A França conquistou seu segundo título mundial, neste domingo, ao vencer a seleção da Croácia por 4 x 2.
Os croatas começaram o jogo pressionando e até os 15 primeiros minutos do primeiro tempo os franceses ficaram só se defendendo.
Mas numa de suas primeiras investidas a França abriu o placar, numa bola desviada de cabeça por Mandzukic, que marcou contra o próprio gol.
A Croácia continuou bem em campo e não demorou muito chegou ao empate, num belo chute de Perisic.
Antes de terminar a primeira etapa os franceses fizeram 2 x 1, através de penalidade convertida por Griezmann.
No segundo tempo, a França voltou envolvente, fez o terceiro gol com Pogba e logo em seguia ampliou para 4 x 1, num chute forte, no canto, do jovem Mbappé, uma das sensações do mundial da Rússia.
Quando tudo parecia definido e havia espaço até para uma goleada maior, o goleiro francês, Lloris, cometeu falha feia quando estava com a bola dominada e Manduzukic, que fizera contra, desta vez fez para a própria Croácia.
Os jogadores croatas ainda tentaram reagir e conseguir mais um gol, mas a França soube segurar o placar e aos 50 minutos, quando foi encerrada a partida, jogadores titulares, reservas, técnico e auxiliares comemoram a conquista do segundo título mundial com muita alegria.
O primeiro triunfo da França em uma Copa do Mundo foi em 1998, quando jogando em casa o time europeu derrotou o Brasil na final por 3 x 0.
O narrador esportivo da TV Globo, Galvão Bueno, torceu abertamente pela Croácia durante o jogo mas não adiantou e a França foi campeã com méritos porque fez realmente uma grande Copa do Mundo.
França, Croácia e Bélgica (que ficou em terceiro lugar) tinham realmente as melhores seleções e os título e medalhas ficaram em boas mãos.
Terminada a Copa de 2018, foram premiados individualmente os seguintes jogadores:
Melhor jogador jovem – Mbappé (França)
Artilheiro – Harry Kane (Inglaterra)
Melhor jogador – Modric (Croácia)
2º melhor jogador – Hazard (Bélgica)
3º melhor jogador – Griezmann (França)
Melhor goleiro – Courtois (Bélgica)
*Na foto do jornal El País, o atacante Mbappé, o craque-revelação da França.