A programação das festas juninas em Caruaru, divulgada desde ontem, tem pouco forró pé de serra, muito sertanejo, axé, brega e espaço até para a música religiosa, com o padre João Carlos e Aline Barros.
Dos valores pernambucanos, poucos vão ter vez e nomes como Jorge de Altinho, já descartado o ano passado, Maciel Melo ou Alceu Valença estão de fora.
Outros expoentes do forró, caso de Petrúcio Amorim, Flávio José e Alcymar Monteiro também ficaram de fora.
A maior atração da festa provavelmente é Ivete Sangalo, baiana, mais conhecida pela interpretação de músicas de axé.
Também estão na programação o bolsonarista Gusttavo Lima, que o ano passado recebeu muitas críticas por conta dos cachês milionários cobrados para se apresentar em municípios de pequeno porte.
Santanna, Fulô de Mandacaru e Elba Ramalho são as atrações que representam o autêntico forró nordestino.
E têm forrozeiros de outra vertente, como a Banda Limão com Mel, Dorgival Dantas, Tarcísio do Acordeon e Calcinha Preta.
Outros nomes de peso, sem ligação com o forró raiz, estão na grade de programação: Wesley Safadão, Simone Mendes, Luan Santana Leonardo e Zezé de Camargo.
É uma festa para atrair muita gente, mas sem nenhuma preocupação, por parte dos organizadores, de valorizar a cultura nordestina, os artistas que preservam o legado de Luiz Gonzaga e Dominguinhos.
O São João de Caruaru é organizado pela Fundação de Cultura da cidade. Certamente tem o apoio do Governo do Estado.
Vamos torcer para que o Festival de Inverno de Garanhuns, à frente a Fundarpe, não descaracterize o FIG como está fazendo com as festas juninas da capital do Agreste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail