As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

EDUARDO NA FOME

          

Ninguém na cidade de Santa Cruz do Capibaribe nega ao deputado Eduardo da Fonte o mérito de ter colocado o prefeito Fábio Aragão na cadeira número um da municipalidade. 

A mesma coisa teria feito com Seu Fernando Aragão, se a tragédia da COVID (uma gripezinha, segundo o candidato a presidente que recebeu o voto do prefeito) não tivesse tragado a vida dele. Ficou provado que o PSB local seria triturado de qualquer jeito por Paulo Câmara e João Campos e Diogo engoliria de qualquer forma a perua de que tanto falava quando garantia a candidatura de Helinho Aragão a prefeito pelo PSB. A tragédia terminou sendo uma saída honrosa para o deputado e o hoje vice-prefeito. Isso evidencia duas coisas: a força do PP de Da Fonte e a prioridade que era eleger o infante dos Campos lá em Recife.

Em recente entrevista ao programa Agreste em Destaque, da Rádio Comunidade FM, o vereador Calinhos da Cohab se derreteu para o deputado Eduardo. Segundo Carlinhos, “se tirar as obras de Eduardo da Fonte aqui em SCC fica um oco”. Para ele, “é um dos deputados que mais têm história em nossa cidade” e que “política se faz tendo história e fazendo história, tendo trabalho e realizando trabalho”. 

Mas... Questionado, o vereador não disse duas coisas imperativas para a entrevista, em se tratando de alguém que não costuma colocar freio nas palavras. Primeiro, por que o prefeito abandonou da Fonte? Segundo: com quem o vereador ficará daqui para a frente? Tangenciar na primeira pergunta faz algum sentido já que dependeria de uma justificativa do prefeito, com o qual Carlinhos ainda não se reuniu (Será que Galego já se dispõe agendar essa conversa?). Apenas ouviu via telefone que Fábio “não estava mais confortável no partido”. Com relação à parte que o toca, Carlinhos ficou “caladinho”, não disse que rumo vai tomar, porque ainda não teve uma “conversa cara a cara com o deputado”.

Fica claro que o vereador se encontra num dilema: reconhecer o trabalho de Da Fonte e ser-lhe grato pela amizade e prestígio político que recebeu ou acompanhar o prefeito no seu novo rumo político-partidário. O componente da decisão que indica acompanhar o prefeito é abstrato, mas sempre apavora o ser humano, mesmo que esse ser humano seja o destemido vereador Carlinhos: o medo. Da Cohab não é mais a mesma pessoa de quem o prefeito morria de medo. 

Era só olhar o semblante vassalo de quando comparecia ao programa radiofônico do vereador. Parecia o empresário Alan Carneiro ao lado de Abimael: contrito, acuado, esperando autorização para falar e sem poder discordar das barbaridades que ouvia. Ao peitar o prefeito naquela entrevista bombástica a Ernesto Maia, Carlinhos não esperava que os instintos do bom moço pudessem se exaurir. Mas, sua excelência chefe do município, resolveu fazer o vereador degustar um “novo tempo” na relação política entre os dois. Claro que o prefeito primeiro foi ter com os seus “gladiadores”, tipo Marcelino Cumaru, Flávio Pontes, Galego de Mourinha, Eliel Antônio. E deve ter ouvido deles: “tamo juntos, a concessão da entrevista passou dos limites, vamos pra cima de Carlinhos porque nem com ele foguete dá ré”.

A incógnita agora é a reação do deputado Eduardo da Fonte ao perder dessa forma o valioso colégio eleitoral na terra em que uma assessoria jurídica perde prazos processuais e os Toyotas não emitem poluentes quando dão uma baforada pelo escapamento. O deputado deve estar muito chateado com a ingratidão. Deve estar pensando em tudo que fez pela cidade e, principalmente, para colocar Fábio Aragão na cadeira de prefeito. Deve estar muito tocado com a solidariedade que recebeu de ninguém, nem de quem ele mais esperava, do vereador Carlinhos. Dizem que, ao chegar em Santa Cruz, Da Fonte ia primeiro na Cohab e depois no Jardins do Capibaribe, num sinal evidente do tamanho do prestígio político dos dois personagens. Pode ser folclore ou maldade de alguma vereadora, mas as evidências deixam transparecer que faz algum sentido. 

Aparentemente, o prefeito abateu os dois aliados. Baixou o tom do vereador, inoculou medo na campanha de reeleição dele e trocou os vinténs do deputado Eduardo pela botija de Felipe Carreras. Claro que em Brasília o cupido foi Diogo, vingando-se duplamente de do chefão do PP: a tratorada de 2020 e a tentativa de tratorada na eleição do TCE. Não foi difícil para o filho de Oseas. Como sugeriu o “amigo do rei” Flávio Pontes: com 15 milhões em emendas, é amor político à primeira vista. Aguardemos o primeiro eduardista a largar o diário oficial e se solidarizar com Da Fonte. Ajudaria o prefeito Fábio a cumprir a promessa de colocar a folha de pagamentos em 48%. Com os atuais 62%, já está pré-diabética.


Gisonaldo Grangeiro, "cearense" de Pernambuco, agrestino do Polo, professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceará e da Rede Municipal de Educação de Fortaleza.

Junior Albuquerque reivindica emenda para iluminação do perímetro urbano da PE160 em Pão de Açúcar


O jornalista Junior Albuquerque, esteve no último sábado 16 na casa do deputado estadual Edson Vieira, em busca de recursos financeiros para o distrito de Pão de Açúcar.

Em conversa com deputado estadual Edson Vieira, o falou da importância de Pão de Açúcr receber a iluminação de todo perímetro urbano da PE-160, pois a noite, e escuridão leva medo e insegurança a população de três grandes bairros de Pão de Açúcar, o Trevo, Badoque e Cruzeiro. Na oportunidade o deputado Edson Vieira, recebeu o projeto das mãos de Junior, e se comprometeu a realocar uma emenda no valor de cem mil reais para realização da obra. "Recebemos aqui das mãos do amigo Junior Albuquerque, essa reivindicação muito importante para o distrito de Pão de Açúcar, onde será beneficiado todo distrito de Pão de Açúcar, que ficara com uma entrada mais bonita, além de levar mais segurança para população dos bairros Trevo, Badoque e Cruzeiro, então vamos realocar uma emenda de cem mil reais para prefeitura de Taquaritinga do Norte, para realização dessa importante obra", disse o deputado.    

O jornalista falou da importância dessa obra população dos bairros que serão mais beneficiados. " Eu sempre percebi que o perímetro urbano da PE-160, que corta o distrito de Pão de Açúcar, merecia uma iluminação bonita de LED, pois percebi que a noite, quando os jovens voltava da escola que fica localizada no centro do distrito, o perigo era constante, com a chegada da iluminação, que espero que saia o quanto antes, além de levar uma beleza pra nosso distrito, também vai levar segurança para população que reside nos bairros Badoque, Cruzeiro e Trevo e moradores que moram beirando a rodovia. A nossa luta esta so no começo, e so iremos parar quando agente ver todo perímetro urbano da PE-160, que corta o distrito de Pão de Açúcar ao meio, toda iluminada", falou Junior. 

Batata assume presidência do União Brasil em Taquaritinga do Norte


O ex-vereador Batata assumiu a presidência do União Brasil em Taquaritinga do Norte na última semana. O ex-parlamentar, e pré-candidato a vice prefeito do grupo calabar em 2024, Batata
 pretende levar o partido ao protagonismo político em 2024, tendo ele como candidato a vice e uma chapa formada com candidatos a vereador que pretende eleger um maior número de vereadores, três ou quatro na conta de Batata.

Quem assumiu a vice presidência do partido foi Naldo do Povão, militante político em Pão de Açúcar. Em breve deve ser realizada a filiação de novos membros, de pré-candidatos a vereador e lideranças políticas para reforçar a base do partido. O partido que em Taquaritinga era presidido pelo ex-prefeito Jarbas Pinto a mais de 40 anos, agora passa para coligação do grupo calabar na capital do café.

O SIGNIFICADO DA VITÓRIA DE FLÁVIO DINO E DO GOVERNO LULA

 


Como antecipamos, Flávio Dino foi confirmado como ministro do Supremo Tribunal Federal.

Antes da votação a previsão é que ele teria entre 48 a 52 votos dos senadores.

Foi apenas um a menos. Mas só precisava de 41.

O placar "apertado", como alardeou hoje o jornal Folha de São Paulo, é explicado facilmente.

Continuamos com o país polarizado. Os bolsonaristas fizeram tudo para impedir a vitória de Dino (e Lula) na votação do senado.

Até manifestações de ruas foram convocadas contra o Ministro da Justiça.

Porque ele é comunista, porque ele humilhou diversas vezes deputados bolsonaristas, por ser muito preparado e nenhum chupetinha é páreo pra ele.

Foram contra Dino, também, porque processos que ele vai herdar da ministra Rosa Weber, podem atingir bolsonaristas e o próprio ex-presidente da República.

Preparado do jeito que é, o novo integrante do STF pode causar danos a seita da extrema direita.

Não há o que discutir do ponto de vista das qualidade de Flávio. Tirou em primeiro lugar no concurso público de juiz e exerceu a magistratura durante 12 anos.

É professor universitário na área de direito.

Foi deputado federal e governador do Maranhão por dois mandatos.

Em apenas um ano se destacou como Ministro da Justiça, como poucos na história da República.

Em todos os embates no Congresso demonstrou desenvoltura, conhecimento e competência.

Com ampla experiência no Judiciário, Legislativo e Executivo é incontestável que está talhado para o cargo de ministro do Supremo.

Foi uma vitória do Governo Lula. Do direito, da justiça, da democracia e da legalidade.

Teve seis votos a mais do que precisava. Mas com tanto esforço da direita para impedir a eleição do novo ministro do STF a Folha prefere ver que a votação foi apertada.

O jornal paulista e outros veículos de comunicação parecem sentir saudades de um presidente da República.

Aquele que costumava agredir jornalistas. Inclusive os da Folha. As agressões não eram contra os patrões, então eles agem assim, de maneira bem sem vergonha.

Flávio Dino, Lula, o Brasil e a democracia venceram. Os aloprados que se consolem com o doido lá da Argentina.

CINCO POLICIAIS ENVOLVIDOS EM CHACINA DE CAMARAGIBE SÃO PRESOS

 


Reportagem assinada pelo jornalista Raphael Guerra e equipe do Jornal do Commercio, descreve a operação que levou à prisão de cinco policiais envolvidos numa chacina, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife.

Toda a história é narrada pela equipe do JC, confira:

Uma operação deflagrada pela Polícia Civil de Pernambuco, nesta quinta-feira (14), cumpriu mandados de prisão contra cinco policiais militares envolvidos numa sequência de assassinatos, ocorrida em setembro deste ano, no bairro de Tabatinga, em Camaragibe, no Grande Recife.

A investigação apontou que as execuções de pessoas de uma mesma família foram praticadas por vingança após as mortes de dois militares (relembre mais abaixo). 

Três cabos e dois soldados, alvos da operação, são investigados pelos crimes de associação criminosa e homicídio. Os nomes e idades não foram divulgados.

Também foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão. Armas de fogo e celulares estão entre os materiais recolhidos para perícia. 

A operação, denominada Sobejo, foi liderada pelo Grupo de Operações Especiais (GOE) e contou com apoio da Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS). No total, 130 policiais civis participaram do cumprimento dos mandados. 

Operação prendeu policiais militares envolvidos na sequência de assassinatos ocorrida em Camaragibe em setembro de 2023 - PCPE/DIVULGAÇÃO

A operação relacionada à "Chacina de Camaragibe", como o caso ficou conhecido nacionalmente, foi autorizada pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Camaragibe. 

Durante a operação, uma cabo da PM foi autuada em flagrante porque foram encontradas munições de revólver calibre 38 na casa dela. Ela pagou fiança de um salário mínimo e foi liberada. 

A Polícia Civil informou que, por enquanto, não iria passar outras informações sobre a operação. 


O QUE DIZ A DEFESA DOS POLICIAIS?

O advogado Cézar Souza, que representa a Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco, esteve na sede do GOE, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, na manhã desta quinta-feira. Na saída, ele falou com a imprensa. 

"Entendemos ser uma prisão desnecessária, porque todos que estão aqui presos se apresentaram espontaneamente, prestaram seus esclarecimentos, contribuíram para as investigações. Então, a associação entende que essas prisões são desarrazoadas. Vamos aguardar o acesso aos autos para que possamos trabalhar em cima das razões da decretação dessas prisões temporárias", declarou.

Sobre as buscas e apreensões de celulares e outros aparelhos eletrônicos, ele afirmou que "é cabível, é necessário para elucidar o caso". 

"Faz parte da fase de investigação. É preciso a perícia desses aparelhos usados pelos policiais para esclarecer tudo o que ocorreu", afirmou. 

Em Pernambuco, 51 policiais militares foram expulsos apenas em 2023

OUTRA OPERAÇÃO

Em outubro, a pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), uma outra operação foi deflagrada para cumprir mandados de busca e apreensão contra outros policiais militares envolvidos no episódio. Na ocasião, celulares de oficiais da PM foram recolhidos e passaram por perícias. 

ENTENDA A CHACINA EM CAMARAGIBE

A informação inicial repassada pela polícia, na época dos fatos, foi a de que o soldado Eduardo Roque Barbosa de Santana, de 33 anos, e o cabo Rodolfo José da Silva, 38, foram até Tabatinga verificar uma denúncia de que um homem estaria em cima de uma laje realizando disparos de arma de fogo.

Quando os policiais chegaram ao local, houve troca de tiros com o vigilante Alex da Silva Barbosa, que teria feito Ana Letícia Carias da Silva, de 19 anos, de escudo humano. 

REPRODUÇÃO

Onda de mortes no bairro de Tabatinga teve repercussão nacional - REPRODUÇÃO

Os dois PMs morreram, e Alex conseguiu fugir. Além de Ana (que morreu semanas depois no IMIP), o primo dela, de 14 anos, foi baleado, mas sobreviveu. Em depoimento, ele contou que foi agredido pelas costas e atingido com um tiro na nuca disparado pelos policiais. 

Após a morte dos militares, começou a sequência de assassinatos de parentes de Alex, na madrugada do dia 15 de setembro. 

Três irmãos de Alex identificados como Ágata Ayanne da Silva, 30, Amerson Juliano da Silva e Apuynã Lucas da Silva, ambos de 25, foram baleados por volta das 2h. 

Ágata transmitiu ao vivo, por meio do Instagram, o crime. Ela e Amerson morreram na hora. Apuynã faleceu após ser socorrido e encaminhado para o Hospital da Restauração, no Recife. 

Por volta das 9h do mesmo dia, os corpos da mãe de Alex, Maria José Pereira da Silva, e da esposa dele, Maria Nathalia Campelo do Nascimento, 27, foram achados num canavial na cidade de Paudalho, Mata Norte do Estado. 

Duas horas depois, Alex foi morto em Tabatinga. A PM alegou que houve uma abordagem e que ele teria reagido, resultando na troca de tiros. 

De novo, governo de Pernambuco atrasa implementação de câmera nas fardas dos policiais militares

ALEX TINHA REGISTRO DA ARMA DE FOGO

Investigações apontaram que Alex não tinha antecedentes criminais. Ele tinha direito ao uso de arma de fogo porque estava registrado como vigilante no Sistema Nacional de Armas e tinha Certificado de Registro de Arma de Fogo (Craf), indicando ser proprietário de uma pistola.

*Foto: JC

ZÉ QUEIROZ LIDERA EM CARUARU. SE GANHAR VAI SER PENTA

 


Prestes a completar 82 anos, José Queiroz lidera as intenções de voto em Caruaru, como pré-candidato à prefeitura,  em 2024.

Ele foi bancário, radialista, advogado e quando entrou na política se tornou um vencedor. Já foi deputado estadual e se elegeu prefeito de Caruaru quatro vezes. Se vencer novamente, no próximo ano, será penta.

Ninguém conseguiu se eleger cinco vezes para governar a Capital do Agreste. Poucos conseguiram esse feito em qualquer cidade. Em Garanhuns, por exemplo, nenhum político conseguiu emplacar três mandatos na prefeitura. Amílcar, Ivo Amaral e Silvino Duarte tentaram, mas não conseguiram. Só foram prefeito duas vezes.

SEGUNDO TURNO - Pela pesquisa do Ipespe,  divulgada hoje, a eleição em Caruaru pode ir para o segundo turno. Queiroz está na frente, com 31%, mas o atual prefeito, Rodrigo Pinheiro,  está encostado, tendo somado 29%.

O Delegado Lessa, que já tentou mais de uma vez, porém não chegou lá, é o terceiro. Pontuou com 16%. Rafllê Dellon, o quarto colocado, teve 4% das intenções de voto. Fernando Rodolfo (PL) 3% e Toninho Rodrigues (filho de Tony Gel) 2%. Armandinho (Solidariedade) e Rosa Amorim (PT), apareceram na pesquisa com 1%, cada um. 

Caso a governadora se envolva na campanha e ponha a máquina do Estado a favor de Rodrigo Pinheiro, pode desequilibrar a disputa. De todo jeito, José Queiroz é forte. Mesmo com mais de 80 anos está indo às ruas, vai aos shoppings da cidade, visita as feiras, faz o corpo a corpo como se fosse ainda jovem.

Para muitos moradores de Caruaru foi o melhor prefeito da história do município. Daí ser tão querido junto ao eleitorado. Se chegar ao "penta" será considerado um fenômeno, chamando a atenção da imprensa estadual e nacional.

Confira os números da pesquisa do Ipespe:

PREFEITURA DE CAETÉS PAGA 13º SALÁRIO ATÉ AOS CONTRATADOS

 


Nesta segunda-feira, dia 18, a Prefeitura de Caetés paga o 13º salário do funcionalismo público municipal.

Todos vão ter direito, até mesmo os servidores contratados, segundo nos informou o Secretário de Finanças de Caetés, conhecido popularmente como Keka.

Normalmente as prefeituras não pagam o décimo a quem trabalha por contrato.

O prefeito Nivaldo Tirri (na foto, com o presidente Lula), resolveu assegurar o mesmo direito a todos.

Dessa maneira, os servidores poderão bancar com folga as festas de Natal.