As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Educadores lamentam escolha de Tiririca para comissão na Câmara

Depois de submetido a um teste para provar à Justiça Eleitoral que não era analfabeto, o deputado, cantor, compositor e humorista Francisco Everardo Oliveira Silva - o Tiririca - foi indicado, nesta sexta-feira, titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara.
link
Veja também:


Ex-BBB vai integrar comissão de Finanças e Tributação
Romário será vice-presidente de comissão de Turismo e Desporto

A escolha foi anunciada pelo líder do PR, Lincoln Portela (MG), e atende a um pedido pessoal do deputado. Um ofício confirmando a indicação - antecipada pelo estadão.com.br às 15h38 desta sexta - será protocolado pelo PR na terça-feira. Segundo a assessoria de Tiririca, ele queria muito fazer parte da comissão porque pretende atuar, como deputado, na área artística. É até filiado, em São Paulo, ao sindicato da categoria.
A notícia espalhou surpresa e desconsolo entre educadores."É um retrato da sociedade que temos", reagiu o professor Mozart Neves Ramos, da ONG Todos pela Educação. "Acho lamentável", acrescenta a titular de Pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp, Maria Márcia Malavasi. "Não por ele, mas porque há tantas outras pessoas com carreira, seriedade e currículo para essa missão."
Tiririca vai discutir e votar políticas educacionais depois de chegar ao Congresso envolvido numa aura de analfabetismo. Eleito com mais de 1,3 milhão de votos - a segunda maior votação da história da Câmara -, só conseguiu tomar posse depois de provar, perante um juiz eleitoral, que sabia ler e escrever. O argumento do juiz Aloisio Silveira, que o aprovou no TRE paulista, foi que "a Justiça Eleitoral tem considerado inelegíveis apenas os analfabetos absolutos e não os funcionais". O educador Mozart Ramos fez uma comparação: "Imagino se, na hora de formar uma seleção brasileira de futebol, houvesse vagas e cotas para os clubes, como para os partidos". O mais grave, observou, é que este é um ano importante para as causas educacionais. "Temos um Plano Nacional de Educação a ser definido. Com ele, a Lei de Responsabilidade Educacional. A reforma do ensino superior, a questão das cotas." Uma agenda "em grande parte técnica, que exige gente de preparo no setor".
Lembrando que o Brasil tem "14 milhões de analfabetos com mais de 15 anos e muitos milhões mais de analfabetos funcionais", ponderou que Tiririca não está preparado para atender "à dramática necessidade de se organizar a educação para uma sociedade moderna e preparada".
Marcia Malavasi, da Unicamp, esclareceu que não tem nada pessoal contra o deputado. "Não se trata de desmerecer as qualidades que ele possa ter. Mas é evidente que há uma inadequação entre o que ele representa e o tamanho dos desafios da educação brasileira."
Completando sua tarde de celebridades, a Câmara emplacou também o ex-jogador de futebol Romário (PSB-RJ) como vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto. Nesse time jogarão também Danrley de Deus (PTB-RS), ex-goleiro do Grêmio, e o ex-boxeador Acelino de Freitas, o Popó. Romário já avisou que pretende trabalhar com os grupos encarregados de organizar a Copa do Mundo , em 2014, e a Olimpíada do Rio, em 2016. A Comissão de Finanças terá o ex-participante do programa Big Brother Brasil Jean Wyllys (PSOL-RJ).

DILMA, a mãe dos sonegadores


A presidenta acomodou nas tetas federais os sonegadores e os parlamentares de moral duvidosas. Usa esses apoios comprados para buscar governar de forma ditatorial e desenfreada. Pela cara dos seus aliados e protegidos vê-se para onde está se encaminhando o seu governo

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR 
Ensina um secular provérbio: “Dizem-me com que andas que te direi quem és” 

Postado por Blog Junior Albuquerque

Concluiu-se o processo de votação do projeto do Salário Mínimo, no tempo recorde de duas semanas. Depois da aprovação na câmara, foi à vez dos senadores votarem esmagadoramente favorável ao projeto enviado pela presidenta Dilma Rousseff.

Não ocorreu nenhuma contribuição, nenhuma correção, nenhuma emenda ao texto vindo do Planalto, que virou lei no seu formato original, do jeito que o governo queria, resultando na fixação do valor em R$ 545,00.

A chamada base aliada do governo, os partidos que dão sustentação a Dilma Rousseff, foram domados por promessas de cargos comissionados no segundo escalão do governo.

No afã de conseguir os restos da festa da posse do novo governo - um emprego nos cabides dos ministérios e nas estatais, para a clientela - os deputados e senadores de Dilma não tiveram pudor inclusive de abrir mão dos seus direitos constitucionais de legislar, para qual foram eleitos.

Dilma segura da elasticidade moral dos seus aliados parlamentares, aproveitou ainda, para introduzir no bojo do projeto penduricalhos imorais, como o já comentado antidemocrático dispositivo que permite a presidenta, de agora em diante, até 2015, determinar o valor do salário mínimo por decreto presidencial, imperialmente, sem ter que consultar o Congresso.

Os deputados e senadores abriram mão dos direitos e obrigações de legislar e de fiscalizar o governo, tarefas elencadas na constituição federal, que juraram defender quando foram diplomados após a eleição.

A presidenta Dilma Rousseff promove um mensalão tal qual aquele que seu antecessor patrocinou. Só que ao invés de depositar valores nas contas dos deputados e senadores, utiliza os cargos comissionados do serviço público, como moeda vil de troca a favores e simpatias dos legisladores de moral pouco consistente.

Porém não é só isso, o projeto apresenta também um dispositivo, que passou despercebido durante os debates, para a grande imprensa, uma norma tornada legal, que o Blogueiro Josias de Souza, da Folha de São Paulo, chamou de “contrabando fiscal” ou “bolsa-sonegador”.

As disposições contidas no artigo 6º da lei do Salário Mínimo, praticamente anula os efeitos da lei 9.430, de 1996, que instituía penas de prisão aos responsáveis pelas empresas pilhadas sonegando tributos e contribuições previdenciárias.

No momento em que se fala em cortes brutais de gastos e põe-se ao suposto déficit da previdência, como empecilho para se conceder um salário mínimo mais adequado, é surpreendente que Dilma esforce-se para facilitar a vida do sonegador.

Será que os sonegadores fizeram doações de campanha em troca desse refresco? No Brasil quem paga tributos em dia e corretamente é considerado otário. Por isso, as grandes empresas têm departamentos jurídicos especializados em evitar que os impostos sejam pagos, ou que seja pagos ao mínimo, ou em acordos de parcelamentos sempre em prejuízo aos cofres públicos.

Dilma virou a mãe dos sonegadores.

A lei antiga obrigava a receita Federal a informar ao Ministério Público, para o devido encaminhamento processual, sempre que houvesse constatação de sonegação.

Por obra e graça do novo governo, está aberta uma janela, por onde o sonegador pode escapar do risco de ir para a cadeia, basta que requeira o parcelamento da dívida. Simples assim.

A empresa comete o crime de não recolher os valores a previdência social, inclusive embolsando dinheiro recolhido, na boca do cofre, da folha de pagamento do trabalhador e não sofre nenhuma sanção, não é lindo?

Sabe-se que sonegador que é bom, faz acordo de parcelamento e também não paga as parcelas. Formam-se um novo montante que novamente é parcelado e assim o Brasil, com a ajuda de mãe Dilma vai se tornando cada vez mais a terra do crime compensatório.

A oposição, Democratas e Tucanos, vai entrar com recurso no Supremo Tribunal Federal contra esses dispositivos, alegando inconstitucionalidade. E por que não, imoralidade e golpismo?

História do Brasil

Como foi a eleição para presidente em 1930?
O ex Governador do Estado de São Paulo, Júlio Prestes, do Partido Republicano Paulista, foi o candidato da chamada "Concentração Republicana", tendo sido pelas legendas situacionistas da maior parte dos estados, em uma Convenção Republicano. O Partido Republicano Mineiro, contrariado com a quebra do pacto do café com leite, articulou, através do Presidente do Estado Antonio Carlos de Andrada, o apoio à candidatura do Governador gaúcho Getulio Vargas, também ex Ministro da Fazenda do Presidente Washington Luiz. Vargas ganhou o apoio unânime dos gaúchos, isto é, do Partido Libertador, de Assis Brasil, após o pacto das Pedras Altas, que pôs fim à guerra civil. Essa articulação foi denominada de Aliança Liberal, e defendia reformas democráticas, e outras reivindicações dos trabalhadores. Ganhou a adesão do Partido Democrático Paulista, da maior parte das oposições estaduais, e do Governador paraibano João Pessoa, que foi seu candidato a vice-presidente. A campanha mobilizou as grandes cidades, mas prevaleceu a fraude praticada por quase todos os partidos envolvidos. Julio Prestes foi eleito, mas não assumiu o governo, graças à Revolução de 1930.

Data da eleição: - 1º de Março de 1930

Tipo de eleição: - Direta

Candidatos à presidência da República em 1930: Júlio Prestes (PRP), Getúlio Vargas (Aliança Liberal: PRM + PRR) e Minervino de Oliveira (PCB)

Candidatos à vice-presidência da República: Vital Soares e João Pessoa

Vencedor: Júlio Prestes

Resultado da eleição



Candidato Estado Votos  %
Júlio Prestes São Paulo 1.091.709 59,51%
Getúlio Vargas Rio Grande do Sul 742.794 40,49%

Prestes não chegou a assumir o cargo, pois foi vítima de um golpe de Vargas, que permaneceu no poder até 1945.

VOTE EM NOSSA ENQUETE

Vote na nossa enquete. Qual dos vereadores de Taquaritnga você não vota de jeito nenhum?

Deputado Edson Vieira e o ex--prefeito Jânio Arruda foram entrevistados no programa Patrulha do Agreste nesta sexta-feira (25)








O ex-prefeito Jânio Arruda e o deputado Edson Vieira estiveram juntos no programa Patrulha do Agreste da rádio Vale do Capibaribe na última sexta (25). O programa é apresentado por Bartôl Neves e Hamilton França (Pitombinha). Na entrevista Edson falou da satisfação de ver seu pedido para a instalação da escola técnica em Santa Cruz do Capibaribe, Edson também revelou que a oposição de Santa Cruz do Capibaribe entrou com pedido de uma intervenção judicial com relação a eleição da cãmara de vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, pregou união no grupo e cobrou que o prefeito de Santa Cruz realizasse as promessas de campanha. Jânio falou do problema da Avenida Funil em Pão de Açúcar, revelou que a mesma ainda não foi paga a Galego de Mourinha o empleitero, e disse que a tal obra, de cunho eleitoreiro não tinha licitação. Edson também enfatizou que vai continuar na luta pela emancipação dos distrito de São Domingos e Pão de Açúcar.

Imagens da visita da oposição ao distrito do Jerimum no último domingo (20)

Como havíamos prometido, estamos divulgando algumas imagens da visita da oposição ao distrito do Jerimum no último domingo (20). Não tínhamos feito a divulgação das imagens antes por problemas técnicos na câmara, e por esses motivos várias imagens foram perdidas. Pedimos desculpa aos nossos leitores por não termos divulgado antes as imagens.

Foto: Blog Junior Albuquerque.
Na foto: Dr. Paulo Lima, Jânio Arruda com populares na feira de gado.

Foto: Blog Junior Albuquerque.
Na foto: Dr. Paulo Lima, Jânio Arruda, Jorge Gomes e
Zeze de Lalinha.

Foto: Blog Junior Albuquerque.
Na foto: Maciel Santana, Dr. Paulo Lima, Jânio Arruda,
Jorge Gomes e Zeze de Lalinha.


Foto: Blog Junior Albuquerque.
Na foto: Dr. Paulo Lima, Jânio Arruda e Jordão Jó.

Foto: Blog de Junior Albuquerque.
Na foto: Jânio Arruda, o presidente da câmara de
Taquaritinga o vereador Léo (PT), Eduardo presidente do PT em Taquaritinga
Dr. Paulo Lima e amigos de Léo.

Foto: Blog Junior Albuquerque.
Oposição visitando moradores da comunidade.

Foto: Blog Junior Albuquerque.
O presidente da câmara de Taquaritinga do Norte
o vereador Léo e amigos.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Curtas

Ameaçado de cassação 
 
O prefeito de Belo Jardim, Marcos Coca-Cola (DEM), corre o risco de ser cassado, porque não responde a nenhum pedido de informação da Câmara Municipal. O vereador Valdemir Cintra (PTB) denunciou o prefeito no TCU por descumprimento da Lei Orgânica.




APAGÃO
 Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alepe, o deputado Diogo Moraes (PSB) participa, hoje, de seminário sobre o futuro da matriz energética do Nordeste, no Mar Hotel. Nada mais oportuno depois do apagão nordestino.

E o federal quuem é? é Ze é Ze é Ze
Depois de ser eleito deputado federal, e ter feito várias visitas agradecendo os votos em diversos municípios, Zé Augusto esta vendo sua estrela ser ofuscada pelo chamado alto clero do congresso. Zé ja foi empurrado por estes deputados que realmente manda no congresso, e pelos políticos estrelas como Tiririca, popó e Romário, para o baixo clero. Se continuar sem notoriedade da imprensa nacional, e se acomodar no baixo clero, Zé terá um futuro complicado para uma reeleição. 

Vai desistir
Comenta-se no distrito de Pão de açúcar, que o vereador Mir Custódio irá desistir da disputa a reeleição em 2012. Com uma rejeição nunca vista antes na história de Taquaritinga, o parlamentar sabe que não tem chances, e vai aderirir a campanha do irmão Borges, que será candidato e ´´e um político nato, diferente de Mir.

Pacto pela Morte!
O governo do estado de Pernambuco, anda vendendo ao país através da mídia que o chamado Pacto pela vida deu certo. Mas aqui na região do pólo de confecções e crescimento da violência é notório.

Ernesto na disputa
Vem crescendo dentro do grupo e da população, o nome do vereador Ernesto Maia para disputa majoritária em Santa Cruz do Capibaribe em 2012. Com uma fraquíssima administração, o prefeito Toinho do Para esta perdendo espaço dentro do grupo, e ja tem uma ala dos Taboquinha que estão dizendo que só vencerão as eleições se for um Maia na disputa.

Já do outro lado
A oposição de Santa Cruz poderá terá na disputa majoritária alguns desses três nomes; Edson Vieira Dep. estadual, Ernando Silvestre ex-prefeito ou o vereador Junior Gomes que vem se destacando na câmara de vereadores.

DEM e PTB Juntos em 2012?
Em alguns municípios a aproximação do DEM com o PTB esta ficando cada vez maior. O ex-deputado André de Paula ja teria feito alguns contatos com o senador Armando Neto. Armando ja começa a dar sinais de que disputará a majoritária para governador em 2014, e quer contar com o espólio da oposição, principalmente do DEM.

 Assessoria – Ex-assessor de Roberto Magalhães (DEM) e pessoa de sua absoluta confiança, o advogado Paulo André Rabelo foi nomeado ontem por Eduardo Campos para gerente de assuntos jurídicos da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo. Mas não entrou pela quota do DEM e sim do PTB.

Hiper Lotado
Depois de ter fechado mais de 20 escolas rurais em Taquaritinga do Norte, e ter aglutinado os estudantes em escolas pólos como a de Pão de Açúcar, a prefeitura criou um grande problema. A hiper lotação criou um FILA DE ESPERA, acreditem se quiser, UMA FILA DE ESPERA, para poderem matricular alunos que não conseguiram vagas. A esperança da diretoria é que alguns alunos desistam para se criar mais vagas para aqueles que estão na fila de espera. Uma verdadeira vergonha, esperar alunos desistirem para que outros consigam se matricular, é esse o futuro de Pão de Açúcar.

Avenida Balbino Pereira também conhecida pela Interlagos de Pão de Açúcar

Foto Meramente ilustrativa
                                 " A avenida virou ponto de rachas para os jovens"

      Os moradores da avenida Balbino Pereira, já não tem mais sossego, é que a avenida virou rota de rachas e de motoqueiros descontrolados que vivem  atormentando o sossego dos moradores da avenida. Motos com excesso de passageiros, carros e motos em altíssima velocidade, motos pilotada por menores sem capacete, sem falar na poluição sonora de algumas motos

     A Avenida que ja esta sendo chamada de "Interlagos de Pão de Açúcar", pois não há fiscalização e preocupação do poder público, que simplesmente fecha os olhos para a situação absurda da avenida, vários e vários acidentes já foram registrados na avenida que foram sempre ocasionados pelos problemas escritos no inicio da matéria.  
     O incrível é que a prefeitura representado por Lero,  fez questão de anunciar na filadelfia fm que viria um trio da ROCAM para o município, e todos cientes dos problemas existentes na avenida Interlagos simplesmente desviaram a ROCAM para a sede do município, e como sempre esqueceram de Pão de Açúcar e o nosso desejo antigo por pelo menos um pouco de dignidade e fiscalização por parte de algum órgão da polícia fica "ao Deus dará", a solução que fica para os moradores da avenida Interlagos é se protejam quem poder.


Fonte: Blog Pão de Açúcar Livre

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

História do Brasil

Como foi a eleição de presidente de 1926?





Washington Luís Pereira de Sousa (Macaé, 26 de outubro de 1869 — São Paulo, 4 de agosto de 1957) foi um advogado, historiador e político brasileiro, décimo primeiro presidente do estado de São Paulo, décimo terceiro presidente do Brasil e último presidente da República Velha.
Foi deposto em 24 de outubro de 1930, vinte e um dias antes do término do seu mandato como presidente da república, por um golpe militar, que passou o poder, em 3 de novembro, às forças político-militares comandadas por Getúlio Vargas, na denominada Revolução de 1930. Foi o criador do primeiro serviço de Inteligência do Brasil em 1928.


Vice-presidente

  • Fernando de Melo Viana



Washington Luís foi exilado, vivendo muitos anos nos Estados Unidos da América e posteriormente na Europa. Regressou ao Brasil em 1947, recusando-se a voltar à política. Em 4 de agosto de 1957, faleceu em São Paulo, e hoje está enterrado no Cemitério da Consolação.
Foi homenageado, na ocasião de seu centenário de nascimento, em 1969, quando foram lançados dois livros. Há rodovias com seu nome, porém, é um dos poucos presidentes que não tem uma cidade nomeada em sua homenagem.

CONVITE

A Escola Municipal Professor Antônio Gomes Aragão . localizada no bairro Rio Verde, com direção do Professor Clodoaldo Moreira, Convida a toda a população a participar do aniversário de 12 anos da Escola, que muito vem contribuindo para a educação do nosso município, e “ Educando para a Cidadania”, na ocasião também será comemorado o carnaval da escola, toda essa Programação acontecerá no dia 25 de Fevereiro de 2011, (Sexta-Feira) às 9 hs da manhã, Venha conferir e se divertir com:
• Orquestras de Frevo:
• Banho de Carro PIPA;
• Distribuição de picolés;
• E várias outras brincadeiras e animação.
Você é nosso Convidado!!!!

CONGRESSO NACIONAL ROMÁRIO: um peixe federal fora d’água

Lembra que quando o jogo não estava bom, quando não mandavam bola para abastecer o ataque e o baixinho ficava em campo meio dorminhoco? O pessoal do Kibeloco publicou uma seqüência de fotos do baixinho atuando em seu novo time, o dos deputados federais, no plenário do Congresso, participando de uma sessão da câmara. Uniformizado de terno e gravata, longe da praia e sem entender o jogo, a luta do peixe, em sua nova equipe, é manter-se acordado.
Postado por Blog Capital da Camisaria
Fontes: Kibeloco
Fotos Kibeloco

- Peixe, quando será que esse troço vai acabar? 


- Já ultrapassou em muito os 45 minutos do segundo tempo, que prorrogação é essa...? 


- Acho que vou pegar no sono a qualquer momento... 


- Será que dá para fingir uma contusão e pedir para sair? 


- Quem é o técnico desse time? 


- Que é que esses caras estão falando??? 
Meu Deus me leva para Ipanema... Eu quero futevôlei!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Informe Publicitário

Ex-deputado Bruno Rodrigues almoça com ex-aliados de Custódia e garante: ''Vou voltar''

Foto: J. Batista

O ex-deputado federal e
 agora consultor 
de empresas,Bruno Rodrigues,
 filiado ao PSDB pernambucano,
 almoçou nesta terça-feira,
 no Recife, com o 
prefeito de Custódia,
 Nemias Gonçalves (PSB),
 e ao final da reunião declarou
 confiante: “Vou voltar”.
Ele se elegeu deputado federal em 2006 mas em 2010
 não se reelegeu. Pelo fato de estar apoiando Serra,
 para presidente da República, e não Dilma Rousseff,
 perdeu muitas bases no interior, entre elas o próprio
 Nemias, que votou nele na eleição passada mas agora 
ficou com Ana Arraes (PSB).
Bruno garantiu ao blog que está com a cabeça em forma,
 que vai muito bem como consultor de empresas, 
obrigado, que não mágoa dos ex-aliados que o 
abandonaram em 2010 e que em 2014 estará de volta.

Sujeira e Vandalismo na Eleição para Conselho Tutelar






O que era para ser uma eleição tranquila e com boas intenções para criança e adolescente, tomou rumo diferente, além de ter  ficado bem claro a conotação politica que se ganhou entre alguns canditatos e o alto investimento financeiro de terceiros com própositos políticos, aconteceu o que de costume acontece em eleições politicas partidárias. O suplente de Conselheiro Tutelar e candidato José Alves foi vítima de vandalismo, tendo suas faixas rasgadas das igrejas de Nossa Senhora Aparecida e da igeja do bairro da Cohab, mostrando-se assim um vandalismo barato e desnecessário para eleição ao Conselho Tutelar. “Não sei a troco de quê as pessoas se passam a fazer esse tipo de vandalismo não respeitando o candidato nem o local onde estavam as faixas, por essa eu não esperava”. Falou José.  O candidato evitou falar mais sobre o assunto, no entanto sabe-se que algumas pessoas vizinhas as igrejas viram quem foram os responsáveis por rasgar as faixas. José foi orientado a prestar uma queixa. 

Reflexão

ARROGÂNCIA

Um calouro muito arrogante, que estava assistindo a um jogo de futebol, tomou para si a responsabilidade de explicar a um senhor já maduro, próximo dele, por que era impossível a alguém da velha geração entender esta geração.
- Vocês cresceram em um mundo diferente, um mundo quase primitivo, o estudante disse alto e claro de modo que todos em volta pudessem ouvi-lo.
- Nós, os jovens de hoje, crescemos com televisão, aviões a jato, viagens espaciais, homens caminhando na Lua, nossas naves espaciais tendo visitado Marte. Nós temos energia nuclear, carros elétricos e a hidrogênio, computadores com grande capacidade de processamento e ... numa pausa para tomar outro gole de cerveja. O senhor se aproveitou do intervalo do gole para interromper a liturgia do estudante em sua ladainha e disse:
- Você está certo, filho. Nós não tivemos essas coisas quando nós éramos jovens ... por isso nós as inventamos..
E você, um bostinha arrogante dos dias de hoje, o que você está fazendo para a próxima geração?
Foi aplaudido ruidosamente!

"O Homem de bem exige tudo de si próprio, o Homem medíocre espera tudo dos outros..." (Confúcio)

Coluna Blog Aldo Gaudêncio

Aldo Gaudêncio
Estamos publicando a coluna no meu grande amigo Aldo Gaudêncio de Campina Grande -PB. Aldo é um amigo de verdade, que eu tenho o privilégio de ter pessoas como ele como amigo. Conheci Aldo no ano de 2006 quando junto com ele cursei Letras na UEPB (Universidade Estadual da Paraíba). Aldo é um dos pré- candidato a prefeito da cidade de Serra Branca também na Paraíba. Desejo boa sorte para esse meu amigo.
Aldo é Bacharel em Direito, além de ter mestrado na área, cursou Letras na UEPB e é professor de direito de várias universidade da cidade de Campina Grande.
P-O-L-I-T-I-C-A-G-E-M



Ampla é a significação do termo política, que é derivada do grego antigo politeía, que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Neste norte tem-se a idéia ampliada, pois tudo relativo ao Estado e sua composição (associe-se, portanto, à adminitração pública de uma forma geral) é alcançado através da política.

Percebe-se que a expressão politica pode congracionar várias acepções, notadamente as que se referem a ela tendo como foco o Estado. Seria a politica a arte de formar alianças tendo em vista o alcance do poder público, ou o arte de governar em prol do coletivo, dentre tantas outras.

E a politicagem? O que vem a ser? No dicionário “Política reles e mesquinha de interesses pessoais”. No meu pensar a atitude mais podre do exercício da política partidária. A falta completa de inteligência do “agente político”, pois coloca em segundo plano os interesses sociais.

Postura acéfala. A mediocridade no exercício da representação do povo. Atitude pequena, baixa, fronte a sociedade, já que desnorteia a política do social, em detrimento de uma política individual.

A postura vil, reles, nojenta, asquerosa. A mais burra postura de um político. É o deixar o povo de lado. É pensar só em si, só em seu lado. É querer ser maior sem conseguir ser, porque não tem a capacidade de assim chegar a ser.

O pior de tudo é a politicagem pela politicagem. Essa é escabrosa, baixa, abominável. O fim de tudo é quando o politiqueiro contagia seu povo com a politicagem, quando a população se envolve, se contamina, se corrompe pela politicagem. É um sinal claro de retrocesso, porque o povo passa a ter o espírito do politiqueiro, assegurando a vitória de quem sobrevive da politicagem.

Acredito que o exercício da política é muito bonito, mas quando esta se torna a mais fria e imbecil politicagem deve ser escarrada pela população o quanto antes, haja vista poder ser o inicio do declínio político de um povo.


Comentário de nosso Blog: O que se faz em nossa cidade, em Santa Cruz e na maioria das cidades do pólo de confecções, Política ou Politicagem? Analisem as últimas atitudes de alguns indivíduos que só pensam em seus bolsos e respondam de acordo com a consciência de vocês.

Comissão de Ciência e Tecnologia agenda roteiro de visitas para o ano de 2011

Quinze visitas deverão compor o cronograma de atividades da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa ao longo deste ano de 2011.

A comunicação foi feita hoje pelo seu presidente, Diogo Moraes (PSB), durante reunião do colegiado.

Segundo ele, serão realizadas visitas a universidades e entidades como Centro Regional de Ciências Nucleares, Porto Digital e Espaço Ciência com o objetivo de aproximar a Assembleia das instituições ligadas ao setor.

Antes das visitas, o colegiado vai promover uma audiência pública com o secretário de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado, Marcelino Granja, por sugestão do deputado Maviael Cavalcanti (DEM).


Escrito por Inaldo Sampaio

Deputado Édson Vieira cobra mais atenção dos governos federal e estadual para a cidade de Toritama

Foto: Rinaldo Marques


A referência ao município de Toritama, como capital nacional do “jeans”, feita na última segunda-feira, em Sergipe, pela presidente Dilma Rousseff, serviu de “mote” para o discurso feito nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa, pelo deputado Édson Vieira (PSDB).

Ele, que votou em José Serra, concordou com a opinião de Dilma segundo a qual Toritama é um exemplo de sucesso em “arranjo produtivo local”.

E disse que o município precisa de ajuda dos governos federal e estadual para continuar crescendo, e gerando emprego e renda.

Segundo o deputado, Toritama tem cerca de 30 mil habitantes e o seu faturamento anual com a produção de jeans é de R$ 1,3 bilhão. São mais de 100 mil empregos gerados e 1 bilhão de peças de roupas produzidas por ano.

Escrito por Inaldo Sampaio

Curtas

A falta que eles fazem
A Casa(o Senado) era um bastião da oposição pelo poder de embargo que tinha em relação aos projetos estratégicos do Planalto. Foi no Senado, por exemplo, que a recriação da CPMF, o imposto do cheque, caiu por terra. Não por acaso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se empenhou tanto na eleição de aliados. Conseguiu impedir a reeleição de grandes caciques da oposição, como os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Marco Maciel (DEM-PE) e Heráclito Fortes (DEM-PI). A presidente Dilma Rousseff colhe os frutos dessa estratégia.(Da coluna Brasília DF - Luis Carlos Azedo)

Oposição
No último domingo (20), lideranças do grupo de oposição de Taquaritinga do Norte estiveram visitando os moradores da vila do Jerimum. O ex-prefeito Jânio, Dr. Paulo Lima, Zé Inácio e Maciel Santana e o vereador Léo (PT) estiveram na feira de gado realizada todos os domingos naquele distrito. Logo depois estiveram visitando várias pessoas, inclusive eleitores que votaram no prefeito e estão descontentes com a atual administração. Em breve estaremos publicando as fotos da visita. 

 Na Líbia
A pedido da Queiroz Galvão, Eduardo Campos acionou o chanceler brasileiro, Antonio Patriota, para pôr a embaixada brasileira em Trípoli, capital da Líbia, à disposição dos 120 pernambucanos que trabalham naquele país e estão enfrentando problema para sair.  

Grupo Federal Acabou?
Depois de pegarem uma caroninha nos votos de Zé Augusto, o grupo federal vem demonstrando fraqueza e que não é tão forte como se pensava. Alguns integrantes desse grupo ja voltaram para os braços do prefeito em troca de um emprego para se próprio ou para algum parente, e até lá pode ter certeza que o prefeito termina com o grupo contratando mais alguns. E como diz o amigo Arroz do caminhão de lixo, " eles tão é doido, aqui só tem dois lados, quem é com o prefeito e quem é contra".  

Edson Vieira
Enfim saiu a tão esperada escola técnica para Santa Cruz do Capibaribe. O pedido do deputado Edson Vieira foi atendido pelo governador mesmo Edson permanecendo na oposição.

Cadê o legislativo
A prefeitura de Taquaritinga começou a calçar a rua Pedro Ppereira em Pão de Açúcar. Até agora o que se viu foi os funcionários da prefeitura trabalhando na obra, o legislativo vai ter que fazer seu papel e pedir a licitação, quem é a firma, e se tem firma o motivo de estarem lá funcionários da prefeitura, em quanto a obra foi licitada, acorda vereadores.

Avenida Funil
Ainda continua indefinida de quem é culpa de a avenida funil ter ficado inacabada. O grupo de situação coloca a culpa no deputado, o deputado diz que é do governo do estado, e Galego continua sem receber. 

Odontosesc
É um tremendo sucesso a carreta do odontosesc que esta em Taquaritnga. Coordenado por Batânia o odontosesc esta atendendo mais de 250 pessoas em Pão de Açúcar, e tem mais de 100 na lista de espera, a prefeitura deveria deixar a carreta por pelo menos mais um mês aqui em Pão de Açúcar. Queremos parabenizar Betânia pelo trabalho na coordenação. 

DE QUEM É A CULPA?

                                                                                          Dr. Paulo Lima*


Foto: Arquivo Pessoal Dr. Paulo Lima
Nestes últimos dias não acessei os blogs de nossa região. É que o tempo disponível que me resta está cada vez mais curto em razão das atribuições do meu cargo na Procuradoria Regional Federal.  E o mais engraçado em tudo isto é que o mandatário da Prefeitura (será que devo mesmo usar este adjetivo?) ainda tem a audácia de, não raras vezes, insinuar que sou um desocupado.    Só mesmo em Taquaritinga...

Mas, voltando ao tema, acessei agora há pouco o blog de Júnior Albuquerque e me deparei com uma matéria interessante, postada hoje, 22 de fevereiro, sob o sugestivo título: “OS MERCENÁRIOS DA POLÍTICA DE TAQUARITINGA QUEREM IMPLANTAR A LEI DA MORDAÇA.”

Na matéria, por sinal bem pertinente, o articulista político alerta que estão ameaçando processá-lo  por estar denunciando o uso dos cofres públicos municipais para compra de  apoios políticos em nossa cidade.

E, pergunto: onde está a novidade?

Ora, é do domínio público que nos últimos dias vários apoios têm sido comprados em nossa cidade e o dinheiro certamente não está saindo do bolso desses “senhores”, (se é que podem assim ser chamados), hipócritas e corruptos, travestidos de vestais mas, que, na verdade não passam de hienas famintas saciando a sua fome nas magras tetas da Prefeitura!

Mas, volto a indagar: onde está a novidade?

A verdade é que os ideais e os princípios éticos na política estão cada vez mais raros, como mais raros são os personagens que pregam e praticam uma política voltada para a defesa intransigente dos verdadeiros anseios da coletividade.  O que vemos são personagens defendendo interesses pessoais em nome de uma coletividade, quando em verdade estão tentando se perpetuar no poder.

E de quem é a culpa?

Certamente não podemos colocar a culpa no povo, pois nenhuma culpa lhe cabe.

Também não podemos colocar a culpa nos ombros desses pobres coitados, que estão vendendo a preço de ocasião o pouco que lhe restava de sua dignidade.

Absolutamente não!

Devemos, sim, antes de tudo, fazer uma “mea culpa”, uma reflexão, e nos perguntar se também não temos nossa parcela de culpa por este estado de coisas. Sim, pois não é de hoje que se faz uso de tal prática em nossa cidade, reprovável sobremaneira, cumpre salientar!

Em verdade, meus caros, política se faz com coragem, renúncia, despreendimento, abnegação e, principalmente, com honestidade, valores estes que a cada dia estão mais raros.

Um abraço a todos.

*PAULO ROBERTO DE LIMA  é  graduado em Filosofia pela Universidade Católica, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e atualmente exerce o cargo de  Procurador  Federal

Carnaval na semana pré é em Taquaritinga do Norte

Quem foi que disse que a Dália da Serra também não é a Terra do carnaval? Enganou-se, pois próximo sábado (26) Taquaritinga do Norte se enfeita de muita animação e irreverência para festejar a 5ª edição do Bloco Carnavalesco a Gorda e suas virgens. Criado por um grupo de amigos em 2007 a agremiação tem como símbolo o amigo gordo, fazendo jus ao nome do bloco.
A concentração será às 19 horas na Praça Padre Berenguer, onde de lá, todos partirão em arrastão pelas principais ruas da cidade, resgatando a tradição carnavalesca do município e confraternizando foliões em torno dos festejos de momo.
O mesmo vai do chique ao bizarro, desde a elegância do padrinho do bloco o Professor Genival, que incorporou o papel do Rei do bloco e este ano promete arrasar com sua fantasia intitulada “Pavão misterioso”, até as demais virgens da cidade e redondezas que a caráter se enfeitam e deixa ainda mais bonita a festa.
A animação ficará por conta das Orquestras de Frevo Do Luiz de Britto e Maestro Bitonho, Trio Elétrico Cobrão e bonecos gigantes de Feira Nova. Os kits estão sendo comercializados ao preço de 10 reais em vários estabelecimentos comerciais da cidade.
Participem venha para a Dália da Serra prestigiar este evento que já  se consolidou na região e é considerado o melhor e mais irreverente bloco carnavalesco da semana pré e gritar com muita alegria a frase que marca o evento desde o primeiro ano “Uma por todas e todas por uma latinha”.

Henrique Figueirôa
Assessor de Imprensa e Marketing

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

História do Brasil

Bernardes venceu as eleições presidenciais de 1 de março de 1922, obtendo 466.877 votos contra 317.714 votos dados a Nilo Peçanha, em uma eleição que dividiu o país: Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro apoiaram Nilo Peçanha e os demais estados deram apoio à candidatura Bernardes.
Antes da eleição, Bernardes teve que enfrentar o rumoroso caso das "cartas falsas" atribuídas a ele e que denegriam o ex presidente Hermes da Fonseca.
Seu vice-presidente foi Estácio Coimbra que substituiu Urbano Santos, vice-presidente eleito, também em 1 de março de 1922, e que faleceu no dia 7 de Maio de 1922, antes de tomar posse.
O descontentamento com a vitória de Bernardes e com o governo de seu antecessor, Epitácio Pessoa, foram algumas das causas do chamado Levante do Forte de Copacabana, primeira ação do movimento tenentista. Bernardes teve que fazer frente à coluna Prestes, movimento tenentista que percorreu o país pregando mudanças políticas e sociais e que jamais foi derrotado pelo governo.
Vencedor: Artur Bernardes

Resultado da eleição para presidente da República:
1º - Artur da Silva Bernardes (PRM)
2º - Nilo Peçanha (Reação Republicana)

Governador Eduardo Campos janta pela segunda vez com o prefeito Gilberto Kassab

Foto: Antônio Cruz/ABr

Após participar ontem à noite do concerto comemorativo dos 90 anos de fundação do jornal “Folha de São Paulo”, o governador Eduardo Campos saiu para jantar com o prefeito Gilberto Kassab (DEM), que está de malas prontas para filiar-se ao PSB via Partido Democrático Brasileiro que está sendo criado por ele para fazer a “travessia”.
 
A única testemunha do jantar foi o governador de Sergipe, Marcelo Deda (PT), que Eduardo Campos considera “o mais sabido de todos nós”.
 
Com a entrada de Kassab no PSB, o partido deverá perder o deputado federal Gabriel Chalita, que deixou o PSDB em 2009 por falta de espaço para disputar um cargo majoritário mas permanece ligadíssimo ao governador Geraldo Alckmin (SP).

Escrito por Inaldo Sampaio

TÚNEL DO TEMPO EM DOSE DUPLA

Foto: Arquivo do Blog Bagaceira.
Eleição em Santa Cruz do Capibaribe
quando o Padre Zuzinha dominava.
Na foto: Braz de Lira, Padre Zuzinha e Augustinho Rufino.

Ernesto Maia e Diogo Moraes quando era Gordo.
Se você tem uma foto e quer ver ela postada em nosso Blog é só nos enviar para:  juniorjornalista25@hotmail.com

Lula e ex-ministro da Previdência Social são alvo de ação do MPF por improbidade administrativa que também pede bloqueio de bens dos acusados

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro da Previdência Social Amir Francisco Lando são acusados de improbidade administrativa por utilizar a máquina pública para realizar promoção pessoal e favorecer o Banco BMG. O Ministério Público Federal no DF (MPF/DF) entrou na Justiça e pede o bloqueio dos bens dos acusados e o ressarcimento aos cofres públicos de cerca de R$ 9,5 milhões gastos indevidamente. De acordo com o Ministério Público, o processo está em fase de intimação dos réus. Ele foi protocolado no último dia 31 de janeiro, na 13ª Vara Federal.
Entre outubro e dezembro de 2004, segundo apurações do Ministério Público e do Tribunal de Contas da União (TCU), mais de 10,6 milhões de cartas de "conteúdo propagandístico" foram enviadas aos segurados do INSS com dinheiro público. As cartas informavam sobre a possibilidade de obtenção de empréstimos consignados com taxas de juros reduzidas. No total, foram gastos cerca de R$ 9,5 milhões com a impressão e a postagem das cartas.
A ação, datada de 26 de janeiro, defende que não havia interesse público no envio das informações e a assinatura das correspondências diretamente pelo então presidente da República e pelo ex-ministro da Previdência foi realizada para promover as autoridades.

Os mercenários da política de Taquaritinga querem implantar a lêi da mordaça

Mordaça
 Hoje ( Terça-feira 22 ) recebi uma ligação de um cidadão de bem, diga-se de passagem, ameaçando entrar na justiça contra o nosso Blog, sinal de que nosso blog esta sendo muito acessado e esta incomodando com a verdade um bocado de gente. Uma matéria publicada em nosso Blog incomodou muita gente que faz política em Taquaritinga por dinheiro. O interessante é que esse mesmo cidadão que antes de chegar ao poder pregava a ética e a moral na política, e sempre chamou o grupo de oposição de corruptos e mamíferos políticos, esta bravo por causa da matéria. Ele também, me confirmou nesse mesmo telefonema, que se o ex-prefeito Jânio e o vereador Léo pagar a ele, ele faz oposição ao prefeito e defende o nome de qualquer um dos dois, ele me afirmou que só faz política onde tem dinheiro. Tanto tempo acopanhando  política, e agora eu estou crente de que a política de Taquaritinga virou um verdadeiro balcão de negócios, onde o voto é trocado por emprego. Esse mesmo cidadão que me afirmou um dia em Pão de Açúcar que não votaria mas no prefeito de jeito nenhum, agora me vem com essa.  O povo deve ficar atento em quem defende muito o prefeito, pois essa defesa poderá esta custando muito cara, e quem paga é o cidadão com seus impostos, para pagar salários de verdadeiros mercenários da política nortetaquaritinguense. Com relação aos demais que nesse momento estão contra o prefeito, continuem falando, quem sabe sobra um emprego para vocês.
Meu voto vale um emprego, o resto que se...