As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sábado, 8 de junho de 2013

Show de Zé Lezin é sucesso total em Taquaritinga do Norte , Confira as fotos :




O humorista Zé Lezin , se apresentou pela  1º vez em Taquaritinga do Norte , nesta quinta feira 07/06 , no Clube Serrano .

Sendo assim fazendo lotar o Clube , com muitos fans que admiram o mestre e gostam muito de suas piadas . Começando assim as 20hrs com o Forró do Xote , sendo assim uma banda para descontrair o povo enquanto o humorista  chegava .

O mestre Zé Lezin chegou as 21 : 10 , começando assim o seu show , mostrou todo o seu talento com várias piadas  , fazendo  demonstrações  do rico para  o pobre , entre várias outras ....

O show assim terminou as 22 : 30 , diante de tudo muita gente gostou e deram sugestões para o astro vim mais vezes para Taquaritinga , pois é isso que o povo gosta !



Do Blog Comunitário

ISAQUE LEVI 
ASSESSOR DE IMPRENSA

Prefeito de São Caetano se afasta do cargo para tratar doença

O Prefeito do município de São Caetano, José da Silva Neves oficializou na tarde dessa quinta-feira (6), o pedido de afastamento temporário para realizar um tratamento médico. Por este motivo, assume o cargo o Vice-prefeito Deda Pacheco, que permanecerá por um período de 30 dias.

A transição foi realizada no Gabinete Municipal e contou com a presença do secretariado, assessores, funcionários e vereadores.

CAUSAS DO CÂNCER NA MAMA - YAHOO



Dois cientistas norte-americanos afirmam ter descoberto as origens do câncer de mama. Segundo David Gilley da Faculdade de Medicina da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos e Connie Eaves, do Laboratório Terry Fox da Agência para o Câncer em Vancouver, no Canadá, todas as mulheres possuem uma classe particular de células-mãe com telômeros, propensas a desenvolver os tumores. 

O câncer origina-se de uma célula entre milhões que começa a funcionar de forma errada. No câncer de mama essa célula costuma ser encontrada nos ductos que levam leite da glândula mamária aos mamilos. 

Os telômeros, por sua vez, são estruturas que formam as extremidades dos cromossomos e neste tipo de célula são muito curtos. Por serem tão pequenos, estes componentes acabam deixando as células mais propensas a sofrer mutação, causando assim o câncer. 

"O que procurávamos eram possíveis vulnerabilidades em células normais que fizeram com que se tornassem malignas", disse Gilley em entrevista à BBC. A dupla utilizou tecidos doados por mulheres normais que realizaram operações de redução estética dos seios. 

De acordo com os cientistas, as células se dividem em outras conhecidas como diferenciadas ou finais, responsáveis pela formação do ducto mamário, onde se origina o câncer de mama. Após análises profundas, a dupla notou que os telômeros das células perdem a função de manter a estrutura do cromossomo ao evitar que as extremidades se juntem, causando problemas no ciclo celular. 

Todas as mulheres possuem células com telômeros curtos, segundo Gilley, porém, nem todas desenvolvem o câncer de mama. Para os cientistas, este é o novo passo da pesquisa, já que o estudo permite entender os motivos do início das mutações e estabelecer parâmetros a partir das amostras coletadas.

“O que tentamos fazer foi olhar o câncer de uma forma distinta, nos focando em como começa", explica Gilley. "Porque uma vez que o tumor se desenvolve, particularmente em alguns tipos de câncer de mama, não há muito o que se pode fazer, completou.

A FRASE DE EDUARDO CAMPOS



"Estou fazendo o jogo deles. O bom cabrito não berra. Eles continuam fazendo isso e estou vivo, tentaram me dobrar e não dobraram, as coisas só melhoram para mim." (Eduardo Campos, governador de Pernambuco, sobre a articulação do PT para impedir sua candidatura à vaga de Dilma)

COMO CONHECER UMA PERIGUETE


ALAGAMENTOS NO RECIFE VÃO ACABAR VIRANDO ATRAÇÃO TURÍSTICA...

 
Seguindo as orientações do prefeito “Geraldo ‘Faz Tudo’ Julio”, na Prefeitura do Recife continua valendo a máxima de que os problemas devem ser transformados em oportunidades.

Por conta disso, aproveitando os constantes alagamentos causados na cidade, por qualquer chuvinha, a prática do “surf de rua” já começa a tomar conta da capital de todos os pernambucanos.

Aliás, se essa moda pegar, seguramente alguém vai acabar sugerindo que o Recife, até então chamada de ”Veneza Pernambucana”, comece a ser denominada de “Hawaii Pernambucano”.

AÉCIO PROMETE CORTAR 17 MINISTÉRIOS

O pré-candidato à presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, prometeu cortar 17 ministérios, caso seja eleito em 2014 para governar o Brasil. Atualmente o Governo Federal, nas mãos do PT, tem 39 ministérios. O tucano pretende manter apenas 22 pastas no primeiro escalão. “Temos de enxugar a máquina”, defendeu, acusando Dilma de juntar o improviso com a ineficiência.

EDUARDO – De passagem por Brasília, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, deu a entender que mantém seu projeto de disputar a presidência da República. O socialista disse que não vai ceder as pressões do Partido dos Trabalhadores para tirá-lo do páreo. “Estão lutando contra mim há 12 meses e continuo vivo”, alfinetou o representante do PSB.

No próximo ano, na disputa pela presidência, devemos ter como principais candidatos Dilma Roussef (PT), Aécio Neves (PSDB), Marina Silva (Rede) e Eduardo Campos (PSB). Por enquanto a petista lidera a corrida com folga e pelos números atuais seria reeleita no primeiro turno.  Mas ninguém pode garantir que no próximo ano tudo estará do mesmo jeito.

 (Fotos da Revista Veja).

SER CONTRA EMANCIPAR DENTRO DOS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS PELA CÂMARA FEDERAL É A MESMA COISA DE SER A FAVOR DO ABORTO

Sou municipalista radical e emancipalista por convicção, preocupo-me com a grande desinformação aflorada após a aprovação do PLP-416, na última terça-feira, Em Brasília. Políticos das diversas matizes, jornalistas bem conceituados, maioria da grande imprensa brasileira, sem conhecimento do projeto de lei, demonstram total desconhecimento das formalidades que implicam no funcionamento dos municípios já existentes, se posicionam contrários as emancipações, sem uma analise de todos os ângulos da questão, muitos alegam que vai gerar mais despesas, sem olhar o ângulo custo/benefício. 

A grande trava de desenvolvimento dos municípios brasileiros,não está ligada a emancipações, mas sim a concentração de renda do Governo Central, o Brasil tem quase 50 tributos (impostos, taxas, contribuições sociais), criadas para abastecer o cofre do Governo Federal, porém a  distribuição é extremamente perversa para os entes da federação, Estados e Municípios. 

Do bolo de impostos arrecadados, o Governo Federal está obrigado por Lei, a distribuir para os municípios, apenas 22,5% das arrecadações de dois impostos (IPI  E IR) que são os componentes do FPM, ora se todos os impostos são gerados nos municípios, onde vive a população, e o Governo Federal abocanha quase todo o bolo arrecadado, falta sim uma reforma tributária, que possa estabelecer novos padrões de distribuição de recursos para os municípios, além de um novo pacto federativo. Ser contra Estados emancipar é atestar que, os estados também não são tratados como entes federativos independentes.

Jânio Arruda

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Na entrada de Pão de Açúcar, as margens da PE 160


INTERNET ABALA PODER DA MÍDIA TRADICIONAL


A colunista Danuza Leão (foto), da elite da Folha de São Paulo, foi demitida pelo tradicional jornal paulista, que está fazendo dezenas de cortes em sua redação. A Editora Abril está pronta para iniciar um processo de enxugamento de 10% do seu quadro de pessoal. O jornalista e escritor Nelson Mota perdeu o emprego no jornal Estado de São Paulo e saiu "atirando" contra a internet. Outra publicação do Sudeste, Valor Econômico, também reduz a sua redação. Só O Globo, da família Marinho, consegue se manter sem demissões. Ninguém sabe até quando. A internet abala os alicerces da imprensa tradicional.

Legislativo é notícia

Mais uma semana de trabalho intenso na Casa José Vieira de Araújo com reuniões de comissões e duas sessões ordinárias. Projetos do executivo e do legislativo foram apreciados pelas comissões que discutiram e realizaram seus encaminhamentos. 

Na terça feira (04) às 11h na sala de reuniões foi realizada a 17ª Sessão Ordinária que nomeou várias ruas (que possibilita que os moradores possam receber suas correspondências), e foi apresentado o Projeto de Lei 010/2013 do Poder Executivo que autoriza a contratação de financiamento junto ao Banco do Nordeste do Brasil S/A no âmbito do Programa BNDES/Finame PROVIAS que possibilitará a aquisição de maquinários para a cidade.

Na quinta (06) aconteceu a 18ª sessão ordinária onde os parlamentares puderam fazer o uso da tribuna. Na oportunidade quatro importantes Projetos de Leis do legislativo foram aprovados em segunda votação. 

O 094/2013, que institui a Política de Mobilidade Sustentável e Incentiva ao uso da bicicleta de autoria do Vereador Pipoca (MD). O 096/2013, que dispõe sobre declaração de interesse público, social e estratégico, o trecho do Rio Capibaribe e seus afluentes situados nos limites do município, do Vereador Zezin Buxim (PSDB).

Também foram aprovados o projeto 098/2013, de autoria dos vereadores Narah (PSB) e Helinho Aragão (PTB) que institui no âmbito do Município o Programa “Acessibilidade 1000” atendendo as normas e critérios de acessibilidade contida na lei federal nº 10.098/2000 regulamentada pelo decreto nº 5.296/2004 que trata das normas gerais e critérios para promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. E o Projeto de Lei 101/2013 foi o de autoria do vereador Helinho Aragão (PTB) que autoriza o Poder Executivo a criar a CENTRAL DE ATENDIMENTO DO LIXO.

Lembrando que as sessões ocorrem principalmente nas quintas a partir das 20h com transmissão pelos principais blogs da cidade, rádios VALE AM e IGM FM e a Fan Page oficial da Câmara.

Forró do menino ano 5


Desvio dos taboquinhas repercutiu no Blog de Magno Martins: Confiram matéria do Blog de Magno abaixo

Auditoria revela desvio de R$ 50 milhões em Santa Cruz

A auditora Felícia Meira apresentou na manhã desta quinta-feira (5), na Câmara de Vereadores, o relatório final da auditoria realizada em Santa Cruz do Capibaribe que mostrou a situação encontrada pelo prefeito Edson Vieira (PSDB) ao assumir a gestão da cidade em janeiro deste ano. De acordo com dados exibidos ao longo da apresentação, a gestão do ex-prefeito Toinho do Pará (PTB) foi responsável pelo desvio de mais de R$ 50 milhões dos cofres do município.

“Apuramos desvios de recursos do Fudeb no valor de R$1,9 milhão, verba que é sagrada para o pagamento dos professores. Verificamos o desvio de recursos com a aquisição de kits musicais que não chegaram à população. Verificamos também falta de finalidade pública com a compra de lousas eletrônicas que não chegaram às escolas do município. Apuramos endividamento altíssimo junto à previdência, apropriação indébita do valor descontado dos servidores, desvio de processos licitatórios e de convênios”, relatou a auditora.

O prefeito Edson Vieira ressaltou a importância de a apresentação ter sido realizada aos olhos do público e garantiu que, de posse do material, irá encaminhar as denúncias ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, ao Tribunal de Contas da União, ao Ministério Público, Polícia Federal e Civil.

Do Blog de Magno Martins

Rodolfo expõe sua opinião sobre a emancipação no FACE

DO FACEBOOK: Jovem expõe opinião sobre o movimento pela emancipação de Pão de Açúcar

O movimento pela emancipação dos distritos de Pão de Açúcar (pertencente ao município de Taquaritinga do Norte) e São Domingos (pertencente ao município de Brejo da Madre de Deus) vem levantando muitas discussões nas redes sociais, com a publicação de opiniões variadas, na imagem abaixo podemos ver uma dessas opiniões:



Foto: (print da página de Rodolvo Alves no Facebook)
do blog PEMAIS

PSF do Rio Verde realiza palestra sobre a amamentação


O momento do primeiro encontro do bebê com o seio da mãe é muito importante. Junto a toda essa emoção surgem as dúvidas e as preocupações na hora de amamentar. Pensando nisso, a equipe do PSF do bairro Rio verde em Santa Cruz, realizou uma palestra na última Quinta-Feira (06) para orientar as mães que sofrem alguns transtornos durante a fase da amamentação.

Amamentar é um ato natural e constitui forma alimentar, proteger e amar o bebê.
O leite materno contém proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que seu bebê necessita para ser saudável. Inserindo a papinha de frutas após os 6 meses.

Nessa fase as crianças tendem a levar muitas coisas a boca devido ao incômodo, e por isso muitas vezes essas crianças tem episódio de febre baixa, diarréia ou outros probleminhas.


Com a preocupação com a amamentação das crianças do bairro Rio Verde, a enfermeira do PSF do bairro, a Srª. Severina maria do nascimento costa (Nena),  realizou uma palestra, acompanhada de um vídeo, com o objetivo de orientar melhor as gestantes. Após a palestra, o PSF ofereceu um café da manhã para a futuras mamães.



Prefeito de Taquaritinga do Norte é nota Zero na questão de Mobilidade Urbana

A mobilidade urbana é assunto prioritário em quase todas as cidades do Brasil, menos em Taquaritinga do norte. A administração atual dá o mau exemplo e demonstra a falta de atenção com o ser humano.
Taquaritinga inauguração de calçamento 1
No próximo dia 10 fará um ano, que a prefeitura fez, em parceria com moradores, o calçamento da rua cel. Antonio Lucena, mas colocou a placa de inauguração no meio da calçada, impedindo a passagem de pedestres e de pessoas especiais, obrigando quem passa naquela via, a ter que andar pelo calçamento, correndo sério risco de acidentes. Fora o mau gosto em colocar placa de inauguração de calçamento.
Veja mais fotos.
Taquaritinga inauguração de calçamento 2
Do Jornal de Caruaru

Calçadas da Avenida 29 de Dezembro, que possuíam barracas, já começam a ser revitalizadas


Calçadas do giradouro já recebem primeiras ações da prefeitura. Fotos: Thonny Hill.

No fim da manhã dessa quinta-feira (06), nossa equipe registrou que os primeiros trabalhos de revitalização das calçadas da Avenida 29 de Dezembro, onde antes existiam as barracas, já começam a receber os primeiros trabalhos de revitalização.

De acordo com funcionários que estavam no local, as calçadas do giradouro serão reconstruidas e suas paredes serão rebocadas.

O atual secretário de Planejamento e Gestão, Luciano Bezerra, já demonstrou interesse em aproveitar os espaços, especialmente nas paredes. Dentre as sugestões, estão pinturas de painéis que contem a história de Santa Cruz do Capibaribe.

Blog de Ney Lima

Preparativos do São João da Moda é destaque na TV Asa Branca


Briquetes já estão sendo colocados e camarotes próximos ao palco principal já estão em fase de conclusão. Foto: Thonny Hill.

Na manhã desta quinta-feira (06), a Tv Asa Branca (Caruaru), mostrou os preparativos para o São João da Moda, que acontece a partir do dia 12 de junho, em Santa Cruz do Capibaribe (PE).
.
O secretário de Cultura, Gilberto Geraldo, explicou que a proposta para as festividades juninas que retratará a confecção, característica do município, e terá polos de animação que vão do forró ao rock. As festividades voltam a ser realizadas na Av. 29 de dezembro.
.
O prefeito Edson Vieira explicou que o São João é capaz de gerar uma renda em torno de R$ 1 milhão, com barraqueiros, donos de bares e restaurantes, entre outros.
.
A estrutura do São João da Moda terá camarotes e seis polos de animação, durante 17 dias, com artistas de renome nacional como Cesar Menotti & Fabiano, Jorge de Altinho, Magníficos, Garota Safada, Cavaleiros do Forró, entre outras atrações locais.

Blog de Ney Lima

Inovação nas micro e pequenas empresas foi tema de palestra na Ascap


O Sebrae trouxe, nesta quinta-feira (06), para Santa Cruz do Capibaribe um tema imprescindível para as empresas que desejam investir em inovação como forma de se diferenciar para manter-se no mercado. Empresários dos setores da indústria, comércio e serviços do município puderam assistir, gratuitamente, na Ascap (Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe) à palestra “Caminho da Inovação: da ideia ao resultado”.

Por meio de uma linguagem direta e objetiva, o público conheceu os 12 passos para inovar e conhecer as fontes de fomento e de soluções para a inovação. O palestrante Eduardo Peixoto expôs, através de vários exemplos e conceitos práticos, oportunidades de como inovar, diferenciando as empresas no mercado cada vez mais competitivo.

“Além do que foi discutido na palestra, como dicas para os empresários do setor de confecções eu diria que o uso de novas tecnologias, a utilização da internet nos negócios e a participação em férias do setor são aspectos importantes para alavancar ainda mais os seus empreendimentos”, disse o palestrante.

Cíntia Valéria, da empresa Trakids, classificou o evento como excelente. “Os 12 passos são dicas importantes para que nossas empresas possam competir com qualidade. O empresário que não compareceu hoje a esse evento pode ter perdido a informação que talvez esteja faltando na sua empresa. O nosso mercado é muito amplo, mas se não buscarmos a inovação, seremos engolidos pela concorrência”, pontuou.

De acordo com o gestor de projetos de confecções do Sebrae, Mário César Freitas, o evento provocou um olhar diferenciado do empresário sobre sua empresa. “Inovação não é apenas comprar máquina nova ou criar um produto novo, ela passa por todas as etapas, inclusive, por exemplo, uma costureira indicar que uma simples mudança na posição da máquina pode lhe dar um melhor rendimento, porque ela pode aproveitar a luminosidade de uma janela que está próxima, resultando na melhoria do processo, do produto e em mais lucratividade para a empresa”, ressaltou.

A palestra foi uma realização da Ampei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Inovadoras), em parceria com o Sebrae, com o apoio da Ascap.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Milton Cícero, João da Banda, Demar e Mir Custódio, são alguns dos convidados do Espaço Popular de Sábado

Os vereadores João da Banda e Demar, além de Mir Custódio e Milton Cícero, serão alguns dos convidados do programa Espaço Popular do próximo Sábado dia (08). 

O programa Espaço Popular vai ao AR todos os Sábados de 10 horas da manhã ao meio dia, e é transmitido pela rádio Taquaritinga FM e pela rádio Vale do Capibaribe AM 1370 khz AM. 

Congresso aprova PLP 416

Depois de 17 anos de luta e idas e vindas à Brasília, emancipalistas de todo país conseguiram na noite de Terça-Feira (04), que o sonho da emancipação dos distritos brasileiros se torne mais próximo. 

Por 319 votos a favor e 32 contra, a PLP 416, que devolve aos estados o direito de decidir sobre a criação de novos municípios, foi aprovada na câmara.

A sessão que teve mais de 4 horas de duração e foi acompanhada pela TV Câmara por milhares, em sua maioria, de pequenas cidades e localidade que queriam a emancipação, entre elas o distrito de Pão de Açúcar e São Domingos.

Com a aprovação, o projeto segue para o Senado como já era esperado, e de lá, para a sanção presidencial.

O deputado federal José Augusto Maia (PTB), foi o grande nome da conquista que beneficiará milhares de brasileiros, pois o mesmo, conseguiu votos importantes de alguns deputados que eram contra a aprovação da PLP 416.

Uma caravana que saiu no domingo(02) de Pão de Açúcar se fez presente com alguns políticos nas galerias do congresso, para reforçar o grito de liberdade. 

Entre eles estavam os vereadores João da Banda (PSDB), Irmão Esequias (PSB), Gilson Carlos (PPF), Geovane (PSB), além do vice prefeito Lero, os ex-vereadores Mir Custódio e Beta, além de Milton Cícero.

A caravana de Pão de Açúcar se juntou a de outras cidades, para juntas, gritarem por liberdade.

"Embora alguns queiram os méritos, a vitória é do povo", afirmou Milton Cícero.

Para o vereador João da Banda, essa vitória é de todos. "Lutamos e torcemos todos juntos por esse momento, mas essa conquista é de todos, e não de alguns como querem maquiar", falou o vereador.

Para Demar valeu a pena o sacrifício de viajar mais de 30 horas dentro do ônibus. "Valeu a pena o sacrifício, a vitória é de Pão de Açúcar e também de Vila do Socorro.
O representante Tony, Mir Custódio, Milton Cícero e o empresário Bá.

Na luta pela emancipação
Milton visita gabinete de Zé Augusto Maia.
Vereador do PSDB faz visita a Sérgio Guerra e pede apoio para aprovação da PLP 416

Sérgio Guerra e Junior Albuquerque.
Naldo, Oscar e Milton

Ver. Irmão Esequias, dep. Pastor Eurico e Mir Custódio



Tony, Junior Albuquerque, Esperidião Amim e o professor Jurandi


Caravana de Pão de Açúcar.


Plenário aprovou destaque e conclui votação de projeto sobre municípios

Plenário aprovou, por 219 votos a 134, o destaque do PSDB ao projeto que regulamenta a criação de municípios. O destaque excluiu do texto a proibição de criar municípios em áreas pertencentes à União, suas autarquias e fundações.

Esse era o último destaque em votação. O texto agora seguirá para o Senado.

Antes da votação do destaque, o líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), alertou que essa mudança afeta o acordo em torno do texto e, como a matéria retorna ao Senado, disse que “só Deus sabe quando vai a voto”.

O texto aprovado em Plenário é o substitutivo da deputada Flávia Morais (PDT-GO) para o Projeto de Lei Complementar 416/08, do Senado. A proposta regulamenta a criação de municípios, estabelecendo critérios a observar, como viabilidade financeira, população mínima e plebiscito de toda a população.


Acompanhe resultados das votações das emendas do projeto:

Plenário rejeita mínimo de 5 mil habitantes para criação de municípios

O Plenário rejeitou, por 232 votos a 122, a emenda do deputado Domingos Sávio (PSDB-SP) ao projeto que regulamenta a criação de municípios. A emenda previa a exigência de um mínimo de 5 mil habitantes tanto para o município a ser criado quanto para o remanescente. A regra valeria ainda para a fusão ou o desmembramento de uma cidade.

Rejeitada nova emenda a projeto que regulamenta criação de municípios

O Plenário rejeitou, por 224 votos a 64, a emenda do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) ao projeto que regulamenta a criação de municípios. A emenda vinculava a população mínima a ser exigida para a criação de um município à densidade demográfica do respectivo estado. Quanto maior a densidade, maior seria o número mínimo de habitantes do município pleiteante da emancipação.
Rejeitada emenda que limitava área e receita de novos municípios

O Plenário rejeitou, por 228 votos a 38, a emenda do deputado Washington Reis (PMDB-RJ) ao projeto que regulamenta a criação de municípios. A emenda pretendia limitar a área e a receita total do novo município a 20% desses requisitos do município já existente.

Plenário rejeita emenda sobre pagamento de agentes políticos em municípios

O Plenário rejeitou, por 219 votos a 102, a emenda do deputado Raul Henry (PMDB-PE) ao projeto que regulamenta a criação de municípios. Essa emenda pretendia impedir o pagamento de agentes políticos e cargos comissionados com recursos de transferência constitucional.

Após a votação do projeto, o Plenário encerrou a Ordem do Dia.

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Pierre Triboli

Campanha de vacinação contra a poliomielite começa no próximo sábado (08) em Taquaritinga do Norte


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente e o Ministério da Saúde lançará próximo sábado (08) a campanha de vacinação contra a poliomielite no município. A mesma seguirá até o dia 21 de junho e tem como objetivo vacinar crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos de idade.

A meta da campanha é manter a erradicação da Poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio de disseminação do Vírus vacinal no meio ambiente. As equipes dos postos de saúde da família de Vila do Socorro, Pão de Açúcar, CAIC, Ana Luiza, Gravatá, Jerimum abrirão as portas próximo sábado (08), dia “D” da campanha, com o intuito de vacinar um grande número de crianças, além de uma equipe extra no centro Comercial Demétrio Paes de Andrade das 8h às 17h.

Só destacando, que é de suma importância levar o cartão de vacina.


SAIBA MAIS

Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia.

A multiplicação desse vírus começa na garganta ou nos intestinos, locais por onde penetra no organismo. Dali alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores. A doença pode ser mortal, se forem infectadas as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.

A poliomielite foi praticamente erradicada nas áreas desenvolvidas do mundo com a vacinação sistemática das crianças, mas o vírus ainda está ativo em alguns países da África e da Ásia. Para evitar que seja reintroduzido nas regiões que não registram mais casos da doença, as campanhas de imunização devem ser repetidas todos os anos.

Sintomas

O período de incubação varia de 5 a 35 dias, com mais frequência entre 7 e 14 dias.

Na maioria dos casos, a infecção pelo vírus da poliomielite pode ser assintomática. Isso não impede sua transmissão, pois é eliminado pelas fezes e pode contaminar a água e os alimentos.

Quando se manifestam, os sintomas variam de acordo com a gravidade da infecção.

* Síndrome pós-pólio atinge vítimas de paralisia infantil, provocando fraqueza muscular e fadiga intensa na vida adulta

Nas formas não paralíticas, os sinais mais característicos são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação, espasmos, rigidez na nuca e meningite. Na forma paralítica, quando a infecção atinge as células dos neurônios motores, além dos sintomas já citados, instala-se a flacidez muscular que afeta, em regra, um dos membros inferiores.

Vacina

Existem duas vacinas contra apoliomielite. A VPO-Sabin, ou vacina da gotinha, faz parte do Calendário Básico de Vacinação. Ela deve ser aplicada aos 2, 4, 6 e 15 meses de idade. Até os cinco anos, as crianças devem receber doses de reforço anualmente.

A vacina Salk, administrada por via intramuscular, é indicada para pessoas expostas, com baixa imunidade, ou que viajarão para regiões onde o vírus ainda está ativo.

Eduardo Campos critica criação de novos municípios

O governador de Pernambuco, presidente nacional do PSB e pré-candidato à presidência da República, Eduardo Campos, criticou, em entrevista ao jornal O Globo, a criação de novos municípios no país.

Eduardo disse que o debate sobre o tema é arriscado em época de eleição. “Um debate como esse não pode ter aproximação com o período eleitoral. Se houver coincidência, pode valer o olhar eleitoreiro e não o de responsabilidade com as populações desses lugares. Ouço dizer que muitos lugares, sem a menor condição, vão virar municípios. Fico completamente apavorado quando ouço falar nisso. Muitos não têm a menor condição”, disse o governado de Pernambuco, estado que mandou caravanas para acompanhar a votação da PLP 416, em Brasília.

O jornal diz ainda que para Eduardo Campos, “todo cuidado é pouco” para evitar a proliferação de novas cidades porque a iniciativa que pode significar “só aumento de gastos” e “até mesmo redução de políticas públicas na vida de pessoas que precisam”.


Do blog de Ney Lima

Taboquinhas desviaram mais de 50 milhões da prefeitura de Santa Cruz segundo auditoria

Apresentação do Relatório Final da Auditoria denuncia desvio de 50 milhões dos cofres públicos em Santa Cruz do Capibaribe

A auditora da Audire, Felícia Meira apresentou, na manhã desta quinta-feira (05), na Câmara de Vereadores, o relatório final da auditoria realizada em Santa Cruz do Capibaribe que mostrou a situação encontrada pelo prefeito Edson Vieira (PSDB) ao assumir a gestão do município em  janeiro de 2013.  

O Prefeito Edson Vieira (PSDB), o Vice-Prefeito Dimas Dantas (PP), Vereadores, Secretários, membros da imprensa e população santa-cruzense assistiram à apresentação do relatório final da auditoria que denunciou o desvio de mais de 50 milhões dos cofres públicos pelas administrações anteriores.   

“Ao repassarmos para a população a situação do patrimônio público encontrada por uma auditoria feita por uma empresa séria que tem um nome a zelar no estado de Pernambuco, estamos governando com transparência, ao mesmo tempo em que cumprimos mais uma promessa que foi firmada no período eleitoral”, frisou o Prefeito Edson Vieira. 
“Apuramos desvios de recursos do FUDEB no valor de R$1.900.000,00, verba que é sagrada para o pagamento dos professores, verificamos o desvio de recursos com a aquisição de kit’s musicais que não chegaram à população, verificamos também falta de finalidade pública com a compra de lousas eletrônicas que não chegaram às escolas do município, apuramos endividamento altíssimo junto à previdência, apropriação indébita do valor descontado dos servidores, desvio de processos licitatórios e de convênios”, relatou a auditora.  
De posse desse material, o prefeito vai encaminhar as denúncias ao Tribunal de Contas do estado de Pernambuco, ao Tribunal de Contas da União, ao Ministério Público, Polícia Federal e Civil. 

Ao final da apresentação, o Prefeito Edson Vieira anunciou que o governador Eduardo Campos doou o terreno da antiga cadeia pública para a construção de uma policlínica para a mulher e a inserção de Santa Cruz na primeira etapa da adutora do Agreste. “Em dois anos teremos água do São Francisco jorrando em nossas torneiras e mais policlínicas”, ressaltou o prefeito.