As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Fora da UTI Hilário reencontra sua família

O prefeito do Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo (PSD), após sair da UTI – Unidade de Terapia Intensiva – do Hospital da Unimed de Caruaru, reencontrou na tarde de hoje sua família em um momento muito emocionante.

Hilário passou 23 dias na UTI devido a problemas provocados pelo Covid-19, tendo mais de 70% do pulmão comprometido pela doença.

Estiveram com o prefeito Hilário na tarde de hoje, a primeira dama Maria da Paz (Nininha), as filhas e o irmão Juvenal Paulo (Dada da Ambulância). Eles conversaram e tiveram a oportunidade de matar um pouco a saudade.

Hilário por vídeo chamada, entre eles, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB); a deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB) e o secretário Municipal de Saúde do Brejo, Dr. Edson Sousa.

Blog César Melo

Taquaritinga do Norte recebe o prêmio ‘Prefeito Amigo da Criança’

O Prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Mestre (Lero), foi reconhecido pela Fundação Abrinq como “Prefeito Amigo da Criança” gestão 2017 - 2020. O programa que tem como objetivo implantar ações e políticas públicas que resultem em avanços e transformações positivas na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, lançou um relatório com os resultados de todos os municípios contemplados e pela primeira vez Taquaritinga do Norte comemora essa conquista. 

De acordo com o Observatório da Criança e do Adolescente (2019) 9.852 crianças e adolescentes vivem em Taquaritinga do Norte. O Prefeito assinou o termo de adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança no dia 14/07/2017 e desde então reuniu esforços das Secretarias de Ação Social, Desenvolvimento e Trabalho; Educação e Saúde, para atender todas as exigências das etapas do programa, que consiste na implantação de ações que resultaram em avanços na garantia de direitos das crianças e adolescentes do nosso município. 

Sem dúvidas, esse prêmio representa o reconhecimento de um trabalho feito com muito foco e determinação para cuidar da nossa gente!

NÚMEROS DA PANDEMIA EM PERNAMBUCO CONTINUAM EM QUEDA

Cinquenta municípios das Gerências Regionais de Saúde do Recife, Limoeiro e Goiana avançam para a 5ª etapa de flexibilização, na próxima segunda-feira. Situação do Agreste, Sertão e da Regional de Palmares será avaliada no fim de semana

O Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 finalizou, nesta terça, a avaliação dos dados de saúde do mês de junho e definiu que na próxima segunda-feira (06) cinquenta municípios das Gerências Regionais de Saúde do Recife, Limoeiro e Goiana avançam para a 5ª etapa do Plano de Convivência com o novo coronavírus. 

Com isso, serão liberadas as atividades comerciais de vendas de automóveis com 100% da carga e os serviços de escritório com 50%. A avaliação sobre a Região Agreste, que está na etapa 2 do plano e tem os municípios de Caruaru e Bezerros em isolamento rígido, além do Sertão e da regional de Palmares, será feita no fim de semana. Os jogos de futebol sem público e a retomada do Polo de Confecção permanecem suspensos. Na próxima terça-feira (07), a situação dessas atividades será reavaliada.

De acordo com os dados do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, os números de casos, óbitos e a demanda sobre o sistema de saúde permanecem em queda no Estado de Pernambuco de maneira geral. A redução vem sendo puxada pela Região Metropolitana do Recife. Mata Sul, Agreste e Sertão ainda têm índices não estabilizados e, por isso, é necessário cautela no avanço das flexibilizações. No próximo sábado (04), com o fechamento da semana epidemiológica 27 será possível determinar a progressão dessas regiões.

ESCULHAMBOU DE VEZ: MINISTRO DA EDUCAÇÃO CAI ANTES DE TOMAR POSSE

Terceiro ministro da Educação do Governo Bolsonaro em um ano e meio de gestão, Carlos Alberto Decotelli, caiu antes de tomar posse.

Presidente da República desistiu do novo ministro após vir a público que seu currículo tinha mestrados e doutorados simplesmente inventados por Decotelli.

Dados divulgados pelo titular do MEC foram desmentidos na Argentina, na Alemanha e aqui mesmo no Brasil.

Carlos Alberto foi ainda acusado de fazer plágios em sua tese de mestrado.

Antes dele ocuparam o cargo o colombiano Ricardo Vélez e o polêmico Abraham Weintraub, que fugiu para os Estados Unidos temendo investigações autorizadas pelo Supremo contra ele.

Em meio à pandemia o governo trocou duas vezes o ministro da saúde e agora vai para o quarto na área da educação.

Carlos Alberto Decotteli, que é oficial da reserva da marinha, mancha a imagem de uma instituição séria e respeitada.

Quando do anúncio do seu nome, um jornalista do Recife, entusiasmado com o currículo do ministro, chegou a escrever que Bolsonaro marcou um gol de placa. E agora José?

Episódio digno do programa zorra total.

domingo, 28 de junho de 2020

Taquaritinga do Norte segue com as barreiras sanitárias no combate ao coronavírus

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria de Saúde, Vigilância epidemiológica, Secretaria de Ação Social e Guarda Civil Municipal, segue realizando barreiras sanitárias em pontos estratégicos do município e ações de conscientização e fiscalização na agência do Banco do Brasil, lotérica e feiras do município.

Nos locais onde estão sendo feitas as barreiras, todos os veículos que vêm de outros municípios estão sendo abordados para medição de temperatura e aplicação de questionários sobre histórico de viagens e sintomas, higienização do veículo e dos ocupantes com álcool em gel.

Para o prefeito Lero a população de Taquaritinga em sua grande maioria tem feito sua parte, respeitando também os decretos estadual e municipal, e isso unido ao trabalho de prevenção como as barreiras sanitárias e outras ações têm feito com que Taquaritinga se mantenha abaixo dos municípios vizinhos com índices de contaminação menor.

“A Prefeitura de Taquaritinga do Norte tem feito a sua parte fazendo as barreiras sanitárias em pontos estratégicos de todo município e nas feiras livres. Também foi instalada pias para higienização em pontos estratégicos. A Prefeitura também montou uma ala exclusiva para atendimento ao COVID-19 no hospital, onde só terá acesso os funcionários da ala, o espaço possui 14 novos leitos. À população também reconheceu a gravidade da situação e está fazendo a sua parte, nos ajudando a combater essa pandemia”, comentou o prefeito.

De acordo com último boletim epidemiológico que é divulgado diariamente pela Secretaria de Saúde do município, Taquaritinga do Norte segue com menos de 30 casos confirmados até o momento da publicação dessa matéria.

Bairros Cruzeiro e Badoque receberão obras de pavimentação



Famílias que vivem nos Bairros Cruzeiro e Badoque em Pão de Açúcar serão contempladas com obras de pavimentação e infraestrutura. Os trabalhos atingirão as ruas Bela Vista onde está situado o PSF do Bairro e a rua que liga o Cruzeiro ao Badoque. O material para início das obras já está chegando ao local. 

De acordo com a Administração da Capital do Café, estas frentes de obras, faz parte do maior programa de pavimentação da história de Taquaritinga do Norte, e que vai levar mais qualidade de vida para população dos bairros Cruzeiro e Badoque. "Nesse momento Taquaritinga do Norte está um verdadeiro canteiro de obras de pavimentação, essa já é a gestão que mais realizou obras de pavimentação e saneamento da história do município. Vamos continuar trabalhando e pavimentando mais ruas. Os Bairros Badoque e Cruzeiro agora vão receber essa obras que além de levar saúde e qualidade de vida valoriza os imóveis", falou Damião Secretário de Obras do município. 

Ao todo cerca de 50 ruas já receberam obras de pavimentação em apenas 3 anos e 6 meses do maior programa de pavimentação da história do município. 

DIREÇÃO DO PT REAFIRMA APOIO À MARÍLIA ARRAES

Em reunião realizada com os presidentes dos diretórios regionais do PT, esta semana, a presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, deixou claro que a candidatura da deputada federal Marília Arraes à prefeitura do Recife é uma prioridade da legenda. 

Durante o encontro, Gleisi não demonstrou qualquer preocupação com as manifestações contrárias vindas de aliados que possam querer não seguir as orientações do partido. 

Após a reunião, Marília reagiu com naturalidade. Na verdade a parlamentar sabe quem está com a direção do partido ou contra, sem interesse em ver sua candidatura prosperar.

Neta de Arraes está bem posicionada nas pesquisas realizadas e tem potencial para fazer o PT voltar a comandar a prefeitura da capital. 

A VIGÉSIMA QUINTA HORA: O ROSTO DE HITLER ERA UMA MÁSCARA DE SANGUE...


Por Altamir Pinheiro
A Vigésima Quinta Hora, assim como outros livros e  filmes que se têm, leem-se ou assistimos  sobre  o nazismo, são coisas que nos levam a pensar na nossa condição humana de urgenciar nossa liberação de preconceitos. Obviamente, a obra-base, o livro que é um romance de um  escritor romeno  é muito superior, mais trágica, forte, filosófica, triste e sofrida, mas o filme traz uma ótima adaptação. A película cinematográfica  é exageradamente brutal em razão de  um simples romeno, vira judeu, depois nazista e tudo isso pra virar romeno de novo, tornando-se numa  jornada maluca. Na verdade,  é um episódio trágico mas com um final triste e feliz ao mesmo tempo. No seu romance — que virou filme igualmente bem-sucedido do mesmo ponto de vista que qualifica os best-sellers —, o padre da Igreja Ortodoxa e escritor Constantin Virgil Gheorghiu deixa uma mensagem  bem clara que só há um motivo para explicar tudo isso:  O ROSTO DE HITLER ERA UMA MÁSCARA DE SANGUE...
A sinopse do filme que tem uma duração de uma hora e meia, trata de uma Romênia do ano  1939,  que tem em Johann Moritz(muito bem interpretado pelo ator mexicano Anthony Quinn que morreu em 2001 aos 86 anos). No enredo,  um simples camponês, é falsamente rotulado como um judeu e enviado para um campo de concentração nazista. O homem responsável pela deportação é um policial do distrito, que cobiça Suzanna, a mulher de Johann. A fim de salvar sua casa de ser confiscada como propriedade judaica, ela é forçada a se divorciar. Dezoito meses mais tarde Johann escapa para a Hungria, mas as organizações de refugiados judeus se recusam a ajudá-lo, porque ele insiste que não é judeu. Capturado, é ironicamente considerado por um coronel nazista, como um exemplar-modelo de ariano (medem seus ossos, nariz, rosto, etc.) e obrigado a alistar-se como um soldado da SS. Ele acaba por passar toda a guerra, sem entender os motivos, de tudo aquilo que lhe está acontecendo, nem as razões do conflito mundial.
O professor de geografia, Jesus Curado, tem uma tese bastante interessante, diz ele: “A mulher pode ser para o homem, motivo de salvação ou de perdição. Isso vale para a vida real, tanto quanto para a literatura. Na literatura talvez com um pouco mais de ênfase, que na vida real. Mas a regra vale para ambos. Helena com sua beleza inigualável, foi a perdição de Troia. E Susana foi a perdição de Johann Moritz”. Moritz e Susana, são personagens do livro que se transformou em filme. Foi por causa de Susana, que o pobre aldeão foi lançado num campo de concentração. Johann Moritz, nada fez, nem mesmo era judeu. Seu único pecado foi se casar com uma mulher bonita, Susana, que caiu nas graças de um capitão da SS, que para ficar com Susana, mesmo que a força, tinha que ter o caminho livre e Moritz era o empecilho para que ele alcançasse o seu objetivo. Alguém já disse que a alma da mulher tem algo de obscuro, de misterioso... Será?!?!?!
O desenrolar do filme é um clássico da incompreensão. Tudo isso em razão de, o camponês Moritz, interpretado por Anthony Quinn estava casado com a linda Suzanna (Atriz Virna Lisi) e levava vida normal, alheio aos embates dos tempos modernos. No filme, há um escritor que se tornou amigo do protagonista Quinn e a certa altura  ele desabafa para o amigo: “O Ocidente criou uma sociedade semelhante a uma máquina. Obriga os homens a viverem no seio dessa sociedade e a se adaptarem às leis das máquinas”. Mais afinal, por que o título do livro ou do filme é a vigésima quinta hora? Nas entrelinhas, toda a história nos faz crer ou  diz que esta é a hora em que nada mais poderá ser feito. Nem um Messias vai salvar a humanidade na vigésima quinta hora. O dia tem apenas 24 horas, numa alusão de que o que tem que ser feito deve ser feito enquanto for possível. Depois, não adianta mais. O tempo se esgota. VIGÉSIMA QUINTA HORA É um filme penoso, revoltante,  que provoca indignação, mas serve para o telespectador concluir que cor era a máscara usada pelo ditador Hitler.   Vale a pena assisti-lo.

BOLSONARO GARANTE A FERNANDO RODOLFO QUE A DUPLICAÇÃO DA BR-423 COMEÇA EM 2021

A convite do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o deputado federal Fernando Rodolfo (PL) participou nesta sexta-feira (26) da inauguração do trecho do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, no Ceará.

No evento, o parlamentar aproveitou para pedir mais uma vez atenção do governo federal para a necessidade da duplicação da BR-423, entre são Caetano e Garanhuns, no agreste de Pernambuco.

Segundo o Ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o projeto está pronto para ser licitado.

“Tanto o presidente, quanto o ministro, me garantiram que a intenção do governo é dar início às obras no próximo ano. Por isso, estou aguardando a instalação da Comissão Mista de Orçamento para que a gente já possa garantir parte desses recursos”, informou Rodolfo.

A obra está orçada em R$ 600 milhões e será dividida em dois lotes. O primeiro será de São Caetano até Lajedo, com investimento de R$ 100 milhões
O segundo contemplará o trecho entre de Lajedo e Garanhuns.

PRESIDENTE INAUGURA OBRA REALIZADA POR LULA E DILMA E RECEBE MUITAS CRÍTICAS

A inauguração de um trecho da transposição do Rio São Francisco, em Salgueiro, pelo presidente Jair Bolsonaro, esta semana, fez com que Lula voltasse com força às manchetes de notícias e as redes sociais. 

É que o ex-presidente foi idealizador do projeto, enfrentou críticas, mas iniciou a obra, a qual Dilma deu continuidade.

Mais de 90% da transposição foi feita nos governos petistas, cabendo a Temer e Bolsonaro finalizar o trabalho.

Milhões de nordestinos serão beneficiados.

Visita de Bolsonaro a Pernambuco, num município que faz divisa com o Ceará, não foi prestigiada pelos governadores Camilo Santana e Paulo Câmara. Eles deram como desculpa a pandemia do coronavírus, mas é óbvio que não quiseram prestigiar Bolsonaro, ainda mais na inauguração de uma obra que é muito mais de Lula que do atual governante. 

Nas redes sociais foram milhares de memes com o presidente. O que mais se escreveu foi que “Bolsonaro está gozando com o pau de Lula”.

Que coisa, hein?

BÁRBARA ALENCAR, HEROÍNA DA REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA DE 1817, NATURAL DE EXU

Exu, cidade localizada no Sertão pernambucano, é famosa porque lá nasceu Luiz Gonzaga, um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos.

Mas Exu é terra também que trouxe ao mundo Bárbara Alencar, uma das heroínas da revolução de 1817, movimento precursor à libertação do país do domínio português.

Bárbara lutou pela independência nacional num tempo em que às mulheres estava reservado um papel de submissão aos homens. Foi uma precursora das mulheres que a partir dos anos 60 do século XX conquistaram o espaço merecido pelo sexo feminino.

Nasceu em Pernambuco e viveu no Ceará, recebendo também o nome de “Bárbara do Crato”, por fixar residência na cidade cearense.

Por causa de sua participação na “Revolução dos Padres”, como também foi chamado o movimento libertário de 1817, Bárbara Alencar foi presa e torturada nas celas da prisão,  em Fortaleza. 

No forte de Nossa de Assunção hoje existe um monumento à sertaneja, considerada heroína nacional.

Bárbara Alencar era avó do escritor José de Alencar, expoente da literatura romântica brasileira, no século XIX.

Outro escritor famoso, Paulo Coelho, é descendente de Bárbara Alencar.

A respeito da heroína se escreveram livros em prosa, poemas, peças de teatro e letras de músicas.

Compositor e cantor cearense Ednardo, conhecido pela música “Pavão Misterioso”, em 1976 criou uma de suas mais belas canções, “Passeio Público”, uma homenagem à revolucionária nascida em Exu e morta em solo cearense.

Eis a letra da música:

Hoje ao passar pelos lados
Das brancas paredes, paredes do forte
Escuto ganidos, ganidos, ganidos, ganidos
Ganidos de morte
Vindos daquela janela
É Bárbara, tenho certeza
É Bárbara, sei que é ela
Que de dentro da fortaleza
Por seus filhos e irmãos
Joga gemidos, gemidos no ar
Que sonhos tão loucos, tão loucos, tão loucos
Tão loucos foi Bárbara sonhar

Conversando esta semana com minha ex-esposa, Judit Martins, sobre a linda canção de Ednardo, que inspirou um vídeo espetacular no YouTube, ela me revelou que quando trabalhou no TRE Pernambuco teve uma colega que se chamava Bárbara Alencar.

Pertencente à família da heroína de 1817,  sente muito orgulho pelas origens. Não é pra menos.



 *Fotos: Wikipédia/Cariri Revista