As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sábado, 16 de janeiro de 2016

Hospital Municipal Raimundo Aragão teve mais de 104 mil atendimentos em 2015


Tido como referência na região, o Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão superou em 2015 seus próprios índices de atendimento. Segundo dados do hospital Raimundo Aragão, em 2015 foram realizados mais de 104 mil atendimentos de emergência além de mais de 400 cirurgias.

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através de Secretaria de Saúde, mantem o atendimento 24h a disposição da população para procedimentos de urgência e emergência, e mesmo enfrentando a escassez de repasses federais, a gestão municipal conseguiu manter o hospital funcionando com médicos todos os dias, virando referência na região.

A reestruturação de toda parte do atendimento de urgência e emergência, foram algumas das ações implantadas pela gestão. “Trabalhamos diariamente para que a população de Santa Cruz do Capibaribe tenha acesso a um serviço de saúde de qualidade. O nosso compromisso se renova a cada vez que um cidadão santa-cruzense precisa de atendimento em saúde nas nossas unidades,”


frisou o prefeito Edson Vieira. O hospital municipal passou a contar com três plantonistas todos os dias para melhor atender a população.   

“Esses números refletem o compromisso do prefeito Edson Vieira com a população de Santa Cruz do Capibaribe. Mesmo sem receber os repasses do Governo Federal nos dias previstos, além dos cortes feitos pelo Ministério da Saúde, o prefeito manteve todo sistema de saúde funcionando o que tornou nossa unidade como referência na região, sendo procurada pela população das cidades circunvizinhas,” destacou o secretário de saúde Breno Feitoza.

PREFEITO VAIADO

Na noite da quinta-feira dia 14, penúltimo dia da Festa de Santo Amaro, em Taquaritinga do Norte, o prefeito Evilásio Araújo (PSB) foi vaiado enquanto falava ao público no palco do evento, momentos antes do show do Trio Asas da América.

As vaias começaram quando o prefeito foi anunciado, e no momento que falou sobre “investimentos” na saúde, as vaias aumentaram.

Seu discurso durou cinco minutos, e deixou muitos partidários constrangidos. 

Foto Marcondes Moreno (Arquivo) - Do Blog Sulanca News

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Maleah for girls




DESMANCHE DE MOTOCICLETAS É DEBELADO EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE


 Durante a madrugada desta quinta-feira (14), após receber denúncia anônima informando que meliantes estariam em uma residência desmanchando uma motocicleta roubada, a Polícia Militar fez diligência até a Rua João Pessoa no bairro Santo Agostinho em Santa Cruz do Capibaribe.


 As equipes ROCAM, GATI e Oficial de Operações efetuaram a abordagem que culminou com as prisões de Raniery da Silva Souza, vulgo “Costela”, de 28 anos de idade, residente Rua 1º de Maio no mesmo bairro. Também foi preso José Frederico Honório Silva, de 31 anos, residente na Rua Maria de Lourdes Silva Torres também no Santo Agostinho, além de Carlos Augusto Rodrigues, de 24 anos, morador da Rua Projetada na mesma comunidade.

 Os indivíduos foram flagrados desmontando a motocicleta Honda Bros de cor vermelha e placa PDQ-2929 que apresentava restrição de roubo. A Polícia informou que o veículo foi tomado em um assalto no dia 03 de janeiro.
 Ainda na oportunidade foram apreendidas mais três motocicletas de procedência duvidosas, sendo duas Traxx, uma de cor azul/sem placa e outra de cor vermelha também sem placa; e uma Honda Bros de cor vermelha e placa KGG-1879. Também foram encontradas no local várias peças de diferentes motos, todos em novo estado de conservação.


 O Raniery já tem passagem pelo Presídio Juiz Plácido de Souza de Caruaru, onde cumpriu pena por receptação de motocicletas roubadas. Todos os imputados foram encaminhados e entregues na Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe.



Do: Blog Agreste Notícia

INTERNAUTAS VEEM FALTA DE CLASSE DE IVETE SANGALO POR CONTA DE CENA DE CIÚME NO PALCO

Os internautas não viram com bons olhos a atitude de cantora Ivete Sangalo, que durante show na entrada do Ano Novo deu uma bronca de cima do palco no marido, Daniel Cady, porque este estava conversando muito com Carla Verde, artista praticamente desconhecida do público.

Apesar da fama e de ter uma legião de fãs por todo o Brasil, o gesto da baiana foi considerado uma evidência de que “não adianta ter dinheiro sem classe” por 43% dos que votaram na última enquete do blog. Outros 20% opinaram que a cena de ciúme foi “coisa de mulher barraqueira”. 18% não viram nada demais no que a cantora fez, enxergando no episódio muito sensacionalismo por parte da mídia. Apenas 3% dos que votaram acreditam na desculpa do marido de Ivete, que no dia seguinte ao “escândalo” disse que tudo não passou de “uma brincadeira da mulher”.

Já se passaram dias desse episódio, que, no entanto, continua rendendo, tanto que Ivete Sangalo foi entrevistada ontem à noite no Fantástico e falou pela primeira vez sobre o assunto. Não revelou nada de novo, porém, se limitando a endossar as palavras de Daniel Cady. Segundo ela, tudo não passou mesmo de brincadeira.


Quase ninguém acredita nisso, mas deixa pra lá. A cantora tem muito crédito no mercado e não vai perder os fãs por conta de um ataque de ciúmes filmado ao vivo e que foi parar na internet.

PTB perde quadros importantes em Pernambuco


O PTB pernambucano experimentou um período de expansão quando passou a ser liderado pelo senador Armando Monteiro, mas entrou numa fase de encolhimento.

Perdeu inicialmente para o PROS o então deputado federal José Augusto Maia, ainda que sua saída tenha sido combinada com o próprio Armando para garantir mais um partido em seu palanque nas eleições de 2014. E acaba de perder para o PMB (Partido da Mulher Brasileira) os deputados federais Ricardo Teobaldo e Adalberto Cavalcanti. Não se sabe qual foi a lógica dessa troca.

De resto, o PTB deve perder ainda o deputado estadual Romário Dias e o vereador recifense Carlos Gueiros, sendo que já tinha perdido em 2015 os prefeitos Bruno Martiniano (Gravatá) e Madalena Brito (Arcoverde), e o vereador Eduardo Marques.

Em baixa o principal partido de oposição ao PSB de Paulo Câmara se vê esfraquecido para as eleições de 2016, o que já reflete em "Armandão" que já vê como uma missão quase impossível derrubar a "Frente Popular" em 2018.

Zeca retira seu nome da disputa pela prefeitura de Taquaritinga


O secretário de obras do município de Taquaritinga do Norte e atual presidente do PSDB da cidade, Zeca Coelho, concedeu entrevista ao programa Cidade em Foco e na oportunidade confirmou a retirada de seu nome para a disputa a prefeitura da Dália da Serra. 

O mesmo ratificou que não houve uma desistência de uma pré-candidatura, já que ele apenas tinha colocado seu nome a disposição de uma pesquisa, porém, ele disse considerar que não é o momento propício para lançar seu nome, chegando a conclusão que é melhor dar o apoio necessário ao nome escolhido pelo grupo Calabar, grupo do qual é integrante. 

"Não é um momento propicio, se houvesse aquele momento de união, nós estaríamos na luta" declarou Coelho.

Ao comentar sobre suas expectativas a respeito do ano de 2016, Zeca afirmou "Acredito muito no amanhã, estou certo que  2016 vai ser de muitas dificuldades, mas nós vamos trabalhar para superar essas dificuldades". 

Santa Cruz


Vice-Prefeito Lero prestigia posse de novos conselheiros tutelares


Os novos membros do Conselho Tutelar de Taquaritinga do Norte tomaram posse na manhã deste sábado (09). A cerimônia ocorreu na Câmara Municipal.

Os empossados foram eleitos no dia 04 de outubro de 2015. O vice-prefeito Ivanildo Mestre (Lero), prestigiou a posse e parabenizou os novos membros do referido conselho. “Podem continuar contando com o nosso apoio, a população elegeu e delegou a todos vocês o dever de defender as crianças com direitos violados. É importante que a população acompanhe este trabalho e tenha sempre os telefones de plantão do Conselho Tutelar para denunciar quando presenciar algum ato de violência ou negligência contra crianças e adolescentes”, destacou.

Os vereadores Geovane, Eraldo da Pedra Preta e Luquinha também prestigiaram a solenidade de posse dos novos conselheiros, que a partir de agora serão Ykaro Andrade, Ronilson Medeiros, Ivanildo, Risa e Maria Helena, como titulares e também por ordem de votação, os suplentes serão: Marcos Pontes, Celso Capoeira, Dimas Oliveira, Claudia Pifane e Marcelo Gonzaga. (FONTE: Blog Pão de Açúcar News)

"A oposição quer ganhar no tapetão, porque sabe que perde nas urnas" afirma Edson Vieira

O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Viera (PSDB), em entrevista ao programa Direto ao Ponto, nesta terça-feira (12), durante visita a obras em andamento no bairro Dona Lica II falou a respeito das preparações para as eleições municipais deste ano, além, das informações que deram conta de uma lista de demissões na prefeitura e novidades no caso KMC Locadora, na oportunidade o mesmo não economizou criticas a oposição da cidade.

Eleições 2016 - Segundo o prefeito, as preparações para o próximo pleito estão ocorrendo da forma esperada, porém, o mesmo destacou que não deixa de ter o devido cuidado com administração, ratificando que foi eleito para administrar. Edson falou da conjuntura politica e apoios que detêm em diversas esferas do poder público, falando em especial do apoio popular.

“Temos o apoio maciço da população de Santa Cruz do Capibaribe que aprova a nossa gestão e que vai deixar Santa Cruz crescendo e continuando com esse trabalho. Santa Cruz não quer mais ver aquele passado sombrio” afirmou o prefeito.

Lista de demissões - Ao falar sobre informações que dão conta de que seriam realizadas demissões em massa de funcionários da prefeitura da cidade Edson afirmou que se trata de falácias da oposição.

“São falácias da oposição. A oposição fala muito, mas não faz nada, o grande problema é esse. Já eu falo pouco e trabalho muito. E mais uma vez ficam inventando estórias, mentiras. O que a oposição quer é que a gente tire da prefeitura mil pessoas, e isso a gente não vai fazer, porque a prefeitura necessita desses funcionários” afirmou Edson.

Segundo Edson a oposição quer com essas atitudes tumultuar, evidenciando o medo do grupo Taboquinha em enfrenta-lo eleitoralmente.  

“Na hora que a oposição quer tumultuar, é porque ela tem medo eleitoralmente de nos enfrentar, e quer tumultuar todo o jogo, pra querer ganhar uma eleição no tapetão, e isso a gente não aceita, nós vamos pra disputa” disse.

Novidades no caso KMC - Ao falar sobre a reação da oposição diante do envio do Ministério Público à Procuradoria Geral do Estado da denúncia no caso KMC Locadora, Edson reafirmou que se trata de algo natural, já que tem foro privilegiado, esclarecendo que a Procuradoria ainda não decidiu se acata ou não a denúncia.

“Eles tem medo de nos enfrentar, essa é a verdade, eu nunca vi uma agonia dessas em cima do prefeito Edson Vieira. Isso é corriqueiro, não tem nada de anormal e está dentro do trâmite que nossa equipe jurídica está provocando” concluiu o prefeito. 

Com informações do Blog Direto ao Ponto

DE OLHO NAS ELEIÇÕES DE 2016 - TAQUARITINGA DO NORTE


Os pré-candidatos Irmão Naldo e Zé do Bolo, parte em busca de mais apoios ao grupo do vice-prefeito Lero. Segundo informações, ambos já teriam conversado com o Deputado Federal Mendonça Filho (DEM), para uma possível adesão do partido Democratas ao grupo, tendo como objetivo unir mais forças para apoiar a pré-candidatura não só deles, mais também a do vice-prefeito Lero, que irá enfrentar as eleições para garantir sua cadeira no executivo municipal. 

Aproveitando também, parabenizamos ao amigo Zé do Bolo, por seu aniversário, desejamos que Deus derrame todas bençãos divinas sobre a vida do mesmo, em nome do vice-prefeito Lero, deixamos aqui nossas felicitações.

Por Edson Arruda

Parabéns

Ministério Público de Pernambuco formula projeto para recuperar nascentes na Dália da Serra


Através do promotor Iron Miranda dos anjos começa a tomar corpo mais uma daquelas iniciativas que merecem receber nossos aplausos de pé e por longos minutos.

O Projeto Recuperação de Nascentes tem como objetivo articular técnicos para atuar na recuperação de nascentes de água na cidade de Taquaritinga do Norte e irá trazer benefícios para a Dália da Serra e para vários municípios circunvizinhos que compram o líquido, dentre eles, Santa Cruz do Capibaribe.

Quarta-feira da próxima semana acontecerá um trabalho de campo para conhecer as nascentes in loco e selecionar as primeiras nascentes para recuperação.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômicos de Santa Cruz do Capibaribe, que a pedido do Ministério Público está articulando com a UFRPE e outros atores fundamentais para o projeto acontecer, conversou com nossa reportagem e falou sobre o projeto ´´ é um projeto muito importante para Taquaritinga e municípios circunvizinhos, pois tem seu foco principal num conceito simples de sustentabilidade, cuidar e racionalizar hoje para não faltar amanhã`` disse Bruno Bezerra. (Do. Blog do Melqui)


SECRETARIA DE MOBILIDADE URBANA DESTACA AÇÕES



 Santa Cruz do Capibaribe passou por muitas mudanças no trânsito em 2015, as mudanças evolveram toda a cidade. O Secretário de Mobilidade e Gestão Fábio Aragão, falou sobre as principais ações e de suas perspectivas para 2016.

Melhorias no Trânsito - As ruas Cabo Otávio Aragão e Dr. Silvio Romero Monteiro tiveram modificações em seus sentidos. Para orientar os motoristas, os agentes de trânsito estiveram nos locais, orientando qual o sentido correto das vias.

 Criação do projeto Cidade Lazer - O projeto Cidade lazer foi criado pela Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Cidadania e Inclusão Social, em conjunto com a Secretaria de Mobilidade Urbana. O projeto tem a finalidade de proporcionar a população um espaço agradável de encontros familiares e amigos. Acontece na Avenida 29 de Dezembro todos os domingos, entre as 8h e às 17h.
 Blitz educativas - Durante todo ano, a Secretaria de Mobilidade Urbana realizou ações educativas no trânsito. O objetivo foi alertar os motoristas sobre a necessidade do uso de equipamentos de segurança, como cinto de segurança e os perigos do condutor alcoolizado ao volante.

 Semana Nacional do Trânsito - Santa Cruz do Capibaribe vivenciou algumas ações em comemoração a Semana Nacional do Trânsito. Na Avenida 29 de Dezembro foram realizadas atividades do SAMU e panfletagens com crianças do Serviço de Fortalecimento de Vínculos. No Teatro Municipal foram promovidas palestras e fórum de debates sobre prevenção dos acidentes de trânsito com equipes das Secretarias de Saúde e Mobilidade Urbana, nas escolas foram realizadas aulas de educação no trânsito.
Para 2016, conclusão do Projeto Zona Azul - O Projeto Zona Azul está próximo de ser implantado em Santa Cruz do Capibaribe, o programa consiste em estacionamentos rotativos, que tem o objetivo de promover a melhoria do fluxo das vagas existentes, disciplinando o espaço urbano e permitindo maior oferta de vagas de estacionamento no Centro da cidade.

Vereador João da Banda participa de caminhada de Santa Amaro em Taquaritinga do Norte

 O vereador João da Banda (PSDB), participou na tarde desta, quarta feira, da tradicional caminhada de Santa Amaro em Taquaritinga do Norte.

A caminha saiu de Santa Amaro no Recife, e vem até Taquaritinga do Norte, onde os peregrinos são recebidos pela população nortetaquaritinguense. O vereador João da Banda, católico fervoroso, participou da recepção aos devotos de Santo Amaro.


Dois maiores grupos políticos de Toritama se une, agora é ela Lucinha e o menino

Agora é pra valer, parte da oposição de Toritama se une e deixa os adversários preocupados. Em uma festa de comemoração da posse do conselheiro tutelar, popular Barrado ouve um encontro entre a vice-prefeita Lucinha Pereira e o ex-prefeito de Toritama Flavio Lima onde ambos afirmaram uma aliança entre os dois maiores grupos da oposição,

 O ex-prefeito Flavio Lima disputou a reeleição em 2012 e perdeu a eleição passada para o grupo do prefeito atual Odon Ferreira da Cunha, com a soma de 12,664 mil votos, ele teve quase nove mil votos.
Com essa aliança com a vice-prefeita Lucinha Pereira que também já perdeu uma eleição em 2008 enfrentando os candidatos Flavio Lima, Odon Ferreira e Doutor do Sitio São João, na época ela somou quase quatro mil votos, disputando com mais três (3) candidatos, agora em 2016 com esta união o grupo tem tudo para vencer as eleições tranquilamente, os mesmos são duas lideranças políticas fortíssimas. Com a firmação desta junção os grupos políticos estão quase definidos, até o presente momento ainda temos quatro (4) pré-candidatos para disputa, são eles: a vice-prefeita Lucinha Pereira, o atual prefeito Odon Ferreira da Cunha, Genilson Gonçalo e o Presbítero Edilson Tavares.
Como ainda temos muito tempo para os pré-candidatos tanto a prefeito e vereadores tem muita Água ainda pra rolar e surpresa como é normal em toda cidade, aguardamos mais acontecimento político na cidade do Jeans.
Redação: Antônio Luiz.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016


Wendell Lira bate figurões e leva prêmio de gol mais bonito do ano

Pela primeira vez, o gol mais bonito do ano não vem da elite do futebol mundial. Apoiado por uma forte campanha nas redes sociais, o brasileiro Wendell Lira saiu do modesto Campeonato Goiano, onde brilhou com uma meia BICICLETA pelo ainda mais modesto Goianésia, para brilhar em Zurique. Eleito por voto popular, bateu Messi, Tevez e outros figurões, venceu o prêmio Puskas na festa de gala da Fifa e fez história.
O título do brasileiro é simbólico. Antes dele, a honraria só havia sido dada a gols marcados em campeonatos de ponta. Foi na Copa do Mundo, por exemplo, que James Rodriguez trilhou seu caminho para ganhar a disputa no ano passado. O mais longe do topo que o prêmio Puskas chegou desde 2009, quando foi criado, foi o Brasileirão (com Neymar, em 2011) e o Campeonato Turco (com Stoch, em 2012).
Wendell está tão distante do mundo de gala da Fifa que estava sem clube quando soube da indicação. Depois do golaço pelo Goianésia no Campeonato Goiano de 2015, ele ficou sem contrato e só arrumou emprego recentemente, no Vila Nova. Hoje ele vive seus minutos de fama global frequentando uma festa exclusiva ao lado de nomes como Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar, os finalistas da Bola de Ouro.
O caráter inusitado da escolha da Fifa fez dele uma estrela das redes sociais. Sua vitória foi "patrocinada" por sites populares que fizeram campanha ao longo dos meses para que ele vencesse. Como o prêmio é decidido pelo público, Florenzi (Roma) e Messi (Barcelona) não foram páreos para o brasileiro.

CONFIRMADO: Bartôl Neves será candidato

CARTA A POPULAÇÃO:

Venho através desta, afirmar minha intenção de concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores do município de Brejo da Madre de Deus nas eleições deste ano, após analisar o convite feito pelo ex-prefeito e querido amigo Roberto Asfora, que desde 2012 me chamou para lutar ao seu lado em prol de nosso município, e agora chegou a hora, vamos a luta, resolvi aceitar o desafio. 

Para tanto conversei com meus familiares e amigos, a partir de agora seguirei para este que será o meu maior compromisso principalmente com a população de Brejo da Madre de Deus e de maneira especial de meu querido Distrito de São Domingos onde moro há mais de 12 anos, vendo as dificuldades e necessidades da população mais carente, que hoje sofre sem ter o mínino de estrutura e respeito por parte do poder público municipal.

Não é de hoje que venho tentando ajudar da maneira que posso, seja como na área de assistência social aos menos favorecidos, seja em busca de atendimentos na área da saúde para aqueles que batem em minha porta, ou simplesmente através de uma palavra amiga que ofereci e continuo oferecendo as centenas de jovens, pais e mães de família que Deus permite cruzar em meu caminho todos os dias.

Visando ter uma maior oportunidade e condição de fazer ainda mais pelo próximo, busquei e pedi orientação a Deus para tomar a melhor decisão, pedi a Ele que só permita que eu tenha sucesso nessa batalha se for para cumprir o verdadeiro papel de um homem de bem, que busca estender a mão para aqueles que muitas vezes não encontram o mínimo de condição de ter uma vida digna por falta de compromisso de políticos que deveriam fazer sua parte e não fazem.

Cansei de ficar apenas criticando ou cobrando desses que estão no poder e nada fazem pelo nosso povo, resolvi ir à luta, vou entrar na batalha e espero poder contar a compreensão principalmente daqueles que acompanham nosso grupo liderado por este grande homem que sempre buscou trabalhar por nossa gente, um excelente administrador e ótimo político Roberto Asfora, que serve de exemplo para mim e para todos aqueles que militam na vida pública.

Vamos à vitória, com a certeza que poderei contar com aqueles que me conhecem pessoalmente ou através do Rádio, pois os que acompanham meu trabalho sabem que nunca corri da verdade e jamais virei às costas para as causas de injustiça que sofrem a população.

Pedindo proteção a Deus e com a consciência tranqüila espero não mudar meu caráter e poder contribuir ainda mais para o bem maior de nosso povo.

Distrito de São Domingos – Brejo da Madre de Deus – PE. 05 de Janeiro de 2016

Atenciosamente, 


Bartôl Neves
Radialista e Morador do Distrito de São Domingos

Novos Conselheiros Tutelares tomam posse, em Santa Cruz do Capibaribe


Fotos: Janielson Santos.
Fotos: Janielson Santos.

Conselheiros eleitos em outubro de 2015, em Santa Cruz do Capibaribe, foram empossados na noite desse domingo (10), em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores. Arijaldo Augusto, Ivanilson Feitosa, Fabiana Arruda, Cloves Gonçalves (Tody) e Fernando Pereira iniciam os trabalhos nesta segunda-feira (11). Tody e Ivanilson foram reeleitos para o posto.

Fotos: Janielson Santos.
Fotos: Janielson Santos.

O prefeito do município, Edson Vieira (PSDB) disse acreditar no empenho dos 5 eleitos, para dar prosseguimento aos trabalhos, segundo ele exitoso, da instituição na cidade.

“Acredito que vão seguir o exemplo dos que passaram e ampliar os trabalhos. Uma tarefa árdua, difícil, que muitas vezes passa por ameaças. Tem que ter um dom”, disse.


Ele ainda parabenizou o trabalho do Condeca e da comissão eleitoral, em nome dos seus respectivos presidentes, presentes ao ato, Julio Cesar e Edmauro Torres.


co

Na oportunidade os 5 suplentes também foram diplomados. São eles: Josué Gomes, Eliel Antônio, Kleiton Ferreira, Rogério Felix e Laércio Glicério.

IMG_8816

O bom público foi algo destacado por todos, haja vista que em muitas cidades da região, eventos estiveram vazios em cerimônias com o mesmo objetivo.

Prestigiou o evento ainda a primeira dama do município e Secretária de Cidadania e Inclusão Social, Alessandra Vieira, o ex-deputado federal José Augusto Maia, o secretário e ex-conselheiro Gilson Julião e os vereadores Afrânio Marques, Ronaldo Pacas, Fernando Aragão, Pipoca e Carlinhos da Cohab.

Do Blog de Ney Lima

MÃE ENTREGA CRIANÇA COM MICROCEFALIA A ABRIGO



A recém-nascida foi entregue com 13 dias de vida para o Lar Rejane Marques, em Campo Grande, zona Norte do Recife; após receber o diagnóstico de microcefalia, a mãe comunicou, ainda no hospital, que não teria condições de ficar com o bebê; segundo o Ministério Público, a mulher já é mãe de um filho com deficiência afirma não ter condições para criar a criança; "Trata-se de uma mulher que vive abaixo da linha da pobreza", disse a coordenadora social do abrigo, Delza Ribeiro

Noelle Oliveira, do Portal EBC - Na cidade com o maior número de casos de microcefalia registrados no país, Recife, uma criança com quase quatro meses de idade e diagnóstico de microcefalia aguarda em um abrigo a definição de seu futuro.

A recém-nascida foi entregue com 13 dias de vida para o Lar Rejane Marques, em Campo Grande, bairro da capital pernambucana, em outubro de 2015. Após ter a criança e receber o diagnóstico de microcefalia, a mãe comunicou, ainda no hospital, que não teria condições de ficar com o bebê. O Conselho Tutelar foi chamado e a genitora acompanhou a entrega da menina a um primeiro abrigo e, posteriormente, a transferência para o lar onde se encontra agora.

A mulher*, que tem mais de 18 anos e é mãe de um filho com deficiência, vive em uma região carente da capital e, segundo dados fornecidos à Justiça, não possuí o apoio do pai da menina para criá-la. A genitora já foi ouvida pela Justiça e procurada pela equipe de psicólogos do abrigo mas, até o momento, foi taxativa em não retomar a guarda. "Ela afirma não ter condições para criar a criança, trata-se de uma mulher que vive abaixo da linha da pobreza", disse a coordenadora social do abrigo, Delza Ribeiro.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) entrou com pedido de destituição do poder familiar em virtude do abandono da criança. "Ainda estamos conversando com essa mãe. O fato de o tema microcefalia estar amplamente difundido e de a mãe, talvez, temer o que isso acarretaria ao bebê pode ter influenciado essa atitude, mas não podemos afirmar que seja isso", pondera o juiz Élio Braz, da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife.

A Justiça tem prazo de 120 dias para decidir pelo encaminhamento do bebê para o Cadastro Nacional de Adoção, mas a decisão ainda não foi tomada. "Estamos buscando familiares dessa criança para esgotar as possibilidades da reintegrá-la à família de origem. Mas, por enquanto, não apareceu ninguém", disse o juiz. O prazo se encerra em 28 de março. Antes disso, no dia 3 de fevereiro, uma audiência está marcada para ouvir os familiares da criança sobre a possibilidade de reinserção na família.

Medo e desconhecimento

O juiz pondera que a entrega do bebê configura uma situação diferenciada, diante do surto de microcefalia atual, uma doença ainda pouco entendida por boa parte da população. "É algo novo para todo mundo. O fato de ela ter acompanhado o Conselho Tutelar na entrega da criança ao abrigo mostra preocupação dessa mãe, mas ao mesmo tempo pode ter faltado coragem ou mesmo recursos para criá-la. Precisamos esclarecer tudo isso antes de tomar uma decisão, é um caso de entrega e não de abandono", pontua Braz.

O caso, de acordo com o juiz, é o único relacionado à microcefalia que foi registrado em Recife até o momento. "Situações desse tipo são raríssimas, o mais comum são registros de negligência e maus-tratos por partes dos pais para com as crianças", garante. O abandono de criança é crime previsto no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu Artigo 240.

Desafio

No Lar Rejane Marques - instituição não-governamental sem fins lucrativos e que atende crianças com deficiência e vítimas de violência doméstica -, a menina com microcefalia, além de cuidados, é avaliada quanto ao nível de comprometimento acarretado pela doença. "Até mesmo para que possamos esclarecer tudo isso para a mãe e familiares", pondera o juiz.

Hoje, o caso da menina é o único de microcefalia no abrigo. "É uma novidade também para nós. Estamos buscando apoio na literatura científica e também por meio de profissionais para dominarmos melhor o tema", detalha a coordenadora social do lar, Delza Ribeiro. Mais nova entre as crianças da casa, a pequena já se tornou o "xodó" do abrigo.

"É uma garotinha linda, geniosa e extremamente esperta. A pediatra que a acompanha afirma que seu desenvolvimento é acima do previsto para a idade. Também não foi constatado nenhum problema nos exames oftalmológicos. Agora, ela iniciará o trabalho de fisioterapia, mas não sabemos o que virá pela frente", explica.

A capacidade do abrigo é para 15 crianças e, hoje, a casa está com 14. "O índice de adoção dessas crianças é muito baixo. A sociedade ainda não tem preparo para ver que não se trata de levar um problema para casa, mas sim constituir uma família cercada por um retorno imenso de amor", avalia Delza.

Entre os caminhos trilhados pelas crianças após chegarem ao abrigo, estão o atendimento físico e psicológico aos menores, bem como o trabalho familiar na tentativa de reintegrar os pequenos às suas casas originais. Quando isso não é possível, a criança é encaminhada para adoção. "Já tivemos casos de sucesso, bem como adoções frustradas, cujas crianças acabaram voltando para o abrigo. Mas, cada pequeno avanço é uma vitória", conclui Delza.

*A criança com microcefalia e a mãe não foram identificadas no texto porque o processo corre em segredo de Justiça.

PEDRO CORRÊA NEGOCIA DELAÇÃO E CITA JAQUES WAGNER E AÉCIO NEVES



Condenado nos escândalos do ‘mensalão’ e também do chamado ‘petrolão’, o ex-deputado federal pernambucano Pedro Corrêa, que foi presidente nacional do Partido Progressista (PP), negocia com o Ministério Público uma delação premiada que, se comprovada, pode vir a ser explosiva.

 Corrêa, preso preventivamente desde abril de 2015 na Operação Lava-Jato, afirmou ter informações capazes de comprometer aproximadamente 100 políticos, entre eles dois ministros do atual governo: Jaques Wagner, da Casa Civil, e Aldo Rebelo, da Defesa.
 Na relação apresentada por Corrêa durante as tratativas aparece o nome do senador da República, Aécio Neves (PSDB-MG).