A figurinista Su Tonani, de 28 anos, acusou o ator José Mayer, 67, de assédio sexual no seu local de trabalho, na TV Globo.
Segundo ela, o galã de telenovelas passou meses dando cantadas, o que a fez denunciar tudo ao Departamento de Recursos Humanos da emissora e levar os fatos ao conhecimento da imprensa, primeiro através de um blogueiro do jornal Folha de São Paulo.
Su disse que era seu primeiro trabalho em uma novela da Globo, justamente com José Mayer no papel principal, o que a fazia conviver muito com o ator.
"Trabalhando de segunda a sábado, lidar com José Mayer era rotineiro. E com ele vinham seus elogios”, revelou a figurinista.
Ela disse que o ator começou elogiando o modo dela se vestir, depois fez menção à sua cintura fina, até chegar a comentários grosseiros como: “fico olhando a sua bundinha e imaginando seu peitinho, você nunca vai dar para mim?."
Su Tonani informou que foram mais de seis meses de assédio, até que um dia ela questionou: “Você tem idade de ser meu pai, tem filha da minha idade, gostaria que alguém tratasse ela dessa maneira?
Não adiantou. Um dia, no camarim, contou a funcionária da TV Globo, Mayer chegou junto dela, na presença de duas mulheres e colocou a mão na suaxoxota.
Foi aí que ela resolveu levar os fatos ao conhecimento público, contando tudo na Folha de São Paulo.
Por sinal o jornal paulista publicou a matéria na sua edição online e depois retirou do ar. Alegou que a outra parte precisava ser ouvida.
José Mayer negou a história e se explicou dizendo que as pessoas confundem os seus papeis nas novelas, onde muitas vezes representa tipos machistas, “garanhões”, com a vida real.
Depois do desmentido do ator, a Folha voltou a divulgar a reportagem, que por sinal está espalhada em diversos blogs, sites e canais do YouTube.
Para complicar mais a vida do galã global a atriz Letícia Sabatella, uma das mais conhecidas do país, através do seu Facebook se solidarizou com a figurinista Su Tonani e ainda comentou: “José Mayer continua o mesmo”.
Foi mesmo que dizer que o ator já aprontou outras parecidas no passado.
A direção da Globo divulgou nota dizendo que o caso ia ser apurado e as providências necessárias ao caso seriam tomadas.
Alguns jornalistas acreditam que se tudo for confirmado Mayer poderá ser demitido.
Na própria Globo, no Programa de Fátima Bernardes, são comuns matérias condenando duramente o assédio sexual.
Se o ator é mesmo o tarado que está parecendo, a Globo ficará muito mal com a opinião pública se não der o bom exemplo.