As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

segunda-feira, 5 de junho de 2023

VEREADOR GILSON JULIÃO: “DE VOLTA PARA O ACONCHEGO” DO SANTA CRUZ PREV

 


         Das grandes decepções que o ex-prefeito Edson Vieira teve na vida, possivelmente a “punhalada” do vereador Gilson Julião tenha sido uma das piores, se não a pior, mais até que ver seu candidato Dida de Nan perder a disputa em 2020. Mesmo com favoritismo, uma derrota nas urnas, como candidato ou apoiador, é uma contingência da política, é fato que sobre o qual não se tem o controle absoluto. Decepciona, dói, entristece, mas absorve-se, deixa lições, produz reflexões e delas se tiram ensinamentos para disputas futuras. 

          Mas a “deserção” do vereador na direção do grupo Taboquinha foi chocante porque, conforme se depreende do que já foi publicado pela imprensa santacruzense e o que corre em grupos de mensagens nas redes sociais, Edson Vieira deu “tudo” ao vereador Gilson: apoio político para se eleger vereador, cargos na estrutura da prefeitura, assessoria no gabinete da ex-deputada Alessandra Vieira.  Nesse tudo inclui-se até a amizade pessoal, daquelas que dispensam cerimônias sociais, como fazer uma visita sem marcar hora ou dia. Nos últimos dias do mandato da ex-deputada Alessandra, a esposa do vereador era pessoa de tal confiança do casal Vieira, que tinha até senhas de redes sociais de Alessandra.

        Enquanto comandava o Santa Cruz Prev na gestão Edson Vieira, a esposa do vereador Gilson era, na época, a vítima dos mísseis hipersônicos do vereador Carlinhos da Conab. Os mesmos mísseis que agora fazem de vítimas o gerente de turismo da prefeitura de Santa Cruz, Natálio Arruda, o ex-presidente da Câmara Municipal, vereador Capilé, o atual presidente, vereador Zeba, a vereadora Jéssica, a própria instituição Câmara Municipal de Santa Cruz, e até o subprefeito de São Domingos, Bartô Neves. Nada de excepcional a migração de um grupo político para outro, até então adversário. Nada de excepcional que as críticas a um adversário de hoje não impeçam um namoro político futuro, mas não críticas no nível praticado pelo vereador Carlinhos, que atingem particularidades da vida pessoal dos seus alvos. 

          Mesmo assim, agora estamos vendo a nomeação da esposa do vereador Gilson para o mesmo Santa Cruz Prev, que na época da gestão Vieira recebeu disparos virulentos do vereador do PP, acusando a gestora de prevaricação. Como será um encontro entre Carlinhos e Elaine, quando este precisar procurar o Santa Cruz Prev para encaminhar alguma demanda do seu mandato? Vai pedir desculpas particulares e públicas já que até vídeo fez sobre a “prevaricação”? Ou prevalecerá o ditado popular “quem cala consente”? 

              Sem um reparo público sobre a acusação de prevaricação endereçada a Elaine, ficará para a população a impressão de procedência das acusações. Se pedir desculpas, a leviandade estará materializada. Independente do ocorrido, com ou sem desculpas do vereador pepista, o cristão-novo taboquinha, Gilson Julião, voltará a comandar o órgão de previdência do município, através de sua esposa. É a caneta do prefeito Fábio compensando politicamente o vereador pela mudança de cores políticas (azul até ontem à noite, vermelho hoje de manhã), reconhecendo que o instituto era bem administrado na gestão anterior, apesar da acusação do vereador Carlinhos de um “rombo milionário” deixado por quem agora é nomeada pelo prefeito Fábio.


Gisonaldo Grangeiro, "cearense" de Pernambuco, agrestino do Polo, professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceará e da Rede Municipal de Educação de Fortaleza.


É PRECISO VER O MUNDO POLITICAMENTE!

 


Existe uma lenda que fala sobre um peixe que nadando no oceano em parceria com outro, pergunta: “Onde fica o grande oceano de que tanto falam?” Apenas uma alegoria, claro, mas muitas vezes fazemos esse mesmo papel sem percebermos, e também sem sentir os efeitos negativos de estar inseridos num cenário e não o reconhecer na sua integralidade.

Não é difícil estarmos em locais onde o que predominam são os preconceitos, a negação de direitos essenciais, a diminuição do papel da mulher na sociedade ou coisas desse tipo, que são muitas vezes naturalizadas quando deveriam ser repudiadas a todo custo, no entanto, muitas vezes passamos por esse processo de aceitação sem perceber corretamente o que nos rodeia.

Passados quatro anos de mandato, dos candidatos que foram eleitos no pleito anterior, deveríamos perceber o que mudou e o que continua da mesma forma, parece que em alguns casos estamos andando em círculos, as mesmas discussões travadas em torno de temas ou problemas que em boa parte os candidatos apontavam soluções para os mesmos, nos palanques e nas casas que conseguiram alcançar para apresentar suas propostas, por não tentar ver politicamente o que está posto, acabamos reelegendo quem não deveria ser reeleito ou elegemos pessoas que farão pior, ou não farão o que se espera nos próximos quatro anos de mandato.

Ano que vem novamente temos a oportunidade de participar da festa da democracia e escolher quem irá nos representar por mais quatro anos, no entanto, existe uma lenda que fala sobre dois cidadãos que caminhavam juntos, quando um deles pergunta: “Onde está essa democracia que tanto falam?” No mais fica o dito para ser reescrito e ponto final.


Professor Rimário

Graduado em História, Pós-graduado em História Contemporânea, Pós-graduado em Ciências da Educação.

domingo, 4 de junho de 2023

RAQUEL PODERÁ COLOCAR UM BOLSONARISTA COMO LÍDER DO GOVERNO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Blog Cenário, que é formado por uma equipe de jornalistas competentes e sérios, de Caruaru, traz neste sábado a seguinte informação:

Nos bastidores já é dada como certa a saída de Izaías Regis (PSDB) da liderança do governo Raquel Lyra na Assembleia Legislativa. Apesar de ser um bom político, não tem dado as respostas que o Palácio do Campo das Princesas precisa na Casa.

Um nome interessante que pode surgir para a função na Alepe, caso Regis seja mesmo destituído, é o do deputado Renato Antunes (PL), que se adaptou rápido ao legislativo estadual, além de transitar bem em todas as bancadas.

Apesar de o deputado Joãozinho Tenório (Patriota) já vir, informalmente, exercendo a função de líder do governo e ser, de forma lógica, o nome para suceder Izaías, o partido pode pesar na decisão, restando para Renato esse trabalho. Nos bastidores já é dada como certa a saída de Izaías Regis (PSDB) da liderança do governo Raquel Lyra na Assembleia Legislativa. Apesar de ser um bom político, não tem dado as respostas que o Palácio do Campo das Princesas precisa na Casa.

COM LULA NO GOVERNO BRASIL VOLTA A CRESCER

 

O PIB do Brasil cresceu 1,9% no 1º trimestre, chegando a R$ 2,6 trilhões

Um levantamento com 34 países que divulgaram resultados do PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre de 2023 mostra que o crescimento médio dessas economias foi de 0,4% no período, segundo dados divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta quinta-feira (1). O PIB do Brasil cresceu 1,9% nesse período, chegando a R$ 2,6 trilhões, frente ao trimestre anterior. O país está entre os três que tiveram o melhor resultado no período, atrás apenas de Polônia e China. Holanda, Irlanda e Lituânia ficaram na lanterna do ranking.

Ao todo, são 27 economias com crescimento, uma com estabilidade (Alemanha) e 5 com retração, na comparação com o trimestre anterior.

Enquanto a China ganhou fôlego no período, os Estados Unidos e outros países registraram desaceleração. A perspectiva é de esfriamento da economia global ao longo deste ano, diante do aumento generalizado de juros para combater a inflação.

A China cresceu 2,2% no período entre janeiro e março. O fim das restrições contra a Covid-19 e o esforço de Pequim para acelerar o crescimento ajudaram a economia chinesa a se recuperar após ter registrado um de seus piores resultados no ano passado.

Nos EUA, a economia cresceu a uma taxa anualizada de 1,3%, com desaceleração na comparação com o final de 2022 e abaixo das estimativas de mercado. Com a desaceleração, há expectativa de que a autoridade monetária dos EUA tenha mais cautela na definição de sua política monetária, diante dos temores de uma possível recessão.

A Zona do Euro apresentou crescimento de apenas 0,1%, mas algumas economias, como Portugal, tiveram desempenho acima da previsão de boa parte dos analistas.

O FMI (Fundo Monetário Internacional) avalia que, após dois anos de demanda elevada depois da pandemia da Covid-19, a economia global deve desacelerar neste ano e no próximo.

EFEITO LULA

O deputado Rogério Correia (PT-MG) comemorou uma série de resultados positivos na economia brasileira e reforçou as críticas à atuação do presidente do Banco Central, o bolsonarista Roberto Campos Neto, que tenta sabotar o desenvolvimento do país ao manter a taxa básica de juros a 13,75%, a maior do mundo. 

“Lula em seis meses de governo já conseguiu colocar o Brasil em terceiro lugar mundial no crescimento do PIB. Este levantamento foi realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Só falta o Banco Central cooperar e baixar os juros. Faz o L!”, escreveu Rogério, no Twitter.

Secretaria de Ação Social realiza São João na cozinha comunitária

 


Aconteceu na tarde de hoje (02), a festividade junina dos usuários da Cozinha Comunitária Dona Lica Arliete Sebastiana de Araújo, no Distrito de Pão de Açúcar. 

A festança foi organizada pela Secretaria  de Ação Social que preparou cada detalhe para festejar e confraternizar com os usuários. 

Teve forró, comidas típicas e lógico, muita alegria e animação. “Parabéns todos que fazem a Ação Social e preparam uma festa tão bonita aqui na Cozinha Comunitária. Os usuárias merecem e não poderíamos deixar de festejar a chegada dos festejos juninos”, destacou o Prefeito, Lero. 

Deputados Abimael Santos e Mendonça filho anunciam apoio à pré-candidatura de Jobson da Internet em Taquaritinga

 


Na manhã deste sábado, dia 3, o pré-candidato a prefeito de Taquaritinga do Norte, Jobson da Internet, recebeu uma visita ilustre em sua residência. Os deputados Abimael Santos e Mendonça Filho compareceram ao local para uma coletiva de imprensa, na qual anunciaram seu apoio ao pré-candidato nas próximas eleições municipais da capital do café.

O vereador Hélio de Novo, o ex-prefeito Erivaldo Araujo, o suplente de vereador Flávio Lima e outras lideranças também participaram.

O evento foi marcado por entusiasmo e expectativa, reunindo uma grande quantidade de apoiadores e membros da imprensa local. Durante a coletiva, Jobson da Internet expressou sua gratidão pela presença dos deputados e ressaltou a importância de contar com o apoio de figuras políticas experientes e comprometidas com o desenvolvimento da região.

Em seu discurso, o deputado estadual Abimael Santos enfatizou a qualidade e a competência de Jobson da Internet, destacando suas habilidades de liderança e sua visão progressista para Taquaritinga do Norte. Abimael também anunciou que o pré-candidato será o representante do Partido Liberal (PL) no município, com o apoio do presidente da sigla, Anderson Ferreira.

Mendonça Filho, deputado federal e ex-ministro da Educação, corroborou as palavras de Abimael enfatizando a importância de Jobson da Internet como uma opção sólida para o futuro da cidade.

Agora, Jobson da Internet terá o desafio de consolidar sua pré-candidatura, construir alianças e apresentar propostas concretas ao povo de Taquaritinga do Norte. Com os deputados que apoiam Jobson em Taquaritinga.