As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Prefeito em exercício Gena Lins dará ordem de serviço em rua do Silva de Baixo próxima terça-feira

Dando continuidade em mais um compromisso firmado com a população, a Prefeitura de Taquaritinga do Norte, através do prefeito em exercício Gena Lins,  vai assinar na próxima terça-feira (30), a ordem de serviço para a obra de pavimentação da Rua Projetada 3 (Rua da Rádio Nova Geração) na comunidade do Silva de Baixo.

O total da obra, R$ 103.104,00,  vai levar dignidade a população daquele bairro. Estamos trabalhando para levar obras de infraestrutura para todo município, as próximas ruas a serem calçadas serão no Silva de Cima, garantimos os recursos necessários para que os acessos sejam pavimentados, dando maior conforto a quem trafegar no local, falou Gena.


Secretaria de Educação de Taquaritinga do Norte divulga datas de matrículas para 2019

A Secretaria Municipal de Educação de Taquaritinga do Norte abriu  no dia 23 de outubro as matrículas nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2019. 

As matriculas que começaram no último 23/10, vai até 30/11 e acontece em todas as escolas municipais, data esta válida para alunos que já estudam.

Para alunos novatos a data de matrícula inicia dia 13.12.2018 a 25.01.2019 também nas escolas municipais. Os pais e responsáveis procurem às escolas nas datas corretas munidos dos documentos originais e cópias: certidão de nascimento da criança, comprovante de endereço atualizado e carteira de vacinação.

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Troca de tiros na Penitenciária Barreto Campelo deixa dois mortos

Uma possível rixa entre presos rivais teve como saldo duas mortes, além de um detento ferido, após troca de tiros na Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. O tumulto começou no fim da tarde desta quarta-feira (24). Apesar da confusão, não foram registradas fugas. A polícia também apreendeu um revólver calibre 38, estojos e projéteis de calibre 38, 40 e 380.

"Estávamos fazendo policiamento do local quando escutamos disparos de arma dentro do presídio e subimos para a guarita, de onde observamos que dois presos haviam sido alvejados", disse a cabo Shirley Carvalho, da Radiopatrulha. "Provavelmente, foi rixa entre eles. Porque hoje (quarta-feira) chegaram cerca de 15 presos do (presídio) Aníbal Bruno", completou.

O tumulto na penitenciária foi iniciado próximo das 17h30. Segundo a Radiopatrulha, o controle foi restabelecido por volta das 19h40. Os envolvidos na confusão foram Leandro de Araújo de Assis, 27 anos, que morreu no local; Jaime José Moisinho, 51 anos, que chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital de Itapissuma; e Evaldo José de Golveia, 19, que foi ferido e levado para o Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, também na RMR.

De acordo com a assessoria de imprensa do HMA, Evaldo teve dois ferimentos, no tórax e no abdômen, mas passa bem. Foi realizada uma drenagem, e ele respira normalmente. Após procedimento de sutura, ele deve seguir para a enfermaria.

Segundo a polícia, o tumulto teria começado com uma briga entre dois detentos na laje na penitenciária. Após ser alvejado por um tiro, um dos presos, ferido, conseguiu pegar a arma e atirar também. Esses seriam Evaldo, internado no HMA, e Jaime José, que morreu no hospital de Itapissuma.

Em outro local do presídio, no corredor entre os pavilhões B e C, uma outra confusão terminou com a morte de Leandro de Araújo. O perito do Instituto de Criminalistica (IC) Fernando Benevides comentou a suspeita. “Encontramos uma vítima, com disparo de arma de fogo e vestígios em dois pontos do presídio. Encontramos estojos, projéteis de calibre 38, 40 e 380. A vítima que morreu no local foi atingida por um tiro de arma de fogo. Ele estaria a um ponto de 20 metros, levou um disparo, tentou se evadir e tombou”, disse. “Foram situações isoladas, pessoas que aproveitaram a primeira confusão e foram atrás de quem tinham rixa. No caso desse elemento do óbito, um indivíduo que tinha rixa aproveitou o momento, foi lá e efetuou o disparo", complementou o perito.

Por meio de nota, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) confirmou a ocorrência e informou que estiveram no local a Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto de Criminalística, Batalhão de Choque e Corpo de Bombeiros. Ainda segundo a Seres, a Delegacia de Itamaracá ficará à frente das investigações. Folha PE

PRESTANDO CONTAS: O MANDATO MAIS VIÁVEL

O vereador Ronaldo Pacas (PR), único parlamentar da história política de Santa Cruz do Capibaribe que nunca faltou uma sessão na Câmara de Vereadores, tem em seu currículo político marcas importantes de benefícios gerados por sua atuação no Poder Legislativo Municipal. 

Exemplo claro disso foi a idealização do Cidade Lazer, fruto de seu requerimento Nº455/2014, e que todos os domingos, entre as 8 e as 17 horas, disponibiliza uma parte da Avenida 29 de Dezembro para a prática de esportes e lazer.
O parlamentar é hoje um político que merece ser observado pela nossa população com bastante atenção. Em tempos de descrédito com a classe política e com parlamentares que utilizam o tempo na Casa Doutor José Vieira de Araújo (Câmara de Vereadores) apenas para ficar bajulando os chefes ou enchendo os ouvidos da população com bobagens, temos na figura de Ronaldo Pacas um parlamentar produtivo e útil.

Prefeitura de Taquaritinga do Norte realiza reunião sobre licitação

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, por meio do Departamento de Licitação, promoveu nesta quarta-feira (24) uma reunião com secretários e diretores.

A reunião teve como objetivo orientar os secretários sobre os processos licitatórios junto a prefeitura de Taquaritinga do Norte, orientar quanto à documentação necessária, legislação, tributação, direitos e deveres, editais para que se der celeridade aos processos.

De acordo com o prefeito em exercício Gena Lins, a reunião faz parte de uma série de ações que a administração está realizando para esclarecer como funcionam as compras governamentais. “O objetivo é orientar secretários sobre os processos de licitação para que eles possam contribuir ainda mais para o desenvolvimento econômico e social de Taquaritinga do Norte”, disse Gena.

As curtinhas do Romenyck Stiffen

PRECISA DE OXIGÊNIO

POUCAS ALTERAÇÕES – Após o final do primeiro turno das eleições de 2018, estamos pontuando algumas observações sobre o mapa político das cidades do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco. Nas que analisamos até então, destacamos alterações nos mapas políticos com surgimento e fortalecimento de novos grupos, contudo, em Taquaritinga, pouca coisa mudou.
FORÇA CALABAR – Há quase duas décadas, o Grupo Calabar é soberano nas urnas do município e, em 2018, não foi diferente. O prefeito Lero (PDT) e seu grupo apoiaram as reeleições dos deputados Ricardo Teobaldo (Podemos) e Diogo Moraes (PSB), federal e estadual respectivamente. O deputado Diogo Moraes, por exemplo, teve mais que o dobro da votação da segunda colocada, Alessandra Vieira (PSDB).
TEVE MAIS – Além de comemorar as eleições do deputado federal Ricardo Teobaldo e o deputado estadual Diogo Moraes, Lero ainda assistiu seu candidato ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), ser reeleito, mesmo não sendo majoritário na cidade.
CANSOU – Com exceção das eleições de 1992 e 2012, o ex-prefeito Jânio Arruda disputou todas as eleições de prefeito desde 1988. Foram cinco no total. O êxito de Jânio no final da década de 80 até fins da década de 90 é inquestionável, contudo, são basicamente duas décadas sem êxito nas urnas e, em 2018, não foi diferente. Seus candidatos a deputado federal e estadual apanharam feio nas ruas.
OXIGÊNIO – Com a dificuldade do surgimento de um terceiro grupo, as urnas de 2018 apontaram que o grupo de oposição precisa de novo oxigênio e trabalhar novos nomes visando às eleições de 2020. Caso contrário, dificilmente conseguirá tirar a reeleição do prefeito Lero, principal vencedor em 2018.
As opiniões e informações aqui expressas são de responsabilidade de seu idealizador

Do Blog de Ney Lima

Sem previsão – População é prejudicada após explosões em bancos de Santa Cruz

Imagens: Fernando Lagosta.
Os bancos que foram explodidos por bandidos fortemente armados, em Santa Cruz do Capibaribe, na madrugada da ultima sexta-feira (18), estão sem previsão para atendimento ao cliente. Nossa equipe de reportagem foi até às agências do Banco do Brasil e Santander , ambas localizadas no centro da cidade, na manhã desta quarta-feira (24).

No primeiro, existe um cartaz na porta indicando a impossibilidade de atendimento e sem previsão para retomada normal. Já no Santander, que permanece com uma faixa de isolamento, nossa equipe chegou a conversar com um dos funcionários. De acordo com o trabalhador, que preferiu não se identificar, também não há previsão para atendimento ao cliente e uso dos caixas eletrônicos.
Caixa 
Na Caixa Econômica Federal, situada no centro da cidade, serviços internos estão funcionando. Alguns caixas eletrônicos também estão operando de forma normal. A agencia foi alvo de criminosos, em 31 de julho este ano. Desde então, o local passa por reparos.

Do Blog de Ney Lima


IBOPE MOSTRA HADDAD EM CRESCIMENTO NA RETA FINAL

Haddad com artistas no Rio de Janeiro

A diferença entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, que na corrida presidencial chegou a 22 pontos, neste segundo turno, caiu para 14 pontos, segundo revelou ontem à noite o IBOPE. Outro dado é que a rejeição do candidato do PSL aumentou e do petista diminuiu.

Agora os dois estão empatados tecnicamente no item rejeição, na faixa dos 40%.

O IBOPE sinaliza que Haddad cresce faltando apenas três dias para a eleição, enquanto seu oponente cai.

Essa nova realidade pode ser resultado das revelações feitas pelo jornal Folha de São Paulo, sobre o gasto de milhões na campanha de Bolsonaro, através de Caixa 2, para financiar a produção de notícias falsas na internet contra o representante do PT.

Declarações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (filho do candidato a presidente) demonstrando pouco apreço a democracia e intimidando o Supremo Tribunal Federal, também podem estar contribuindo para diminuir a vantagem de Jair.

Bolsonaro Filho disse que para fechar o STF bastava mandar um soldado e um cabo, fato que repercutiu nos jornais, blogs, sites e até na TV Globo, que exibiu reportagens no Fantástico e Jornal Nacional.

Caso essa tendência revelada pelo IBOPE continue até domingo, poderemos ter uma disputa apertada, como foi a de Dilma Rousseff e Aécio Neves em 2014.

Na reta final, o PT promove grandes atos nas capitais, como aconteceu ontem no Rio de Janeiro, com a participação de artistas de peso, caso de Caetano Veloso e Chico Buarque.

Neste segundo turno, Haddad recebeu apoio de Marina Silva (Rede), os irmãos Cid e Ciro Gomes (PDT), Eymael, Fernando Henrique Cardoso e Guilherme Boulos (PSOL).

Jair Bolsonaro recebeu a adesão de Álvaro Dias (Podemos), João Dória (PSDB) e Aécio Neves (PSDB). 

VÍDEO - Na internet circulam centenas de vídeos sobre a campanha no segundo turno, nos estados e no âmbito nacional. Em São Paulo jogaram na rede imagens de um homem fazendo sexo com cinco mulheres. O envolvido na orgia seria João Dória, candidato ao governo pelo PSDB. Segundo ele é um fake criado por seu adversário na disputa, o socialista Márcio França, atual governador.

Um vídeo que impressiona é o de crianças repetindo frases pronunciadas por Jair Bolsonaro durante sua vida pública. Como elas realmente foram ditas pelo líder das pesquisas, uma pergunta fica no ar? Por que tanta gente concorda com ideias tão absurdas?

Assista o vídeo: 

JARBAS ESQUECE RANCOR AO PT E APOIA HADDAD

Eleito senador no dia 7 de outubro, na chapa de Paulo Câmara, o ex-governador Jarbas Vasconcelos (MD anunciou hoje, no jornal O Globo, o seu apoio à candidatura de Fernando Haddad. “Apesar de minhas críticas ao PT nos últimos anos, jamais apoiaria Bolsonaro. Não há condições. São caminhos e pensamentos opostos. Ações contraditórias entre mim e ele. Vejo nele um quadro pobre, uma pobreza franciscana. Não é à toa que o país está perigosamente, senão à beira do abismo, em busca de um caminho mais sólido’, disse Jarbas,   com firmeza, ao veículo impresso da família Marinho.
Jarbas fez oposição ferrenha a Lula e Dilma durante mais de uma década e chegou a desejar a prisão do ex-presidente petista.
Considerando, no entanto, que o candidato do PSL é uma ameaça à democracia, o senador eleito esqueceu o rancor contra o PT e pregou o voto no professor Fernando Haddad.
No primeiro turno, Jarbas Vasconcelos apoiou o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin.
Deputado estadual e federal, senador, prefeito do Recife duas vezes e governador de Pernambuco também em duas oportunidades, o emedebista votou na Câmara Federal para que o STF investigasse Michel Temer, enquanto Jair Bolsonaro ficou a favor do presidente golpista.
Embora tenha militado no campo do centro-direita, nas últimas duas décadas, o senador eleito foi um quadro importante do velho MDB de Tancredo Neves, Marcos Freire e Ulisses Guimarães. Foi do grupo dos “autênticos”, que resistiu com coragem à ditadura militar.
Além de Jarbas, na semana que antecede a eleição já anunciaram apoio a Fernando Haddad políticos de peso como Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Cid Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede).
Antes já tinham se posicionado a favor do representante do PT o socialista Guilherme Boulos, o PDT de Ciro Gomes e o senador Cristovam Buarque (PPS).
Como não poderia deixar de ser, o posicionamento de Jarbas teve repercussão nacional e a notícia de  O Globo está sendo reproduzida nos principais sites brasileiros.

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

André de Paula vai perder secretaria das cidades para João Campos

Para a secretaria das Cidades, o nome de João Campos, eleito deputado federal com 460.387 votos, tem tudo para assumir o posto. 

Estar com a caneta de uma pasta robusta e Metropolitana dará mais cancha a João do que o exercício do mandato de deputado federal para uma provável candidatura a prefeito do Recife. Na confirmação de João no primeiro escalão, Milton Coelho assume o mandato na Câmara dos Deputados.

Menina Boba


Lóssio poderá fazer parte do governo Câmara

Petrolina – Setores palacianos apostam que o Palácio deverá abrigar no governo Odacy Amorim e Julio Lossio, que perderam a eleição no dia 7, e ainda deve permitir um posto de destaque ao deputado Lucas Ramos. O objetivo é fortalecer os aliados para que eles possam enfrentar o prefeito Miguel Coelho, uma vez que poderá haver segundo turno na capital do São Francisco.

Criticados por Bolsonaro, equipes do Ibama e Chico Mendes sofrem ataques na Amazônia

Carro do IBAMA incendiado em ataque no final de 2017.Foto: Divulgação/FP

Alvo de duras críticas do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), o Ibama e o ICMBio sofreram ataques na Amazônia durante operações de combate ao desmatamento ilegal.

O atentado contra o Ibama aconteceu às 22h do sábado (20), na cidade de Buritis (RO), a 338 km de Porto Velho. Usando um galão de gasolina, um homem ateou fogo em três das dez viaturas do órgão estacionadas em frente a um hotel.

O fogo foi controlado por policiais, evitando que se espalhasse às demais viaturas. O suspeito do ataque, Edmar dos Santos Lima, foi preso e autuado por dano ao patrimônio público.

Durante a confusão, um grupo de pessoas se aglomerou diante do hotel. Algumas delas passaram a incentivar a queima de outras viaturas e chegaram a romper o cordão de isolamento. A polícia conseguiu conter um segundo ataque e prendeu um dos incentivadores, de acordo com o boletim de ocorrência.

A pedido do Ibama, uma unidade de elite da PM de Rondônia foi deslocada até Buritis. O órgão ambiental também solicitou reforço da Força Nacional. A equipe do Ibama está em Buritis para uma operação de combate ao desmatamento, como parte do Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa).

É a primeira vez neste ano que o Ibama tem viaturas incendiadas. Em julho do ano passado, um ataque queimou oito caminhonetes no sudoeste do Pará. Os veículos estavam sendo transportados em um caminhão-cegonheira.

No caso do ICMBio, o incidente ocorreu na sexta-feira (19) à tarde, no município de Trairão (PA), situado na BR-163 e a 1.395 km a sudoeste de Belém. Trata-se do primeiro ataque ao órgão ambiental neste ano em todo o país.

De acordo com o relato oficial, uma equipe estava na Floresta Nacional (Flona) Itaituba 2 para verificar um desmatamento detectado por satélite e combater o roubo de madeira.

Enquanto isso, foi queimada uma pequena ponte na única estrada de acesso. Áudios obtidos pelo ICMBio mostram que a ação foi orquestrada por moradores de Bela Vista do Caracol, distrito de Trairão, cuja economia depende de madeira ilegal e extração de palmito. 

Quando a equipe estava parada na ponte queimada, um grupo de moradores se concentrou numa segunda ponte, a algumas centenas de metros. Agentes do ICMBio relataram ter ouvido tiros.

Acionada, a Polícia Militar conseguiu desmobilizar os moradores. Depois que os agentes do ICMBio improvisaram uma segunda ponte, os policiais escoltaram a equipe até a cidade de Itaituba.

Esses episódios ocorrem em meio a reiteradas críticas de Bolsonaro contra o Ibama e o ICMBio. Em pronunciamento logo após o primeiro turno, ele prometeu acabar com a "indústria de multas" dos órgãos ambientais.

"Vamos botar um ponto final em todos os ativismos do Brasil. Vamos tirar o Estado do cangote de quem produz", prometeu, em referência aos órgãos ambientais.

A animosidade de Bolsonaro tem origem numa multa de R$ 10 mil que recebeu do Ibama após ser flagrado pescando dentro de uma unidade de conservação, em Angra dos Reis (RJ). Em retaliação, o deputado federal apresentou, em 2013, um projeto de lei que proibia agentes ambientais de portarem arma. Bolsonaro depois retirou a proposta, mas nunca pagou a multa.

Para agentes do Ibama e do ICMBio, as declarações de Bolsonaro alimentam a hostilidade contra os órgãos na Amazônia, onde já enfrentam dificuldades para atuar. No ano passado, por exemplo, os escritórios de ambos órgãos foram incendiados por garimpeiros ilegais em Humaitá (AM).

O capitão da reserva do Exército recebeu votação acima da média nacional (46%) nas regiões dos ataques. No Trairão, o candidato do PSL obteve 51,9% dos votos válidos. Em Buritis, o percentual chegou a 69,9%.

População apoia o projeto de João Eugênio em reverter subsídio de 70% que o presidente da câmara recebe para ações em favor da população

O projeto do vereador João Eugênio (PPS), de reverter o subsídio que aumenta o salário do presidente da câmara de vereadores em cerca de 5 mil reais, para ações diretas para população, tem apoio de quase toda totalidade da população de Taquaritinga do Norte.

Hoje, o projeto de João Eugênio é o assunto mais comentado no município, a população de imediato deu total apoio, e agora depende dos vereadores aprovarem ou não o projeto. A votação vai ser um divisor de água pra saber qual vereador vai esta a favor da população votando a favor do projeto ou ficar contra a população votando contra o projeto. 

Três vereadores já se pronunciaram a favor do projeto que irá beneficiar diretamente o povo, são eles Oscar Miguel, Geovane e Demir. Já o vereador Hélio de Novo, o mesmo que já pegou uma diária de 170 reais pra ir de Pão de Açúcar a Santa Cruz protocolar um ofício, tem dado sinais que ficara contra o povo e não votará a favor do projeto. A população por sua vez já começa a se pronunciar nas redes sociais, dando total apoio ao projeto. Cabe agora aos 11 vereadores serem realmente a favor da população e aprovar o projeto que irá trazer benefícios para o povo de Taquaritinga do Norte. 

Confiram algumas opiniões da população com relação a esse projeto:





NOVA VIDA POLÍTICA PARA RONALDO PACAS

Um dos poucos tradicionais “Bocas Pretas” (Com mandato), grupo político do Padre Zuzinha, Augustinho Rufino e Noronha Silvestre, entre outros, o vereador Ronaldo Pacas que foi eleito no palanque do atual prefeito Edson Vieira, passa a viver nova vida política pós-eleições de 2018.

Vereador mais assíduo da Câmara e dono de projetos relevantes, Ronaldo Pacas ao apoiar o projeto Diogo Moraes 2018 acabou deixando o grupo (Onda Azul) liderado pelo prefeito Edson Vieira e agora, é figura política importante no novo grupo que surgiu e que abriga personalidades políticas oriundas das duas alas partidárias da cidade. 

Ronaldo Pacas foi um dos primeiros a abraçar o projeto de Diogo Moraes e mostrar serviço para reeleger o deputado estadual e trabalhar para os candidatos da frente popular. Pode-se dizer, que Pacas está de vida nova e novo grupo político, o que não tem alterado sua rotina de trabalho no Legislativo e nas ações ligadas a saúde que são diárias.

Quando o assunto é eleição da Câmara, seu nome é lembrado por boa parte da população para disputar a presidência.

Marcondes Moreno