica e passou a controlar a bola. Mas, como futebol tem acontecimentos inexplicáveis, a equipe de arbitragem, a um minuto do final da partida, deu um gol irregular pra equipe do Atraídos que empatou. Mesmo com dois jogadores fora da partida, Jesiel e Walter que se machucaram, o ALE fez prevalecer o grupo, e com passe de Douglas e gol de João, a equipe fez 4 x 3 no finalzinho e foi campeão. 

A equipe do ALE não se deixou abater, mesmo com a torcida em sua maioria contra, e, superado o momento de instabilidade do início da partida quando levou dois gols com menos de 5 minutos, e com gols de Yan, João e Walter a equipe se sagrou campeã, voltando a vencer um campeonato depois de trinta anos, embora tenha passado cerca de 25 anos em inatividade. A volta do ALE se deve também devido ao apoio do Técnico Wandinho e da Pastelaria J.A.

Além do título, o ALE levou prêmios individuais com Romário o melhor goleiro do campeonato, e João como artilheiro. 
Equipe que venceu o Juventus PDA por 4 x 2


Equipe que jogou a semifinal contra o Atletico Cruzeiro e venceu por 2 x0




PRESIDENTE LULA GARANTE RECOMPOSIÇÃO DO FPM E ICMS

 


Presidente Lula gravou um vídeo que deve aliviar bastantes os prefeitos dos mais de 5 mil municípios brasileiro.

O governante assume o compromisso de que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM),  de 2023, não será menor do que o do ano passado. "Garanto a vocês que pelo menos será igual ao de 2022", salientou, dando a entender que poderá ser um pouco maior.

Prefeitos de todas as regiões do país vêm se mobilizando, nos últimos meses, contra a queda do FPM, principal fonte de receita dos municípios de pequeno e até mesmo médio porte.

Numa entrevista ontem à tarde, na Rádio de Capoeiras, o prefeito Nêgo do Mercado deu um exemplo muito prático do que está acontecendo a respeito da queda do Fundo de Participação dos Municípios. "É como se um pai de família que todo mês tinha 100 reais para comprar produtos para sua casa, tivesse agora apenas 70 para adquirir o mesmo.

O governo Lula da Silva já tinha anunciado a antecipação para este ano do pagamento de cerca de R$ 10 bilhões em indenizações a Estados e municípios previstas para 2024. 

O valor, segundo o ministro Alexandre Padilha,  representa a parcela que o governo deveria pagar no ano que vem como ressarcimento de perdas na arrecadação do ICMS.

Assim, todos os municípios que sofrem com as quedas no FPM e ICMS podem respirar aliviados com as medidas que estão sendo tomadas pelo Governo Federal.

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Jobson da Internet Fortalece sua Base no PL de Taquaritinga do Norte com Novas Filiações

Nesta semana, o pré-candidato a prefeito de Taquaritinga do Norte, Jobson da Internet, deu início a uma série de filiações ao Partido Liberal (PL), do qual é presidente na cidade. A movimentação política tem agitado os bastidores da cidade e fortalecido a pré-campanha de Jobson.

Dentre as filiações de destaque, Jobson da Internet trouxe para o PL lideranças da antiga terceira via, consolidando uma aliança política que promete trazer novos ares à política local. Um dos novos membros do partido é o jovem André Apaixonado, irmão do empresário Nazal, que agora faz parte do grupo de Jobson.

Além disso, Jobson da Internet expandiu sua base política ao filiar ao PL Fagner Lima, irmão do ex-candidato a prefeito Fábio de Jairo, e Flávio Lima, que teve candidatura a vereador nas eleições anteriores. Essas adesões significativas demonstram o crescimento do apoio à pré-campanha de Jobson da Internet.

ALLYSON DIAS “ATRAVESSOU O RUBICÃO”

 


                Era grande a expectativa entre os opositores do prefeito Lero em relação à estréia do pré-candidato Allyson Dias diante de microfones e entrevistadores. Tão grande que os próprios “bombaram” as lives em que o jovem pré-candidato deu suas primeiras entrevistas, após ter seu nome confirmado como sendo da preferência do prefeito e majoritariamente acolhido na bancada parlamentar da situação. Esperavam um desastre que colocasse o pré-candidato e seu apoiador numa fábrica de memes própria dos meios midiáticos, mas terminou com a imprensa sendo pautada pelas declarações de Alysson.  È muito natural que um candidato ”verde” em disputas eleitorais inicie seus primeiros passos com algum nível de tensão e insegurança, fenômeno que até um veterano pode carregar, evidentemente que em menor grau, mas que é vencido à medida que a pré-campanha avança. O fato é que a “secagem” não produziu as expectativas que os oposicionistas alimentaram, como quem senta numa arquibancada esperando o protagonista do riso entrar no picadeiro.

            Porém, nem entrevistadores, nem opositores esperavam ouvir de Allysson duas “surpreendentes” declarações: a primeira, de que toparia sim, submeter seu nome e o de outros pré-candidatos a uma pesquisa eleitoral para que fosse definido o nome do grupo Calabar; a segunda, de que outros nomes, além de Luiz Floriano, o Batata, poderiam figurar na condição de vice-prefeito. 

Novamente reacendeu-se no coração dos opositores a chama de um desastre, a oportunidade de o pré-candidato ter cometido uma gafe própria de um momento de improvisação. Não observaram que, ao lado de Allyson, estava o pré-candidato a vice Batata, na tranqüilidade de quem sabe que a conjuntura é que define fechamento de chapa eleitoral. E ela lhe é plenamente favorável. Batata, Lero, lideranças políticas do grupo e observadores atentos sabem que o pré-candidato deu um nó em quem o desdenhou e acha que vai abater o candidato do prefeito apostando em “inexperiência”.

             Depois das declarações de Allyson, certamente o ex-prefeito Evilásio deve ter pensado:  “por que não fiz como Lero que, ao ser fritado por mim em 2016, resistiu, continuou no grupo, venceu a disputa interna e consolidou sua candidatura em 2016?”. Como se vê, experiência e orgulho não garantem a tomada das melhores decisões políticas. Caso contrário, não teria esnobado a vice-prefeitura em 2020 para aceitar ser co-piloto agora do grupo Gravatinha do B. E, pior, não teria se escondido na neutralidade enquanto nos bastidores  trabalhava e rezava para que o dono da camisaria tivesse o mesmo destino do pobre Santa Cruz Futebol Clube. Ao sair do grupo se dizendo excluído, Evilásio perdeu a oportunidade de ser em  2024 o Lero de 2016. 

Um prefeito pode ter sua preferência, mas esta, ao longo do processo e das circunstâncias políticas, pode ser mudada por um nome mais viável ou politicamente mais denso. Algo reafirmado pelo próprio Allyson. Saindo precocemente do grupo, Evilásio deixou o caminho livre para que o prefeito, bem avaliado, consolide seu candidato preferido e parta para mais um desafio eleitoral, com grandes chances de um resultado favorável nas urnas.

          A eleição de 2024 vai ser desafiadora. A preço de hoje, o pleito pode ter quatro candidaturas competitivas. Apesar disso, é grande a chance de dois candidatos polarizarem a disputa, considerando a tradição eleitoral de Taquaritinga e as contradições políticas de dois novos grupos dissidentes. E a experiência política dos candidatos não será um coringa capaz de desequilibrar a disputa. 

Pesará muito ainda a velha mística que costuma contaminar a militância nas disputas eleitorais, independente de quem seja o candidato. Portanto, bancando a candidatura Allyson Dias, Lero estará submetendo sua gestão ao jugo popular. E é nela que a oposição deve focar, sob o risco de assistir em 2024 a mesma frustração de agora com as primeiras declarações do pré-candidato Calabar. Imaginaram um “Rubicão” midiático para ele, que, como Júlio César, depois da travessia, pode dizer: “vim, vi e venci”.

             

Gisonaldo Grangeiro, "cearense" de Pernambuco, agrestino do Polo, professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceará e da Rede Municipal de Educação de Fortaleza. 

MAURO CID DEIXA O MESSIAS E MICHELLE ACUADOS E APAVORADOS

 


Mauro Cid, tenente coronel do Exército, ex-ajudante de ordem do presidente da República, é o nome deste domingo. Está no jornal O Globo, na Folha de São Paulo, UOL, Valor Econômico, Brasil 247, Estadão, em outros veículos da imprensa e nos artigos dos renomados jornalistas Josias de Souza e Reinaldo Azevedo.

Por que está se dando tanta importância ao fardado? É que, na linguagem popular, o homem resolveu "abrir o bico".

Segundo Josias, o que levou Cid a virar delator foi uma frase de Bolsonaro, abandonando os aliados. "Cada um cuide de sua vida". O coronel está seguindo o recado à risca, se comprometeu a revelar o que sabe, fazendo tremer quem pecou, num passado recente. Nitidamente em pânico, Michelle ora e chora, enquanto o marido, Jair Bolsonaro já agendou hospital para a segunda-feira. Nada disso estaria acontecendo não fosse o velho Lula, que ganhou a eleição e "abriu as portas do inferno" para os patriotas honestos, tementes a Deus. Reinaldo, que atacou Lula e o PT, quando dos governos passados, hoje reconhece no presidente um democrata e foi dos que desafiaram Sérgio Moro a apresentar uma única prova contra o petista, dos crimes pelos quais foi acusado. Quanto à delação autorizada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, Azevedo acha que está se fazendo tudo dentro da lei, para ouvir Mauro Cid, ao contrário do que fez Moro e a turma da Lava Jato. Há quem acredite ainda que o clã Bolsonaro é honesto. Apesar das rachadinhas, dos imóveis comprados em dinheiro vivo, das propinas até em ouro recebidas por ministros em seu governo e das joias sauditas das quais tentaram se apropriar. Talvez Alexandre de Moraes já tenha elementos suficientes para determinar a prisão do capitão. Mas, me parece, todo cuidado está sendo tomado para que só se chegue a essa medida quando tudo for apurado e comprovado, inclusive a participação do ex-presidente nos atos terroristas do dia 8 de janeiro de 2023. Fato é que Bolsonaro e Michelle estão perdendo o sono. Com a federal na cola, estão apavorados e a única saída encontraram até agora foi se vitimizar.
O ex-presidente é cada vez menos mito e já se tornou um péssimo cabo eleitoral para seus candidatos, em 2024 e 2026.

A DIMENSÃO DO PRESIDENTE LULA

 


Por: Gustavo Conde

"Eu não queria dizer isso. Pode ferir sensibilidades, desmanchar castelos de areia, coisa e tal. Mas, que se dane. O fato, nu e cru, é que Lula vai sendo canonizado, imortalizado e santificado no altar máximo da glorificação histórica. 

Nem Che Guevara, nem Fidel Castro, nem Nelson Mandela chegaram perto dessa dimensão. 

E essa consagração é insuspeita: não há maior prêmio nem maior insígnia do que ser perseguido e caçado com este nível de violência pelo aparelhamento judicial e financeiro em uníssono, com o auxílio de toda a imprensa e dos serviços de "inteligência" nacionais e estrangeiros. É o maior reconhecimento de uma vida que teve um sentido maior, léguas de distância do que a maioria de nós poderia sonhar.

Nem todos os títulos honoris causa do mundo juntos equivalem a essa deferência: ser perseguido por gente do sistema, por representantes máximos do capital, da normatização social e da covardia intelectual, gente que pertence ao lado fascista da história. 

Não há Prêmio Nobel que possa simbolizar a atuação democrática de Lula no mundo, nem todos os prêmios que Lula de fato ganhou ou recusou (a lista é imensa, uma das maiores do mundo). Porque a honraria mesmo que se desenha é esta em curso: ser o alvo máximo do ódio de classe e o alvo máximo do pânico democrático que tem fobia a voto.

Habitar 24 horas por dia a mente desértica dos inimigos da democracia e povoar quase a totalidade do noticiário político de um país durante 40 anos, dando significado a toda e qualquer movimentação social na direção de mais direitos e mais soberania, acreditem, não é pouco. Talvez, não haja prêmio maior no mundo porque Lula é, ele mesmo, o prêmio. É ele que todos querem, para o bem ou para o mal. É o líder-fetiche, a rocha que ninguém quebra, o troféu, a origem, a voz inaugural, rouca, que carrega as marcas da história no timbre e na gramática. 

Há de se agradecer essa grande homenagem histórica que o Brasil vem fazendo com extremo esmero a este cidadão do mundo. Ele poderia ter sido esquecido, como FHC. Mas, não. Caminha para a eternidade, para o Olimpo, não dos mártires, mas dos homens que lutaram e fizeram valer uma vida em toda a sua dimensão espiritual e humana."

*Gustavo Conde é mestre em linguística pela Universidade Estadual de Campinas e divulga artigos como esse acima em sites independentes.

ROMANCE DE ESCRITOR GARANHUENSE ESCANCARA HORROR DA ERA MÉDICI

 Mário Rodrigues, escritor garanhuense, publicou recentemente um livro ousado, que trata da ditadura militar no Brasil na sua fase mais brutal: quando do governo do general Garrastazu Médici.

Sem abrir mão de fazer boa literatura, evitando o proselitismo político, Mário produziu um texto duro, direto, sem rodeios. Em algumas páginas, parece que o sangue jorra na cara do leitor.

Temos a sensação de ter levado um soco, o estômago embrulha, dá vontade de parar ou de ler tudo de uma só vez, para saber como afinal termina a história.

"O Motorista de Médici", este o título do romance do escritor natural de Garanhuns, é sobre tortura, execução dos "comunistas" e inimigos da pátria,  pelos agentes da repressão.

O personagem chave é Abel Rodrigues de Lima, de codinome “Cabo Foguinho”, que saiu das fileiras do Exército Brasileiro para integrar o Doi-Codi, órgão que comandou a barbárie no Brasil,  após o golpe de 1964.

Incrível é que a história é narrada por um sobrinho do torturador. Quando jovem, amava o tio, tinha por ele admiração. Só veio descobrir o "monstro" muito tempo depois, quando ele estava acabado, decadente, sem que os serviços prestados à ditadura tenham lhe deixado rico ou com a consciência e paz.

Não é um livro fácil de ler por reabrir as feridas, por descortinar o horror do que foi o governo do general Médici. Mas é necessário, num país que até o ano passado era comandado por um fascista admirador do regime de 64 e de torturadores.

Por sinal, no livro de Mário Rodrigues, personagens reais e fictícios se misturam, com citações a esquerdistas e direitistas, como Dilma Rousseff, uma das torturadas pelo governo militar, e o delegado Fleury, que foi um dos agentes brutais do regime.

Mário Rodrigues não é um estreante, já publicou diversos livros, como "Receita Para se Fazer um Monstro", publicado pela editora Record e vencedor do Prêmio Sesc de Literatura de 2016.

Em "O Motorista de Médici" o autor não abre mão de referências a Garanhuns e cidades do Agreste (Canhotinho é a terra natal de Abel), Recife, São Paulo, fazendo como que um mosaico do Brasil dos anos 70.

Da época em que o povo comemorou o tricampeonato mundial de futebol, enquanto o pau comia nos porões do regime.

JOÃO CAMPOS TEM MUITOS MOTIVOS PARA PENSAR EM DISPUTAR O GOVERNO

 


O prefeito do Recife, João Campos (PSB) tem muitos motivos para pensar em disputar o governo do Estado. É filho de Eduardo Campos, bisneto de Miguel Arraes e faz uma gestão bem avaliada na capital. E é o nome mais forte da oposição para enfrentar Raquel Lyra, caso ela decida partir para a reeleição.

De acordo com as pesquisas divulgadas até o momento, João se reelege prefeito com folga, no próximo ano. Apesar desse quadro, o jornalista Igor Maciel, do Sistema JC, escreveu um artigo elencando motivos para o filho de Eduardo não disputar a eleição de 2026.

Na prática, o articulista defende a reeleição de Raquel, aponta ela como forte candidata, por contar com a estrutura forte do Governo do Estado.

Ora, se a máquina tivesse todo esse peso numa eleição estadual, Danilo Cabral não teria sido o quarto colocado na disputa de 2022.

Quem vai definir de João Campos será candidato contra Raquel não será o Jornal do Commercio, nem um blog do interior ou qualquer veículo da imprensa. A decisão será do próprio prefeito do Recife, do PSB e do conjunto dos partidos de oposição.

Ao meu ver, se o socialista se reeleger prefeito com mais de 60% dos votos, como indicam as pesquisas, seu nome será colocado naturalmente no processo. O próprio povo, não somente na capital, mas em todo  estado de Pernambuco, vai pedir a sua candidatura.

É provável que na próxima eleição de governador Raquel perca aliados importantes que teve na campanha do ano passado, como Armando Monteiro e Miguel Coelho.

Marília Arraes, que perdeu mais saiu das urnas com mais de 2 milhões de votos, certamente também estará com João Campos e a oposição vai estar muito forte.

Possivelmente,  governistas e simpatizantes temem a candidatura do filho de Eduardo e usam jornalistas para plantar dúvidas na cabeça do povo. Não vai colar. João reeleito vai encarar Raquel. E esta se não melhorar muito - porque pelo menos no primeiro ano seu governo é péssimo - poderá levar uma surra histórica, possibilitando a volta do PSB ao poder.