Depois de uma matéria veiculada no Blog de Alberes Xavier, onde na mesma falava da insatisfação de Carlinhos da Cohab (PP) com o prefeito eleito Fábio, o mesmo como de costume fez uma live em Brasília - DF onde passou a semana e soltou algumas indiretas para o vereador.
As melhores marcas anunciam aqui
sábado, 12 de dezembro de 2020
Em live Fábio solta indireta pra Carlinhos e mostra ingratidão
Depois de uma matéria veiculada no Blog de Alberes Xavier, onde na mesma falava da insatisfação de Carlinhos da Cohab (PP) com o prefeito eleito Fábio, o mesmo como de costume fez uma live em Brasília - DF onde passou a semana e soltou algumas indiretas para o vereador.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2020
Taquaritinga do Norte vence mais uma
No último sábado 05/12 aconteceu no Estádio Limeirão (Campo do Ypiranga) em Santa Cruz do Capibaribe a sexta edição do Jogo Políticos de Taquaritinga do Norte contra os Políticos de Santa Cruz.
EM PERNAMBUCO, A UCRANIANA CLARICE LISPECTOR TORNOU-SE BRASILEIRA
Por Altamir Pinheiro
De recife para o mundo, a escritora, advogada e jornalista Clarice Lispector, se viva fosse, estaria completando 100 anos de idade nesse dia 10 de dezembro de 2020. Conforme nos conta o jornalista e historiador Santa Rosa, Lispector foi uma das escritoras mais importantes da literatura brasileira. Após chegar no Brasil vinda da Ucrânia ainda bebê, a autora de A Hora da Estrela e Laços de Família viveu no Recife até os 14 anos de idade. Nascida em plena Guerra Civil, Clarice Lispector veio aos dois anos para o Brasil fugindo com a família do antissemitismo. Chegou primeiro em Maceió, onde passou um curto período de tempo, logo depois veio ao Recife. Se mudou da cidade apenas aos 14 anos para morar no Rio de Janeiro, onde estudou Direito na Universidade Federal e fixou residência. Clarice faleceu aos 56 anos por conta de um câncer de ovário.
A profundidade e amplidão de sua literatura, junto à sua figura misteriosa, propensa a mitificações, a tornaram uma tábula rasa, sobre a qual nenhuma interpretação parece ser suficientemente absurda. Quem a lê e se deixa envolver por sua prosa quer tomá-la para si, o que acontece até hoje com intelectuais, estudantes, celebridades. Pilhas de livros tentaram compreendê-la, ligá-la ao feminismo, ao judaísmo e até ao zen-budismo. As hipóteses para decodificar esse estado de coisas são variadas. “Ela não era banal. Ucraniana, falava iídiche(Língua falada pelos judeus, principalmente na Rússia, Polônia, Lituânia, Hungria, Romênia, E.U.A. e Brasil.) e teve uma vida de peripécias. Belíssima, tinha mesmo tudo para se transformar em ícone. As pessoas se identificam porque a sensibilidade dela está em um ponto entre a mulher e o homem. Ainda não há quem possa ocupar o seu lugar”, avalia a poetisa e professora de Letras da UFPE, Lucila Nogueira.
A meninice da escritora que se dizia pertencer à terra dos altos coqueiros Clarice Lispector no Recife marca parte de sua obra. O amor da escritora pela cidade era tanto que ela costumava se definir como pernambucana. No entanto, lê-se nos jornais ou vê-se in loco que a casa em que morou com a família, no bairro da Boa Vista, na região central da capital, se encontra atualmente fechada, com sinais de depredação. A Santa Casa de Misericórdia, dona do imóvel, alega falta de verbas e parceiros para a reforma. Quem passa pela rua vê que parte do telhado caiu, o mato está crescendo pelas paredes e as portas estão lacradas com tijolos. O imóvel em que Clarice morou na infância fica na esquina da Rua do Aragão com a Travessa do Veras, ao redor da imunda Praça Maciel Pinheiro que se tornou em alojamento e dormitório dos drogados, onde há uma estátua da escritora.
Entre tantas homenagens às quais fora agraciada em seus cinquenta e seis anos de vida e nos cem anos de nascida, a escritora Clarice Lispector recebeu o título de patrona da literatura de Pernambuco. O reconhecimento foi oficializado, por meio de uma lei de autoria do deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB) publicada no Diário Oficial. Já na
Praça Maciel Pinheiro, Boa Vista, centro do Recife. Lugar onde Clarice Lispector (1920-1977) passou alguns dos anos mais importantes de sua infância e a fez afirmar, em entrevista próxima à sua morte: “O Recife está todo em mim”. A Clarice de cimento está sentada, com a máquina de escrever no colo.
O BRASIL, O FANTÁSTICO NEGÓCIO DE CHOCOLATES E A VIDA DE GADO
quarta-feira, 9 de dezembro de 2020
ESCRITOR E MÉDICO DISCUTEM A TRAGÉDIA QUE REPRESENTA O GOVERNO BOLSONARO
Jornalista e escritor consagrado, Ruy Castro escreveu um artigo, publicado na Folha de São Paulo que repercutiu em todo o Brasil.
No texto, o autor assinala que a classe médica e dos profissionais de saúde contribuíram para eleger Jair Bolsonaro presidente.
Ruy Castro lamenta que o pessoal da área de saúde, de estudantes de medicina a serventes de hospitais, não tenha suspeitado que estavam colocando no Palácio do Planalto um “demente”.
Ele cita o comportamento instável do presidente durante a pandemia do coronavírus, chegando a assinalar entre o vírus e o povo, o governo federal escolheu a favor da morte.
No final, o escritor cobra da comunidade médica, através dos seus conselhos, institutos e organizações, um posicionamento sobre a tragédia que o Brasil está vivendo nesta pandemia, agravada por um governo sem ação e que até mente à população em relação à doença que se espalha e já matou perto de 180 mil pessoas.
Renan Araújo, que integra um movimento dos médicos pela democracia, escreveu uma Carta Aberta para o escritor Ruy Castro concordando com ele em alguns pontos, mas lembrando que não há unanimidade na classe, a respeito do atual governo e muitos lutam contra o obscurantismo em vigor.
A carta do médico Renan Araújo:
Antes, muito antes, de o Brasil ser mergulhado no obscurantismo dos tempos hodiernos, havia médicos e medicina no Brasil.
E a história da medicina, desde sempre, é a história de valorização da vida, da busca do conhecimento que apresente resposta para cura das doenças e de sua prevenção.
Nas últimas décadas, inúmeros avanços e conquistas foram obtidos pela medicina e saúde pública brasileiras, tendo a mais importante delas a implantação do Sistema Único de Saúde, o SUS.
Numa sociedade desigual como a brasileira, a oferta dos serviços de saúde também sempre foi muito desigual.
O SUS veio trazer democratização do acesso, qualidade e integralidade na atenção e profunda interação com a ciência e a inovação tecnológica.
Seguindo caminhos tortuosos, desde a Constituição Cidadã de 1988, o Brasil vem construindo um sistema de saúde vigoroso, inclusivo, que é motivo de orgulho e, por esse motivo, objeto constante de ataques daqueles que veem nele uma ameaça a interesses mercantilistas, privatistas e obscurantistas.
O atual governo, a que o senhor se refere como resultado do desejo dos 57,8 milhões de votos dos que queriam “se livrar do PT”, vem acentuando sobremaneira esses ataques ao SUS e, consequentemente, aos médicos e médicas brasileiros.
Desde a redução dos investimentos na área de saúde, os cortes na área de pesquisa e especialização, até o negacionismo e irresponsabilidade diante da maior crise sanitária de nossa história, a pandemia do coronavírus, o governo Bolsonaro, conduzido por um demente, segundo vossas palavras, pretende ferir de morte o SUS – que, por sua vez, demonstra vitalidade e força capaz de minorar os efeitos desastrosos, mesmo que de maneira parcial.
Acerta o Senhor quando cobra posicionamento da “comunidade médica” em relação aos desmandos presentes. É inadmissível que as entidades nacionais representativas dos médicos e médicas brasileiros já não tenham adotados postura enérgica de defesa da profissão, da saúde pública e da utilização da ciência como ferramenta de enfrentamento da pandemia.
Mas saiba que, assim como boa parte da categoria médica se deixou influenciar pelo canto da sereia do “se livrar do PT” através do voto em um candidato que já não deixava dúvidas sobre suas más intenções e despreparo, parcela da categoria médica já denunciava na campanha os perigos que representava essa candidatura, e clamava por caminhos diferentes.
Aliás, desde muito antes, parte da categoria médica sempre esteve engajada na luta pela democratização da sociedade brasileira e pelo fortalecimento da saúde pública. Foi destacada, por exemplo, a atuação médica no movimento da reforma sanitária, que resultou no SUS, e em todos os avanços que isso representou para o País.
Faço esse registro, caro jornalista, para que não se pense que houve unanimidade da escolha da opção desastrosa por Bolsonaro. Importante registrar que parcela dos médicos e médicas que cometeu o erro histórico nas urnas em 2018 certamente hoje reconhece que o voto dado ao candidato vencedor não foi contra um candidato ou partido especificamente, mas, sim, conta seu próprio país e seu desenvolvimento civilizatório.
Outra parcela ainda continua alinhada com o negacionismo e obscurantismo representados por Bolsonaro.
Quantos? Até quando? Não é possível definir no momento.
De nossa parte, cabe resistir e apontar os caminhos, mesmo que em desvantagem momentânea, porque sabemos que rotas mal traçadas podem ser corrigidas.
Luz sobre a escuridão logo há de brilhar, e os médicos e médicas brasileiras saberão caminhar os caminhos da democracia, da ciência e da justiça social.
CARLINHOS DA COHAB É (DES)PRESTIGIADO DO FUTURO GOVERNO FÁBIO ARAGÃO?
Pela primeira vez na história, Taquaritinga do Norte conquista o prêmio Selo Unicef
O município de Taquaritinga do Norte, na gestão do Prefeito Ivanildo Mestre (Lero), conquista mais um prêmio, desta vez foi a certificação do “Selo Unicef – Município Aprovado” (edição 2017-2020). Um prêmio internacional em reconhecimento a implementação de políticas públicas visando melhorias e qualidade de vida para crianças e adolescentes no município. O certificado dos municípios que receberam o Selo saiu na manhã desta terça-feira, 08 de dezembro de 2020. O evento foi realizado de forma virtual e transmitido ao vivo por diferentes meios de comunicação.
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
A adesão ao Selo Unicef ocorreu no início de 2017, onde o município assumiu o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. Assim, a certificação é a prova de que o trabalho foi realizado com muita seriedade durante esses anos, principalmente no que concerne ao trabalho integrado das secretarias de ação social, educação e saúde, através dos secretários, Marcos Augusto, Poliana Santana, Cínthia Dêlise (a qual ficou a frente da ação social durante três anos e três meses, afastando-se do cargo para concorrer as eleições municipais) e o atual secretário da pasta e presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Dal Fercondini.
Também vale destacar o importante papel desempenhado pela Comissão Municipal do Selo Unicef, através de Micheli Curvelo e Áurea Lúcia, mobilizadora e articuladora, respectivamente. Um destaque especial também para todos os jovens que formaram o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), por toda mobilização e participação nas ações realizadas, como também o trabalho ofertado pelos técnicos das secretarias e diretores das escolas. Um trabalho coletivo que rendeu excelentes frutos e agora a terra do café é reconhecida internacionalmente. Só quem ganha é o povo!
ROBERTO ASFORA ANUNCIA GENY FERREIRA PARA A SECRETÁRIA DE FINANCIAS
A futura gestão do prefeito eleito Roberto Asfora (PL) segue dando exemplos com a participação da mulher em pastas importantes, pelo menos três mulheres já foram anunciadas como secretárias, as pastas ocupadas são; Cultura, Serviço Social e Comunicação.
segunda-feira, 7 de dezembro de 2020
Taquaritinga do Norte recebe decoração natalina
A Praça Otto Sailler e a praça Antônio Pereira, recebeu essa semana toda decoração natalina. A Magia do Natal, que tem encantado aqueles que visitaram a Capital do Café essa semana, poderam presenciar todo encanto do natal de luzes de Taquaritinga do Norte.
“QUERO AGRADECER A POPULAÇÃO QUE NOS DEU A MAIOR VOTAÇÃO QUE UM PREFEITO PODE TER, ULTRAPASSANDO OS 14 MIL VOTOS”, FALA PREFEITO ELEITO DE BOM JARDIM, JANJÃO
O prefeito eleito de Bom Jardim, Janjão (PL) falou ao programa Cidade em Foco da Rede Agreste de Rádios e comemorou sua vitória naquele município. O prefeito eleito aproveitou para agradecer aos eleitores que lhe deram a maior vitória já vista com 6.006 mil votos de frente para seu oponente que foi o João Lira (PSD).
PROFESSOR PÓS-GRADUADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ASSUMIRÁ SECRETARIA DE AGRICULTURA NA GESTÃO DE ROBERTO ASFORA
A nova gestão do Município de Brejo da Madre de Deus que terá a frente do poder executivo o prefeito eleito Roberto Asfora (PL) continua anunciando os nomes que vão ocupar as secretárias da gestão.
LIXO TOMA CONTA DAS RUAS DE SÃO DOMINGOS, “A PREFEITURA SÓ PAGOU MEIO SALARIO AOS GARIS, NÃO DA NEM PARA FAZER UMA FEIRA" DISPARA UM DOS GARIS
Após o resultado das urnas no dia 15 de Novembro que não foi positivo para o atual prefeito Hilário Paulo (PSB) os moradores de São Domingos vem sofrendo com a falta da coleta de lixo. Hilário perdeu a eleição para Roberto Asfora (PL), o prefeito eleito venceu com uma vantagem de 1.317 votos e depois da eleição o atual prefeito abandonou a limpeza da cidade e em retaliação ao não resultado alcançado nas urnas o prefeito cortou o salário dos Garis para menos de 1 salário mínimo.