As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Boca Preta histórica Jaqueline do Silva adere ao projeto de Lero

O grupo CALABAR recebeu na tarde da última quarta-feira, dia 19/02, um importante reforço para eleição desse ano, trata-se da comerciante Jaqueline do Silva de Cima, conhecida como Jaqueline Vaqueira. O Prefeito Lero esteve na casa de Jaqueline junto com alguns secretários da atual gestão para acompanhar a filiação de Jaqueline ao PSB.

Jaqueline e sua família sempre militou no grupo boca preta mas esse ano irá ser candidata a vereadora pelo grupo calabar, e será uma nova opção para fazer parte da nova legislatura a partir de 2021. "Jaqueline é uma jovem inteligente e que tem boas propostas para nosso município. Ela vai concorrer a uma vaga no legislativo municipal e tenho certeza que ela conseguirá levar a nossa mensagem para as famílias norte taquaritinguenses", disse Lero.

O Prefeito não escondeu a alegria e satisfação de contar com mais uma mulher guerreira em seu palanque.

Lero anuncia mais de meio milhão de reais em asfaltos para Pão de Açúcar

Em um vídeo que está circulando nas redes sociais, o prefeito do município de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Lero, anunciou mais de meio milhão de reais em pavimentação asfáltica no distrito de Pão de Açúcar. 

A obra faz parte da segunda etapa do maior programa de pavimentação asfáltica de Taquaritinga do Norte. O gestor esteve na última terça-feira na cidade de Recife em busca de garantir verbas para a Capital do Café. "Desde o início da gestão que temos trabalhado muito para conseguir recursos para Taquaritinga do Norte, e foi assim que conseguimos dar início e estamos executando o maior programa de pavimentação da história de Taquaritinga do Norte e também estamos executando o maior programa de asfaltamento de Taquaritinga do Norte. Isso porque nosso grupo tem compromisso com o trabalho e compromisso em melhorar a qualidade de vida do povo de Taquaritinga do Norte. Dia 02 de março mais seis ruas serão asfaltadas no distrito de Pão de Açúcar", disse Lero.

Essa semana o prefeito também anunciou mais calçamentos em Pão de Açúcar e na comunidade do Silva de Baixo.

CINTHIA VAI IMPLANTAR O SABÃO ECOLÓGICO EM TAQUARITINGA DO NORTE

O óleo de cozinha está entre os principais poluidores do mundo, em um comparativo básico pode se dizer que um litro de óleo tem capacidade para poluir 100 litros de água. Agora, imagine isso multiplicado por cada casa no planeta que também descarta o óleo de maneira indevida. Com esta matemática simples é possível mensurar a atual situação da terra e também a irresponsabilidade dos habitantes com a água potável existente.

Para evitar desperdício e poluição, há uma maneira interessante de reciclar o óleo usado, transformando-o em sabão ecológico. Foi sabendo disso que a Secretária de Ação Social de Taquaritinga do Norte, Cinthia Gonçalves, teve a iniciativa de procurar o idealizador do projeto sabão caseiro, que há 12 anos vem trabalhando na diminuição da poluição do Rio Capibaribe utilizando o óleo de cozinha na fabricação do sabão em barra e distribuindo para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Conhecendo o projeto, Cinthia firmou o compromisso de implantar essa iniciativa em Taquaritinga do Norte, buscando articulação com empresas que serão parceiras do projeto e, consequentemente, amigas do meio ambiente.

A ideia é que os coletores sejam instalados em pontos estratégicos do município, como nos CRAS, CREAS, Subprefeitura, onde a população poderá depositar o óleo utilizado na cozinha e a partir daí, a Secretaria de Ação Social fica responsável por direcionar o material coletado para o lugar específico da fabricação do sabão. O sabão fabricado será distribuído para as famílias carentes, entidades como a ONG dos animais, o hospital municipal, escolas, creche, dentre outros locais do município.

As sobras do sabão, uma espécie de borra, será doado para as associações dos agricultores, pois é um material que pode ser misturado ao farelo e dado aos animais.
“A grande quantidade de óleo de cozinha utilizado e descartado de forma incorreta é um problema ambiental mundial. Se hoje nós temos a oportunidade de diminuir os danos ao meio ambiente, é dever nosso buscar e garantir essas alternativas. Afirmo o meu compromisso com esta causa que é tão importante e necessária. A vida é feita de escolhas e as coisas acontecem quando partimos pra ação. Então, ao invés de degradar, eu escolhi preservar o meio ambiente. E convido todas as pessoas para abraçarem essa causa que impacta diretamente a vida de todos nós”, declarou Cinthia.

O projeto será lançado oficialmente no dia 08 de março, no Distrito Pão de Açúcar e no dia 22 de março, em Taquaritinga do Norte.


ALERTA DO JORNAL EL PAÍS AOS BRASILEIRO

Por Adriano Machado, da agência Reuters

Os covardes machistas podem fingir que não são covardes machistas, mas em algum momento eles se revelam. E não há momento mais oportuno para os atores públicos do Brasil mostrarem que não o são, longe de serem coniventes com a baixaria empreendida pelo presidente Jair Bolsonaro contra a repórter Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo, na manhã desta terça-feira. 

Num país em que 52% do eleitorado é feminino, deputados e senadores deveriam ficar alertas. Eles têm a grande oportunidade de mostrar que não vão deixar a vulgaridade assumir o Brasil, rasgando todo e qualquer senso de decência do Estado em relação a uma mulher, deixando que se propague uma mentira orquestrada dentro do Congresso. Deixem de lado o fato de Patrícia ser jornalista. Ela é mulher. Poderia ser uma economista, uma copeira, uma faxineira, uma jogadora de futebol. Ela foi exposta com insinuações sexuais por um presidente, como nunca o Brasil viu. Ele não está na mesa de bar com amigos, está na frente das televisões dizendo que Patrícia queria “dar um furo a qualquer preço”, sugerindo sexo em troca de informação que é o mesmo que chamar uma mulher de prostituta. Só uma cabeça pervertida pode se sentir tão à vontade para dizê-lo em alto e bom som.

Nunca na democracia um chefe de Estado havia caído tão baixo apelando à vulgaridade para falsear a realidade. Quiçá no mundo. Nem Donald Trump chegou a tanto. O Congresso tem as provas à mão para admitir que Hans River do Rio Nascimento mentiu na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI). A insinuação asquerosa de Bolsonaro, pai de uma filha de 9 anos, chega a um patamar nunca visto no Brasil. Todo mundo sabia do que Bolsonaro era capaz, desde que ele xingou uma repórter em abril de 2014. Mas editou a si próprio para fazer sua campanha e venceu. Legitimamente. Desde então, empreende uma guerra grosseira, agressiva e mentirosa contra a realidade para esquivar-se de suas próprias capivarasA morte de Adriano da Nóbrega, que convenientemente morreu nas mãos da polícia da Bahia, governada pelo Partido dos Trabalhadores, foi um presente no colo de Bolsonaro que agora se tornou o maior defensor de presos assassinos, embora repetisse sempre que “direitos humanos era para humanos direitos”, e seja um dos que faz coro ao jargão “bandido bom é bandido morto”. De onde vem essa mudança? Os homens públicos deste país, empresários e agentes da Justiça vão deixar que o que já se construiu em termos de sociedade vá para o ralo? Em nome de quê?

Senhores deputados e senadores, vocês podem ter um papel tremendamente decisivo neste início de 2020. Pelas suas filhas, pelas suas mães, pelas suas eleitoras, pelas suas irmãs. Não desprezem a construção que mulheres têm feito até aqui por um país mais decente e menos violento. A violência das palavras de um chefe de Estado reverbera em todas as esquinas e rincões do Brasil. Já se matam uma mulher a cada duas horas aqui, um estupro acontece a cada 11 minutos. Tenham decência, coragem, de estancar esta sangria desatada que abriu as portas para uma perversidade gratuita. Vocês foram eleitos para que o Brasil fosse um país melhor, mais próspero, mais respeitado, mais ético. Não há melhora onde uma mentira é naturalizada na Casa em que vocês representam cada brasileira. Não há prosperidade num país onde se quer estabelecer o medo como forma de governo. Não há respeito por um país que fecha os olhos e silencia diante dos disparates que estamos assistindo. Isso também é corrupção. Corromper seu papel público em nome do poder.

*Fonte: Jornal El País.

FÁTIMA BERNARDES REPROVA ATITUDE DO PRESIDENTE

Jornalista Fátima Bernardes, que nunca foi de expressar opiniões políticas e serve à TV Globo há muitos anos, não se aguentou e hoje, em seu programa “Encontro”, pela manhã, criticou a postura do presidente Jair Bolsonaro, pelas declarações em relação a uma repórter do jornal Folha de São Paulo.

Numa entrevista, ao se referir à profissional paulista, o presidente usou um tom jocoso, insinuando que a repórter “quer dar o furo a qualquer preço”.

Atitude misógina do líder da extrema direita foi um dos principais  assuntos no Twitter hoje e foi abordada em editorial da Folha, em toda imprensa nacional e no espanhol El País.

Fátima Bernardes disse que seu programa que é muito triste ver o ataque do presidente brasileiro a uma jornalista respeitada. Ela lembrou que Bolsonaro deve governar para todos os brasileiros, respeitando as mulheres.

Apresentadora global ainda comparou o comportamento do político ao de um motorista de aplicativo que assediou sexualmente uma passageira.

“Tenho certeza de que a declaração de Bolsonaro não deixa só a mim, mas as jornalistas, as mulheres em geral, indignadas. Não vai vai ser essa atitude, porém,  que irá impedir todas de continuar lutando”, comentou Fátima e sua fala teve grande repercussão em todo o Brasil.

DOUGLAS COSTA SE FILIA AO PSD E INICIA SUA PRÉ CAMPANHA PARA AS ELEIÇÕES 2020

Na última sexta-feira (14), um café da manhã foi realizado na residência do ex prefeito de Toritama, Odon Ferreira, para anunciar o seu apoio ao pré candidato a prefeito da capital do jeans, Arimatéa Carvalho. A ocasião também foi cenário para a filiação de Douglas Costa ao Partido Social Democrático (PSD), iniciando a sua pré campanha para as eleições de 2020. Em suas redes sociais, Douglas declarou as motivações para o início dessa nova fase em sua vida: 

“Esta nasce a partir do desejo de contribuir ainda mais para o desenvolvimento do nosso município, estando ainda mais próximo do povo e me colocando a disposição para ouvir e atender as demandas da nossa gente. Sou uma pessoa comum, como qualquer outro, que vai estar dialogando e lutando junto ao povo para termos um espaço de representatividade, de forma legítima e honesta. Se queremos renovar a política, precisamos começar na base!”
Douglas oficializou a sua filiação ao PSD ao lado do Deputado Federal e atual presidente da sigla em Pernambuco, André de Paula.

Douglas Costa é administrador, consultor, professor universitário, empreendedor, foi secretário de governo na gestão de Odon Ferreira e atualmente é assessor da Câmara Municipal de Toritama.

UNIÃO TEM “DÍVIDA” DE R$ 51 MILHÕES COM MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS

 A primeira assembleia da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), realizada ontem (terça-feira) discutiu a dívida da União com a Assistência Social dos municípios, que chega a casa dos R$ 51 milhões. A vice-presidente da AMUPE e prefeita de Surubim, Ana Célia, juntamente com a vice-presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS), Penélope Andrade, falaram com os prefeitos sobre a situação.

 O atual modelo de gestão instituído pela Política de Assistência Social por meio da Lei Orgânica de Assistência Social – Loas (Lei 8.742/93) estabelece a participação dos entes federados tanto no processo de estruturação da rede de serviços e programas da assistência social, quanto no apoio técnico e financeiro, por meio do cofinanciamento federal. No entanto, o orçamento do (SUAS) apresenta quedas anuais, contingenciamento e monitoramento da execução orçamentária e financeira.

 Esse cenário de priorização de repasses aos municípios com menor saldo em conta está gerando uma dívida do Governo Federal para com os municípios. Para a presidente do COEGEMAS, Penélope Andrade, “Ontem foi para o CONGEMAS um dia muito importante de articulação institucional, porque a gente conseguiu pautar o desfinanciamento do (SUAS) num espaço representativo muito importante que é a AMUPE. É uma realidade só dos secretários de Assistência Social, é uma realidade que afeta diretamente os prefeitos. Porque quando a gente tem uma política pública desse porte que é desfinanciada, o rebatimento, sobretudo financeiro, recai sobre os municípios”, completou Penélope.

 Há repasses para municípios do estado em atraso desde o ano de 2017, como é o caso de Belo Jardim, que já soma mais de R$ 500 mil reais em atraso, todavia, há casos de Municípios com atraso significante, ultrapassando a marca de R$ 2 milhões de reais, como Recife, e R$ 1 milhão de reais, como Caruaru (R$ 1.908 milhão), Paulista (R$ 1.709 milhão) e Olinda (R$ 1.462 milhão), segundo informações da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
 “O esforço dos gestores municipais para manter em funcionamento a rede de serviços do (SUAS) é o que vem garantindo à população o atendimento mínimo, mas o que se espera do Governo Federal é o compromisso com a área social, honrando o pagamento do cofinanciamento dos serviços e programas do (SUAS). A AMUPE vai continuar monitorando os atrasos e informando seus Municípios para que esses possam, junto ao Governo Federal, pleitear o pagamento das parcelas a que tem direito”, disse o presidente da AMUPE, José Patriota.
Do: Blog Agreste Notícia