As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Rua do Bairro Marília recebe pavimentação em Taquaritinga do Norte

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria de Obras vem executando várias obras de pavimentação em todo município. São mais de 10 ruas já pavimentada desde o início da gestão melhorando assim a mobilidade.

A rua Projetada no Bairro Marília, está recebendo obra de pavimentação, que irá melhorar a condição de vida dos moradores. A rua estava dentro do planejamento da gestão, beneficiando assim uma das principais ruas do bairro. O prefeito Ivanildo Mestre (Lero) comentou sobre a importância dos investimentos direcionados a pavimentação de ruas em Taquaritinga do Norte. A nossa gestão tem realizado a efetivação de recursos para viabilizar a melhoria na condição de vida da população melhorando a mobilidade das pessoas. Além disso, estamos terminando uma rua no Bairro Beira Rio e outra rua no distrito de Pão de Açúcar, levando qualidade de vida ao povo de nossa terra, disse Lero.

O secretário de Obras, Damião Oliveira, frisou que a prefeitura tem tomado a iniciativa em realizar obras de pavimentação em várias localidades do município. "A Prefeitura tem se empenhado em realizar  a pavimentação de várias ruas em vários lugares do município, já calçamos ruas em Gravatá, Vila do Socorro, Pão de Açúcar e Taquaritinga do Norte. Em vinte e dois  meses de gestão já são dez ruas calçadas, o que da uma média de uma rua a cada 60 dias, afirmou o secretário.

Além dos investimentos em calçamentos a Prefeitura está construindo o campo de futebol de Pão de Açúcar, iluminando todo o município, reformando o mercado de Pão de Açúcar  e vai executar o maior programa de pavimentação no bairro Silva de Cima em Taquaritinga do Norte, além de asfaltar ruas em Pão de Açúcar e Taquaritinga do Norte.

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

2º Encontro de Voadores será realizado em Taquaritinga do Norte

Entre os dias 17 e 18 de novembro a cidade de Taquaritinga do Norte sediará mais um Encontro de Voadores de Asa Delta e Parapente.
Com a participação de voadores de todo o Brasil, o evento promete atrair um grande público ao principal ponto turístico da Dália da Serra, a Rampa do Pepê.
O evento chega a sua segunda edição e é realizado através de uma parceria entre o voador de asa delta João Paulo e Sebastião Luiz (Seu Tião), proprietário da Rampa do Pepê, com o apoio das prefeituras de Taquaritinga do Norte e Vertentes, além de empresas da região.
De acordo com os organizadores, os voos devem ter início às 10h da manhã do sábado (17), e se estenderão até a parte da tarde do domingo (18).
O encontro é uma ótima oportunidade para quem gosta de aventuras. Os visitantes ainda podem aproveitar para conferir trilhas ecológicas e as belas paisagens da serra da Taquara.
No local acontecerão o shows com os cantores Douglas Cavalcante e Iago Figueiredo.
Ney Lima

Justiça determina interdição e transferência de detentos em cadeia pública de Taquaritinga

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) conseguiu na Justiça medida liminar para interdição da Cadeia Pública de Taquaritinga do Norte, após ação civil pública onde relatava a precariedade e a insalubridade do prédio, que gerava um ambiente prisional com riscos de doenças, da integridade física e até de fuga de presos.
O juiz de Direito Leonardo Batista Peixoto, reconhecendo a ausência de condições de segurança e de salubridade de presos e funcionários, decretou o lacre da cadeia e que as chaves sejam depositadas no cartório judicial, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. Além disso, ele determinou a transferência urgente dos 15 presos que atualmente se encontram recolhidos no local para o Presídio de Santa Cruz do Capibaribe.
Na peça da ação civil, o MPPE relatou as condições sofríveis das instalações prisionais em Taquaritinga do Norte e salientou, inclusive, a existência de um buraco na parede da área do chuveiro, feito pelos presos com intenção de fuga em massa.
No relato do promotor de Justiça Hugo Eugenio Gouveia, munido de ofícios e fotografias, são denunciadas várias irregularidades estruturais. Entre elas: não há grades de proteção superior nas duas áreas de banho de sol; a guarita de vigilância não tem proteção o policial militar, a escada que dá acesso a guarita superior fica próxima da cerca elétrica, com risco de danos físicos; existência de diversos furos e rachaduras nos muros e paredes das celas e áreas de banho de sol, possibilitando evasões; parte da cerca elétrica da cadeia está solta por falta de manutenção; foram construídas moradias justapostas ao muro da cadeia, facilitando fugas ou invasões; a encanação de água e de tubos de energia estão expostos na área de acesso a cadeia, com risco de choques elétricos a policiais e visitantes; a grade que leva ao pátio do banho de sol se encontra com ferrolhos soltos e rachaduras na parede; faltam cadeados em diversas grades da cadeia; etc.
“Os problemas infraestruturais, elétricos e hidráulicos do ambiente geram riscos à integridade física e à vida tanto dos presos quanto dos policiais e visitantes do local. Ademais, a estrutura da cadeia fornece todos os ingredientes necessários a uma fuga em massa exitosa dos presos, com inquestionável prejuízo à segurança pública e à garantia da instrução criminal e aplicação da lei penal”, afirmou o juiz Leonardo Batista Peixoto em sua decisão. “Os registros fotográficos acostados mostram a situação degradante em que se encontram as celas dos detentos, sujas, rachadas, mal iluminadas e apertadas, abrindo canal para ajuizamento de ações por danos morais” – completou ele.
A interdição deve ser mantida até posterior reforma estrutural por parte do estado de Pernambuco.

Por Ney Lima

JESSE OWENS - O HOMEM QUE HUMILHOU ADOLF HITLER

Um negro, muito jovem , humilhou Adolf Hitler, Joseph Goebbels e todos os nazistas.  

Foi em 1936. 

Hitler já era chanceler, tinha começado os absurdos na Alemanha, mas as atrocidades mesmo viriam depois, com a anexação da Áustria, a invasão da Checoslováquia e posteriormente da Polônia, que deu início à segunda guerra mundial.

Em 36 do século passado,  os alemães realizaram as Olimpíadas, transformando-as num grande ato político.

Construíram um estádio monumental, esconderam o Terrorismo de Estado que estava sendo praticado nos gabinetes e nas ruas, prepararam os atletas exemplar e militarmente, para ser os maiores, invencíveis.

A Alemanha seria mostrada ao mundo como superpotência, onde tudo funcionava à perfeição e o prêmio seria a conquista do maior número de medalhas.  Tudo somado ficaria comprovada a superioridade da raça ariana.

Desconfiado, o governo dos Estados Unidos ameaçou boicotar as Olimpíadas no país europeu, para não legitimar a ditadura nazista.

Houve uma votação e a tese de participar dos jogos foi vencedora. Os americanos, porém, não aceitaram vetos. Atletas negros não podiam ser impedidos de participar das provas.

Na preparação dos atletas que deveriam competir com os gigantes alemãs se descobriu Jesse Owens, um rapaz de uma cidadezinha, com pouco mais de 20 anos, que parecia ter um dom.

Foi treinado e logo se descobriu nele um fenômeno. Havia, no entanto,  a discussão sobre ir ou não ir à Alemanha nazista. Os próprios negros da cidade de Owens pediram para ele se negar a “compactuar” com a Olimpíada organizada por Goebbels.

Muito novo, com mulher e um filho pequeno, ele ficou dividido.

Terminou, contudo, decidindo por competir, o amor pelo esporte falou mais forte. Além do mais, ele acreditava que tinha chances de triunfar.

Foi o que aconteceu. 

Estádio lotado, alemães convencidos, Jesse venceu todas as corridas de que participou, ganhou quatro medalhas de ouro na mesma olimpíada, foi ovacionado no estádio, deixando Hitler e seu ministro da Propaganda profundamente irritados.

O ditador saiu do estádio bufando, com raiva, se recusando a cumprimentar o americano, como fizera com outros atletas vencedores.

Owens virou lenda, sua vida rendeu livros e filmes.

O negro que provou ser uma balela a tese da supremacia ariana. O negro que derrotou os gigantes alemãs e humilhou o nazismo e seu líder maluco.

O próprio governo americano, porém,  só reconheceu os feitos de Jesse em 1990, 10 anos após a sua morte.

O racismo teve uma marca muito forte nos Estados Unidos. Muitos negros tiveram que morrer para conquistar direitos básicos da pessoa humana.

No século XXI a mancha na história do país foi apagada, quando um negro, Barak Obama, foi eleito presidente dos EUA.

Antes dele, brilharam personagens como Malcolm X, Martin Luther King Jr. e Jesse Owens.  

Os dois primeiros foram ativistas políticos, o terceiro apenas um atleta.

Mas que atleta. O homem “mais rápido do mundo”, capaz de tirar o próprio demônio do sério.

*Foto: Front Internacional

GONZAGA REGISTRA REDUÇÃO DE HOMICÍDIOS NO ESTADO

Gonzaga Patriota (PSB), deputado reeleito em outubro para o oitavo mandato consecutivo na Câmara Federal, registrou na tribuna, em Brasília, a redução do número de homicídios em Pernambuco nos últimos 10 meses.

Segundo o parlamentar, a queda na ocorrência de “crimes violentos letais intencionais” foi de 22%, em setembro de 2018, em relação ao mesmo mês do ano passado.

“Em 2017 foram 4.143 ocorrências entre janeiro e setembro. Este ano o número foi de 3.232”, disse Gonzaga no discurso feito na Câmara Federal. Ele está consciente que os homicídios ainda são muito, mas é muito significativo uma queda de quase mil do ano passado para cá.

Um dado importante foi assinalado pelo parlamentar do PSB: a redução maior da criminalidade foi na região do Agreste, com um índice de 39%. Foram 87 homicídios em 2018 e 53 este ano, até o mês de setembro.

Gonzaga Patriota citou uma relação de 91 municípios, mais o Distrito de Fernando de Noronha,  em que não foi registrado nenhum homicídio,  no mês de setembro de 2018.

A lista da cidade onde a paz se fez presente em Pernambuco: Belo Jardim, Toritama, Itamaracá, Ouricuri, Aliança, São Caetano, Trindade, Floresta, Agrestina, Vicência, Bom Jardim, Taquaritinga do Norte, Lagoa do Itaenga, Vertentes, Panelas, Altinho, Água Preta, João Alfredo, Cabrobó, Sertânia, Macaparana, São Jose do Belmonte, Belém de São Francisco, Lagoa Grande, Lagoa do Carro e Jupi.

E mais: Pedra, Caetés, Santa Maria do Cambucá, Lagoa Dos Gatos, Araçoiaba, Afogados da Ingazeira, Itaquitinga, Parnamirim, Iati, Passira, São Jose do Egito, Bodocó, Jurema, Inajá, Tacaimbó, Cortês, Saloá, Tabira, Casinhas, Flores, Chã Grande, Sanharó, Poção, Sairé, Maraial, Orobó, Jatobá, Mirandiba, Jucati e Angelim.

Completam a relação onde não houve crime de morte os seguintes municípios: Chã de Alegria, Santa Cruz, Triunfo, Manari, Betânia, Ferreiros, Tacaratu, Serrita, Machados, Buenos Aires, Paranatama, Itapetim, Dormentes, Palmeirina, Vertente do Lério, Terezinha, Carnaíba, Verdejante, Santa Terezinha, Calçado, Santa Filomena, Iguaraci, Ibirajuba, Afrânio, Camutanga, Cedro, Itacuruba, Terra Nova, Calumbi, Granito, Solidão, Brejinho, Quixaba, Salgadinho, Ingazeira e Fernando de Noronha.

“Parabéns ao governo pernambucano,  recentemente reeleito,  pelos expressivos resultados na área de segurança pública”, enfatizou Gonzaga, no final do seu pronunciamento.

DEPUTADO DA EQUIPE DE TRANSIÇÃO TEM FICHA SUJA

Foi destaque hoje no jornal O Globo de Rio de Janeiro e outros veículos da grande imprensa nacional:

Gulliem Charles Bezerra Lemos, mais conhecido como Julian Lemos , é um dos 27 homens nomeados para compor a equipe de transição do presidente eleitoJair Bolsonaro (PSL). Na ficha de Lemos, que coordenou a campanha de Bolsonaro no Nordeste, consta uma condenação por estelionato em primeira instância em 2011, que prescreveu antes de novo julgamento, e três processos por violência doméstica entre os anos de 2013 e 2016.

Duas acusações contra Lemos — também eleito deputado federal pela Paraíba — foram arquivadas posteriormente a pedido da ex-mulher, Ravena Coura, que mudou o depoimento e justificou à Justiça que havia extrapolado os fatos em suas denúncias.

O terceiro processo foi movido pela irmã do parlamentar eleito, Kamila Lemos, e ainda está em curso. Um ano depois da abertura do processo, foi apresentada uma petição na qual Kamila informava que as partes já tinham resolvido o caso. Ainda assim, uma audiência para ouvir os irmãos foi convocada para dia 20 de outubro, mas não foi realizada.

Lemos afirmou ao GLOBO em reportagem publicada em março , que o processo em que é acusado pela irmã só está em aberto porque ela mora no exterior, mas que já havia apresentado petição à Justiça negando a versão anterior do ocorrido. Na época, o deputado disse também que "A Lei Maria da Penha no Brasil é um instrumento tanto de defesa da mulher quanto de vingança".

No caso de estelionato, Lemos foi condenado por utilizar uma certidão falsa de uma empresa da qual era sócio para fechar um contrato de prestação de serviços com o governo da Paraíba em 2004. A demora no julgamento, porém, fez com que o processo prescrevesse antes da decisão em segunda instância. O parlamentar também nega participação no caso.

*Foto: O Globo

Reforma do Mercado de Pão de Açúcar segue a todo vapor

O Mercado do Distrito de Pão de Açúcar em Taquaritinga do Norte segue com as obras em fase de alvenarias a todo vapor. A tão esperada reforma que começou em Outubro tem previsão de duração de 04 meses.

A reforma esta passando pelos serviços de infra-estrutura,  demolições e retiradas de entulhos e, atualmente, está na fase de alvenarias com a construção dos boxes para os comerciantes que irão comercializar seus produtos no local. Posteriormente, será realizada a instalação de revestimentos, acessórios  cerâmico e pintura de todo o prédio.

O local também irá abrigar as barracas que serão retiradas do meio da rua, uma reivindicação antiga da população do distrito. O dinheiro para reforma e ampliação do Mercado é originário de uma emenda parlamentar.

O prefeito de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Lero, falou sobre a obra. "Essa é uma obra de muita importância para população do distrito de Pão de Açúcar, ali vai acolher os comerciantes e a população que desejar comprar seus produtos. Também vai funcionar uma praça de alimentação que irá abrigar os comerciantes que comercializam em barracas no meio da rua, dessa forma estaremos dando mais dignidade aos barraqueiros e atendendo uma reivindicação antiga dos moradores de tirar as barracas do meio da rua dando assim uma roupagem nova ao distrito", disse o prefeito.

As obras que estão sendo feitas no local que estava abandonado há quase uma década, passa agora pelo levantamento de alvenarias internas, avaliação do telhado, substituição da parte elétrica e infra-estruturarão da parte externa do prédio.




segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Os políticos se enfrentam no próximo sábado dia 10


Os políticos de Taquaritinga do Norte vão enfrentar os políticos de Santa Cruz do Capibaribe no próximo sábado 10 de novembro. A batalha será no campo do Ypiranga em Santa Cruz do Capibaribe a partir da 7h da manhã.

O jogo será a 4º edição da confraternização, que reúne os políticos de Taquaritinga, Santa Cruz e políticos de outras cidades que participam como convidados. 

A equipe de Taquaritinga é a atual tri campeã, pois empatou nos dois primeiros jogos realizados em Santa Cruz, e aplicou uma goleada de 5 x 2 ano passado em Taquaritinga do Norte. A equipe da Dália da serra vai contar com o reforço do prefeito de Feira Nova Danilson Gonzaga, os vereadores Paulo de Lú de Vertentes e Derivaldo de Toritama que serão os goleiros, além do promotor Dr. Hugo Eugênio.

O jogo será uma confraternização, onde fica de lado cor partidária e entra em campo a amizade e o companheirismo. Esse ano além do Blog de Junior Albuquerque e a   Secretaria Executiva de Esportes de Santa Cruz, o amistoso também tem a ajuda na organização de Dr. Edmalro Torres e a fábrica Menina Boba.

Fica o convite próximo sábado 7h da manhã no campo do Ypiranga Taquaritinga vs Santa Cruz. 

Onyx Lorenzoni é nomeado como ministro extraordinário

O decreto com a nomeação do deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS) como ministro extraordinário está publicado nesta segunda-feira (5) no Diário Oficial da União. Ele exercerá a função de coordenador da equipe de transição, por parte do presidente eleito Jair Bolsonaro.

Confirmado para assumir a Casa Civil no governo Bolsonaro,Onyx passou os últimos dias em Brasília, preparando a chegada do presidente eleito, que desembarcará na terça-feira (6) na cidade, onde fica até a próxima quinta (8).  Na transição, que funcionará no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), próximo ao Palácio do Planalto e à Esplanada dos Ministérios, representantes do atual governo do presidente Michel Temer e da equipe de Bolsonaro se reunirão.

De acordo com relatos de assessores próximos a Bolsonaro, sua equipe pretende trabalhar em três etapas: a primeira para análise da situação, em seguida avaliação sobre como reduzir gastos e pessoal e a última, definição de metas e dados.

Para o governo eleito, foram confirmados os nomes de Onyx para Casa Civil, do juiz Sergio Moro para a Justiça, do general da reserva Augusto Heleno para a Defesa, do economista Paulo Guedes para o superministério da Economia e do astronauta Marcos Pontes para a Ciência e Tecnologia.


Com informações da Folha de Pernambuco

Prefeito de Taquaritinga do Norte avaliou positivamente viagem a capital federal

O prefeito de Taquaritinga do Norte, Lero, retornou na última quinta-feira 01, de sua viagem a Brasília, onde pleiteou recursos que trarão ainda mais desenvolvimento para a Dália da Serra e qualidade de vida para todo o povo do município. 

Com uma intensa agenda de reuniões, o prefeito visitou o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Ministério da educação ao lado do secretário de educação do município, Marcos Augusto, onde pleitearam o andamento das ações cadastradas no PAR ( Plano de Ações Articuladas), como reformas e construções de escolas, dentre elas a Reforma do CAIC, do Ginásio Experimental e da Escola Padre Ibiapina. Também foi solicitado o andamento do Cadastro da Creche de Taquaritinga e da Escola do Bairro Badoque em Pão de Açúcar.

O prefeito também esteve em vários gabinetes entre eles o do deputado Pastor Eurico, e como representante do povo de Taquaritinga do Norte, o prefeito solicitou ao Deputado Pastor Eurico emendas para o município. O prefeito, fez um resumo de sua agenda de trabalho em Brasília. “Como representante do povo de Taquaritinga do Norte, buscamos recursos para melhorar a vida da população do município. Nos empenhados em conseguir ainda mais investimentos para nossa cidade, através dos deputados e dos ministérios. Sei que posso contar com os deputados que foram votados em Taquaritinga do Norte, principalmente com Ricardo Teobaldo que foi majoritário em nosso  município. A prefeitura estará recebendo investimentos de todos que queiram ajudar o povo através de emendas, e como prefeito estarei cobrando e reivindicando esses investimentos para Taquaritinga do Norte”, falou Lero.

Mais da metade da bancada evangélica não se reelegeu

Frente Parlamentar Evangélica
Frente Parlamentar Evangélica. (Foto: Divulgação)
Um levantamento do jornal Estado de São Paulo dá conta que metade da bancada evangélica da Câmara dos Deputados não foi reeleita. Entre os 82 deputados ativos, apenas 37 voltarão para uma nova legislatura, ou seja, 45% deles. O percentual de renovação da Câmara como um todo foi de 55%, evidenciando uma perda maior.

A situação do seu atual presidente, Pastor Takayama (PSC/PR) é sintomática, tendo obtido votação bem menor em seu estado que há quatro anos. Alguns de seus membros também perderam base eleitoral e angariaram menos votos do que o esperado, em alguns casos precisando depender do coeficiente eleitoral.