As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

NORDESTE É REGIÃO QUE MAIS AVANÇA NA EDUCAÇÃO

Angelim é destaque na reportagem de O Globo

Jornal O Globo destaca em reportagem que o Nordeste é a região do Brasil que mais tem avançado no setor de educação.

Dados do Instituto Unibanco revelam que entre os 10 estados brasileiros que mais avançaram no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do ensino médio entre 2005 e 2017, quatro são do Nordeste: Pernambuco, Piauí, Maranhão e Ceará. 

O Ceará passou de 11º no IDEB, em 2005, para 4º lugar, em 2017. 

Pernambuco saltou da 20ª posição para a terceira.

Reportagem de O Globo destaca o exemplo de Angelim, no Agreste Meridional.

Município, que tinha um Índice de Desenvolvimento da Educação de 2,8 atualmente está com 4,4.

Esse salto se deu a partir do governo do socialista Douglas Duarte.

Em Pernambuco, com relação a taxa de abandono do ensino médio, quando a evasão é maior, o movimento se repete.

Dos 10 estados que mais melhoraram, oito são da região Nordeste e o ranking é liderado por Pernambuco, onde a taxa de abandono é de 1,2%. Em 2007, era de 24%.

JOSEF MENGELE, O MÉDICO QUE "BRINCOU DE DEUS"


Josef Mengele ficou conhecido como Anjo da Morte por ter sido o responsável por milhares de mortes no campo de concentração de Auschwitz. Segundo o jornalista americano Gerald Posner, autor de um livro sobre o médico alemão, ele foi o mais sádico e cruel de todos.

“Como se estivesse brincando de Deus, Mengele selava o destino dos prisioneiros que chegavam a Auschwitz. Enquanto uns seguiam para o campo de trabalhos forçados, outros eram jogados nas câmaras de gás", disse Gerald,  em depoimento à BBC.

Em Auschwitz, possivelmente o mais terrível dos campos de concentração criados pelos alemães, na década de 40 do século passado, o médico nazista fez experiências com mulheres grávidas, deficientes físicos e crianças, principalmente gêmeos.

Foram experimentos de arrepiar, atos monstruosos que vieram à tona após a libertação dos prisioneiros dos campos de concentração.

Com a derrota da Alemanha na II Guerra Mundial, Josef Mengele, como outras figura proeminentes do nazismo, conseguiu fugir.

Viveu no Paraguai, na Argentina e no Brasil, onde teria morrido afogado no litoral paulista, em 1979. Alguns contestam essa versão oficial, mas historiadores garantem que exames de DNA realizados confirmaram que o corpo encontrado em Bertioga foi mesmo o do monstruoso médico nazista.

FILMES  – Livros e filmes foram produzidos sobre a vida de Josef Mengele. Destaque para o documentário “Josef Mengele, o Anjo da Morte”, de 2011 e “O Médico Alemão”, realização da argentina Lucia Puenzo, lançado no Brasil em 2014.

Lucia é filha de Luís Puenzo, conhecido por em 1986 conquistar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com “A História Oficial”, uma crítica à ditadura da Argentina da década de 70.

“O Médico Alemão” é um ótimo filme e retrata o tempo em que Mengele viveu no país vizinho. Ele conviveu com uma família de classe média e fez experimentos com a mãe grávida e a filha,  uma menina de 12 anos que tinha problemas de crescimento. Ou seja: anos depois da derrocada de Hitler o médico continuava o mesmo, disposto a “brincar de Deus”,  cultivando o ideal de uma raça pura, a ariana.

Revista Super Interessante, da editora Abril,  publicou uma vez uma matéria com oito experimentos do médico alemão,  para mostrar sua crueldade e grau de loucura.
Basta um exemplo para você se arrepiar:
Obcecado pelos segredos da genética humana, Josef Mengele  tinha como cobaias favoritas gêmeos. 
Quando chegavam ao campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, irmãos desse tipo eram logo separados dos prisioneiros. Recebiam “regalias”: exames de saúde, refeições mais completas, brinquedos, acomodação isolada. Mas logo a tortura começava… O médico queria determinar que características humanas eram genéticas e se elas podiam ser modificadas. Ele injetava tinta nos olhos dos gêmeos para tentar alterar a pigmentação da íris. Muitos sofriam uma infecção imediata. Alguns ficavam cegos. Quando as “cobaias” não lhe eram mais úteis, Mengele as matava, arrancava os olhos e os expunha na parede da sala.

Esse monstro, que viveu no Brasil por 17 anos usando nome falso, tinha gostos sofisticados: passava dias, recluso, lendo Goethe e ouvindo Strauss.

CARNAVAL DA RESISTÊNCIA

As escolas de samba, no Rio e em São Paulo, afrontaram o conservadorismo em vigor.

São Clemente e Mangueira politizaram o sambódromo com críticas e ironias ao presidente, além de um samba enredo e adereços ligando Cristo aos pobres, aos negros, à periferia.
A campeã paulista, Águia de Ouro, em seu primeiro título em 44 anos, ousou louvar o conhecimento, num tempo em que os mandatários do país reclamam dos “livros com muitas palavras”.

Para completar, a escola de São Paulo homenageou o educador pernambucano Paulo Freire, tão atacado, embora já falecido, pelos atuais governantes.

Carnaval foi um alento, furou a blindagem das emissoras de TV aos aspirantes a ditador e mostrou que nem tudo está perdido.

Como bem pregou Charles Chaplin no filme em que ele satirizou Hitler: “Os ditadores morrem...”.

Fascistas um dia passarão. Ninguém pode segurar o sentimento das ruas.

DITADORES MUITAS VEZES TÊM APOIO POPULAR

ANTÔNIO SALAZAR
Franco, um ditador cruel, ficou 40 anos no poder na Espanha. Não teria durado tanto (morreu na cama) se não tivesse respaldo popular.

Outro tirano, Salazar, medíocre como orador e avesso a aparições públicas, governou Portugal durante 36 anos. Como seu colega espanhol, ficou no poder até morrer, em casa.

Ditador português foi apoiado pelo seu povo, que só cansou dele em 1974, quando foi feita a revolução dos cravos e a democracia foi restabelecida na nossa pátria mãe.

Mussolini e Hitler também conquistaram o poder porque em algum momento foram apoiados pelas massas. Fizeram todo tipo de atrocidades e, ao contrário de Franco e Salazar, tiveram morte violenta.

Hitler se suicidou quando as forças aliadas já estavam na Alemanha. Mussolini foi trucidado e sua cabeça exposta como a do bandido de Serra Talhada, Lampião.

Quando a população erra, muitas vezes demora muitos anos para um país voltar aos trilhos. Mais de uma geração tem de pagar caro pelo apoio a governantes autoritários.

Isso sem falar nos ditos socialistas ou comunistas, como Mao Tsé-Tung, Fidel Castro e Stalin. Esses se impuseram pelas armas (mas a revolução russa, com Lenin à frente, teve apoio popular) e quando governaram poucos tiveram coragem de contestá-los. Dava prisão e morte.

LÍDER DO PSB DIVULGA NOTA DE DEFESA DA DEMOCRACIA

Ministros do STF, lideranças da oposição, como os ex-presidentes Lula e Dilma,  deputados do Centrão, presidente da OAB, além de outros representantes da Sociedade Civil, criticaram o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro, que divulgou um vídeo de apoio a um ato contra o Congresso Nacional.

Atitude foi entendida como uma ameaça a democracia, como se o presidente estivesse preparando um golpe para instalar uma ditadura no Brasil.

Líder do PSB na Câmara Federal, o pernambucano Tadeu Alencar divulgou a seguinte nota oficial:

É extremamente grave a atitude do presidente da República ao compartilhar, em rede social, uma mensagem de grupos extremistas que pregam - em manifesta afronta à Constituição -  o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal. Ao se permitir tamanho ataque à Democracia, que não prescinde do funcionamento independente e harmônico dos Poderes, o Presidente Bolsonaro demonstra um desprezo pelas instituições que não pode passar em vão. É necessário enérgica resposta do parlamento, da Suprema Corte mas, em especial, da sociedade, que há muito tem minimizado os arroubos autoritários de quem jurou, mas esqueceu rápido, defender a ordem democrática. Se claudica nesse dever fundamental deve ser chamado à responsabilidade. O Presidente brinca com fogo; os democratas de todos os colores não devemos permiti-lo, sob pena de grave omissão histórica.

Brasília, 26 de fevereiro de 2020

*Foto: Diário de Pernambuco

ATLÉTICO MINEIRO MORRE AFOGADO EM PERNAMBUCO

Foto do time do Afogados nas redes sociais: 
jogadores pedem que o Atlético faça silêncio


O modesto time de Afogados da Ingazeira surpreendeu o poderoso Atlético mineiro, ontem à noite, no Sertão de Pernambuco e avançou na Copa do Brasil.

Partida terminou empatada por 2 x 2, no tempo normal e o Afogados venceu a disputa por pênaltis.

Os gols do jogo foram marcados por Candinho e Philip para a coruja sertaneja, enquanto Guilherme e Ricardo Oliveira descontaram para o Galo de Belo Horizonte.

Com o resultado, que rendeu ao time de Afogados da Ingazeira R$ 1,5 milhão, torcedores e jogadores fizeram o carnaval, como se a folia no estado estivesse começando de novo.

Nas redes sociais, foi grande a "zoeira" em cima do Atlético, time que já foi campeão brasileiro e da Taça Libertadores da América.

Segundo um internauta espirituoso, "o galo veio a Pernambuco para morrer afogado". 

Náutico foi eliminado nos pênaltis pelo Botafogo, na segunda fase da Copa do Brasil, enquanto o Sport não passou da primeira fase.

Por sinal o Leão da Ilha está mal. Ontem à noite foi derrotado pelo Salgueiro, por 2 x 1, no Sertão, e por enquanto está fora da zona de classificação para a fase seguinte do Campeonato Pernambucano.

JORNALISTA É AMEAÇADA POR BOLSONARISTAS

Jornalista Rachel Sheherazade revelou nesta quinta-feira, 27, que ela e seus filhos recebem ameaças de morte constantes depois que passou a criticar presidente Jair Bolsonaro.

“Campanhas difamatórias, ataques em massa, ameaças de morte, ameaças contra meus filhos têm sido uma rotina desde que ousei criticar o então candidato Jair Bolsonaro, ainda no episódio da greve dos caminhoneiros em 2018”, escreveu a apresentadora do SBT numa sequência de tuítes.

A apresentadora diz não estar surpresa com os ataques direcionadas à jornalista Vera Magalhães, autora da reportagem sobre a convocação feita por Bolsonaro aos atos de 15 de março, que pede o fechamento do Congresso e do STF (Supremo Tribunal Federal).

“Não me surpreendem os ataques direcionados à jornalista @veramagalhaes São da mesma natureza – vil, covarde, decrépita e misógina- das agressões a outras colegas de profissão, como @MiriamLeitaoCom @ECantanhede e @camposmello.
“O que têm em comum, além das vítimas serem mulheres?”, tuitou, citando jornalistas já atacadas pela milícia virtual bolsonarista.

‌“Todos partem do mesmo escritório virtual do crime, já denunciado na CPI das Fake News, e solenemente ignorado pelo sr. PGR e pelo Ministro da Justiça, Sérgio Moro. A violência que minhas colegas sofrem eu sofri e tenho sofrido também”, afirmou.

A jornalista do SBT disse ainda que não pode afirmar que os ataques sejam feitos a mando de Bolsonaro, “mas não há como negar que ele tira proveito do ódio que semeia. “É esse ódio que inspira seus discípulos, que encoraja os covardes, que põe em cheque a própria liberdade de imprensa”.

*Fonte: MSN Notícias.

**Foto: Twitter. 

JAIR MESSIAS BOLSONARO NUNCA ENGANOU NINGUÉM

Do escritor garanhuense Nivaldo Tenório, que é também militar do Corpo de Bombeiros:

Renan Calheiros afirmou que o disfarce de Bolsonaro caiu. Que ele, Bolsonaro, quer fazer seu próprio incêndio do Reichstag, referindo-se ao fato do presidente apoiar manifestações a favor do fechamento do Congresso.

Que disfarce, Renan?

Poucos políticos ao longo de sua trajetória são ou foram tão coerentes quanto Bolsonaro. Sua vida inteira de deputado fez apologia à ditadura militar, ao fechamento do Congresso e tudo o quanto viola a Constituição. Bolsonaro não gosta da Democracia, nunca gostou tampouco escondeu esse fato. Há farta documentação, vide vídeos, entrevistas etc.

O que acontece com essa gente, como o Renan, incapaz de enxergar o óbvio? E olha que não estou falando de subjetividades, de sutilezas, Bolsonaro não é capaz disso, sua fala é tosca e objetiva. Não fala por metáforas, desconhece parábolas, seu discurso não ultrapassa o rés-do-chão. Mesmo assim se elegeu com o voto de muitas mulheres, negros, gays e trabalhadores, mesmo sendo declaradamente misógino, racista, homofóbico e contra direitos trabalhistas. 

Como fazem essas pessoas para apreender o mínimo de compreensão sobre a realidade ao seu redor? Achavam que ele estava brincando, é isso?, que era só um cara que não aguentava mais a tal patrulha do politicamente correto? Houve até quem o chamasse de bom selvagem, um homem simples e ingênuo, capaz de dizer coisas que pudessem prejudica-lo na campanha, mas que mesmo assim o fez, imbuído do espírito de dizer o que pensava, de dizer a verdade.

Que verdade? A do carrasco? A do racista?

Bolsonaro não usou subterfúgios, não mentiu, nos palanques declarou o que pensava dos ambientalistas e do meio ambiente, da Amazônia e dos índios. Não escondeu sua predileção pelos grileiros e apoio irrestrito ao desmatamento, criticou direitos dos trabalhadores, criticou o décimo terceiro, as férias de trinta dias de pura vadiagem. Prestou continência à bandeira americana, homenageou milicianos e declarou, sem nenhum pudor, honesto e verdadeiro, que não entendia nada de economia tampouco de educação ou política estrangeira. Está tudo documentado, nas revistas e jornais, no youtube. A vida de Bolsonaro, todos hão de concordar, é um livro aberto, 

Então eu pergunto, senador Renan Calheiros, de que disfarce o senhor está falando?

GOLEIRO DO AFOGADOS É DESTAQUE NACIONAL

Wallef, goleiro do time de Afogados da Ingazeira, virou herói para os torcedores da Coruja do Sertão e durante a semana foi destaque em jornais e sites do notícias por todo o país.

É que o arqueiro do time sertanejo defendeu dois pênaltis contra o Atlético mineiro, quarta-feira, sendo o grande responsável pela eliminação do Galo da Copa do Brasil.

Ao ser entrevistado pelo Portal Uol sobre o uso do boné durante o jogo, mesmo sendo á noite, Wallef fez uma revelação singela: Ele explicou que com o gorro faz propaganda de uma pousada onde se hospeda em Afogados. Por conta de publicidade, não precisa pagar o alojamento.

Goleiro do Afogados é natural do interior do Espírito Santo.

Ele contribuiu – e muito – com a vitória sobre o Atlético, que após o revés no interior de Pernambuco demitiu o técnico e dois dirigentes.

Vejam as disparidades: O Atlético é de Belo Horizonte, uma cidade de 1 milhão e meio de habitantes. Afogados tem menos de 40 mil moradores.

A folha salarial do Atlético é uma das maiores do Brasil, em torno de R$ 4 milhões. Todo o plantel do time do Afogados, incluindo titulares e reservas, custa à diretoria apenas R$ 100 mil.

Mesmo assim, os sertanejos pernambucanos fizeram dois gols nos mineiros (jogaram maior parte do segundo tempo com um homem a menos) e se classificaram para a terceira fase da Copa do Brasil, com o brilho da estrela de Wallef, que segundo a reportagem do Uol é acostumado a pegar pênalti.