As melhores marcas anunciam aqui
sexta-feira, 2 de junho de 2023
GOVERNO DO ESTADO DIVULGA NOTA SOBRE FESTIVAL DE INVERNO
NOTA OFICIAL
O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Secretaria de Cultura, informa que o 31º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) será realizado normalmente. O evento multicultural ocorrerá no mês de julho de 2023. Estranha-se que se publique qualquer informação que distorça esse fato.
Ressaltamos a importância do FIG, um dos maiores circuitos do calendário cultural do nosso Estado, patrimônio da cidade e do Agreste de Pernambuco. O festival é um dos maiores e principais eventos de cultura e arte do Brasil, reunindo música, arte, gastronomia e diferentes tipos de manifestações culturais.
**Esta nota foi divulgada pelo Governo do Estado no final da tarde. Como o leitor vai perceber é muito vaga. Não dá para saber se o recado é para o jornalista Edmar Lyra, o secretário Daniel Coelho ou deputado Abimael Santos.
Pode ser também um recuo, para não ter de pedir desculpas ao povo de Garanhuns.
quarta-feira, 31 de maio de 2023
Elaine Silva reassumirá a presidência do Santa Cruz Prev
A partir desta quinta-feira (01°), Elaine Silva reassumirá a presidência do Santa Cruz Prev (Fundo Municipal de Previdência Social de Santa Cruz do Capibaribe). Ela geriu o órgão por vários anos durante a gestão do Governo de Edson Vieira.
Com a ida de Elaine Silva para a presidência do Santa Cruz Prev; Marcos Antônio assumirá a partir desta quinta, a Secretaria Extraordinária de Habitação, pasta que foi recém criada no Governo Fábio Aragão.
QUEREM ACABAR COM O FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS?
Edmar Lyra, jornalista da capital, postou a foto acima e publicou hoje esta notícia, que deve deixar o garanhuense com a "pulga atrás da orelha":
O deputado estadual Abimael Santos, vice-presidente da comissão de desenvolvimento econômico e turismo da Alepe, esteve em uma reunião com o secretário de turismo do Estado de Pernambuco, Daniel Coelho. Na oportunidade, trouxe em primeira mão a informação de que o festival de inverno que já acontece em Garanhuns será ampliado para outros municípios, tornando-se no Festival de Inverno de Pernambuco, esta decisão de expandir o festival veio da governadora Raquel.
Pelo que entendi querem expandir o Festival. Ou dividir, pulverizar.
Pela nota do Edmar nem Festival de Inverno de Garanhuns será mais e sim Festival de Inverno de Pernambuco.
Algumas pessoas da cidade já se manifestam pelas redes sociais, com preocupação.
O FIG em 2022 viveu a 30ª edição, que foi histórica. Um evento ampliado de 9 para 17 dias, com atrações para todos os gostos.
Este Festival, criado por Ivo Amaral, com o apoio do governador Joaquim Francisco, cresceu ao longo de três décadas graças a Arraes, Jarbas, Eduardo Campos e Paulo Câmara.
Raquel Lyra, que venceu a eleição em Garanhuns por larga diferença, talvez mal assessorada, é o primeiro governante estadual a fazer uma tentativa de mexer no que está certo.
Lembro que no Governo de Jarbas ainda se criou um tal de Circuito do Frio, com pretensões de fazer festivais menores em cidades como Triunfo, Pesqueira e Gravatá.
O garanhuense, na época, não gostou e fez questão de deixar isso muito claro. O tal circuito fracassou, o projeto foi abandonado sem alardes e ninguém sentiu falta.
Lógico que o FIG continuou forte.
Porque o Festival de Inverno de Garanhuns já é um patrimônio de Pernambuco. É um evento multicultural e plural como não se faz outro em nenhum lugar do país,
Nem São Paulo e Minas Gerais, que têm grandes festivais de música, fazem um evento tão grandioso quanto o FIG.
É um Festival de 30 anos, apoiado por todos os prefeitos de Garanhuns e governadores de Pernambuco de 1991 até os dias de hoje.
Uma festa que atrai os jovens do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Maceió, Natal, Aracaju, Caruaru, Arcoverde, Pesqueira, Lajedo, Bom Conselho, São Bento do Una, gente de Palmeira dos Índios, de Arapiraca, de Serra Talhada, enfim de todas as cidades de porte de Pernambuco e de Estados vizinhos.
No FIG, talvez a governadora e Daniel Coelho não saibam, porque entendem mais do São João de Caruaru, vem gente de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, dos mais diferentes estados do Sudeste e Sul do país.
Por esta cidade, chamada merecidamente de Suíça Pernambucana, já passaram, durante o Festival de Inverno os nomes mais importantes da música brasileira, além de valores de outros países.
Aqui se apresentaram Milton Nascimento, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Fagner, Martinho da Vila, Cássia Eller, Belchior, Maria Rita, Dominguinhos, Skank, Jota Quest, Wanderléa, The Fevers, Jerry Adriani, Zeca Baleiro, Chico César, Alceu Valença, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Adriana Calcanhoto, Edson Cordeiro, Reginaldo Rossi, Adilson Ramos, Ana Carolina, Quinteto Violado, Banda de Pau e Corda, Titãs, Vanessa da Mata e tantos outros nomes de peso que nem dá pra citar todo mundo.
Além dessas feras todas aí e outras que não foram mencionadas, tivemos grandes nomes do teatro, fomentamos a literatura, o cinema, o circo, a cultura popular.
E sabe o que mais, que essas pessoas de fora de Garanhuns não sabem?
Uma atração à parte no FIG, independente da programação (que merece ser boa, sempre) é a cidade, o seu clima, a garoa que cai no mês de julho. São os parques Pau Pombo e Euclides Dourado, é o Espaço Luís jardim, o Castainho, a Catedral, o Centro Cultural Alfredo Leite.
Garanhuns é Pernambuco, sim, meus senhores. Mas nem por isso pode ser despedaçada, diminuída, desrespeitada.
Tão logo saiu esta notícia dada pelo jornalista Edmar Lyra, um colega de imprensa da capital comentou no meu espaço no Instagram: "Viva o FIG! Respeitem Ivo Amaral!".
Daí que chegamos à conclusão de que estão desrespeitando o prefeito atual do município, um ex-prefeito que nos deixou o ano passado e a memória também de Joaquim Francisco, co-fundador do Festival, assim como Rubinho Valença.
Estamos às portas de junho e nem o prefeito Sivaldo Albino sabe ainda como vai ser a programação, se terá direito de bancar uma boa atração com recursos do município.
Porque a única certeza que se tem, até o momento, é que vão reduzir os dias do Festival. Não será realizado em três finais de semana, como o ano passado, mas apenas em dois. Serão 10 dias e não 17 como aconteceu em 2022.
Isso trará prejuízos ao município. O comércio, a rede hoteleira, os restaurantes, os bares, os vendedores informais, todos vão faturar menos, porque serão menos dias, menos gente virá à cidade e alguns milhões deixarão de circular na economia.
Essa notinha do Edmar preocupa os amantes do FIG, as autoridades locais, os artistas de Garanhuns, os dirigentes da Câmara dos Dirigentes Lojistas e todos que vivem o dia a dia da Suíça Pernambucana e querem vê-la andando pra frente e não para trás.
Não gosto de ser grosseiro, procuro ser elegante com as palavras mesmo quando critico, mas não resisto: "De quem foi essa ideia de jerico de fracionar o Festival?".
Podem fazer festa em Triunfo, em Pesqueira, em Gravatá, em Caruaru, em Bezerros, em Bodocó, em qualquer lugar. Promovam eventos nas cidades que garantam diversão, gerem emprego e renda.
Mas não dá para fazer isso sem mexer com o Festival de Inverno de Garanhuns, que pela informação do jornalista será apenas mais um, dentro do Festival de Inverno de Pernambuco?
Depois da decisão de reduzir o FIG, após esse anúncio que vão dividir o Festival, só falta agora o governo nos presentear com uma programação chinfrim, aquém do que tivemos nos anos anteriores.
Vamos aguardar, para ver se não piora ainda mais. Que venham artistas de peso, como sempre foi. Não podemos ser decepcionados. Se não seguirem o modelo que tem dado certo, em 30 anos, até os turistas serão poucos.
Não queremos isso, queremos o Festival de Inverno grande, como sempre foi.
E que muitas vozes se levantem em defesa do FIG, inclusive a do deputado Izaías Régis, que é líder do governo Raquel Lyra na Assembleia Legislativa.
Taquaritinga do Norte, voltará a sediar o Festival de Inverno após articulação de Abimael Santos e Jobson da Internet
Durante a reunião, o Deputado Abimael Santos trouxe a emocionante notícia de que o Festival de Inverno, que já acontece na cidade de Garanhuns, será ampliado para outros municípios, tornando-se o Festival de Inverno de Pernambuco. Essa decisão de expansão veio diretamente da governadora Raquel Lyra, visando promover o turismo e o desenvolvimento econômico no estado.
Dentre os municípios contemplados, Taquaritinga do Norte se destaca por seu clima frio durante o inverno, o que atrai turistas de todo o país em busca de paisagens encantadoras e experiências únicas. Além do Festival de Inverno, a cidade já é conhecida pelo famoso Festival do Café Cultural, realizado todos os anos em julho. Com essa nova conquista, Taquaritinga do Norte se tornará uma premiada pelo governo, sediando dois festivais de grande importância cultural e turística.
A articulação de Jobson e a boa parceria com o Deputado Abimael Santos têm chamado a atenção, evidenciando que, mesmo sem mandato, Jobson continua trabalhando incansavelmente ao lado do deputado, mostrando que é possível realizar um trabalho voltado para o desenvolvimento da região. A união de esforços entre o setor privado e o setor público é fundamental para impulsionar o crescimento econômico e o turismo local, beneficiando tanto os moradores quanto os visitantes.
Com a confirmação do Festival de Inverno em Taquaritinga do Norte, a cidade se prepara para receber turistas e promover uma programação diversificada, com apresentações artísticas, shows musicais, exposições e atividades culturais, proporcionando momentos de entretenimento e valorização da cultura local. O evento fortalecerá a imagem do município como um destino turístico imperdível durante a estação mais fria do ano.
terça-feira, 30 de maio de 2023
Pavão confirma apoio a Alisson Dias
O popular Pavão, que tem um comercio na zona rural de Taquaritinga do Norte, confirmou apoio ao pré-candidato Alisson Dias no ultimo fim de semana.
Alisson que teve uma agenda lotada de eventos nesse último fim de semana, aproveitou para ir na residência de Pavão, e firmar compromisso para o próximo ano.
Além de Alissinho, várias lideranças do grupo calabar estiveram presente, inclusive o prefeito Lero, que falou sobre o desempenho de Alisson Dias nas visitas pelo município. “O amigo Pavão é uma importante liderança da região rural de Taquaritinga do Norte, pois ele recebe muita gente em seu comercio, e veio se somar ao nosso time. Tudo isso está acontecendo por conta da competência e capacidade de agregar de Alisson Dias”, disse Lero.
JOÃO CAMPOS VENCE QUALQUER ADVERSÁRIO NA ELEIÇÃO DE 2024
Priscila Krause (Cidadania), vice-governadora de Pernambuco, somou apenas 8% no levantamento do Ipespe. Os números são semelhantes a de outros dois institutos que já fizeram pesquisa na capital.
João caminha tranquilo para a reeleição e somente uma catástrofe seria capaz de mudar o quadro favorável.
Foram sete cenários diferentes testados pelo Ipespe, todos amplamente favoráveis ao filho de Eduardo Campos. Além de Marília e Priscila, no segundo e terceiro lugares, distantes, pontuaram na pesquisa o deputado João Paulo (PT), Daniel Coelho (Cidadania), Clarissa Tércio (PP) e André Ferreira (PL).
A pesquisa do Ipespe foi realizada de forma presencial nos últimos dias 26 e 27 de maio, entrevistando mil eleitores de Pernambuco com idade a partir de 16 anos.
*Foto reproduzida do site do Diário de Pernambuco.
segunda-feira, 29 de maio de 2023
Em Santa Cruz do Capibaribe grupo de oposição realiza encontro com pré-candidatos
Lero fala de sua administração, defende nome de Allison Dias e celebra volta de Diogo Moraes a Alepe
Eleito prefeito de Taquaritinga do Norte pela primeira vez em 2016, Ivanildo Lero se aproxima do final de um intenso ciclo administrativo. Responsável pela gestão de uma das mais belas e tradicionais cidades do interior de Pernambuco, ele chega a 2023 bem avaliado perante a população e a frente das principais políticas do seu grupo político, o Calabar.
Carro popular terá desconto de até 10,96% com alívio de impostos, anuncia Alckmin
Criminoso confesso - Roberto Jefferson confirma que jogou granadas e fez 50 disparos de fuzil contra agentes da Polícia Federal
O ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) confirmou nesta sexta-feira (26), em depoimento à Justiça Federal de Três Rios, que atirou cerca de 50 vezes e que arremessou três granadas contra os quatro policiais federais que foram prendê-lo em outubro de 2022, mas sem a intenção de matar.
DE DIOGO MORAIS PARA EDUARDO DA FONTE: “APESAR DE VOCÊ, AMANHÃ HÁ DE SER UM NOVO DIA”
O vereador Carlinhos da Conab e ser partner, “cangaceiro” Jairo Gomes, começaram assim o programa matinal do último sábado: “muitos torceram para que o deputado Diogo Morais não voltasse” (Carlinhos); “Ele voltou, Carlinhos, e voltou a contragosto de muitos”(Jairo Gomes). Engano ou desinformação dos ilustres, ele voltou e não foi a contragosto de muitos e sim apesar do trabalho de poucos, como a bancada do PP na ALEPE, sob as ordens do “parceiro?” de Diogo, deputado Eduardo da Fonte, e da articulação explícita da governadora Raquel Lyra. Era grande a expectativa na circulação do diário oficial da quarta-feira, 24 de maio. Não faz muito tempo que Diogo e Edson Vieira, por exemplo, estiveram no mesmo palanque, sob as bênçãos da raposa política Eduardo Campos. Hoje são adversários, mas certamente não são inimigos. Assim como o empresário Alan Carneiro. Então, “torcer contra” na política, se a abstração dos dois for verdadeira, é uma naturalidade equivalente a torcer contra um time de futebol adversário; Além disso, como provar que “muitos torceram contra”? Foi o técnico da Caixa que mensurou a capacidade dos adversários de Diogo de terem torcido contra? A “torcida contra” que seria indigna e reprovável é um político fazer chacota de um traço físico de um adversário, sobre o qual não se tem domínio.
Lembramos muito bem que em 1950, em pleno Maracanã, 173.850 torcedores brasileiros “torceram contra” o minúsculo Uruguai, mas, ao final, a conquista foi para Montevideo e não para a sala de troféus do estádio carioca. Portanto, em se tratando dos ilustres citados, é forçoso grifar o pleonasmo: “quem ganha o jogo é o jogador e não a torcida”. A tragédia do Maracanã é apenas um de inúmeros exemplos em que dezenas de milhares fizeram figa, “secaram”, mas o atacante foi lá e furou a rede da legião que apelou para a mandinga. O que poderia ter mudado o destino do agora deputado Diogo Morais foi a tabelinha Eduardo-Raquel, pois não apenas “torceram contra”, mas trabalharam fortemente para que o socialista ficasse na suplência, com a mercadoria que importava, o voto e não a “torcida contra”. Como sugeriu o trecho da música acima citado, a quarta-feira, 24/05, foi sim um novo dia para Diogo Morais. Apesar do PP, de Raquel Lyra, de Eduardo da Fonte, supostamente do diário oficial e da caneta BIC, o herdeiro de Ozeas Morais saiu do banco e reservas e pulou para a titularidade. E prometeu “gols”. Daí se tira o tamanho do alívio e a decepção com os “aliados” que tentaram puxar o seu tapete. Caso tenha assistido ao programa, Da Fonte deve ter ficado constrangido com as palavras do seu aliado vereador.
Omissão também é uma forma de “torcer contra”. Aliás, uma pessoa pode ser enquadrada no CP caso se omita em prestar socorro a alguém tendo as condições de fazê-lo. Ou seja, a pessoa “não fez nada”, mas se viu envolvida porque poderia ter prestado uma ajuda em determinada circunstância e não o fez. Se o “primo” do deputado Diogo fez algo por ele, não é do conhecimento público. Apesar de compreendermos o embaraço em que se encontrava. De um lado, seu “chefe político” não só “torcendo contra”, mas trabalhando contra Diogo e do outro o laço familiar, o fato de ser tratar de um político de Santa Cruz, o fato de ser um parceiro nas urnas e o fato de este parceiro ter “limpado o caminho” para que o “primo” se tornasse prefeito. Peças do xadrez político foram movimentadas, conseqüências virão, possivelmente para 2024, mas, certamente para 2026, em Santa Cruz e em municípios da região. Uma coisa é o cidadão Fulano de Tal, outra coisa é o deputado Fulano de Tal. Um gabinete na ALEPE aumenta ou pelo menos ajuda a segurar votos. De quebra, aumenta a consideração de parentes “ausentes”.
Gisonaldo Grangeiro, "cearense" de Pernambuco, agrestino do Polo, professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceará e da Rede Municipal de Educação de Fortaleza.
Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe aprova Voto de Repúdio contra prefeito Fábio Aragão
Prefeitura da Terra do Café lança Cartilha sobre o Autismo
“Queremos que essas cartilhas cheguem nos quatro cantos do município. Pois sabemos de sua importância para que todos possam ter conhecimento do tema tão importante em nosso cotidiano. Agradeço e parabenizo o Prefeito Lero pela atenção que teve para que a Cartilha fosse elaborada e hoje lançada para toda população”, destacou a Secretária de Saúde, Poliana Santana.
“A cartilha vem com informações que contribuem para a integração da sociedade e da família à vida do autista, levando-os a perceber a importância das intervenções adequadas, de estimular o diagnóstico precoce através da conscientização de toda a sociedade” pontuou a psicóloga, Roseane.
“O principal objetivo da cartilha é o de informar e esclarecer toda a sociedade sobre o TEA, para que os autistas tenham a oportunidade de desenvolver seus potenciais, dentro de suas limitações sem nenhum julgamento ou preconceito”, relatou o Secretário de Educação, Roberto Celestino.
“Parabenizo todos os responsáveis pela iniciativa. Precisamos nos unir para que haja igualdade social, sabemos que o autismo tem crescido muito em nossa região e precisamos estar com um olhar especial. Tenho recebido muitos relatos e pedidos de mães de autistas para fazer algo sobre a queima de fogos de artificio em nosso município. Já conversei com os vereadores e vamos encaminhar um Projeto de Lei para coibir tal prática. Precisamos buscar o bem-estar das pessoas que possuem sensibilidade a ruídos, a exemplo autistas, os idosos, além também dos animais de estimação, que muito são afetados pelo barulho gerado durante a queima de fogos”, ressaltou o Prefeito, Lero.
As Cartilhas já estão disponíveis nas Secretarias de Educação, Saúde e nas repartições públicas. Quem quiser pode buscar a sua totalmente grátis.
MÉDICOS SÃO CONDENADOS A PAGAR INDENIZAÇÃO DE 55 MILHÕES
A Justiça Federal do Rio Grande do Sul condenou defensores do chamado "tratamento precoce" contra a Covid-19 a pagar indenizações no valor R$ 55 milhões por danos morais coletivos e à saúde. A decisão foi divulgada pelo Ministério Público Federal (MPF) nesta quinta-feira (25).
Segundo a denúncia, os acusados divulgaram um material publicitário que estimulava o consumo de medicamentos para o tratamento ineficaz contra a Covid-19, que também ficou conhecido como "kit covid".
A publicidade foi intitulada "Manifesto Pela Vida" e foi assinada por um grupo chamado "Médicos do Tratamento Precoce Brasil".
No comunicado, os representantes defendiam o uso de medicamentos como hidroxicloroquina e ivermectina. No entanto, estudos científicos comprovaram a ineficácia desses remédios contra a Covid-19.
Segundo o MPF, a recomendação dos medicamentos no informe publicitário não indicava os possíveis efeitos adversos, além de estimular a automedicação.
A Justiça Federal condenou em duas ações a Médicos Pela Vida (Associação Dignidade Médica de Pernambuco) e as empresas Vitamedic Indústria Farmacêutica, Centro Educacional Alves Faria (Unialfa) e o Grupo José Alves (GJA Participações).
*Fonte: G1
FERNANDO RODOLFO E WOLNEY QUEIROZ SE APROXIMAM EM CARUARU
Wolney Queiroz (PDT, atual secretário executivo do Ministério da Previdência Social, esteve com o deputado Fernando Rodolfo (PL), durante uma audiência na Câmara Federal.
Bastou isso para alguém sugerir que os dois podem estar juntos numa dobradinha, em 2024, na disputa pela prefeitura de Caruaru.
Filho do ex-prefeito José Queiroz, Wolney teve mais votos de que Fernando, na capital do Agreste, mas não conseguiu renovar seu mandato.
Rodolfo, natural de Garanhuns, mas que tem domicílio eleitoral em Caruaru, se reelegeu pelo PL e pode ser o candidato do partido de Bolsonaro na disputa política na Terra de Vitalino.
O atual prefeito, Rodrigo Pinheiro, deve disputar a reeleição. Além da máquina da prefeitura, deve contar com o apoio da governadora Raquel Lyra, de quem foi vice.
Outros nomes devem ser lançados na eleição de Caruaru. A oposição, mesmo que se una, não terá missão fácil para derrotar Rodrigo.
*Foto reproduzida do Blog Pernambuco Agora.