As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sábado, 4 de janeiro de 2020

Quantas árvores teríamos que plantar para salvar o planeta?

Se na sua lista de coisas para fazer na vida houver o item “plantar uma árvore”, pode colocar esse objetivo na lista de prioridades. E, se possível, não plante apenas uma. Segundo um estudo publicado na última sexta (5 de julho), na revista científica Science, plantar alguns bilhões de árvores pelo mundo seria a melhor maneira de melhorar a qualidade do ar no futuro.

Essa é a primeira pesquisa a quantificar as árvores que poderíamos plantar na Terra para diminuir em até 25% os níveis de carbono na atmosfera. E não só: em quais regiões do planeta cabem mais áreas verdes? Foi o que os especialistas – de instituições científicas da Suíça, Itália e França – responderam.

Eles levantaram dados de 80 mil florestas do mundo e usaram um software do Google para para gerar um mapa de quais partes do planeta poderiam contar com maior cobertura vegetal. 

Os resultados apontam que, excluindo áreas verdes já existentes, assim como regiões urbanas e de agricultura, o ecossistema terrestre ainda tem espaço para 0,9 bilhão de hectares ocupados por árvores. Se tudo isso fosse plantado, 200 trilhões de toneladas de carbono poderiam ser removidos da atmosfera.

Caso esteja se perguntando como isso aconteceria, é só lembrar das aulas de biologia da escola: ao fazer a fotossíntese, as plantas captam dióxido de carbono (CO2) da atmosfera. Por isso elas são essenciais para garantir um ar mais limpo.

“Nós já sabíamos que restaurar áreas florestais teria impacto no clima, mas não tínhamos evidências de quanto seria esse impacto”, diz Thomas Crowther, coautor do estudo, em nota. “Nosso trabalho mostra claramente que essa é a melhor solução disponível hoje”.

Um relatório recente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) demonstrou que seria preciso plantar mais de 1 bilhão de hectares para limitar a 1,5 ºC o aumento da temperatura global até 2050.

A melhor maneira de cultivar tantos pés de árvores ainda não está clara – nem se seria possível plantar tudo isso. Mas, enquanto medidas em larga escala não são tomadas, podemos fazer a nossa parte. Semear algumas sementinhas já é um começo.

Praia de Copacabana amanhece castigada pelo lixo após réveillon

RIO - Após a festa de ano novo, a Praia de Copacabana amanheceu castigada, tanto pelo tempo chuvoso quanto pela quantidade assustadora de lixo que foi deixada para trás. O trabalho árduo dos garis começou às 5h da manhã, assim que o dia clareou. Foram recolhidas 370 toneladas de resíduos, um aumento de 25% em relação ao ano passado. O público, estimado pela Polícia Militar em pelo menos dois milhões de pessoas, não atendeu aos pedidos das autoridades para que levassem seus sacos plásticos e recolhessem seu próprio lixo. Lixeiras estavam espalhadas pela orla, porém, houve quem alegasse que eram poucas unidades e que, as que tinham, estavam todas cheias.

A lixeira está muito longe. Os garis vão recolher daqui a pouco, então jogo aqui mesmo. Não tem problema — afirmou o operador de telemarketing Thiago Santos, de 22 anos.

O secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Osório, disse na manhã deste domingo que o trabalho de limpeza nas praias desde o Leme até o Recreio mobilizou cerca de 3.800 garis na orla. Osório estima que, pelo volume de lixo encontrado no chão, o público em Copacabana neste réveillon deve ter sido superior ao da virada de 2010/2011. Ainda de acordo com Osório, as lixeiras plásticas de 240 litros, colocadas em duplas e amarradas no calçadão e na areia, facilitaram o trabalho dos garis.

— Estamos fazendo a maior operação de limpeza urbana no mundo. Este ano, observamos muita quantidade de garrafas de vidro e de espumante no chão. Esta é uma questão para se discutir com a Ordem Pública e para alertar os cariocas para o próximo ano.

O secretário de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, pediu mais colaboração do público. Para ele, as pessoas devem pensar num planeta mais sustentável:

— É preciso que cada um faça a sua parte. A população tem que colaborar com o descarte de detritos de forma correta, para termos uma praia mais limpa no fim da festa.

Segundo a Secretaria municipal de Saúde, a maioria dos 1.645 atendimentos realizados entre as 17h do dia 31 dezembro e as 5h30m do dia 1º de janeiro nos sete postos médicos montados na orla de Copacabana foram por cortes nos pés e nas pernas ou intoxicação alcoólica.

De acordo com o gari Anilson José de Freitas, de 50 anos, que trabalha na limpeza no pós-réveillon há pelo menos 15 anos no trecho em frente ao Copacabana Palace, este é o ano mais sujo que ele observou após a virada.

Uma turista de São Paulo chegou a pedir que a reportagem do GLOBO não registrasse a imundice da praia para que a imagem da cidade não fosse prejudicada. Segundo ela, que se disse indignada com a sujeira, a cidade não merecia ser tratada de tal maneira.

Na areia, que mais parecia um camping devido a grande quantidade de barracas e tendas espalhadas, as pessoas pareciam não se importar em dividir o mesmo espaço com a sujeira. Com a chuva e a maré subindo, o lixo era levado para a água. Dentro do mar, garrafas, latas e plásticos se misturavam a flores oferecidas para Iemanjá.

Em toda a cidade, a Comlurb recolheu 645 toneladas de lixo em toda orla da cidade após a festa da virada, um aumento de 6% com relação a 2011, quando o volume de lixo retirado das praias foi de 610 toneladas. A Comlurb mobilizou 3.800 trabalhadores, 300 viaturas e 85 equipamentos para limpeza da orla.

globo.com/rio

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

MEIA TONELADA DE QUEIJO É APREENDIDA EM GARANHUNS

Uma carga de 532 kg de creme de leite e 197 kg de queijo sem refrigeração foi apreendida nesta sexta-feira (03), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 423, em Garanhuns. Os produtos não possuíam registro no órgão agropecuário e eram transportados em baldes e recipientes plásticos, na carroceria de um caminhão. 

Durante uma fiscalização no quilômetro 99 da rodovia, policiais abordaram um caminhão que transportava um grande depósito de metal. Ao verificar o compartimento de carga, foram encontrados recipientes com creme de leite, 100 kg de queijo coalho e 97,4 kg de queijo de manteiga, sem a refrigeração necessária para conservar a qualidade do laticínio.

O motorista, de 45 anos, informou que os produtos haviam saído de Capoeiras, no Agreste de Pernambuco, e seriam entregues em Paranatama, na mesma região. A mercadoria foi encaminhada à Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (ADAGRO), para as providências cabíveis.

*Assessoria de Imprensa da PRF.

Bolsonaro deverá apoiar EUA contra o Irã

Agora é a vez da onça beber água na política internacional brasileira. O governo Bolsonaro, incluindo o presidente, seus filhos e o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, sempre se mostraram subservientes aos americanos, mas desta vez o caso é grave e que pode jogar o mundo para uma nova guerra mundial. Depois do ataque dos EUA a uma base militar em Bagdá, controlada por forças iranianas, com drones, e que acabou matando o líder iraniano Qassem Soleimani, a geopolítica mundial vai mudar radicalmente.

A ONU, todos os países do mundo, terão que se manifestar entre apoiar a ação dos americanos ou condená-la. O Brasil ficará em qual das duas categorias? Sim, neste caso não tem em cima do muro. Ou condena a ação dos EUA ou apóia. Vale lembrar que o conflito no Oriente Médio, com a liderança do Irá, vem aumentando nos últimos anos, sempre com o apoio da Rússia, da China, enquanto que os americanos nunca esconderam que o Iraque é de suma importância em sua estratégia mundial de dominar a produção de petróleo, que tem na região as maiores reservas do planeta. Mas, não se pode esquecer que o ataque a uma base iraniana em Bagdá é apenas o estopim de um conflito que está por irromper. Afinal, no ataque não morreu apenas Soleimani – que é simplesmente a autoridade mais respeitada do Irã, o mais próximo do aitolá Ali Khamenei. Os americanos abateram também Abu Mahdi al-Muhandis, chefe das milícias do Iraque, apoiadas pelo Irã.

Como esse ataque tem tudo para provocar um novo conflito internacional, é preciso saber como o Brasil vai se comportar diante dele. Como sabemos, Donald Trump está em campanha para sua reeleição e pode usar essa guerra para incrementar a política armamentista americana, que é o que sustenta o império americano. Mas o Brasil em outros tempos, procurou ficar neutro nesse tipo de conflito. Pela personalidade de Bolsonaro, que adora o estado belicoso tanto interna como externamente, não é de estranhar que ela venha a apoiar a ação dos americanos, ficando ao lado dos EUA e Israel, numa luta interminável com os árabes no Oriente Médio. Teoricamente, o Brasil deveria ficar neutro, mas Bolsonaro, seu guru Olavo de Carvalho e seus filhotes insanos certamente nos arrastarão para o olho do furacão.

Irã anuncia descoberta de imenso campo de petróleo

O presidente do Irã, Hassan Rohani, anunciou neste domingo (10) a descoberta de um novo campo de petróleo no sul do país, com mais de 50 bilhões de barris de óleo bruto. O achado pode aumentar em um terço o tamanho das reservas comprovadas de petróleo do país persa.

O anúncio de Rohani é feito no momento em que o Irã se vê pressionado pelas sanções americanas, depois de os EUA terem abandonado, no ano passado, o acordo nuclear antes firmado com potências mundiais.

Rohani fez o anúncio em um discurso na cidade desértica de Yazde e explicou que o campo está localizado no sul do Irã, precisamente na província de Khuzestan, centro da indústria petrolífera nacional.

Segundo ele, mais de 53 bilhões de barris seriam adicionados às reservas comprovadas do Irã, atualmente em cerca de 150 bilhões.

"Estou dizendo à Casa Branca que nos dias em que você sancionou a venda de petróleo iraniano, os trabalhadores e engenheiros do país foram capazes de descobrir 53 bilhões de barris de petróleo", afirmou Rohani, segundo a agência semioficial de notícias Fars.

Extração viável


As reservas de petróleo referem-se ao petróleo bruto economicamente viável para extração. Os números podem variar muito de país para país devido a diferenças de critério, embora continue a ser uma medida de comparação entre os produtores de petróleo.

O Irã tem atualmente o quarto maior depósito comprovado do mundo de petróleo bruto, e as segundas maiores jazidas de gás natural do planeta. Ele partilha um enorme campo offshore no Golfo Pérsico com o Qatar.

O novo campo petrolífero poderá tornar-se o segundo maior campo do Irã – o maior, com 65 biliões de barris, fica em Ahvaz. O campo é de 2.400 quilômetros quadrados, com o depósito a cerca de 80 metros de profundidade.

De acordo com cálculos da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), cerca de 100 milhões de barris de petróleo são necessários em todo o mundo por dia. Um barril, a medida padrão da indústria, contém 159 litros de petróleo. O cartel do petróleo estima que a demanda aumentará em cerca de 12% até 2040.

Desde que os EUA se retiraram do acordo nuclear de 2015, os outros países envolvidos - Alemanha, França, Reino Unido, Rússia e China - têm lutado para salvá-lo. Mas eles ainda não conseguiram oferecer meios para que o Irã venda seu petróleo no exterior.

G1

Feijão apresentou maior alta de preços ao produtor

O feijão apresentou a maior variação de preços recebidos pelos produtores entre os meses de outubro/2019 e novembro/2019, contabilizando aumento de 34,64%. O valou saiu de R$ 170,74 para R$ 229,88 a saca de 60 quilos. Em relação ao milho, a média apurada do mês de novembro entre os anos de 2016 a 2018 foi de R$ 26,45 a saca de 60 quilos enquanto que em novembro/2019 foi de R$ 33,73.
Os dados foram compilados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgados nesta semana na Revista Indicadores da Agropecuária. De acordo com a publicação, a relação de troca entre a saca de 60 quilos de soja e os demais produtos agrícolas analisados (algodão, arroz, feijão, milho e trigo) mostrou variação positiva apenas para feijão e milho entre os meses de outubro e novembro/2019.
O destaque foi o aumento de 5,34% no preço do milho, que saiu de R$ 32,02 para R$ 33,73 de um mês para o outro. Houve incremento também de 3,11% no preço recebido pela soja, que passou de R$ 74,26 para R$ 76,57 a saca de 60 quilos, no mesmo período. A relação de troca é o indicador econômico que reflete o poder de compra dos produtores rurais, pois mensura a capacidade de compra com a receita apurada na venda do produto.
Por meio do pacote tecnológico levantado em painel de custos de produção, foram selecionados os insumos relacionados aos preços recebidos pelo produtor, como máquinas agrícolas e fertilizantes. Os municípios escolhidos foram Campo Verde/MT, Uruguaiana/RS, Unaí/MG, Londrina/PR, Sorriso/MT e Cascavel/PR.
A revista também divulgou dados sobre a agricultura familiar, as pesquisas de safras e a política de garantia de preços executadas pelas Companhia, além das cotações agropecuárias, quadro de suprimentos, indicadores econômicos e os instrumentos de comercialização e abastecimento.

Rua Cesário Frutuoso em Pão de Açúcar recebe extensão da rede de abastecimento de água para receber pavimentação


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte em parceria com a COMPESA está colocando a rede de distribuição de água na Rua Cesário Frutuoso em Pão de Açúcar. A Rua receberá pavimentação em paralelepípedo  oriundo de recursos próprios.

A previsão da Prefeitura é de concluir os trabalhos de preparação da rua para receber a pavimentação até a próxima quarta-feira (08/01) para deixar a rua em condições de ser calçada.

Desde o início da gestão do prefeito lero, mais de 4 mil metros de extensão da rede de distribuição de água foram feito em Pão de Açúcar em parceria com a COMPESA. A Prefeitura também busca  com a COMPESA a rede de distribuição das ruas que estão recebendo obras de pavimentação para que não seja necessário quebrar o calçamento para colocar os canos depois da obra concluída.

Aproximadamente 300 metros de rede estão sendo instalados na Rua Cesário Frutuoso. O Prefeito do município, Lero, explicou que essa é obra de pavimentação vai dar uma melhor qualidade de vida a população. Segundo ele, também serão pavimentadas outras ruas em Pão de Açúcar, Vila do Socorro e Taquaritinga do Norte. “Essa é mais uma obra de uma série de pavimentações que estamos começando. Vamos calçar ruas em Taquaritinga, Vila do Socorro e Pão de Açúcar. A nossa gestão já é a que mais fez obras de calçamento em um primeiro mandato. Além de todas essas pavimentações, já conseguimos a liberação de ais 500 mil reais para os asfaltos de Pão de Açúcar”, afirmou o prefeito.








Com salário em queda, trabalho no Brasil já vale menos que na China

Trabalhador brasileiro já é mais barato q o chinês.Salário/hora chinês na indústria triplicou entre 2005/16 (de US$ 1,20 p/ US$ 3,60);o brasileiro caiu (US$ 2,90 p/US$ 2,70)Então, por que a industrialização regrediu aqui e avançou lá, hein neoliberais? Câmbio e Estado, talvez?

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Prefeito Lero acaba de confirmar Peruano para o último dia da festa de Santo Amaro

O prefeito de Taquaritinga do Norte, Lero, acaba de confirmar em suas redes sociais  o cantor Peruano para o dia 15 de Janeiro, último dia da festa de Santo Amaro.

Em parceria com o Posto Dias  e a academia Good Life, além dos deputados Diogo Moraes e Ricardo Teobaldo, Peruano deverá atrair um grande público para Capital do Café.

Além de Peruano já estão confirmados para o dia 14, penúltimo dia Valkíria Santos e Felipe Santos.

A festa tem início na próxima segunda-feria dia 06 e vai até o dia 15 de janeiro.


Tubarão é encontrado após se enganchar em rede de pesca no litoral do RN

Populares encontraram nesta quinta-feira (02) um tubarão na praia do Rosado, em Porto do Mangue no Rio Grande do Norte.
Segundo informações o tubarão teria se enganchado numa rede de pesca de um pescador da cidade, o animal foi levado a praia e com isso várias fotos foram compartilhadas nas redes sociais. O tubarão é de porte pequeno.

Felipe Santos é mais uma atração da festa de Santo Amaro em Taquaritinga do Norte

Aos poucos a Programação da Festa de Santo Amaro em Taquaritinga do Norte vai sendo divulgada. Já confirmada para o dia 14, penúltimo dia da festa a cantora Valkyria Santos e agora o cantor Felipe Santos.

O programação completa deverá ter outras atrações de renome em todo Brasil e ainda essa semana será divulgada nas redes sociais da Prefeitura de Taquaritinga do Norte :



Intagran: @imprensa_oficial

A festa tem início no próximo dia 06 e vai até o dia 15 de janeiro.

Seleção com os melhores jogadores da década tem Neymar e quatro espanhóis.

Os espanhóis dominam a seleção com os melhores jogadores de futebol do mundo, na última década. A lista, divulgada pela tradicional revista France Football, conta com quatro atletas nascidos no País e apenas dois brasileiros. A publicação levou em conta o total de indicações de cada jogador ao prêmio da Bola de Ouro.

O goleiro é o espanhol Casillas, campeão do mundo com a Seleção e que brilhou com a camisa do Real Madri. Na lateral-direita, nada de Daniel Alves. E o título de melhor da década ficou com o alemão Lahm. Já na esquerda, aparece o brasileiro Marcelo, que não vive a melhor fase da carreira, mas é outro que brilhou pelo Real Madri. Os dois zagueiros são o holandês Van Dijk, do Liverpool, atualmente o melhor do mundo, na posição. E o espanhol Sérgio Ramos, do Real Madri.

No meio de campo, são três jogadores. O croata Modric, eleito o melhor do planeta em 2018. Além de Xavi e Iniesta, dupla protagonista da Espanha campeã do mundo e do Barcelona de Guardiola. Na frente, são três atacantes. Dois deles, é claro, Cristiano Ronaldo e Messi. O outro é o brasileiro Neymar. A revista destaca, por exemplo, a atuação dele na conquista do ouro olímpico, no Rio. Além do fato de que Neymar apareceu seis vezes entre os 10 melhores jogadores do mundo.

Prefeito Lero anuncia mais meio milhão para asfaltos em Pão de Açúcar

Em entrevista concedida ao Programa Combate com Paulo Sobral e Egídio Amorim na Farol FM no ultimo dia 27 de dezembro, o prefeito de Taquaritinga do Norte, Lero (PR), anunciou a chegada de mais R$ 500 mil reais para asfaltamentos em algumas ruas e avenidas do distrito de Pão de Açúcar. O recurso é da segunda etapa da obra de asfalto que está beneficiando o distrito. A primeira etapa contemplou três ruas, João José da Silva ao lado da Igreja católica, Av. Balbino Pereira e Rua General Rondon.

Durante a entrevista o prefeito falou da satisfação de está realizando mais essa obra que é um marco em sua gestão. “A gente conseguiu a liberação de mais meio milhão de reais para a segunda etapa dos asfaltos de Pão de Açúcar. A primeira etapa contemplou três ruas, nessa segunda etapa vamos fazer mais ruas pois o recurso veio maior que o primeiro.  Agora vou me reunir com nosso grupo político e vamos ter a oportunidade de indicar algumas ruas que serão asfaltadas e em um todo, após o término da segunda etapa vamos continuar a luta para liberação da terceira etapa dos recursos” falou Lero.

Sobre o assunto do asfalto de Taquaritinga, Lero destacou que não desistiu de tentar liberar na justiça a obra da sede do município, impedida de ser feita depois que os vereadores Jurandi e Claudinho acionaram a justiça através do MP para paralisação da obra. “ É com muita fé em Deus que vamos continuar lutando para liberar o asfaltamento de Taquaritinga do Norte" disse Lero.

Naldo do Povão vem realizando um bom trabalho na manutenção da iluminação pública em Pão de Açúcar


Com a saída de Hidequel da manutenção da iluminação pública do Distrito de Pão de Açúcar, todos achavam que o distrito ia ficar órfão de um gestor a altura do trabalho realizado anteriormente, mas Naldo do Povão assumiu a responsabilidade a convite do prefeito do município e vem dando contado recado.


A manutenção vem sendo feita com a troca de lâmpadas e instalação de luminárias em todo distrito de Pão de Açúcar e na comunidade da Varzinha e Espírito Santo. Segundo informações, Naldo em apenas dois meses já conseguiu fazer a reparação de mais de cem pontos de iluminação do distrito.

Segundo Naldo, qualquer cidadão que ver algum poste com defeito pode procurar ele pessoalmente ou procurar a subprefeitura do distrito com o número e localização do poste que o mesmo terá sua manutenção o ais rápido possível. "Esse é um trabalho que segue um cronograma, mas priorizamos os setores de serviços emergenciais. Sabemos que a iluminação também faz parte da segurança, é por isso que o prefeito Lero tem se preocupado tanto com a iluminação do município. Em 2020 vamos continuar o trabalha levando iluminação e renovação para população", falou Naldo.

Cinthia comemora a vinda do Programa Visão feliz para Pão de Açúcar

A Secretária de Ação Social de Taquaritinga do Norte, Cinthia Gonçalves, está viabilizando a vinda do Programa Visão feliz para o distrito de Pão de Açúcar.

Um projeto que já virou referência para diversos municípios, em breve estará em Pão de Açúcar. Preocupado com a população mais carente do município que não tem as devidas condições de pagar por uma consulta e adquirir óculos de grau a secretária procurou parceria e vai iniciar  o projeto que irá beneficiar a população.


Através de parceria com a iniciativa privada, Cinthia vai conseguir através do “Visão Feliz” oferecer de forma gratuita para a população a lente e o óculos. A população vai pagar 80 reais do exame de vista computadorizada com equipamentos de última geração e ganha o óculos e as lentes.


O projeto que não tem recursos públicos mostra que através de parcerias pode ser feito muito pela população mais carente. Cinthia falou a nossa equipe sobre o projeto. "As coisa acontecem quando procuramos parcerias e fazemos com ação e coração. Além do programa visão feliz já estamos em busca de mais parcerias para trazer mais benefícios para população", disse Cinthia.

Manchas de óleo voltam a aparecer no litoral brasileiro


Manchas de óleo voltaram a aparecer em praia do litoral do Ceará entre a noite do dia 29 e a manhã do dia 30 de dezembro. A informação foi confirmada pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), que acompanha o vazamento de óleo nas praias do Nordeste e Sudeste desde o fim de agosto. De acordo com o GAA, foram encontrados resíduos de óleo na praia de Caetanos de Cima, no município de Amontada, e na praia de Apiques, localizada em Itapipoca, ambas no litoral Oeste do Ceará.
Desde outubro a ocorrência de manchas não era registrada no litoral cearense. De acordo com o GAA, formado pela Marinha, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Agência Nacional de Petróleo (ANP), amostras do material estão sendo enviadas para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) a fim de identificar o tipo de óleo.
“Participam do recolhimento dos vestígios de óleo militares da MB [Marinha do Brasil], membros do Ibama, da Defesa Civil e voluntários, sob coordenação do GAA. Mais militares estão sendo mobilizados para limpeza das áreas não habitadas das praias”, informou o grupo em nota.
O mais recente levantamento do Ibama, divulgado na última sexta-feira (27), mostra que o óleo atingiu 980 pontos, em todos os nove estados do Nordeste, além de praias nos estados do Espírito
Fonte: Congresso em Foco com informações da Agência Brasil

Homem é morto ao lado de palco no Réveillon 2020 do Pina

Um homem foi morto na manhã desta quarta-feira (1º) durante as festividades de Réveillon no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. A vítima foi morta por disparos de arma de fogo.

De acordo com trabalhadores da região, o homicídio teria ocorrido por volta das 5h. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar autoria e motivação do homicídio do homem, de identidade desconhecida.
Uma equipe da Força Tarefa da Capital, liderada pelo delegado Paulo Dias compareceu até o local. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML. O caso será investigado pela 3 DPH, delegado Francisco Oscelio.
Afogamento
Além do homicídio, um afogamento também ocorreu na praia do Pina, na manhã desta quarta-feira. Por volta das 8h, um homem teria se afogado, sendo socorrido em seguida pelo Corpo de Bombeiros.
Folhape

Mensagem de Naldo do Povão


quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

OS NOSSOS ÍDOLOS CONTINUAM OS MESMOS


“Nossos ídolos ainda são os mesmos”.

A frase é da música de Belchior “Como Nossos Pais”, verdadeiro hino da juventude, que desde os anos 70 vem sendo pensada e repetida pelos jovens de todas as idades.

E no Brasil os ídolos necessariamente continuam sendo os mesmo há décadas, porque surgem poucos com talento para superar os ícones da música popular.

Caetano Veloso, genial baiano dos versos de “Força Estranha”, já completou 77 anos e seu amigo e parceiro Gilberto Gil fez 77.

Chico Buarque, criador de canções incríveis como A Banda, Carolina, Geni e o Zepelim e Cálice comemorou o ano passado 75 anos.

Paulinho da Viola, um dos melhores sambistas nacionais tem 77, mesma idade de Milton Nascimento e Ney Matogrosso, intérprete inigualável,  soma 78 anos de vida. Martinho da Vila, ainda em forma para compor e cantar está com 81.

Roberto Carlos, artista mais bem-sucedido da música brasileira, em abril deste ano vai soprar 79 velinhas.

Gal Costa já tem 74, Maria Bethânia 73 e Simone 70. Os caçulas da MPB são Zeca Baleiro, Ana Carolina e Vanessa da Mata, o primeiro com 53, a segunda 45 e a cantora mato-grossense com 43.

Fagner fez 70, Ednardo 74 e Geraldo Azevedo também soma 74 anos.

Elis Regina nos deixou tão nova, aos 36 , Belchior tinha feito 70, Raul Seixas 44 e Vander Lee 50 anos.

Beth Carvalho deu adeus ao Brasil com 73, Nélson Gonçalves aos 78, Reginaldo Rossi e Jerry Adriani com 70 anos completados.

Dois bons cantores bregas, Odair José e Aguinaldo Timóteo, têm respectivamente 71 e 83.

Por favor me digam o nome de alguém na faixa dos 20 ou 30 com tanto talento quanto os citados. Eu não sei. Será que é por que também envelheci? Ou dos anos 90 pra cá a qualidade caiu, ficou escondida, a poesia e a criatividade entraram em decadência?

Os nossos ídolos ainda são os mesmos. O CD sumiu, o DVD ficou obsoleto, as rádios perderam audiência para a internet, os jornais impressos desapareceram, mas nas plataformas digitais a velha e boa MPB ainda dá as cartas.

A valsinha emociona, o coração selvagem arrepia a pele, o barco atravessa o deserto de mentes, Bárbara Alencar está presente em Fortaleza, o sangue latino vê o gato preto descendo a escada, lembranças, cantam o amor à moda antiga o velho e o novo repetem no auditório da TV: “Então, cadê você?”.

No YouTube, Belchior ainda está vivo nos versos da canção:

Meu bem, o mundo inteiro está naquela estrada ali em frente
Tome um refrigerante, coma um cachorro-quente
Sim, já é outra viagem
E o meu coração selvagem tem essa pressa de viver.

Profético, 50 anos atrás já previa e em 2020 "os ídolos ainda são os mesmos".

*Ilustração: Cassino Online Royal Vegas.

Prefeitura de Taquaritinga do Norte vem fazendo grandes investimentos na saúde

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

HOMEM É DETIDO COM 439 AVES SILVESTRES

Um homem que transportava 439 aves silvestres foi detido na madrugada desta segunda-feira (30), durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 423, em Garanhuns. Os pássaros haviam sido adquiridos em Feira de Santana, na Bahia, e seriam comercializados em Caruaru, também no Agreste.

Durante a abordagem a um veículo utilitário no quilômetro 92 da rodovia, os policiais perceberam que o condutor aparentava nervosismo. Ao verificar o compartimento de carga do automóvel, foram encontradas cinco gaiolas contendo 80 Canários da Terra, 250 Golinhas, 100 Coleirinhos e nove Tico-ticos.

O motorista informou que havia adquirido os pássaros em uma feira livre e iria revendê-los em outra feira popular. Ele já havia sido detido pela PRF em outubro deste ano, devido ao transporte de 825 aves silvestres na Bahia.

O homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns. As aves foram encaminhadas à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) da região.

*Assessoria de  Imprensa da PRF. 

DIOGO MORAES AFIRMA PELA PRIMEIRA VEZ QUE SERÁ CANDIDATO A PREFEITO DE SANTA CRUZ EM 2020

Em dois áudios que circulam nos grupos de WatSapp na cidade de Santa Cruz do Capibaribe o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), deixa claro seu posicionamento sobre 2020.

“Nosso grupo já tem adversário anunciado. Deixa eu chegar porque  o rolo compressor vai começar. O governador já indicou Márcio Estefani, eis secretário da fazenda para ser o secretário de planejamento de Santa Cruz do Capibaribe. Então vocês podem ficar tranquilos que Dida (Vice-prefeito), é meu amigo, mas não vai chegar lá. Quem vai chegar é o grupo do nosso Zé”. Disse no primeiro áudio, o deputado.

Já no segundo áudio, Diogo Moraes fala que tem o aval do governador Paulo Câmara.

“Pode ter certeza, eu serei o candidato, o governador já decidiu, todo mundo decidiu já e serei o candidato a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe e sei de tudo que posso fazer para a gente fazer uma cidade melhor. Saibam que     quando eu chegar vai ser tudo diferente e nós vamos fazer uma coisa diferente”

As declarações de Diogo Moraes já vinham sinalizando este caminho, sobretudo, após a divulgação da pesquisa que lhe deu quase 16%, sem mesmo ter se declarado. 

Fonte: MArcondes Moreno

Pesquisa Simplex Consultoria - Confira o ranking dos vereadores mais atuantes de Santa Cruz do Capibaribe




A pesquisa do Instituto Simplex Consultoria, divulgada na noite desta segunda-feira, dia 30, no programa Tribuna da Notícia, também aferiu a opinião e preferência do eleitorado santa-cruzense quanto aos seus vereadores.

A pergunta foi: ‘No momento atual, qual o vereador mais atuante de Santa Cruz do Capibaribe?’, e o resultado foi o seguinte:

  • Carlinhos da COHAB - 7,23%
  • Nailson Ramos - 4,67%
  • Zezin Buxin - 3,09%
  • Augusto Maia - 2,67%
  • Capilé - 2,65%
  • Jéssyca - 2,28%
  • Helinho - 1,51%
  • Toinho do Pará - 1,51%
  • Marllos da COHAB - 1,47%
  • Dr. Nanau - 1,34%
  • Ernesto Maia - 1,04%
  • Zé Minhoca - 0,96%
  • Deomedes Brito - 0,82%
  • Junior Gomes - 0,46%
  • Ronaldo Pacas - 0,17%
  • Irmão Val - 0,00%
  • Joab do Oscarzão - 0,00% 
  • Pipoca - 0,00%
  • Nenhum - 45,79%
  • Não sabe/não respondeu - 22,34%

Foram entrevistadas 400 pessoas, tanto da zona urbana, quanto da zona rural. A margem de erro da pesquisa é de 4.88% e o grau de confiabilidade da pesquisa é de 95%.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Walkyria Santos será uma das atrações da festa de Santo Amaro em 2020

 A cantora Walkyria Santos está confirmada para voltar a Taquaritinga do Norte em Janeiro. A cantora será uma das principais atrações da Festa de Santo Amaro 2020.
O Show foi confirmado durante pelo prefeito da Capital do Café Ivanildo Lero. A cantora esteve em Taquaritinga na terceira edição da Festa do Estudante realizada em agosto desse ano.

O show da cantora deverá acontecer no dia 14, penúltimo dia da festa. "Ainda estamos fechando outras atrações mas nos próximos dias vamos anunciar outra grande atração de peso. Desde já quero agradecer ao amigo Jorge Dias pela parceria e vamos realizar mais um grande evento na nossa querida Capital do Café", disse o Prefeito.

FELIZ 2020 ✨ Que seja um ano de muitas realizações!

30% da população considera o governo atual ótimo ou bom; no fim do primeiro ano de mandato, Lula tinha 42% de aprovação, Dilma, 59% e FHC, 41%

Rio de Janeiro — Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo aponta que a lenta recuperação econômica do país ajudou a frear a perda acentuada de popularidade do presidente Jair Bolsonaro. A taxa de aprovação do governo — avaliação ótimo ou bom — oscilou de 29% para 30% na primeira semana de dezembro. A variação está dentro da margem de erro que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A taxa de de reprovação — os que consideram o governo ruim ou péssimo — oscilou negativamente para 36%, após ter crescido de 30% a 38% nos primeiros oito meses de governo. Já o percentual de entrevistados que consideram o governo regular aumentou de 30%, em agosto, para 32%, também dentro da margem de erro.

Bolsonaro chega ao fim do primeiro ano de mandato com avaliação no mesmo período pior do que os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, que era aprovado por 41% da população no fim do primeiro ano, Luiz Inácio Lula da Silva (42%) e Dilma Rousseff (59%).

As duas únicas áreas do governo cuja avaliação melhorou fora da margem de erro estão ligadas ao desempenho da economia. De acordo com a pesquisa, a taxa de aprovação do trabalho da equipe econômica aumentou de 20% para 25%, e a do combate ao desemprego foi de 13% para 16%.

O otimismo em relação à economia também aumentou. Entre os entrevistados, 43% acham que ela vai melhorar nos próximos meses. Em agosto, a taxa era de 40%. Ainda segundo o levantamento, 31% acham que a economia vai ficar como está, e 24%, que vai piorar.

O otimismo com a economia é maior entre os mais ricos, camada social que também demonstra maior apoio ao governo Bolsonaro. A maioria da população, porém, percebe que a retomada da economia ainda não é suficiente. Para 55% dos entrevistado, a crise deve demorar para acabar, e o Brasil não voltará a crescer com força tão cedo. Já 37% acham que a crise será superada em meses.

A pesquisa aponta também a piora na avaliação do desempenho do governo no combate à corrupção. A taxa de aprovação nessa área caiu de 34% para 29%, enquanto que a reprovação subiu de 44% para 50%.

A aprovação ao trabalho do governo também caiu na Cultura de 31% para 28%. A avaliação ruim ou péssimo das ações nessa área oscilaram de 33% para 34%, e os que consideram regular passaram de 32% para 34%.

Representante do extinto Ministério da Cultura, a Secretaria Especial da Cultura passou por idas e vindas desde o início do governo, sendo transferida em novembro da pasta da Cidadania para a do Turismo.

Numa escala que vai de 0 a 10, a nota média atribuída pelos entrevistados ao presidente foi 5,1, a mesma de agosto.

No geral, porém, o nível de otimismo com a atuação do governo é o mais baixo desde que Bolsonaro assumiu a Presidência. No início do ano, 59% achavam que ele faria um governo merecedor de aprovação. Hoje, são 43%.

Foram entrevistados 2.948 pessoas em 176 municípios na quinta e na sexta-feira. As entrevistas foram feitas pessoalmente, em locais de grande circulação.