As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

quinta-feira, 13 de abril de 2023

Lero vai ao Recife em busca de investimento para o Festival Café Cultural 2023

 

Criado pelo prefeito Lero em 2018, o Festival do Café é mais um marco, entre tantos, da gestão do prefeito Lero. O Festival, atrai milhares de turistas para cidade, além de ter resgatado a cultura do café, que estava praticamente extinta no município.

De olho no festival de 2023, o prefeito Lero esteve na capital do estado, mais precisamente na Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), onde foi recebido pelo Secretário-Executivo de Articulação Institucional, André Teixeira Filho, e o Diretor na Fomento, Pedro Neves. Na pauta, a criação da casa do café, que tem sido mais uma luta do prefeito e a realização do Festival do Café 2023.

Lero sempre foi um prefeito que buscou grandes investimentos para Taquaritinga, e sempre conseguiu com muito andança e muito trabalho, levar para o município grandes obras e grandes eventos. "Estamos buscando investimentos para nosso setor turístico. Vem coisa boa por aí e nosso Festival entrará mais uma vez para a história”, completou o Prefeito, Lero. 

.Junto com Lero, esteve o Secretário Municipal de Turismo, Léo Lima. "Estamos preparando tudo com antecedência, para realizarmos mais um grande evento. Tenho certeza que esse ano será melhor que todos, pois a determinação do prefeito e de nossa equipe esta cada vez maior", disse Léo.

O Festival do Café deverá acontecer no mês de julho, como é realizado tradicionalmente todo ano, e esse ano deverá trazer grandes atrações aquecendo ainda mais o turismo da Capital do Café.

SÃO JOÃO DE CARUARU TEM SERTANEJO, BREGA E ATÉ FORRÓ

 

Simone Mendes e Ivete Sangalo

A programação das festas juninas  em Caruaru, divulgada desde ontem, tem pouco forró pé de serra, muito sertanejo, axé, brega e espaço até para a música religiosa, com o padre João Carlos e Aline Barros.

Dos valores pernambucanos, poucos vão ter vez e nomes como Jorge de Altinho, já descartado o ano passado, Maciel Melo ou Alceu Valença estão de fora.

Outros expoentes do forró, caso de Petrúcio Amorim, Flávio José e Alcymar Monteiro também ficaram de fora.

A maior atração da festa provavelmente é Ivete Sangalo, baiana, mais conhecida pela interpretação de músicas de axé.

Também estão na programação o bolsonarista Gusttavo Lima, que o ano passado recebeu muitas críticas por conta dos cachês milionários cobrados para se apresentar em municípios de pequeno porte.

Santanna, Fulô de Mandacaru e Elba Ramalho são as atrações que representam o autêntico forró nordestino.

E têm forrozeiros de outra vertente, como a Banda Limão com Mel, Dorgival Dantas, Tarcísio do Acordeon e Calcinha Preta.

Outros nomes de peso, sem ligação com o forró raiz, estão na grade de programação: Wesley Safadão, Simone Mendes,  Luan Santana Leonardo e Zezé de Camargo.

É uma festa para atrair muita gente, mas sem nenhuma preocupação, por parte dos organizadores, de valorizar a cultura nordestina, os artistas que preservam o legado de Luiz Gonzaga e Dominguinhos.

O São João de Caruaru é organizado pela Fundação de Cultura da cidade. Certamente tem o apoio do Governo do Estado.

Vamos torcer para que o Festival de Inverno de Garanhuns, à frente a Fundarpe, não descaracterize o FIG como está fazendo com as festas juninas da capital do Agreste.

REPRESENTANTENS DO PSB ELEVAM O TOM CONTRA RAQUEL LYRA

 

Representantes do PSB de Pernambuco subiram o tom, nos últimos dias, ao falar da administração de Raquel Lyra em Pernambuco.

Milton Coelho, socialista de carteirinha, ex-deputado federal e atualmente Secretário Nacional da Micro e Pequena Empresa, escreveu um artigo para criticar o relatório de 100 dias do governo.

De acordo com ele, foram produzidas 800 páginas ocas, "um verdadeiro rosário de queixas" que não aponta o futuro nem indica rumos para novas conquistas.

Milton citou conquistas importantes do PSB no governo, lamentando que Raquel, "sem ter o que mostrar", tenha feito um relatório assumindo a cartilha bolsonarista.

Líder do PSB na Assembleia, o deputado Sileno Guedes, também bateu pesado. Ele disse que falta merenda, kit escolar e fardamento na rede estadual de ensino, mas a preocupação da governadora é divulgar um relatório de 800 páginas para atacar seu antecessor.

Irônico, Sileno disse que vai procurar ler o documento do governo, de 800 páginas, para ver se tem alguma coisa sobre a falta de merenda nas escolas.

O parlamentar socialista citou a escola Barbosa Lima, numa área central do Recife, como uma das que está tendo problema com a falta de merenda. "Isso já foi mostrado até na televisão", salientou.

*Na foto do G1 PE a escola Barbosa Lima. Os alunos reclamam da falta de merenda.

Vereadora Jéssyca Cavalcanti apresenta projeto que visa estabelecer políticas públicas para segurança escolar em Santa Cruz do Capibaribe

Professora com vinte e quatro anos de atuação expressiva na educação, Jéssyca Cavalcanti (PSDB) que está exercendo seu segundo mandato como vereadora na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, tem diversos projetos e requerimentos voltados para estudantes e profissionais de ensino.

Seguindo essa linha, a parlamentar apresentou nesta terça (11) um projeto de lei n° 70/2023 que estabelece as políticas públicas para a segurança escolar nas instituições de ensino em Santa Cruz do Capibaribe. “Vivemos uma sociedade onde tragédias em escolas expõem nossa vulnerabilidade social, e revelam também várias deficiências do poder público em todas as esferas e não podemos nos furtar da responsabilidade por uma educação de melhor qualidade”, aponta Jéssyca na justificativa do projeto que conta com 11 diretrizes de efetivação da segurança escolar.

Em um dos artigos, o projeto, de caráter autorizativo, aponta que o poder público delimite uma área como de segurança escolar, com o objetivo de garantir, através de ações sistemáticas e prenunciadas, a realização dos objetivos das instituições educacionais, cuja finalidade é proporcionar a tranquilidade de alunos, professores e pais.

“É crescente a preocupação de pais e gestores com a vulnerabilidade da segurança que se encontram algumas escolas no município. Este projeto de lei visa implementar as políticas públicas com o objetivo de minimizar a falta de segurança nas escolas, através da realização de um diagnóstico da situação de segurança nas imediações das instituições de ensino, restrição ao acesso nas dependências da escola com aplicação de medidas de resolução pelas autoridades competentes e buscando efetivar uma diminuição da evasão escolar”, finalizou a vereadora.

Tramitação – Para se tornar lei, o projeto precisa ser apreciado nas comissões temáticas da Câmara, ser discutido e aprovado em duas votações.

EDUCAÇÃO DA SENZALA!

 


     Centenas de anos marcam a História do Brasil sob a égide da escravidão aceita como contrato social, inicialmente dos indígenas e depois em escala muito maior pelos cativos arrastados da África para cá em navios tumbeiros, acomodados como sardinhas enlatadas, carga viva chegava com carga morta, para atender aos interesses da classe dominante.

Uma vez desembarcados eram “arrumados” e vendidos em feiras como se vende hoje uma ovelha ou um boi, os fugitivos, passavam por flagelos no tronco e depois tinham suas feridas “tratadas” com sal grosso, sumo de limão e urina, a máscara de folha de flandres era instrumento que lhes impedia a alimentação e que aumentava gradativamente a ansiedade e causava ferimentos no rosto, mutilações, correntes que marcaram o corpo e alma do processo de formação do nosso país, e de todos os outros lugares do globo por onde passou o cancro da escravidão.

Identidades formadas na violência, não podem colocar o vigiar e punir na vitrine em pleno século XXI, as leis possibilitam melhorar o convívio entre os homens e não para coagir os mesmos, portanto, defender a Educação pela punição física, subestimar o papel essencial dos conselheiros (as) tutelares e fazer do ECA um escrito qualquer é um contributo para o atraso, embora a maioria que fala da lei nunca leu nem conhece suas benfeitorias, e isto é parte do resultado da amplificação na internet de especialistas de grupo de WhatsApp, é claro que todo e qualquer pai e mãe tem o direito de educar seus filhos como bem entendem, porém, não será na base da pancada que as mentes serão forjadas para um futuro melhor.

Alguns defendem que quando jovens apanharam dos pais e por isso são pessoas de bem, a maioria destes hoje não bate em seus filhos, e se fazem uma análise um pouco mais cuidadosa, verão que o que lhes deu dignidade foram os ensinamentos e o exemplo na família, e não as pancadas recebidas, quem quer a paz se prepare para a Paz, se podemos promover a guerra, a Paz também é possível. Portanto, que isso comece nos lares, e com urgência, que tal começar com aquele abraço que não foi dado faz um bom tempo? No mais fica o dito para ser reescrito e ponto final.


Professor Rimário

Graduado em História, Pós-graduado em História Contemporânea, Pós-graduado em Ciências da Educação.

Vereadores entram com pedido de CPI para apurar sumiço de mais de uma tonelada de sementes em Santa Cruz do Capibaribe

 



Foi apresentado, durante a 9ª Sessão Ordinária na Casa José Vieira de Araújo realizada na tarde desta terça-feira (11), a instauração de uma comissão parlamentar de inquérito com prazo de 180 dias, para apurar possíveis indícios de irregularidade na coleta das sementes destinadas ao munícipio de Santa Cruz do Capibaribe, referente ao Programa de Distribuição de Sementes do Estado de Pernambuco – Campo Novo, através do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). 

De autoria do vice-presidente da Câmara, Nailson Ramos (MDB), a CPI ainda conta com as assinaturas de Demir da Saúde (PSDB), Zé Boi (União), Nega (PSD), Zezin Buxin (MDB), Nego Zé (União) e Caetano Motos (PSDB). “Propomos essa CPI para que o povo saiba onde foi parar mais de uma tonelada de sementes de milho e sorgo, pois a atual gestão precisa esclarecer esse assunto. A mulher e o homem do campo já foram penalizados, iremos averiguar na CPI, ouvir os responsáveis e descobrir as razões que levaram ao sumiço desse milho”, disse Nailson.

“Ninguém engoliu a desculpa que a prefeitura apresentou sobre o sumiço desse milho. A Câmara é o principal órgão fiscalizador e esse é nosso papel. Iremos averiguar para que a população possa saber onde foi parar mais de uma tonelada de sementes”, finalizou a vereadora Jéssyca Cavalcanti, líder da bancada de oposição.

Alessandra Vieira é homenageada com Medalha Mulher Expressão Santa-cruzense

 



A ex-deputada estadual Alessandra Vieira (UB) recebeu na noite desta terça-feira (11/04), durante solenidade na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, a Medalha Mulher Expressão Santa-cruzense. Na oportunidade, cada vereador pôde homenagear uma mulher com trajetórias de vida dedicadas ao desenvolvimento da Capital da Moda.

Alessandra recebeu a homenagem das mãos do vereador Demir da Saúde e parabenizou a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe pela realização do evento. “Nós mulheres santa-cruzenses somos sinônimo de força, coragem e empreendedorismo. Agradeço ao amigo e vereador Demir da Saúde e a todos que fazem a Câmara de Santa Cruz do Capibaribe por essa linda homenagem”, destacou Alessandra.

“Com muito orgulho e prazer pude homenagear a amiga Alessandra Vieira, que sempre militou, abraçando causas sociais em prol da população de nossa cidade. É mais que justa essa homenagem como forma de reconhecer a sua história enquanto mulher santa-cruzense”, destacou o vereador Demir da Saúde na oportunidade.

Câmara Santa-Cruzense derruba vetos do Executivo em sessão plenária

 



Durante a sessão ordinária realizada na manhã desta quinta-feira, 13, a Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe votou três vetos à projetos de lei por parte do Poder Executivo Municipal. Ainda, três contas do ex-prefeito Edson Vieira foram julgadas e aprovadas.

Os vetos nº 1, 2 e 3 de 2023 do Executivo aos projetos do Poder Legislativo foram derrubados. As votações contabilizaram 9 votos contra e 7 a favor. Os projetos que haviam sido vetados eram de autoria do vereador Caetano Motos (PSDB).

Os pareces prévios do Tribunal de Contas de Pernambuco recomendaram a “aprovação com ressalvas” das contas dos exercícios 2015, 2016 e 2020 do ex-prefeito Edson de Souza Vieira. 14 parlamentares seguiram o parecer e aprovaram as contas. Os vereadores Carlinhos da COHAB e Irmão Soares se abstiveram, a vereadora Nega não esteve presente na sessão.

terça-feira, 11 de abril de 2023

Alisson Dias imprime seu ritmo dentro do grupo calabar



Candidato escolhido pelo grupo calabar para sucessão de Lero em 2024, o jovem empresário Alisson Dias tem buscado cada dia mais apoios nos quatro canto do município. O jovem tem andado na zona rural, distritos e também na sede, sempre visitando familias e escutando a população.

A cada dia o nome de Alisson tem ficado mais conhecido e caído na graça da população, em especial do grupo calabar. "Estamos andando sempre buscando ouvir a população, para que ideias surjam e juntos, dar continuidade ao excelente trabalho do prefeito Lero, se assim Deus e o povo de Taquaritinga quiser", disse Alisson.

No ultimo final de semana, Alisson teve uma agende intensa dentro do município, onde participou da missa de páscoa, como também se reuniu com várias lideranças do grupo, planejando os próximos passos em sua agenda como pré-candidato.

Os cabeças pretas (Gena e Jobson) enervaram os cabeças brancas (Lero e Jânio)

 


              Leigos e observadores da política de Taquaritinga do Norte certamente devem ter observado um fenômeno que atingiu os dois tradicionais grupos da terra do café: a contestação política dos líderes Jânio Arruda e Ivanildo Mestre, dos grupos Gravatinha e Calabar, respectivamente. Contestação temperada por dois ingredientes: desrespeito à trajetória política e à força que ambos ocupam nas disputas eleitorais e o pouco inteligente expediente de escanteá-los do verdadeiro papel que cabe a um líder político: conduzir o processo de escolha de um candidato, nas agremiações que comandam: PSB e PSD.

         Do lado Calabar, o vice-prefeito Gena iniciou o movimento político para afirmar sua candidatura, trazendo para dentro do grupo um importante nome do rival azul, o vereador Guilherme Cumaru, de Gravatá do Ibiapina, e prometendo outra conquista de peso, o vereador Hélio, de Pão de Açúcar. Este, sabe-se agora, da própria boca, não acompanhará mais o vice-prefeito,  menos por falta de vontade e mais por incompatibilidade política, sedimentada por disputas passadas contra os vermelhos. Cuidou também o vice-prefeito de fisgar um peixe interno, o vereador Demir. Tudo isso para fortalecer sua pretensão de sentar na cadeira que já foi de um cabeça branca, Jânio, e está sendo ocupada por outro cabeça branca, Lero. 

               E qual o papel político do prefeito Lero diante desses movimentos do vice-prefeito Gena? Ele foi consultado? Participou das negociações? Externou suas ponderações e ouviu as ponderações dos “conquistados” e do “conquistador”? Os entrantes assumiram algum compromisso político com a gestão municipal? Entraram imediatamente para a bancada do prefeito? Arquivaram a artilharia anti-Calabar? Não há o menor sinal de que a condução desse processo tenha passado pelo prefeito. Ou seja, foi à revelia, foi uma estratégia arriscada e o risco veio: Gena candidato irreversível, sim, mas do prefeito, não. Ambos já demarcaram claramente as fronteiras. Ambos estarão em trincheiras adversárias. E o “fogo” não deverá ser amigo.

           Do lado Gravatinha, o processo foi e está sendo ainda mais desrespeitoso porque ultrapassou e muito os limites dos movimentos políticos legítimos, da parte de qualquer um que deseje comandar os destinos administrativos da Terra do Café. A principal liderança do grupo, o nome que deu um calor infernal nos adversários em 2020, Jânio Arruda, vê as articulações fervendo nos blogs, nos grupos de wattsapp, nas entrevistas, nas reuniões, sem que seu CPF sequer mereça uma cogitação. Nem para vice. E quais os “crimes” cometidos para ser condenado a esse “ostracismo”? Idade, “liseira”, derrotas e mais derrotas desde 2000...

       Jânio, guardadas as devidas proporções, como se fala, é uma espécie de Lula de Taquaritinga, porque venceu e perdeu, porque bancou um sucessor e o elegeu. Aliás, diga-se en passant, o “poste” de 1992 lhe pagará com ingratidão em 2024? Desde 1988, com exceção de 2012, o nome do ex-prefeito azul é protagonista das eleições municipais, disputando ou apoiando, ganhando e perdendo, assim como Lula, desde 1989. Portanto, a condução do processo de convencimento de Jânio a abrir mão em favor de outra candidatura, deveria ser mais sutil, mais delicado, mais inteligente. Que lhe fosse apresentado o PF “tecnologia-hotelaria”, mas nos bastidores, para não constranger publicamente sua estatura política. Se, como diz o ditado, quando a cabeça não pensa, o corpo padece, podem anotar, conforme a própria “raposa” enfatizou no seu programa vespertino do sábado, 8 de abril: “só Deus me impede de ser  candidato em 2024”.

        Tomando uma expressão emprestada  do presidente Lula, “nunca antes” nesse município a disputa eleitoral começou tão cedo. O fogo crepita nos bastidores e no palco, à vista de todos . Os times estão sendo escalados e a disputa cada vez mais se desenha plural, diferente do mata-mata de sempre, entre Calabar e Gravatinha. E os cabeças pretas se acautelem porque os donos das “lanchas” são os cabeças brancas. Diferente da música, lancha aqui é voto na urna e não o luxo isento da IPVA que serve de ostentação no mar. O cabeça branca de PDA quer manter a dinastia que já vai em 16 anos. O cabeça branca da Padre Berenguer quer provar que água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. E ambos contam com a empolgação juvenil dos cabeças pretas. Uma delas, oca e equivocada.


Gisonaldo Grangeiro, "cearense" de Pernambuco, agrestino do Polo, professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceará e da Rede Municipal de Educação de Fortaleza.



LULA VISITA CIDADES CASTIGADAS PELAS CHUVAS NO MARANHÃO

 O presidente  Lula esteve no Maranhão, neste domingo, para ver de perto a situação das cidades castigadas pelas forte chuvas dos últimos dias.

Mais de 60 municípios do estado nordestino estão em situação de emergência, em consequência das trovoadas.

Presidente sobrevoou algumas áreas e esteve em Bacabal, onde ficou próximo dos populares. Milhares de pessoas foram recebê-lo.

O ministro da Justiça Flávio Dino, que governou o Maranhão por dois mandatos, acompanhou o petista.  “Não poderia viajar para outro país sem visitar o Maranhão, que está numa situação muito difícil, com muitas cidades com problema de enchente, em situação de emergência” , falou Lula, depois do contato com a população.

Ainda em Bacabal, o governante brasileiro defendeu o entendimento entre presidente, governadores e prefeitos, de modo que o povo receba a assistência que merece. 

Prefeito Lero e sindicato dos professores chegam a acordo para reajuste salarial da categoría

 


Na manhã de hoje (10), o Prefeito Lero, recebeu no gabinete uma comissão formada por professores do município junto com representantes do sindicato, o presidente da Câmara, Milton Cícero, representando a classe, o Secretário de Educação, Roberto Celestino e integrantes do  jurídico. 

Na ocasião, foi tratado sobre o aumento de salário da classe. Depois de um debate e a transparência dos dados financeiros ficou acordado que o prefeito Lero, encaminhará para a Câmara um Projeto de Lei para aumentar de imediato, em 6%, retroativo a janeiro, os salários dos professores. Em julho os professores terão um novo aumento de 4%. E em outubro a classe se reunirá novamente, e dependendo das receitas terão um complemento de mais 4.5% de reajuste. 

Desde o início, a prefeito Lero, sempre esteve aberto  para ouvir os professores, bem como, juntamente com a assessoria jurídica e contábil mostrar os impactos financeiros que o pagamento de aumento causaria aos cofres públicos. “Somos uma administração transparente e responsável com as contas públicas. No momento conseguimos um incremento de 6% nos salários. Em julho mais quatro. E em outubro iremos realizar um novo estudo contábil para analisar as Finanças do município, por conseguinte, estando o município em perfeitas condições financeiras será assim, implantado o restante do aumento”, completou o Prefeito, Lero. 

O BRASIL VOLTOU

 


Do presidente Lula,  no Correio Braziliense:

Neste 10 de abril, meu terceiro mandato como presidente da República chega à marca dos 100 dias. É um período curto se comparado aos 1.460 dias de trabalho para os quais fui eleito pela maioria do povo brasileiro. Ainda assim, 100 dias foram suficientes para revertermos um cenário estarrecedor, identificado pelos quase mil especialistas dos nossos grupos de transição. 

Os problemas herdados eram tantos e em tantas frentes que o termo "reconstrução" foi incorporado ao slogan do governo federal, precedido de outra palavra-chave: "união". Não existem dois Brasis, o Brasil de quem votou em mim e o Brasil de quem votou em outro candidato. Somos uma nação.

Vivemos em um único país e precisamos da união de todos para reconstruí-lo. Nestes primeiros 100 dias de governo, trabalhamos incansavelmente para devolver dignidade e qualidade de vida ao povo brasileiro, em especial aos 33 milhões de vítimas da fome. O Bolsa Família voltou ainda mais forte, com valores adicionais para crianças e adolescentes. Mais de 21 milhões de famílias já receberam os novos benefícios. Apenas no Distrito Federal, 172 mil famílias foram pagas já em março e 71 mil delas tiveram o adicional de R$ 150 para cada criança de até seis anos.

Os valores do Programa Nacional de Alimentação Escolar, congelados há seis anos, tiveram reajuste médio de 36%. Reativamos também o Programa de Aquisição de Alimentos, que beneficia tanto os pequenos produtores rurais quanto quem mais precisa de comida na mesa. E retomamos a Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, destinada às famílias de baixa renda.

Na área da saúde, tão afetada pelo desmonte orçamentário, recriamos o Mais Médicos. Já abrimos 15 mil vagas para profissionais que atuarão nos municípios mais necessitados. No Distrito Federal, serão 52 profissionais. Lançamos o Movimento Nacional pela Vacinação, para reverter os danos causados pelo negacionismo, e investimos na redução emergencial das filas para consultas, exames e cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Criamos e trouxemos de volta ministérios importantes. O da Igualdade Racial, para reparação histórica ao povo negro deste país. O das Mulheres, para o combate à violência de gênero e à desigualdade no mundo do trabalho. O MinC, para fazer novamente da cultura uma extraordinária ferramenta de geração de riqueza, além de parte fundamental de formação da nossa identidade. O dos Povos Indígenas, juntamente com a reorganização da Funai, para fazer justiça aos primeiros habitantes deste país.

Reestabelecemos o Plano de Ação para Prevenção e Enfrentamento do Desmatamento na Amazônia Legal. Enfrentamos o genocídio do povo ianomâmi, com ações emergenciais nas áreas de saúde e combate à fome, e a firme repressão ao garimpo ilegal. Acabamos também com a liberação descontrolada de armas, que provocou o aumento dos casos de feminicídio e de acidentes domésticos envolvendo crianças.

Para a roda da economia voltar a girar, formulamos um marco fiscal realista e responsável, que mantém o equilíbrio das contas públicas e garante que os pobres estejam no orçamento. Retomamos o investimento em infraestrutura: apenas em 2023 destinaremos R$ 23 bilhões para obras, mais do que o total investido nos últimos quatro anos. Retomamos 14 mil obras que estavam paralisadas pelo país. Entre elas, estão 10 obras em creches e escolas públicas do Distrito Federal, com recursos do FNDE.

Enfrentamos calamidades, dialogamos com prefeitos, governadores, deputados, senadores e sociedade civil. Promovemos a harmonia entre as instituições e a defesa intransigente da democracia e dos direitos humanos. Deixamos o triste papel de pária internacional, graças à retomada da nossa política externa ativa e altiva.

Governar é lidar com urgências, ao mesmo tempo em que criamos as bases para um futuro melhor. Nestes primeiros 100 dias, priorizamos o que era inadiável. Começando pelo necessário, para fazer o possível e alcançar sonhos que hoje podem parecer impossíveis.

Nos 1.360 dias que temos pela frente, seguiremos firmes na reconstrução de um país mais desenvolvido, justo e soberano, com paz, harmonia e oportunidades para todos. O Brasil voltou.

OPOSIÇÃO ACHA QUE PRIMEIROS 100 DIAS DE RAQUEL FORAM UMA DECEPÇÃO

 Depois que a governadora Raquel Lyra (PSDB) divulgou um relatório a respeito dos primeiros 100 dias da gestão, parlamentares da oposição se pronunciaram, através da imprensa, para criticar. Marília Arraes (Solidariedade), Danilo Cabral (PSB) e Liana Cirne (PT) consideraram o desempenho da gestora como uma decepção.

A petista, que é vereadora do Recife e teve boa votação para deputada federal, em 2022, fez comparações entre o governo do estado e o federal, considerando que Lula mostrou serviço, enquanto Raquel até agora não tem ações para mostrar a população.

Marília Arraes, que disputou o segundo turno com Raquel e foi derrotada  fez as seguintes considerações:

"O que a gente tem visto, aqui, em Pernambuco é uma usina de crises em todas as áreas, mas principalmente na área que ela mais falava durante a campanha: a educação. Os professores de Caruaru vinham avisando a Pernambuco inteiro, mas o povo terminou dando esse voto de confiança e ela repetindo a experiência negativa que teve na sua cidade: falta de diálogo, de compromisso com os professores e, principalmente, revelando o posicionamento político que ela tenta manter camuflado, que é o posicionamento bolsonarista, tanto de negar uma prioridade à educação, aos profissionais da educação quanto à própria ciência". 

A ex-deputada criticou o não pagamento do piso nacional, a não convocação de concursados em diversas categorias e o atraso do pagamento de terceirizados, merendeiras, de pessoas que precisam do salário. "Desde a década de 1980 não se via atraso em pagamentos de servidores terceirizados", salientou Marília.



LIANA - A vereadora Liana Cirne usou as redes sociais para  comparar as ações dos 100 primeiros dias do Governo Lula e a "paralisação do Estado no Governo Raquel Lyra". 

Em relação à administração federal, Liana destacou as ações de combate à fome e à miséria, como a recriação do Bolsa Família, com valor de R$ 600 e adicional de R$ 150 por criança de zero a seis anos e de R$ 50 por criança e adolescente de sete a 18 anos. 

A petista também destacou o reajuste de 36%  nos valores do Programa Nacional de Alimentação Escolar , que ajuda a custear a merenda escolar na rede pública de ensino, e a recriação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), programa que foi encerrado pelo governo Bolsonaro e que é responsável pela compra de produtos da agricultura familiar para distribuição entre as famílias vulneráveis e em situação de insegurança alimentar.

A vereadora do Recife elencou ainda a abertura imediata de 15 mil vagas do programa Mais Médicos, o investimento de R$ 600 milhões para a realização de cirurgias eletivas pelo SUS, a entrega de 5.693 unidades do programa Minha Casa Minha Vida, o reajuste do salário mínimo para R$ 1.320, reajuste das bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado; o investimento de R$ 344 milhões para a construção das 40 Casas da Mulher Brasileira, que vão prestar atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica.

Em contrapartida, ao avaliar o governo de Raquel Lyra a parlamentar criticou o não pagamento do piso salarial dos professores, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e a crise no Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores de Pernambuco (Sassepe), que fechou unidades no interior e teve contratos cancelados com a rede credenciada. Fazendo um trocadilho com os 100 Dias, Liana destacou as “sem ações” da gestão Raquel Lyra. 

DANILO - Para o ex-deputado Danilo Cabral, os 100 primeiros dias do novo governo estadual deixam a desejar. "É comum dizer que, no arriar das malas, a pessoa diz a que veio. Em Pernambuco, não conseguimos visualizar o propósito da nova gestão. Claro que esse é um tempo curto para entrega de ações, mas é suficiente para sinalizar as prioridades e a forma de governar", avalia. Ele afirma que o início foi marcado por desencontros administrativos e políticos. "Falta um comando que olhe para o futuro e não para o retrovisor", acrescenta. 

Danilo concorreu ao governo do estado no ano passado e obteve 18% dos votos no primeiro turno. O ex-deputado diz que chama a atenção a ausência da governadora Raquel Lyra no interior, com exceção de visitas a Caruaru. 

"Temos uma preocupação especial - e falamos muito isso durante a campanha - que Pernambuco seja governado olhando para todos os pernambucanos e as pernambucanas. Quem nasce no interior tem os mesmos direitos de quem nasce na Região Metropolitana do Recife. Essa ausência  do novo governo acende uma preocupação. Queremos um Pernambuco igual com ações chegando à RMR, mas também ao Agreste e ao Sertão", destacou Danilo Cabral. 

MARIA ARRAES ACOMPANHA PRESIDENTE LULA NA VIAGEM À CHINA

 

Na condição de vice-líder do governo na Câmara Federal, a deputada Maria Arraes (Solidariedade) acompanha o presidente Lula em sua viagem à China. A comitiva embarcou na manhã desta terça (11) para o país asiático, onde permanece até 15 de abril. 

A agenda terá como foco o fortalecimento das relações bilaterais com o maior parceiro comercial do Brasil, destino de mais de 30% das nossas exportações. "Com o presidente Lula, o nosso País recupera relevância e volta ao seu lugar de respeito e protagonismo no cenário internacional. Prova disso é a diversidade da pauta que será discutida, envolvendo desde investimentos em infraestrutura, transição energética e enfrentamento às mudanças climáticas até a paz e a segurança mundial", ressalta Maria Arraes, referindo-se ao apelo pelo fim da guerra entre Rússia e Ucrânia. 

Em sua terceira visita de Estado à China como presidente, Lula terá uma série de reuniões com empresários e autoridades chinesas em Xangai e Pequim, incluindo o presidente Xi Jinping, para discutir mais de 20 acordos de cooperação em áreas como ciência, tecnologia e inovação.

Para a deputada Maria Arraes, a viagem também permitirá identificar oportunidades de negócios, parcerias e intercâmbios para Pernambuco. "Nosso Estado já tem uma sólida relação diplomática com a China, que mantém no Recife a sede do seu Consulado-Geral no Nordeste desde 2016", lembra a parlamentar. 

A balança comercial Pernambuco-China apresentou um saldo positivo de US$ 336,8 milhões em 2021 (diferença entre  US$ 1,12 bilhão em exportações e US$ 785,2 em importações), segundo dados do Ministério da Economia. No entanto, Pernambuco ainda ocupa a décima posição entre os Estados brasileiros no ranking de exportações para o país asiático, com apenas 2,1% do total. 

Os principais produtos exportados incluem suco de frutas (sobretudo suco de laranja concentrado), açúcar e produtos químicos. "As nossas exportações para a China têm apresentado um crescimento significativo nos últimos anos, o que evidencia a importância do mercado chinês para a economia de Pernambuco. No entanto, precisamos estreitar cada vez mais esses laços comerciais, ampliando a nossa pauta de exportações e, principalmente, agregando valor a ela", afirma a parlamentar. 

Com a viagem à China, o presidente Lula cumpre um ciclo de visitas aos três maiores parceiros comerciais do Brasil em pouco mais de três meses de governo. Em janeiro, Lula esteve na Argentina e, em fevereiro, nos Estados Unidos.  A reconstrução das relações internacionais do atual governo também já incluiu o Uruguai no roteiro, além de reuniões com líderes europeus que vieram para a posse no primeiro dia do ano.