Delúbio Soares, o herói do PT, está de volta
Cada um tem o ídolo que merece. O Partido dos Trabalhadores reintegrou de braços abertos, pompa e circunstância, o maior operador de corrupção política partidária da história recente do país, o ex-tesoureiro do partido, Delúbio Sores. O petista foi banido dos quadros partidários, em 2005, numa época em que o PT ainda pelo menos ainda fingia que não aprovava atos de corrupção
Charge de Sponholz
Postado por BLOG JUNIOR ALBUQUERQUE
No fim da semana passada, os integrantes do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores aprovaram por esmagadora maioria, 60 votos a favor, 15 contra e duas abstenções, como já era fartamente esperado, a volta de Delúbio Soares aos quadros do Partido, de onde havia sido expulso em 2005, no auge do escândalo do mensalão, quando era o todo poderoso tesoureiro do PT.
Ninguém pode deixar de dizer que o PT foi coerente e precavido ao aceitar Delúbio de volta. Não convinha manter no sereno o maior arquivo vivo da corrupção política nacional. Embora já se saiba de praticamente tudo que ele pudesse dizer, o seu silêncio ainda vale ouro na avalição da cúpula partidária, sobejamente apoiada pelo presidente de honra, o “cara” Luiz Inácio Lula da Silva.
A escrachada senadora Marta Suplicy, resumiu o sentimento do partido: “Ele segurou tudo calado!” Manteve a ormetá, a lei do silêncio da máfia, não falou sobre as estripulias do presidente do Partido José Genoíno, sobre as orientações de José Dirceu, o então Chefe da Casa Civil, nem das bênçãos do cara, o então presidente Lula.
Delúbio sabe quem recebia dinheiro da corrupção do mensalão. Os que foram flagrados e arranjaram desculpas esfarrapadas, e os que não foram alcançados, por investigações e denuncias. Os descobertos morrem de medo dos detalhes os ainda não revelados borram-se de medo.
Foi com a calcinha suja de medo que Marta Suplicy, saiu em defesa do companheiro discreto e silencioso. Genoíno, presidente do Partido, diz que nada sabia da atuação do seu tesoureiro, mas, mesmo posando de traído, é incapaz de lhe fazer uma critica pública. Dirceu defende Delúbio com os argumentos de quem tem o rabo preso. Lula, o considera um mártir da corrupção. Devia ter medalha para esses casos.
Durante os seus depoimentos na CPI do Congresso, Delúbio, questionado pelos parlamentares, Delúbio munido do sorriso da Monalisa e do olhar dissimulado de Capitu, falava apenas que não falaria. Após um desses profetizou aos jornalistas que essa história de “mensalão” acabaria virando “uma piada de salão”.
Foto: Arquivo
DELÚBIO, DOIDÃO - Chegamos a sugerir um exame antidoping no tesoureiro. Era preciso saber o que ele fumara, cheirara ou ingerira, antes de se apresentar a CPI para depor. Há seis anos no limbo, o paciente Delúbio deu sinais de inquietação, quando escreveu, alertando aos cumplices que paciência tinha limites.
“Aceitei os riscos da luta. Mas não fui senão, em todos os instantes, sem exceção, fiel cumpridor das tarefas que me destinou o PT”. – falou mostrando claramente que era apenas uma peça da engrenagem.
Na ocasião, Delúbio foi acalmado, pela turma do deixa disso, alegando que seria melhor, só reabilita-lo, após a eleição da companheira e agora cumpriram o trato. Se não for atropelado pela condenação do Supremo Tribunal Federal, profetiza-se que filiado ao diretório do Partido dos Trabalhadores de Goiás, Delúbio já se candidate nas próximas eleições municipais, possivelmente ao cargo de Vereador de Goiânia.
Simbolicamente, a jornalista Luciana Marques registrou que no momento da votação, deixada para o fim da reunião do Diretório, a maioria dos petistas, comia pizza, enquanto decidia o reingresso do companheiro Delúbio. Como fizeram com José Dirceu, José Genoíno e tantos outros, finalmente restabeleceu-se o principio básico petista, de assegurar e prestigiar igualmente todos os corruptos do partido.
Curtas
Esclarecendo os fatos - A vereadora Beta afirmou a um radialista da região, que a câmara de vereadores de Taquaritinga do Norte estava cheia de assessores fantasmas. Na verdade o que aconteceu foi que o presidente pediu para que cada vereador de oposição indicasse democraticamente alguém para trabalhar na câmara. O único que não quis indicar foi o vereador Jarbas Pinto (DEM). Os indicados foram : Ronaldo, Lupércio Davi e Josilda.
A saída – Gabriel Chalita, o pilantra travestido de santo, 2º deputado federal mais votado de SP nas últimas eleições, perdendo apenas para Tiririca (PR), que teve 1,3 milhão de votos, entrou e saiu do PSB sem nunca ter dado um telefonema para o presidente Eduardo Campos. O governador de Pernambuco, ao saber que ele está indo para o PMDB, desejou-lhe “boa sorte” no partido de Michel Temer.
É falso – João Lyra Neto não dá crédito às versões que circulam em Caruaru de que sua filha Raquel e a deputada Laura Gomes estariam pensando em deixar as pastas que ocupam a fim de reassumir suas cadeiras na Assembleia Legislativa. “Isso não tem nenhum fundamento. Até porque somente agora é que as pastas de ambas estão se estruturando”, disse o vice-governador.
Seguindo os passos do Pai - O deputado federal Mendonça Filho (DEM) voltou a Belo Jardim nesta sexta-feira, para contatos políticos e administrativos, tal como costumava fazer seu pai, Mendonção, quando era vivo.
Ele aproveitou a visita à terra do pai para acompanhar o início da pavimentação asfáltica de um dos bairros mais populosos da cidade, o São Pedro, em companhia do prefeito Marcos Coca Cola (DEM), cuja popularidade não está boa.
Ariano seguidor de Hitler sai do DEM - O ex-presidente nacional do PFL, Jorge Bornhausen, disse em São Paulo nesta sexta-feira que “acata” a liderança do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e também vai se desfiliar do DEM no início da próxima semana.
É contra - Uma fonte nos revelou que o senador por Pernambuco Armando Monteiro Neto é contra as emancipações, e ja teria reunido a bancada do PTB de Pernambuco e pedido para por panos quentes no assunto emancipação.
Esta muito chato - Depois de passar cinco anos escutando o hino da Alemanha na F-1 com as vitórias de Shumakher, agora é a vez de escutar o mesmo hino com as vitórias de Vetel. Acho que nunca mais teremos um Senna na F-1.
Ministra Ana Arraes - ''Campeã de votos e muito querida na Câmara, a deputada Ana Arraes (PSB-PE), mãe do governador Eduardo Campos, foi convidada a disputar a vaga de ministra do Tribunal de Contas da União. Pediu tempo para pensar. É apoiada até pelo ministro José Jorge, que foi ferrenho adversário de Miguel Arraes, seu pai.''
O carro do prefeito - Depois de tanta polêmica em cima do carro do prefeito de Taquaritinga do Norte, a oposição promete que se vencer as eleições do ano que vem, vai transformar o carro do prefeito em uma ambulância para Pão de Açúcar, ou em uma viatura policial, já que a que conseguiram para o distrito é uma verdadeira sucata. Esse discurso foi usado em 2000 por Roberto Asfora no Brejo que transformou a Hilux de Zé Inácio em uma ambulância depois que venceu as eleições.
Valeu, santinha! A Coisa foi humilhada! - Mais uma vez, a cobrinha traçou um leão e um boi ao mesmo tempo, dentro do chiqueiro da Ilha. Foi uma humilhação! 2 x 0, mas poderia ter sido 4 x 0. Domingo, no Arrudão, a dose vai se repetir pela terceira vez, porque a Coisa virou freguês.
O hexa do Sport foi para às cucuias! Eu como torcedor do Nautico posso dizer: HEXA AINDA É LUXO.
Ministra recebe por dias não trabalhados - A ministra Ana de Hollanda (Cultura) recebe do governo diárias em fins de semana sem compromissos oficiais no Rio, onde tem residência. Ela costuma marcar compromissos oficiais fora de Brasília, sobretudo no Rio, às sextas e segundas e receber diárias até mesmo por sábados e domingos não trabalhados.
A ministra admite ter levado o auxílio sem agenda oficial, mas alega que sai mais barato do que fazer nova viagem de ida e volta a Brasília.(O Estado de S.Paulo).
Homenagem - O ex-deputado José Mendonça (DEM), que morreu em São Paulo no dia 24 de abril, foi homenageado na 18ª noite da poesia de Belo Jardim por orientação do vereador e organizador do evento, Valdemir Cintra (PTB), que foi seu adversário político até à morte.