As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Lira faz festa com aglomeração e sem máscara

 

Após ganhar a eleição e se tornar o novo presidente da Câmara, ontem, o deputado Arthur Lira (PP-AL) fez uma festa em um bairro nobre de Brasília. Lira e os convidados não usavam máscaras para prevenir o contágio por Covid-19.

Na celebração, deputados, amigos e assessores do novo presidente da Câmara se aglomeraram e, em diversos momentos, trocaram abraços e apertos de mão. Um dos convidados era o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos.

Procurada, a assessoria de Lira disse que não vai comentar a ausência de máscaras e de distanciamento social.

O QUE ESTÁ POR TRÁS DA DECISÃO DE CAPILÉ AO BARRAR A IMPRENSA NA CÂMARA DE VEREADORES?

 

Vereador Cícero Capilé

Do Blog do Jairo Gomes

Santa Cruz do Capibaribe - A relação do novo presidente da Câmara de Vereadores, Cícero Capilé, com a imprensa que cobre as reuniões da Casa,  começa nada amistosa. Através de comunicado ele suspende "a presença de público em geral, inclusive da imprensa" até o dia 23 de fevereiro nas reuniões do legislativo. Alega ele, que está baseado no Decreto Estadual nº 50077, de 20 JAN 2021.

Li e reli o decreto aludido e nada encontrei que desse respaldo a este despautério. A imprensa que cobre os eventos da Câmara obedecem rigorosamente as normas sanitárias impostas pelos órgãos governamentais e de Saúde.

Amigos da imprensa já se manifestaram condenando a atitude do presidente Capilé e faço coro com eles. Nada justifica essa postura do vereador. A não que ele queira esconder alguma coisa, ou talvez, tão somente, afrontar. 

Leia também:
Abaixo você pode conferir o Comunicado e também a Norma Administrativa enviada a nós:

COMUNICADO

Comunicamos aos profissionais da imprensa de Santa Cruz do Capibaribe e região que cobrem as ações e a política santa-cruzense, em especial a Câmara de Vereadores Dr. José Vieira de Araújo, que está suspenso até o dia 23 de fevereiro de 2021 a presença do público em geral, inclusive imprensa, nas reuniões da Casa, devido o Decreto Estadual n° 50077, de 20/01/2021 que suspende a realização dos eventos corporativos, institucionais e sociais no âmbito do estado, incluindo a Administração Pública.

O trabalho da imprensa é muito importante para a efetivação da democracia e bom andamento da política de nossa cidade, porém será modificado nesse momento devida a excepcionalidade da Covid-19. 

A Assessoria de Comunicação e Imprensa da Casa está totalmente disponível para auxiliar e fornecer material no que for preciso nessa cobertura das reuniões ordinárias durante o período que vigorar esse decreto.

Assessoria de Comunicação e Imprensa
Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe

Após pavimentação asfáltica, Prefeitura de Taquaritinga do Norte sinaliza ruas e avenidas de Pão de Açúcar

 


O trabalho continua! A Prefeitura de Taquaritinga do Norte está executando a sinalização horizontal e vertical nas vias contempladas com a pavimentação asfáltica no Distrito de Pão de Açúcar. Entre os serviços estão à implantação de faixas de pedestres, pintura dos eixos de vias, instalação de placas de advertência e regulamentação de trânsito. 

Ao todo 17 ruas e avenidas foram asfaltadas no Distrito e agora estão recebendo a sinalização. “Muito feliz em poder ver nosso Distrito se desenvolvendo. Isso é avanço, é melhoria, infraestrutura trazida com muito trabalho e responsabilidade. E não para por ai, estamos lutando para realizar muito mais para desenvolver nossa amada Taquaritinga do Norte”, destacou o prefeito, Lero. 

As faixas para a travessia de pedestres estão sendo instaladas obrigatoriamente próximas às esquinas e também em locais de grande circulação. É importante ressaltar que toda a sinalização, incluindo as faixas, respeitam as padronizações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).






Romero Leal é eleito novo presidente do Coniape

 

O Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (Coniape) promoveu, ontem, eleição da nova diretoria para 2021/2023, onde confirmou em chapa única a eleição do prefeito Romero Leal (Vertentes) para gerir a entidade, que conta atualmente com 23 municípios membros.

Quem comandou os trabalhos foi o presidente interino Edilson Tavares (Toritama), que se mostrou satisfeito com a participação dos prefeitos, fator que mostra a credibilidade das ações realizadas pelo Coniape. “O apoio dos prefeitos e prefeitas reforça a credibilidade que o Coniape conseguiu. Toritama é um exemplo de uma cidade que segue se desenvolvendo e com esse apoio vamos manter o nosso lugar de destaque na região Agreste”, pontuou.

O prefeito Romero Leal fez sua primeira fala como novo presidente da entidade e reforçou que o compromisso e os avanços com o Coniape serão ampliados. “Todos sabem que eu sou um prefeito de superação e que gosto de bater meus próprios recordes e com este colegiado não vai ser diferente. Sou muito grato a todos prefeitos, que são eleitores qualificados que depositaram sua confiança. Vamos honrar cada voto com muito trabalho e desenvolvimento, esse consórcio é de todos”, disse Romero Leal.

Sediado na cidade de Caruaru, o Coniape conta com 23 municípios consorciados e segue atraindo mais municípios que usam os núcleos de saúde, iluminação pública, educação e desenvolvimento e saneamento básico e meio ambiente. “As atividades consorciadas já mostraram que são a melhor alternativa para o fortalecimento dos municípios. Vamos trabalhar para ampliar ainda mais o número de participantes”, finalizou o presidente Romero Leal.

Cidadão pede que MPPE investigue nomeação de Geraldo Julio como secretário. Alegação é de que o ex-prefeito seria Ficha Suja por condenação no TCE

 


O cidadão Allan Igor Leite Ribeiro fez denúncia ao Ministério Público de Pernambuco pedindo investigação da nomeação do ex-prefeito do Recife, Geraldo Julio, como secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, alegando que o político seria ficha suja por condenação oriunda do TCE-PE por atos praticados quando ainda era dirigente do Complexo Portuário de Suape, sobre o qual voltou a ter hierarquia, já que o Complexo é subordinado à Secretaria para a qual foi nomeado por Paulo Câmara.

A denúncia foi distribuída à 44. Promotoria de Defesa do Patrimônio da Capital que encaminhou o caso ao Procurador Geral de Justiça por considerar que a competência para investigar pessoas com prerrogativa de foro seria daquela autoridade.


DECLINAÇÃO DE ATRIBUIÇÃO 

Notícia de Fato 01998.000.034/2021

 Assunto: 910002 – Violação aos Princípios Administrativos 

Objeto: Notícia de suposta violação ao princípio da legalidade, em face da nomeação do ex-Prefeito Geraldo Júlio de Mello Filho para o cargo de Secretário de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco, o qual figura como inelegível em lista encaminhada pelo TCE/PE ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. 

Noticiante: Allan Igor Leite Ribeiro

Noticiados: Governador do Estado de Pernambuco e Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco 

Cuida-se de Notícia de Fato formulada por  Allan Igor Leite Ribeiro perante a Ouvidoria deste Ministério Público (Manifestação Audivia nº 306513), por meio da qual relata ilegalidade na nomeação do ex-Prefeito Geraldo Júlio de Melo Filho para o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco, o qual figura como inelegível em lista encaminhada pelo TCE/PE ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. Ocorre que o art. 37, inciso VII da Constituição do Estado de Pernambuco dispõe que “compete privativamente ao Governador do Estado de Pernambuco: VII – nomear e exonerar livremente os Secretários de Estados (…).”

 De outra banda, não se pode esquecer de que a Lei Complementar nº 12, de 27 de dezembro de 1994, com as alterações que lhe sucederam, estabelece em seu artigo 10 que “além de outras atribuições constitucionais e legais, cabe ao Procurador-Geral de Justiça, como órgão de execução: (...) VII - exercer as atribuições do artigo 129, II e III, da Constituição Federal, quando a autoridade reclamada for o Governador do Estado, o Presidente da Assembleia Legislativa ou o Presidente do Tribunal de Justiça, bem como quando contra estes, por ato praticado em razão de suas funções, deva ser ajuizada a competente ação (...)".

 Em sendo assim, qualquer investigação que tenha por finalidade apurar a responsabilidade do Governador do Estado em razão de eventual ilegalidade na nomeação de Secretários Estaduais há de ser necessariamente conduzida pelo Procurador-Geral de Justiça. 

Pelo exposto, com amparo nas disposições do art. 2º, § 2º, da Resolução RES- CSMP Nº 003/2019, determino o encaminhamento da presente Notícia de Fato ao Gabinete do Procurador-Geral de Justiça para conhecimento e providências que se fizerem necessárias. 

Recife, 19 de janeiro de 2021. 

ÁUREA ROSANE VIEIRA 

44ª Promotora de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital Em Exercício Simultâneo

MP Eleitoral pede ao TSE cassação do governador do Pará por abuso de meios de comunicação e uso de fake news

 

Foto: Marco Santos / Agência Pará

Também foi pedida cassação do vice-governador e inelegibilidade para sócios da RBA, entre os quais está o senador Jader Barbalho

O Ministério Público (MP) Eleitoral no Pará enviou na segunda-feira (25) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedido de cassação do governador do estado, Helder Barbalho (MDB), e do vice-governador, Lúcio Vale (PL), por abuso de poder econômico e utilização indevida dos meios de comunicação social na campanha eleitoral de 2018, inclusive com a disseminação de fake news.

Pelas mesmas ilegalidades, o MP Eleitoral pediu a decretação de inelegibilidade, por oito anos, do governador, do vice-governador, e de sócios, proprietários e dirigentes da Rede Brasil Amazônia de Comunicação (RBA), entre os quais está o senador Jader Barbalho (MDB-PA).

Além de privilégio à chapa de Helder Barbalho nos veículos da RBA – alguns concessões públicas – e da divulgação apenas de notícias negativas sobre o candidato adversário, Márcio Miranda (DEM), o MP acusa a chapa por divulgação de propaganda em dia de votações, o que é crime eleitoral, e por usar ilegalmente o sistema de Justiça Eleitoral como parte da estratégia para disseminação de fake news.

Uso ‘espúrio’ de órgãos da Justiça – Entre as notícias falsas citadas pelo procurador regional Eleitoral, Felipe de Moura Palha, uma foi veiculada pelos veículos de comunicação da família Barbalho por meio do uso “ilegítimo e espúrio” de órgãos do sistema de Justiça Eleitoral – Polícia Federal, MP Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará.

Nas vésperas das eleições, a coligação de Helder Barbalho entregou ao MP Eleitoral informações para a instauração de procedimento investigatório do que denominou de “bunker” eleitoral da coligação de Márcio Miranda, que seria um local clandestino utilizado para a prática de diversas ilegalidades, como transações de caixa dois de campanha, corrupção e lavagem de dinheiro.

A coligação de Helder Barbalho acionou o MP Eleitoral, a PF e o TRE, e os veículos da rede RBA disseminaram a notícia falsa sobre o suposto “bunker”. A PF investigou o local e não encontrou nenhuma evidência da ocorrência de atos ilícitos, e o TRE considerou improcedente a ação e condenou a coligação de Helder Barbalho a multa pelo “caráter malicioso da demanda investigatória”.

Detalhes de outras ilegalidades – A utilização abusiva de veículos de comunicação do conglomerado de comunicação RBA em favor da candidatura de Helder Barbalho e para detrimento e depreciação da candidatura de Márcio Miranda foi atestada por provas coletadas em diversos processos, registra o MP Eleitoral, que relacionou várias transcrições com os conteúdos veiculados.

Todos os programas e noticiários contestados nas representações eleitorais foram transmitidos no período antecedente ao segundo turno das eleições, e uma veiculação ocorreu no dia das votações, em 28 de outubro, quando a Rádio Clube deu oportunidade para o candidato Helder Barbalho e a esposa se pronunciarem, sem dar a mesma oportunidade ao candidato Márcio Miranda.

“Todo esse privilégio em meio ao fervor do segundo turno, aproximadamente às 12 horas, quando ainda faltava bastante tempo para o término da votação, o que pode ter lhe assegurado votos importantes para a vitória no pleito”, aponta o procurador regional Eleitoral.

A divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos no dia da eleição é crime punível com detenção, de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa.

A manifestação do MP Eleitoral ao TSE foi feita em recurso contra decisão do TRE que considerou improcedentes ações ajuizadas pelo também candidato a governador em 2018 Márcio Miranda e sua coligação.

Processo nº 0602190-58.2018.6.14.0000


Com informações da Assessoria de Comunicação do MPE no Pará 



Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação

REABERTURA DAS ESCOLAS NA FRANÇA FAZ EXPLODIR CASOS DE COVID

Apenas três dias após a reabertura das aulas, dezenas de escolas tiveram de ser fechadas, na França, por conta da Covid.

O governo francês optou por encerrar as atividades em toda escola com mais de três casos de infecção pelo coronavírus confirmados.

No Brasil, as aulas presenciais estão sendo retomadas num momento extremamente preocupante da pandemia.

É bom ficar atento a esse exemplo da França, um país do primeiro mundo onde a crise sanitária é tratada com mais responsabilidade do que entre nós.

Por aqui há atraso na vacinação, o ministro da saúde tem sido muito questionado e o próprio presidente da República sempre minimizou o vírus que já tirou a vida de mais de 200 mil brasileiros.

Com as aulas, há o risco de contaminação das crianças, dos professores, dos pais e avós dos alunos.

Mesmo com as medidas de proteção que estão sendo tomadas o perigo é real. Como defendem lideranças dos professores, o ideal seria que as aulas fossem retomadas quando os profissionais de educação estiveram vacinados. 

*Foto: UOL

FILME "O TIGRE BRANCO" TRAZ UM CHOQUE DE REALIDADE

Isabela Boscov, que entende muito de cinema, já tendo sido crítica da sétima arte nas revistas Veja e Sete, foi quem me fez assistir o filme "O Tigre Branco", em cartaz na Netflix. 

A jornalista atualmente comenta filmes e séries em canal do YouTube. E dá show, qualquer indicação dela vale ouro.

Sem informação sobre "O Tigre Branco", meio que por acaso assisti um vídeo em que Isabela se derramou em elogios para o trabalho do cineasta norte-americano Ramin Bahran. 

O que mais me chamou a atenção foi o fato da crítica de cinema ter observado pontos em comum no longa do americano com os filmes "Parasita", coreano, e "Cidade de Deus", uma produção nacional.

Assim que pude fui conferir e constatei que "O Tigre Branco" é um filme muito acima da média, tendo realmente identidade com "Cidade de Deus" e "Parasita".

É que os três trabalhos são extremamente realistas, escancaram a miséria, as circunstâncias que levam as pessoas a roubar, a matar, a se transformarem em bandidos ou monstros. 

O longa de Ramin é muito bem realizado, tem ritmo acelerado e um ótimo elenco. com destaque para o ator que vive o personagem principal, Balram, que tem até um jeito desses brasileiros espertinhos capazes de dar golpes por aí.

Balram, saí da miséria, na Índia, para vencer na vida, nos Estados Unidos, usando de astúcia e nenhum escrúpulo.

Como os personagens de "Parasita", ele é capaz de tudo e vai se dar bem.

É assim um pouco como os deputados do Centrão que se aliaram a Bolsonaro para eleger Artur Lira como presidente da Câmara Federal. 

Logicamente nem todos os parlamentares brasileiros são ladrões ou assassinos. Mas alguns são, tanto que alguns que passaram pelo Congresso estão na cadeia.

E atualmente tem uma deputada, evangélica, acusada de ter mandado matar o marido.

Assim, "O Tigre Branco" é um choque de realidade, espelha o que acontece na Índia, nos Estados Unidos, no Brasil, em qualquer lugar do mundo.

O ser humano é terrível, pode ser muito cruel. É disso que fala esse bom filme do cineasta Ramin Bahran. 

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Prefeitura de Taquaritinga do Norte conclui pavimentação de mais uma rua em Pão de Açúcar

 


O Distrito de Pão de Açúcar já pode voltar a fazer amplo uso da Rua Inácio Amaro no Bairro Serrinha (trecho da rua conhecida como rua de Tio Fio). E, agora, em melhores condições de trafegabilidade. Isso porque a Prefeitura de Taquaritinga do Norte concluiu nos últimos dias a obra de pavimentação que vai levar mais qualidade de vida para população.

A obra faz parte do maior programa de pavimentação da história de Taquaritinga do Norte, programa iniciado em 2017 no primeiro ano da gestão chegando a quase cem rua pavimentadas até o momento.


Os investimentos constantes em Infraestrutura são celebrados pelo prefeito Lero, e pelo vice-prefeito, Gena Lins. “As obras de pavimentações são reivindicações muito constantes da população, devido o crescimento acelerado de nosso município. Estamos muito contentes por realizarmos essas obras, ainda mais por ser boa parte com recursos próprios do orçamento, o que é fruto de um trabalho competente e ético da nossa gestão”, comenta o prefeito. O vice prefeito Gena Lins acrescenta que foram realizadas obras em todo município. “Calçamos ruas, tanto na zona rural, como nos distritos e na sede do município. Sabemos que temos muito para avançar ainda, mas também temos grandes conquistas em Infraestrutura para celebrarmos”, avalia Gena.

A rua antes era obstruída por grandes pedras e não tinha saída, e a prefeitura retirou as pedras e adquiriu um terreno pra solucionar o problema e criar uma saída pra rua. 

Prefeitura de Taquaritinga do Norte abre matrículas para turmas de EJA

 


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Educação está com matrículas abertas para turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em duas escolas municipais. As vagas são para as turma de EJA III E IV para as escolas: Professora Gilzenete Guerra, no Distrito de Pão de Açúcar e Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva-CAIC.

As matrículas devem ser feitas das 8h às 13h de segunda a sexta-feira, na unidade de ensino escolhida pelo aluno. Para se candidatar a uma vaga, os alunos devem ter a partir de 15 anos de idade completos e apresentar os seguintes documentos:

Cópia de certidão de Nascimento.
*Histórico escolar ou declaração provisória.
*Cópia de RG e CPF.
*Comprovante de Residência

As aulas terão início dia 04 de fevereiro, inicialmente, de forma remota.

Comerciantes de Pão de Açúcar se reúnem com o Governo Municipal

 


Em uma reunião na manhã de ontem (28), na subprefeitura de Pão de Açúcar, comerciantes estiveram reunidos para debaterem a organização da abertura do comércio, aos finais de semana, no centro do Distrito.

Ficou definido entre os presentes o fechamento da Rua João Jose da Silva, no centro do Distrito, todos os sábados, das 18h às 00h. Em contrapartida a Prefeitura cobrou organização por parte dos comerciantes, ajudando na organização, e seguindo todos os padrões estabelecidos em combate a Covid 19, como o uso de álcool em gel e distanciamento social.
“O nosso Distrito de Pão de Açúcar vem se desenvolvendo a passos largos. E no quesito comércio central não vem sendo diferente. São diversos estabelecimentos alimentícios que merecem nossa total atenção e incentivo. Cada um fazendo sua parte vamos longe”, destacou o Prefeito Lero.
A fiscalização do espaço ficará por conta da guarda municipal e órgãos competentes. Participaram do encontro além do Prefeito Lero, o Secretário de Defesa Social, João, o subprefeito Hidequel e o vereador Geovane.

Prefeitura de Taquaritinga do Norte inicia mais uma obra de pavimentação

 


Foi iniciado esta semana mais uma obra de pavimentação no Distrito de Pão de de Açúcar, a Rua Torquato Damião de Barros. Ontem (28), o prefeito Lero foi até a rua ouvir os moradores e conferir o andamento dos serviços. 

“Mais uma obra de pavimentação que demos início. O trabalho continua. Mesmo com todas as dificuldades vamos lutar e trazer ações de infraestrutura para todo o município com o objetivo de proporcionar o bem estar de todos e o desenvolvimento de nossa querida Taquaritinga do Norte”, completou o Prefeito Lero. 

Acompanhando o Prefeito estava o vereador Geovane, o ex vereador Oscar Miguel, o suplente, Sivaldo do Gás e Val da estamparia. 

A Rua Torquato Damião de Barros será beneficiada, nesta primeira etapa, com 157 metros de pavimentação, o que corresponde a mais de mil metros quadrados.

Boletim diário da Secretaria de Saúde de Taquaritinga do Norte 31/01


 

BRASIL VACINOU DOIS MILHÕES DE PESSOAS, 0,95% DA POPULAÇÃO DO PAÍS

O número de vacinados contra a covid-19 no Brasil chegou a 2.002.455 neste sábado, 30, de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de saúde. Em comparação com o balanço divulgado na sexta-feira, 29, foram vacinados 128.377 brasileiros nas últimas 24h. 

Profissionais de saúde do Hospital das Clínicas fazem fila para receber as primeiras doses da Coronavac aplicadas no País. 

O total de vacinados é equivalente a 0,95% da população brasileira e 1,24% da população com mais de 18 anos. Já foram aplicadas 23,85% das doses disponíveis.

Os dados são do jornal Estado de São Paulo.

Em Pernambuco foram vacinados até o momento 96.274 pessoas. Garanhuns tinha imunizado contra a Covid, até a sexta-feira, pouco mais de dois mil moradores do município. 

*Foto: CNN

A PANDEMIA, A FÉ E A CIÊNCIA

Texto: Roberto Almeida

A pandemia transformou a vida das pessoas em todo o mundo.

Com o isolamento, o risco de sair de casa,  o corpo e a mente pedem socorro e é preciso encontrar novas formas de viver.

Ainda estamos nos adaptando à nova realidade e muitos parecem não querer aceitar o que está sendo imposto, não pelos governos, mas pelo vírus. 

Desde que começou este pesadelo mundial, aumentaram os casos de depressão, de suicídios, de infartos e avcs.

O organismo reage de várias maneiras à imobilidade, à falta do abraço ou simplesmente à conversa na porta de casa ou no bar.

Praia, cinema, piscina, a comidinha no restaurante, o passeio no parque ou no shopping (nas cidades em que existem centros comerciais de compras), foram riscado do cotidiano da vida de muitos.

Viver entre quatro paredes é difícil, nos sentimos presos sem ter cometido nenhum tipo de crime.

Até as pernas sentem a falta de sair por aí...

Neste momento ajuda a convivência com a mulher, os filhos, os netos, para quem os tem.

Livros, filmes e música também ajudam muito. Os que não apreciam nenhuma forma de arte devem estar vivendo dias ainda mais difíceis neste período de turbulência da história da humanidade. 

Temos uma capacidade de nos adaptar a diferentes situações maior do que nós mesmos imaginamos.

Já citei aqui mesmo um filme espanhol que relata uma história real de um homem que viveu 35 anos escondido num buraco feito na parede de casa, por conta do medo da ditadura franquista.

Muitos na Espanha passaram por isso naquele período tenebroso que o país europeu viveu. 

Se pessoas passaram décadas nesta situação e sobreviveram, podemos aguentar um ano ou mais ao distanciamento social imposto pelo risco da doença.

A fé, as orações,  certamente ajudam, confortam, consolam.

Deus é o arquiteto do universo, como dizem os maçons. É o próprio universo, é o princípio, o fim e o meio, como está no Bhagavad Guitá, livro que inspirou Raul Seixas e Paulo Coelho naquela canção popular. 

Lao-Tsé, pensador chinês que viveu 600 anos antes de Cristo fala no Tao, no insondável, no divino que governa as nossas vidas sem que tenhamos capacidade de alcançá-lo, compreende-lo. 

Enfim, como dizia Shakespeare, há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia.

Façamos um esforço para que corações e mentes consigam viver neste nada admirável mundo novo, que virou tudo de pernas pra o ar e torna igualmente frágeis pobres e ricos, brancos e negros, homens e mulheres, crianças e adultos, latino-americanos e europeus.

Deus é a esperança e ele dá sabedoria aos homens para fazer ciência, operar milagres, criar vacinas que podem salvar a humanidade.

Falta governo, mas somos fortes, muito mais do que pensávamos. Sigamos em frente. Chorando os que partiram, lutando pelos que continuam a jornada e são capazes de se renovar, de se reinventar, de acreditar, apesar de tudo.

Vamos vencer. É preciso ter fé em Deus e na vida. Na ciência, nos homens que querem o bem, que fazem a diferença, porque esses são os que nos auxiliam a fazer a travessia, a chegar do outro lado e recomeçar.

Amanhã será um outro dia. 

*Imagem: A Gazeta

CLAUDIANO FILHO ASSUME HOJE A SECRETARIA DE AGRICULTURA DE PERNAMBUCO

Deputado estadual no terceiro mandato, o jovem Claudiano Filho (PP) assume hoje a Secretaria de Agricultura do Governo Paulo Câmara, ocupando o lugar do petista Dilson Peixoto.

Filho do ex-prefeito de Itaíba, que tem o mesmo nome, Claudiano se torna a principal liderança do Agreste Meridional, pelas boas votações com as quais se elegeu deputado e por ocupar neste momento uma das secretarias mais importantes do governo estadual.


O ato de nomeação de Claudiano Filho

VOLTA DAS AULAS EM PERNAMBUCO DIVIDE OPINIÕES ENTRE PAIS E EDUCADORES

O Governo autorizou a volta das aulas presenciais nas escolas públicas particulares, o que deve acontecer em Pernambuco ainda esta semana. 

Os estabelecimentos de ensino, porém, devem oferecer a alternativa de aulas pela internet, para atender os pais que não concordam em enviar seus filhos para as escolas. 

Alguns pais criticam a volta das aulas, por entender que a pandemia está no pior momento. "Um absurdo total, principalmente por termos o aumento de casos e ainda a mutação para uma nova cepa que é fatal entre os jovens. Além do mais, mesmo que as crianças e jovens não desenvolvam a doença em sua forma mais grave, eles irão levar o vírus pra casa e contaminarão seus pais e também seus avós que muitas vezes moram juntos e aí sim será fatal a doença", comentou Eduardo Oliveira, que tem crianças em idade escolar. 

O médico garanhuense Ulisses Pereira concorda com a volta das aulas, desde que sejam tomados os devidos cuidados:

"Sou favorável ao retorno às aulas, com planejamento, cautela e gerenciamento. Os protocolos de saúde serão baseados em cinco eixos: distanciamento social, higienização, comunicação, monitoramento e controle. Oriento/ou documento que os gestores façam um planejamento básico:  Precisa de máscaras para os funcionários? Precisa. Precisa de certos controles? Precisa. Não pode ter aglomeração? Óbvio. Então já começa a pensar, como é que eu vou organizar entrada e saída na escola, horários de turma, como é que eu vou organizar o horário do intervalo, como é que se vai acontecer. De fato, há muita coisa para planejar. O cenário de crise é instável e, infelizmente, os próximos passos não estão totalmente elucidados, mas é preciso retomar", defendeu Dr. Ulisses.

A professora Maria Almeida, diretora do Colégio Santa Joana D´Arc, embora veja a necessidade das escolas retomarem o funcionamento, deixa claro que não se pode garantir que não haverá contaminação pelo coronavírus. 

Ela fez as seguintes considerações:

A escola acaba influenciando o comportamento humano e trazendo estabilidade para a nossa sociedade, sem educação, os indicadores de saúde, segurança pública, despencam e isso reflete, obviamente, a economia e na sociedade. É preciso educar com adequações hoje e no pós pandemia.

Há  necessidade do retorno de forma rodiziada obedecendo todas as medidas de segurança.  Será um trabalho conjunto entre família e escola. Levará um período para a adaptação.  Sabemos que mesmo com todo o protocolo de segurança ninguém está livre de acontecer contaminação,  por isso as escolas irão trabalhar com todo protocolo de segurança, porém não podemos nos comprometer se haverá ou não contaminação. 

Alguns professores, principalmente os ligados ao movimento sindical da classe, defendem que as aulas presenciais só devem acontecer com os profissionais de ensino vacinados.