As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

terça-feira, 18 de julho de 2023

Tico e Teco: nem G, nem J.


   Nessa antecipada pré-campanha eleitoral com vistas ao pleito de 2024, em Taquaritinga do Norte, o jogo que está sendo jogado reside principalmente em conquistar lideranças, com ou sem mandato, para robustecer o projeto político do candidato a substituir o prefeito Lero, depois de dezesseis anos ininterruptos como vice-prefeito e prefeito da Terra do Café. O objetivo é ”furar” o ânimo do adversário e estimular que lideranças indecisas possam finalmente fazer uma opção política, para que, consequentemente, outros sigam o mesmo caminho, estreitando a margem dos concorrentes nessa corrida pela busca de apoios. Claro que cada um tem seu peso e importância, mas, particularmente, adesão de um político com mandato ou que tenha tido uma boa performance em pleitos passados é o grande objetivo de todos que colocaram seus nomes como pretendentes a uma candidatura no ano que vem. Mas, contrariando o ditado popular segundo o qual “querer é poder”, muito provavelmente, duas importantes lideranças, por razões distintas, não endossarão os projetos políticos nem de G e nem de J. Que deverão continuar querendo, mas não podendo. Restaria à dupla, então, duas opções, uma mais “natural” e outra que dependeria das perspectivas eleitorais, no momento, muito questionadas. O tempo político pede uma definição e esta não demorará, já que o “indeciso” corre o risco de perder potenciais apoiadores eleitorais, assediados freneticamente pela precocidade da campanha eleitoral.


                                      Foto do Algodão: bicudos não se beijam

       Dá para imaginar um arranjo político que congregue no mesmo palanque os ex-prefeitos Jânio Arruda, José Pereira Coelho, Evilásio Araújo e o “infante” Jobson da Internet? Quem seria vice de quem? Os ex-prefeitos aceitariam fazer figuração para o novato Jobson, como vices ou simples cabos eleitorais? Além da imperiosa necessidade de formar uma chapa obedecendo ao critério geográfico, segundo o qual, para ter sucesso eleitoral, o cabeça de chapa teria de contar com um vice de Pão de Açúcar, haveria dois desafios adicionais: primeiro, o ex teria de flexibilizar o ego e aceitar a poltrona do corredor, já que Jobson pegou a janelinha do avião, e, pela forma como conduziu seus primeiros passos como pré-candidato, deseja a companhia de Jânio e Evilásio apenas  como trunfos eleitorais, não devendo abrir mão de sua candidatura, mesmo que a conjuntura eleitoral mostre que Jânio ainda é competitivo, a despeito do pouco caso de que é vítima dentro do seu próprio grupo. Segundo, com os egos domados, qual ex seguiria no palanque, ao ser preterido para a vaga de vice? Evilásio teve essa oportunidade em 2020 e, como todos sabem e ele nega, esnobou a condição de número 2 do poder municipal. Ainda assim, aceitaria bater palmas para Jobson-Jânio? Jânio abriria mão das diferenças do passado e apoiaria o “Obama do Agreste” como vice? Essa conta não fecha e a foto na festa de São Pedro, no Algodão, foi apenas uma circunstância social, mesmo que os fotografados quisessem mandar um recado aos seus “desafetos”, internos e externos. O bicudo foi uma praga que acabou com o algodão no Nordeste e na festa do Algodão foram pacíficos apenas para não melindrar o padroeiro, a quem se atribui a estratégica função de porteiro do céu.


                                                 Gena e Jânio trocam caneladas

        Numa entrevista a um portal de comunicação de Santa Cruz do Capibaribe, o ex-prefeito Jânio Arruda admitiu a possibilidade de uma junção política com Gena e Jobson para enfrentar o candidato do prefeito Lero, Alysson Dias. Não falou que posição caberia a cada um na montagem de uma chapa para 2024. Possibilidade que melindrou os ouvidos do atual vice-prefeito e o deixou incomodado, já que sua preocupação número 1 é se apresentar como Calabar, mesmo contando em seu palanque com dois ferozes adversários da administração municipal. Juntar-se com Jânio poderia caracterizar um ajuntamento “Gravatinha” e, portanto, prejudicar o esforço do vice em se apresentar como situação e não oposição. Não correspondido, o ex-prefeito devolveu afirmando que ele é que não quer relações com quem “faliu” o município. O que ficou patente foi a contradição dos dois pré-candidatos. Inicialmente o ex-prefeito não levou em conta a “falência” ao flertar com o vice e este preocupado em se mostrar Calabar, mas estando ao lado de dois vereadores de oposição. O “risco no chão” grafado no palco da disputa política de 2024 consolida ainda mais três candidaturas. Uma quarta vai depender de um elemento fundamental em qualquer guerra: a resistência. Do desafiante que acha o desafiado ultrapassado, mas quer seu espólio eleitoral e deste em abrir mão de toda a experiência política para apoiar quem não o tratou com a diplomacia que merece, apoiada nos três mandatos que conquistou e no calor que deu no adversário tradicional em 2020.


Gisonaldo Grangeiro, "cearense" de Pernambuco, agrestino do Polo, professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceará e da Rede Municipal de Educação de Fortaleza.

EXCLUSIVO: TRECHO DO LIVRO PROIBIDO SOBRE ROBERTO CARLOS

 Em 2006 Paulo César Araújo publicou o livro "Roberto Carlos em Detalhes". A biografia não autorizada foi um sucesso de vendas. Se o público não gostou, o artista odiou, mesmo sem ler a obra. Possivelmente convencido por advogados, abriu uma guerra contra o escritor e a editora.

E conseguiu, com autorização judicial, retirar todos os livros de circulação e a biografia foi queimada, como acontece nos piores regimes ditatoriais. Paulo César, no entanto, saiu maior da contenda, escreveu outros livros e provocou um feito histórico.

A censura ao seu livro teve tanta repercussão que abriu um debate no Brasil sobre o assunto e a questão das biografias não autorizadas chegou ao STF. O Supremo decidiu que figuras públicas, como é o caso do cantor Roberto Carlos, não podem impedir a publicação de obras que tratem sobre sua vida.

Isso não quer dizer que se possa mentir, caluniar, difamar. Mas no caso de um livro sério - como é o de Paulo César, um artista não tem o direito de agir arbitrariamente, exercendo o poder de censura.

Vamos divulgar um trecho de "Roberto Carlos em Detalhes" e poderemos, mais na frente, publicar outras partes, algumas mais quentes, que podem ter incomodado o rei.

O texto que segue é do jornalista, professor e escritor Paulo César Araújo:

Na época, o cantor celebrou por Nice com uma nova canção: Amada Amante, lançada em 1971, mas composta durante todo aquele imbróglio para conseguir oficializar seu casamento. Num tempo marcado por guerras, guerrilhas e violência urbana, Roberto Carlos não se conformava com o fato de não poder oficializar o amor que sentia por sua mulher. E a letra de Amada Amante fala exatamente disso: Esse Amor sem preconceito, sem saber o que é direito, faz as suas próprias leis.

A canção incomodou e, num primeiro momento, foi proibida pela censura.

...

"Que manteve acesa a chama, que não se apagou na cama, depois que o amor se fez". E foi exatamente essa referência mais direta à relação sexual que provocou a interdição da música.

Roberto e Erasmo criaram então um novo verso: Que manteve acesa a chama, da verdade de quem ama, antes e depois do amor", que ficou até melhor do que o original.

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Demir da Saúde é eleito presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar na Câmara de Santa Cruz do Capibaribe

 




Durante reunião realizada na manhã desta terça-feira, 11, a Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe se reuniu e instalou a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. 

Dentre as funções da comissão, está o zelo pelo funcionamento harmônico e pela imagem do Poder Legislativo atuando na preservação da dignidade do mandato parlamentar na Câmara.

Para compor a comissão inicialmente os blocos partidários de Situação, Oposição e Independente indicaram os parlamentares e na reunião de hoje todos os 17 vereadores votaram individualmente nos cargos de presidente, secretário, ouvidor e suplentes.

Confira a composição:


Presidente: Demir da Saúde (PSDB)

Secretário: Zezin Buxin (MDB)

Ouvidor: Flávio Pontes (PP)

1º Suplente: Nega (PSD)

2º Suplente: Nego Zé (UNIÃO)

3º Suplente: Augusto Maia (PSB)




O Código de Ética Parlamentar e sua comissão foi criada pela Resolução 004/2003.

Confira a edição desta sexta-feira da Coluna 'Politicando' do Blog de Cesar Melo

 


No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.

Semana movimentada - Inicio o giro de informações de hoje pela cidade de Taquaritinga do Norte, onde o ex-prefeito Jânio Arruda admite a possibilidade de união dos blocos oposicionistas em torno de uma só chapa para a eleição municipal do ano que vem.

Tudo pode acontecer - Jânio participou nesta semana do Programa Independente e disse que nenhuma possibilidade pode ser descartada, quando, segundo ele, falta tanto tempo para o período de definições eleitorais. “Estamos muito longe do pleito, nada impede que possa ter uma junção do Jobson, Jânio e até mesmo do Gena lá na frente, eu não sei... Tudo pode acontecer em política não é?”, disse ele no programa.

Quem abre mão? - A linha de raciocínio de Jânio é sim dotada de lógica, pois, todos sabem que, em uma disputa, quando as oposições se fragmentam, o projeto situacionista sairá beneficiado, no entanto, a essas alturas, todos com os seus respectivos blocos na rua, fica difícil imaginar quem recuaria, e ficaria de fora de uma disputa majoritária.

O experiente - Jânio fala de uma possibilidade que esbarra justamente em projetos pessoais, e ele sabe disso, mas, como é o mais experiente desse cenário, propõe uma unidade difícil de ser concretizada, ao menos em uma conjuntura que envolva os três nomes citados por ele.

Difícil costura - Jobson tomou gosto pela condição de pré-candidato, tem cumprido agenda e se articulado direitinho em busca de apoios para o seu projeto. Já Gena Lins, botou na cabeça que é candidato a prefeito desde janeiro de 2021 e para tanto, tem se preparado para isso.

Convicto - ‘Ai de quem’ questionar a viabilidade das intenções e planos de Gena... Se bobear ‘ganha um intrigado’, no mínimo.

Lero e o seu grupo - No lado Calabar a condução do processo eleitoral cabe ao prefeito Lero. Ele já escolheu a apresentou seu pré-candidato para 2024, o empresário Allyson Dias, o Allyssinho.

A chapa - O projeto de Allyssinho deverá ganhar mais reforços nos próximos dias, gente relevante na cena política local, mas já existe um favorito para compor a chapa Calabar com ele em 2024: o empresário e ex-vereador Batata.

A chapa II - Conhecido e reconhecido por fazer excelentes trabalhos em eleições municipais, Batata agrega a experiência e traquejo necessários para o projeto situacionista.

Loteamento Capibaribe


 

PRESIDENTE LULA FORTALECE PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA

 


O presidente Lula sancionou nesta quinta-feira (13) o maior programa de habitação popular do Brasil, o novo Minha Casa Minha Vida. Com a garantia do programa, o povo brasileiro recebe novos benefícios e facilidades para adquirir sua própria casa.

Durante a cerimônia, que contou com as presenças do ministro das Cidades, Jader Filho, e da presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, Lula afirmou que o país vive um momento excepcional e que esta pode ser a “década do Brasil”.

“O Brasil não é para nós, não é para o PT nem para o Lula”, anunciou Lula. “As pessoas estão percebendo o momento histórico que o Brasil está vivendo. Se a gente souber cuidar com carinho o momento político, essa será uma década do Brasil. O Brasil pode recuperar seu prestígio internacional, pois as pessoas podem voltar a ter aumento de salário, a ser tratado com respeitos nas ruas”, disse o presidente.

Lula afirmou ainda que o Brasil voltou à normalidade e que a sociedade brasileira tem o direito de voltar a ser feliz e ter esperança. “Tudo isso está sendo levado de um momento excepcional do Brasil. O país parece que voltou a se encontrar com a normalidade. As pessoas estão tendo o direito de voltar a ser felizes, o direito de voltar a ter esperança, estão voltando a sonhar, percebem que a economia começa a melhorar, que o preço dos alimentos começou a cair”, comemorou.

EMPREGOS - A presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, enfatizou que a retomada das obras do programa gerou 500 mil empregos e resgatou diversos projetos parados.“Nós entregamos, agora, junto com o Ministério das Cidades, no primeiro semestre, quase 8 mil unidades habitacionais, beneficiando 30 mil pessoas”, informou Serrano.

“E vamos entregar, no segundo semestre, mais 10 mil unidades dessas que estavam paradas, além de iniciar a inscrição das 115 mil unidades, que é a meta do Ministério das Cidades para a faixa 1, mais de 1 milhão 400 mil casas no país”.

A prioridade do governo Lula é acabar com o déficit habitacional no Brasil com a contratação de mais 2 milhões de moradias até 2026.

No primeiro semestre de 2023, até o dia 3 de julho, o Minha Casa, Minha Vida entregou 10.094 unidades habitacionais em 14 estados. As residências entregues somam um investimento total de R$ 1,17 bilhão. Nos próximos seis meses, a previsão é entregar ao povo brasileiro mais oito mil unidades habitacionais, com a retomada de 21,6 mil obras.