As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sexta-feira, 9 de março de 2018

Festa de são José em Pão de Açúcar começa nesse sábado 10


O que é Habeas Corpus

É a mais importante garantia da liberdade individual. É um remédio jurídico que pode ser usado a qualquer momento para restabelecer a liberdade de alguém arbitrariamente submetido à prisão.
Habeas corpus é a expressão latina que significa “aproprie-se de seu próprio corpo” que, pela prisão havia sido retirado de você e entregue a uma autoridade para sobre ele dispor. É uma garantia constitucional em favor de quem sofre violência ou ameaça de constrangimento ilegal na sua liberdade de locomoção (direito de ir e vir) por parte de autoridade legítima.

Origem do Habeas Corpus

No ano de 1215, atendendo à convocação do rei João reuniram-se os barões do reino na região chamada de Runnymede, há 20 milhas de Londres, para um encontro com o rei. Não se previa um encontro afável e pacífico. Os barões vieram armados, prontos para o pior; o rei mandara preparar os castelos para a possibilidade de uma guerra.
João era filho do rei Henrique II e de Eleonor da Aquitânia; irmão de Ricardo, conhecido como “Coração de Leão”. João nasceu em 1167. Era o mais jovem dos 7 irmãos. O rei seu pai já decidira como distribuir o reino entre os filhos, mas para João ainda uma criança nada fora previsto. Daí o apelido que seu pai lhe dera: João sem terraComo se percebe, com essas informações ingressamos no mundo da literatura histórica e do cinema com as aventuras de Robin Hood, Frei Tuck, João pequeno.
Em 1214 João entrou em Guerra contra a França para recuperar a Normandia do rei Felipe II que, entretanto, saiu-se vitorioso na batalha de Bouvines contra João e seus aliados. Derrotado João foi forçado a assinar um acordo de paz e a pagar um resgate por sua pessoa ao rei francês.
Quando retornou à Inglaterra com seu exército derrotado, e com sua bolsa vazia, os barões decidiram que era hora de dar um final ao seu governo despótico, brutal e extorsivo. Nessa ocasião os adversários do rei fizeram um juramento comprometendo-se a “entrar em guerra com o rei se não aceitassem as reformas que ele iria propor”. Percebendo então que não teria meios para derrotar a revolta, o rei João se convenceu que teria que fazer grandes concessões. Foi neste contexto político que ocorreu a reunião de Runnymede onde a Magna Charta foi aprovada.
Magna Charta não nasceu de uma revolução. Resultou de um compromisso entre um rei enfraquecido e barões feudais decididos e comprometidos a terminar com o despotismo real.
Juntamente com o “Habeas corpus” vários outros princípios foram estabelecidos como garantia da liberdade individual, entre outros:
Habeas corpus” gratuito (obrigação de o rei baixar mandato sem cobrar taxas)
Due process of law” não apenas para nobres, mas para todos os homens livres (garantia contra arbitrariedade real)
Direito de todos os homens (independente de status ou recursos financeiros) para recorrer a processo judicial
Liberdade para qualquer cidadão viajar no interior e no exterior e “retornar em segurança”
Estas e outras conquistas se consubstanciaram num documento que é o alicerce sobre o qual se erigiram ao longo dos séculos os princípios da liberdade, do governo de leis e do governo democrático. Em janeiro deste ano de 2018 a Magna Charta completou 803 anos.

O Habeas Corpus no Brasil

A primeira legislação brasileira a conter o instituto do Habeas Corpus foi o Código de Processo Criminal do Império do Brasil, de 1832: “Todo cidadão que entender que ele, ou outro, sofre uma prisão ou constrangimento ilegal em sua liberdade, tem direito de pedir uma ordem de habeas corpus a seu favor”.
O habeas corpus destina-se a restituir a liberdade de ir e vir do indivíduo vítima de prisão arbitrária, imposta por autoridade legítima. Trata-se de um remédio jurídico ou constitucional extremo, pois ele tem o poder de cessar a violência e coação que indivíduos possam estar sofrendo tão pronto o magistrado lhe restitua a liberdade.
Há, contudo certas regras que protegem este rito sumário: o habeas corpus pode ser impetrado por qualquer pessoa (não apenas a vítima; pode ser redigido em qualquer papel, inclusive ser escrito a mão e o juiz deve decidir imediatamente). Busca-se tutelar com essas especificações o direito à liberdade comprometido pelo abuso de autoridade a que a vitima foi submetida com cerceamento da sua liberdade.
É um tipo de ação diferenciada de todas as outras, não só pelo motivo de estar garantida na Constituição Federal, mas também porque é garantia de direito à liberdade, que é direito fundamental, e por tal motivo é ação que pode ser impetrada por qualquer pessoa, não sendo necessária a presença de advogado ou pessoa qualificada, nem tampouco de folha específica para se interpor tal procedimento, podendo ser, inclusive, escrito à mão.
É plenamente cabível a concessão de liminar em habeas corpus, tanto na hipótese de habeas corpuspreventivo, bem como, na hipótese de habeas corpus repressivo. Basta que estejam presentes os requisitos do periculum in mora (probabilidade de dano irreparável à liberdade de locomoção) e do fumus boni juris (elementos da impetração que indiquem a existência de ilegalidade no constrangimento).

quinta-feira, 8 de março de 2018

ACM Neto indica candidatura ao governo da Bahia

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), aumentou o tom. Hoje ele assume presidência do DEM, mas no fim de semana ele participou de um ato da prefeitura de Salvador em uma UPA fechada pelo governador Rui Costa (PT) e foi lá que ele radicalizou o discurso.

“Enquanto eles atrasam a Bahia, a gente faz a saúde seguir o passo!”, disse ao anunciar a construção de uma nova unidade de pronto atendimento.

Red Tube


PDT lança pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência

O PDT lançou, hoje, em Brasília, a pré-candidatura do ex-governador do Ceará Ciro Gomes à Presidência da República.
O anúncio foi feito em entrevista à imprensa após reunião da executiva do partido, composta por dirigentes e parlamentares.
Apesar de o lançamento ter acontecido nesta quinta, Ciro já era tratado como pré-candidato do PDT desde 2015, quando se filiou à legenda.
Outros partidos também têm anunciado os pré-candidatos ao Palácio do Planalto.
Mais cedo, nesta quinta, o DEM lançou o nome de Rodrigo Maia (RJ), presidente da Câmara dos Deputados. Em janeiro, o PT lançou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pré-candidato do partido à Presidência.

Dois bicudos: Kim convida e Trump aceita encontro

Kim Jong-un convida Trump para reunião e americano aceita, diz enviado sul-coreano
Encontro aconteceria em maio, de acordo com representante de Seul.
Por G1

O ditador norte-coreano Kim Jong-un convidou o presidente americano Donald Trump para fazer uma reunião e o americano respondeu que sim, segundo Chung Eui-Yong, conselheiro de Segurança Nacional da Coreia do Sul, que leu uma carta em frente à Casa Branca.
O encontro aconteceria em maio, segundo o representante.
Delegações de alto nível da Coreia do Sul e Coreia do Norte mantiveram um histórico contato em Pyongyang, na semana passada, e preparam outro encontro na chamada Zona Desmilitarizada entre os dois países.
Representantes sul-coreanos foram encarregados de entregar em mãos ao presidente americano uma carta de Kim.
Durante o encontro da semana passada, o governo norte-coreano informou estar disposto a renunciar a seu programa de armas nucleares em troca de garantias internacionais a sua segurança.
O enviado sul-coreano à reunião e assessor de Segurança Nacional do governo de Seul, Chung Eui-yong, visitou esta semana a capital americana, onde relatou o conteúdo das conversações com os dirigentes norte-coreanos.

CHAPA DE ARMANDO ESTÁ SE DESENHANDO

Caso Armando Monteiro (PTB) seja o candidato escolhido pelas oposições para enfrentar Paulo Câmara (PSB), Mendonça Filho (DEM) tanto pode ser candidato a senador quanto a vice, se este cargo não for indicado pelo senador Fernando Bezerra Filho (MDB).
Como são duas vagas para o senado, Bruno Araújo (PSDB) ou Silvio Costa (Avante), podem compor o restante da chapa majoritária.
Na última pesquisa realizada em Pernambuco, com relação à eleição de outubro, Armando aparece na liderança, seguido de perto por Paulo Câmara e Marília Arraes (PT).
Apesar do bom posicionamento nas pesquisas, a neta de Arraes ainda não recebeu a confirmação da cúpula petista de que disputará a eleição majoritária.
Ainda esta semana Marília deve ter um encontro com o ex-presidente Lula, que estimulou sua movimentação política, mas ao mesmo tempo conversou com lideranças do PSB de Pernambuco, que desejam uma aliança com o PT.

Programa É Meu Direito chega à Santa Cruz do Capibaribe com serviços gratuitos de emissão de 2ª via de documentos, assistência psicossocial e jurídica

Acontece em Santa Cruz do Capibaribe, neste sábado (10), mais uma edição programa É Meu Direito, realizado pelo Governo do Estado. A Iniciativa oferta serviços gratuitamente de emissão de 2ª vias do RG, CPF e das certidões de nascimento, casamento e óbito, além de presença de advogados, psicólogos e assistentes sociais realizando orientação e atendimento violações de casos de violações de direitos humanos.

O espaço instalado na Escola Luiz Alves da Silva também contará com unidades móveis do Detran e Procon.  O público poderá realizar consultas de pontuação, agendamentos de serviços, emissão de nada consta, históricos de propriedade e emissão da segunda via de CNH. Já unidade do Procon vai oferecer orientação sobre consumo.

 “Além de prestarmos o serviço, que é uma política de direitos humanos, nosso objetivo é aproximar cada vez mais o governo da comunidade, garantindo assim uma integração que possa também contribuir para o enfrentamento e combate à violência”, explica Anaelena Almeida, gerente geral de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, da Secretaria Executiva de Direitos Humanos.

Para o deputado estadual Diogo Moraes, a iniciativa do Governo de Pernambuco atende uma grande demanda da população do Agreste.

“A nossa região precisa desse tipo de atendimento e o Governo do Estado em conjunto com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos está de parabéns por olhar para essa necessidade e buscar soluções gratuitas para a população do Polo de Confecções”, destacou.

O Programa É Meu Direito acontece neste sábado, das 8h às 12h no EREM Luiz Alves da Silva, situado na Avenida 29 de Dezembro, em Santa Cruz do Capibaribe.

Hélio se desliga de vez da liderança de Jânio

O vereador Hélio de Novo (SD) anunciou na tribuna da câmara nessa quinta-feria (08), que não vai seguir o caminho trilhado por Jânio em 2018 e anunciou que não vota em Paulo Câmara.

O vereador já havia anunciado que não votaria em Romário Dias, apoiado por Jânio, e seguiu os passos do prefeito de Santa Cruz, e vai apoiar a primeira dama daquele município, Alessandra Vieira, deixando a velha raposa cada vez mais de lado.

O parlamentar falou que vota em qualquer um menos em Paulo Câmara.

quarta-feira, 7 de março de 2018

II Recital “Fé na MPB”

“Fé na MPB” é um recital que acena para o diálogo entre o perpétuo e o transitório, entre o cotidiano e a transcendência. No repertório, algumas pérolas do cancioneiro popular que evocam o viés religioso do povo brasileiro, sendo feito através do artista Geraldo Maia.

 O II Recital intitulado “Fé na MPB” acontecerá na Igreja Matriz de Santo Amaro, no dia 28 de março (quarta-feira), às 19h, dentro da programação da Semana Santa deste município.

Data: 28/03/2018
Local: Igreja Matriz de Santo Amaro
Horário: 19h
Artista: Geraldo Maia & Músicos

Realização da Prefeitura de Taquaritinga do Norte
Secretaria de Turismo, Esportes e Desenvolvimento Econômico
Prefeito Ivanildo Mestre
Vice Prefeito Gena Lins

Apoio Paróquia Santo Amaro
Padre Pedro Antônio Filho.

II PROCISSÃO DO FOGARÉU em Taquaritinga do Norte

A Procissão do Fogaréu é uma tradicional procissão católica realizada na quarta-feira de trevas ou quarta-feira santa.

A Procissão encena a prisão de Jesus Cristo e tem início às 21h da quarta-feira santa, com a iluminação pública apagada e ao som de tambores, seguindo pelas principais ruas da cidade em direção a Igreja Matriz de Santo Amaro. Pelo segundo ano consecutivo, seguirão uma média de 25 Farricocos vestidos em indumentária especial e segurando tochas, representam soldados romanos. Eles seguem pelas ruas e praças da cidade. Várias pessoas, composta de fiéis, turistas e moradores locais, assistem ao espetáculo, marchando juntamente aos Farricocos em direção à Praça Otto Sailler, onde encontram a mesa da última ceia já dispersa. 


Em seguida, avançam na direção da Igreja Matriz de Santo Amaro, que simboliza o Jardim das Oliveiras, onde se dará a prisão de Cristo. A indumentária utilizada pelos Farricocos caracteriza-se por uma túnica comprida na cor preta e por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da semana santa na Espanha. Trata-se, com efeito, de um traje de origem medieval, o qual era costumeiramente utilizado por penitentes que assim podiam expiar seus pecados sem ter que revelar publicamente sua identidade...

Desta maneira, após apresentada a II Procissão do Fogaréu, aproveitamos a oportunidade para convidar você e toda sua família para participarem.

Maiores informações:
Data: 28/03/2018
Horário: 21h
Local da Concentração: Rua Dom Moura (Defronte a casa do Sr. Inácio Vitorino)

Realização da Prefeitura de Taquaritinga do Norte

terça-feira, 6 de março de 2018

200 anos da Revolução Pernambucana

 Flores foram depositadas no monumento aos heróis da revolução Pernambucana, na Praça da República, no Centro do Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)
Solenidade no Recife marca festejos de 200 anos da Revolução Pernambucana
Cerimônia aconteceu, nesta terça-feira (6), no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do estado.
Por G1 PE
Uma solenidade realizada no Recife, nesta terça-feira (6), marcou os festejos dos 200 anos da Revolução Pernambucana de 1817. Sob muita chuva, o evento ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo, no início do feriado da Data Magna, comemorado pela primeira vez no estado.
A cerimônia começou com o hasteamento das bandeiras do Brasil e de Pernambuco. Houve desfile cívico militar, com a participação de policiais, bombeiros e estudantes.
O governador Paulo Câmara visitou o monumento em homenagem aos heróis da revolução. Ele colocou flores junto da escultura do artista Abelardo da Hora.
Em seguida, houve entrega de medalhas para as instituições que participaram e colaboraram com a organização do bicentenário da Revolução Pernambucana: Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), Prefeituras do recife e Olinda, Fundação Joaquim Nabuco e Arquidiocese de Olinda Recife.

Cerimônia aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, no Recife (Foto: Aluízio Moreira/Governo de Pernambuco)

Durante a solenidade, o governador Paulo Câmara (PSDB) destacou o objetivo da celebração. Para ele, o bicentenárioé importante para não deixar apagada a memória, em respeito aos que lutaram. O gestor destacou que os valores ideais de 1817 continuam válidos.
História
O feriado desta terça foi instituído no ano passado, quando a Revolução Pernambucana completou 200 anos. A Data Magna marca o movimento que ficou conhecido como 'Revolução dos Padres'.
Em março de 18157, eclodiu o movimento emancipascionista inspirado em ideias iluministas propagadas por sociedades da Maçonaria.
Revoltados com os altos custos da manutenção da corte portuguesa no Brasil, após a chegada em 1808, os pernambucanos decidiram se separar do poder central e decklarar a independência.
Na reação, a coroa portuguesa mobilizou tropas contra os rebeldes. Os embates duraram 75 dias e os líderes foram presos e condenados à morte.

Coreia do Norte aceita suspender seu programa nuclear

Pyongyang estaria disposta a interromper os testes e iniciar um diálogo com os EUA
Folha de S.Paulo

O ditador norte-coreano Kim Jong-un disse a diplomatas da Coreia do Sul que está disposto a iniciar um diálogo com os Estados Unidos sobre o fim de seu programa nuclear e que aceita suspender os testes de mísseis durante as negociações. 
A informação foi divulgada nesta terça-feira (6) por Chung Eui-yong, chefe da delegação sul-coreana que se encontrou na segunda (5) com Kim em Pyongyang. 
Segundo ele, o governo norte-coreano teria dito que não há necessidade de manter seu programa nuclear caso receba garantias internacionais de que o país não sofrerá um ataque militar e que o atual regime será respeitado.
 Ele afirmou ainda que o ditador norte-coreano aceitou se encontrar com o presidente sul-coreano  Moon Jae-in, no primeiro encontro entre os líderes dos dois países desde 2007. 
A reunião deverá acontecer no fim de abril na fronteira entre as Coreias. Os dois lados também aceitaram criar uma linha para Moon e Kim conversarem. 
APROXIMAÇÃO
Caso a declaração seja confirmada por Pyongyang, será a primeira vez desde que Kim chegou ao poder em 2011 que ele sinaliza a possibilidade de abrir mão de seu programa nuclear, em mais um passo da recente reaproximação entre as duas Coreias
Após realizar diversos testes de mísseis e de armas nucleares ao longo de 2017, Pyongyang decidiu mudar o tom de sua diplomacia no início de 2018.

OS HERÓIS DE PERNAMBUCO


Por Michel Zaidan Filho

Não há uma historiografia mais ufanista e provinciana do que a de Pernambuco. Como os alemães, no tempo de Marx, na ausência de verdadeiras revoluções, nós as criamos  no terreno da imaginação e da abstrações nebulosas. Em nosso estado, podemos dizer toda a história, a tradição cultural e símbolos de um passado imperial e monárquico têm sido recrutados pelas elites (e seus cronistas oficiais) para convencer a opinião pública de que elas são o que há de melhor, entre nós. Deve ser por isso, que a cidade é cheia de fantasmas de condes, viscondes, barões, baronesas e imperadores. Vivemos numa corte imaginária de espectros do passado, sem se da  conta que estamos rodeados de outro tipo de assombração.

É o que se passa com esse projeto de lei politiqueiro aprovado pela Assembleia Legislativa – que não tem mais o que fazer- de Terezinha Nunes tornando feriado o dia 6 de março, data do aniversário da chamada “Revolução Pernambucana”, de 1817.  No mundo todo se discute a herança da revolução de 1917, em Pernambuco se discute e se comemora a de 1817.

Cada um tem a revolução que merece ou que quer. E seus heróis? – Isaltino de Oliveira, Paulo Câmara (lenta), Eduardo Acioly Campos, José Mendonça Filho, Bruno Araújo, Raul Jungmann...e  por aí vai.

Se essas criaturas podem se valer dessa tradição de rebeldia, então temos que reavaliar a nossa história. Talvez, não se trate de uma memória revolucionária, como diz a propaganda política, mas de uma ópera bufa, de uma pantomima ou um teatro de comédia, com simulacros de personagens erráticos, equívocos e controversos. Políticos que se envolveram recentemente no apoio e na urdidura de uma ruptura institucional, não podem se cobrir com o manto de uma tradição revolucionária, mesmo que provinciana ou regional. É contra a lógica. Aqueles que trocaram seu apoio por cargos, comissões, secretarias e ministério não são propriamente herdeiros ou legatários de nenhuma revolução. São políticos clientelistas, fisiológicos, alguns em fim de carreira, atrás de uma “tábua de salvação”, para não desaparecerem na vala comum dos impostores e farsantes.

A nossa crítica histórica e política ainda vai restabelecer, no devido tempo, a obra nefasta, devastadora, imoral produzida por esses fantasmas de si mesmo. O quadro ficará  mais nítido para a posteridade. Nada de revolução ou revolucionários. Contrarrevolução e golpistas é o que lhes cabe nas páginas dos livros de história de Pernambuco.

*Ilustração: NE 10.

Túnel do tempo

Equipe do Imperial campeã do torneio da independência em Pão de Açúcar de 1993. A foto é do arquivo pessoa de João de Gino.
Em pé: Rogério Balilo, Jorge Suvaco, Eriberto, Sandoval e João de Gino. Agachados: Márcio Ivo, Bita, Juliano e Raposa.


O loteamento São Francisco em Pão de Açúcar esta com uma ótima oportunidade de verão

O loteamento São Francisco trás uma mega oportunidade para você começar a realizar seu sonho de construir sua casa própria, somente nesta semana o Loteamento estará com uma campanha de verão para seus compradores,são lotes com parcelas a partir de R$ 273,00 mensais , todos os lotes poderão ser negociados direto no ponto de venda.Para os compradores que negociarem nessa semana da campanha poderão participar do sorteio de um Celular LG K10 Dual Chip,vale salientar que esse empreendimento é 100% legalizado e será entregue com pavimentação,água e luz. Não deixe essa chance passar e negocie seu lote com condições que cabem em seu orçamento. Loteamento São Francisco é sinal de bom negócio.

Contato: (81) 992423639 - Claro (81) 996664985

Menina Boba e Hotel Rota da Moda se destaca no apoio ao esporte em Pão de Açúcar

Uma das equipes de Veteranos patrocinada pela empresa de confecções Menina Boba
Taquaritinga do Norte vive um momento especial para o esporte, e nesse momento onde a juventude esta através do incentivo da prefeitura voltada para os esportes, algumas empresas vem se destacando ajudando e investindo pesado do esporte acreditando nos desportistas do município. 

Nesse quesito a empresa Menina Boba e o Hotel Rota da Moda vem se destacando, ajudando equipes de veteranos jovens e até o futebol feminino. A prática esportiva na Dália da Serra vem ganhando diversas formas, modalidades e, principalmente, sua finalidade tem sido ampliada em Taquaritinga do Norte. São efetivos os acréscimos que o esporte traz para a sociedade, e isso se deve aos diversos benefícios que estão vinculados a sua prática. É preciso ressaltar também a relevância do esporte na vivência de valores necessários para o convívio em sociedade como a tolerância, a inclusão e o respeito, e pra isso investimentos das grandes empresas ao esporte amador significa que essa empresa acredita nos jovens e na sociedade onde esta instalada. 

Pode-se dizer que o esporte em Taquaritinga do Norte esta sendo uma ferramenta a favor da inclusão social e da educação dos jovens em meio a uma sociedade violenta, tendo em vista não apenas que é uma forma de ocupar os jovens, como também a viabilidade da construção de um futuro promissor. A empresa Menina Boba, acredita no distrito de Pão de açúcar, e vem desde do ano passado ajudando as equipes em várias modalidades. O empresário Luis Floriano "Batata", acredita que essa é a melhor maneira de tirar jovens do risco de cair no mundo das drogas. "Eu sempre acreditei que o esporte pode ser a válvula de escape para que jovens saia da linha de risco de cair no mundo das drogas que hoje é uma epidemia em todo país. Por isso acredito nos jovens de Pão de Açúcar e enquanto eu poder sempre estarei ajudando algumas equipes. Desde do ano passado patrocinamos equipes de veteranos, equipes feminina e equipes aberta, como a equipe do ALE. Espero que outros empresários entenda que investir nos jovens é investir no futuro do distrito e que mais e mais empresas ajudem o nosso esporte amador", falou Batata que também é secretário de articulação política de Taquaritinga do Norte. 

Outras empresas também investem nas equipes onde estão sediadas acreditando em seu povo; empresas como a Stacione que mantém uma equipe de futsal, e a Maleah que é patrocinadora das equipes do ALE e do Guará são um bom exemplo de empresas que acredita nos jovens do distrito. 

segunda-feira, 5 de março de 2018

Marjo Sports


A maior em credibilidade


Nota de Esclarecimento


No dia 03 de março do ano em curso, a Secretária Municipal de Saúde e Meio Ambiente recebeu informalmente a notícia de que um veículo vinculado a sua secretaria estaria sendo utilizado para realizar uma mudança. Pois bem, de fato a mudança aconteceu e o transporte foi o da referida secretaria. 

A Portaria nº 30/2014 oriunda do Ministério da Saúde dispõe sobre o cumprimento das obrigações de oferta de moradia, deslocamento, alimentação e água potável pelo Distrito Federal e Municípios aos médicos participantes do Projeto Mais Médicos para o Brasil, nos termos da Portaria Interministerial nº 1.369/2013, devendo o Município assegurar o fornecimento de moradia aos médicos participantes do Programa. 

Na ocasião a mudança realizada foi de uma médica cubana que trabalha no município e que sentiu a necessidade de mudar de endereço devido à proximidade do Banco do Brasil da cidade, que sofreu alguns assaltos, o que a deixou atormentada. Como é obrigação do Município, através da Secretaria de Saúde dar todo o suporte aos médicos participantes do Programa e além disso, os móveis são de propriedade do Fundo Municipal de Saúde, a mudança foi realizada com todo suporte da mencionada Secretaria. 
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Prefeitura de Taquaritinga do Norte assina carta compromisso com princípios de proteção do Rio Capibaribe


Em Alusão ao dia mundial da água, que acontece dia 22 de março, o prefeito Lero de Taquaritinga do Norte e a diretora de meio ambiente Aline Cursino, estiveram na última terça-feira 27, no município de Toritama onde assinaram uma carta compromisso com princípios de proteção do Rio Capibaribe.

Os prefeitos e prefeitas que assinaram a carta, se comprometem com os princípios básicos que ajudem a melhorar a água do Rio e seus afluentes. A carta não define ações, mas um conjunto de princípios para proteção das águas do Capibaribe. "Esse comitê deliberativo formado por várias prefeituras e entidades e é o passo inicial de esforço para formalização de um conjunto de ações coletivas. Estamos construindo um viveiro, que poderá produzir mudas para o replantio da mata ciliar as margens do rio", disse Aline.

Taquaritinga esta representada no comitê através da diretoria de meio ambiente, que vai buscar planejar e desenvolver políticas públicas ambientais, ampliar o envolvimento com a temática, considerar os recursos hídricos nas políticas públicas, fomentar ações referentes a educação ambiental entre várias outras ações.  

Ex-militares ensinam táticas do Exército a criminosos

Estadão Conteúdo
Os serviços de inteligência das Forças Armadas e da polícia do Rio investigam ex-militares que estão treinando integrantes de facções criminosas com táticas usadas pelo Exército e pela Marinha. O Estado apurou que esses instrutores, principalmente ex-paraquedistas e ex-fuzileiros navais, recebem de R$ 3 mil a R$ 5 mil por hora de aula - valor que pode chegar a R$ 50 mil em uma boa semana. Eles preparam bandidos no uso de fuzis, pistolas e granadas, para atuar em áreas urbanas irregulares, como favelas, e a definir rotas de fuga.

Há cinco meses, durante operação de cerco no Morro da Rocinha, o comportamento dos traficantes fortemente armados chamou a atenção do setor de inteligência. "Seguia claros padrões profissionais, até no gestual de comando", relatou um oficial do Exército. Em grupos de 8 a 12 homens, os criminosos se deslocavam de forma coordenada, fazendo disparos seletivos e evitando o contato direto, "exatamente como faria a tropa em um ambiente adverso". Entre as lições ensinadas pelos ex-militares também estão o emprego da camuflagem e técnicas de enfrentamento.
Já foram rastreados entre 10 e 12 ex-combatentes, na faixa dos 28 anos. O número pode ser maior. O temor de que ex-militares sejam cooptados por facções foi explicitado pelo novo ministro da Defesa, o general da reserva Joaquim Silva e Luna, no Rio. Segundo ele, as Forças Armadas dispensam entre 75 mil e 85 mil reservistas todos os anos. "Esse pessoal passa pelas Forças, é treinado, adestrado, preparado e, quando sai, às vezes volta ao desemprego. E eles podem se tornar vulneráveis nesse momento, podem ser cooptados." 
Os militares que passam pelo Batalhão de Operações Especiais dos Fuzileiros Navais fazem cursos e estágios de guerra na selva, na Caatinga, no Pantanal. Aprendem a saltar de paraquedas e a executar tiros de precisão, combate pessoal e ações anfíbias. São oficiais, subtenentes e sargentos. No Comando de Operações Especiais do Exército, o ciclo mais abrangente prepara por 25 semanas para missões de reconhecimento, contraterrorismo, resgate, evasão, sabotagem, guerrilha e contraguerrilha. Por isso são tão valorizados pelas facções no treinamento de seus "soldados".

Carlos Siqueira reconduzido à presidência do PSB; filho de Eduardo Campos na vice-presidência

O 14º Congresso Nacional do PSB reelegeu, neste sábado (3), em Brasília, o atual presidente Carlos Siqueira para o triênio 2018-2021. Siqueira foi reconduzido por aclamação, em chapa única.

Com Siqueira foram eleitos os 161 novos membros do diretório nacional. Após o encerramento do congresso, o diretório escolheu a nova Comissão Executiva Nacional do partido, com 43 integrantes.

Após a eleição, Siqueira agradeceu aos socialistas pelo apoio nesses três anos em que esteve à frente do partido e destacou a unidade demonstrada nos debates e nas decisões durante o Congresso realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil.

“Quero agradecer a vocês, que são grandes responsáveis pelo sucesso desse congresso, o maior que o partido já realizou em número de delegados. Vocês são responsáveis também pela unidade partidária que se expressou aqui nesses três dias”, disse Siqueira, diante dos 1,3 mil delegados.

“Fizemos muitos debates, ouvimos todas as vozes, concordantes ou discordantes, porque isso faz parte. Este congresso foi o mais unitário da história do PSB. Todos puderam opinar democraticamente”, disse.

Segundo ele, o conteúdo das discussões e decisões do congresso servirá de orientação para o PSB definir nas convenções estaduais e na nacional, em julho deste ano, seu rumo eleitoral para 2018.

Os governadores Paulo Câmara (PE), Ricardo Coutinho (PB) e Rodrigo Rollemberg (DF) ocupam vice-presidências, assim como o ex-deputado federal Beto Albuquerque (RS), o ex-ministro Aldo Rebelo (SP), o senador João Capiberibe (AP), o ex-prefeito Rubens Bomtempo (RJ), o deputado federal Danilo Cabral (PE) e João Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos.

Mario Flavio

domingo, 4 de março de 2018

VEREADOR DO BREJO FAZ GRAVE DENÚNCIA ENVOLVENDO O MATADOURO PÚBLICO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

 O vereador Júnior de Miguelão (Avante) fez uma grave denúncia envolvendo o Matadouro Público do município de Santa Cruz do Capibaribe, na tribuna da Câmara Municipal do Brejo da Madre de Deus.
Foto/São Domingos Pode Mais
 Apresentando fotografias, o parlamentar denunciou o descarte clandestino e irregular de restos de animais abatidos no Matadouro Público da Capital da Moda em território brejense.
 “Quero aqui mostrar aos senhores um descaso que feito pela a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, com o município do Brejo, na ultima semana na reunião do CONDESB foi apresentado umas fotos, o descaso que feito aqui nos Sitio Arapuá vizinho a Baraúnas e a Urtigas, são dejetos do Matadouro Publico de Santa Cruz que estão sendo jogado dentro do município do nosso município”.
 A reportagem do Blog Agreste Notícia tentou contato com a direção do Matadouro Público de Santa Cruz para falar sobre o assunto, mas não obteve êxito.
Do: Blog Agreste Notícia

"PE Quer Mudar" confirma candidatura única

Fotos: Divulgação
O movimento “Pernambuco Quer Mudar” anunciou, em Caruaru, neste sábado (3), que o grupo lançará candidatura única ao governo de Pernambuco nesta eleição. O nome será conhecido em abril. Antes, no dia 7, o conjunto terá novo encontro: no município de Ipojuca, na Região Metropolitana. Na Capital do Agreste, mais de 5 mil pessoas se reuniram no Arena Caruaru. A frente juntou 70 prefeitos, ex-prefeitos, vices, deputados estaduais e federais, além de vereadores, trabalhadores e representantes de setores da sociedade.

Anfitriã do evento, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) destacou que o atual governo do estado não representa o povo de Caruaru. e está numa luta insana em manter o poder pelo poder. 
Para o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, o atual governo não conseguiu manter unido o que levou anos para o ex-governador Eduardo Campos juntar com as mãos. "Hoje nós da oposição temos duas certezas: estaremos juntos nas eleições e vamos vencer a disputa", disse. O ex-governador Joaquim Francisco (PSDB) destacou que “mudar” não é apenas um verbo, mas uma proposta de mudança que gera esperança. 
O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) comparou a situação de Pernambuco com a da Bahia e Ceará e cravou que, nos últimos três meses, Pernambuco está engolindo poeira dos estados vizinhos, em se tratando da segurança e do desemprego. 

“Esse é um projeto coletivo. Aqui estamos para compartilhar as mudanças. O ato do Recife foi um aviso. Em Petrolina, o Sertão se encontrou. Hoje, em Caruaru, temos esse grande ato e em Ipojuca será ainda maior. É nesse caminho, o da mudança, que vamos seguir. disse o deputado federal Bruno Araújo. 
Já o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM) cravou que o estado está desgovernado e sem liderança. “Ao mesmo tempo não tem liderança política para aglutinar as forças principais do Pernambuco de um lado e de outra parte as políticas públicas como saúde, educação, infraestrutura não chegam para atender o povo pernambucano. Falta saúde, falta segurança pública e o estado tem cada vez mais sua infraestrutura física, como estradas, deteriorada”, ressaltou.
O senador Armando Monteiro (PTB) destacou que o grupo das oposições é um conjunto que tem história, experiência, juventude, decência e espírito público e vai, a partir de abril, iniciar o trabalho para apresentar uma nova agenda a Pernambuco. “Vamos ouvir a população e recolher contribuições para construir um novo projeto para o Estado. Aquele que merecer a escolha vai a escolha vai, em qualquer hipótese, ter que ter entusiasmo. Sou fiador desse compromisso que hoje se afirma em Pernambuco”, garantiu.
Último a discursar, o ex-governador João Lyra Neto (PSDB) acusou que o que a atual gestão diz na publicidade não condiz com a realidade do povo.

Ex-prefeito de Itapissuma se filia ao Progressistas

No partido Progressistas, mais um forte nome foi divulgado para disputar as vagas a deputado estadual. Desta vez, quem se filia ao partido com o apoio do deputado federal Eduardo da Fonte, é o ex-prefeito de Itapissuma Cal Volia, que compareceu a sede do partido ao lado do atual prefeito da cidade, José Tenório, e do deputado federal Marinaldo Rosendo.

Em 2004, Cal Volia exerceu o mandato de vereador em Itapissuma. No ano de 2008 se elegeu a prefeito e em 2012 se reelegeu, cumprindo seu mandato em 2016 e nunca perdendo uma eleição em sua carreira política. 
Junto com o deputado federal Marinaldo Rosendo, o pré-candidato a deputado estadual pelo PP conta que vão fazer dobradinhas em várias cidades de Pernambuco. “Sabemos que a política vive um momento de descrença, mas a gente tem um histórico muito bom e isso passa confiança. Estamos muito animados com o novo desafio e a nossa grande bandeira é ampliar o desenvolvimento industrial. A Região Metropolitana Norte cresceu muito e hoje é uma cidade muito atrativa para o crescimento industrial. E a idéia é levar essa experiência que tivemos para todo o estado de Pernambuco”, conta Cal Volia.
A nove meses das eleições, o PP vem reunindo nomes com objetivo de aumentar a bancada na Assembléia Legislativa do estado.