As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

segunda-feira, 16 de março de 2020

MARÍLIA ARRAES ESCREVE CARTA AO POVO DO RECIFE

Marília Arraes não perdeu tempo. Confirmada nesta sexta-feira à noite como pré-candidata do PT à prefeitura da capital, hoje a deputada federal divulgou uma carta dirigida ao povo do Recife, demonstrando disposição para entrar na campanha e combater as desigualdades da cidade. Texto é curto, objetivo e lembra muito o estilo do ex-governador Miguel Arraes, que era avô da parlamentar petista. 
Eis a carta de Marília Arraes ao povo do Recife:
Recifenses, 
Entrei na política muito cedo. O povo do Recife me confiou, por três vezes, a honra de representá-lo na Câmara Municipal. Hoje, sou deputada federal. Mais que isso, pude conhecer a fundo a cidade, suas desigualdades, seu potencial. Tive tempo de aprender bastante, com erros e acertos, com dificuldades e alegrias, e tudo isso nos fez amadurecer ao longo dos anos. Sempre fui curiosa, inquieta. Irredenta, igual a Pernambuco, terra de revoluções.
Aprendi com o meu avô Arraes que a política é o maior instrumento de transformação do mundo, desde que seja capaz de tocar, chegar nas pessoas e que esteja do lado certo, em busca de justiça social. Arraes foi dos maiores líderes da História recente do Brasil, mas, para mim, ele era um eterno jovem inconformado, sempre olhando para o futuro, querendo dar sua contribuição, mesmo que tivesse certeza de que não veria a colheita de sua plantação de sonhos. É assim como me sinto!

Disposta a fazer, a melhorar e a mudar a vida de tanta gente que precisa. Ontem, consegui o direito de poder me apresentar como uma
alternativa ao Recife, de juntos construirmos algo próximo e presente para a cidade e para as pessoas.

Eu sou Marília, guerreira, que não desiste, não se rende, não se conforma, que não vê a injustiça com indiferença. Também me emociono, me comovo. Mas sem baixar a cabeça ou me deixar enquadrar por nada, a não ser pelo que acredito. Tenham certeza de que, juntos, faremos a diferença! Também, mas não somente, pela cor partidária, ou pelos apoios que teremos. Cresceremos pelo que somos e pelas prioridades que temos, pelo amor à nossa cidade e aos recifenses. Nossa maior aliança, sem dúvida alguma, é e será com o povo.
Estou chegando para, ao lado de vocês, dar essa nova cara ao Recife, e fazer desta uma cidade que coloca as pessoas à frente, no centro das decisões.

DEZ BONS FILMES DE DEZ DIFERENTES PAÍSES PARA VOCÊ VER

                                      Roma, do mexicano Alfonso Cuarón 


Os livros e os filmes podem levar você a fazer inesquecíveis viagens. Além do entretenimento que proporciona, a sétima arte ainda pode ensinar muito sobre política, história, filosofia, ciências e artes em geral.

Cinema é uma ferramenta poderosa da cultura, que o diga a indústria de Hollywood, que leva a ideologia americana aos quatro cantos do planeta.

Durante décadas fomos obrigados a consumir preferencialmente filmes produzidos nos Estados Unidos. Não que lá não façam bom cinema, fazem sim. Mas não é justo que ignoremos o bom cinema produzido na Europa, no Japão, na China ou na América Latina.

Com a internet, os aplicativos, temos pela primeira vez a chance de conferir boas produções de qualquer parte do mundo. A Netflix por exemplo, mesmo sendo uma empresa americana globalizou a produção cinematográfica. Assim, podemos ver hoje bons filmes argentinos, uruguaios, colombianos, tailandeses, chineses, japoneses, franceses, alemães, canadenses, coreanos, brasileiros, etc.

Fizemos uma seleção de 10 bons filmes de diferentes países que você pode conferir em casa, na sua televisão. Use o aplicativo e faça esta viagem.

1. A Trincheira Infinita (Espanha, 2019) - Excelente filme com direção de Jon Garaño, que conta a história de Higino, que passou mais de 30 anos de sua vida se escondendo num buraco dentro de casa, durante a guerra civil espanhola e a ditadura franquista. Aqui mesmo no blog foi publicada uma resenha mais detalhada sobre o longa.
 
2. O Grande Passo (Índia, 2020) - Boa produção da Netflix, com direção do indiano Sooni Taraporevala. Baseada em história real retrata a vida de dois jovens de Mumbai que são treinados por um professor excêntrico e se destacam como como dançarinos de balé clássico.
 
3. A Sun (China, 2019)- Ótimo filme realizado em Taiwan, acompanhando os dramas de uma família. O casal tem dois filhos, um deles é bem certinho e o outro nem tanto. A prisão de um deles vai mudar tudo. Longa bem realizado que prende a atenção do começo ao fim.

4. Como Nossos Pais (Brasil, 2017) - Produção de cinema no Brasil não anda lá essas coisas, mas o ano passado teve "Bacurau", que representa um marco na nossa produção audiovisual. Laís Bodanzky, que tem ótimos trabalhos no currículo, a exemplo de "Bicho de Sete Cabeças" e "Chega de Saudade", dirigiu três anos atrás este filme focando nos conflitos de uma família da classe média paulistana.

5. Whisky (Uruguai, 2004) - É o mais antigo da lista, mas não entrou no catálogo da Netflix há tanto tempo e é um filmaço. Considerado pela crítica especializada como um dos 20 melhores da América Latina em todos os tempos. Dono de uma fábrica de meias propõe a uma funcionária se passar por sua esposa para enganar um irmão que mora no Brasil e vai visitá-lo no Uruguai.

6. Roma (México, 2018) - Produção de Hollywood, mas com direção do mexicano Alfonso Cuarón este filme teve reconhecimento mundial e inclusive ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 2019. Diretor mergulhou nas recordações da juventude, mostrando como era a Cidade do México nos anos 70. Curiosamente, muita coisa lembra como era o Recife na mesma época, com os cinemas do centro, os conflitos políticos, etc.

7. Uma Tacada de Sucesso (Tailândia, 2019) - Um pai tem a obsessão de fazer das duas filhas excepcionais jogadoras de golfe. Uma delas é Ariya Jutanugarn, primeira tailandesa a se destacar mundialmente nesse esporte.

8. Na Própria Pele (Itália, 2018) - Como o anterior, também retrata fatos reais. Stefano Cucchi foi o protagonista de um caso judicial polêmico na Itália. Ele foi detido pela polícia, suspeito de atividades criminosas e acusado de posse ilegal de drogas. Dias depois, ele foi encontrado morto em sua cela preventiva, em estado de desnutrição e com diversos hematomas. As investigações do caso repercutem até hoje e mostram um lado sombrio da justiça italiana.


9. The Negotiaton (Coréia do Sul, 2018) - Drama de suspense bem desenvolvido. Ha Chae é uma negociadora de crise a serviço da polícia de Seul. Min Tae Gu é um contrabandista de armas para uma organização criminosa internacional. Ele encena uma terrível situação de reféns e Ha Chae Yoon só tem 12 horas para salvar os envolvidos.

10. Dois Papas (Estados Unidos, 2019). Por último este que foi um dos melhores, para muitos o melhor filme de 2019. É uma produção hollywoodiana, com participação italiana, britânica, argentina, americana e direção do brasileiro Fernando Meirelles. Anthony Hopkins e Jonathan Pryce, que interpretam os papas Bento XVI e Francisco estão brilhantes, num filme de diálogos inteligentes e direção impecável. 


                                                      Cena de "Dois Papas"

HÁ DOIS ANOS MARIELLE FRANCO FOI ASSASSINADA NO RIO DE JANEIRO

Em março, no Brasil, se comemora o Dia Internacional da Mulher, no final do mês vem à lembrança o malfadado golpe militar de 1964 e, um pouco antes, o dia 14 também entrou pra história por conta do assassinato da vereadora Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes.

Estão presos dois dos executores do crime, um ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Rio, Domingos Brazão teria arquitetado o homicídio e outras pessoas envolvidas ainda estão sendo investigadas.

Dois anos depois, portanto, o assassinato covarde ainda não foi totalmente desvendado e no Brasil a pergunta insistente: Quem mandou matar Marielle?

Quem matou a vereadora talvez não parou para pensar na repercussão do crime em todo o mundo. Ou que no Brasil existem muitas Marielles e milhões que concordam com o posicionamento da socióloga e política.

Pessoas que não aprovam a matança de negros (as), inclusive crianças,  nas favelas do Rio de Janeiro e outras capitais. Gente que não compactua com a violência policial, a licença para matar.

A defesa do povo pobre da periferia, denúncias sobre os maus policiais, a proteção dos homens de farda decentes, essas eram as bandeiras de Marielle Franco, que se foi tão cedo, deixando uma filha, uma mulher que a amava (Mônica Benício), os pais Antônio e Marinete, a irmã Anielle.

Vereadora do PSOL virou uma lenda urbana. Está no jornal El País, nas emissoras de TV da Europa, na grande imprensa americana, nos sites e portais do Brasil, numa série da Globoplay, num filme que está sendo preparado por José Padilha (diretor de Tropa de Elite 1 e 2).

Está na boca do povo e dos artistas, que defendem seu nome e seu legado e perguntam, incomodamente: Quem mandou matar Marielle Franco?

Assista o vídeo, com estrelas como Caetano Veloso, Patrícia Pillar, Zélia Ducan e Camila Pitanga.

Taquaritinga do Norte realizou consulta pública para criação de unidade de conservação ambiental

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte, através da Diretoria de Meio Ambiente e Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) realizou na última quinta-feira (12/03), uma consulta pública para apresentação dos estudos ambientais realizados para criação de uma área de proteção ambiental e corredores ecológicos.

Além do prefeito do município, Ivanildo Lero, a Diretora de Meio Ambiente Aline Cursino e órgãos ambientais do estado como Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Semas), UFPE, ambientalistas e população participaram da consulta. Na oportunidade a população tirou as dúvidas sobre o projeto e observou a apresentação do processo de criação da Unidade de Conservação. 

A Diretora de Meio Ambiente da Capital do Café, falou sobre a importância do evento para o município. “Aconteceu uma consulta pública, onde a população trouxe suas propostas e suas ideias e vieram de mente aberta para buscar entender a importância de uma Unidade de Conservação em nosso município. Fomos contemplados como área prioritária para ter essa unidade. Isso é fruto do nosso trabalho, e do esforço e trabalho de nosso prefeito que desde 2017 iniciamos os trabalhos para ter essa Unidade de Conservação, e agora fomos contemplados. Houve várias oficinas, vários seminários e agora foi a vez de ouvir o povo. É importante falar que com essa Unidade seremos uma área prioritária para o estado e a união. Vamos recuperar nascentes de rios e áreas degradadas, nos próximos dias vai haver uma audiência pública e convido a todos para participar. Temos certeza que o município só tem a ganhar, ao preservar o seu ambiente natural", disse Aline.

O Prefeito do município também falou sobre a consulta popular. "Desde o início de nossa gestão que temos feito grandes investimentos com relação ao meio ambiente, recuperamos áreas degradadas, fechamos o lixão, criamos uma brigada para combater incêndios florestais, investimos em educação ambiental e junto com nossa diretora de meio ambiente vamos criar essa Unidade de Conservação Ambiental, que vai trazer muitos benefícios para Taquaritinga. E é muito importante a participação popular em todo esse processo", falou o prefeito. Em breve, a prefeitura estará recebendo o estudo junto com o decreto para a criação da unidade.