As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Miguel Coelho se reúne com nova direção do PSC e formaliza aliança

 

Foto: Jonas Santos


O pré-candidato a governador Miguel Coelho se reuniu pela primeira vez com a nova direção estadual do Partido Social Cristão (PSC). Os representantes da legenda partidária reafirmaram o compromisso com a oposição e a necessidade de uma renovação nos rumos políticos do estado. 


O encontro ocorreu na última segunda-feira (04), no Recife. Participaram da reunião o presidente estadual do PSC, João Luís, o tesoureiro da sigla, Fernando Lapenda, além de Miguel e do senador Fernando Bezerra. A pauta da conversa girou em torno das próximas etapas da pré-campanha estadual e a formação de uma chapa de deputados do Partido Social Cristão.


O presidente do PSC afirmou que Pernambuco é uma das prioridades da sigla nas eleições deste ano. “Miguel é sem dúvidas o melhor nome para a mudança que nosso povo exige. Ele fez um grande trabalho como prefeito e agora também está se destacando trazendo partidos e uma grande quantidade de aliados que estão preocupados com o futuro de Pernambuco. O PSC considera a eleição de Miguel prioridade e vamos fazer todo o esforço necessário para os pernambucanos terem um grande líder para resgatar a autoestima do nosso estado a partir do próximo ano”, afirmou João Luís. 


O PSC integra uma aliança com o Podemos e o União Brasil para a chapa que será encabeçada por Miguel Coelho e Alessandra Vieira (vice). A composição ainda deve ter o apoio de mais um ou dois partidos até a convenção. “Agradecemos ao presidente João Luís, a Fernando Lapenda e toda a direção estadual e nacional do PSC por acreditar nesse projeto. Estamos cada dia mais fortes, com gente chegando todos os dias para ajudar a construir um novo Pernambuco”, destaca Miguel Coelho.

Prefeito de Caruaru Rodrigo Pinheiro exonera novo aliado de Raquel Lyra; entenda

De acordo com a matéria do blog Cenário, o prefeito de Caruaru
Rodrigo Pinheiro (PSDB) exonerou nessa terça-feira (05/07) o presidente estadual do Cidadania, João Baltar Freire.

Lotado no gabinete desde maio de 2019, João Baltar Freire estava atuando na Prefeitura de Caruaru como consultor técnico. Ele tinha um salário de R$ 9.000.

João Baltar não é o primeiro nome a ser exonerado. Rodrigo Pinheiro deu outra canetada em Rubens Júnior nesta semana.

Rubens integrava a Fundação de Cultura da Prefeitura de Caruaru. Nos bastidores, adversários apontam que as exonerações possam ser entendida como respostas a Raquel Lyra por um possível desentendimento.

JC

POLÍTICOS DA UNIÃO BRASIL TENTAM PROCESSAR JULIETTE FREIRE

 



Dois pré-candidatos a deputado do partido União Brasil, Rubinho Nunes e Guto Zacarias, protocolaram uma representação no Ministério Público Eleitoral contra a cantora e vencedora do BBB 2021, Juliette Freire.

O processo foi motivado porque a artista, num show realizado no dia 2 de julho, em Caruaru, teria incentivado o público a se manifestar a favor do nome do ex-presidente Lula.

Populares começaram a dizer o nome do petista e cantar o "olê olá". A cantora, então, se pronunciou: "Tô ouvindo muito não", de maneira que as pessoas gritassem mais alto.

Rubinho fez questão de informar pelas redes sociais a ação na Justiça, acusando Juliette de fazer "showmício a favor de bandido".

Se for processar artista toda vez que um cantor ou cantora agir desta maneira muita gente vai parar na justiça.

Isso não vai dar em nada. Esse cara quer aparecer porque é candidato a deputado.

JUNINHO PERNAMBUCANO: CRAQUE NO CAMPO E FORA DELE

 

Juninho Pernambucano foi um craque nos gramados. Natural do Recife, o atleta começou no Sport e fez parte do timaço rubro-negro que tinha jogadores como Leonardo, Chiquinho e Moura.

Nesta época,

os três bastante jovens, Juninho, Leonardo e Chiquinho eram chamados de "Menudos da Ilha".

Depois de brilhar no Sport, o jogador pernambucano foi um grande ídolo da história do Vasco da Gama, do Rio de Janeiro.

Também caiu nas graças da torcida do Lyon, da França. Após se aposentar dos campos de futebol, virou dirigente do clube europeu.

Juninho também foi bem na Seleção Brasileira, se destacando pelas assistências e marcando alguns gols.

Durante um tempo, o ex-jogador fez comentários durante as partidas transmitidas pela TV Globo.

Além de atleta exemplar, Juninho Pernambucano sempre se posicionou politicamente.

Defendeu o ex-presidente Lula nos momentos mais difíceis, foi crítico de Moro e Dallagnol quando muita gente boa acreditava nos dois farsantes, nunca teve receio de enfrentar os "coxinhas" ou os fascistas.

Com esse histórico, não é de estranhar que o craque vista uma camisa explicitando suas preferências políticas.

Juninho foi excelente dentro de campo e, como pessoa consciente, agora dá sua contribuição ao Brasil ficando do lado certo da história.

SITUAÇÃO DAS ESTRADAS EM CAPOEIRAS É MUITO PRECÁRIA

 

Trabalho na zona rural de Capoeiras
Trabalho na cidade

A situação das estradas da zona rural de Capoeiras é totalmente precária.

Diariamente a Secretaria de Obras do Município está recebendo pedidos de socorro da população, principalmente porque os veículos colocados em circulação atolam.

As máquinas basicamente têm sido usadas no trabalho de desatolar carros.

Só que as própria máquinas ficam presas também, porque o barro é muito, a terra está bem molhada.

Desse modo, se tornou inviável o uso das máquinas enquanto a chuva não parar e a terra enxugar mais.

Prefeito Nêgo do Mercado (PSB), que monitora diariamente a situação da cidade e zona rural, determinou que a prioridade das secretarias de Obras e Assistência Social, neste momento,  é atender as pessoas que sofrem em consequência das chuvas.

A Defesa Civil do Município também atua nesse trabalho de reconstrução.

O gestor capoeirense decretou estado de emergência no município desde o último dia quatro.

Somente da Secretaria de Obras, 20 funcionários estão atuando, tanto na cidade quanto na zona rural.

Prefeito Nêgo do Mercado também determinou que os telefones da Defesa Civil fossem disponibilizados para servir a população.

Segundo Clécio Farias, Secretário de Governo, o trabalho agora é de domingo a domingo, até que a situação em Capoeiras volte a se normalizar. 

terça-feira, 5 de julho de 2022

Caravana da Segurança debate políticas públicas em Tapiraim

Mais de 100 moradores do distrito de Tapiraim, na área rural de São Caetano-PE, participaram da Caravana de Segurança, na segunda-feira (04). A atividade consiste em encontros programados entre a população e representantes das forças policiais para debater políticas públicas referentes à segurança pública, através da interlocução parlamentar do deputado estadual Erick Lessa.

Durante a ação, foram realizados inúmeros relatos de casos de assaltos, e os cidadãos também demonstraram preocupação por causa do aumento do tráfico de drogas na localidade. Assim, foi destacada a importância do registro de boletins de ocorrência para a elaboração de estratégias específicas de combate à criminalidade. 

Para o condutor do trabalho, deputado estadual Erick Lessa, o momento estimula a conscientização cidadã. “Com o diálogo direto entre os atores sociais, o cidadão se percebe como protagonista em sua comunidade, e o serviço público adquire maior eficiência, apresentando respostas sintonizadas com as demandas recorrentes”, avaliou, lembrando que, segundo a Constituição Federal, segurança pública é “dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”.  

Também estiveram no encontro representantes das polícias Civil e Militar, além de líderes comunitários, como o suplente de vereador Junior da Saúde e Edson de Tapiraim e população em
geral.

EDSON VIEIRA VAI DISPUTAR UMA CADEIRA NA ALEPE

 

 Após o anúncio da deputada estadual Alessandra Vieira para vice na chapa de Miguel Coelho, o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira revelou que irá disputar uma cadeira na ALEPE nas eleições deste ano.

 Vieira já foi deputado estadual em duas legislaturas e tem como ponto de partida as bases no Polo das Confecções, Sertão e Zona da Mata.

 “A política é muito dinâmica, o cenário mudou e vamos agora encarar o desafio de voltar a ocupar uma cadeira na ALEPE para representar o povo pernambucano com muita garra, vontade e determinação”, disse.

 Como bandeiras principais do seu mandato, Edson levantou as questões tributárias diferenciadas para o Polo de Confecções, a pauta hídrica como a duplicação da adutora de Tabocas, além de articular em 2011 o movimento divulgação publicitária institucional, no período em que a imagem da região Agreste sofreu com a questão do lixo hospitalar.

PATRULHA AMBIENTAL APREENDE SERPENTES NA FEIRA DO TROCA-TROCA EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

 

 A Patrulha Ambiental da GCM – Guarda Civil Municipal – recebeu denúncia dando conta que na Feira do Troca-Troca em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste Setentrional de Pernambuco, estava havendo a exibição de animais silvestres.

 No local foram identificadas duas pessoas que se autodenominavam “índios” e manipulavam serpentes com intuito de auferir ganhos financeiros de telespectadores. Os suspeitos negaram a posse de qualquer tipo de animal, no entanto, através de uma busca em veículo que estava em posse dos envolvidos, foram apreendidas três serpentes em ambiente confinado.

Identificado o flagrado crime ambiental dada as circunstâncias de abuso e criação ilegal de animais silvestres (já que os suspeitos não tinham qualquer tipo de autorização expressa emitida por órgãos de competência legal do Estado), os imputados foram apresentados na Delegacia de Polícia.

 Foi apreendida na oportunidade uma caminhoneta, um reboque, cinco caixotes artesanais para transporte de cobras incluindo um para cobra peçonhenta; três serpentes sendo uma delas uma Jiboia medindo cerca de 60 centímetros, uma Jiboia medindo cerca de 1,5 metros e uma Cascavel medindo aproximadamente 1,2 metros.

 As serpentes foram levadas até o CETAS TANGARÁ (Centro de Triagem de Animais Silvestres) em Aldeia-PE aonde passaram por avaliação veterinária e iniciarão o processo de readequação a vida silvestre.

A patrulha Ambiental alerta que serpentes não devem ser retiradas da natureza para criação em residências e nem tampouco manipuladas em quaisquer circunstâncias. Apesar de algumas não possuírem peçonha (veneno) a sua picada pode ser extremamente dolorosa e o risco de infecção é alto. No caso da Cascavel, sua peçonha possui 65% de crotoxina, proteína que é seu principal componente ativo que inibe os movimentos musculares causando parada cardiorrespiratória levando a vítima a óbito entre 2h e 6h. Caso depare-se com uma serpente, acione a Patrulha Ambiental pelo número: (81) 9.8239-1922.

Do: Blog Agreste Notícia

EM REUNIÃO NO SINDAÇÚCAR-PE, MIGUEL COELHO APRESENTA DIRETRIZES DO SEU PLANO DE GOVERNO

 

 Pré-candidato ao governo de Pernambuco, Miguel Coelho cumpriu mais uma agenda com segmentos produtivos para discutir os potenciais do estado. Nesta segunda-feira (04), ele e a pré-candidata a vice-governadora, Alessandra Vieira, apresentaram as diretrizes do seu plano de governo à direção do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (SINDAÇUCAR-PE).

 A reunião foi mais uma de uma série de compromissos definidos pelo ex-prefeito de Petrolina em órgãos de categorias profissionais e entidades da sociedade civil, durante a fase de pré-campanha, que têm servido para que o postulante do União Brasil apresente um esboço do que pretende implantar para retomar o crescimento de Pernambuco, caso assuma a administração estadual a partir de janeiro de 2023. Além do presidente do Sindaçúcar-PE, Renato Cunha, de diretores do órgão, do senador Fernando Bezerra e do deputado federal Fernando Filho, o encontro teve a participação de representantes do Fórum Nacional Sucroenergético (FNS), criado em 2003 e que atualmente agrega 15 entidades da indústria canavieira, sindicatos e associações que representam 55% da cana-de-açúcar produzida, moída e processada no Brasil.

Miguel Coelho reconheceu a importância da indústria sucroenergética em Pernambuco e nos demais estados produtores do Nordeste. O pré-candidato defendeu políticas públicas direcionadas à energia renovável que gerem mais benefícios à economia, ao meio ambiente, e ressaltou a necessidade urgente de melhorar a logística para o transporte da produção das usinas pernambucanas.

 “Pernambuco tem estradas em péssimo estado que precisam urgentemente serem recuperadas, pois o transporte da produção sucroalcooleira não é uma carga qualquer”, declarou Miguel Coelho. “É preciso termos estradas que facilitem o escoamento da produção e barateie o frete, estimulando a competitividade e gerando mais emprego e renda”, pontuou o pré-candidato entre um conjunto de propostas.

Priscila Krause será vice de Raquel Lyra

O vereador Alcides Cardoso (PSDB), Priscila Krause (Cidadania) e Raquel Lyra (PSDB), pré-candidata ao Governo de Pernambuco - FOTO: Mariana Carvalho/Divulgação

A deputada estadual Priscila Krause, do Cidadania, ex-Democratas, vai mesmo ser candidata a vice na chapa da ex-prefeita Raquel Lyra, do PSDB e candidata ao governo do Estado.

A oposição está convencida que a eleição será decidida na Região Metropolitana do Recife e Priscila Krause tem uma boa aceitação na capital e arredores, por ser uma parlamentar metropolitana.

De acordo com informações de bastidores, de fontes confiáveis, o nome dela deve ser oficializado antes mesmo das convenções partidárias, previstas para o final do mês, pela legislação eleitoral.

Na semana passada, a situação apostava que a deputada, uma das mais combativas vozes da oposição, iria abandonar a posição na chapa oficial e buscaria a reeleição na Assembleia Legislativa.

No final do ano passado, Priscila Krause abandonou o Democratas, onde esteve toda a vida política, depois de ter sido preterida por um acordo para lançar o nome do e-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ao governo do Estado.

Pelo DEM, Priscila Krause foi eleita deputada estadual com 46.123 votos.

Com a indicação para a chapa de Raquel, o grupo político de Krause vai apostar suas fichas no vereador Alcides Cardoso (PSDB), chamado para a tentativa de substituir a colega na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Alcides Cardoso se elegeu vereador, em 2020, com 4 mil votos, também pelo antigo Democratas.

Jornal do Comércio 

Gestão Fábio já plantou mais de mil árvores


A diretoria de meio ambiente de Santa Cruz do Capibaribe, vem fazendo um excelente trabalho na gestão do prefeito Fábio (PP). O Diretor de meio ambiente,  Caio, comemora os números de sua pasta, com excelente trabalho que vem sendo realizado.

Aproximadamente 1500 mudas de árvores foram plantadas no Município pela Prefeitura, dentro dos projetos de arborização urbana, entre outras ações, desenvolvidas na área ambiental.

Além do plantio de árvores, cerca de 6500 mudas foram doadas pra população, os números das ações voltadas à arborização em  Santa Cruz do Capibaribe são bastante significativos.

O diretor de meio ambiente de Santa Cruz, falou que o trabalho vai continuar. "O trabalho em um ano e meio foi feito e conseguimos plantar em riachos, prédios públicos, as margens da PE-160. Pedimos também para que a população nos ajude cuidando das plantas, para que Santa Cruz seja uma cidade arborizada daqui há alguns anos, melhorando a qualidade de vida de nossa população. Vamos continuar trabalhando e intensificar ainda mais o plantio de mudas", disse Caio.





REDES SOCIAIS, MÍDIA E DESINFORMAÇÃO

As pessoas liam livros e depois se acomodaram à televisão. Liam revistas, jornais, depois sites e blogs. Agora o forte são as redes sociais. Cada vez se aprofundam menos nos assuntos, ficam na superfície.

Negam as ideologias, a luta de classe, chamam um homem de ladrão sem provas ou argumentos e consideram honesto outro que está na política há mais de 30 anos sem produzir muita coisa, todas as evidências indicando que ele e os filhos estão envolvidos em mal feitos...Difícil mudar isso quando a própria mídia distorce, desinforma, aposta na ignorância das massas.

*Imagem: Escrever Online

IPTU 2022: Desconto de até 20% no pagamento segue disponível para os santa-cruzenses

 

Cidadãos que estiverem com IPTU em dia, terão 20% de desconto em cota única e 10% em parcelamento.


Após disponibilizar a opção de emissão do boleto do IPTU 2022 de forma online, a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Receita, iniciou as entregas dos boletos físicos nas casas dos cidadãos, que ainda podem realizar o pagamento do imposto com desconto, caso estejam em dia com seu IPTU.


Os populares que estiverem dia dia, terão 20% de desconto no valor do IPTU em caso de pagamento em cota única, com vencimento para o dia 29 de julho, e 10% de desconto no pagamento parcelado, que pode ser realizado em até seis vezes, com vencimento para o último dia útil de cada mês a partir de julho.


Além da entrega dos carnês nas residências, os cidadãos ainda podem realizar a emissão do boleto via Portal do Contribuinte, disponível no site oficial da prefeitura (www.santacruzdocapibaribe.pe.gov.br). Basta acessar o site e buscar o menu "Portal do Contribuinte", a opção de emitir o IPTU 2022 está disponível na página inicial do portal, bastando preencher as informações necessárias para a emissão.

Alessandra cumpre primeira agenda como pré-candidata a vice de Miguel

 


Apresentada nesta quinta-feira (30/06) como pré-candidata ao governo de Pernambuco na chapa do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), a deputada estadual Alessandra Vieira (UB) cumpriu nesta sexta-feira (01/07) a sua primeira agenda no posto, em atos com pré-candidatos na Zona da Mata e Agreste do estado. “Vamos visitar todas as regiões de Pernambuco para ouvir as pessoas e apresentar nossas propostas para o estado. É importante que o povo conheça a consistência das propostas do nosso plano de governo”, disse Alessandra.

Em Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata, os pré-candidatos prestigiaram a entrega da creche João Caitano da Silva, na Vila Boa Esperança. O ato foi organizado pela prefeita da cidade, Graça do Moinho, e contou também com a presença do deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos). “Equipamentos como essa creche são essenciais para que as mães e pais possam trabalhar tranquilos para garantir o sustento das suas famílias”, comemora Alessandra.

Dando continuidade a programação, Miguel e Alessandra foram recebidos pelo pré-candidato a deputado federal Pastor Jairinho, em Caruaru, no Agreste, onde participaram do Culto da Santa Ceia, na sede local da Igreja Assembleia de Deus de Pernambuco.

Santa Cruz do Capibaribe ganhará AME +Mulher nesta terça-feira (5)

 


Iniciando o mês de julho, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe preparou uma grande entrega para a população. Na próxima terça-feira, dia 5, a Gestão Municipal realizará a inauguração do Ambulatório Médico Especializado + Mulher, que fornecerá diversos atendimentos especializados para os santa-cruzenses e com um acolhimento todo especial para as mulheres.

Além dos serviços direcionados para as mulheres, a unidade também fará os atendimentos do público que anteriormente era acompanhado no prédio do AME Adulto, que será totalmente realocado para o novo local.

O prefeito Fábio Aragão destacou a importância da nova unidade. "É com muito planejamento e organização que entregamos de fato o AME + Mulher. Reformamos, ampliamos e equipamos o espaço para atender as pessoas. Além disso, a nova unidade se encontra em um prédio próprio da prefeitura, o que nos renderá uma economia considerável que poderá ser utilizada em outros serviços em prol dos santa-cruzenses", declarou.

O AME + Mulher fica localizado na Rua Dr. Silva Jardim, no bairro São Cristóvão. A entrega oficial acontece a partir das 16h, contudo, a partir das 14h a equipe da Saúde estará realizando exames de mamografia, através do mamógrafo móvel, exame de citologia, atendimento com psicólogo e nutricionista, ventosaterapia e vacinação.

Sávio Torres reúne lideranças e mostra força no apoio a Miguel Coelho, Ricardo Teobaldo e Tiago Pontes

 


Na tarde do último sábado (03), no encerrando das festividades do São Pedro de Tuparetama, o prefeito Sávio Torres, reuniu centenas de pessoas entre lideranças políticas e correligionários, para apresentar os pré-candidatos da “Nação Amarela”, que irão disputar as eleições de outubro.


O encontro teve a participação da pré-candidata a vice-governadora na chapa de Miguel Coelho, a deputada estadual, Alessandra Vieira; do deputado federal, Ricardo Teobaldo; e do pré-candidato a deputado estadual, Tiago Pontes, que receberam o apoio do prefeito e do seu grupo. O ex-prefeito de Petrolina e pré-candidato pelo União Brasil, Miguel Coelho, cumpriu agenda na região metropolitana e não pôde estar presente no evento.


Durante sua fala, Sávio destacou a atuação de Teobaldo e de Tiago Pontes, que juntos já direcionaram diversos recursos, beneficiando a cidade com obras de grande relevância.


“São mais de 15 anos dessa parceria bastante significativa com Ricardo Teobaldo. A grande maioria das obras realizadas por nossas gestões foram trazidas por intermédio dele, que acumula uma infinidade de serviços prestados ao povo tuparetamense.”, disse.

 

“Mesmo sem mandato, Tiago Pontes já conseguiu viabilizar verbas federais para a pavimentação de ruas e enquanto esteve secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano conseguiu nos trazer uma nova retroescavadeira que hoje está realizando inúmeros serviços para melhorar a infraestrutura da nossa cidade.”, ressaltou.


A pré-candidata a vice-governadora, Alessandra Vieira, foi ovacionada pelos presentes, recebendo elogios do prefeito ao afirmar que a presença dela engrandece a postulação de Miguel Coelho ao Governo de Pernambuco.


“A deputada Alessandra Vieira, tem a garra e a determinação da mulher pernambucana para enfrentar os desafios ao lado de Miguel nessa caminhada que vai colocar Pernambuco nos trilhos do desenvolvimento. A história da nossa futura vice-governadora é de superação e de muita luta, por isso, tenho a certeza da sua valiosa contribuição enquanto estiver governando junto com Miguel Coelho.”, frisou.


O encontro contou com a presença da prefeita de Tabira, Nicinha Melo, e do seu esposo, o ex-prefeito Dinca Brandino; do ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira; do ex-deputado estadual, Zé Marcos de Lima e o ex-prefeito de Tuparetama, Pedro Torres. Também estiveram presentes o ex-vereador de Carnaíba, Gleybson Martins; o presidente da Câmara de Vereadores de Tuparetama, Arlã Markson e os vereadores: Tanta Sales, Luciana Paulino, Vandinha da Saúde, além de lideranças políticas da região.

REDES SOCIAIS, MÍDIA E DESINFORMAÇÃO

As pessoas liam livros e depois se acomodaram à televisão. Liam revistas, jornais, depois sites e blogs. Agora o forte são as redes sociais. Cada vez se aprofundam menos nos assuntos, ficam na superfície. Negam as ideologias, a luta de classe, chamam um homem de ladrão sem provas ou argumentos e consideram honesto outro que está na política há mais de 30 anos sem produzir muita coisa, todas as evidências indicando que ele e os filhos estão envolvidos em mal feitos...Difícil mudar isso quando a própria mídia distorce, desinforma, aposta na ignorância das massas.

*Imagem: Escrever Online

PESQUISA DO IPESPE REPERCUTE NACIONALMENTE

 

Marília Arraes e Raquel Lyra lideram, 

mas disputa ainda está indefinida


Instituto respeitado nacionalmente, o Ipespe teve a sua primeira pesquisa realizada em Pernambuco divulgada num dos espaços da internet mais credenciados e lidos do Brasil, o Portal UOL.

A leitura feita pelos jornalistas do informativo é que Marília Arraes lidera a disputa pelo Governo do Estado e os demais pré-candidatos estão empatados.

A representante do Solidariedade somou 29% das intenções de votos e quatro estão embolados no segundo lugar, segundo reconheceu o UOL, justificando que os percentuais dos demais estão dentro da margem de erro do instituto, de 3,2% para mais ou para menos.

Assim, Raquel com 13, Anderson 12, Danilo 10 e Miguel 9% estão empatados tecnicamente, podendo qualquer um deles ir ao segundo turno.

Como sustentamos em artigo publicado ontem, aqui no blog, o pré-candidato da Frente Popular, que cresce lentamente a cada pesquisa, tem reais chances de chegar ao segundo turno, pelos apoios que recebe do governador, do prefeito do Recife, maioria dos prefeitos da Região Metropolitana e interior, maior número de partidos, deputados e vereadores.

Mais ninguém está fora do jogo: Raquel, Anderson, Miguel e Marília são fortes independentes dos apoios, por que todos têm tradição política.

À exceção da neta de Arraes, os outros governaram municípios importantes do Estado, com gestões aprovadas pela população.

Nas duas últimas disputas políticas de Pernambuco, os confrontos foram polarizados entre Paulo Câmara e Armando Monteiro. O socialista venceu as duas logo no primeiro turno.

Agora, são cinco candidatos competitivos, quatro criticando o governo. Quando o eleitor tomar gosto pela campanha vai ser das mais empolgantes que Pernambuco já viu.