As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

quinta-feira, 26 de maio de 2016


Movimento Maio Amarelo mobiliza governo e sociedade civil pela segurança no trânsito em Santa Cruz do Capibaribe


Direcionada para entidades e estudantes, a palestra sobre o movimento Maio Amarelo realizada nesta terça-feira (24), na praça CEU, levou dezenas de pedestres, condutores e órgãos públicos ao diálogo e a reflexão sobre os altos índices de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A iniciativa da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através das secretárias de Educação, de Cidadania, de Saúde e de Mobilidade Urbana, buscou ainda conscientizar a sociedade da importância de um comportamento seguro no trânsito.

De acordo com o Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto (CRPAM), o motociclista é responsável por 42,2% dos acidentes e a motocicleta é pontada como a causa de 76,8% dos acidentes de trânsito terrestre. “Ações como esta são muito importantes para a redução de acidentes, infelizmente Santa Cruz do Capibaribe ainda permanece entre os municípios da IV Gerência Regional de Saúde, com maior número de óbitos por acidente de motos”, ressaltou o secretário executivo do CRPAM, André Coimbra.

Ainda segundo Coimbra, a operação Lei Seca, não tem a função de coibir o consumo de bebidas alcoólicas, mas de zelar pela vida; seja quando autua o condutor do veículo ou quando o orienta a tomar medidas de segurança no trânsito. “Escolhemos a educação como método preventivo de acidentes, mas há momentos em que motoristas e pedestres se recusam a adotar hábitos mais seguros. Então, coube à Lei Seca, assim como a outras leis do Código de Trânsito Brasileiro, zelar pela vida humana”, pontou o secretário executivo, André. Entre janeiro e abril, foram realizados 136 testes de alcolemia no município.

Em 2015, os acidentes menores, com internação e com mortes decorrentes de motocicletas custaram ao estado pernambucano quase R$ 1 bilhão. “Este foi parte do montante que deixou de ser investido em saúde pública no ano passado. Pois, ainda existem os custos com acidentes de automóveis, bicicletas, com pedestres, com tração animal, entre outros. Sem falar, nos custos sociais e na superlotação da rede de saúde causadas simplesmente pela falta do hábito de abotoar o capacete ou obedecer ao limite de velocidade estipulado pela via,” declarou o Secretário de Saúde, Breno Feitoza.

Conforme dados divulgados pela Secretaria de Mobilidade Urbana, entre janeiro e março deste ano foram registrados 52 acidentes de trânsito na cidade. “Sabemos que o número é bem maior, uma vez que muitas pessoas optam por não registrar o acidente. Entre os motivos está a falta de habilitação para conduzir o veículo, o condutor é menor de idade ou a moto está em situação irregular” destacou o Secretário de Mobilidade Urbana, Fábio Aragão.

Após a palestra, o público pôde fazer perguntas, tirar dúvidas e propor sugestões para a melhoria da mobilidade na Capital da Confecção. Participaram ainda deste encontro, representantes do SAMU, da 27ª Ciretran Santa Cruz do Capibaribe, do Clube Gavião Capibaribe, da Igreja Católica, do Moda Center Santa Cruz e da Associação dos Mototaxistas Profissionais de Santa Cruz do Capibaribe.

O movimento Maio Amarelo continua nesta quarta-feira (25) com palestras educativas nas escolas municipais e estaduais; panfletagens nos semáforos com os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; passeata e encenação de acidente na avenida 29 de Dezembro.

AUGUSTO COUTINHO EMPOSSA MEMBROS DO DIRETÓRIO MUNICIPAL DO SOLIDARIEDADE EM TAQUARITINGA DO NORTE

 Na tarde do último sábado (21), em um evento que aconteceu na Câmara de Vereadores, o deputado federal e presidente estadual do partido Solidariedade (SD), Augusto Coutinho, esteve em Taquaritinga do Norte. O objetivo da visita foi dar posse aos membros que formam a composição do diretório municipal da sigla na 'Dália da Serra'.
 “Tenho conversado com o Milton e ele tem me falado sobre a triste situação que vive o município de Taquaritinga, o que acontece aqui é uma falha de gerenciamento, uma falha de governo, e talvez até uma falta de vontade de fazer as coisas acontecerem. Contem comigo como presidente do Solidariedade e contem com o meu mandato para que a gente possa encontrar alternativas para ajudar esse município que tanto precisa. O nosso partido se sente muito bem acolhido em um município que tem um grande líder político que é Jânio Arruda e muito bem representado por Milton Cícero como presidente desse diretório aqui em Taquaritinga do Norte”, disse Augusto Coutinho ao abrir os pronunciamentos no evento.
 O ex-prefeito Jânio Arruda (PSD) participou da solenidade e falou ao público presente sobre as eleições e a soma de mais um partido político ao grupo ‘Gravatinha’.
 “Estamos unindo forças para recuperar o estrago que fizeram com Taquaritinga, com o apoio do deputado federal Augusto Coutinho, que passa a somar esforços junto com o nosso deputado federal André de Paula, certamente nosso grupo irá enfrentar tudo isso com brilhantismo. Esse é mais um passo importante que nós estamos dando para a grande vitória em outubro, para o bem do povo de Taquaritinga do Norte”.
 Na oportunidade, Milton Cícero foi empossado como presidente do SD, tendo os empresários Hélio de Novo e João Batista na vice-presidência. A composição conta ainda como nomes de peso político importante como o ex-vereador Mir Custódio que ocupará a função de secretário da Juventude e o líder comunitário Chico Carola que foi nomeado secretário do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Agricultura Familiar.
 “Ficamos muito felizes com a atenção e o comprometimento que o deputado Augusto Coutinho tem tido com a gente, estamos vendo nele uma grande disposição para buscar benefícios para nossa terra. O nosso grande amigo André de Paula, o deputado Augusto Coutinho, Jânio Arruda e eu queremos o apoio de todos vocês para libertar Taquaritinga de todo esse atraso que está aí. A força do povo é o voto, o povo é quem tem a força pra colocar e o povo é quem tem a força para tirar", disse Milton Cícero.
 Ao finalizar suas palavras, Milton reafirmou a parceria com Jânio Arruda, a dupla deve compor a chapa oposicionista que disputará a prefeitura da 'Dália da Serra' em outubro próximo.
 “Jânio vai voltar para a prefeitura, eu vou auxiliar e nós vamos fazer Taquaritinga voltar a crescer. Estamos juntos nessa batalha, não para nos engrandecer, mas para salvar Taquaritinga do caos que está vivendo. Nós sentimos a necessidade do povo, nós estamos dispostos e vamos mudar, com fé em Deus, a história de Taquaritinga do Norte”.
 Representantes do SD das cidades de Vertentes e Caruaru, além de várias lideranças políticas de Taquaritinga do Norte também prestigiaram o evento. Veja abaixo como ficou a composição do diretório municipal do Solidariedade 77:

“Ele vence com mais de quatro mil votos”, afirma Zé Elias sobre Edson Vieira



Durante entrevista concedida ao Blog Sulanca News, o vereador situacionista Zé Elias (PSDB), falou sobre as conjunturas políticas locais, em especial sobre o favoritismo do prefeito Edson Vieira (PSDB) para as próximas eleições, e a situação do grupo de oposição na cidade.

Na oportunidade, o parlamentar destacou sua satisfação com o mandato de vereador, ressaltando que a experiência vivida na Casa José Vieira de Araújo está sendo melhor do que todas as vezes que esteve como vice-prefeito da cidade. “Como vereador tenho um contato mais direto com o povo, e posso encaminhar os pedidos ao prefeito, cobrando e fiscalizando quando necessário”, afirmou.

Favorito - Mesmo diante de uma crise nacional, Zé Elias considera que o governo do prefeito Edson Vieira tem avançado, deixando o nome do gestor como o favorito para as próximas eleições. “Existem os problemas, mas os avanços são grandes, estão aí, para quem quiser ver. A campanha vai ser difícil, mas Edson é favorito e vai ampliar a vantagem que teve na outra eleição. Ele vence com mais de quatro mil votos”, comentou.

O vice - O vereador que já defendeu abertamente o nome do seu companheiro de bancada, Dida de Nan (PSB), para compor como vice na chapa do prefeito Edson Vieira, voltou a falar sobre o pré-candidato a vice, porém, destacou as qualidades de todos os outros nomes que se colocaram à disposição de assumir a vaga. “Dida é do povão, é querido e um homem que soma na chapa. Ele representa o que o povão quer, mas sei do valor dos outros pretendentes”, ressaltou.

O candidato é Zé - Ao comentar sobre a situação do grupo de oposição, o vereador foi direto.  “O candidato será Zé Augusto Maia, ele diz que apoia Fernando Aragão, mas vai chegar lá na frente, falar em pesquisa e vai dizer que a pré-campanha não decolou”.