As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Depois de Obama do Agreste, apareceu o Putin do agreste

O ex-prefeito de Taquaritinga do Norte, Evilásio Araújo, uma figura folclórica da política do agreste pernambucano, que ficou conhecido como o Obama do agreste, terá que dividir a fama de ser comparado em forma de brincadeira com algum político de nível mundial com outro prefeito. Edilson, atual prefeito de Toritama poderá ficar conhecido também pela alcunha de um presidente de uma potencia mundial, Vladimir Putin, presidente da Rússia.

Edilson Tavares, andou nos últimos dias em algumas rádios, falando que vai lutar para ampliar o território de Toritama, anexando parte de Caruaru. Segundo Edilson, documentos poderão comprovar que ele está certo, e que parte de Caruaru pertence a Toritama. Com a possível invasão Russa ao território da Ucrânia, a comparação veio de imediato.

Agora o nosso agreste tem o Obama e o Putin do agreste, um em Taquaritinga do Norte outro em Toritama. Como Raquel não tem a OTAN para defender Caruaru terá que fazer de essa luta com documentação, caso Edilson der continuidade a essa ideia. 

Educação de Santa Cruz do Capibaribe realiza entrega de kits escolares em preparação para volta as aulas em Santa Cruz

 


Alunos da Rede Municipal receberam materiais de acordo com seus respectivos períodos letivos

Com a aproximação do início do ano letivo, a Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe está realizando uma entrega de Kits Escolares para os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, com cada kit sendo montado de acordo com o período escolar dos estudantes.

Todos os alunos matriculados na rede, incluindo os do EJA, receberão o kit, que contém materiais como cadernos, lápis grafite, borracha, apontador, caneta esferográfica, cola branca e mochilas. As entregas estão sendo feitas durante reunião de pais e mestres, realizadas após o contato dos diretores das escolas com os pais ou responsáveis pelos alunos.

O ano letivo da Rede Municipal inicia no dia 8 de fevereiro com o ensino híbrido, que intercala entre aulas remotas e presenciais.

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe lança o Informativo Digital

 


Destacando as principais ações realizadas no mês de janeiro, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe lançou o Informativo Digital. A iniciativa terá edições mensais para a população conferir o trabalho desempenhado pela gestão municipal em todas as áreas.

A edição nº1, de janeiro de 2022, está disponível no link: abre.ai/01janeiro

Inflação desacelera para todas as faixas de renda em janeiro, diz Ipea


Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda aponta para uma nova desaceleração inflacionária para todas as faixas de renda. As famílias de renda alta registraram a menor taxa de inflação no período (0,34%). O segmento que apresentou a maior inflação em janeiro deste ano foi o das famílias com renda muito baixa (0,63%).

Os dados de janeiro foram divulgados hoje (15) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

“Na comparação com janeiro do ano passado, houve alta da inflação para todas as faixas, sendo que o impacto foi maior para classe de renda mais baixa, cuja inflação em janeiro deste ano (0,63%) foi o triplo da apontada em janeiro de 2021 (0,21%)”, comparou a pesquisadora do Ipea Maria Andreia Lameiras, autora do indicador mensal.

No acumulado em 12 meses, as famílias de renda média baixa tiveram a maior alta inflacionária, uma taxa de 10,8%, um pouco superior à registrada pela faixa de renda muito baixa (10,5%) e acima da faixa de renda alta (9,6%).

Segundo o Ipea, em janeiro, na análise dos dados desagregados, enquanto todos os grupos de bens e serviços pressionaram a inflação das duas classes de renda mais baixas, o grupo transporte trouxe alívio inflacionário para as demais faixas.

Apesar do grupo alimentos e bebidas ser o principal foco da inflação para todas as classes, o impacto segue mais intenso para as famílias da faixa muito baixa (com renda domiciliar menor que R$ 1.808,79). Mesmo diante das deflações da energia (-1,1%), do gás de botijão (-0,73%) e da gasolina (-1,1%), os reajustes dos aluguéis (1,5%) e das tarifas de ônibus urbano (0,22%), intermunicipal (0,56%) e interestadual (1,6%) resultaram em impactos inflacionários para as famílias de menor renda, nos grupos de habitação e transporte.

No caso das famílias da faixa mais alta (com renda domiciliar maior que R$ 17.764,49), o aumento dos serviços de recreação, como pacote turístico (2,7%), hospedagem (2,0%) e cinema (1,9%) foram os principais responsáveis pela contribuição positiva exercida pelo grupo despesas pessoais, em janeiro deste ano.

De acordo com o estudo, a queda dos combustíveis – gasolina (-1,1%) e etanol (-2,8%) –, das passagens aéreas (-18,4%) e do transporte por aplicativo (-18%) fez com que o grupo transportes trouxesse alívio inflacionário para a faixa de renda mais alta.

A alta menos intensa no preço das hortaliças e verduras (3,1%), frutas (2,7%) e do café (0,32%) em 2021, a deflação das carnes (-0,32%), do vestuário (-0,07%) e, sobretudo, da energia elétrica (-5,6%) explicam o desempenho mais favorável da inflação para as famílias de renda muito baixa.

Agência Brasil

Alckmin está ‘praticamente certo’ como vice de Lula

O ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB) disse, ontem, que Geraldo Alckmin (sem partido) está “praticamente certo” como vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Alckmin e Lula voltaram a se encontrar na última sexta-feira (11), na casa do ex-ministro Fernando Haddad (PT). Foi o terceiro encontro entre os antigos adversários políticos desde que se iniciaram as negociações para formação de chapa na disputa ao Planalto. De acordo com França, Alckmin também deverá se filiar ao PSB.

“Alckmin, praticamente, está certo da história de vice com o Lula. E eu diria que, com relação ao partido, 99% de chance de ele estar no PSB. É o desejo dele”, afirmou o ex-governador em entrevista à BandNews TV. Segundo ele, a aliança é um aceno do ex-presidente para “outro público”. “Você escolhe coligação a fim de trazer um público que não é exatamente o seu, falar com para outro público, e é isso que eu imagino que também passe pela cabeça de Lula”, frisou.

Atualmente, discordâncias de nível estadual são um dos principais empecilhos para o acordo entre as siglas. No último sábado, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), recebeu o pré-candidato à presidência Sergio Moro (Podemos), o que provocou um “mal-estar” na cúpula petista. Já em São Paulo, o PT quer lançar Haddad ao Palácio dos Bandeirantes, enquanto o PSB não pretende abrir mão da candidatura de França.

Para definir quem será candidato em São Paulo, França citou um pré-acordo entre PT e PSB. De acordo com ele, os partidos terão “prerrogativa de indicação” nos estados que já governam — Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí e Ceará, no caso do PT; Espírito Santo, Maranhão e Pernambuco, no caso do PSB. Nos estados onde os partidos não chegarem a um consenso será realizada uma pesquisa entre maio e junho.


Eu suponho que posso ser competitivo. E o Haddad disputou a Presidência da República, é um nome famoso, uma pessoa de muita confiança do presidente Lula, tem muitos méritos. Ele também quer ser”, ressaltou. “Então, ficou combinado de se fazer uma pesquisa em maio, junho, e quem tiver melhor situado terá preferência na escolha. Parece que é uma escolha justa, coloca todos em pé de igualdade”, acrescentou.

O pessebista acredita que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), vai abandonar a pré-candidatura à Presidência e disputar a reeleição, o que dificultaria o pleito. “É a cara dele recuar para disputar o governo, os números dele nacionais são muito ruins”, avaliou.

Correio Braziliense

Através de nota, deputado Erick Lessa se posiciona sobre greve da Polícia Civil

 



“A greve da Polícia Civil é um clamor em busca de melhorias na Segurança Pública de Pernambuco. Desde o dia 29 de dezembro, a categoria sDelegado de Polícia Civil licenciado, o deputado estadual Erick Lessa se posicionou acerca da greve da Polícia Civil em Pernambuco por meio de encontra em ‘estado de greve’, reivindicando melhores condições de trabalho e reajuste salarial. Essas solicitações apontam para a necessidade de reformas estruturantes no atual sistema de segurança.

As demandas solicitadas pela corporação são legítimas. Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) indicam que em 2021 Pernambuco alcançou os menores patamares de criminalidade desde 2004.

Ora, os responsáveis pelos bons resultados são os profissionais de segurança que diariamente enfrentam perigos e arriscam a própria vida para proteger a população.

Enquanto perdura a paralisação, a audácia dos criminosos tende a aumentar, como ocorreu na manhã desta terça-feira (15) em Mirandiba. A cidade, situada no sertão, passou por cenas aterrorizantes com uma tentativa de homicídio na delegacia de Polícia Civil. Conforme divulgado na imprensa, um indivíduo entrou na unidade para se proteger, enquanto era perseguido por desafetos. Os criminosos invadiram o local e trocaram tiros com os policiais que cumpriam seu mister durante o fato e ninguém ficou ferido.

Diante deste cenário, desde 2018 defendemos uma restruturação do Pacto Pela Vida. É necessário que a prática da Segurança Pública se estabeleça efetivamente como um exercício de cidadania e participação social, tendo como base o Estado Democrático de Direito, com fundamentos na justiça, na ética e na construção da paz social”. (Foto: Viliane Gomes/Arquivo)

PARTIDOS DISPUTAM INDICAÇÃO DO VICE E SENADOR NA FRENTE POPULAR

 

Marília Arraes, Teresa Leitão e Carlos Veras

Embora Danilo Cabral (PSB) tenha aparecido com apenas 1% de intenção de voto, na primeira pesquisa para governador,  realizada em Pernambuco, na qual foi incluído seu nome,  o que não falta é político querendo ocupar a vaga de vice ou de senador na Frente Popular.

O PDT quer, com os nomes de Wolney ou Zé Queiroz, o PP tá na briga, com Eduardo da Fonte, o PC do B gostaria de indicar Luciana Santos para um dos cargos da majoritária e o PSD também almeja participar do "frentão", indicando André de Paula.

Tudo indica, porém, que caberá ao PT escolher o candidato ao senado, caso o casamento entre o Partido dos Trabalhadores e os socialistas seja realizado.

O nome mais forte é o de Marília Arraes, todo mundo sabe disso e as pesquisas confiram a sua força. Mas como setores do PSB e do próprio PT não aceitam a neta de Arraes, os mais cotados são Carlos Veras e Tereza Leitão.

Quando esse pessoal se entender e a campanha for pra rua,  a tendência é Danilo crescer e disputar a eleição com chances, contra Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (DEM), possivelmente.

O candidato do PSB e de uma penca de partidos à direita e esquerda, terá o apoio de mais de 60 prefeitos de estados, da maioria dos deputados estaduais e senadores, além das máquinas do estado e da capital.

Terá certamente também mais tempo na propaganda do rádio e televisão.

Ninguém estaria brigando para ser vice ou candidato ao senado se não fosse toda essa estrutura de campanha. 

José Queiroz, André de Paula e Luciana Santos