As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Atleta agradece ao prefeito Lero pelo apoio e incentivo aos esportes

A política implantada em 2017 em Taquaritinga do Norte na gestão de Lero e Gena de apoio ao esporte amador tem conquistado reconhecimento dos atletas. Além da realização de mais de trinta eventos esportivos em dois anos de gestão, a prefeitura de Taquaritinga do Norte entregou três quadras esportivas, campos de futebol na zona rural, esta construindo mais um em Pão de Açúcar, a gestão também ajuda atletas que praticam outras modalidades.

Na última sexta-feira (01), um desportista foi até a prefeitura agradecer pessoalmente ao prefeito Lero pela ajuda. Só assim Iran Carlos pôde representar Taquaritinga do Norte na disputa do campeonato brasileiro de karatê que aconteceu nos dias 22 a 25 de novembro do ano passado.

Na oportunidade o atleta agradeceu a confirmação do apoio aos desportistas para esse ano de 2019, pois o atleta vai disputar mais um campeonato entre os dias 16 e 19 de maio em Parauapebas no Para  e nos dias 11,12,13 e 14 de julho vai disputar o mundial em Fortaleza no Ceará.

Iran falou com emoção e reconheceu todo apoio da prefeitura através do prefeito Lero. "Venho aqui agradecer de coração ao prefeito Lero ao vice prefeito Gena Lins pelo grande apoio para que agente pudesse levar o nome de Taquaritinga pelo Brasil afora disputando campeonatos e trazendo medalhas. Lero tem ajudado todo desportista que tem procurado ele mostrando que é o prefeito que mais investiu no esporte na história de Taquaritinga do Norte", disse Iran. 

Rovai: A esquerda burra quer entregar o governo para o Mourão

Marcelo Camargo - Ag-Brasil

A esquerda burra quer entregar o governo para o Mourão - Por Renato Rovai 

Não há nada mais estúpido neste momento que cair na armadilha Mourão. Mas há uma boa parte do campo progressista que acha que ele pode ser um caminho institucional para escapar do bolsonarismo do tipo a terra é plana. Ledo engano. Ingenuidade. Burrice.

Mourão é o acordo com o Supremo e com tudo. Com a Globo, o mercado (Paulo Guedes ou outro pior), a Lava Jato (Moro ou outro pior) e os militares (e tudo o que há de pior).

Não existe caminho por dentro do bolsonarismo que seja melhor do que o próprio Bolsonaro exercer a presidência para a qual ele foi eleito.

A democracia brasileira é uma falácia. Uma caricatura de democracia. E só por isso Jean Wyllys teve que renunciar o seu mandato.

Um parlamentar não podia descer do seu apartamento para ver o eclipse da lua ou pegar uma pizza.

Era refém de um esquema fajuto de segurança que não lhe garantiu sequer fazer campanha.

Era um sequestrado público. Tinha uma vida farsa. Não errei na digitação. É farsa, não falsa.

Porque tudo que Jean não pode ser chamado é de falso.

E agora alguns militantes que respeito do campo progressista começam a se encantar com o canto da seria global, o Mourão.

Ele não é nada mais do que o arranjo da elite que pode levar o país a 20, 30 anos de inferno.

Mourão era o plano original de uma boa parte do que há de pior das Forças Armadas, que tem gente séria, mas que atualmente é minoria.

Em 2016 conversei com muitas fontes de dentro das casernas que me diziam que Bolsonaro não seria o candidato a presidente. Que o nome das Forças era Mourão ou o general Heleno. Que Bolsonaro sairia a senador pelo Rio de Janeiro.

Mas o capitão cresceu nas pesquisas e houve um acordo. Mourão se tornou vice e general Heleno foi para o cargo mais importante deste governo, a GSI. Abandonou o ministério da Defesa para estar no Palácio.

Os filhos de Bolsonaro já perceberam que tem um governo sequestrado. Estão lutando para manter o pai como líder. Mas sabem que não têm condição de lutar se não mantiverem a bateria da escola de samba ativa. Ou seja, a turma olavista sempre em pé de guerra.

Por dentro já se constrói o dia seguinte com Mourão, o Supremo, Guedes, Globo, Moro e tudo mais.

Não há nada mais burro do que chancelar este caminho, que colocará o Brasil no pior dos mundos.

Não contem com a nossa conivência e ingenuidade para isso. As Forças Armadas brasileiras não podem e não devem ser estigmatizadas e nem criminalizadas do ponto de vista político. Mas o general Mourão não é que ela tem de melhor a oferecer ao Brasil. Muito ao contrário.

As declarações que parecem sóbrias de Mourão em meio às maluquices de Bolsonaro são uma estratégia para a conquista de um poder total por parte do que há de mais reacionário no país.

Sim, um projeto mais organizado do que o bolsonarismo. E muito mais perigoso.

Que uma parte da esquerda está comprando porque não sabe ler a bula do remédio.

Infelizmente é com isso que contamos hoje. Mas não contem com este blogueiro para bater palmas para o grande acordo que vai nos levar a um abismo mais profundo. Mourão não é solução. É a tragédia com a paz sem voz. É a metástase.

Mabi Malhas


Deputados estaduais são empossados na Alepe

Do G1/PE

Os 49 deputados estaduais eleitos em 2018 tomaram posse, hoje, para a 19ª legislatura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A cerimônia foi realizada no plenário do Edifício Miguel Arraes, no Centro do Recife, onde estiveram presentes 47 parlamentares.
Com 40 minutos de atraso, a solenidade teve início por volta das 15h40 e foi chefiada pelo presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), o único candidato à presidência na eleição da nova Mesa Diretora, que acontece na noite de hoje.
“O combate à violência, privatização de estatais e reforma da presidência são pautas que serão discutidas a nível nacional nesses quatro anos. Pernambuco não estará alheio, como nunca esteve, aos grandes debates nacionais. Esta casa continuará a ser a casa de ressonância em defesa dos direitos dos pernambucanos.
Cumpriremos o nobre papel de representar com altivez e harmonia os mais de 9 milhões de habitantes do nosso estado”, disse Eriberto.
Ele, que passou a chefiar a Casa de Joaquim Nabuco após a morte de Guilherme Uchoa (PDT), foi o primeiro a discursar em plenário. Em seguida, o livro de posse começou a ser assinado. Durante as assinaturas, houve manifestações políticas.

As cinco integrantes do mandato coletivo Juntas (PSOL) levaram uma placa lembrando a vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, sua correligionária, que foi assassinada a tiros em março de 2018. Teresa Leitão (PT) gritou o nome do ex-presidente Lula, preso após ser condenado em segunda instância por corrupção passiva.
Após a assinatura do livro de posse, o presidente da Alepe apresentou a renúncia dos deputados Rodrigo Novaes (PSD) e Aluísio Lessa (PSB), que assumem secretarias no governo do estado. Em seus lugares, assumem Paulo Fernando de Vasconcelos Dutra (PSB) e Rodrigues Albino (PSB), respectivamente.
Em seguida, foi deferido um requerimento que pedia a antecipação da eleição da Mesa Diretora. A cerimônia de posse acabou por volta das 17h20.

Rodrigo Maia ironiza ministro de Bolsonaro

Reeleito presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) teceu ironias à articulação do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, contra a sua candidatura. "Se o governo tivesse interferido na votação, o resultado seria outro", disse Maia, que saiu vitorioso com 334 votos.

O presidente da Câmara reafirmou, também, segundo o Estadão, que é difícil se obter 308 votos para aprovar a reforma da Previdência. Esse é o quórum necessário para aprovar uma mudança constitucional, em dois turnos.

MINISTRO DA EDUCAÇÃO AFIRMA QUE BRASILEIRO É LADRÃO

Está dando o que falar a entrevista do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodrígues, à Revista Veja que chegou às bancas neste final de semana.

Numa parte da entrevista o ministro, que nasceu na Colômbia, afirma que “o brasileiro viajando é um canibal. Rouba coisas de hotéis, rouba o assento salva-vidas de avião. Ele acha que sai de casa e pode carregar tudo”.

Rodrígues diz que essa vocação para o roubo do brasileiro precisa ser corrigida a partir da escola.

O ministro defendeu o fortalecimento do ensino fundamental e o fim da universidade federal gratuita.

Na sua visão, universidade não é para todos e sim para uma elite intelectual.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

TCE LEVANTOU QUE DEZ DEPUTADOS DESTINARAM EMENDAS PARA COOPERATIVA LIGADA À FAMILIA DO PRESIDENTE DA ALEPE QUE RECEBEU, MAS NÃO PRESTOU OS SERVIÇOS. SAIBA QUEM SÃO

Olha o tamanho da bronca!

O Relatório do TCE/PE, revelado mais cedo por nosso Blog (confira AQUI), que apontou graves irregularidades em despesas do Instituto Pernambucano de Agronomia, ligado à Secretaria de Agricultura do Estado, pagando antecipadamente por serviços não prestados ou não concluídos,  traz em seu bojo, uma Planinha com todas as emendas parlamentares e respectivos autores e valores. 

De acordo com o Relatório de Auditoria mencionado, as emendas destinaram os recursos para uma cooperativa ligada a familiares do atual presidente da Alepe, Eriberto Medeiros. Essa Cooperativa,  contratada pelo IPA, sem licitação, por sua vez, subcontratou os serviços para empresas cujos sócios são um cunhado e primo de Eriberto Medeiros, a ex-esposa daquele e a Prefeita de CUMARU, esposa de Eriberto Medeiros.

Ainda segundo O TCE, as emendas omitiram os nomes das entidades beneficiárias na Lei Orçamentária, o que atesta o TCE, seria ilegal. Os nomes das entidades beneficiárias das emendas só foi informado ao secretário de Agricultura posteriormente por meio de ofícios desses deputados. Os deputados que enderacatam emendas para a Cooperativa da família do presidente da Alepe são: Adalberto Cavalcanti, Aglailson Júnior, André Campos, Angelo Ferreira, Antonio Moraes, o próprio Eriberto Medeiro, Manoel Santos, Rodrigo Novaes, Sérgio Leite e Zé Maurício.

Noélia Brito

Vejam a Planilha do TCE





Dr. Edmalro Torres será candidato ao Conselho Tutelar Santa Cruz do Capibaribe

O Advogado Dr Edmalro Torres será novamente candidato ao conselho tutelar em Santa Cruz do Capibaribe, segundo uma fonte nos revelou. Caso se concretize a intensão do advogado de voltar ao conselho tutelar do município, sera a sua volta as origens, pois ele já tem dois mandatos de conselheiro.

Além de conselheiro por duas vezes Edmalro também já foi presidente da comissão eleitoral da eleição do conselho. Nome forte na disputa, o advogado sabe o caminho a ser percorrido para conseguir uma vaga. Hoje Edmalro exerce a função de assessor do prefeito Edson Vieira e tem escritório de advocacia em Santa Cruz. 

A eleição ao conselho tutelar ocorre em outubro desse ano, com o mandato de 4 anos para os 5 mais votados que preencherem as vagas. Com a experiencia de dois mandatos, Edmalro certamente é um dos favoritos a preencher uma das  vagas.

Foto: Jairo Gomes

Taquaritinga realizou abertura do ano Letivo 2019 nessa sexta-feira 01

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, através da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes realizou na manhã desta sexta-feira 01 de fevereiro a abertura do ano letivo de 2019. O evento ocorreu na quadra do CAIC e reuniu professores e funcionários que atuam nas escolas para uma palestra motivacional ministrada pela Prof.ª Tatiana Alves, com o tema “A Atuação Docente e os Impactos no Desenvolvimento Cognitivo para Trajetória Estudantil”. 

Na abertura, o secretário de educação Marcos Augusto destacou a educação oferecida em Taquaritinga do Norte que terminou 2018 como a melhor do Pólo de Confecções. Compuseram a mesa da solenidade o prefeito de Taquaritinga do Norte Ivanildo Lero, o vice prefeito Gena Lins, os vereadores João Eugênio, Rogéria e Eraldo, Secretário de Educação Marcos Augusto, Secretários municipais, professores e diretores da rede municipal de ensino, o Promotor de Justiça de Taquaritinga Dr. Hugo Eugênio, e integrantes do Conselho Tutelar do município.

De acordo com o Prefeito Lero, a classe dos professores merece respeito e reconhecimento, pois são a base de uma sociedade e é necessário um trabalho em conjunto dando total condições para que possam através do ensino levar conhecimento as gerações futuras. “Nossa gestão é e sempre será parceiro de vocês que possuem a responsabilidade de transformar a vida das pessoas através de um ensino de qualidade e responsabilidade. Graças ao trabalho conjunto, mas principalmente de vocês professores, nós temos hoje a melhor educação do Pólo de Confecções. Estamos focados no ensino através da valorização dos profissionais, e buscando dar totais condições para que vocês professores possam exercer a profissão da melhor maneira possível ”, falou Lero.








DANIEL COELHO ACUSA DETRAN DE ROUBALHEIRA

Deputado federal Daniel Coelho (PPS) gravou um vídeo fazendo críticas duras ao governador Paulo Câmara. Segundo o parlamentar, há um aplicativo que permite o pagamento de multas do Detran, que dá agilidade ao processo e permite 40% de desconto. Todos os estados estão usando a ferramenta, menos Pernambuco.

Para Daniel, o governador está roubando os pernambucanos através do Detran. Veja o vídeo:

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

PSD de Santa Cruz realizará evento em março

O PSD de Santa Cruz do Capibaribe realizará evento em Março deste ano visando a eleição de 2020. Segundo o presidente do partido Aderito Junior, o time vai unido em 2020 independente da posição partidária dos filiados na eleição de 2018.

Segundo o presidente, nomes como o de Martins, Soares e outros estarão juntos em 2020. Aderito também falou que no grupo só não ha mais espaço para o vereador Joab do Oscazão.

"O PSD vai ter sim uma chapa com candidatos a vereador, já temos uns dez nomes todos competitivos, inclusive o meu, e tenho certeza que vamos fazer uns 2 ou 3 vereadores, essa é a nossa meta.  Desde de já quero agradecer a confiança e a força que o deputado André de Paula tem nos dado nesses 9 anos juntos, e vamos continuar juntos firme e forte com André, que nos da total autonomia aqui em santa Cruz para direcionarmos o rumo que o partido deve tomar", falou o presidente. 

Alan só abre para Helinho Aragão

Na manhã desta quinta-feira uma fonte nos revelou que ex síndico do Moda Center vai entrar de cabeça na eleição de 2020. A fonte nos revelou que Alan será o candidato da terceira via em Santa Cruz do Capibaribe e que só estaria disposto a abrir mão da chapa majoritária pra Helinho Aragão.

Nomes como Afrânio Marques, Luciano Bezerra, Capilé e uma carrada de lideranças do grupo do prefeito Edson Vieira já estariam de malas prontas pra desembarcar na terceira via. 

A terceira via agora esta em busca de uma legenda para abrigar a todos da majoritária e da proporcional, e os partidos que já estão na mira seria o PDT, NOVO e segundo informações Alan ia procurar os presidentes do PSD (Adérito Junior) e também de siglas como PHS (Elvis Ferreira) e PCdoB (Paulinho Coelho) numa tentativa de aliança e garantia de legenda para disputa de 2020.

A fonte também revelou que o GPS já esta ligado para o nome de Alan chegar aos bairros periféricos de Santa Cruz do Capibaribe.

Recorde de candidatos no Senado

O número candidatos à presidência do Senado, um dia antes da votação, é recorde, e pode transformar a eleição de amanhã, na mais disputada desde a redemocratização. Ao todo, nove senadores se colocaram na disputa. Até então, o maior número de concorrentes havia sido registrado em 2001, quando três candidatos disputaram o cargo. A oficialização das candidaturas acontece pouco antes do início da sessão, informou o Estadão.

Uma das possíveis explicações para esse crescimento é a fragmentação de partidos no Senado desde 2015, a outra, são as candidaturas de perfil “anti-Renan”. Até agora, os candidatos são: Alvaro Dias (Podemos-PR), Ângelo Coronel (PSD-BA), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Esperidião Amin (PP-SC), José Reguffe (Sem partido-DF), Major Olímpio (PSL-SP), Renan Calheiros (MDB-AL), Simone Tebet (MDB-MS) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).

MarjoSports


TOFFOLI AUTORIZA LULA A VER FAMILIARES

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, de plantão no recesso do Judiciário, autorizou nesta quarta-feira (30) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a deixar a prisão para se encontrar com familiares.

Toffoli atendeu pedido da defesa de Lula. O ex-presidente pretendia acompanhar o enterro do irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, como era conhecido. Vavá morreu na manhã desta terça-feira (29), aos 79 anos, vítima de câncer.

O ministro assegurou o direito de Lula de se encontrar com os familiares em Unidade Militar, com a possibilidade de que o corpo de Vavá fosse levado até lá.

O corpo de Vavá, contudo, já foi sepultado no início da tarde desta quarta (30), no Cemitério Paulicéia, em São Bernardo do Campo.

"Por essas razões, concedo ordem de habeas corpus de ofício para, na forma da lei, assegurar, ao requerente Luiz Inácio Lula da Silva, o direito de se encontrar exclusivamente com os seus familiares, na data de hoje, em Unidade Militar na Região", escreveu o presidente do Supremo.

Em decisão de 9 páginas, o ministro Dias Toffoli citou que a Polícia Federal (PF) se manifestou contra o pedido. A PF apontou que a falta de tempo hábil para ida ao velório impediu a concessão do pedido como foi formulado.

Segundo o ministro, a PF também apontou "risco quanto à segurança dos presentes e dos agentes públicos mobilizados, mormente se levado em conta as notícias veiculadas em redes sociais sobre a convocação de militantes para comparecerem a São Bernardo do Campo, o que corrobora as informações da inteligência policial".

Toffoli disse que essas intercorrências não poderiam impedir o direito de Lula "ainda que de forma parcial".

“As eventuais intercorrências apontadas no relatório policial, a meu ver, não devem obstar o cumprimento de um direito assegurado àqueles que estão submetidos a regime de cumprimento de pena, ainda que de forma parcial, vale dizer, o direito de o requerente encontrar-se com familiares em local reservado e preestabelecido para prestar a devida solidariedade aos seus, mesmo após o sepultamento, já que não há objeção da lei", afirmou o ministro.

Toffoli proibiu o uso de celulares e outros meios de comunicação, bem como a presença de imprensa e declarações públicas. A justificativa é a manutenção da segurança do ex-presidente, dos presentes e dos agentes públicos que o acompanharem.

O presidente do Supremo citou que cabe ao Judiciário garantir a segurança dos detentos. "Prestar a assistência ao preso é um dever indeclinável do Estado (art. 10, da Lei no 7.210/84), sendo certo, ademais, que a República Brasileira tem como um de seus pilares fundamentais a dignidade da pessoa humana", afirmou.

pedido de Lula apresentado ao STF havia sido rejeitado por instâncias inferiores. 

*Fonte: Portal O Globo. Fotos: Brasil 247

CADÊ VOCÊ, SÉRGIO MORO?

Indagação feito por Camila Moreno ao paladino da justiça:

Antes tão midiático, o Sérgio Moro não deu um pio sobre os crimes cometidos pela Vale na Barragem em Brumadinho. 

Nadinha sobre o poder e a influência das milícias na política. 

Nada sobre um parlamentar ter que deixar o país em razão das ameaças que sofre. 

Calado também sobre a alteração na Lei da Transparência que irá tornar a corrupção mais difícil de ser investigada. 

Alguém sabe se o Ministério da Justiça foi extinto também?

*Foto: Revista Veja

Salário de mês de Janeiro já esta na conta dos servidores em Taquaritinga do Norte

Para iniciar 2019 com mais uma notícia positiva, o Prefeito Lero anunciou, nesta quinta-feira, 31, que o salário do mês de Janeiro já está na conta dos servidores municipais. 

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte continua empenhada em cumprir com seus deveres e mais uma vez garante o pagamento do salário dentro do mês trabalhado, evidenciando o comprometimento com os servidores públicos e com a população da Dália da Serra. O pagamento do mês de Janeiro já esta disponível na conta dos servidores e foi realizado ontem (30/01).

Segundo o prefeito Lero,  o pagamento da folha dentro do mês trabalhado é compromisso da gestão de Lero e Gena. “Sempre vamos procurar pagar os servidores dentro do mês trabalhado, e desde ontem que o dinheiro foi depositado na conta dos servidores que hoje já podem realizar o saque," ressaltou Lero.

Aulas em Taquaritinga do Norte começa na próxima segunda-feira 04

O ano letivo começa na próxima segunda-feira (04/02) em Taquaritinga do Norte, quando cerca de 4300 alunos retornam às salas de aulas após as férias escolares. A rede municipal de ensino de Taquaritinga do Norte é composta por oito escolas e uma creche. O município é o único da região que mantém uma escola municipal em tempo integral além de ter terminado 2018 como sendo a melhor educação do Pólo de Confecções.

O retorno no dia 04 acontecerá devido ao planejamento da Secretaria de Educação, e o compromisso com professores e alunos e também para melhor gerenciamento do transporte escolar.  Esse ano a prefeitura vai continuar com o programa de climatização das salas de aula que começou no início de 2017. O objetivo é atingir 100% das salas até o final de 2019.

O prefeito Lero desejou um ótimo retorno as aulas e afirma que as escolas do município estão preparadas para receberem os alunos. “Quero desde já parabenizar a Secretaria de Educação pelo planejamento e começarmos as aulas dentro do dia planejado, para depois não haver atropelo nas aulas.  A educação é uma área importante, e em nossa gestão ela está merecendo atenção especial, por isso hoje podemos dizer que somos o único município da região que temos uma escola municipal em tempo integral e terminamos o ano de 2018 com a melhor educação do pólo de confecções", falou o prefeito.





Vídeo: Imagens exclusivas mostram momento exato do rompimento da barragem em Brumadinho

A rede Record exibiu, com exclusividade, as primeiras imagens que mostram o momento do rompimento da barragem, em Brumadinho, Minas Gerais. O vídeo foi gravado por Leandro Dias, um dos funcionários prestadores de serviços da Vale. O vídeo mostra uma grande nuvem de poeira e fumaça se levantando sobre o lugar.
Os funcionários entraram em pânico e tentaram fugir. O vídeo revela que nenhuma sirene tocou no momento da tragédia. O funcionário que fez as imagens estava almoçando quando ouviu o barulho do rompimento.
Catolé em Foco

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Sob intervenção de Bolsonaro, programa “Sem Censura” é suspenso na TV Brasil

Foi no "Sem Censura", que o ator Pedro Cardoso se levantou e foi embora em solidariedade aos funcionários da Empresa Brasil de Comunicação, que estavam em greve por ameaças de congelamento do salário durante o governo golpista de Michel Temer.

Reportagem de Joelmir Tavares, nesta terça-feira (29) na Folha de S.Paulo, revela que o programa “Sem Censura”, apresentado pela jornalista Vera Barroso, na TV Brasil, foi suspenso em meio à intervenção da gestão Jair Bolsonaro (PSL) na EBC (Empresa Brasil de Comunicação), administrada pelo governo federal.

A emissora, via assessoria, diz que “o programa ao vivo foi interrompido na atual temporada, devendo ser reavaliado para a próxima grade junto com a nova programação”. A permanência do “Sem Censura” na nova grade, que deve estrear em 11 de março, é incerta.

A EBC informou ainda o fim do Repórter Brasil Maranhão, programa jornalístico no estado da região Nordeste.

O governo decidiu reestruturar a EBC, o que inclui cortes e mudanças na TV Brasil. O ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz, é o responsável por coordenar a tarefa.

O programa era produzido no Rio de Janeiro e estava no ar desde 1985, quando estreou pela TVE Brasil.

Foi no “Sem Censura”, que o ator Pedro Cardoso se levantou e foi embora em solidariedade aos funcionários da Empresa Brasil de Comunicação, que estavam em greve por ameaças de congelamento do salário durante o governo golpista de Michel Temer.

Prefeitura de Taquaritinga do Norte conclui mais uma obra de pavimentação em Pão de Açúcar

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, por meio da Secretaria de Obras, concluiu mais uma obra de pavimentação no distrito de Pão de Açúcar. A avenida contemplada foi a Severino Pereira.A obra garante mais conforto e segurança a todos que saem dos bairros Cruzeiro e Badoque e vão em direção ao centro do distrito, além de levar qualidade de vida e saúde para população”, destaca o secretário de Obras, Damião Oliveira.

Outras obras de pavimentação estão em execução em todo município. No Beira Rio e Marília em Taquaritinga do Norte e na comunidade do Silva de Baixo. A Avenida Severino Pereira também recebeu obra de saneamento para que o calçamento pudesse ser realizado.

O prefeito Lero acompanhou a execução dos serviços e lembrou que, apesar do momento de dificuldade causado pela crise, a atual gestão de Taquaritinga do Norte conseguiu implementar uma política eficiente de administração. Com isso, possibilitou, entre outras coisas, que mais de 12 vias do município fossem contempladas com pavimentação e saneamento em dois anos de gestão. Hoje, com a conclusão da pavimentação da Rua Severino Pereira em Pão de Açúcar, iremos beneficiar não apenas a população que reside naquela rua, mas todos que trafegam por essa importante avenida do distrito, principalmente os moradores dos Bairros Cruzeiro e Badoque, disse o prefeito.

Pernambuco chega a contabilizar 263 homicídios

O estado de Pernambuco contabilizou seis homicídios nas últimas 24 horas. Os dados são da editoria de polícia da Rádio Jornal. Desse número, quatro assassinatos ocorreram no interior e dois na Região Metropolitana do Recife.

Ano

Em 2019, do dia 1º de janeiro até agora, foram 263 homicídios em Pernambuco, sendo 150 deles no interior e 113 no Grande Recife. ( Radio Jornal).

Tesouro reafirma que Rio Grande do Norte não receberá ajuda financeira


O Rio Grande do Norte não receberá ajuda financeira do Tesouro Nacional. O secretário da pasta, Mansueto Almeida, explicou que estados que decretaram situação de calamidade financeira, como Goiás, Mato Grosso, Roraima e o próprio RN, não serão contemplados, apenas receberão um auxílio técnico para traçar programas de ajuste fiscal e de melhorias de gestão.
De acordo com Almeida, a aprovação da reforma da Previdência representa a melhor possibilidade de que esses estados reequilibrem suas finanças. Isso porque a maior parte dos gastos locais está nas despesas com o funcionalismo local. “Os governadores estão querendo aprovar a reforma da Previdência. Dois terços dos inativos dos estados se aposentam, em média, aos 49 anos de idade”, disse o secretário.
Na segunda-feira, 28, o Tesouro Nacional revelou que a ajuda aos estados com problemas financeiros terá impacto de R$ 127,4 bilhões sobre a Dívida Pública Federal de 2019 a 2022. Do total, R$ 95,4 bilhões correspondem ao que a União deixará de receber com os programas de renegociação e com liminares na Justiça. Os R$ 32 bilhões equivalem às garantias que o Tesouro terá de executar de estados que derem calote.
De 2016 a 2018, as sucessivas ajudas financeiras aos estados deram prejuízo de R$ 82 bilhões à União. Do total, R$ 71,4 bilhões representam o que o Tesouro deixou de receber dos estados que renegociaram os débitos e R$ 10,6 bilhões correspondem às garantias honradas pelo governo federal.
Os números foram apresentados por Almeida, que divulgou o Plano Anual de Financiamento (PAF) para a dívida pública em 2019. Segundo os técnicos do órgão, o dinheiro que a União deixa de receber dos estados e a execução de garantias da União podem se refletir tanto no aumento da dívida pública como na redução do colchão da dívida pública (reserva financeira de segurança do Tesouro).

Recuperação fiscal

O Tesouro Nacional informa que os cálculos incluem a possibilidade de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul de ingressarem no regime de recuperação fiscal, como o estado do Rio de Janeiro. Segundo Almeida, os dois estados estão em negociações para mudarem a forma como registram as despesas com pessoal para apresentarem um plano de ajuste ao Tesouro Nacional e negociarem a adesão ao programa de socorro financeiro.
“Minas Gerais está construindo esse plano de ajuste e deve trazer a proposta em fevereiro. A partir daí, tem período de negociação. O Rio Grande do Sul, possivelmente em algum momento, vai apresentar o plano deles”, disse Almeida.

Socorro financeiro

Desde 2016, a aprovação de três leis complementares diminuiu o montante financeiro que a União recebe dos estados. A primeira, a Lei Complementar (LC) 148 trocou os indexadores das dívidas dos estados. Aprovada em 2014, essa lei só entrou em vigor no início de 2016. A LC 156, de 2017, alongou em 20 anos o prazo da dívida dos estados, com suspensão do pagamento do serviço da dívida por seis meses.
Por fim, a LC 159, também de 2017, instituiu o regime de recuperação fiscal, que prevê a suspensão do pagamento das parcelas das dívidas por três anos em troca de um programa de ajuste fiscal dos governos locais. Até agora, apenas o estado do Rio de Janeiro cumpriu os requisitos para aderir ao programa. 
O governo federal também deixa de receber recursos dos estados por causa de liminares concedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a unidades da Federação com dificuldades financeiras, como Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
As garantias honradas representam o valor que o Tesouro cobre de estados que pegam dinheiro emprestado com bancos e ficam inadimplentes. Tradicionalmente, a União desconta, dos repasses do Fundo de Participação dos Estados, a quantia gasta para executar as garantias. 
No entanto, uma série de liminares impede a retenção dos recursos, assim como a adesão de estados ao regime de recuperação fiscal. Nesses casos, a União desembolsa recursos da conta única do Tesouro sem contrapartida, o que aumenta a necessidade de aumentar a dívida pública ou usar o colchão da dívida.
AGÊNCIA BRASIL