As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Bezerra & Associados - Assessoria Contábil

A Bezerra & Associados tem um moderno escritório, que possui salas e equipamentos dinâmicos dentro de altos padrões de qualidade, tudo pra uma equipe comprometida e capacitada desenvolver o melhor trabalho para sua empresa.

Na Bezerra & Associados o conforto e a tranquilidade dos clientes está em primeiro lugar, a partir de um trabalho feito à base de muito profissionalismo e zelo.

Lugar bom de trabalhar – “A empresa tem um ambiente agradável, pessoas maravilhosas com quem aprendi muito e aprendo até hoje. Aqui aprendi a ser uma profissional e tenho o maior carinho e agradecimento por todos que fazem parte da Bezerra & Associados. Quero continuar fazendo parte dessa empresa e ver seu crescimento.” Bruna Renata trabalha na Bezerra e Associados há mais de 6 anos e pretende ampliar seu trabalho na empresa, de forma dedicada e planejada. Bruna Renata busca é um exemplo de profissional que busca ampliar a cada dia os seus conhecimentos e habilidades.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

PAULO COELHO: SOBRE O CORPO DE UMA MULHER


Modelo
Simplesmente genial este texto. Vem lembrar às mulheres que vivem obcecadas com a balança de que para nós, homens, o peso é irrelevante. A beleza é muito mais do que isso. Ora lê só…

“Não importa o quanto pesa. É fascinante tocar, abraçar e acariciar o corpo de uma mulher. Saber seu peso não nos proporciona nenhuma emoção.
Não temos a menor idéia de qual seja seu manequim. Nossa avaliação é visual, isso quer dizer, se tem forma de guitarra… está bem. Não nos importa quanto medem em centímetros – é uma questão de proporções, não de medidas.
As proporções ideais do corpo de uma mulher são: curvilíneas, cheinhas, femininas… . Essa classe de corpo que, sem dúvida, se nota numa fração de segundo. As magrinhas que desfilam nas passarelas, seguem a tendência desenhada por estilistas que, diga-se de passagem, são todos gays e odeiam as mulheres e com elas competem. Suas modas são retas e sem formas e agridem o corpo que eles odeiam porque não podem tê-los.
Não há beleza mais irresistível na mulher do que a feminilidade e a doçura. A elegância e o bom trato, são equivalentes a mil viagras.
A maquiagem foi inventada para que as mulheres a usem. Usem! Para andar de cara lavada, basta a nossa. Os cabelos, quanto mais tratados, melhor.
As saias foram inventadas para mostrar suas magníficas pernas… Porque razão as cobrem com calças longas? Para que as confundam conosco? Uma onda é uma onda, as cadeiras são cadeiras e pronto. Se a natureza lhes deu estas formas curvilíneas, foi por alguma razão e eu reitero: nós gostamos assim. Ocultar essas formas, é como ter o melhor sofá embalado no sótão.
É essa a lei da natureza… que todo aquele que se casa com uma modelo magra, anoréxica, bulêmica e nervosa logo procura uma amante cheinha, simpática, tranqüila e cheia de saúde.
Entendam de uma vez! Tratem de agradar a nós e não a vocês. porque, nunca terão uma referência objetiva, do quanto são lindas, dita por uma mulher. Nenhuma mulher vai reconhecer jamais, diante de um homem, com sinceridade, que outra mulher é linda.
MULHER
As jovens são lindas… mas as de 40 para cima, são verdadeiros pratos fortes. Por tantas delas somos capazes de atravessar o atlântico a nado. O corpo muda… cresce. Não podem pensar, sem ficarem psicóticas que podem entrar no mesmo vestido que usavam aos 18. Entretanto uma mulher de 45, na qual entre na roupa que usou aos 18 anos, ou tem problemas de desenvolvimento ou está se auto-destruindo.

Nós gostamos das mulheres que sabem conduzir sua vida com equilíbrio e sabem controlar sua natural tendência a culpas. Ou seja, aquela que quando tem que comer, come com vontade (a dieta virá em setembro, não antes; quando tem que fazer dieta, faz dieta com vontade (sem sabotagem e sem sofrer); quando tem que ter intimidade com o parceiro, tem com vontade; quando tem que comprar algo que goste, compra; quando tem que economizar, economiza.
Algumas linhas no rosto, algumas cicatrizes no ventre, algumas marcas de estrias não lhes tira a beleza. São feridas de guerra, testemunhas de que fizeram algo em suas vidas, não tiveram anos ‘em formol’ nem em spa… viveram! O corpo da mulher é a prova de que Deus existe. É o sagrado recinto da gestação de todos os homens, onde foram alimentados, ninados e nós, sem querer, as enchemos de estrias, de cesárias e demais coisas que tiveram que acontecer para estarmos vivos.
Cuidem-no! Cuidem-se! Amem-se!”
A beleza é tudo isto.
Paulo Coelho

Paulinho Coelho revela assédio e 'proposta absurda' de Armando Monteiro ao PC do B


O presidente do diretório municipal do PC do B em Santa Cruz do Capibaribe, Paulinho Coelho, afirmou ao Blog do César Mello que integrantes do grupo Taboquinha, através do ministro Armando Monteiro Neto, procuraram integrantes da direção estadual do partido comunista com uma proposta, considerada por ele, ‘absurda e indecorosa’.

Segundo Paulinho, Armando Monteiro apoiaria a candidatura de Luciana Santos à prefeitura de Olinda na eleição de outubro, em troca do apoio do PC do B de Santa Cruz ao projeto político de Fernando Aragão, pré-candidato a prefeito pelo grupo Taboquinha. “Fiquei surpreso com o assédio, até porque ficou claro que essas pessoas não conhecem a forma de fazer política do nosso partido. A forma como construímos as nossas alianças”, disse Paulinho, que seguiu, “as decisões do PC do B não são tomadas do dia pra noite e nós não aceitamos qualquer tipo de ingerência externa. Não será qualquer jogo político que mudará nossas opiniões, pois elas são fundamentadas e embasadas em fatores políticos e não em joguetes”.

Ele ainda bateu na forma de fazer política do grupo de oposição ao prefeito Edson Vieira. “A postura do nosso partido tem sido crítica à forma como a oposição se porta na cena politica local. Não concordamos com as atitudes dos seus principais nomes e por isso não consigo ver o PC do B junto a eles, além disso, nunca houve nenhum questionamento por parte da direção estadual em relação ao nosso posicionamento, muito pelo contrário, existiu respeito, pois todas as nossas decisões são tomadas em conjunto, de forma coesa”. 

DILMA OBTÉM VITÓRIA IMPORTANTE CONTRA CUNHA


Uma disputa que deveria ser de interesse restrito dos peemedebistas, terminou sendo transformada num duelo entre a presidenta da República, Dilma Rousseff (PT) e o dirigente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB).

A luta entre a petista e Cunha se deu em torno da escolha do líder da bancada do PMDB na Câmara, tendo o Palácio do Planalto apoiado a recondução do deputado federal Leonardo Picciani (RJ), enquanto o presidente da Câmara patrocinou a candidatura do paraibano Hugo Motta.

Apesar de todos os esforços de Eduardo Cunha, seu candidato foi derrotado, tendo obtido 30 votos contra 37 do seu oponente.


Segundo a análise dos jornalistas que atuam em Brasília a vitória de Dilma terá as seguintes consequências: 1) Enfraquece o movimento pelo impeachment da presidente da República; 2) Diminui a resistência aos projetos de ajustes fiscais do Governo; 3) E enfraquece a permanência de Eduardo Cunha na presidência da Câmara. O peemedebista, suspeito de diversos casos de corrupção, pode cair na próxima semana, quando o pedido de seu afastamento – feito pelo procurador Rodrigo Janot – será julgado no Supremo Tribunal Federal.

*Foto: Folha de São Paulo/Portal UOL

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Filho de Eduardo Campos tomará posse como chefe de gabinete de Paulo Câmara


João Henrique de Andrade Lima Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos, será nomeado chefe de Gabinete do Governador Paulo Câmara, o mesmo tem 22 anos e está em processo de graduação em Engenharia Civil.

João que assumirá o lugar do atual chefe Ruy Bezerra, desde cedo, acompanhava o pai nas campanhas eleitorais e no exercício de mandatos políticos, agora exercerá a mesma função que Eduardo Campos ocupou no segundo governo de Miguel Arraes, seu avô.

Ruy Bezerra comandará agora a Controladoria Geral do Estado, e o atual controlador-geral, Rodrigo Amaro, irá trabalhar na Assessoria Especial. A posse de João e Ruy será realizada nesta quinta-feira (18), às 17h, no Palácio do Campo das Princesas. As mudanças fazem parte das alterações que o atual Governador fez no seu secretariado.

“Somos totalmente contra a terceirização da educação”, diz Luciene Cordeiro

Luciene Cordeiro
Foto: Janielson Santos.

Diante da polêmica sobre a continuidade ou não, da parceria entre Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe e Sesi, a professora Luciene Cordeiro, representante do sindicato dos professores, se posicionou, na manhã desta terça-feira (16), em participação no programa Rádio Debate.

“Desde o momento em que o município de Santa Cruz do Capibaribe foi formalizar esse contrato, que nós (sindicato) nos colocamos contrários”, disse ela, acrescentando que a categoria não aceita a terceirização de serviços públicos, principalmente da educação.


Para Luciene, os alunos não podem ser prejudicados, mas que o ensino seja efetivado pelo poder público.

“Os alunos têm que terminar. Tem que viabilizar uma forma de alunos completarem o ensino médio, mas que a terceirização não se permita mais”, falou.


Ela ainda exaltou o trabalho do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) realizado pelo poder público na Escola Orlandina, da qual faz parte.

“São 10 turmas. Coisa mais linda. Todos os alunos são adultos e com professores comprometidos. Essa história de ter que vim professores de fora para ser comprometidos, não é verdade. Temos professores competentes”, defendeu.


O impasse resultou protestos, frente à casa do prefeito Edson Vieira (PSDB). O último, realizado na noite dessa segunda-feira (15).

Luciano Bezerra questiona denúncia de Ernesto Maia sobre dívida na Previdência Própria Municipal

.

No seu discurso, o líder do governo na Câmara questionou o conteúdo das denúncias feitas por Ernesto Maia (PSL) quanto a dívida da prefeitura, no valor de R$ 2 milhões, com o plano de Previdência Própria Municipal.

De acordo com Luciano, a dívida existe, mas que a situação de um suposto escândalo seria mais uma forma de factóide político criado pelo oposicionista para se promover politicamente.

“Não vamos aqui ser levianos em dizer que não há uma dívida com a Previdência Própria em Santa Cruz, mas é preciso dizer do porquê se acontece essa deficiência” – disse, completando que isso aconteceu com a queda de recursos, que o prefeito comunicou o atraso nos repasses e o valor devido aos servidores será parcelado.


Luciano aproveitou para questionar Ernesto, desafiando-o a responder quem seria o governo que estaria pagando uma dívida com a Previdência que, segundo o mesmo, seria de R$ 2,4 milhões vindas do governo do ex-prefeito e ex-deputado federal José Augusto Maia (PROS).

“Nós tivemos que parcelar e é esse governo que está assumindo esse débito deixado pelo tio de vossa excelência. Ele não disse que no ano de 2015 se fechou com mais de R$ 600 mil em rendimentos com a Previdência. Ele se esquece de falar de coisas positivas e só fica preocupado em criar um fato” – disse.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

"A verdade está sendo restabelecida" afirma Edson Vieira sobre aprovação das contas de 2013



Foram aprovadas por unanimidade na manhã desta terça-feira (16) durante a sessão da Segunda Câmara de Tribunal de Contas de Pernambuco, as prestações de contas do exercício de 2013 do prefeito Edson Vieira, que teve como relator o conselheiro Dirceu Rodolfo.  

A aprovação é referente às contas do ano de 2013, ano em que foi levantada a possibilidade de irregularidades em contratos de locações de veículos junto à empresa KMC Locadora, uma auditoria foi estabelecida e após o trabalho da mesma, houve a aprovação das contas, segundo o prefeito, isso evidencia a lisura do trabalho de sua administração.

Durante participação ao programa Espaço Aberto, Edson afirmou que com esta decisão do Tribunal de Contas do Estado a verdade está sendo restabelecida, esclarecendo que no Caso KMC Locadora o Tribunal responsabilizou exclusivamente a empresa, aplicando uma multa de cerca de 200 mil reais a mesma, eximindo a prefeitura neste caso.

“Eu sou uma pessoa que falo pouco e trabalho muito, e com uma equipe. Graças a Deus, hoje às 10 horas da manhã foi votada pelo Tribunal de Contas as nossas contas e foram aprovadas. Colocando toda a multa em cima da empresa” afirmou o prefeito, que seguiu ratificando que a prefeitura está isenta no caso.

Edson destacou que a oposição tenta judicializar a eleição, criando factoides objetivando denegrir a imagem da administração, entretendo, para o prefeito a verdade veio à tona. “A verdade está sendo restabelecida, e isso faz com que a gente possa trabalhar mais, avançar mais, aqui em Santa Cruz do Capibaribe” disse Edson que agradeceu a equipe responsável pela gestão, reiterando seu compromisso com o trabalho. 

LEONARDO TEM PIORA EM SEU QUADRO CLÍNICO

Do Super Esportes

O ex-atacante Leonardo segue em situação clínica delicada. Internado no Hospital da Restauração desde o último dia 3 após sofrer uma crise convulsiva, o ídolo rubro-negro de 41 anos não está respondendo ao tratamento e continua intubado e em coma, estado em que se encontra há quase uma semana.

Diagnosticado com um quadro de neurocisticercose, doença provocada pelo consumo de carne de porco indevidamente preparada, Leonardo permanece em estado considerado grave, segundo informações da assessoria do Hospital da Restauração. O hospital disse ainda que o ex-atleta tem apresentado uma febre persistente e, para baixá-la, tem tomado medicamentos.


Leonardo está sendo avaliado a cada doze horas pela equipe médica do hospital. Com 133 gols, ele é o terceiro maior artilheiro da história do Sport, e o clube tem dado apoio ao ídolo da torcida rubro-negra desde meses antes de sua internação. O ex-atacante soma ainda passagens por outros clubes do estado como Santa Cruz, Central eSete de Setembro.

ILKA PALOMA NÃO DESCARTA POSSIBILIDADE DE CONCORRER A PREFEITUTA DA CIDADE

A secretária Municipal de Educação de Taquaritinga do Norte, Ilka Paloma, foi entrevistada pelo Blog Agreste Notícia e falou na oportunidade sobre o encontro político promovido pelo prefeito Evilásio Araújo (PSB), onde foi informado que o candidato a prefeito do grupo ‘Calabar’ seria escolhido através de duas pesquisas avaliativas.

“Esse é um grande momento de discussão, onde estamos falando sobre políticas públicas e o grupo já vem forte e crescendo desde o ano 2000, o grupo ‘Calabar’ vem se consolidando e trazendo grandes ações através de um excelente trabalho para o município”, destacou.

De acordo com a Secretária que conduziu a cerimônia, o primeiro encontro teve o objetivo de transmitir e dialogar com a população sobre o processo de escolha do nome que devera representar o grupo na corrida pela sucessão do prefeito Evilásio Araújo.
Questionada se o prazo para apresentar o nome que deve disputar a eleição seria o suficiente para vencer o pleito eleitoral, tendo em vista que, a disputa já está praticamente batendo na porta. A Secretária foi enfática e disse que, a certeza é que o tempo se encarregara de dar essa resposta.

“Não podemos dizer ainda se o tempo é o suficiente ou não, o primeiro passo foi dado com o encontro com a população, com as pessoas que estavam aqui, discutindo, dialogando e o tempo, o espaço será respeitado e tenho a certeza que assim como foi marcada essa reunião, o tempo vai se organizando por si só e as próprias situações irão ser desenhadas...”.

Questionada se também almeja disputar o cargo de prefeito na próxima eleição, já que existem diversos comentários de que o prefeito Evilásio teria uma preferência pelo seu nome. Ilka Paloma foi cautelosa, mas se colocou a disposição para o desafio.

“Assim como todas as pessoas da comunidade, nós estamos susceptíveis a esse processo, uma vez que somos agentes públicos, agentes políticos e estamos trabalhando em meio do povo, trabalhando para o povo, então na ordem natural, as pessoas colocam vários nomes para que possam disputar esse pleito, mas nós vamos sim aguardar o momento certo, esperar para que as pessoas possam se posicionar e expressar a vontade do povo”, ressaltou a Secretária.

No final da entrevista, ao ser perguntada, se a divisão entre o vice-prefeito Lero Ivanildo (PDT) e o prefeito Evilásio poderia prejudicar o grupo nas próximas eleições, Paloma preferiu se esquivar da resposta pontuando:

“No momento não existem considerações a serem feitas, nós estamos iniciando um trabalho, então todo o processo ele deve seguir o seu rumo e as pessoas por si só, vão começar a trabalhar e estão ouvindo, estão decidindo e vamos esperar a escolha de cada cidadão, respeitar a opinião pública para que assim possamos verificar como o processo eleitoral vai acontecer e como esse cenário vai se constituir”, concluiu.

PTC ACIONA NA JUSTIÇA VEREADORES DE OPOSIÇÃO EM SANTA CRUZ POR PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPA


 O Partido Trabalhista Cristão (PTC) através do militante Mário Melo, acionou na Justiça Eleitoral os vereadores Ernesto Maia, Deomedes Brito e Fernando Aragão, esse último pré-candidato a prefeito pelo grupo de oposição em Santa Cruz do Capibaribe, por propaganda eleitoral extemporânea (antecipada).

 Segundo a denúncia protocolada no início desse mês, os parlamentares no dia 04 de julho de 2015 utilizaram o programa Oposição em Ação da Rádio Polo FM, para fazer referências à pré-candidatura de Aragão para as próximas eleições.

 Ainda de acordo com as denúncias, durante o programa, os acusados citaram várias mensagens de ouvintes e pediram que a população desse uma oportunidade ao projeto político encabeçado por Fernando Aragão.

Confira alguns trechos da denúncia:

 - “Nosso amigo Romário diz: Ernesto toca Edim ruim. Tá na hora de mudar. Fernando Aragão pra Prefeito”.

- “Mais uma de Eraldo e Adeilza, o que tem na minha casa não é muriçoca, é boi voador. Ô Edim Ruim”.

- “Pra você que não aceita, nós vamos ter uma pesquisa pra decidir. É importante você dizer eu gosto de Santa Cruz, eu voto em Fernando Aragão”.

 Na mesma denúncia o programa apresentado pelos vereadores é apontado como tendo o único proposito de atacar o prefeito Edson Vieira e os vereadores da base governista.
 Caso os acusados e a emissora de rádio sejam condenados, podem ter que pagar multa equivalente até R$ 25 mil.

 A reportagem do Agreste Notícia ligou para os três vereadores para falar sobre o assunto, mas os telefones estavam em caixa postal.

Do: Blog Agreste Notícia

TAQUARITINGA: VICE PREFEITO LERO E O PRESIDENTE DA CÂMARA SE REÚNEM COM DIOGO MORAES

Na última quarta-feira (10), o deputado estadual Diogo Moraes recebeu em Tamandaré, o vice prefeito de Taquaritinga do Norte, Lero Ivanildo, e o presidente da Câmara Municipal, o vereador Geovane.


  O vice prefeito Lero aproveitou o encontro, e apresentou ao deputado várias  demandas do município, entre elas, a necessidade da retomada imediata  das obras de duplicação da PE-160.

  Segundo o deputado, houve uma pausa nos serviços devido aos feriados de fim de ano e carnaval, e que tudo já estava no planejamento, as obras serão retomadas conforme o calendário estabelecido, sendo que o cronograma para conclusão da obra está sendo mantido. 

   A duplicação da rodovia, é um compromisso do atual primeiro secretário da ALEPE, e que quando concluída, beneficiará milhares de pessoas que trafegam pelo trecho, como também a população que reside nas localidades às margens da estrada.

Foto/Jairo Gomes
  Participaram da reunião, o vice prefeito Lero, o Presidente da Câmara, o vereador Geovane, o vereador Batata, Fábio de Jairo e a secretária de turismo Magda Lucélia.

SEFAZ REALIZA FISCALIZAÇÃO DE MERCADORIAS ADQUIRIDAS EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE


 A Secretária da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ-PE) esteve ontem (segunda-feira) fiscalizando as mercadorias adquiridas principalmente por clientes que compram roupas em Santa Cruz do Capibaribe.

 A ação foi no Posto da Operação Paz nas Estradas localizado na PE-160 em Pão de Açúcar distrito de Taquaritinga do Norte. Apesar de não ter tido nenhum tipo de apreensão, não é descartada a possibilidade de a mesma ação voltar acontecer nesta terça-feira (16).

Do: Blog Agreste Notícia

domingo, 14 de fevereiro de 2016

ROMÁRIO DIAS TAMBÉM VAI DEIXAR O PTB


Depois de Álvaro Porto, que deixou a vice-liderança de oposição e vai trocar o PTB pelo PSD, o próximo a deixar o Partido Trabalhista Brasileiro será o deputado Romário Dias, com bases no Agreste Meridional, assim como o ex-prefeito de Canhotinho.

A saída de Romário das hostes trabalhistas foi confirmada pelo jornalista Inaldo Sampaio e segundo ele o parlamentar vai mudar de partido porque não recebe atenção da cúpula petebista.


Da mesma maneira que Álvaro, Romário pode escolher uma legenda ligada ao governador Paulo Câmara, que vê a oposição ficar menor na Assembleia Legislativa do Estado.

O Piscineiro





POLÍCIA PRENDE ELEMENTOS QUE REALIZARAM ARRASTÃO EM SANTA CRUZ - UM DELES FOI LINCHADO PELA POPULAÇÃO

 Durante a noite de ontem (sábado) a Polícia Militar tomou conhecimento que dois elementos estariam fazendo um arrastão no loteamento Polispacas em Santa Cruz do Capibaribe. De imediato uma guarnição fez diligências e quando chegou no local, um dos assaltantes identificado como sendo, Ivonaldo da Silva, de 24 anos de idade, residente no Sítio Bandeira na zona rural de Brejo da Madre de Deus, havia sido detido pelos populares que estavam linchado o acusado.
 Os policiais prenderam o envolvido e evitaram que o elemento tivesse a vida ceifada pelos justiceiros fora da lei. Logo em seguida, o policiamento realizou rondas em busca do comparsa do Ivonaldo que conseguiu escapar da população, mas não da Polícia Militar que o capturou no bairro Rio Verde também em Santa Cruz do Capibaribe.
 Jeova do Labo Clemente, de 21 anos, também mora no Sítio Bandeira e estava com a motocicleta Honda FAN-125c de cor preta e placa KLN-7590 de Brejo da Madre de Deus-PE.

 Foram apreendidos vários aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro, tudo proveniente dos assaltos que foram realizados contra onze pessoas. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia da Capital da Moda.
Do: Blog Agreste Notícia

Escritório Virtual Bezerra & Associados


Joel da Harpa rompe com Paulo Câmara e pula para o projeto de Armando Monteiro

Momento em que a nova adesão foi celebrada
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto (PTB), e o deputado Joel da Harpa (PROS) se reuniram na manhã de hoje. No encontro, deputado comunicou sua decisão de se filiar ao PTN e de integrar o bloco de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Joel assumirá a vice-liderança da bancada oposicionista, ao lado de Teresa Leitão (PT).

Joel disse estar inconformado com a condução do atual governo do estado na área da segurança pública. “O Pacto pela Vida vem piorando seu desempenho dia após dia. E, apesar dos nossos alertas, a situação tem ficado insustentável e a população é a principal prejudicada”, afirmou o parlamentar. “Joel da Harpa tem uma trajetória muito firme nas suas áreas de atuação, principalmente na segurança pública, que sofreu um grande retrocesso no último ano em Pernambuco”, declarou Armando.

O deputado federal e presidente do PTN em Pernambuco, Ricardo Teobaldo, e o deputado estadual Sílvio Costa Filho (PTB), também participaram do encontro. “Joel se coloca como uma opção para as forças de oposição em Jaboatão dos Guararapes”, lembrou Teobaldo. “A bancada de oposição fica mais forte com a chegada de Joel, que dará uma contribuição muito importante aos debates na Casa de Joaquim Nabuco”, acredita Costa Filho, que é líder da oposição na Alepe.

De olho nas eleições - Troca de partidos deve começar esta semana

Os eleitores de todo o país poderão ver, nos próximos dias, parlamentares em um troca-troca de partidos. Com a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição 182/2007 marcada para o próximo dia 18, será aberto espaço para que os candidatos às eleições deste ano, que exercem mandatos de deputados ou vereadores, mudem de legenda.

Especialista em direito eleitoral, o advogado Luciano Santos aposta que, associada às eleições municipais, a nova regra provocará mudanças significativas. “Existem muitos políticos que querem mudar de partido para ter melhor situação nas eleições. Mesmo no cenário nacional tem ocorrido mudanças em função da situação política do país. Teremos uma grande dança das cadeiras”, disse.

Santos é também diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, formado por 46 entidades que acompanharam o debate em torno da reforma política. O grupo defendia um texto diferente do acabou sendo aprovado em dezembro do ano passado no Senado. 

“A janela vem contra os direitos da sociedade e enfraquece os partidos. Todas as emendas  apensadas trabalhavam no sentido contrário, de ter uma sanção para quem muda de partido. E acaba sendo aprovada uma janela deixando todo mundo à vontade para fazer troca de partidos, sem qualquer compromisso com o voto do eleitor. O eleitor acaba sendo mais uma vez desprestigiado do seu voto”, afirmou.

O argumento de parlamentares favoráveis à mudança era o de evitar que sejam criados partidos políticos apenas para abrigar parlamentares insatisfeitos com suas atuais legendas. Pelas regras atuais, os parlamentares só podem mudar de partido, sem correr risco de perder o mandato, se forem para uma legenda recém-criada, exceto no caso de eleições majoritárias, como senadores e prefeitos.

O advogado lembra que muitas vezes o eleitor vota em um candidato pensando no partido. “Agora o candidato pode mudar de partido sem consequências”, completou, lembrando que até a promulgação da Emenda à Constituição quem mudava de partido perdia o direito ao mandato.

A janela para mudança de partido sem que os parlamentares percam o mandato é um dos pontos da emenda constitucional que trata da reforma política. O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados, mas ainda precisa do aval de senadores sobre pontos que tratam, por exemplo, do fim de reeleição para presidente, governador e prefeito. As propostas ainda estão sendo analisadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa.

Não avançou nada do que era esperado. Só se consegue obter consenso no que é conveniente para os parlamentares. Buscamos uma reforma mais consistente e profunda. Num ano eleitoral é mais difícil, e nossa expectativa não é muito grande”, disse Santos.