As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sábado, 25 de fevereiro de 2023

O BRASIL SEM TETO

 

O déficit de moradias no Brasil alcança cerca de seis milhões, não é brincadeira um país com tanto território ter tanta gente sem ter onde morar, morando em lugares com condições insalubres ou retirando parte muito significativa de baixos salários para pagamento de aluguéis, em alguns casos também em lugares de difícil acesso e sempre as voltas com o medo de deslizamentos de terra em períodos chuvosos, os desastres que são registrados praticamente todos os anos não são apenas um fenômeno da natureza, é o resultado das desigualdades abismais da nossa sociedade que não se preocupou bem antes com quem não tinha onde morar.

O programa Minha Casa Minha Vida foi retomado no último dia 14 de fevereiro pelo presidente Lula, e famílias que vivem em busca da casa própria podem se escrever e sonhar com a tão sonhada residência, políticas de Estado não devem ser transformadas em política de governo, quem não tem um teto tem pressa, nem só de pão vive o homem, mas de dignidade plena, e isso inclui logicamente um bom lugar para morar, o programa foi prejudicado no governo anterior, pois entregou menos do que se esperava, que o lançamento no novo governo seja realmente para a realização de sonhos, o Brasil não pode viver a sombra apenas de promessas e de especulação.

Muitos não poderão contar mais com qualquer apoio do Estado para recuperar prejuízos impagáveis, falo claro, de vidas perdidas em encostas e morros após desabamentos ou soterramentos, mas quanto mais política séria e eficaz, menos vidas marcadas pela lágrima da perca. No mais fica o dito para ser reescrito e ponto final.


Professor Rimário

Graduado em História, Pós-graduado em História Contemporânea, Pós-graduado em Ciências da Educação.

DÉBORA ALMEIDA ALERTA PARA O RISCO DE GRIPE AVIÁRIA EM PERNAMBUCO

 

A possibilidade da chegada da gripe aviária no Estado preocupa a deputada estadual Débora Almeida, líder do PSDB na Assembleia Legislativa. 

Na iminência de uma grave doença contagiosa que acomete aves silvestres e domésticas, com casos já constatados em alguns países da América do Sul,  a deputada estadual alerta para a necessidade urgente de barrar ameaça sanitária em Pernambuco 

Com casos já confirmados na Argentina e também no Uruguai, países fronteiriços com o Brasil, localizados exatamente em regiões produtoras de aves no nosso país, a Influenza Aviária, também conhecida como ‘gripe aviária’ vem tirando o sono de produtores de todo o país.

Para a parlamentar, que representa o agro na ALEPE, com atenção para produtores de todas os níveis, “É um momento de grande atenção e expectativa. Mas não podemos deixar que a doença se instale no país e em nosso estado para tomarmos as medidas necessárias. Além da avicultura ser uma importante fonte de renda dentro da economia do estado, uma doença nesse porte tem o poder de dizimar as aves e por tratar-se de um vírus, atacar alguns mamíferos!”, destacou a deputada, cuja trajetória profissional também passa pelo setor avícola, tendo governado por dois mandatos São Bento do Una, município do Agreste conhecido como maior produtor de aves do estado. 

O vírus pode causar a morte súbita das aves, chegando a atingir 80% da criação. Em caso de mortes muito rápidas, as aves sequer apresentam sintomas da doença que são tosses, espirros e muco nasal, inchaço da crista e barbela, edema nas articulações, falta de coordenação motora (em razão da ação da doença sobre o sistema nervoso), além de diarreia e desidratação. 

Ainda segundo a deputada Débora, “Para enfrentar o mal, existe a necessidade dos criadores de aves implantarem um Programa de Biosseguridade, no qual uma série de ações devem ser tomadas para garantir a integridade da criação avícola”. 

Ações como isolamento, controle de trânsito, higienização, quarentena - vacinação médica, monitoramento e registro, controle de doenças, além de outras medidas compõem a chamada ‘corrente da biosseguridade’. 

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Lero X Gena (esse amor político não estava escrito nas estrelas)

         

         Em recente entrevista a uma emissora de Santa Cruz do Capibaribe, o vice-prefeito Gena Lins fez uma revelação, ouviu “a pergunta mais importante” e disparou um torpedo. A revelação: sentiu-se boicotado pela administração municipal tão logo as urnas confirmaram o bi do prefeito Lero. A pergunta mais importante: “a derrota de Diogo Morais não tirou de você a condição de se apresentar como pré-candidato do grupo Calabar”? (mais ou menos assim). O torpedo: segundo Gena, o orçamento do gabinete do prefeito seria maior do que o orçamento de secretarias e até da Câmara Municipal.

        Penso que nessa entrevista o vice-prefeito riscou o chão, demarcou suas “reservas eleitorais”, atravessou o Rubicão, mergulhou num caminho sem volta. Surpreendeu porque até então adotava um tom diplomático como se alimentasse a esperança de ser ungido candidato da situação. Mas, com a companhia de novas lideranças políticas de oposição e, inclusive, de situação, como os vereadores Guilherme Cumaru e Demir,  e a necessidade de se afirmar politicamente, Gena precisava se posicionar no quadro da disputa de 2024.

         Voltemos a 2016. Todos nos lembramos das missas nas diversas igrejas do município. De um lado o grupo do então vice-prefeito Lero e do outro o grupo do então prefeito Evilásio. Imagine a situação do coração de São Pedro vendo “seus filhos” amuados e “intrigados politicamente”, dividindo, não o pão, mas as antipatias. Gena e Evilásio “cozinharam” a candidatura Lero até os segundos finais do prazo eleitoral.

               Pulemos para 2020, momento em que o vice se disse boicotado. Seria finalmente o prefeito Lero dando seu grito de liberdade, depois de passar quatro anos engolindo sapos, aguentando situações para não comprometer sua reeleição? Se sim, o mesmo se deu com Evilásio, que não foi o mesmo a partir do momento em que se reelegeu. Isso não quer dizer que ambos estavam errados. È da política. No caderninho de Lero deve ter ficado registrada a fritura de 2016.

               E o último capítulo da novela: nas eleições passadas, o vice-prefeito resolveu apoiar o delegado Lessa para deputado estadual, deixando de lado a candidatura do ex-deputado Diogo Morais. È comum num grupo político a divisão de apoios, fruto de compromissos anteriores. Mas, com a derrota de Diogo por falta de míseros 79 votos, quando o delegado Lessa passou de 2 mil, não tem como não carimbar na testa de Gena a suplência de Diogo. Como falei em ocasiões anteriores, não vem ao caso aqui quem tem ou não razão. Quando os atores políticos se explicarem com clareza, deixaremos de “testar hipóteses”.

               Pelo exposto acima e considerando o “risco” que Gena fez no chão eleitoral, certamente não será o candidato Calabar. Se já reclamava de escanteio em 2020, como conseguiria o “sim” do grupo em 2024 e, principalmente, o “sim” de Diogo Morais, que aparentemente continua prestigiado pelo prefeito Lero? E pior, com a revelação do “orçamento secreto” do gabinete do prefeito, com que cara os dois, titular e vice fumariam o cachimbo da paz? Parece difícil.


Gisonaldo Grangeiro, "cearense" de Pernambuco, agrestino do Polo, professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceará e da Rede Municipal de Educação de Fortaleza.


Prefeito Lero busca investimentos para a agricultura da Terra do Café

Taquaritinga do Norte vem se desenvolvendo a cada dia com a administração do Prefeito Lero, que não para de buscar investimentos nos mais diversos seguimentos. Seja na realização de pavimentações, na saúde, na educação ou na agricultura.

Prova disto, foi a última visita do Prefeito a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado, onde protocolou junto ao Secretário, Aloisio Ferraz, pedidos de perfuração de barragens para as comunidades de Baraúna Furada, Jaburu de Cima, de Baixo,

Pedra Preta, Jerimum, Situação, Mulungu, Piranhas e Algodão. Na ocasião também foi solicitado novos bancos para as feiras livres e toneladas de feijão e sorgo forrajeiro para distribuir às famílias agricultoras do município. Outro pedido foi para as comunidades de Piranhas e Riacho Doce com a instalação de dessalinizadores.

Também solicitou a perfuração de poços artesianos para as Comunidades do Silva de Baixo, de Cima, Pedra Preta, Baraúna Furada, Areias, Situação, Mulungú, Jaburu de Cima, Piranhas e Placas.

“Sabemos das dificuldades dos pequenos agricultores, por isso estamos em busca de melhorias para que possamos dar um maior suporte às famílias agricultoras, proporcionando redução de custos em suas produções, gerando mais renda e melhorando a economia do município”, ressaltou o Prefeito, Lero.

Mulher é agredida e abusada sexualmente pelo ex-companheiro, em Santa Cruz do Capibaribe

 

Um homem acusado de agredir e manter relações sexuais com a ex-companheira foi detido pela equipe da Patrulha Maria da Penha, efetivo da Guarda Civil Municipal, no conjunto habitacional Malhada do Meio, em Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo informações da GCM, a equipe foi acionada após a vítima comparecer na Delegacia de Polícia Civil alegando que teria sido abusada sexualmente pelo ex-marido. Na situação, ele a teria abordado na rua e feito ameaças para que a vítima seguisse com ele até a residência dela.

A mulher o acompanhou até a casa onde ele manteve relações sexuais com ela sem permissão e quando a vítima conseguiu ir à delegacia para fazer a denúncia, os agentes realizaram diligências em busca do acusado e conseguiram capturá-lo. Diante dos fatos, ele foi detido para adoção das medidas cabíveis.


Fonte: Blog do Ney Lima

A LUA DE MEL DO SISTEMA GLOBO COM O PRESIDENTE LULA

 

"Lula é inocente", disse Bonner, 
no Jornal Nacional

O grupo Globo apoiou o golpe militar de 1964 e o golpe disfarçado de impeachment de 2016.

As emissoras de rádio, o jornal, a TV e os portais da família Marinho satanizaram Lula e criminalizaram o PT quanto puderam.

Assim, o poderoso conglomerado de comunicação colaborou com a criação da serpente do fascismo, que chegou ao poder ao Brasil, em 2018, através do voto.

Na campanha de quatro anos e meses atrás, porém, o sistema Globo, principalmente a emissora de televisão, anteviu o perigo.

Quem acompanhou o Jornal Nacional, na época, sabe que não houve apoio a Bolsonaro.

Os jornalistas da empresa, como William Bonner e Renata Vasconcelos, ficaram meio que em cima do muro.

Tentaram dar uma puxadinha para Fernando Haddad, mas sem muita moral pra isso, pois passaram anos massacrando Lula, Dilma e o PT.

Somente com a ascensão do capitão à presidência, a Globo se tocou.

A família Marinho e seus funcionários, parecem ter se tocado, lembrando aquela velha máxima que diz: "Eu era feliz e não sabia".

A Globo, Bonner, Renata, até a Miriam Leitão parecem ter chegado à conclusão de que perto de Bolsonaro o Lula é um doce.

Na campanha de 2022, a cobertura dos veículos da empresa Globo não alisou pra Bolsonaro. E já não tratou tanto o Lula como um criminoso.

No dia da apuração, a máscara dos medalhões da emissora de TV caiu de vez. William Bonner não escondeu estar na torcida pela vitória do petista e quando pôde anunciar a vitória do líder da esquerda não disfarçou a alegria.

Após as primeiras declarações do presidente eleito, Bonner respirou aliviado, como se fizesse isso pela primeira vez em quatro anos.

Instalado o governo, os veículos da empresa Globo deram um tratamento decente ao presidente, noticiaram de maneira positiva os nomes dos ministros escolhidos pelo Lula.

Ainda hoje a emissora, o site, o jornal, estão sendo simpáticos ao novo governo.

Um contraste total com o que fizeram anteriormente, principalmente com a Dilma, a quem ajudaram - muito - a derrubar.

Mas não há condição de alguém inteligente, educado, bem informado - que preze pelos valores democráticos - defender o nome do ex-presidente do Brasil.

Um sujeito que foi deputado 28 anos e nunca fez nada de relevante. Como presidente, não deixou uma marca, instigou o ódio, foi omisso na pandemia, com sua turma espalhou fake news os quatro anos, se mostrou incompetente e comandou uma equipe de figuras grotescas, corruptas, inábeis.

A Globo não monopoliza a televisão brasileira há meio século à toa.

Os Marinho não construíram um império por um lance de sorte.

Há inteligência e capacidade na empresa desde os tempos do patriarca Roberto Irineu Marinho.

Eles - pai, filhos, parentes e aderentes - podem ser capitalistas, conservadores e reacionários, mas burros não são.

Os bolsonaristas - a expressão criada a partir do falso mito soa quase como um palavrão - são em geral estúpidos, oportunistas, desonestos, preconceituosos, limitados e golpistas, embora alguns deles nem alcancem o significado desta última palavra.

Diante desta realidade, a Globo optou pelo que acha melhor para o Brasil (e para si) no momento.

Lula é extremamente inteligente, preparado, articulado e defende a democracia como poucos.

Montou um time de primeira para comandar o país. Está com uma vontade de acertar que salta aos olhos.

Em meio à herança maldita que recebeu, às dificuldades, tem dado respostas rápidas, demonstrando energia, jovialidade, quando já completou 77 anos.

O mundo - vamos alargar a discussão - não precisa de Trumps, Bolsonaros, Moros e Muros.

Fascistas só trouxeram sofrimento à humanidade. na Espanha, em Portugal, na Itália, na Alemanha, na Argentina, no Brasil.

Ditaduras são terríveis. Sejam de direita ou dita de esquerdas.

A democracia, a educação, a cultura, o fim das desigualdades, a justiça social,  e em todos os níveis; é esse conjunto de valores que poderá tornar o Brasil e o mundo melhores.

Lula também tem sido mais tolerante com a Globo, sabiamente perdoou a emissora por todo o mal que lhe causou (e ao seu partido, e ao Brasil).

Essa convergência é positiva. Que o presidente, juntamente com Geraldo Alckmin, Fernando Haddad, Marina Silva, Rui Costa, Camilo Santana, Simone Tebet, Wellington Dias, André de Paula, Paulo Câmara, Luciana Santos, Anielle Franco e todos os demais que hoje formam a Frente Ampla consigam reconstruir o país, melhorar a vida do povo, trocar o ressentimento pelo amor e encher de esperança os brasileiros, que têm sofrido muito nos últimos anos, e agora merecem um alento.

O GALO DA MADRUGADA E O MITO DE MILHÕES DE PESSOAS NO DESFILE

 



Por Homero Fonseca*

Era 1996. O Galo da Madrugada estava à beira de comemorar 20 anos. E se tornara um fenômeno: uma grande atração turística e um signo inconteste da cidade. Porém, um milhão de foliões? À época, o Recife tinha cerca de um milhão e meio de habitantes…

Eu estava à frente da redação do Diario de Pernambuco e desconfiava de que aquela conta não batia.

[Sabe-se como o mito do milhão nascera: na disputa por espaço na cobertura espetaculosa da Rede Globo, as notícias enviadas do Recife e de Salvador foram inflando os números, ano a ano, numa corrida ufanista: 500 mil, 600 mil, 700 mil… um milhão. 

Toda a mídia acompanhou a contagem inflacionária. Claro, o desfile crescia ano a ano, em boa parte pelo efeito do noticiário hiperbólico. Até o Rio de Janeiro, que não podia ficar atrás no marketing carnavalesco, tascou: o Cordão da Bola Preta também juntava um milhão de foliões. Logo logo, São Paulo entra na onda. É marketing na veia. ]

Agora, em 2023, a extrapolação numérica atingiu o auge: 2,5 milhões de pessoas no Galo!

Lá em 1996, para tirar minhas dúvidas, pedi ao engenheiro Fritz Guedes que calculasse, com base nos mapas cartográficos, quantas pessoas o percurso do Galo comportava. Resultado: 400 mil[*] (o que é um número impressionante, por qualquer parâmetro).

E agora? Desmentir o milhão colocaria o vetusto jornal como estraga-festa, além de não surtir o menor efeito na maré midiática. E eu perigava virar “o inimigo do povo” (como o coitado do Dr. Thomas Stockmann, na célebre peça de Henrik Ibsen), quem sabe acusado de agente de alguma nação estrangeira. Resolvi não nadar contra a corrente das emoções e interesses entrelaçados.

Porém, só por desencargo de consciência (já que não ia desmentir o mito, também não o validaria!), orientei as editorias a não falar no fictício número mágico. Sempre que se pensasse no “um milhão”, se escrevesse “uma multidão”. E assim foi feito.

Pronto, contei história.

*Homero Fonseca é jornalista e escritor, com passagem pelos principais veículos de comunicação de Pernambuco.

Raquel Lyra e a "República de Caruaru"

Desde o início da gestão, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, vem demostrando total incompetência para gerir o estado. A falta de habilidade, tem lavado Raquel a esquecer políticos que apoiaram ela desde o primeiro turno, não dando espaço a esse pessoal, e nomeando para cargos em todo estado, pessoas de Caruaru.

Pelo que se acompanha na imprensa do interior e da capital, nomes ligados a Caruaru têm sido privilegiados, ocupando espaços importantes na gestão no primeiro, no segundo e no terceiro escalão.

Um bom exemplo de que Raquel quer transformar o estado em uma "República Caruaruense" foi a nomeação da diretora do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, que foi de Caruaru.

Muito se especula, que a saída de Alan Carneiro da política, foi em parte, a grande decepção com Raquel, que não esta nem ai pra os verdes, ao ponto de político de segundo escalão, ser recebido pelo secretário Rubens Junior, já que Raquel até agora só deu atenção a prefeitos, e mesmo assim de forma coletiva.


Resta saber se em Santa Cruz, cargos importantes do estado, como a direção do DETRAN, vai ser indicada pelos verdes ou pelo prefeito Fábio Aragão. Ou se manter o critério, ela pode indicar alguém de Caruaru pra comandar o DETRAN de Santa Cruz. 

Há tempos Caruaru, vem recebendo atenção especial de governos, deixando Santa Cruz bem distante no quesito infraestrutura, agora, com a governadora filha de Caruaru, se continuar recebendo muito mais que Santa Cruz, a distância entre as duas cidades só fará aumentar.

Como costumo falar, Santa Cruz é a capital do Polo de Confecções, é um centro importante da nossa região. Se o município não recebe um tratamento justo do governo, o que será de Jataúba, Taquaritinga do Norte, Brejo, Toritama, Vertentes, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho e os outros municípios da região?