As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

'Dia D' contra o sarampo em Taquaritinga do Norte vai ser no sábado (15)

O "Dia D" da vacinação contra o sarampo em Taquaritinga do Norte vai ser amanhã sábado (15). Em Taquaritinga do Norte, será possível tomar a vacina em todos os PSFs do município.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, as unidades de saúde ficarão abertas das 8h até as 17h. 

Pessoas entre 6 meses a 59 anos devem tomar a vacina. O "Dia D" ocorre em todo o país, já que é uma ação da campanha nacional de vacinação contra o sarampo.

Importância da vacina - A Tríplice Viral é uma injeção que é aplicada de forma subcutânea e previne contra sarampo, caxumba e rubéola. 

TIME DE AFOGADOS DA INGAZEIRA FAZ HISTÓRIA

Time de futebol de Afogados da Ingazeira, que tem o mesmo nome da cidade, fez história nesta quinta-feira à noite, dia 13 de fevereiro.

Com apenas seis anos de fundado e participando pela primeira vez de competição nacional, o Afogados jogou pela Copa do Brasil contra o Atlético do Acre e não tomou conhecimento do adversário: venceu a partida, disputada no Sertão de Pernambuco, pelo placar de 3 tentos a 0.

Com a vitória, o time pernambucano embolsou uma premiação de R$ 650 mil, valor bem superior à folha salarial do clube.

Por conta da classificação, diante de sua torcida, o Afogados joga na próxima fase, também em seu estádio, contra um dos grandes clubes do futebol brasileiro, o Atlético Mineiro.

Também classificado na Copa do Brasil, após vencer o Toledo fora de casa, por 2 x 0, o Náutico Recife terá como adversário na próxima fase o Botafogo do Rio e Janeiro. Partida será na capital pernambucana, quarta-feira que vem.

Já o Sport, decepcionou sua torcida e perdeu para o modesto Brusque, de Santa Catarina, por 2 x 1 e saiu logo na primeira fase do torneio.

A derrota do Leão da Ilha levou à demissão do técnico Guto Ferreira, que o ano passado foi campeão pernambucano e levou o time à série A do brasileirão.

*Foto: Jornal do Commercio.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

4º Copa Pão de Açúcar de Futsal teve início no último sábado 08

A Quadra José Edson Bezerra no último sábado (08/02), em Pão de Açúcar, foi palco da abertura de mais um campeonato realizado pela Prefeitura de Taquaritinga do Norte a 4º Copa Pão de Açúcar de Futsal. 

A equipe do Guarani, atual bicampeã estreou com uma goleada por 9x1. O campeonato que está sendo disputado em três categorias teve mais três jogos no sábado e mais quatro jogos no domingo pela manhã.


O público, que esteve presente nos dois primeiros dias de competição assistiu a grandes jogos. A Prefeitura que dá toda estrutura ao campeonato, esse ano em parceria com a DINAMICFISIO, disponibiliza fisioterapeutas durante as partidas do campeonato, uma inovação em toda região. A parceria que além de prestar assistência durante o campeonato se estende pós competição caso algum atleta necessite. 

Nas arquibancadas, o público, formado por famílias e os amantes do futebol em Pão de Açúcar, fizeram bastante barulho em apoio as equipes. A organização do evento ficou por conta da Diretoria de Esportes e Lucimário. “Esse é mais um campeonato realizado pela Prefeitura de Taquaritinga do Norte que tem investido muito no esporte e que com certeza será sucesso. Esse ano o campeonato tem três categorias, a aberta, a master e a categoria de amigos de 30 a 40 anos. Quero aqui agradecer a Berone da Tribus de Guerra e a Fábio da DINAMICFISIO que estão em parceria com a prefeitura para realização do campeonato. Também agradecemos ao deputado Diogo Moraes que tem cedido o carro de som e a todos os atletas que sem eles não tem como realizar a competição. Esse ano estamos homenageando o nosso amigo Sukita, que faleceu recentemente e que sempre foi um amante do futebol. Tenho certeza que todos estão satisfeitos, desde o público aos atletas, vamos continuar dando o máximo para que o campeonato chegue até o final com o mesmo brilhantismo da abertura", falou Lucimário. 

Os jogos da 4º Copa Pão de Açúcar de Futsal acontecem todos os sábados à noite e nos domingos pela manhã. A final acontecerá no mês de março e até lá terá apenas a pausa para o carnaval.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

PEDRO BIAL PEDE PAZ AOS SEUS CRÍTICOS

Depois de ser atacado na mídia e redes sociais, por comentários a respeito do filme “Democracia em Vertigem”, o jornalista Pedro Bial, da TV Globo, escreveu um artigo, no jornal impresso da família Marinho, pedindo paz  e acenando com a bandeira branca.

Pedro procurou amenizar as críticas à cineasta e chegou a elogiar o documentário, indicado para o Oscar, mas que perdeu a estatueta para o filme “Indústria Americana”.

Jornalista garantiu ter torcido para que o longa brasileiro ganhasse o prêmio da Academia de Hollywood, argumentando que isso seria bom para o Brasil.

Pedro Bial, em seu artigo, fez críticas ao governo federal pelo posicionamento contra o documentário de Petra Costa.

O governo, de acordo com Bial, sofre de um “retardo mental”.

Uma das crítica mais fortes ao apresentador foi feita pela jornalista Cristina Serra, sua ex-colega na Globo. 

*Foto: Portal Comunique-se.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Eduardo chegou na Bahia dois dias antes da morte de Adriano

O deputado esteve na Câmara Municipal de Salvador, na sexta-feira, e segundo fotos em suas redes sociais, ainda estaria na capital da Bahia, no mesmo dia em que o miliciano Adriano da Nóbrega, ligado ao seu irmão Flávio, foi assassinado.
Eduardo Bolsonaro (Reprodução/Flickr)
Revista Forum - O Colunista
Por Cleber Lourenço

O deputado federal e líder do Partido Social Liberal (PSL) na Câmara dos Deputados, Eduardo Bolsonaro, esteve na manhã da última sexta-feira (7), na Câmara Municipal de Salvador, na sessão especial em homenagem aos combatentes da segunda guerra mundial, proposta pelo vereador Alexandre Aleluia (DEM).
Eduardo ainda permanece em Salvador, vale frisar, porém, que dois dias após sua chegada na capital baiana, o miliciano Adriano Magalhães de Nóbrega foi morto em uma operação da polícia na cidade de Esplanada, na região rural do Estado da Bahia, que está a cerca de 4h de distância da capital Salvador.
O miliciano possuía ligações com o Flávio Bolsonaro, irmão de Eduardo, e também estava envolvido no caso de assassinato da vereadora Marielle Franco, e seu motorista, Anderson Gomes.
Segundo uma reportagem do jornal Estadão, Adriano estava convencido de que queriam matá-lo, não prendê-lo. Nos últimos dias, tanto ele quanto sua esposa relataram ao advogado de ambos que tinham certeza de que havia um plano de “queima de arquivo” em curso contra o ex-policial militar.
A defesa do miliciano ainda nega que ele estivesse armado no momento em que foi morto.
Ao que tudo consta, Eduardo permanece na Bahia. Uma hora antes da publicação dessa nota ele publicou alguns stories em seu Facebook e Instagram caminhando pelas praias da região.
Eduardo inclusive suspendeu, na mesma sexta-feira, sua agenda pela região Nordeste, conforme vídeo divulgado para seus apoiadores.

Maia a favor da taxação das grandes fortunas

Reforma tributária
Foto: Jorge WilliamJorge William | Agência O Globo
O Globo Por Lauro Jardim

O imposto sobre grandes fortunas e a taxação de lucros e dividendos está na agenda de Rodrigo Maia para a reforma tributária.
É uma agenda, aliás, que une a esquerda e parte do Centrão.
E, para a felicidade de Paulo Guedes, Maia deve trabalhar também para começar a desmontar os benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus.

MP que reduz autonomia na escolha de reitores pode ser derrubada

Câmara dos DeputadosCâmara dos Deputados | Jorge William
O Globo - Por Lauro Jardim

A Câmara vai derrubar a MP editada em dezembro que reduziu a autonomia das universidades para a escolha dos reitores.
É mais um carinho que o parlamento fará em Abraham Weintraub, que recentemente foi definido por Rodrigo Maia como "um desastre".

Derrotado + Derrotado = derrota

Time de derrotados que soma oito derrotas
Diferente da matemática que menos com menos é mais, na política menos com menos é menos. Na última semana o ex vereador de Taquaritinga do Norte, Jânio Arruda (PSD), derrotado nas últimas cinco eleições que disputou, rompeu com o governador Paulo Câmara (PSB) e se juntou ao também derrotado Armando Monteiro Neto (PTB).

Obedecendo a uma ordem de Batata, Jânio se reuniu com Armando e anunciou a ida do PTB para sua coligação, como se isso fosse uma coisa grandiosa, mas é o que a oposição de Taquaritinga do Norte tem a apresentar na falta de propostas.

A junção de Jânio penta derrotado, com Armando Monteiro bi derrotado vai juntar no mesmo palanque um festival de derrotados em 2020. Na foto também aparece o ex vereador Batata, que vem se mostrando um péssimo articulador, pois tem levado não em cima de não quando tentar apresentar um candidato que está na política a mais de trinta anos e que tem cinco derrotas sendo duas tentando se reeleger. A saída de Batata tem sido mentir e prometer o que não pode cumprir. 

JORNALISTA CRISTINA SERRA ARRASA COM PEDRO BIAL

Jornalista e ex-repórter da TV Globo, Cristina Serra saiu em defesa de Petra Costa, que concorre ao Oscar por Democracia em Vertigem, após os ataques à cineasta desferidos pelo antigo colega de emissora, Pedro Bial.
“Eu achava que ele sabia usar bem as palavras. Mas, por que ainda me surpreendo… Bial escreveu a ‘biografia’ do patrão e por quase vinte anos apresentou um lixo chamado ‘BBB’. A cada crítica desse tipo que recebe, Petra Costa sai engrandecida. Já o tal Pedro Bial… deixa para lá”, escreveu a jornalista, em breve artigo no portal Comunique-se, referindo à biografia que Pedro Bial escreveu sobre Roberto Marinho.
Para Cristina, “Democracia em Vertigem mostra o que aconteceu recentemente no Brasil e explica, em boa medida, como chegamos aonde chegamos” e, por isso, teria despertado “a ira, a inveja e o despeito de muitos”.
“Bial não poderia ter sido tão grosseiro na crítica que fez ao filme, usando os termos rasteiros que usou”, afirma.
Em entrevista a uma rádio do Rio Grande do Sul, Bial disse que Petra é uma “ótima cineasta”, mas que o filme é uma “ficção alucinada” e conta mentiras. (Fonte: Revista Fórum). 
O Filme de Petra Costa ganhou prêmios em vários festivais pelo mundo, conquistou o respeito nacional e internacional e foi indicado ao Oscar na categoria documentário.

O NÓ NO TRÂNSITO DAS CIDADES - Por Marília Arraes

As grandes cidades brasileiras, e mesmo aquelas de médio porte, voltaram a vivenciar no mês de fevereiro uma realidade ainda mais difícil no trânsito após o retorno às aulas. O aumento no número de carros nas vias urbanas, com o início das atividades escolares é um acontecimento previsível, com data certa para começar, todos os anos. Mas a previsibilidade não nos livra do caos.

A pergunta que devemos fazer é: os órgãos de controle do trânsito vêm se preparando adequadamente para organizar e minimizar o impacto dessa entrada em massa de veículos no nosso cotidiano? As gestões nas cidades têm feito a sua lição de casa?

Na minha cidade, Recife (PE), a resposta para esta pergunta, infelizmente, é não. No começo de fevereiro manchetes de jornais, matérias na TV e flashs ao vivo nas rádios noticiavam o que parecia ser uma calamidade pública, a volta de 250 mil carros particulares às ruas. Algo comparável aos alagamentos que também afligem a capital pernambucana. Isto quando os dois fenômenos não se conjugam: trânsito e chuva.

O início das aulas marcou o encontro do Recife com a sua realidade cotidiana, a de uma cidade travada. Com uma população de mais 1,6 milhões de habitantes, Recife tem o trânsito mais congestionado do Brasil e o 3° pior da América do Sul, de acordo com o levantamento realizado pela empresa TomTom Traffic. Na América do Sul, apenas Bogotá, na Colômbia, e Lima, no Peru, apresentam níveis piores de engarrafamento. Hoje, a cidade tem 712,5 mil veículos registrados, dentre automóveis, veículos de carga (caminhão e caminhonete), ônibus e motocicletas.

O transporte público – ônibus, trem e metrô -, que poderia contribuir para tirar os carros particulares da rua, também parou no tempo, maltratando o passageiro com um sistema precário, desconfortável e caro. Pesquisa realizada no final de 2019 pelo Moovit, um aplicativo que indica horários de circulação do transporte público, mostra que os usuários de ônibus e metrô de Recife são os que perdem mais tempo, num comparativo entre 10 regiões metropolitanas do País,

Os recifenses esperam, em média, cerca de 25 minutos até conseguirem embarcar para ir de casa para o trabalho ou para a escola, o que coloca a cidade na sétima posição no ranking mundial de tempo perdido em deslocamentos no transporte público.

No Brasil, o tempo desperdiçado nos trajetos casa-trabalho-casa rendem um prejuízo de mais de R$ 111 bilhões à economia, aponta um estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).  O valor é referente ao que deixou de ser produzido na economia em razão do tempo perdido – 114 minutos em média - por mais de 17 milhões de trabalhadores. Este número, por si só, revela o equívoco do estímulo que ainda se dá à aquisição do carro próprio em detrimento de mais investimentos no transporte público.

A receita para um trânsito saudável e civilizado está dada há pelo menos duas décadas: educação e conscientização, transporte público decente e mais investimentos na infraestrutura de ciclovias, ciclofaixas e outros modais alternativos, a exemplo do tráfego por rios. E aqui cito novamente o caso do Recife, que há anos sonhou com a possibilidade de ter seus cidadãos se locomovendo pelo Rio Capibaribe com a implantação de um projeto de navegabilidade que já custou R$ 77,59 milhões aos cofres públicos (entre recursos da União e do Estado), mas que está parado e com ares de completo abandono.

A péssima qualidade do trânsito no Brasil é um problema de falta de gestão, de ausência de visão e, no final, de aprofundamento de desigualdades. Sem transporte público eficiente as pessoas não vão, não chegam.

O estudo sobre Desigualdades Socioespaciais de Acesso a Oportunidades nas Cidades Brasileiras – 2019, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) escancara esta questão. Os resultados obtidos pelo Ipea e ITD apontam que a periferia é quem paga a conta. É nela onde estão os excluídos das oportunidades porque, em geral, o transporte público e as ciclofaixas não chegam. E, por consequência, as oportunidades de emprego, saúde e lazer também não são oferecidas de forma igualitária, num ciclo perverso e viciado.

Não podemos esquecer que o transporte é um direito e, também, um meio do cidadão acessar outros direitos. Nosso crescimento pessoal e profissional e nossa qualidade de vida também ficam comprometidos com uma realidade cotidiana de ruas travadas. O trânsito também pode congestionar as nossas vidas. 
  
*Artigo de Marília Arraes, deputada Federal pelo PT de Pernambuco, foi publicado originalmente na Revista Carta Capital. O blog recebeu o texto da assessoria da parlamentar.

*Na foto do Jornal El País, Recife, que tem um dos piores trânsitos do mundo.

O QUE NOS TEM A DIZER A ORIGEM DO BARROCO ALEMÃO

Por Michel Zaidan Filho

Por sugestão do meu amigo e blogueiro José Luiz, fui reler a tese de livre-docência de Walter Benjamin, "Origem do Drama Barroco Alemão". Texto reconhecidamente difícil de ler e entender, até mesmo para a banca que tentou examiná-lo. Mas a importância  e a atualidade do livro estão muito presentes hoje no debate sobre a crise da democracia brasileira; mais ainda depois da indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro do documentário de Petra Costa. Sabe-se que o autor buscou, na época, um diálogo com o teórico conservador  Carl Schmidt, teórico do "estado de Exceção e do decisionismo político". O que a obra tematiza com bastante clareza é a relação ideológica  estreita  entre o estilo barroco e o absolutismo, como produto da Contrarreforma. As alegorias barrocas (para não dizer " a razão política barroca") referem-se  ao poder incontrastado dos monarcas e tiranos absolutistas, como já tinha assinalado uma das grandes autoridades da história da arte, Henrich Wolfflin, numa interpretação que se tornou clássica e que reabilitou o barroco, como escola artística de igual dignidade a do classicismo.


O que chama a atenção no livro de Benjamin   é  que o Barroco alemão(e o geral) está associado à ocorrência de regimes políticos autocráticos, como em sua época estava por acontecer com o advento do regime nazista na Alemanha, com o fim da República Weimar. A terrível alegoria da obra, em sua aparente distância do momento presente vivido pelo autor, falava de sua época, da  crise política dos anos 20 e o advento de um regime de terror. Segundo  Benjamin,  a concepção barroca da História se caracteriza por um estado de exceção, onde o principe ou o monarca tem a história nas mãos e  sua finalidade  é  estabilizar politi camente a sociedade, combatendo as revoltas e a  oposição. O ideal do déspota absolutista é a naturalização da História e a estabilização da sociedade. Naturalmente que ele fará isso em nome da prosperidade econômica, cultural e científica da comunidade; mas à custa de um poder desmedido e da eliminação do contraditório e da oposição. Nisso, a concepção  absolutista do poder se identifica com a visão barroca  da própria natureza, representada pelas etapas de sua decadência e morte. A visão barroca do mundo é um amontoado de ruínas, de sofrimento e  tristeza.
                                             
Tudo isso pareceria muito religioso e medieval se não fosse pelo fato de que nossa país ter sido acometido de um retrocesso  medieval na política,  na arte, na ciência e   nos costumes. É como se uma impostação do ascético Savonarola aparecesse, de saias, para purificar moralmente  a sociedade brasileira, enquanto  o simulacro de déspota vai fazendo o trabalho de sapa das instituições, dos direitos  e do patrimônio publico  do povo brasileiro. Estaríamos diante de um estado (caricato) de um tirano - moralmente conservador -  mas instrumentalizado pelo fundamentalismo do mercado internacional? - Deparamo-nos com um asceta a serviço de interesses econômicos antinacionais, ant ipopular es e antidemocráticos? - Neste aspecto, a benção e a sagração das igrejas pentecostais e neopentecostais viriam a calhar (em troca de favores) na beatificação desse ensaio de bonapartismo de direita.

De  toda maneira, as sugestões do livro são muito eloquentes, comparando-as com as características fascistas, autoritárias e ultraliberais desse regime que  ora  nos desgoverna. Não deixa de ser tentador aplicar os elementos dessa concepção barroca da Política e da História ao  caso  brasileiro. Quem escreverá - com êxito - este novo livro sobre o drama barroco brasileiro?

CLAUDIANO PODE ASSUMIR SECRETARIA DE AGRICULTURA

Com a provável candidatura de Marília Arraes na capital, o PT deve entregar os cargos que ocupa na Prefeitura do Recife e Governo de Pernambuco. 

Nesse caso, as vagas poderiam ser assumidas pelo PP, partido que tem 11 deputados estaduais e o presidente da Alepe, Eriberto Medeiros.

Assim, não é à toa que na capital e no interior o nome do deputado Claudiano Martins, do Partido Progressista e com forte ligação com os produtores rurais é considerado uma boa opção para a Secretaria de Agricultura.