As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Agora é oficial: Edson toma posse próxima segunda 10h da manhã

 

Agora é oficial, o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (UB), tomará posse próxima segunda-feira 25/09, na ALEPE. Com a saída do deputado Antônio Coelho(UB), para secretaria de turismo da cidade de Recife, Edson assume, já que é o primeiro suplente. 

Edson volta a ALEPE, depois de 10 anos, quando saiu em 2012 para assumir a prefeitura em janeiro de 2013. A cidade de Santa Cruz volta a ter dois deputados estaduais, o que dar mais força ainda a região do polo de confecções.  Edson que ja tem em seu currículo dois mandatos de vereador, dois de prefeito, assume agora o seu terceiro mandato de deputado. 

A chegada de Edson a ALEPE também reforça o grupo boca preta para disputa majoritária em Santa Cruz no próximo ano, pois a atual gestão não tem uma obra pra colocar sua assinatura, e a única ação que vem fazendo é pintar os prédios construídos na gestaõ de Edson Viera.   

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

SOBRE VOTO, PROTEÇÃO E FUTURO!

 


Se aproxima o dia 01 de outubro de 2023, data marcada pela eleição para conselheiros tutelares em todo o país, também marca a primeira vez em que a justiça eleitoral apoiará o pleito, inclusive com o uso de urnas eletrônicas, não se trata de um voto obrigatório, no entanto, pode ser visto como um ato em defesa do futuro das crianças e adolescentes em um país fortemente ainda marcado por violência infantil, com uma população de 10,6 milhões de crianças e adolescentes com idades entre 0 e 14 anos que vivem na extrema pobreza.

E os problemas não param por aí, é preciso acompanhar a quantidade de crianças e jovens fora da escola e que não tem oportunidade ao alcançar a maioridade ao primeiro emprego, país com um Estatuto da Criança e Adolescente com mais de trinta anos em vigor, ainda questiona o papel dos conselhos tutelares, para muitos se trata de algo que não ajuda em nada, muitas vezes por falta de informação essa ideia prevalece, mas bem sabemos que o papel dos conselheiros (as), é fundamental para a sustentação dos direitos adquiridos, os casos de violência são corriqueiros, de acordo com dados do G1 11 crianças são agredidas por hora no Brasil.

Portanto, o próximo dia 01 de outubro é um dia de ação coletiva para minimizar esses números, se não é possível zerar, que pelo menos seja diminuído, em Santa Cruz do Capibaribe - PE, teremos quarenta e oito candidatos (as), e estes por sua vez, assim como todos os candidatos das outras cidades,devem ser avaliados de forma criteriosa antes de serem escolhidos, não se pode colocar qualquer pessoa em lugar de tão grande importância, os critérios são diversos, e passam logicamente pelo real interesse de lutar pela causa, não esqueçamos que a palavra candidato vem do latim candidatus, vestido de branco, puro. Que o voto seja um voto consciente e não apenas um conselho dado por alguém, que os conselhos sejam puros, no mais fica o dito para ser reescrito e ponto final.


Professor Rimário

Graduado em História, Pós-graduado em História Contemporânea, Pós-graduado em Ciências da Educação.

domingo, 17 de setembro de 2023

FOGUETE NÃO DÁ RÉ, MAS EXPLODE OU NÃO DECOLA

 


         Na sua viagem rumo à reeleição, o "piloto" Fábio Aragão já definiu seu "co-piloto", Helinho Aragão, o mesmo da primeira viagem em 2020. Com isso, o prefeito sinaliza para vários astronautas como Dida de Nan, José Augusto Maia, Carlinhos da Cohab, Augusto Maia, que os espaços disponíveis são na “pipoca”, porque o ”camarote” está reservado, lotado e fechado. Causa estranheza a antecipação do anúncio, já que o prefeito não tem pressa, mas, ao fazê-lo, já coloca umas “metralhas” em algumas expectativas, como se quisesse impedir que o rio de especulações siga seu curso. Agora Dida não vai mais poder dizer o que escuta no jogo de futebol e se quiser provar do mel do poder Foguetinho, só disputando pra vereador, como o vice-prefeito lhe receitou. 

         A confirmação de Helinho também clareia a situação de José Augusto Maia, que, até o momento, não foi chamado para uma conversa com o chefe da municipalidade. E certamente não o será mais, já que a definição da chapa Foguetinho fecha qualquer espaço político para o ex-prefeito. Não parece ser inabilidade ou ingratidão do prefeito e sim uma hostilidade deliberada. Se há dúvida quanto a isso, basta ver a “carraspana” que um assessor graúdo seu desferiu contra Tallys Maia, num desses grupos de política em rede social. Os “olhos e os ouvidos” do rei não falam se não tiver deste aval para disparar os mísseis hipersônicos. 

         Para quem venceu apertado em 2020 e não tem obras para colocar na vitrine eleitoral, chama a atenção o poder bélico do prefeito contra os próprios aliados e potenciais apoiadores. Lembrando que os “vermelhos” elegeram apenas 4 dos 17 vereadores, a “novidade” elegeu 5 e a “terceira via” elegeu 8. Ou seja, a disputa proporcional não refletiu a votação da majoritária, sinalizando que os azuis podem ter escolhido o candidato “errado”. Então, para melhorar um pouco a situação da prefeitura nas votações do legislativo, foi o senhor prefeito pescar no “açude” oposicionista, levando, claro, a melhor isca: espaços na máquina administrativa da prefeitura. E, naturalmente, que peixes graúdos se deixaram fisgar pelo anzol dos cargos. Mas, tal pescaria, assim como alimenta, também causa indigestão. Normalmente, quem é pescado da oposição, chega com moral para ocupar postos valiosos, financeira e politicamente. Isso termina desagradando quem estava na luta desde o início. Assemelha-se ao caso da rolinha, que faz o ninho e depois vê o pardal ocupá-lo.

       Na lista dos insatisfeitos, Vando da Sertec, que já abandonou o foguete, e agora Carlinhos da Conab, que não é um vereador qualquer, não é do baixo clero vermelho na Câmara e tem, na sua retaguarda, uma relação de amizade, pessoal e política com o grande “emendeiro” de Santa Cruz, Eduardo da Fonte. Vando, peixe pequeno, e já fora do aquário desde que a suposta gravação veio à tona, talvez não ameace a segunda decolagem da nave, o que não é o caso de Carlinhos, supostamente alvejado por fogo amigo, conforme ele mesmo confessou em um programa de rádio. Este tem arsenal suficiente para implodir o foguete, antes da partida ou já no seu curso rumo a outubro de 2024. Quem esperava um Fábio Aragão acuado, desfez a impressão ao ver a foto dele, num estúdio de rádio, cercado de assessores e colaboradores, num recado direto a Carlinhos: venha com Da Fonte que agora eu tenho Carreras.

       Estamos muito longe das eleições, mas o acúmulo de tensões no grupo do prefeito não é algo desprezível ou rotineiro, comum a qualquer ajuntamento político. A insatisfação do vereador Carlinhos já ultrapassou a fronteira de simples muxoxos advindos de alguma contrariedade política. A conversa está se dando publicamente, via meios de comunicação e redes sociais. Se  chegou nessa fase, significa que o diálogo interno azedou e chegou num ponto de ‘suportar” a convivência por questões políticas. 

       O prefeito, aconselhado por seus assessores, deve apostar que o vereador não tem para onde correr, não tem alternativa política, que vai ser um “Zagalo” que Carlinhos vai ter de engolir. Aliás, são muitos sapos a serem engolidos e digeridos, dentro da bancada e dentro do secretariado.Uma situação inédita para o fiel aliado de Eduardo da Fonte. Resta aguardar as cenas dos próximos capítulos desta novela. E elas prometem emoção, considerando a personalidade política de Carlinhos da Cohab. Como se diz no jargão político, foguete não dá ré. Acrescento: mas pode não decolar, se decolar, pode ser abatido por um míssil. .


HIPOCRISIA DOS QUE PRETENDEM RETIRAR DIREITOS CONQUISTADOS PELOS GAYS

 

Atriz Nanda Costa
Deputado Pastor Eurico

Dez anos atrás, o Supremo Tribunal Federal decidiu que dois homens, ou duas mulheres, podem formar um casal.

A conquista para os homossexuais corre o perigo agora de vir abaixo por conta do conservadorismo predominante na Câmara dos Deputados.

Quando deputado, o estilista Clodovil Hernandez, já falecido, apresentou projeto de lei regularizando de vez a relação dos gays.

Quase uma década depois a proposta está sendo deturpada. O deputado federal pernambucano Pastor Eurico (PL), relator do projeto, que voltou à discussão, pretende proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Pela vontade do parlamentar, até mesmo a adoção de crianças por casais do mesmo sexo será impedida.

A decisão não é só dele, mas como muitos na Câmara Federal pensam como o pastor todo cuidado é pouco.

Por isso mesmo parlamentares progressistas, artistas (como a atriz Nanda Costa), se mobilizam para impedir o retrocesso.

Em pleno século XXI ainda existem os que defendem ideias medievais. Não se pode querer definir a sexualidade de nenhuma pessoa por decreto.

O homossexualismo devia ser encarado com naturalidade. Existem homens que gostam de mulher. Mulheres com a maior tesão nos homens. Mas também mulher que adora mulher e homem que prefere homem. É isso e pronto.

Não é uma "invenção" da modernidade, influência da televisão ou da internet.

Essa realidade sempre existiu. Havia homossexuais na Roma antiga,  na Grécia, na Rússia stalinista, na Alemanha de Hitler. Nos regimes totalitários, com rótulo de direita ou esquerda, os gays foram implacavelmente perseguidos.

Um notável escritor, Oscar Wilde, de origem irlandesa e que viveu na Inglaterra no século XIX, sofreu, em sua época, por sua condição de homossexual.

O que mudou foi que o mundo avançou. As mulheres conquistaram o direito de trabalhar e de votar, o machismo foi abalado e em países civilizados as relações entre homoafetivos deixaram de ser criminalizadas.

Na prática o Pastor Eurico e os que pensam como ele querem criminalizar os gays.

Não chegam a defender (pelo menos publicamente) que sejam mortos, como no regime nazista, mas ao condenar o casamento entre dois homens ou duas mulheres só fazem estimular o preconceito, dificultar a vida dessas pessoas, que têm todo direito ao amor.

Esses evangélicos (existem exceções) são mesmo é hipócritas. Condenam o aborto (mesmo de uma criança estuprada), o homossexualismo, porém praticam toda sorte de maldades.

Apoiaram por exemplo, o governo Bolsonaro, que quase destruiu o Brasil em quatro anos, abriu as portas para a corrupção como nunca se viu no país e contribuiu com a morte de milhares de pessoas por negligenciar a pandemia da Covid.

Não abrem a boca para condenar a tentativa de apropriação de joias do Estado,  por parte do ex-presidente e sua mulher, mas ficam aí, de maneira ridícula, querendo ditar como as pessoas devem se comportar na cama.

FESTIVAL DE INVERNO 2024 JÁ TEM 13 BOAS ATRAÇÕES GARANTIDAS

 


Prefeito Sivaldo Albino está mesmo determinado a fazer um Festival de Inverno grandioso, em 2024.

Faltando ainda 10 meses para o evento, o Governo Municipal já garantiu a presença de 13 artistas importantes, num prenúncio de que o FIG no próximo ano será tão grandioso quanto foi em 2022.

Durante o Festival Viva Jesus, neste sábado à noite, Sivaldo anunciou os nomes de mais cinco artistas de projeção nacional, que desde agora despertam a atenção tanto dos moradores da Suíça Pernambucana quanto dos habitantes das grandes cidades, como Recife e Maceió.

Os nomes divulgados foram os seguintes: Roupa Nova, Joanna, João Bosco, Paralamas de Sucesso e Zélia Ducan. Antes já tinham sido confirmados Jota Quest, Anavitória, Ana Carolina, José Augusto, Biquíni Cavadão, além dos rappers Hungria e Teto.

Esses artistas estão sendo bem recebidos pela população. Não poderia ser diferente, uma vez que são cantores ou cantoras (e bandas) consolidas na música nacional. Além disso, estão dentro do perfil do Festival de Inverno, pois todos têm qualidade, cada um dentro do seu estilo musical.

Naturalmente mais na frente a Secretaria de Cultura do Município também irá se preocupar em elaborar uma boa programação para os outros polos. O FIG 2024 tem tudo pra fazer a gente esquecer o fiasco do Festival este ano, quando foi organizado pela Fundarpe, sem participação da prefeitura.