As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Estudantes de Taquaritinga do Norte são “penalizados” por politicagem de vereadores da oposição

Com um placar de 6x4 estudantes de Taquaritinga do Norte foram penalizados após votação negativa de Projeto de Lei para regulamentar e aumento de tempo de vida útil do transporte escolar municipal.

O referido Projeto, enviado pelo Prefeito do município, à casa Legislativa, aumentava em mais seis anos a vida útil dos ônibus utilizados no transporte escolar da Terra do Café. Os ônibus são utilizados no transporte de alunos para a rede municipal de ensino e por mais de cento e cinquenta alunos que frequentam cursos profissionalizantes e universidades em Instituições nas cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Campina Grande, inclusive meu filho que estuda na UNOPAR em Santa Cruz.

Votaram contra os estudantes os vereadores: Demir Martins, Guilherme Cumarú, Amauri de Mino, Hélio de Novo, Natália de Luquinha e Ronaldo César.

Vale frisar que todos os ônibus para transitar são vistoriados e atestados por órgãos competentes de trânsito.

Vários municípios do País realizaram a mesma solicitação as Casas Legislativas e foram aprovadas. O Projeto é sério e de grande importância para os estudantes, eles que são o futuro de nossa nação.

Os vereadores Eraldo de Pedra Preta, Geovane, Galego de Tonho e João Eugênio foram a favor da educação. O vereador e presidente da Casa, Milton Cícero só votaria em caso de empate.

Por politicagem dos vereadores oposicionistas os estudantes foram negados de ter o transporte até suas instituições de ensino de graça.

E agora? Quem paga o prejuízo?

Preocupante.

LANÇADO NO BRASIL MOVIMENTO EM DEFESA DO MST

 


Em reação aos ataques da extrema-direita que, através da atuação de uma CPI, pretende criminalizar o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), investir contra a reforma agrária e atacar o governo Lula, o movimento MST em Debate lançou um manifesto e uma campanha de coleta de assinaturas no documento que será entregue ao deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara Federal, e aos líderes partidários da casa.

“Há uma clara intencionalidade de criminalizar o MST, os movimentos do campo e também movimentos de luta pela moradia na cidade. A constituição brasileira garante o legítimo direito de organização de todas as categorias de trabalhadores e da realização de diferentes formas de mobilização na luta por seus direitos históricos”, denuncia um trecho da “Carta sobre a CPI contra o MST e contra a Reforma Agrária”.

O MST em Debate pretende coletar 100 mil assinaturas. Nesta terça-feira (16), mais de 43 mil pessoas já haviam assinado o documento, que é subscrito por personalidades brasileiras como os escritores Fernando Morais, Frei Betto e Luiz Fernando Veríssimo e os juristas Carol Proner e Pedro Serrano, entre outras.

Os autores defendem a reforma agrária garantida pela Constituição Federal e a sua importância na produção de alimentação saudável para o povo brasileiro.

“A reforma agrária é uma necessidade determinada por nossa constituição para desapropriação das grandes propriedades improdutivas como manda a constituição, garantindo a democratização da propriedade da terra e oportunidade de trabalho para todas as famílias”, afirma o texto. “A reforma agrária agora visa como principal atividade a produção de alimentos saudáveis, para todo povo, que para tanto exigem a adoção da agroecologia”, complementa.

Para assinar o manifesto basta acessar o site: https://www.mstemdebate.com.br/

GOVERNADOR PAULISTA FAZ PROJETO PARA DAR UMA AJUDINHA A BOLSONARO

 


"Amigo é coisa pra se guardar, do lado esquerdo do peito".

A frase da música de Milton Nascimento vale para o elo que existe entre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e seu padrinho político, Jair Bolsonaro.

O governante paulista enviou à Assembleia Legislativa de São Paulo um projeto de lei concedendo anistia às multas impostas por violações das normas sanitárias durante o período da pandemia de Covid-19. 

O projeto vai beneficiar principalmente o ex-presidente, que foi alvo de múltiplas penalidades por se recusar a utilizar máscara em seus eventos. 

Em junho, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo determinou o bloqueio de R$ 87.400 das contas de Bolsonaro devido à falta de pagamento das sete multas aplicadas devido ao seu não uso de máscara em ocasiões quando esteve em cidades do Vale do Ribeira.

“Ficam canceladas as multas administrativas, bem como os respectivos consectários legais, aplicadas por agentes públicos estaduais em razão do descumprimento de obrigações impostas para a prevenção e o enfrentamento da pandemia de Covid-19”, diz o texto do projeto proposto pelo governador de São Paulo.

De acordo com o governo, as multas tinham uma natureza educativa e não visavam a arrecadação financeira. Tarcísio nega que o perdão seja para beneficiar o amigo. Atualmente, o estado possui um número aproximado de 10 mil infrações pendentes.

Com essa anistia do governo paulista, o líder político da extrema direita não precisará fazer nova campanha para arrecadar dinheiro por doações via pix.

Talvez Tarcísio de Freitas nem esteja ajudando tanto assim. Da última vez que rodou a "sacolinha digital", Bolsonaro embolsou às custas de um bando de otários mais de 17 milhões de reais.

QUE MAL MARÍLIA ARRAES FEZ AO PRESIDENTE LULA?

 


O advogado pernambucano Fernando Coelho (não tem nada a ver com os Coelho  de Petrolina), levanta hoje uma questão importante na área política.

Ele pergunta: "Qual foi o mal que Marília Arraes fez a Lula?".

De fato é estranho a neta de Miguel Arraes ter sido esquecida pelo atual presidente da República.

Marília começou a defender o nome do petista bem jovem, contrariando uma vez o avô, que votou em Garotinho para presidente, enquanto ela ia para as ruas do Recife defender o nome de Lula.

Sempre votou no líder petista.

Na campanha passada, para o governo de Pernambuco, atrelou tanto seu nome ao candidato do Partido dos Trabalhadores que alguns até acham que se prejudicou por isso.

Quem se deu bem foi Raquel, que lavou as mãos para a eleição de presidente para poder receber o voto de lulistas e bolsonaristas.

Lula ganhou uma eleição difícil e ao assumir não esqueceu dos pernambucanos: Danilo Cabral, quarto colocado na disputa pelo governo, abocanhou a Sudene. André de Paula, candidato ao senado na chapa de Marília, hoje é ministro.

O ex-governador Paulo Câmara, que foi o saco de pancada na eleição de 2022, está à frente do importante Banco do Nordeste do Brasil, o BNB.

Tadeu Alencar (PSB), que não conseguiu se reeleger deputado federal, exerce importante função no Ministério da Justiça.

Marília chegou a ser cotada para um ministério, a Sudene, a Hemobrás... E nada.

Nos últimos dois meses, parece ter resolvido ir à luta sem cargo nenhum. Está percorrendo o Estado novamente, como na campanha e de uma forma impressionante está dando a volta por cima do baque sofrido na campanha.

Marília, possivelmente, paga o preço de ser independe, altiva e corajosa demais.

Na política, muitas vezes, o prêmio vai para os subservientes, os aduladores.

A ex-deputada, que foi do PSB, do PT e agora está no Solidariedade certamente não se enquadra neste perfil de submissa.

Está pagando caro por isso, até porque tem verdadeiros inimigos na política.

Um prefeito da região, pessoa confiável, me revelou uma vez que o senador Humberto Costa disse com todas as letras: "Marília é nossa adversária". Isso quando ela ainda estava no PT.

Revelação parecida me foi feita por um deputado estadual, há pouco tempo, em Garanhuns: "Marília não vai ser nada. Eu não deixo", teria dito Humberto a este parlamentar.

Tenho plena confiança de que o prefeito e o deputado não inventaram isso. Não têm nenhuma razão pra isso.

Tenho a impressão que a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann também não gosta de Marília. Por conta do episódio de quando ela desafiou o partido na eleição da Mesa da Câmara e ganhou a parada.

Acredito, caro Fernando Coelho, que Marília Arraes não fez mal nenhum a Lula, a Pernambuco nem ao Brasil.

Mas como dizia Cristina Tavares: "Política é jogo sujo. É uma mão no sangue e outra na merda".

É por aí que Marília está sendo castigada sem ter cometido nenhum grande pecado.

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

De Leci Brandão para Fábio Aragão: “Por isso aceite e respeite o meu professor”

    

     Recentemente, por ocasião da entrega de um terreno para a construção de moradias populares, a representante do MTST, no seu discurso de agradecimento, afirmou: “o prefeito Fábio Aragão é o amigo da habitação”. Lembrando que, pra variar, o “amigo da habitação” entregou as quinhentas casas do Residencial Cruzeiro, obra conquistada no “Velho Tempo”, com recursos da ordem de 50 milhões e que teve a entrega atrasada, certamente por causa desse período negro pelo qual passou o país, a pandemia, potencializada por aquele ser desprezível e felizmente afastado das decisões governamentais, cujo nome nem vale a pena mencionar. Lembrando também que o residencial foi invadido e saqueado já no governo do Novo Tempo, que não conseguiu separar uns cinco ou seis seguranças, dentre os cerca de dois mil funcionários contratados da prefeitura (estatística da oposição), para vigiar a obra e prevenir o que acabou acontecendo.. Então, o “amigo da habitação” foi obrigado a passar por este constrangimento para, finalmente, entregar o residencial.

          Se Fábio Aragão é o “amigo da habitação”, podemos concluir que  ele é o “inimigo da educação”?  Quem dos 5.568 municípios brasileiros ou dos 27 estados da Nação ingressou na justiça pedindo a ilegalidade desse reajuste  que há anos vem sendo determinado pelo MEC como forma de garantir um piso salarial comum em qualquer município do Brasil, grande ou pequeno, do Sul ou do Norte, para professor urbano ou rural, do ensino infantil, fundamental ou médio, livrando o professor da política ou da perseguição? O mesmo prefeito que faz uso de recursos do FUNDEB para o caixa previdenciário; que prometeu gastar 48% com a folha de pessoal e já passou de 60%; que tentou destruir o plano de cargos e salários dos professores municipais; que impôs uma desgastante negociação para, ao final, conceder o que sempre quis, “reajuste zero” em 2023; que teve receio de se reunir com muitos professores por se sentir ameaçado; que deu um piti com um professor, que, indignado, chamou  de “indecente” o reajuste zero oferecido pelo chefe da municipalidade. O mesmo cujos apoiadores espalharam nas redes sociais supostos “altos salários” de professores, que estão há décadas na prefeitura e possuem títulos de mestrado, com o intuito, sempre ele, de jogar a população contra o legítimo movimento pelo reajuste.

        Mas, a mesma justiça que concedeu a liminar suspendendo o reajuste, tornou-a nula a pedido do Governo Federal, ou seja, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe não vai poder ostentar esse troféu de ter prejudicado centenas de milhares de professores em todo o Brasil. Terá, no entanto, no currículo, a chaga desse “ataque” a uma conquista histórica dos trabalhadores em educação, o piso nacional do magistério. Sem contar os vídeos de candidato bom moço, prometendo cumprir todos os reajustes a que os professores tivessem direito. Não só não cumpriu, empurrando 2023 para 2024, como mostrou a firmeza dos seus compromissos políticos e o valor da sua palavra. Quem sabe a população lhe faça uma “caridade” e ele não precise pagar o reajuste de 2024, já que não haveria o artifício de empurrar para o ano seguinte.

       Há pouco, numa consulta médica, fui questionado sobre minha profissão. Ao saber que sou professor, o médico foi ligo dizendo: “profissional desvalorizado e desrespeitado”. Disse que nos países europeus mais desenvolvidos o professor é reverenciado, principalmente se for da árdua educação infantil. Que há inclusive prioridade em aeroportos, tamanho é o respeito por quem se dedica a ensinar todas as outras profissões. Fala-se que no Japão o imperador só baixa a cabeça para um profissional, o professor, numa mostra do papel deste profissional  no avançadíssimo sistema tecnológico japonês. E a Coreia do Sul? Foi graças à educação que esse pequeno país se tornou uma reverência na produção de eletrônicos e automóveis. Aqui, na Terra da Sulanca, chegou-se ao cúmulo de questionar um professor com o título de mestrado dando aulas para o ensino fundamental. Pela derrota no TRF, pelo não cumprimento da palavra, por não ter tido respeito com os professores, batamos palmas para os mestres, como nos pede Leci Brandão, em solidariedade à sua luta, mas não o façamos para ele, o prefeito Fábio Aragão. O “amigo da habitação” não vestiu o boné da educação, mesmo que por 30 acanhados segundos, como o fez na cerimônia de doação dos terrenos. 


Gisonaldo Grangeiro, "cearense" de Pernambuco, agrestino do Polo, professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceará e da Rede Municipal de Educação de Fortaleza. 

terça-feira, 15 de agosto de 2023

FAMA DE LADRÃO DE JÓIAS É PIOR DO QUE DE GENOCIDA

 

*Do jornalista Leonardo Sakamoto:

O esquema para desviar joias que pertencem ao patrimônio do Brasil e vender para pessoas ricas ou em lojinhas do tipo "Compro Ouro" nos Estados Unidos, embolsando a grana ao final, têm mais potencial de ferir a imagem de Bolsonaro junto ao povão do que o seu negacionismo na pandemia ou seu golpismo eleitoral.

Claro que mais de 700 mil mortes por covid-19 e a tentativa de enterrar a democracia com a invasão e destruição das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro são incomensuravelmente mais graves do que surrupiar alguns milhões em relógios, colares, estátuas e usar militares para vende-lo como camelôs.

A questão é que "ladrão de joias" é bem mais palpável do que "genocida" ou "golpista" para uma parcela da população, incluindo aquela que votou nele, mas não faz parte do bolsonarismo-raiz. Aquela que acreditou na narrativa de que Jair era um homem "honesto" e estava acima da corrupção.

Também é mais fácil criar dúvidas sobre as denúncias de que ele é corresponsável por milhares de mortes - apesar a grande quantidade de provas que Bolsonaro produziu contra si mesmo na pandemia. Da mesma forma, há quem caia facilmente na absurda história de que a tentativa de golpe de Estado foi um "inside job", ou seja, algo planejado pelo atual governo para se vitimizar.

Como há chinelo velho para pé cansado, tem gente que se dá por satisfeito.

Agora, ser pego surrupiando ouro e diamantes que pertencem ao povo e embolsar, não precisa de muita explicação. Qualquer cristão conhece bem o "não furtarás" dos Dez Mandamentos no livro de Êxodo, capítulo 20, tanto quanto a história de adorar um bezerro feito de ouro e joias contada em Êxodo 32

Durante as campanhas eleitorais de 2018 e de 2022, e também nos quatro anos de seu mandato, Bolsonaro se vendeu como um "homem comum" que representaria os interesses do povo mais do que os políticos profissionais. Claro que era uma construção, uma vez que ele, um político profissional, especializou-se em ficar rico dando à luz a funcionários fantasmas nos gabinetes da família e ficando com parte de seu salário.

Mas esse personagem convenceu muita gente. Afinal, ele aparecia em vídeos oferecendo pão com leite condensado ao representante do governo dos Estados Unidos, deixando cair a farofa do frango sobre sua roupa, fazendo lives improvisadas com bandeiras coladas à parede com fita crepe, cometendo erros de português frequentes entre o povão para gerar empatia ao ser ridicularizado pela elite intelectual - que sempre cai em suas armadilhas.

Agora, esse personagem foi pego em um esquema que envolveu almirantes, sargentos, tenentes, coronéis e até um general para importar ilegalmente joias dadas de presente ao Brasil, depois usar todo o peso do governo fim de pressionar auditores da Receita Federal a liberarem a carga, daí mandar para fora e vende-las. Segundo a Polícia Federal e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, era Jair quem determinava os rumos criminosos da operação. E quem se beneficiava dos dólares obtidos

Como já disse aqui, para azar do ex-presidente e seu desejo de parecer um homem simples, o eleitorado tem mais facilidade de gravar na memória escândalos com produtos considerados de luxo, como diamantes e ouro.

Neles reside não apenas o absurdo do desvio da coisa pública, mas a utilização desses recursos para fazer do governante uma pessoa que desfruta de luxos a que a maioria da população nem sonha em ter acesso.

Não é à toa que as notícias que relatam concorrências públicas para fornecer camarão, lagosta, uísque e champanhe à despensa de presidentes, ministros, embaixadores e generais são tão clicadas pelo público.

Ou que detratores de Lula difundiram a farsa de que ele havia ganho um triplex no Guarujá de uma construtora como pagamento por negociatas na Petrobras em meio à operação Lava Jato. Triplex no imaginário popular é um lugar luxuoso e nababesco - na realidade, o apartamento em questão tinha 215 metros quadrados.

Então, como Jair Bolsonaro, que se vendia como um "homem comum", um "homem do povo", pode surrupiar joias de luxo que pertenciam ao governo brasileiro, vender para os ricos e ficar com o dinheiro?

Essa é a pergunta que será feita exaustivamente ao eleitorado que ele pretende influenciar, mesmo inelegível, nas eleições de 2024 e 2026.

*Leonardo Sakamoto é colunista do Portal UOL

TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE

 

O advogado Frederick Wassef, o tenente coronel Mauro Cid e o seu pai, general Mauro César Lourena estão no centro do escândalo envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Eles teriam participado da negociação do "Kit Ouro Branco", como foi chamada a venda das jóias pela Polícia Federal.

O tal kit era composto por um anel, abotoaduras, um rosário islâmico e um rolex.

A transação, feita em 2022, foi feita por R$ 347 mil.

Toda essa história lembra o "samba enredo" de Chico Buarque, numa canção composta há quase 40 anos:

Num tempo, página infeliz da nossa história, passagem desbotada na memória, das nossas novas gerações. Dormia a nossa pátria mãe tão distraída, sem perceber que era subtraída, em tenebrosas transações.

*Fotos reproduzidas da revista Carta Capital.

AGRICULTOR DE 90 ANOS OPINA QUE O GOVERNO DE RAQUEL TÁ UMA DESGRAÇA

 

Uma nota "caseira", publicada no meu Instagram, foi parar no blog de Magno Martins, o mais lido de Pernambuco.

Ele deu o crédito ao blog de Roberto Almeida, publicando o seguinte:

Neste domingo (13), conversei por um longo tempo com Seu Lindrinho, como é conhecido por todos em Capoeiras, no Agreste de Pernambuco. Ele está com 90 anos, faz caminhadas diariamente no Sítio Passagem, onde mora, e ainda faz trabalhos na roça.

Atento a tudo, opina sobre política e diz que o prefeito de Capoeiras, Nêgo do Mercado, está sendo bom, “já fez muitas coisas”. Seu Lindrinho também avalia que a situação do Brasil está melhorando,  com Lula na presidência.

Na eleição do ano passado ao Governo de Pernambuco, Lindrinho queria votar em Marília Arraes (Solidariedade), mas afirma que ficou com pena de Raquel Lyra (PSDB),  pela então candidata ter ficado viúva e “ajudou ela”. 

Está decepcionado. “O governo dela é uma desgraça”, afirmou ao blog,  sem rodeios.

Prefeito Lero cumpre agenda na comunidade do Jerimum

 


Na manhã de hoje (15), o prefeito da Terra do Café, Lero, esteve visitando a comunidade do Jerimum. Na ocasião esteve  acompanhado do vereador Eraldo, do Secretário de Obras, Diel, do controlador, Hidequel, do Diretor, Cícero e do amigo Rinaldo. 

Começaram a visita no CRAS José Ferreira Gomes onde puderam acompanhar a volta das oficinas de dança com as crianças da comunidade e todo funcionamento da Instituição. Na ocasião também, o Prefeito, nomeou o jovem, Luciano Nonato, na função de novo diretor da Comunidade. 

“Desejo boas vindas a Luciano. Sabemos que os desafios são grandes mas com certeza você irá conduzir muito bem e trazer avanços para a comunidade”, destacou o prefeito. 

Para o novo Diretor, Luciano, a função será muito bem representada. 

“Muito grato pela missão a mim designada. Certeza que vou me doar para ofertar o melhor e ajudar a população aqui do Jerimum e redondezas”, completou, Luciano. 

Entrosamento entre Jobson da Internet e Evilásio Araújo marca entrevista na Rádio Comunidade FM

 


Na tarde desta terça-feira (15), os pré-candidatos a prefeito de Taquaritinga do Norte, Jobson da Internet e Evilásio Araújo, protagonizaram uma entrevista marcante na Rádio Comunidade FM em Santa Cruz do Capibaribe.

Durante a animada entrevista, o que mais chamou a atenção foi o inegável entrosamento entre Jobson da Internet e Evilásio Araújo. Os pré-candidatos demonstraram uma sincronia notável, reforçando a ideia de uma aliança sólida e comprometida com o desenvolvimento de Taquaritinga do Norte. Suas ideias convergiram em diversos pontos, destacando-se a importância de um governo transparente e participativo, voltado para as necessidades reais da população.

No decorrer da conversa, os pré-candidatos reforçaram o compromisso de decidir o nome da chapa através de uma pesquisa junto aos eleitores. De acordo com os mesmos esse fato visa garantir que a escolha final seja verdadeiramente representativa dos anseios da população.

APAGÃO É VINCULADO À PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRÁS

 

O apagão de hoje pela manhã, que atingiu 18 estados e o distrito federal, foi um dos principais assuntos do dia, provocando discussões inclusive na área política.

Setores da direita e o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, culparam o governo Lula pelo problema.

Primeira dama Rosângela Silva rebateu Ciro pelo Twitter, lembrando a ele que a privatização da Eletrobrás aconteceu na gestão de Bolsonaro.

Deputado Glauber Braga (PSOL), conhecido pela coragem com que enfrenta os adversários, gravou um vídeo em que foi comedido, mas disse que há fortes indícios de que a Eletrobrás privatizada é a principal responsável pelo apagão.

De acordo com o parlamentar, a redução de quadros em locais estratégicos podem estar afetando a responsável pela produção e distribuição de energia. 

A CUT também vinculou a falta de energia à privatização da Eletrobrás.

A revista Veja, da imprensa conservadora, admitiu que o ocorrido hoje pode fortalecer a ideia de reestatizar a empresa brasileira de fornecimento de energia elétrica.