mas disputa ainda está indefinida
Instituto respeitado nacionalmente, o Ipespe teve a sua primeira pesquisa realizada em Pernambuco divulgada num dos espaços da internet mais credenciados e lidos do Brasil, o Portal UOL.
A leitura feita pelos jornalistas do informativo é que Marília Arraes lidera a disputa pelo Governo do Estado e os demais pré-candidatos estão empatados.
A representante do Solidariedade somou 29% das intenções de votos e quatro estão embolados no segundo lugar, segundo reconheceu o UOL, justificando que os percentuais dos demais estão dentro da margem de erro do instituto, de 3,2% para mais ou para menos.
Assim, Raquel com 13, Anderson 12, Danilo 10 e Miguel 9% estão empatados tecnicamente, podendo qualquer um deles ir ao segundo turno.
Como sustentamos em artigo publicado ontem, aqui no blog, o pré-candidato da Frente Popular, que cresce lentamente a cada pesquisa, tem reais chances de chegar ao segundo turno, pelos apoios que recebe do governador, do prefeito do Recife, maioria dos prefeitos da Região Metropolitana e interior, maior número de partidos, deputados e vereadores.
Mais ninguém está fora do jogo: Raquel, Anderson, Miguel e Marília são fortes independentes dos apoios, por que todos têm tradição política.
À exceção da neta de Arraes, os outros governaram municípios importantes do Estado, com gestões aprovadas pela população.
Nas duas últimas disputas políticas de Pernambuco, os confrontos foram polarizados entre Paulo Câmara e Armando Monteiro. O socialista venceu as duas logo no primeiro turno.
Agora, são cinco candidatos competitivos, quatro criticando o governo. Quando o eleitor tomar gosto pela campanha vai ser das mais empolgantes que Pernambuco já viu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail