As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sexta-feira, 2 de junho de 2023


 

GOVERNO DO ESTADO DIVULGA NOTA SOBRE FESTIVAL DE INVERNO

 




NOTA OFICIAL


O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Secretaria de Cultura, informa que o 31º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) será realizado normalmente. O evento multicultural ocorrerá no mês de julho de 2023. Estranha-se que se publique qualquer informação que distorça esse fato.

Ressaltamos a importância do FIG, um dos maiores circuitos do calendário cultural do nosso Estado, patrimônio da cidade e do Agreste de Pernambuco. O festival é um dos maiores e principais eventos de cultura e arte do Brasil, reunindo música, arte, gastronomia e diferentes tipos de manifestações culturais. 

**Esta nota foi divulgada pelo Governo do Estado no final da tarde. Como o leitor vai perceber é muito vaga. Não dá para saber se o recado é para o jornalista Edmar Lyra, o secretário Daniel Coelho ou deputado Abimael Santos. 

Pode ser também um recuo, para não ter de pedir desculpas ao povo de Garanhuns.

COMUNICADO PÚBLICO

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

 

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Elaine Silva reassumirá a presidência do Santa Cruz Prev

 


A partir desta quinta-feira (01°), Elaine Silva reassumirá a presidência do Santa Cruz Prev (Fundo Municipal de Previdência Social de Santa Cruz do Capibaribe). Ela geriu o órgão por vários anos durante a gestão do Governo de Edson Vieira.


Com a ida de Elaine Silva para a presidência do Santa Cruz Prev; Marcos Antônio assumirá a partir desta quinta, a Secretaria Extraordinária de Habitação, pasta que foi recém criada no Governo Fábio Aragão.

Fonte: Blog do Ney Lima





Em outros tempo os vereador Carlinhos da Cohab fez duras críticas a gestão de Elaine. Será que ele pensa igual?

QUEREM ACABAR COM O FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS?

 


Edmar Lyra, jornalista da capital, postou a foto acima e publicou hoje esta notícia, que deve deixar o garanhuense com a "pulga atrás da orelha": 

O deputado estadual Abimael Santos, vice-presidente da comissão de desenvolvimento econômico e turismo da Alepe, esteve em uma reunião com o secretário de turismo do Estado de Pernambuco, Daniel Coelho. Na oportunidade, trouxe em primeira mão a informação de que o festival de inverno que já acontece em Garanhuns será ampliado para outros municípios, tornando-se no Festival de Inverno de Pernambuco, esta decisão de expandir o festival veio da governadora Raquel.

Pelo que entendi querem expandir o Festival. Ou dividir, pulverizar.

Pela nota do Edmar nem Festival de Inverno de Garanhuns será mais e sim Festival de Inverno de Pernambuco.

Algumas pessoas da cidade já se manifestam pelas redes sociais, com preocupação.

O FIG em 2022 viveu a 30ª edição, que foi histórica. Um evento ampliado de 9 para 17 dias, com atrações para todos os gostos.

Este Festival, criado por Ivo Amaral, com o apoio do governador Joaquim Francisco, cresceu ao longo de três décadas graças a Arraes, Jarbas, Eduardo Campos e Paulo Câmara.

Raquel Lyra, que venceu a eleição em Garanhuns por larga diferença, talvez mal assessorada,  é o primeiro governante estadual a fazer uma tentativa de mexer no que está certo.

Lembro que no Governo de Jarbas ainda se criou um tal de Circuito do Frio, com pretensões de fazer festivais menores em cidades como Triunfo, Pesqueira e Gravatá.

O garanhuense, na época, não gostou e fez questão de deixar isso muito claro. O tal circuito fracassou, o projeto foi abandonado sem alardes e ninguém sentiu falta.

Lógico que o FIG continuou forte.

Porque o Festival de Inverno de Garanhuns já é um patrimônio de Pernambuco. É um evento multicultural e plural como não se faz outro em nenhum lugar do país,

Nem São Paulo e Minas Gerais, que têm grandes festivais de música, fazem um evento tão grandioso quanto o FIG.

É um Festival de 30 anos, apoiado por todos os prefeitos de Garanhuns e governadores de Pernambuco de 1991 até os dias de hoje.

Uma festa que atrai os jovens do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Maceió, Natal, Aracaju, Caruaru, Arcoverde, Pesqueira, Lajedo, Bom Conselho, São Bento do Una, gente de Palmeira dos Índios, de Arapiraca, de Serra Talhada, enfim de todas as cidades de porte de Pernambuco e de Estados vizinhos.

No FIG, talvez a governadora e Daniel Coelho não saibam, porque entendem mais do São João de Caruaru, vem gente de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, dos mais diferentes estados do Sudeste e Sul do país.

Por esta cidade, chamada merecidamente de Suíça Pernambucana, já passaram, durante o Festival de Inverno os nomes mais importantes da música brasileira, além de valores de outros países.

Aqui se apresentaram Milton Nascimento, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Fagner, Martinho da Vila, Cássia Eller, Belchior, Maria Rita, Dominguinhos, Skank, Jota Quest, Wanderléa, The Fevers, Jerry Adriani, Zeca Baleiro, Chico César, Alceu Valença, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Adriana Calcanhoto, Edson Cordeiro, Reginaldo Rossi, Adilson Ramos,  Ana Carolina, Quinteto Violado, Banda de Pau e Corda, Titãs, Vanessa da Mata e tantos outros nomes de peso que nem dá pra citar todo mundo.

Além dessas feras todas aí e outras que não foram mencionadas, tivemos grandes nomes do teatro, fomentamos a literatura, o cinema, o circo, a cultura popular.

E sabe o que mais, que essas pessoas de fora de Garanhuns não sabem?

Uma atração à parte no FIG, independente da programação (que merece ser boa, sempre) é a cidade, o seu clima, a garoa que cai no mês de julho. São os parques Pau Pombo e Euclides Dourado, é o Espaço Luís jardim, o Castainho, a Catedral, o Centro Cultural Alfredo Leite.

Garanhuns é Pernambuco, sim, meus senhores. Mas nem por isso pode ser despedaçada, diminuída, desrespeitada.

Tão logo saiu esta notícia dada pelo jornalista Edmar Lyra, um colega de imprensa da capital comentou no meu espaço no Instagram: "Viva o FIG! Respeitem Ivo Amaral!".

Daí que chegamos à conclusão de que estão desrespeitando o prefeito atual do município, um ex-prefeito que nos deixou o ano passado e a memória também de Joaquim Francisco, co-fundador do Festival, assim como Rubinho Valença.

Estamos às portas de junho e nem o prefeito Sivaldo Albino sabe ainda como vai ser a programação, se terá direito de bancar uma boa atração com recursos do município.

Porque a única certeza que se tem, até o momento, é que vão reduzir os dias do Festival. Não será realizado em três finais de semana, como o ano passado, mas apenas em dois. Serão 10 dias e não 17 como aconteceu em 2022.

Isso trará prejuízos ao município. O comércio, a rede hoteleira, os restaurantes, os bares, os vendedores informais, todos vão faturar menos, porque serão menos dias, menos gente virá à cidade e alguns milhões deixarão de circular na economia.

Essa notinha do Edmar preocupa os amantes do FIG, as autoridades locais, os artistas de Garanhuns, os dirigentes da Câmara dos Dirigentes Lojistas e todos que vivem o dia a dia da Suíça Pernambucana e querem vê-la andando pra frente e não para trás.

Não gosto de ser grosseiro, procuro ser elegante com as palavras mesmo quando critico, mas não resisto: "De quem foi essa ideia de jerico de fracionar o Festival?".

Podem fazer festa em Triunfo, em Pesqueira, em Gravatá, em Caruaru, em Bezerros, em Bodocó, em qualquer lugar. Promovam eventos nas cidades que garantam diversão, gerem emprego e renda.

Mas não dá para fazer isso sem mexer com o Festival de Inverno de Garanhuns, que pela informação do jornalista será apenas mais um, dentro do Festival de Inverno de Pernambuco?

Depois da decisão de reduzir o FIG, após esse anúncio que vão dividir o Festival, só falta agora o governo nos presentear com uma programação chinfrim, aquém do que tivemos nos anos anteriores.

Vamos aguardar, para ver se não piora ainda mais. Que venham artistas de peso, como sempre foi. Não podemos ser decepcionados. Se não seguirem o modelo que tem dado certo, em 30 anos, até os turistas serão poucos.

Não queremos isso, queremos o Festival de Inverno grande, como sempre foi.

E que muitas vozes se levantem em defesa do FIG, inclusive a do deputado Izaías Régis, que é líder do governo Raquel Lyra na Assembleia Legislativa.

Taquaritinga do Norte, voltará a sediar o Festival de Inverno após articulação de Abimael Santos e Jobson da Internet

 


Taquaritinga do Norte voltará a sediar o Festival de Inverno, um evento muito tradicional no município, graças aos esforços do empresário Jobson da Internet e do Deputado Estadual Abimael Santos. Abimael Santos, vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), esteve em uma reunião com o Secretário de Turismo do Estado, Daniel Coelho, após a solicitação de Jobson.

Durante a reunião, o Deputado Abimael Santos trouxe a emocionante notícia de que o Festival de Inverno, que já acontece na cidade de Garanhuns, será ampliado para outros municípios, tornando-se o Festival de Inverno de Pernambuco. Essa decisão de expansão veio diretamente da governadora Raquel Lyra, visando promover o turismo e o desenvolvimento econômico no estado.

Dentre os municípios contemplados, Taquaritinga do Norte se destaca por seu clima frio durante o inverno, o que atrai turistas de todo o país em busca de paisagens encantadoras e experiências únicas. Além do Festival de Inverno, a cidade já é conhecida pelo famoso Festival do Café Cultural, realizado todos os anos em julho. Com essa nova conquista, Taquaritinga do Norte se tornará uma premiada pelo governo, sediando dois festivais de grande importância cultural e turística.

A articulação de Jobson e a boa parceria com o Deputado Abimael Santos têm chamado a atenção, evidenciando que, mesmo sem mandato, Jobson continua trabalhando incansavelmente ao lado do deputado, mostrando que é possível realizar um trabalho voltado para o desenvolvimento da região. A união de esforços entre o setor privado e o setor público é fundamental para impulsionar o crescimento econômico e o turismo local, beneficiando tanto os moradores quanto os visitantes.

Com a confirmação do Festival de Inverno em Taquaritinga do Norte, a cidade se prepara para receber turistas e promover uma programação diversificada, com apresentações artísticas, shows musicais, exposições e atividades culturais, proporcionando momentos de entretenimento e valorização da cultura local. O evento fortalecerá a imagem do município como um destino turístico imperdível durante a estação mais fria do ano.

terça-feira, 30 de maio de 2023

A melhor internet do polo de confecções


 

Pavão confirma apoio a Alisson Dias


O popular Pavão, que tem um comercio na zona rural de Taquaritinga do Norte, confirmou apoio ao pré-candidato Alisson Dias no ultimo fim de semana.

Alisson que teve uma agenda lotada de eventos nesse último fim de semana, aproveitou para ir na residência de Pavão, e firmar compromisso para o próximo ano. 

Além de Alissinho,  várias lideranças do grupo calabar estiveram presente, inclusive o prefeito Lero, que falou sobre o desempenho de Alisson Dias nas visitas pelo município. “O amigo Pavão é uma importante liderança da região rural de Taquaritinga do Norte, pois ele recebe muita gente em seu comercio, e veio se somar ao nosso time. Tudo isso está acontecendo por conta da competência e capacidade de agregar de Alisson Dias”, disse Lero.





JOÃO CAMPOS VENCE QUALQUER ADVERSÁRIO NA ELEIÇÃO DE 2024

 


Pesquisa do Ipespe, em parceria com o Jornal do Commercio, mostra que o atual prefeito do Recife, João Campos (PSB), praticamente não tem adversário na eleição de 2024. O socialista ultrapassa os 40% de intenções de votos, em mais de um cenário, enquanto quem tem melhor pontuação depois dele é Marília Arraes (Solidariedade), com apenas 14%.

Priscila Krause (Cidadania), vice-governadora de Pernambuco, somou apenas 8% no levantamento do Ipespe. Os números são semelhantes a de outros dois institutos que já fizeram pesquisa na capital.

João caminha tranquilo para a reeleição e somente uma catástrofe seria capaz de mudar o quadro favorável. 

Foram sete cenários diferentes testados pelo Ipespe, todos amplamente favoráveis ao filho de Eduardo Campos. Além de Marília e Priscila, no segundo e terceiro lugares, distantes, pontuaram na pesquisa o deputado João Paulo (PT), Daniel Coelho (Cidadania), Clarissa Tércio (PP) e André Ferreira (PL).

A pesquisa do Ipespe foi realizada de forma presencial nos últimos dias 26 e 27 de maio, entrevistando mil eleitores de Pernambuco com idade a partir de 16 anos. 

*Foto reproduzida do site do Diário de Pernambuco.

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Em Santa Cruz do Capibaribe grupo de oposição realiza encontro com pré-candidatos

 



Visando estimular o surgimento de novas lideranças o grupo de oposição, atendendo um convite de Edson Vieira e Alessandra Vieira, realizou na noite desta quinta (25), o primeiro de uma série de encontros na cidade de Santa Cruz do Capibaribe.

“Foi uma ótima oportunidade para dialogar e ouvir sugestões. Essa á a primeira de outras reuniões que iremos promover. Temos um conjunto forte e que tem trabalho pra mostrar”, disse o ex-prefeito Edson Vieira.

O encontro também contou com as presenças de Joselito Pedro, dos vereadores Demir da Saúde, Zé Boi, Jéssyca Cavalcanti, Nego Zé, Caetano Motos, Zezin Buxin e Nailson Ramos que falaram um pouco sobre o trabalho desenvolvido na câmara, além de incentivar aos que pretendem entrar na disputa a iniciar visitas e diálogos nas comunidades.

“Temos um time forte, unido e com bons nomes, que querem lutar pelo desenvolvimento de nossa cidade e esse primeiro encontro mostra isso. Vamos seguir nesse ritmo, dialogando e reunindo forças, pois entendemos que Santa Cruz do Capibaribe precisa de uma mudança” finalizou a ex-deputada Alessandra Vieira.


 

Lero fala de sua administração, defende nome de Allison Dias e celebra volta de Diogo Moraes a Alepe

 


Eleito prefeito de Taquaritinga do Norte pela primeira vez em 2016, Ivanildo Lero se aproxima do final de um intenso ciclo administrativo. Responsável pela gestão de uma das mais belas e tradicionais cidades do interior de Pernambuco, ele chega a 2023 bem avaliado perante a população e a frente das principais políticas do seu grupo político, o Calabar.

Em conversa com o editor do Blog do César Mello, Lero falou sobre a responsabilidade de administrar a Capital do Café. “São desafios que surgem a cada dia, demandas que se renovam e nos fazem ficar atentos”, disse e seguiu, “Taquaritinga do Norte é uma cidade complexa, com uma enorme extensão territorial, vasta zona rural e distritos importantíssimos. Tudo isso faz com o que tenhamos a responsabilidade de termos uma equipe competente, que consiga enxergar as necessidades, e, ao mesmo tempo, apresentar as soluções para os problemas”.

“Ao longo desses 6 anos e 5 meses de gestão passamos por momentos delicados, difíceis para qualquer administrador. Foram crises econômicas, mudanças de governo na esfera federal e até mesmo uma pandemia mundial. São fatores que não constam no planejamento de qualquer gestor, pois são imprevisíveis, mas que têm sim que ser enfrentados, e assim fizemos. Em momento nenhum nossa gestão se omitiu diante qualquer problema, em nenhum instante sequer fomos irresponsáveis com as finanças de Taquaritinga, nem muito menos com o nosso povo. Vamos sim, se Deus quiser, seguir nosso projeto de cabeça erguida e convictos de que fizemos o melhor, sempre”.

Política - Líder de um grupo político forte e tradicional, Lero tem a responsabilidade de mantê-lo no prumo, mesmo diante de cenários complexos, com disputas internas e em algumas vezes, com diferentes pré-candidaturas a um mesmo cargo. “Somos Calabar, somos o grupo mais forte de nossa cidade, e que tem feito história pela forma como temos conduzido nosso município há mais de 20 anos. Ao longo dos anos pensamentos diferentes surgem, vontades e projetos são apresentados, mas o consenso tem predominado. Aqueles que realmente pensam no partido, mas principalmente na cidade, têm se mantido juntos, e tenho certeza absoluta que assim será, novamente, em 2024”, disse.

O prefeito já anunciou que apoiará o empresário Allison Dias, pré-candidato a prefeito na eleição do próximo ano. Além dele, os ex-prefeitos Jânio Arruda e Evilásio Araújo, o vice-prefeito Gena Lins, o ex-vereador Batata e o empresário Jobson da Internet também já anunciaram a pretensão de disputar a Prefeitura em 24. “Allison é um rapaz sério, competente e que tenho certeza, fará um excelente papel na campanha eleitoral do próximo ano. Defendo sim seu nome, por acreditar nele e por conhecer o seu potencial. Ao lado de amigos, estamos costurando uma ampla frente de apoios a Allison, conversado com amigos e correligionários para que possamos marchar juntos, para que posamos garantir que nossa cidade seguirá com um alto padrão administrativo a partir de janeiro de 2025”.

Para finalizar, Lero comemorou a volta do deputado Diogo Moraes a Assembleia Legislativa do Estado. “Meu coração transborda de alegria, pois sempre acreditei em Diogo, nunca duvidei que ele voltaria a Alepe. Diogo é um deputado que faz parte da história de Taquaritinga do Norte, que tem serviços prestados ao nosso povo e que é peça fundamental para o sucesso do nosso grupo e de nossas administrações. Sua volta a Alepe é motivo sim, de festa e de alegria para todos nós. Vamos seguir em frente, firmes e fortes!”.

Carro popular terá desconto de até 10,96% com alívio de impostos, anuncia Alckmin

 


O governo federal anunciou nesta quinta-feira medidas para reduzir o preço dos carros populares. As ações foram divulgadas pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, após uma reunião com o presidente Lula, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com representantes do setor automobilístico no Palácio do Planalto.

Nota da redação: Uma primeira versão dessa reportagem informava que o desconto máximo seria de 10,79%, número citado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. O Ministério da Indústria informou depois que o vice-presidente se confundiu e o percentual correto do desconto máximo é de 10,96%.

O objetivo, segundo o ministro, é que ocorram descontos nos preços entre 1,5%, no mínimo, e 10,96%, no máximo, a partir da redução de impostos federais, como IPI e PIS/Cofins.

Segundo Alckmin, a redução no preço poderá ser ainda maior, porque o pacote vai prever a possibilidade de venda direta da indústria. - Vamos ter uma metodologia combinando o preço mais barato (dos carros mais populares), eficiência energética e densidade industrial, para colocar esse desconto no preço do veículo - disse Alckmin.

Carros acima de R$ 120 mil não terão descontos, de acordo com o vice-presidente. - Acima de R$ 120 mil não tem nenhuma mudança, e a proposta de estímulo é transitória e para esse momento, que a indústria está com muita ociosidade. Leva em consideração três questões, a primeira é o carro acessível, hoje o carro mais barato é quase R$ 70 mil, queremos reduzir esse valor, mas os outros também serão reduzidos. Mas o carro, quanto menor, mais acessível, maior será o desconto do IPI e PIS/Cofins - disse Alckmin.

Ele também afirmou que será levado em consideração o percentual de peças produzidas no Brasil, para combinar com o tamanho do desconto. - Primeiro item é o social, você atender à população que está precisando mais. Depois, eficiência energética, você premia que poluiu menos, menos produção de CO2. Depois, densidade industrial, se eu tenho uma indústria em que 50% do carro são com peças feitas no brasil, isso vai ser levado em consideração - afirmou.

Alckmin ainda afirmou que a Fazenda apresentará em até 15 dias um parecer sobre a questão fiscal para a redução dos impostos. - Nós temos responsabilidade fiscal. Então a Fazenda pediu, em até 15 dias, para ela estabelecer a questão fiscal. Ficou definido em até 15 dais a Fazenda dará o seu parecer e aí sim se pode efetivamente fazer a medida provisória.

Segundo Alckmin o alívio nos impostos virá de uma redução no PIS/Cofins, a ser feita via medida provisória, e numa diminuição no IPI, que deverá entrar em vigor por meio de um decreto.

Em evento pelo Dia da Indústria, o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, elogiou a redução de impostos para veículos com preços abaixo de R$ 120 mil para estimular as vendas do setor automobilístico, o que ajuda a indústria de transformação, mas afirmou que é preciso uma reforma tributária para atingir todos os setores da indústria. — Mas precisamos defender a reforma tributária unindo os cinco impostos em um único para beneficiar todos os setores da economia, indústria de transformação, serviços — disse o presidente da Fiesp

Os preços elevados dos automóveis incomodam o presidente Lula, que já deu vários sinais de que gostaria de agradar a classe média, permitindo que os valores dos carros populares, considerados os mais baratos, ficassem em até R$ 50 mil.

Durante cerimônia que marcou a retomada do Conselhão, em maio, Lula criticou abertamente os preços e afirmou que "R$ 90 mil não é popular".

Com informações de O Globo

Criminoso confesso - Roberto Jefferson confirma que jogou granadas e fez 50 disparos de fuzil contra agentes da Polícia Federal

 


O ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) confirmou nesta sexta-feira (26), em depoimento à Justiça Federal de Três Rios, que atirou cerca de 50 vezes e que arremessou três granadas contra os quatro policiais federais que foram prendê-lo em outubro de 2022, mas sem a intenção de matar.

No dia, dois agentes tiveram ferimentos leves e precisaram ser levados a uma unidade de saúde para atendimento.

Em interrogatório com duração de três horas, o deputado bolsonarista ainda afirmou às autoridades que está arrependido do que fez e pediu desculpas aos agentes da PF que foram à sua casa em Comendador Levy Gasparian no dia 23 de outubro para prendê-lo.

Eles foram cumprir mandado de prisão expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em função dos ataques contra policiais federais, o ex-presidente do PTB é acusado de tentativa de homicídio contra os agentes, resistência qualificada e posse ilegal de arma e de três granadas adulteradas.

"Eu estava no meu quarto no celular quando vi os policiais chegarem pela câmera de monitoramento. Peguei a carabina que fica do lado da minha cama e a bolsa com os três artefatos. Fui pra varanda. Eles disseram que foram me prender e fazer busca na minha casa. Eu disse que não ia, que estava sendo perseguido pelo Alexandre de Moraes, e falei pra eles [policiais] saírem de lá. Um policial pulou o portão", afirmou Jefferson, em depoimento à Justiça Federal obtido pelo g1.

O ex-deputado ainda informou que lançou as granadas depois que os agentes se abrigaram, momento em que, segundo ele, teria disparado fogo contra os policiais. Segundo ele, teve "cuidado" e os tiros foram mirados nas viaturas porque não estariam usando colete.

Jefferson afirmou que tinha estoque de granadas de luz e som que tinha em casa porque, depois do mensalão, "passou a ser muito hostilizado nas ruas, nos aeroportos" e comprou a artilharia "para se defender".

DE DIOGO MORAIS PARA EDUARDO DA FONTE: “APESAR DE VOCÊ, AMANHÃ HÁ DE SER UM NOVO DIA”

 


          O vereador Carlinhos da Conab e ser partner, “cangaceiro” Jairo Gomes, começaram assim o programa  matinal do último sábado: “muitos torceram para que o deputado Diogo Morais não voltasse” (Carlinhos); “Ele voltou, Carlinhos, e voltou a contragosto de muitos”(Jairo Gomes). Engano ou desinformação dos ilustres, ele voltou e não foi a contragosto de muitos e sim apesar do trabalho de poucos, como a bancada do PP na ALEPE, sob as ordens do “parceiro?” de Diogo, deputado Eduardo da Fonte, e da articulação explícita da governadora Raquel Lyra. Era grande a expectativa na circulação do diário oficial da quarta-feira, 24 de maio.   Não faz muito tempo que Diogo e Edson Vieira, por exemplo, estiveram no mesmo palanque, sob as bênçãos da raposa política Eduardo Campos. Hoje são adversários, mas certamente não são inimigos. Assim como o empresário Alan Carneiro. Então, “torcer contra” na política, se a abstração dos dois for verdadeira, é uma naturalidade equivalente a torcer contra   um time de futebol adversário; Além disso, como provar que  “muitos torceram contra”? Foi o técnico da Caixa que mensurou a capacidade dos adversários de Diogo de terem torcido contra? A “torcida contra” que seria indigna e reprovável é um político fazer chacota de um traço físico de um adversário, sobre o qual não se tem domínio.

         Lembramos muito bem que em 1950, em pleno Maracanã, 173.850 torcedores brasileiros “torceram contra” o minúsculo Uruguai, mas, ao final, a conquista foi para Montevideo e não para a sala de troféus do estádio carioca. Portanto, em se tratando dos ilustres  citados, é forçoso grifar o pleonasmo: “quem ganha o jogo é o jogador e não a torcida”. A tragédia do Maracanã é apenas um de inúmeros exemplos em que dezenas de milhares fizeram figa, “secaram”, mas o atacante foi lá e furou a rede da legião que apelou para a mandinga. O que poderia ter mudado o destino do agora deputado Diogo Morais foi a tabelinha Eduardo-Raquel, pois não apenas “torceram contra”, mas trabalharam fortemente para que o socialista ficasse na suplência, com a mercadoria que importava, o voto e não a “torcida contra”. Como sugeriu o trecho da música acima citado, a quarta-feira, 24/05, foi sim um novo dia para Diogo Morais. Apesar do PP, de Raquel Lyra, de Eduardo da Fonte, supostamente do diário oficial e da caneta BIC, o herdeiro de Ozeas Morais saiu do banco e reservas e pulou para a titularidade. E prometeu “gols”. Daí se tira o tamanho do alívio e a  decepção com os “aliados” que tentaram puxar o seu tapete. Caso tenha assistido ao programa, Da Fonte deve ter ficado constrangido com as palavras do seu aliado vereador.

        Omissão também é uma forma de “torcer contra”. Aliás, uma pessoa pode ser enquadrada no CP caso se omita em prestar socorro a alguém tendo as condições de fazê-lo. Ou seja, a pessoa “não fez nada”, mas se viu envolvida porque poderia ter prestado uma ajuda em determinada circunstância e não o fez. Se o “primo” do deputado Diogo fez algo por ele, não é do conhecimento público. Apesar de compreendermos o embaraço em que se encontrava. De um lado, seu “chefe político” não só “torcendo contra”, mas trabalhando contra Diogo e do outro o laço familiar, o fato de ser tratar de um político de Santa Cruz, o fato de ser um parceiro nas urnas e o fato de este parceiro ter “limpado o caminho” para que o “primo” se tornasse prefeito.  Peças do xadrez político foram movimentadas, conseqüências virão, possivelmente para 2024, mas, certamente para 2026, em Santa Cruz e em municípios da região. Uma coisa é o cidadão Fulano de Tal, outra coisa é o deputado Fulano de Tal. Um gabinete na ALEPE aumenta ou pelo menos ajuda a segurar votos. De quebra, aumenta a consideração de parentes “ausentes”.


Gisonaldo Grangeiro, "cearense" de Pernambuco, agrestino do Polo, professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceará e da Rede Municipal de Educação de Fortaleza.

Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe aprova Voto de Repúdio contra prefeito Fábio Aragão

 


A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe aprovou na tarde desta quinta-feira (25/05) durante Reunião Ordinária, o Requerimento 01/2023, de autoria da vereadora Jéssyca Cavalcanti (PSDB), com VOTO DE REPÚDIO ao prefeito Fábio Aragão, pelo tratamento dispensado a categoria de professores de Santa Cruz do Capibaribe ao não garantir reajuste salarial a classe e atacar direitos já adquiridos pela categoria dos professores.

Instituído pela Lei Federal 11.738/2008, o Piso Nacional do Magistério contou neste ano de 2023 com um reajuste de 14,945%. O percentual de aumento foi calculado com base na Portaria Interministerial 6, publicada no Diário Oficial da União de 29 de dezembro de 2022. “Infelizmente, o prefeito Fábio Aragão tem atuado de forma truculenta, fechando canais de diálogo, agindo de forma agressiva com os educadores de nosso município e se negando a garantir o direitos”, destacou a vereadora.

De acordo com Jessyca, o gestor também tem atacado direitos já adquiridos pela categoria, a exemplo do Plano de Cargos e Carreiras (PCC), quinquênios e Previdência Própria do município. “Registramos o nosso total repúdio ao prefeito Fábio Aragão que tem dado claros sinais de que não respeita e não valoriza a educação. A educação não tem preço, agora a falta da educação tem custos irreparáveis”, pontuou Jessyca.

Prefeitura da Terra do Café lança Cartilha sobre o Autismo

 


Aconteceu na manhã de hoje (26), o lançamento da cartilha do TEA – Transtorno do Espectro do Autismo. A Câmara dos Vereadores foi o local escolhido pelas  Secretarias de Saúde e Educação para o evento que contou com a presença do Prefeito, Lero, a Secretária de Saúde, Poliana, o de Educação, Roberto, a de Ação Social, Cinthia, a Presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Lia, integrantes do Conselho Tutelar, enfermeiros, a Psicóloga, Roseane, idealizadora da Cartilha, mães de autistas e populares. 

“Queremos que essas cartilhas cheguem nos quatro cantos do município. Pois sabemos de sua importância para que todos possam ter conhecimento do tema tão importante em nosso cotidiano. Agradeço e parabenizo o Prefeito Lero pela atenção que teve para que a Cartilha fosse elaborada e hoje lançada para toda população”, destacou a Secretária de Saúde, Poliana Santana. 

“A cartilha vem com informações que contribuem para a integração da sociedade e da família à vida do autista, levando-os a perceber a importância das intervenções adequadas, de estimular o diagnóstico precoce através da conscientização de toda a sociedade” pontuou a psicóloga, Roseane. 

“O principal objetivo da cartilha é o de informar e esclarecer toda a sociedade sobre o TEA, para que os autistas tenham a oportunidade de desenvolver seus potenciais, dentro de suas limitações sem nenhum julgamento ou preconceito”, relatou o Secretário de Educação, Roberto Celestino.

“Parabenizo todos os responsáveis pela iniciativa. Precisamos nos unir para que haja igualdade social, sabemos que o autismo tem crescido muito em nossa região e precisamos estar com um olhar especial. Tenho recebido muitos relatos e pedidos de mães de autistas para fazer algo sobre a queima de fogos de artificio em nosso município. Já conversei com os vereadores e vamos encaminhar um Projeto de Lei para coibir tal prática. Precisamos buscar o bem-estar das pessoas que possuem sensibilidade a ruídos, a exemplo autistas, os idosos, além também dos animais de estimação, que muito são afetados pelo barulho gerado durante a queima de fogos”, ressaltou o Prefeito, Lero. 

As Cartilhas já estão disponíveis nas Secretarias de Educação, Saúde e nas repartições públicas. Quem quiser pode buscar a sua totalmente grátis.

MÉDICOS SÃO CONDENADOS A PAGAR INDENIZAÇÃO DE 55 MILHÕES

 

Remédios ineficazes contra covid

A Justiça Federal do Rio Grande do Sul condenou defensores do chamado "tratamento precoce" contra a Covid-19 a pagar indenizações no valor R$ 55 milhões por danos morais coletivos e à saúde. A decisão foi divulgada pelo Ministério Público Federal (MPF) nesta quinta-feira (25).

Segundo a denúncia, os acusados divulgaram um material publicitário que estimulava o consumo de medicamentos para o tratamento ineficaz contra a Covid-19, que também ficou conhecido como "kit covid".

A publicidade foi intitulada "Manifesto Pela Vida" e foi assinada por um grupo chamado "Médicos do Tratamento Precoce Brasil".

No comunicado, os representantes defendiam o uso de medicamentos como hidroxicloroquina e ivermectina. No entanto, estudos científicos comprovaram a ineficácia desses remédios contra a Covid-19.

Segundo o MPF, a recomendação dos medicamentos no informe publicitário não indicava os possíveis efeitos adversos, além de estimular a automedicação.

A Justiça Federal condenou em duas ações a Médicos Pela Vida (Associação Dignidade Médica de Pernambuco) e as empresas Vitamedic Indústria Farmacêutica, Centro Educacional Alves Faria (Unialfa) e o Grupo José Alves (GJA Participações).

*Fonte: G1

FERNANDO RODOLFO E WOLNEY QUEIROZ SE APROXIMAM EM CARUARU

 

Wolney Queiroz (PDT, atual secretário executivo do Ministério da Previdência Social, esteve com o deputado Fernando Rodolfo (PL), durante uma audiência na Câmara Federal. 

Bastou isso para alguém sugerir que os dois podem estar juntos numa dobradinha, em 2024, na disputa pela prefeitura de Caruaru.

Filho do ex-prefeito José Queiroz, Wolney teve mais votos de que Fernando, na capital do Agreste, mas não conseguiu renovar seu mandato.

Rodolfo, natural de Garanhuns, mas que tem domicílio eleitoral em Caruaru, se reelegeu pelo PL e pode ser o candidato do partido de Bolsonaro na disputa política na Terra de Vitalino.

O atual prefeito, Rodrigo Pinheiro, deve disputar a reeleição. Além da máquina da prefeitura, deve contar com o apoio da governadora Raquel Lyra, de quem foi vice.

Outros nomes devem ser lançados na eleição de Caruaru. A oposição, mesmo que se una, não terá missão fácil para derrotar Rodrigo.

*Foto reproduzida do Blog Pernambuco Agora.