As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sábado, 12 de dezembro de 2015

Santa Cruz do Capibaribe promove I Seminário Clínico de Microcefalia

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da secretaria de Saúde do município, promoverá nesta segunda-feira, dia 14, a partir de uma e meia da tarde na Praça do CEU, o primeiro Seminário Clínico de Microcefalia.

O evento tem como público alvo, médicos e enfermeiros das redes pública e privada, além da sociedade civil. 

O encontro contará com palestras do médico neurologista Dr. Bruno Farias, a pediatra Dra. Viviane Valença e a médica Dra. Verônica Cisneiro.

“Debateremos de forma responsável e consciente um problema que hoje preocupa a todos, tanto governantes, quanto a população. A gestão do prefeito Edson Vieira discute junto a sociedade, de forma transparente e responsável, a execução de ações que possibilitam uma saúde, de fato, melhor para todos”, disse o secretário de saúde, Breno Feitoza.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015



Direto do facebook

Graças e glórias ao nosso Deus todo poderoso.

Por Beto Soldado


Hoje o despertar depois de vários dias, nos enche de fé no Deus que pode todas as coisas, Dudu acordou desse sono que nos angustiava, nos trouxe a alegria ao ver o brilho dos seus olhos banhados em lágrimas, o apoio e as orações de todos, foram a força que Dudu precisava e precisa, que cada dia é uma vitória, agora partimos para o combate a uma infecção no pulmão, que impede sua livre respiração. Continuaremos juntos nessa corrente de orações confiante no Deus da graça, que muitas vitórias teremos nessa batalha pela vida, o mesmo ainda se encontra no leito de uma UTI recebendo todos os cuidados possíveis para sua volta para casa, se Deus quiser. Fico eternamente grato a todos que em oração pede pelo meu guerreiro Dudu, que Deus abençoe a todos.

“Santa Cruz não precisou do exército, por que existe um trabalho que está sendo feito”, diz prefeito

Prefeito Edson Vieira
Foto: Arquivo Blog do Ney Lima

O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), ratificou, na manhã de hoje, durante o Programa Rádio Debate, que o plano de ações efetivado em combate ao mosquito Aedes aegypti, vem sendo satisfatório e que, por esse motivo, não houve a necessidade de reforço de homens do exército na cidade, como acontece em municípios vizinhos.

De acordo com o prefeito, a gestão é solidária a todas as famílias do município, e enfatiza a queda no número de atendimentos no Hospital Municipal, como mostra dos resultados.

“Um hospital que atendia 200 pessoas, e passou do dia para noite a atender 700. Hoje já está caindo seu atendimento, por que tem uma equipe, o trabalho está sendo feito, não houve omissão, um trabalho conjunto”, disse.


Ainda segundo Edson, o trabalho de ‘orientação’, que homens do exército estão fazendo em algumas cidades do estado, já acontece atualmente com os próprios funcionários do município, e se faz necessário apenas onde existem poucos agendes de saúde ou de endemias.

“Outras cidades estão em estado alarmante (cita surubim), Jataúba só tem três ou quatro agentes de endemias. Como Jataúba vai dar conta? Nós temos 34 (agentes de endemias) fora os agentes de saúde que estão trabalhando em parceria, e hoje tá aqui num mutirão de pessoas ajudando”, disse acrescentando em seguida.  “O exército vem com todas as despesas pagas pela prefeitura, combustível pago pela prefeitura, alimentação, moradia para ficar de domingo à sexta. Quando chegam na sexta vão embora. Para que o exército? Para bater na porta, para abrir e o agente fazer o trabalho. Ele não pode fazer nada, absolutamente nada fora isso”.


Pouco antes, também na Rádio Polo, o secretário de saúde Breno Feitoza informou que dos 184 municípios do Estado, apenas 19 receberam reforço das forças armadas, e que Santa Cruz não estaria entre as prioritárias, por estar conseguindo controlar o caso, com seu efetivo normal.

Do Blog de Ney Lima

Qual foi a campanha educativa que vocês fizeram até agora para ajudar no combate ao mosquito? Questiona Edson sobre rádio Polo


Em participação no programa Rádio Debate, na Rádio Polo, na manhã desta quarta-feira, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB) repreendeu a atitude por parte de alguns membros da imprensa e formadores de opinião que criticam equivocadamente as ações da prefeitura diante da virose que assola o país, e segundo ele, tentam criar conflitos, em alusão a compararem o trabalho realizado pelo município do Brejo da Madre de Deus e o trabalho realizado por Santa Cruz do Capibaribe.

Em um momento mais tenso da participação, o prefeito foi enfático ao afirmar que o que de fato existe é uma campanha contrária ao trabalho realizado pela prefeitura por parte de alguns veículos de comunicação, neste momento o radialista Silvio José se justificou ao afirmar: “quando acerta, prefeito, a gente elogia, agora quanto tá faltando alguma coisa a gente tem que dizer”.

A afirmação de Silvio José logo foi rebatida pelo prefeito Edson que afirmou: “todo dia está nítido que se levanta uma polêmica contra o trabalho que nós estamos fazendo” que seguiu questionando ao radialista: “você que é um dos coordenadores e proprietários da Rádio Polo, qual foi à campanha educativa que vocês fizeram até agora para ajudar no combate ao mosquito?”, em seguida Edson voltou a questionar: “ontem fizemos uma audiência e você não mandou um representante, faça uma campanha educativa, agora levantar uma questão querendo colocar Santa Cruz contra o Brejo?”. Silvio destacou que cada um tem que assumir suas responsabilidades, e que sempre tem pedido para que a população faça a sua parte.

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe realiza mutirão contra o mosquito da Dengue



A a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Saúde em conjunto com as secretarias de Governo, Administração, Mobilidade Urbana, Serviços Públicos, Cidadania e Inclusão Social, realizaram na manhã desta quarta-feira (09), uma mobilização popular pelas ruas da cidade. A iniciativa aconteceu simultaneamente às visitas domiciliares dos agentes de saúde e endemias nos bairros da cidade.

O objetivo da caminhada é chamar a atenção da população para a prevenção e combate aos focos de proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya. “A cada semana novas secretarias participam da Operação Mata Mosquito. A mobilização interna que a gestão tem feito para combater esse problema é o reflexo da mobilização diária que nós pedimos a população”, ressaltou o prefeito Edson Vieira.

Segundo o secretário de Saúde, Breno Feitoza, a participação da população é fundamental para que a erradicação do Aedes seja completa. “Essa luta não pode ser atribuída somente ao Governo, aos órgãos de saúde ou a Vigilância Sanitária, mas a todos nós, munícipes de Santa Cruz. Precisamos que a população abrace o compromisso diário de combater esse mosquito,” afirmou o secretário.
Ao longo das principais avenidas do bairro São Cristovão os agentes mobilizadores distribuíram panfletos, cartazes e identificaram reservatórios d’agua a céu aberto. “Estamos trabalhando intensamente para que a população compreenda os riscos de deixar água parada sem os devidos cuidados. Infelizmente, um reservatório por menor que seja, é capaz de produzir incontáveis lavas do mosquito,” alertou o agente de endemias, Lazaro Melo.

Para a moradora do bairro Cristóvão, Maria Aparecida, a população tem o dever de combater os focos e ressaltou algumas ações básicas de enfrentamento ao mosquito. “Acho extremamente importante a participação popular nesta ação de combate ao mosquito. Ações simples como não deixar água parada e fechar corretamente qualquer reservatório é fundamental para que tenhamos uma cidade livre desse inimigo,” orientou Maria. A campanha de combate às viroses continua nesta quinta-feira (10) no bairro Pedra Branca.


Vereador Luciano Bezerra propõe criação do Alvará Expresso

De autoria do vereador Luciano Bezerra (PR), o Projeto de Lei nº 098/2015, em tramitação na Câmara de Santa Cruz do Capibaribe, propõe a criação do alvará expresso no município.


O objetivo do Projeto é desburocratizar a concessão de alvará de funcionamento para as micro e pequenas empresas, proporcionando uma emissão rápida e simplificada. Basta que sejam levados apenas as cópias dos atos constitutivos e do documento de identificação do representante legal, mais o pagamento da taxa de licença e funcionamento do exercício em curso.


No ato de requerimento, o empresário assina um termo se comprometendo em providenciar os demais documentos e regularizar pendencias existentes em até 180 dias, prazo de validade do alvará expresso.


“Assim como em todo Brasil, Santa Cruz do Capibaribe tem como grande fonte geradora de emprego e renda as micro e pequena empresas e não podemos admitir obstáculos no desempenho das suas atividades. Precisamos de instrumentos como esse projeto que visam garantir que essas empresas exerçam efetivamente suas atividades”, pontua o vereador Luciano Bezerra.


Durante a apreciação do projeto na Comissão de Legislação e Justiça, estiveram presentes representantes da CDL e ASCONT, que deram seu aval ao projeto, e comemoraram a iniciativa. Para o presidente da ASCONT, o Contabilista Paulo Nascimento, “a medida será de fundamental importância, pois, facilitará a vida dos empresários e contabilistas”. 

O projeto agora segue para apreciação em outras comissões e em seguida será apreciado no plenário.

Prefeitura chama sociedade civil organizada para unir esforços contra o Aedes aegypti

Nesta terça-feira (08) a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe realizou uma reunião com a presença de entidades da cidade, membros da Secretaria de Saúde e outras secretarias municipais, vereadores e imprensa. 

O objetivo do encontro foi apresentar o plano de ação que está sendo executado no município e chamar a sociedade civil organizada para discutir novas ações e unir esforços com a gestão municipal para combater o mosquito Aedes aegypti.

O secretário de Saúde, Breno Feitoza, apresentou os dados das viroses no país, estado e município, contextualizando a dimensão do problema que está sendo vivenciado, além dos números dos atendimentos na rede de saúde do município. Ele mostrou ainda as ações que estão sendo desenvolvidas como participação em reuniões semanais com o Governo do Estado, mutirões de visitas às residências, reforço de profissionais nos hospitais, ações educativas nas escolas, entre outras. O secretário ainda explicou que no momento Santa Cruz do Capibaribe não foi contemplada com o exército, pois a prioridade está sendo os municípios em situação mais grave.

Após a apresentação, o público tirou dúvidas e apresentou sugestões à equipe da Secretaria de Saúde e ao prefeito Edson Vieira. Entidades como Moda Center Santa Cruz, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e ASCAP (Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe) se colocaram à disposição para contribuir com os trabalhos da Prefeitura na luta contra o mosquito transmissor das viroses.

“Não foi à toa que vocês foram convidados para essa reunião, cada um aqui pode ser um agente multiplicador de informações e de combate ao mosquito. A sociedade precisa assumir o papel de protagonista nesta luta para que possamos vencê-la. É uma luta séria e não podemos politiza-la por baixo, como infelizmente já foi colocado em Santa Cruz do Capibaribe a culpa de três vírus que se espalharam pelo país em uma gestão municipal. Estamos aqui para tratar a questão com responsabilidade e peço a colaboração de todos nessa causa”, disse Breno Feitoza na abertura da reunião.

O prefeito Edson Vieira falou durante o evento em agradecimento às entidades que enviaram representantes para a reunião e pediu a colaboração de todos. “Agradeço a presença de todas as entidades que se dispuseram a se engajar nessa luta contra as viroses que tem acometido muitas pessoas no nosso país, pois o poder público sozinho não chega a lugar nenhum. Já conseguimos diminuir os números em Santa Cruz do Capibaribe, mas não estamos de braços cruzados, continuamos reforçando as ações e por isso convocamos essa reunião”, pontuou o prefeito.

Dando continuidade às ações de enfrentamento ao Aedes aegypti, nesta quarta-feira (09), haverá mutirão no bairro São Cristóvão saindo às 8 horas da Igreja São Cristóvão. Paralelo ao mutirão, os agentes de endemias e de saúde estarão trabalhando nos bairros Dona Dom, Dona Lica, Cohab e Neco Aragão.

Edson Vieira cobra isenção da Polo FM e diz: “Todos os dias se levanta uma polêmica, para criticar um trabalho que está sendo feito, está nítido”

O clima esquentou na manhã desta quarta-feira na Rádio Polo FM, durante o programa ‘Rádio Debate’. O prefeito Edson Vieira cobrou publicamente uma postura isenta da emissora na cobertura dos fatos do cotidiano do município, em especial, em episódios como o surto de viroses (dengue e zika vírus) que atinge a cidade nas últimas semanas.

Segundo Edson, ele tem feito tudo o que está ao seu alcance para sanar os problemas que surgem, mas na contramão disso, uma campanha contrária a ele e a sua administração foi deflagrada na emissora.  “Todos os dias se levanta uma polêmica, para criticar um trabalho que está sendo feito, está nítido. Qual foi a campanha educativa dá rádio até agora?”, perguntou ele, que seguiu, “querem desqualificar um trabalho que está sendo feito”, disse ele, afirmando que as pautas do programa estão sendo direcionadas a problemas enfrentados no seu governo.

O prefeito falou também da polêmica em torno da vinda ou não de soldados do Exército para a cidade. “Jataúba só tem três ou quatro agentes de endemias, Santa Cruz tem 36, fora os agentes de saúde, que estão trabalhando em parceria com os agentes de endemias. Se o Exército vier, vem com todas as despesas pagas pela Prefeitura, lembrando que eles vêm só para acompanhar os agentes, não podendo sequer colocar o larvicida nas casas. É só para bater na porta das pessoas”.

O contraponto – O apresentador do ‘Rádio Debate’, Silvio José, disse que a Polo tem cobrado aos governantes por suas responsabilidades diante do problema do surto. Ele disse também que quando a gestão acerta, recebe elogios, mas quando erra sofre críticas na programação da emissora. “Neste programa sempre cobramos do Governo Federal que fosse enviado à cidade o larvicida e sempre foi posto que a prefeitura não tinha culpa nesta questão. Temos apenas dito que todos precisam fazer sua parte”, disse Silvio. 

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE REALIZA OPERAÇÃO “MATA MOSQUITO”

 Desde que a campanha de combate às viroses invadiu as casas, a população de Santa Cruz do Capibaribe tem vivido dias intensos de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

 Na manhã da última quinta-feira (03), um grande mutirão uniu agentes de saúde, de endemias, voluntários e alunos da rede pública de ensino na operação “mata mosquito”, no centro da cidade, fiscalizando e orientando a população na eliminação dos focos.
 Além dos profissionais de atenção básica, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretária de Saúde, trabalhou junto com as secretarias de Educação, Serviços Públicos, Cidadania e Inclusão Social no desenvolvimento de ações integradas.

 “Percebemos a necessidade de unir essas secretarias nas ações de enfrentamento ao Aedes Aegypti. Um trabalho conjunto que tem como foco principal evitar que o mosquito encontre abrigo em nosso município”, frisou o prefeito Edson Vieira.
 Segundo dados da Secretária de Saúde, cerca de 90% dos focos de proliferação do mosquito se encontram dentro das residências.
 “Muitas vezes os moradores pensam que basta fechar o reservatório com um pano ou com uma telha ondulada, mas esquecem das aberturas deixadas por esses fechamentos caseiros”, destacou o secretário de Saúde, Breno Feitoza.
 Apenas a vedação total e adequada para cada reservatório d’água é capaz de impedir o desenvolvimento do mosquito. Outra barreira diagnosticada pela Saúde é a resistência de parte da população no acolhimento dos agentes. Muitas pessoas não querem receber o profissional no seu ambiente de trabalho para não comprometer o andamento da produção.
 “Alguns afirmam que não podem perder tempo vistoriando os reservatórios conosco. Pois, tem que produzir tantas peças e nos pedem para voltar outro dia”, contou o coordenador de Vigilância Ambiental, Kaio Magno.
 Para que a extinção dos Aedes Aegypti aconteça é necessário que todos tomem posse da sua responsabilidade na prevenção e combate do mosquito. A eliminação dos focos vão desde uma tampa de garrafa pet com acumulo d´água até uma piscina sem os devidos cuidados.

Comédia eleitoral brasileira

Emenda de Diogo Moraes garante equipamentos para UPA em Santa Cruz do Capibaribe



O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), anunciou no sábado (5) a chegada de uma emenda de autoria do deputado estadual e primeiro-secretário da ALEPE (Assembleia Legislativa de Pernambuco) Diogo Moraes (PSB) no valor de R$300 mil para a saúde pública da ´´Capital da Moda``.

O valor será destinado para a compra de equipamentos de última geração para os atendimentos de urgência e emergência que serão desenvolvidos na UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento), que já está em fase de conclusão para em breve atender as demandas de Santa Cruz do Capibaribe e região.

O anúncio reforça o cuidado constante que o deputado estadual Diogo Moraes tem com o Polo de Confecções e com a necessidade de promover uma saúde pública de qualidade para nosso povo.

A emenda foi apresentada ao Orçamento do Governo do Estado referente ao ano de 2015. Para a liberação do recurso, o município apresentou projetos para garantir a execução da proposição.

“Eu aposto na educação”, diz André de Paula durante fórum do Detran em Ipojuca‏

‘Detran nos Municípios’ encerra temporada 2015 conscientizando condutores de agora e do futuro para um trânsito seguro
*Alessandra Cavalcanti
O secretário das Cidades, André de Paula, abriu a 13ª edição da ‘Caravana Detran nos municípios’, realizada na manhã desta sexta-feira, 4, em Ipojuca – município da Região Metropolitana do Recife, distante 43 quilômetros da capital.
O evento, que também contou com a participação do diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE), Charles Ribeiro, encerrou a temporada 2015 da Caravana, cujo objetivo é levar aos municípios pernambucanos fóruns de Educação de Trânsito para a conscientização das atuais e futuras gerações de condutores de veículos. 
“Esta é a 13ª edição de um programa vitorioso do Governo do Estado, porque nos mostra que o trânsito pode ser melhor e mais civilizado, se for feito com educação. Somente por meio dela é possível mudar a cabeça das pessoas, conscientizá-las. E eu aposto na educação, no definitivo, no permanente. Esta tem sido a prioridade do governo Paulo Câmara”, destacou o secretário André de Paula.
Condutor do Amanhã    
No encontro, Charles Ribeiro discutiu o projeto “Condutor do Amanhã”, que será desenvolvido pela Secretaria das Cidades, por meio do Detran/PE, em parceria com a Prefeitura de Paulista e Federação Pernambucana de Automobilismo (FPA), com o objetivo principal de ensinar, de forma prática, pontual e divertida, as regras básicas de trânsito aos alunos da rede pública de ensino, com idade entre 9 e 12 anos.
Ribeiro adiantou que o projeto será colocado em prática no início do ano letivo de 2016 e coordenado pela Escola Pública de Trânsito do Detran/PE. Os educadores de trânsito ministrarão palestras com simulações do dia a dia no trânsito, usando para as aulas práticas o autódromo da FPA.
“Acredito que motorista bem educado, é motorista consciente e responsável pela sua vida e a do outro. Por isso, nosso foco é formar os futuros condutores com responsabilidade”, enfatizou Charles Ribeiro.
Presenças
A Caravana também contou com a presença do grupo teatral A Turma do Fom-Fom; da coordenadora de Educação de Trânsito do Detran/PE, Luciana Carvalho; da coordenadora estadual de Acidentes e Vigilância no trânsito, Sandra Souza; dos secretários municipais de Governo e de Defesa Social, Pedro Santana e Adelmo Alves, e do presidente da Autarquia Municipal de Trânsito, Manoel Rabelo.
Fotos: Raul Buarque/Secid

domingo, 6 de dezembro de 2015


PESQUISA APONTA PARA 2º TURNO NO RECIFE


O Jornal do Commercio traz neste domingo a primeira pesquisa relacionada com a eleição da prefeito do Recife, no próximo ano. Os números do Instituto Maurício de Nassau sinalizam para a realização de um segundo turno na capital do Estado.

Se a eleição no Recife fosse hoje o prefeito Geraldo Júlio (PSB), candidato à reeleição aparece na frente, com 25% das intenções de voto; o segundo colocado é o petista João Paulo, que soma 16%; seguido por Daniel Coelho (PSDB) com 12%.

Priscila Krause (DEM), embora ainda não tenha lançado seu nome pontuou com 4%, enquanto Edilson Silva (PSOL) teve apenas 1% da preferência do eleitorado da capital.

Zezin Buxin destaca luta contra o Aedes aegypti em Santa Cruz do Capibaribe


O vereador do grupo Boca-Preta, Zezin Buxin, esteve nesta quinta-feira em mais uma reunião da Câmara de Santa Cruz do Capibaribe.

Com um discurso detalhista e voltado à área da saúde pública, Zezin falou mais uma sobre o vírus Zika, que tem como transmissor o mosquito Aedes aegypti. 

"Lembro que quando em um dos meus discursos eu falei isso aqui, disseram que eu estava jogando a culpa para a população. Minha gente, eu não joguei culpa em ninguém, mas a responsabilidade é de todos nós. E se tem alguém aqui que pode falar sobre essa danada dessa zika, esse alguém sou eu que estou com essa virose aqui”, disse o vereador.

Zezin finalizou seu discurso parabenizando ao líder do Movimento sem Teto, Joabi, onde o mesmo foi buscar conhecimento e elaborou um projeto para ser entregue ao prefeito Edson, que sempre esteve atento a essa questão. “Dizer que o prefeito mandou o projeto para se ver livre de vocês, Fernando Aragão, ou não pensou no que ia dizer ou está subestimando a inteligência de vocês. Ora, o prefeito se sensibilizou com o projeto de vocês que nos enviou o projeto em regime de urgência para votarmos o projeto”.

O GESTOR DO CONVÊNIO DAS CÂMERAS DE MONITORAMENTO FEZ EXPLANAÇÃO NO CENTRO ADMINISTRATIVO DE PÃO DE AÇÚCAR

Aconteceu na tarde dessa sexta-feira (04) no Centro Administrativo de Pão de Açúcar uma reunião  com o Major Sena da Polícia Militar, gestor do Convênio Federal  Nº 234/2013, proveniente de Emenda Parlamentar do Ex-Deputado Federal José Augusto Maia  que contempla a instalação de 20 câmeras de monitoramento na região, assim distribuídas:  06 em Santa Cruz do Capibaribe, 05 em Toritama, 04 em Jataúba, 03 em São Domingos e 02 em Pão de Açúcar.


Além do Major Sena participaram da reunião o seu assistente Sargento da PM Junior da ROCAM, o Secretário de Gestão Jurandir Coelho representando o Prefeito, o Líder do Governo na Câmara o Vereador Gílson Carlos, o Vice-Prefeito Ivanildo Mestre, os vereadores Geovane Pequeno Cézar e Leonilson Pereira,  o Diretor Distrital Davi Cavalcante, além de moradores do distrito.


O Gestor fez uma explanação sobre o convênio e respondeu a todos os questionamentos  sobre a instalação das câmeras e o funcionamento do "Centro de Monitoramento". O mesmo será  instalado em Santa Cruz do Capibaribe, no SISPOL (Sistema de Integração Social e Policiamento)  e funcionará 24 horas por dia gerenciado pela Polícia Militar e contará com funcionários treinados  que serão cedidos pelas Prefeituras que firmarão convênio com a Polícia Militar para esse fim. 


As câmeras que serão instaladas têm alcance de 2 Km,   giram 360º, filmam, aproximam e gravam as imagens. 
Ficou combinado que na próxima semana os postes serão instalados e estima-se que até o final de janeiro/2016 o sistema esteja  em pleno funcionamento.
Do Blog Dália Net