As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Lula leva uma BUTADA do presidente do Senegal

Maior saia justa internacional de Lula. Ninguém noticiou

Do blog de Christina Lemos
A cena é descrita em detalhes pelo jornal vietnamita “Le Courrier du Vietnam”, mas foi ignorada pela imprensa brasileira. Durante o Forum Social Mundial, realizado em Dakar no início deste mês, o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, um ancião de 83 anos, sentado ao lado Lula no evento, não se conteve ao ouvi-lo desfiar os avanços do Brasil na inclusão social. O senegalês disparou, sem meias palavras: “O senhor Lula mudou completamente o Brasil, todo mundo sabe, mas no plano internacional, estou desapontado.”  Segundo o jornal, o brasileiro ouviu sem reagir.
Veja o relato do jornal vietnamita, um achado de Sílvia Caetano, colaboradora deste blog, que, de Hannoi, nos envia tradução do texto a partir do francês:
”Fiel às suas reuniões, o ex-presidente Lula da Silva esteve presente no Fórum Social Mundial,,onde,  muito à vontade, de camisa branca, sem paletó ou  gravata, fez longo, ofensivo, e otimista discurso assegurando que, “na América do Sul, mas sobretudo nas ruas de Tunis e do Cairo e de tantas outras cidades africanas, reina o espírito de um mundo novo. Milhões de pessoas movimentam-se contra a pobreza a qual estão submetidas, contra a dominação dos tiranos, contra a submissão dos seus países à política desenvolvimentista.”  Ele lembrou que o Brasil abriga a segunda maior comunidade negra do mundo depois da Nigéria, pedindo que a “África  tenha consciência da sua força e do seu futuro extraordinário”.
“Durante muito tempo”, continuou Lula, “os países ricos nos consideraram como periféricos, problemáticos e perigosos. Eles que, com arrogância, ensinavam que a forma como geríamos nossa economia não seria capaz de evitar a crise. Apesar de tudo, graças à nossa política, 28 milhões de pessoas saíram da miséria.”
Um Lula amuado
Descontraído, Lula continuou a relatar os avanços econômicos do Brasil durante sua gestão. Até então em silêncio,sentado ao lado, o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade, formalmente vestido, com 83 anos, já candidato ao terceiro mandato em 2012 e considerado liberal, partiu para a ofensiva. Com a voz inicialmente fraca, confessando-se fiel ao seu mestre, o economista britânico John Maynard Keynes (1883-1964), declarou “não estar de acordo com os “altermondialistas”, mesmo partilhando com eles a idéia de mudar o mundo, ''que, sem dúvida, vai mal”.
“Sou partidário da economia de mercado e não da economia de Estado, que faliu por todo lado ou quase no mundo inteiro” - acrescentou e, em seguida, elevando o tom de voz, disse a  Lula:  “Desde 2000 acompanho sua atuação e tenho me perguntado, desculpe a franqueza: conseguiu mudar alguma coisa a nível mundial? Diante de um Lula amuado, reiterou: “O Senhor Lula mudou completamente o Brasil, todo mundo sabe, mas no plano internacional, estou desapontado….” Silêncio total do ex-presidente brasileiro.''

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, registrar E-mail