Segundo um levantamento do IBGE divulgado este mês, onde mostra que as prefeituras pernambucanas elevaram em 54 mil o número de funcionários, o município de Taquaritinga do Norte aparece na quarta posição no estado com 68,95%, entre as prefeituras que descumprem a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que estabelece como teto 54% da Receita Corrente Líquida do município.
A máquina, nas prefeituras do estado, ficou mais pesada entre 2006 e 2012, com um acréscimo 54,4 mil servidores na conta do contribuinte. Os dados são do Perfil dos Municípios Brasileiros 2012, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado neste mês. Eles mostram que a burocracia nas cidades pernambucanas, hoje, é mantida por um contingente de 287.538 servidores, entre estatutários, celetistas, comissionados e até profissionais sem vínculo, mas que recebem das prefeituras. É quase a população de Petrolina, a sexta maior cidade do estado, com 299.751 habitantes.
Em Taquaritinga do Norte, os dados são visivelmente comprovados, algumas secretarias tem um número desnecessário de funcionários, muitas repartições tem gente batendo um no outro, ou inventando o que fazer, é muita gente para poucas ações realizadas pela prefeitura no município. Evidenciando que o prefeito vem gastando mais com pessoal que o permitido. Em meio a essa situação, existem funcionários ocupando funções sem está capacitado para o serviço, o que vez por outra causa transtornos a população.
Em 2012, após as eleições e com a reeleição do prefeito Evilásio Araújo (PSB), uma fatia de funcionários teve que trabalhar um período de mais de um mês sem receber, para que assim a prefeitura pudesse cumprir com as responsabilidades. Este ano, tudo caminha para uma situação parecida, podendo acontecer surpresas nada agradáveis para alguns servidores, com foco maior para os contratados.
Opinião:
PELA LEI, PREFEITURA SÓ PODE GASTAR 54% COM PESSOAL, A PREFEITURA DE TAQUARITINGA ESTÁ GASTANDO 68,95% C/PESSOAL.
TAQUARITINGA ESTÁ FORA DA LEI EM 14,95% COM PESSOAL
TAQUARITINGA É -SEGUNDO O IBGE - A QUARTA PIOR DE PERNAMBUCO.
O PREFEITO JÁ FOI MULTADO POR NÃO CUMPRIR A LEI, MESMO ASSIM, FAZ VIAGENS FREQUENTEMENTE COM UM TIME DE FUNCIONÁRIOS QUE SÓ AUMENTA O GASTO COM PESSOAL. ALÉM DISSO, A PREFEITURA ESTÁ CAMINHANDO PARA SER APENAS UM DEPARTAMENTO DE PESSOAL. ESSA É A RAZÃO DE NÃO TER INVESTIMENTOS COM RECURSOS PRÓPRIOS, SÓ FAZENDO ALGUMA AÇÃO COM PARCERIA OU COM RECURSOS DO GOVERNO FEDERAL OU ESTADUAL. AINDA ASSIM, O PREFEITO COM RECURSOS DO POVO DE TAQUARITINGA, SE DAR AO LUXO DE VIAJAR PARA BRASÍLIA E VAIAR A PRESIDENTE DILMA, QUE ACABARA DE MANDAR MÁQUINAS PARA A PREFEITURA DE TAQUARITINGA E PARA MAIS DE 100 MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS.
Escrito por Paulo Pereira
do PEmais