As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sexta-feira, 22 de março de 2019

Prefeito de Taquaritinga do Norte esteve na COMPESA cobrando extensão de rede de abastecimento de água para comunidades do município

Na manhã da quinta-feira (21) o prefeito de Taquaritinga do Norte Ivanildo Lero e o subprefeito do Distrito de Pão de Açúcar Gilson Carlos, estiveram com o Diretor de Articulação da COMPESA Sérgio Murilo, solicitando a restauração da adutora que leva água para Vila do Socorro danificada com as obras da duplicação da BR-104.

A conversa também teve como objetivo articular a extensão  de rede de distribuição de água para as comunidades de Gravatá do Ibiapina, Placas e Açudinho.  Essas medidas vão ajudar a levar água até essas comunidades que sofrem na época da seca com a falta de água. O Prefeito Lero falou da luta para conseguir a extensão de rede para essas comunidades “Essa será uma obra estrutural, que levará água a essas comunidades, sei da importância dessa obra e vamos lutar para conseguir e dar uma melhor qualidade de vida a população", falou o prefeito.

Nesse mesmo dia o prefeito esteve na SEPLAG (Secretaria de Planejamento) com Adilson Gomes gerente do FEM, na tentativa de liberação do FEM  e das emendas destinadas pelo deputado Diogo Moraes.  

Prefeito Lero tem audiência com secretário de turismo de Pernambuco

O prefeito de Taquaritinga do Norte Ivanildo Lero esteve na tarde desta quina-feira 21 em uma audiência com o Secretário Estadual de Turismo de Pernambuco Rodrigo Novaes. Dando sequencia a uma primeira reunião realizada em janeiro onde foi apresentado o projeto do Segundo Festival Café Cultural.  Nesta segunda reunião que contou com à presença do deputado Diogo Moraes, ficou definida qual será a participação da secretaria estadual de turismo e do Governo do Estado no evento.

Já em sua primeira edição, ano passado, o Festival Café Cultural colocou novamente Taquaritinga do Norte na rota do turismo no estado de Pernambuco e contribuiu para promoção de negócios com o café de Taquaritinga do Norte um dos melhores do Brasil. A difusão do café através do Festival leva não só o nome de Taquaritinga do Norte mais o café do tipo arábica que é produzido no município a projeção em nível nacional.

O Diretor de Cultura de Taquaritinga do Norte Léo Lima, falou sobre a reunião com o secretário. “Assim como a primeira edição, estamos trabalhando para que essa segunda edição seja maior e melhor por isso viemos ate´a secretaria estadual de turismo solicitar apoio. O Festival café cultural se aproximando e as articulações e conversas se intensificando. Tenho certeza de dever cumprido. Se ano passado foi bom esse será inacreditável. Desde já agradeço ao deputado Diogo Moraes pela força e apoio e ao deputado Ricardo Teobaldo que também tem nos ajudado a realizar o evento. Agradecer ao Secretário Rodrigo Novaes pela receptividade e ao prefeito Lero pela confiança. Agradecer também aos cafeicultores, pois não existe o festival sem o café nem os cafeicultores", disse Léo. 

Participaram da reunião, o Deputado Diogo Moraes, o prefeito Lero e Ítala Gomes coordenadora jurídica. A segunda edição do Festival Café Cultural acontece em julho e promete ser  melhor que a primeira edição.

RODRIGO MAIA HUMILHA SÉRGIO MORO E LEMBRA QUE O EX-JUIZ AGORA É APENAS UM EMPREGADO DE JAIR BOLSONARO

Todo poderoso quando era juiz em Curitiba e principal nome da Lava Jato, Sérgio Moro fica cada vez menor, ao fazer parte do governo de Messias Bolsonaro.

Nesta quarta-feira, o juiz levou um “pito” do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, ao cobrar ao parlamentar que agilizasse a votação do projeto anticrime idealizado pelo Ministério da Justiça.
Maia ficou irritado, disse que quem define as pautas da Câmara é o presidente e que Sérgio Moro está se excedendo em suas funções.

Presidente da Câmara Federal informou que a prioridade do governo é a reforma da Previdência e quem deve tratar das votações da Câmara com ele é o presidente da República.

“Ele (Moro) é um empregado de Bolsonaro. Minha conversa é com o presidente”, humilhou Rodrigo Maia.

Para completar, o deputado criticou o projeto do ex-juiz, ao afirmar que a proposta não passa de um "cópia e cola", feita no Governo Temer. "Ele não entende de política", ainda alfinetou Maia.

TÚLIO PODE DISPUTAR PREFEITURA DE OLINDA


Circula nas mídias sociais e já foi notícia também no blog de Aldo Vilela, a notícia da possível candidatura do deputado federal Túlio Gadelha (PDT) à prefeitura de Olinda, no próximo ano.

Segundo Aldo Vilela, Túlio terá apoio da jornalista e namorada Fátima Bernardes, que virá a Pernambuco fazer o marketing político do pedetista.

Túlio é advogado e ficou conhecido nacionalmente ao começar o namoro com a global, que já foi casada com o também jornalista Willian Bonner.

Casal completou no início deste ano um ano de namoro. Eles tiraram férias juntos e passaram 16 dias no exterior. Foi a primeira vez, em 12 meses, que passaram tanto tempo juntos, já que ele se divide entre Brasília e Recife e ela vive no Rio de Janeiro.

Fátima tem 56 anos e Túlio completou 31 anos quando estavam de viagem.

Recentemente, durante o seu programa nas manhãs da Globo, alguém disse a jornalista que ela estava mais bonita. “É o amor”, comentou a namorada do pernambucano, que deve ser um nome forte na disputa em Olinda, principalmente tendo a apresentadora como “cabo eleitoral”.




*Fotos reproduzidas do blog de Aldo Vilela

quinta-feira, 21 de março de 2019

BOLSONARO CORTA 13.710 CARGOS DAS UNIVERSIDADES

O decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro extingui 21.000 cargos comissionados no serviço público federal inclui ao menos 13.710 que estavam sob a guarda de instituições de ensino. O número corresponde a 65% do total do corte.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da última 4ª feira (13.mar.2019). No entanto, a relação das áreas mais afetadas foi omitida pelo governo. As informações só vieram à tona em uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo publicada nesta 3ª feira (19.mar.2019).

De acordo com o jornal, foram extintos cargos de direção, funções comissionadas de coordenação de cursos e outras gratificações concedidas a professores. Ou seja, uma espécie de adicional pago a servidores que exercem uma função extra, como 1 posto de coordenação, chefia de departamento ou direção.

O argumento do governo é que a medida economizará cerca de R$ 195 milhões aos cofres públicos. A alteração faz parte das 35 medidas prioritárias de Jair Bolsonaro para os 100 primeiros dias de gestão.

*Fonte: MSN Notícias

A ÚLTIMA DE BOLSONARO - Por Ruy Castro

RUY CASTRO
Surge um substituto para a última do papagaio e do português.

No passado, os brasileiros, ao se encontrarem, iam logo perguntando: “Sabe a última do papagaio?”. E, sem esperar resposta, trocavam piadas sobre ele, dos milhares que existiam. Era bonito. Enquanto outros povos veneravam a águia, o falcão ou o condor, o papagaio era o herói nacional. O brasileiro via nele qualidades que admirava —safo, malicioso, lúbrico. Mas, ou essas qualidades nunca existiram ou os papagaios se extinguiram, porque cessaram as piadas.

Outra favorita era a última do português. O brasileiro também as criou, aos magotes, e não eram uma vingança contra o colonizador, como se pensa, mas contra o patrão. Da Independência até ontem, os portugueses dominaram no Brasil o comércio de azeite, bacalhau, vinhos, imóveis, material de construção, lojas de ferragens, padarias, táxis e muitos outros. Hoje, com a colonização ao contrário —incontáveis brasileiros morando e trabalhando em Portugal—, são os portugueses que passaram a se perguntar: “Sabe a última do brasileiro?“.

Assim, com o sumiço do papagaio e a volta por cima do português, perdemos dois motes importantes. Mas acaba de surgir outro: “Sabe a última do Bolsonaro?”.

Uma história nova e quase inacreditável surge todo dia a seu respeito. E com a vantagem de que não precisa ser inventada, porque ele próprio a fornece. São gafes atrás de gafes, típicas de quem nunca administrou nem uma quitanda e, pelo visto, também não aprendeu a fazer política.

Vai da briga gratuita com os muçulmanos à sua ideia de ter prévio acesso às perguntas do Enem. Da admiração por torturadores e sucessivos insultos aos gays, negros e mulheres ao bate-boca com cantores de rádio. Do chocante xixigate à incômoda vizinhança com bandidos. E, agora, a história de que, em pleno Palácio do Alvorada, ele dorme com um revolver na cabeceira. Se bem que, neste caso, qual é o problema? Getulio Vargas também dormia.   

(Ruy Castro - publicado originalmente no jornal Folha de São Paulo)
--------------------------------------------------------------------------------
*Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, além do livro "Chega de Saudade", sobre a Bossa Nova. 

IBOPE MOSTRA QUEDA DE POPULARIDADE DE BOLSONARO

Gráfico: Ibope/ O Globo

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (20) mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL):

          Ótimo/bom: 34%
          Regular: 34%
          Ruim/péssimo: 24%
          Não sabe/não respondeu: 8%
      
A avaliação positiva do presidente caiu 15 pontos percentuais desde a posse. Em fevereiro, segundo a pesquisa, 19% consideravam o governo "ruim/péssimo"; 30%, "regular"; e 39% o avaliavam como "bom/ótimo".

Em relação aos últimos presidentes, Bolsonaro só fica à frente de Dilma no segundo mandato (que não foi concluído).

Fernando Henrique Cardoso e Lula tiveram avaliação melhor nos dois mandatos e Dilma também fica à frente de Jair Bolsonaro,  se levar em conta apenas os primeiros quatro anos do seu governo.

Mais de 100 aves, algumas em extinção, são apreendidas em Taquaritinga do Norte

Espécies ameaçadas de extinção estão dentre os animais resgatados. Foto: Divulgação.
Espécies ameaçadas de extinção estão dentre os animais resgatados. Foto: Divulgação.

Uma ação do Ministério Público (MPPE) e Ouvidoria da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) motivada por denúncias resultou na apreensão de 129 aves e de dois filhotes de jabuti no município de Taquaritinga do Norte, Agreste do Estado. Dentre os animais resgatados estão um casal de pintassilgo-do-nordeste e um pintor-verdadeiro, espécies ameaçadas de extinção. Durante a fiscalização, foi constadado desmatamento ilegal em três áreas, totalizando onze hectares. O total de multas – apenas para o caso das apreensões – será de R$ 101,5 mil.

A fiscalização foi realizada ontem (14) e nesta sexta (15) em quatro residências do município, todas na área rural, onde foram apreendidos 92 pássaros criados ilegalmente, de diversas espécies. Dentre elas, galo-de-campina, sanhaçu, cravina, trinca-ferro, periquito-da-caatinga, golinho, papa-capim, concriz e canário-da-terra. A ação envolve equipes dos setores de fauna e florestal da CPRH e da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma, Polícia Militar) e Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma, Polícia Civil). 

No primeiro dia, a Agência ambiental emitiu quatro autos de infração, totalizando R$ 80 mil. O maior deles, de R$ 44 mil, foi para um morador de uma residência onde foram apreendidos os dois filhotes de jabuti e 50 aves, entre elas dois periquitos-da-caatinga (Eupsittula cactorum), espécie que sofre ameaça em razão do comércio ilegal, de acordo com lista da Cites – Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção. O morador Elias da Silva Alves foi conduzido à Delegacia, sendo liberado após assinatura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Nesta sexta (15), em outra residência, desta vez na área urbana, foram apreendidos 37 pássaros, fazendo com que o número de apreensões da operação subisse para 129. Na lista estão um pintor-verdadeiro (Tangara fastuosa) – ave ameaçada de extinção –, galos-de-campina, sibitos, canários-da-terra e tico-ticos, entre outras espécies. O proprietário do imóvel, que não se encontrava no momento da ação, responderá por crime ambiental, com multa de R$ 21,5 mil – conforme auto de infração da CPRH.

Em relação às áreas onde foram constatados desmatamentos ilegais – duas para loteamentos irregulares e outra sem definição aparente –, houve embargo imediato, mas os autos de infração ainda não foram emitidos. Os proprietários não foram localizados durante a ação.

Fonte: www.diariodepernambuco.com.b

terça-feira, 19 de março de 2019

Taquaritinga terá semana de atividades em alusão ao dia da água

Na última sexta-feira (15/03), a Diretoria de Meio Ambiente Aline Cursino em alusão a semana da água promoveu palestras com alunos da Rede Municipal de Ensino de Taquaritinga do Norte.  A Diretora, esteve na Escola Pedro de Lira Borges em Vila do Socorro e ministrou uma palestra para os alunos daquela instituição, sobre a importância do tema, visando à conscientização a respeito dessa valiosa substância.

A Palestra também falou sobre a importância com o meio ambiente e a importância da reciclagem.  Outra ação foi a implantação de uma Horta, para cultivo de hortaliças naturais que serão utilizadas na merenda escolar, tudo sendo construído com material reciclável. Além de Aline o vereador Geovane líder da situação na câmara de vereadores marcou presença. O projeto tem a coordenação das professoras Erika e Ítala e da diretora da Escola Marisa Peixe. 

As ações direcionada a semana da água continua com em Taquaritinga do Norte com a realização de atividades dedicadas a despertar a consciência sobre o não desperdício da água e a conservação dos mananciais. Nos dias 21 e 22, Taquaritinga receberá workshops com o objetivo de consolidar informações sobre as áreas vulneráveis à desertificação. "Esse evento só vem mostrar nossa luta pelo melhoramento do meio ambiente em Taquaritinga do Norte, mas a população tem que cooperar para que juntos possamos melhorar o ambiente em que vivemos. Convido a todos para nos próximos dias 21 e 22 de março estarem presentes para juntos debatermos sobre o nosso futuro e a importância de conservação", falou Aline.
 

Agricultores de Taquaritinga do Norte vão receber o Garantia-Safra

A Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Agricultura informa que os trabalhadores rurais que fizeram a adesão ao Garantia-Safra 2017/2018 começaram a receber o benefício a partir desta segunda (18). 
Agricultores que tiveram perdas iguais ou superiores a 50% em 2018 terão o direito ao recebimento. Os pagamentos vão ser feito de acordo com o (NIS). 

Segundo o Secretário de Agricultura de Taquaritinga do Norte Zeca, cerca de 179 agricultores estão inscritos no município. Esses agricultores terão direito a receber cerca de R$ 850 que serão divididos em cinco parcelas. "A prefeitura de Taquaritinga do Norte vem investindo muito no homem do campo, e junto com o Governo do Estado vem fazendo grandes parcerias para melhorar a vida dos agricultores. Agora estamos dando mais essa boa notícia aos agricultores, assunto abordado na última reunião que tivemos com o prefeito Lero e o Secretário de Agricultura do Estado Dilson Peixoto no mês passado", disse Zeca. 

segunda-feira, 18 de março de 2019

O MUNDO ANTES DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

Por Michel Zaidan Filho 

Os professores da linha de Direito do Trabalho e Teoria Social, do programa de Pós-graduação em Direito, da UFPE têm discutido muito sobre o objeto formal do Direito do Trabalho. Iniciou-se, na área, uma linha de investigação que toma “o trabalho livre e subordinado” como o alvo por excelência do chamado Juslaboralismo. É interessante a discussão porque “o trabalho livre e subordinado” é a atividade laboral alcançada pela legislação trabalhista brasileira, ora profundamente ameaçada pela lei da Terceirização e a reforma trabalhista (e pela PEC da reforma da previdência Social). Há, entre os estudiosos da área, muitas críticas ao “trabalho livre e subordinado”, como objeto da Justiça do Trabalho, sobretudo seu caráter de reprodução das relações sociais assalariadas em regime de exploração capitalista da força de trabalho. Tudo isto vem acontecendo num momento em que o mundo parece ter virado de “ponta-cabeça” e nada parece estar seguro na regulação jurídica das relações sociais. Questiona-se até se tem sentido a existência da Justiça trabalhista e o próprio Direito do Trabalho.

O mundo nem sempre foi assim. A Legislação do trabalho – tal como a conhecemos – é fruto das lutas sociais na história da república brasileira, mormente depois da Primeira Guerra Mundial e a Revolução de Outubro. O constitucionalismo social avançou muito depois destes eventos, sob o acicate da organização sindical dos trabalhadores. Nem sempre existiu a regulação jurídica das relações de trabalho. No início, era o Direito Civil (e a teoria da autonomia da vontade nos contratos civis) que regulava as relações laborais (“locação de trabalho”). Não havia ainda a menor preocupação em proteger o “hipossuficiente”, na relação entre patrão e empregado. Era coisa privada, regida pelo Código Civil, mediante um contrato de locação de serviços (curiosamente, hoje, haja quem defenda a volta desse pensamento). Durante o largo período de hegemonia do anarcosindicalismo e do sindicalismo revolucionário no Brasil, os trabalhadores mais politizados desdenhavam da intervenção do Estado no mercado de trabalho. Confiavam na auto-organização dos trabalhadores, através da ação direta, no âmbito das fábricas e oficinas. Eram militantes infensos à qualquer forma de institucionalização de direitos sociais. Só acreditavam na “ação direta” e na organização dos próprios trabalhadores (nem Estado, nem partido, nem patrão).

O advento de uma Legislação Social-trabalhista no Brasil é resultante das crises do liberalismo oligárquico da década de 20 e, sobretudo, da Revolução de 1930, quando os trabalhadores (“desorganizados” e controlados) passaram a fazer parte do contrato social da Nova República (Populismo). Daí o mito da outorga dos direitos trabalhistas por Getúlio Vargas. Desde da famosa Lei de Sindicalização, de 1931, foi instituída a cobrança compulsória do imposto sindical e o seu repasso aos sindicatos, sob a supervisão do Ministério do trabalho: ficando os sindicatos na obrigação de prestar contas minunciosamente do uso desse dinheiro.

O mundo sindical-trabalhista, com exceções, passou a se alimentar dessa massa formidável de recursos arrecadados compulsoriamente da folha de pagamento dos trabalhadores, com o seu consentimento ou não. E manteve uma burocracia que fez carreira no movimento sindical. Sempre houve que se opusesse a essa forma de sustento das organizações sindicais, lembrando que o mundo girava mesmo sem o imposto sindical obrigatório. Mas era evidente que os sindicatos, federações e confederações não estavam prontos para sobreviverem, de súbito, quando fosse interrompido o dreno financeiro da contribuição sindical obrigatória para as associações. Era necessário um período de transição, de fortalecimento das entidades sindicais e uma conjuntura econômica mais favorável. Cortar pura e simplesmente a contribuição obrigatória, com sindicatos pouco representativos e num ambiente de feroz desemprego e crise social, era como se fosse aplicar um golpe criminoso no movimento sindical, colocando nas costas dos trabalhadores, individualmente, a responsabilidade de contribuir ou não para a organização sindical. Resultado: muitos não entenderam a importância da intermediação associativa nas negociações trabalhistas. E preferiram dar as costas ao sindicato (e seu pedido de contribuição sindical voluntária) na ilusão de que, sozinhos, poderiam agora conseguir mais vantagens para si. Ledo e perigoso engano.

A recente medida provisória (objeto imediato de inúmeras ADins) que proíbe o desconto sindical na folha de pagamento dos trabalhadores é sim uma intervenção aberta do Estado na organização autônoma da classe operária e outros segmentos de trabalhadores. Os sindicatos tinham procurado contornar o problema aprovando projetos de negociação coletiva onde já estava presente o desconto sindical de cada trabalhador (e alguns magistrados já estavam sentenciando que os não associados daquela categoria não tinham direito à suas conquistas trabalhistas). A obrigação na hora presente de cada trabalhador assinar uma declaração de acordo com o desconto ou ter ele mesmo que recolher o desconto mediante boleto bancário se configura como ataque à organização dos trabalhadores e se beneficia da ignorância e das dificuldades materiais porque passam grande parte da classe trabalhadora, que não entende o importância estratégica dos sindicatos para a defesa de seus interesses.

Não há dúvida que o ideal da autonomia associativa passa pela auto-organização dos trabalhadores (incluindo a questão do seu financiamento). Mas não se imagine que isso possa acontecer num passe de mágica, de uma hora para outra. Isto é um processo pedagógico que demanda tempo, conhecimento, educação político-sindical que os nossos operários ainda não dispõem.

*Michel Zaidan Filho é cientista político e professor da UFPE.
**Ilustração: Migalhas

TORCIDA DO NÁUTICO ROUBA A CENA COM FAIXA NO ESTÁDIO: "QUEM MATOU MARIELLE FRANCO?", QUESTIONA

Náutico foi melhor do que o Santa Cruz na partida de ontem à tarde, nos Aflitos. O Timbu teve maior posse de bola, chutou mais a gol, cobrou o dobro de escanteios e teve pelo menos duas boas chances de estufar as redes. Mas o jogo terminou mesmo no 0 x 0, o terceiro empate entre as duas equipes este ano.

Torcida do Náutico, que esteve presente em bom número ao estádio, terminou sendo destaque, mais do que os jogadores.

É que um grupo de torcedores abriu uma grande faixa nos Aflitos com a indagação incômoda (para alguns): “Quem mandou matar Marielle?”.

TV Globo Nordeste, que exibiu a partida, num determinado momento não teve como evitar que o questionamento fosse visto em todo o Brasil.

Resultado: O fato hoje é destaque na imprensa regional e nacional, com chamadas em sites e portais como Fórum, Leia Já, Diário do Centro do Mundo e muitos outros.

Política e futebol se misturaram mais uma vez. Já foram presos os supostos assassinos da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL).

O que a torcida alvirrubra e muitos brasileiros querem saber é quem foram os mandantes do crime.

Prefeito Lero participa de Festa de São José em Pedra Preta


O prefeito de Taquaritinga do Norte Ivanildo Lero participou no último sábado (16/03) da abertura da Festa de São José na comunidade de Pedra Preta zona rural de Taquaritinga do Norte. Sucesso absoluto a festa realizada pela Prefeitura contou com a presença de um grandioso público.
                       
Prestigiando o evento junto com o prefeito estiveram os Secretários Mauro Tota, Batata, Ilka Paloma e os vereadores Oscar Miguel e Eraldo da Pedra Preta, Diretor de Segurança João da Banda além das lideranças da comunidade Amauri de Mino e Cícero de Pedra Preta. Dezenas de pessoas de todas as comunidades vizinhas acompanharam a missa.

Após a missa celebrada por Frei Lopes que contou com a presença de centenas de devotos e simpatizantes da Igreja Católica houve o leilão para arrecadar recursos para o custeio de despesas da festa religiosa.

Logo depois começaram os shows com Jonas Rodrigues e a banda campeã do “Vem Cantar Forró” da TV Asa Branca Decentes do Forró que animou o público presente.

O prefeito Lero esteve prestigiando a missa e o evento acompanhado da primeira dama Graça Mestre e falou sobre a festa. "Primeiramente quero agradecer a comunidade católica de Pedra Preta pela brilhante festa, ao vereador Eraldo de Pedra Preta e a Cícero pelo empenho na organização da festa. Foi uma festa totalmente dedicada à família, aos moradores de Pedra Preta e comunidades vizinhas. Eventos como esse, proporcionam lazer ao povo da comunidade mantando viva a cultura de nosso povo”, disse Lero.

A tranquilidade do evento foi garantida pela segurança contratada pela prefeitura de Taquaritinga do Norte.