As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sexta-feira, 17 de março de 2023

Pre candidato a prefeito pelo grupo calabar, Alisson Dias visita zona rural


O pré-candidato a prefeito de Taquaritinga do Norte, Alisson Dias, segue visitando amigos e ouvindo os moradores da zona rural do município. Na companhia do vereador Eraldo da Pedra  Preta (PSB), Alisson Dias passou por várias comunidades em diversos pontos do município.

Durante as visitas, o pré-candidato conversou com os moradores sobre a realidade vivida por cada um e os problemas enfrentados na região. Os moradores relataram que o atual gestor, Lero vem fazendo muito pelo município, incluindo a zona rural, mas que as demandas crescem diariamente. O objetivo da ida aos povoados é conhecer de forma mais aprofundada as necessidades de cada comunidade e definir as soluções para cada situação identificada. Alissim e Eraldo conversaram com as pessoas e ouviram sugestões para um futuro plano de governo que será montado.

“Percebemos em nossas andanças que o grupo calabar fez muito pelo município. Mas nós temos a consciência de que a cada dia precisamos fazer mais porque as demandas da sociedade cresce todos os dias. Ouvimos as pessoas, recebemos sugestões que serão discutidas e estudadas, e, esperamos poder apresentar ao povo de toda Taquaritinga do Norte tudo o que pensamos sobre a nossa querida cidade”, disse Alissom.



Milton Cícero de volta ao aconchego


O presidente da câmara de Taquaritinga do Norte, Milton Cícero, poderá está fazendo o caminho de volta para o grupo calabar. Fontes nos revelou que a volta de Milton ja tem o aval de Cleber Chaparral, deputado eleito e apoiado por Milton em 2022.

Milton sempre foi militante do grupo calabar, mas saiu devido a desavenças com o ex prefeito Evilásio, que teve a façanha de afastar não só Milton mais muitos militantes histórico do grupo. Segundo informações de assessores do presidente, a volta de Milton é uma questão de tempo. 

Lero inicia mais duas obra de pavimentação em Pão de Açúcar


Na manhã da última quinta-feira (16), o Prefeito Lero assinou mais duas Ordens de Serviço para pavimentação no Distrito de Pão de Açúcar que está festejando seu padroeiro São José, até o próximo sábado (18).

Foram elas: Gerson Juventino e Rua Severino João de Almeida. “Através do nosso Programa de Pavimentação já foram beneficiadas cerca de 140 obras de pavimentação em todo o município. São obras edificadoras que mudam pra melhor a vida de nossa população. E não paramos por aí. Diariamente estou buscando mais e mais investimentos para continuar realizando transformações na vida do nosso povo”, completou o Prefeito, Lero.




Vereador Hélio de Novo destaca importância da oposição nos trabalhos do Legislativo

O vereador Hélio de Novo (PSD) destacou a importância da presença dos partidos de oposição, para que haja equilíbrio e para que a sociedade se veja representada num todo. Hélio tem se destacado por fazer uma oposição propositiva, conseguindo várias obras e ações para o município.

Único vereador eleito do distrito de Pão de Açúcar, Hélio tem feito seu papel de fiscalizador, mas também tem atuado no social, sempre ajudando a população carente. O vereador, que tenta a reeleição pelo grupo gravatinha em 2024, falou sobre a sua atuação no legislativo municipal. "Trabalhamos com todos, sempre vamos buscar união em benefício de Taquaritinga do Norte, todos temos pensamentos diversos, mas com o objetivo de trabalhar em prol da população para construir uma Taquaritinga dos nossos sonhos e fortalecer nosso município, assim nosso grupo vai continuar buscando conquistas e fiscalizando o poder público, pois fomos eleito por uma parte da população, e assim vamos honrar nosso voto", disse Hélio.

Ida de Ronaldo Cesar pra o projeto de Gena, afasta o vice de vez do grupo calabar

O vereador Ronaldo Cesar devera anunciar nos próximos dias, sua saída de vez do grupo Gravatinha, liderado por Jânio Arruda, e sua adesão a terceira via, liderada por Gena Lins. 

Ronaldo tem sido um vereador atuante no município, e tem feito duras críticas ao grupo calabar. Agora, com sua chegada a terceira via, afasta de vez o vice prefeito Gena do grupo calabar. Gena tem liderado militantes da terceira via e alguns do grupo de Jânio Arruda. Essa facilidade de entrar no grupo de Jânio para trazer pessoas, se dar devido ao seu histórico de militância no grupo gravatinha.

A ida para terceira via era o único caminha para Ronaldo Cesar, pois o mesmo que saiu do grupo calabar em 2019, se elegeu vereador pelo grupo de Jânio Arruda em 2020 e em menos de um ano de mandato já havia rompido com Jânio. Conhecendo o caráter de Ronaldo, certamente também ele não vai colocar uma camisa vermelha pra se travestir de calabar e vai continuar afirmando sua posição de oposição. 

PRESSÃO DA SOCIEDADE PODE FAZER GOVERNO REVER O NOVO ENSINO MÉDIO

 

Ministro Camilo Santana

Estudantes foram às ruas das principais cidades brasileiras, nesta quarta-feira (15) para pedir a revogação da proposta do novo ensino médio, criada na gestão de Michel Temer.

José Genoíno, deputado federal por cinco mandatos e ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, em entrevista à Revista Fórum criticou o projeto de Temer. 

Petista considera que as mudanças do ensino médio criam um "apartheid social", aprofundando as desigualdades no ensino público e particular.

Ele cobrou do ministro Camilo Santana que dê um basta na situação, promovendo mudanças na proposta da gestão do peemedebista.

Pelo Twitter, Santana se pronunciou, num sinal evidente de que as pressões da sociedade e de setores do próprio PT estão funcionando. Ele optou por abrir uma consulta pública no país.

O ministro informou que vai ouvir os setores interessados na questão, caso dos estudantes, professores e gestores.  Também serão realizados seminários e audiências para discutir o tema.

Os críticos de Michel Temer dizem que o ex-presidente fez a mudança sem consulta nenhuma alguma a sociedade. Agora o Governo Lula, através de Camilo Santana, parece querer corrigir essa falha.

quarta-feira, 15 de março de 2023

Prefeitura promete solução para reajuste salarial com professores da Terra do Café

 


Em reunião com representantes da educação pública da Rede Municipal de Ensino de Taquaritinga do Norte que aconteceu na manhã de hoje (03), no Espaço Café Cultural, com a participação do Secretário de Educação, Roberto Celestino, a Secretária de Administração, Maria de Lourdes, o contador, Medeiros e o jurídico municipal, verbalizaram um acordo para resolver o reajuste salarial dos professores em 2023. 

Na ocasião, a gestão ouviu as demandas da classe e sugeriu um novo encontro, dia 10 de abril, para que o Prefeito Lero, possa repassar uma data para pagamento do reajuste determinado por lei retroativo a janeiro. 

“Estamos analisando nossa planilha financeira e buscando uma maior segurança jurídica para que possamos anunciar o reajuste e as datas para pagamento. Nossa meta sempre foi e será valorizar nossos professores e a qualidade do ensino da Terra do Café. Não é a toa que somos destaques na região pelo compromisso com a classe e os índices educacionais”, completou o Prefeito, Lero. 

Também esteve presentes a coordenadora geral do Sinduprom, Dinalva, e uma classe de professores municipais. 

Além do reajuste salarial também foi debatido assuntos pertinentes a classe como o abono de férias, quinquênio, licença prêmio, seleção e calendário anual de pagamento.


Zé da Vila será o novo subprefeito de Pão de Açúcar

O prefeito Lero, anuncia ainda essa semana, Zé da Vila como novo subprefeito de Pão de Açúcar. Zé já trabalha na subprefeitura de Pão de Açúcar desde início da gestão do prefeito Lero, onde vem desempenhando um excelente trabalho. 

Zé terá a difícil missão de substituir Hidequel, que fez um excelente trabalho como subprefeito do distrito, mas agora vai assumir a secretaria de controle da prefeitura.

A escolha foi acertada pelo prefeito Lero, pois o nome de Zé era sempre lembrado pela população de Pão de Açúcar, devido ao seu bom relacionamento com o povo e o bom trabalho que ele vem desempenhando na sua função. 

ÁLVARO PORTO SE IMPÕE DIANTE DA GOVERNADORA RAQUEL LYRA - A GOVERNADORA QUERIA UM BOLSONARISTA NA COMISSÃO DE DUCAÇÃO

 

Álvaro Porto (PSDB) e Waldemar Borges (PSB)

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado no terceiro mandato, Álvaro Porto se impôs, diante da governadora Raquel Lyra e impôs à tucana - os dois são do mesmo partido - uma derrota no Legislativo Estadual.

É que na disputa pela presidência da Comissão de Educação da Alepe, o candidato de Raquel foi Renato Antunes, do PL, e Álvaro bancou o nome de Waldemar Borges, do PSB.

O socialista venceu e vai ficar à frente de uma das comissões mais importantes da Assembleia.

Raquel já tinha interferido na escolha de presidentes de outras comissões e tinha levado a melhor.

O deputado Álvaro Porto, contrariado, dessa vez deu o troco, mostrando força e mandando um recado: que o Legislativo é independente!

Lembrando que o líder do governo na Alepe é Izaías Régis, ex-prefeito de Garanhuns, também do PSDB.

RAQUEL RECEBE DE LULA VIATURAS PARA REFORÇAR A SEGURANÇA PÚBLICA

 



O presidente Lula relançou, nesta quarta-feira, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci II). O combate à violência de gênero é um dos cinco eixos prioritários do programa, segundo o Ministério da Justiça. As governadoras Raquel Lyra e Celina Leão receberam as "chaves de viaturas" dos ministros Cida Gonçalves (Mulheres) e Flávio Dino (Justiça), durante a cerimônia em Brasília. 

Criado em 2007, no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Pronasci segue em vigor, mas foi desidratado nos últimos anos. O decreto assinado por Lula hoje define novas regras para o programa. A meta é articular ações de prevenção, controle e repressão da criminalidade.

O programa é executado pela União mediante cooperação com estados, Distrito Federal e municípios,  em programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.

Em discurso na cerimônia, Lula afirmou que a intenção do programa é levar o Estado para as áreas de maior vulnerabilidade social com ações de prevenção e educação, e não só de repressão da criminalidade.  

De acordo com o presidente, é preciso garantir formação aos policiais para que as forças de segurança deixem de ser vistas pela sociedade, em algumas regiões, como uma “força agressora”.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que o governo editou portaria para facilitar o acesso dos governos estaduais a R$ 2 bilhões do Fundo Nacional de Segurança Pública, mas não detalhou como esse dinheiro será distribuído. Até o fim do ano, de acordo com o ministro, serão R$ 3 bilhões liberados.

Segundo o Ministério da Justiça, o Pronasci prioriza grupos sociais considerados mais vulneráveis, com ações que incentivam a igualdade racial, que apoiam vítimas de crimes e que combatem a violência contra a mulher.

O Pronasci tem foco em locais com altos indicadores de violência. O programa segue diretrizes do Plano Nacional de Segurança Pública, com a meta de reduzir a taxa nacional de homicídios para abaixo de 16 mortes por 100 mil habitantes até 2030.

VIATURAS

O Pronasci foi retomado com a entrega de viaturas que serão usadas nas delegacias de atendimento a mulheres e nas patrulhas Maria da Penha. O governo informou que serão entregues ao longo deste mês 270 viaturas – e 500 até dezembro. O governo também pretende abrir editais para destinar recursos a estados e municípios:

R$ 4 milhões, via Secretaria Nacional de Segurança Pública, para políticas de combate à violência contra as mulheres com foco nos municípios;

R$ 5 milhões, no Programa de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permanentes, para oficinas de fabricação de absorventes, bioabsorventes, fraldas e calcinhas nos presídios que serão distribuídos na rede pública.

O Pronasci ainda prevê a oferta pelo Ministério da Justiça de bolsa-formação para 20 mil profissionais da segurança pública (Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros). O valor da bolsa será de R$ 900,00, pago a cada mês de duração do curso.

*Com informações do Governo Federal e do Blog de Magno Martins.

segunda-feira, 13 de março de 2023

Prefeito Lero vai dar ordem de serviço em mais uma rua de Pão de Açúcar

O Prefeito de Taquaritinga do Norte, anunciou que vai dar ordem de serviço próxima quinta-feira 16, para pavimentação de mais uma rua em Pão de Açúcar. Segundo Lero, o projeto elaborado pela prefeitura, vai levar mais conforto e qualidade de vida para os moradores da Rua Gerson Juventino.

A Obra faz parte do maior programa de pavimentação da história de Taquaritinga do Norte, programa que mudou o município levando obras de infraestrutura para os quatro canto do município. 

Canteiro de obras - A Prefeitura de Taquaritinga do Norte também está com várias obras de pavimentação na sede do município, Vila do Socorro e zona rural entre outros que estão recebendo investimentos em infraestrutura. 

Outra grande obra que também será entregue nos próximos dias, e o mercado de Pão de Açúcar, que também vau dar cara nova ao centro do distrito.

Quando um não quer (Azul), dois brigam (Verde e Azul)

 


    Na recente eleição para a presidência da Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, o vereador Zeba Climério, do grupo Verde, levou a melhor e se elegeu para comandar o legislativo municipal.  Este grupo se apresentou nas disputas de 2020 e 2022 como um colegiado político casto, imaculado, que não pratica a "velha política" do compadrio, da troca de favores e por aí vai. Mas, num parlamento com dezessete vereadores, como é que uma bancada de cinco elege o presidente? Com o "velho" remédio que a "nova política" abomina, mesmo que apenas diante da plateia: com pragmatismo.

       Segundo o presidente Zeba, numa entrevista também recente, o ex-prefeito Edson Vieira teria dado sinal verde (que ironia) para descarregar os votos azuis em favor dele, Zeba, e assim impor ao prefeito da ala encarnada, uma derrota política no legislativo. Uma derrota fácil de ser aplicada. Difícil é compreender como a castidade do grupo Verde aceitou o apoio da "velha política" do grupo Azul. Esse "truque" eleitoral, essa sinfonia de guia eleitoral  chamada  "Nova Política" se dissolve tão logo a perspectiva de poder raia no horizonte. O grupo do empresário Alan Carneiro tinha dois caminhos: manter-se casto e autêntico ou lambuzar-se um pouquinho no mel de uruçu da negociação política com gente que está lá na Câmara Municipal, legitimada pelo voto popular. E é com essa gente que a conversa tem de se dar. E se deu.

       Tudo isso para lembrarmos a entrevista de um expoente verde, o empresário Valmir Ribeiro,  descartando uma chapa eleitoral Verde-Azul para abreviar a hospedagem do prefeito Fábio Aragão no governo municipal. Aliança com Edson, Alessandra, Joselito?? Nem pensar, é a "velha política". Mais diplomático, também recentemente, o presidente Zeba se pronunciou sobre um entendimento com o grupo do ex-prefeito Edson Vieira. Falou o que se pode falar em público (a negociação sempre se dá nos bastidores, mesmo que no convento verde), disse que os verdes têm de ocupar a cabeça da chapa (compreensível). Uma fala conciliadora, uma fala que não fecha portas, uma fala que reconhece a legitimidade de quem tem voto. Aliás, um "recado" aos azuis: a gente se junta, fica com a cabeça da chapa e vocês na vice com um nome leve, politicamente apresentável ao público e à castidade interna alanista.

       A eleição da Câmara Municipal foi um indicativo claro de que os azuis querem conversa e que estão dispostos a ficar com a vice (conclusão minha) e que até cedem uma de suas estrelas, a ex-candidata a vice- governadora Alessandra Vieira, para o mesmo papel no pleito de 2024. Uma aliança estratégica para impedir que o prefeito Fábio conquiste um segundo mandato, objetivo  comum dos dois grupos oposicionistas e, considerando os resultados eleitorais de 2020 e 2022, também do eleitorado. Os "Taboquinhas" venceram por um triz, venceram porque a oposição se apresentou dividida. A matemática eleitoral prova isso. E ainda têm uma "pedra no sapato": que rumo José Augusto Maia tomará em 2024?

       A equação a ser resolvida pelos atores políticos da oposição, principalmente da oposição verde, é se vão partir novamente, cada um, para um projeto solo, arriscado, facilitando a vida do prefeito, ou se é possível fazer como o presidente Zeba fez, "cedeu os anéis" (negociou com os azuis) para “ficar com os dedos” (o comando estratégico da Câmara Municipal). Diante do público, nenhum constrangimento político e, para a plateia que acompanha a política, uma jogada inteligente para sentar na cadeira que decide a pauta. O famoso empréstimo está aí, para corroborar. 

   O prefeito de Santa Cruz, claro, torce pela desunião, torce para que 2020 se repita e a "minoria" vença, como foi o caso dele. Eleição sem segundo turno, muitas vezes, o vencedor não tem a maioria do eleitorado. Caso houvesse uma segunda disputa num cenário como o de 2020, o prefeito de Santa Cruz hoje seria o empresário Alan Carneiro porque a maioria não queria eleger Fábio Aragão. A disputa estadual de 2022 mostrou mais uma vez que ele não tem a maioria do eleitorado santacruzense. Se os verdes quiserem briga com os azuis, os vermelhos agradecem e ficam no camarote vendo a troca de "bufetes".

      

Gisonaldo Grangeiro, "cearense" de Pernambuco, agrestino do Polo, professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceará e da Rede Municipal de Educação de Fortaleza.


LULA LANÇA PROJETO PARA RETOMAR OBRAS QUE ESTAVAM PARALISADAS

 


O governo Lula tem pressa em colocar o Brasil no trilho do desenvolvimento. Daí a iniciativa de retomar cerca de 14 mil obras, de diferentes áreas, que estavam paralisadas. 

Agora, elas serão aceleradas com o projeto Mãos à Obra, lançado nesta sexta-feira (10).  Vão ser monitorados os trabalhos em estados e municípios de todo o país, visando agilizar a execução e conclusão das obras.

Segundo o governo federal, uma rede de parcerias será o grande diferencial do Mãos à Obra. Os gestores locais irão coordenar as obras e alimentar a plataforma, com demandas prioritárias nas áreas de saúde, educação, mobilidade urbana, saneamento, habitação – incluindo o Minha Casa, Minha Vida – esporte e cultura. Essas informações serão coletadas e inseridas na ferramenta até o dia 10 de abril, com apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

No encontro com ministros e prefeitos em Brasília para também anunciar o reajuste da merenda escolar, o presidente Lula defendeu a retomada do pacto federativo e do diálogo enrede governo federal e estados e municípios.

“Nós queremos que os prefeitos e prefeitas desse país possam participar da execução das políticas públicas. Nós precisamos compartilhar com o que deve ser feito, se é possível investir dinheiro na cidade deles”, afirmou Lula.

O GRANDE VENCEDOR DO OSCAR 2023

 

A cerimônia da 95ª edição do Oscar, a principal premiação do cinema mundial, aconteceu neste domingo (12), no Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográfica recebeu os artistas de Hollywood, premiando os destaques da temporada.

“Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” foi o grande vencedor da noite, ficando com sete dos 11 prêmios a que concorria. 

Longa americano, dirigido por Daniel Kwan e Daniel Scheinert, venceu nas categorias  Melhor Filme, Direção, Atriz, Ator Coajudvante, Atriz Coadjuvante, Roteiro Original e Montagem.

Além de fazer história no Oscar, o filme se tornou o mais premiado da história do cinema, conquistando 165 prêmios nesta temporada.