As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sábado, 26 de novembro de 2016

EMPRESÁRIO MANDA ATERRAR MARGEM SECA DO RIO SÃO FRANCISCO E É NOTIFICADO PELA POLÍCIA FEDERAL E FISCAIS DO IBAMA


Uma grande área, totalizando quatro hectares do Rio São Francisco, foi totalmente aterrada por um empresário do ramo da piscicultura. A triste situação foi encontrada pela Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco da Tríplice Divisa (FPI do São Francisco), através da equipe Flora. A área fica na fazenda Luiz Xavier, em Olho D´água do Casado, Sertão alagoano. Também houve flagrante de dois tratores trabalhando para aumentar ainda mais a área devastada.

O espaço foi aterrado com material (terra e pedras) retirado dos paredões que margeiam o Velho Chico. Os técnicos ainda vão mensurar a quantidade e o que exatamente foi colocado no local, mas acreditam que o estrago ao meio ambiente foi grave “Para muita gente, quatro hectares podem parecer pouca coisa, porém, isso causa um impacto ambiental enorme. Estamos falando de um rio que antigamente tinha um curso e, por conta da degradação feita pelo homem, teve seu percurso interrompido em 40 mil m². Ou seja, muita coisa muda nesse manancial”, disse a coordenação da equipe.

Mesmo sem mensurar a quantidade de material retirado dos paredões, fiscais do Ibama afirmaram que, visualmente, pode-se notar o uso de uma grande quantidade de terra. “Basta olhar para os paredões para sentir a gravidade da ação. É possível enxergarmos profundas marcas de retirada de terra e de pedras, uma situação triste. É claramente profunda a degradação ao meio ambiente”, lamentou a coordenação.

A fazenda é utilizada para o cultivo de peixes e possui licença para a atividade. Os técnicos acreditam que o proprietário desejava aumentar o cultivo e, por isso, criou uma nova área para praticar a atividade, mesmo desrespeitando a legislação. Segundo o Ibama, uma pessoa responsável pela fazenda chegou a dizer que não havia necessidade da licença para fazer o aterramento, já que a obra serviria apenas de estrada para passagem de carros no uso da piscicultura. No entanto, de acordo com os fiscais, essa explicação está equivocada, uma vez que a área agredida é muito grande e não poderia ter sido explorada sem as devidas autorizações dos órgãos ambientais.

Os técnicos interditaram o local e proibiram o uso dos tratores, que deverão ser encaminhados a um fiel depositário, que, por sua vez, ficará responsável pelas máquinas e não poderá permitir a sua utilização. Além disso, o proprietário da fazenda será notificado e, se não apresentar nenhum tipo de documentação que lhe dê licença para fazer o aterramento, será multado.

Morre o tirano ditador Fidel Castro

Fidel morreu como um dos homens mais ricos do mundo, enquanto a população de Cuba passa necessidade
Morreu hoje de madrugada, aos 90 anos, o ex-presidente de Cuba,  Fidel Castro.

Jovem advogado, liderou em 1959, ao lado do sanguinário Che Guevara, a Revolução Cubana, que terminou por instalar uma ditadura comunista na paradisíaca ilha da América Latina.

Fidel ficou no poder até poucos anos atrás, quando a idade e os problemas de saúde fizeram com que deixasse a presidência e passasse o comando do país ao seu irmão, Raul Castro.

Quando a União Soviética existia e era forte,  ajudou financeiramente Cuba, que viveu tempos bons. Mas com a falência do comunismo o regime cubano entrou em colapso.

Depois de mais de 50 anos como inimigos, Cuba e os Estados Unidos se reaproximaram, graças ao presidente Barack Obama, com intermediação do Papa Francisco.

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, deve rever o reatamento das relações diplomáticas com os comunistas, como já foi anunciado.

É acusado, porém, de ter fuzilado dissidentes, perseguido inimigos políticos e homossexuais, de mandar prender ou expulsar do país os que discordaram dele, controlar a imprensa e cercear a liberdade dos cidadãos.

Chamado por muitos de "Comandante", o comunista Fidel teve amigos no Brasil entre os artistas e até religiosos, dentre eles Chico Buarque, o escritor Fernando Morais, e Frei Beto. Este último chegou a publicar um livro com uma longa entrevista com o líder político cubano intitulado "Fidel e a Religião".

Maleah, a perfeição feminina ao seu alcance



 Sua melhor opção, roupas femininas de 2 a 12 anos.


Edson Vieira será diplomado dia 15 de dezembro para o seu segundo mandato


Reeleito prefeito no último dia 2 de outubro, com 22 mil 879 votos, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, será diplomado para o seu segundo mandato no próximo dia 15 de dezembro, em solenidade que acontecerá no Teatro Municipal, a partir das duas da tarde.  

“Em conversa com o juiz Dr. Diego Vieira e com representantes do cartório eleitoral de nossa cidade foi confirmada a data de minha diplomação, um momento especial em minha vida, em que terei a honra de ser diplomado pela segunda vez, prefeito de minha terra. Ao lado do companheiro Dida de Nan terei a oportunidade de ser o gestor do lugar que amo e que me conferiu mais uma vez a confiança de comandar seus destinos por mais quatro anos. Sisto-me pronto e disposto a fazer de tudo para manter nossa cidade no rumo certo, no rumo do desenvolvimento”, disse Edson Vieira. Além de Edson, Dida de Nan será diplomado vice-prefeito e dezessete vereadores serão diplomados para os seus mandatos, de quatro anos.

Resumo do Direto ao Ponto

Gota d`água - O agora ex-ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) disse que acreditar que a crise política agora será reduzida ao seu tamanho real depois do seu pedido de demissão. Geddel contou que passou a noite em claro refletindo sobre a sua a decisão. Ele atribui à questão familiar a gota d'água para enviar a carta de demissão. Questionado por que demorou para pedir demissão, Geddel disse que "saiu na hora que tinha que sair", e lembrou que estava recebendo apoios políticos e que tomou uma decisão de caráter pessoal. 

Falou e disse - Auxiliares diretos de Michel Temer confirmam, em caráter reservado, a versão de que ex-ministro  da Cultura, Marcelo Calero procurou colegas de Esplanada antes de pedir demissão da Cultura e contou estar sendo pressionado por Geddel Vieira Lima  a interferir na aprovação do empreendimento em Salvador. Nas ocasiões em que buscou ajuda, o então ministro parecia “angustiado”, segundo os relatos. Teria ouvido conselhos para que levasse a história diretamente ao presidente. 

Em pizza - Após a fracassada sessão que tentou aprovar a anistia ao caixa dois nesta quinta (24), aliados do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) começaram a temer pelo desgaste do atual presidente da Casa e os impactos que isso pode trazer para sua reeleição. Dizem que, ao lado da tentativa da repatriação no passado, é a segunda articulação errática conduzida por ele que acabou em água. 

Repatriação - Ação ajuizada pelo PSB no Supremo Tribunal Federal através do seu presidente nacional, Carlos Siqueira, pedindo que os municípios tenham direito a uma parte dos recursos das multas da repatriação, terá como relator o ministro Marco Aurélio Mello. O partido defende que as multas sejam incluídas na base de cálculo não apenas do Fundo de Participação dos Estados, mas também dos Municípios. Em nome do partido, o deputado Danilo Cabral (PE) fez discurso na Câmara Federal defendendo que as prefeituras também sejam contempladas com os recursos provenientes dessas multas. 

Apoio - O senador Armando Monteiro (PTB-PE) disse em Brasília nesta quinta-feira (24) que a PEC que institui a cláusula de barreira a proíbe das coligações proporcionais, de autoria dos senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Ricardo Ferraço (PSDB-ES), “ataca frontalmente a origem das distorções do atual sistema político e contribui para minimizar a questão da fragmentação partidária no Brasil. Segundo ele, a celebração de coligações nas eleições proporcionais permite, em alguns casos, eleger candidatos sem voto ou que não têm identidade do ponto de vista programático com as legendas coligadas. “Os partidos se reúnem e terminam elegendo pessoas com perfis muito diferentes. Por isso, o fim das coligações nas eleições proporcionais é algo em que há amplo consenso de especialistas e analistas e da classe política”, acrescentou. 

Magnificando - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou nesta sexta-feira (25) que as acusações envolvendo o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, feitas por parte do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero "estão sendo magnificadas" e que a informação de que Calero teria gravado o pedido do presidente Michel Temer para que intercedesse no caso se for verdade "é um fato que vai para o Guinness (livro de recordes)". Mendes falou à imprensa antes de saber do pedido de demissão de Geddel. Ele participa de um seminário na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista, que debateu os 20 anos da lei de arbitragem no país. 

Almoço - O presidente da República, Michel Temer, recebeu para almoço nesta sexta-feira (25) a cúpula do PSDB no Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência.A lista de convidados foi elaborada pelo senador e presidente nacional do partido, Aécio Neves, e incluiu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, governadores, ministros e prefeitos de capitais da sigla. O encontro se deu depois do pedido de demissão do ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo), acusado de ter pressionado o ex-titular da Cultura Marcelo Calero para liberar a obra de um edifício no centro histórico de Salvador. Calero gravou conversas sobre o assunto com o presidente Michel Temer, que o teria "enquadrado" a fim de encontrasse "uma saída" para o pedido de Geddel. Segundo o Palácio do Planalto, além de Aécio e FHC, compareceram ao almoço mais de 20 convidados, entre os quais os ministros José Serra (Relações Exteriores), Bruno Araújo (Cidades) e Alexandre de Moraes (Justiça); os governadores Geraldo Alckmin (SP), Marconi Perillo (GO), Pedro Taques (MT), Simão Jatene (PA); prefeitos eleitos, senadores e deputados do PSDB. 

Gravações - O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG) e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticaram nesta sexta-feira (25) o fato de o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero ter gravado conversas com o presidente Michel Temer e outras autoridades do governo. O senador avaliou o ato como “extremamente grave”. Para FHC, "parece uma coisa que não é certa". Em nota divulgada mais cedo, Calero disse que o objetivo da audiência que pediu a Temer na semana passada não foi gravar a conversa.

Negou - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki negou nesta quinta-feira (24) um pedido de liberdade feito pela defesa do ex-senador Gim Argello, preso desde abril em uma das fases da Operação Lava Jato. Gim Argello foi condenado em outubro pelo juiz federal Sérgio Moro, do Paraná, a 19 anos de prisão, inicialmente, em regime fechado. A sentença foi dada em uma ação da operação Lava Jato pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e obstrução à investigação.

Protestos - Integrantes de centrais sindicais e movimentos sociais fazem protestos nesta sexta-feira (25) contra a PEC do teto de gastos públicos. Foram registrados atos em pelo menos 13 estados: AM, BA, CE, ES, GO, MA, MG, PE, PI, RN, RS, SE e SP. Manifestantes interditaram vias em várias cidades. Servidores públicos, como professores e funcionários dos Correios e Previdência Social, além de petroleiros e operários da construção civil, fizeram um dia de paralisação. 

Investigação - A Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco começou a investigar casos de candidatos que não obtiveram nenhum voto nas últimas eleições. O alvo são mulheres e servidores públicos que foram candidatos e sequer votaram neles próprios. A suspeita é que as mulheres constaram das chapas apenas para atender às exigências da lei – cada partido tem que apresentar um número mínimo de candidatos – e que os servidores públicos registraram a candidatura para passar 90 dias sem trabalhar. Os promotores eleitorais nos municípios já foram orientados a instaurar Procedimento Preparatório Eleitoral para investigar esses casos.

Em Brasília - O PSDB celebrou hoje os mais de 800 prefeitos tucanos eleitos em evento para debater sobre os próximos desafios de gestão e como melhorar a vida das 49 milhões de pessoas que a sigla governará. Foram mais de 21 milhões de votos recebidos pela legenda no último pleito. E o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), esteve presente no evento, juntamente com o correligionário e prefeito de São Joaquim do Monte, Joazinho Tenório. Edson divulgou nas redes sociais uma foto com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

PROCON divulga itens abusivos na lista de material escolar



A Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de Santa Cruz do Capibaribe está norteando a população sobre produtos que não podem ser cobrados por escolas. A medida visa orientar os pais com a chegada da renovação de matrículas, pois é comum encontrar alguns itens que são de obrigação de unidades de ensino, presentes em listas de material escolar.

O órgão orienta os consumidores sobre pedidos abusivos, pois escolas só podem exigir materiais utilizados nas atividades pedagógicas diárias do aluno. Ainda assim, a quantidade solicitada precisa ser coerente com as ações praticadas pela criança e não pode haver especificação de marca ou estabelecimento para compra.

“No momento de aquisição do material escolar, os pais devem analisar se o produto é de uso individual ou coletivo, isso porque, a lei federal de número 9.870/99 prever como clausula nulas, cobranças excessivas pelas instituições de ensino que são de manutenção escolar”, contou Thalys Henrique, coordenador do PROCON local.

Thalys Henrique também falou que existe uma Nota Técnica listando o que pode ou não ser pedido pelas escolas. “A Nota Técnica tomou como base a Lei Estadual n° 13.852/2009, no artigo 4°, onde menciona que não podem ser incluídos em listas de materiais escolares itens que não estão ligados às atividades aplicadas na metodologia de ensino”, explica o coordenador.

A Nota Técnica com todos os itens escolares permitidos e proibidos pelo PROCON está disponível a população na agência do órgão, localizada na Avenida Padre Zuzinha, 496, centro, ou pelo fone (81) 3731-0313. A unidade pública fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. O consumidor que sentir-se lesado deve procurar o PROCON e denunciar.


sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Políticos de Taquaritinga empata com os políticos de Santa Cruz em 0 a 0


O que esperar de um jogo entre dois times considerados os 'reis do empate', as equipes dos políticos de Taquaritinga e de Santa Cruz do Capibaribe não saíram do zero no último sábado 19, no campo do Ypiranga em santa Cruz do Capibaribe.  O estádio Otávio Limeira Alves viu uma partida dura, cheia de erros de passes e de finalizações. Muita correria e nenhuma inspiração.


Os políticos de Santa Cruz domina, mas não conseguia concluir e a equipe de Taquaritinga se apegava aos contra ataques. As duas equipes tinham uma forte linha de quatro jogadores atrás dificultando a vida dos atacantes. Na primeira edição em 2015 o jogo terminou em 2 x 2 e agora com um 0 x 0 Taquaritinga se sagra bi-campeão do duelo por jogar pelo empate por esta jogando fora de casa. Em 2017 os organizadores prometem fazer um evento maior e melhor. As equipes foram reforçadas pela presença do prefeito de São Joaquim do Monte Joãozinho Tenório, Dr Antônio Martins advogado que assistiu a partida e pelo vereador de Vertentes Paulo de Lú.

Black Friday no Brasil não passa de um engano

Resumidamente Black Friday é um dia próximo as festas de final de ano em que as lojas oferecem mega descontos para limpar os estoques e se preparar para o Natal.

Acontece sempre na última sexta feira de novembro e dura 24 horas.

Caso queira conhecer melhor sobre as origens da Black Friday dêem uma olhada no artigo da Wikipedia. Vamos focar apenas no evento como um todo e porque não funciona aqui. No Brasil a Black Friday apareceu pela primeira vez em 2009 porém não da mesma maneira como acontece nos EUA.

Os descontos foram bem menores e alguns camuflados por aumentos na véspera do evento. Bem longe do que vemos nos EUA.

Aqui no Brasil reina a desonestidade dos lojistas que se aproveitam da desinformação popular e se aproveita dos mesmos.

Câmara de Vereadores realiza 18ª Sessão Ordinária em Santa Cruz do Capibaribe

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe realizou na tarde desta quinta-feira (24) sua 18ª Sessão Ordinária, que se deu no Plenário da Casa de Leis, com o uso da Tribuna por parte dos parlamentares. A sessão foi marcada por protesto contra atitudes tomadas pela bancada de oposição na Câmara, além de fortes discursos proferidos por alguns vereadores. 

Antes mesmo de ser iniciada a reunião, o clima tenso tomava conta do Plenário da Casa, já que um grupo de populares munidos de cartazes e faixas, protestaram contra a bancada de oposição, em uma faixa estava escrito, “Segurança. Oposição também tem obrigação”. Diante do fato, houve um início de tumulto, em dado momento o vereador Fernando Aragão (PTB), líder da Oposição, chegou a discutir com os manifestantes, tal como o vereador Helinho Aragão (PTB) e Zé Minhoca (PSDB) que discutiram entre si. Este foi o segundo protesto realizado esta semana na Câmara de Vereadores.
O presidente da Câmara, Afrânio Marques (PDT), abriu espaço para dois representantes do protesto utilizarem a Tribuna pelo tempo de cinco minutos, antes do início das falas dos vereadores. Os dois cidadãos, Edeirton Queiroz e Filomena Eustáquio falaram em nome do movimento, onde criticaram a atuação da bancada da oposição na Câmara, sobretudo no que se diz respeito ao enfrentamento da insegurança na Cidade. 

Após este momento, deu-se início a fala dos parlamentares, o vereador oposicionista Ernesto Maia (PT), pediu para ser o primeiro a se pronunciar, e durante sua fala, apresentou mais uma de suas denúncias contra o governo Vieira. Segundo o petista carros pipas locados a Prefeitura Municipal, e que deveriam abastecer prédio públicos, estariam abastecendo a casa do prefeito Edson Vieira, bem como casas de familiares e secretários da gestão municipal. 

Os vereadores governistas que falaram após Ernesto Maia, saudaram a atitude dos manifestantes presentes e rebateram as acusações de Maia, relembrado as muitas denúncias levantadas pelo parlamentar e seu grupo, não tiveram resultado. “A gente sabe que desde do começo do mandato de Ernesto, são só acusações, não mostra nada de trabalho. Então eu acredito que é mais uma acusação que não vai dar em nada”, afirmou o vereador Dida de Nan (PSB) na oportunidade.

A sessão contou com a presença dos 16 vereadores. O vereador Galego de Mourinha (PTB) não se fez presente, no entanto, justificou sua ausência. A reunião ainda contou com a discussão e votação de requerimentos e projetos de Lei.

Estilo Bolsonaro

“O BANDIDO QUE INVENTAR DE ME ASSALTAR VAI LEVAR É BALA”, DESAFIA VEREADOR ZÉ MINHOCA


 O discurso mais polêmico da sessão ordinária da Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe na tarde de ontem (quinta-feira) foi sem dúvidas alguma, o do vereador Zé Minhoca (PSDB), que já tinha discutido com os vereadores de oposição antes mesmo do início da reunião.

 Na oportunidade, Zé Minhoca além de atacar duramente a forma de fazer política de seus adversários, ainda cobrou em público uma suposta divida de R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais) de um terreno ao vereador Fernando Aragão (PTB).
 “Vou esperar o senhor (Fernando) chegar, quero falar na frente dele sobre a dívida de R$ 35 mil do terreno do presídio, o senhor está devendo, não é Edson, o senhor é quem está devendo e tá na justiça”, afirmou.
 Falando sobre o problema causado pela insegurança em Santa Cruz do Capibaribe que tem sido motivo de diversos protestos na Capital da Moda, o vereador apresentou algumas sugestões para amenizar o problema, como por exemplo, aumento no efetivo dos órgãos de segurança.
 Um dos pontos de destaque na fala do vereador que também é policial rodoviário, foi quando ele desafiou, falando que o bandido que tentar lhe roubar, vai levar é ‘bala’.
 “Ontem eu vi a faixas dizendo ‘eu fui assaltado duas vezes’, ‘eu fui assaltado três vezes’ e me traz preocupação, o bandido que inventar de me assaltar vai levar é ‘bala’, e vocês que não podem andar armados? Se forem lá em casa, vão se ‘arrombar’, vão levar ‘bala’ na cara. Eu tenho pena de vocês que não podem andar com uma dessa na cintura, eu lamento muito”, desabafou.
 No final do discurso, o parlamentar foi bastante aplaudido pelo público presente.

Do: Blog Agreste Notícia

Silvio propõe deslocar R$ 21 milhões de publicidade para saúde e segurança na LOA 2007

O deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) apresentou um conjunto de seis emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2017. Juntas, as proposições reforçam os orçamentos da saúde e da segurança em R$ 21 milhões. 

Os recursos destacados deveriam ser deslocados da área de Publicidade e Divulgação Governamental e passariam a contemplar áreas como a Política Estadual sobre Drogas, com R$ 3 milhões; as ações de Combate ao mosquito aedes Aegypti, com R$ 4 milhões; o atendimento às mulheres, gestantes e filhos com microcefalia, com R$ 4 milhões; a melhoria da infraestrutura para a atividade policial, com R$ 5 milhões; o atendimento jurídico, judicial e extrajudicial às mulheres vítimas de violência; com R$ 2 milhões; e melhoria das instalações físicas e reaparelhamento do complexo hospitalar do Corpo de Bombeiro e da Polícia Militar de Pernambuco.

O Governo do Estado, no entanto, colocou para funcionar o rolo compressor na Comissão de Fianças e conseguiu derrubar todas as emendas da bancada de oposição ao PLOA 2017, durante as discussões dos relatórios parciais na Comissão de Finanças, nesta quarta-feira (23), preservando intacto o orçamento da propaganda governamental. 

Silvio lamenta a postura do Governo do Estado e ressalta que em momentos de dificuldade financeira, como o atual, cabe ao Poder Executivo fazer escolhas, priorizando os serviços essenciais à população. “Decidimos propor o reforço às áreas de saúde e segurança por acreditar que governar é escolher prioridades e por entender que essas áreas são prioridade para a população”, defendeu.  

Resumo do Direto ao Ponto

Ele sabia - O ex-deputado federal Pedro Corrêa confirmou ao juiz federal Sérgio Moro, nesta quarta-feira, 23, que o ex-presidente Lula “sabia” do esquema de arrecadação de recursos na Petrobras por partidos da base aliada, em especial o PT, PMDB e o PP. Corrêa foi ouvido em audiência tomada por discussões entre a defesa de Lula e Moro, no processo em que o petista é réu pelo recebimento de R$ 3,7 milhões em propinas da OAS, no caso do apartamento tríplex do Guarujá (SP). “Em 2006 eu fui procurar o presidente Lula para tratar de assunto financeiro, de dinheiro, de ajuda de campanha. E ele disse que nós não precisávamos de dinheiro porque estávamos muito bem atendidos financeiramente pelo senhor Paulo Roberto Costa (ex-diretor de Abastecimento da Petrobras), que ele sabia, porque o Paulinho dizia isso a ele. Ele foi muito claro, nessa posição”, afirmou Corrêa.

Mudou de patamar - O ex-ministro Marcelo Calero prestou depoimento à Polícia Federal sobre as acusações, feitas em entrevista à Folha, de que Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) usou o cargo para pressioná-lo a liberar a construção de um empreendimento imobiliário em Salvador. Até então, o caso estava restrito à Comissão de Ética da Presidência, que viu indícios de conflito de interesse na atuação do articulador político de Michel Temer. Procurado, Calero disse que não falaria com a imprensa. 

Julgamento - O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para primeiro de dezembro do julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A investigação tramita no Supremo desde 2007 e a acusação foi formalizada em 2013. Cabe à presidente do STF, a ministra Cármen Lucia, definir a pauta de julgamento das sessões do tribunal. A última sessão plenária deste ano está marcada para 19 de dezembro, mas a pauta ainda não foi divulgada.

Tríplex - Durante discurso em um congresso de professores em Serra Negra (SP), o ex-presidente Lula direcionou ataques à força-tarefa da Operação Lava Jato e aos meios de comunicação. O petista chegou a comparar a atenção dada às denúncias contra ele no caso envolvendo um tríplex no Guarujá com o apartamento comprado pelo ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, em Salvador (BA), objeto da mais recente polêmica envolvendo um ministro de Michel Temer (PMDB). "Vocês percebem que não dão destaque ao apartamento do Geddel como deram ao meu tríplex", disse Lula, a uma plateia de participantes do Congresso do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apeoesp). 

Desculpas - Um dia depois de seus 78 executivos assinarem acordo de delação com a Procuradoria Geral da República, o que pode ocorrer nesta quinta (24), a Odebrecht vai publicar um anúncio de duas páginas nos principais jornais do país com um pedido de desculpas à população pelo fato de o grupo ter-se valido de corrupção para fechar contratos de obras públicas. O anúncio da Odebrecht, segundo a Folha apurou, vai dizer que os acordos de delação e de leniência significam uma virada de página na história da empreiteira. Acordo de leniência é uma espécie de delação para empresas. Sem isso, a Odebrecht poderia ser proibida de fazer obras públicas. 

Revogado - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revogou nesta quinta-feira (24) o recolhimento domiciliar e também a prisão preventiva decretada na semana passada contra o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho. Para isso, deverá pagar uma fiança de R$ 88 mil. Na mesma decisão, a Corte determinou uma série de restrições ao ex-governador: além de proibição de contato com testemunhas no processo a que responde, não poderá mudar de endereço e se ausentar de sua residência por mais de 3 dias sem avisar o juiz do caso. Também não retornar, até o final do processo, à cidade de Campos de Goytacazes (RJ), cidade onde teria, segundo as investigações, comandado um esquema de compra de votos. Garotinho foi preso no último dia 16 sob suspeita de, como secretário municipal, ampliar o programa social Cheque Cidadão para corromper eleitores. 

Debate - Em conversas com colegas de magistratura, o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, disse que vai participar do debate no plenário do Senado sobre o projeto de abuso de autoridade. Alguns juízes temem que Moro possa se tornar uma espécie de alvo de parlamentares investigados na Lava Jato. Antes da votação do projeto no plenário do Senado, foi marcado um debate no dia 1º de dezembro. Entre os convidados pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, estão, além de Moro, o ministro do Supremo Gilmar Mendes e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. 

Pressão - Deputados do PSDB na Câmara estão pressionando o líder da bancada, Antonio Imbassahy (BA) para que o partido se posicione publicamente contra a anistia ao caixa 2 e a previsão de punição aos magistrados no projeto anticorrupção que tramita em uma comissão especial da Casa. A ofensiva tornou-se pública nesta quinta-feira, 24, quando os deputados Wanderley Macris (SP) e Jutahy Magalhães Jr (BA) fizeram discurso na tribuna cobrando uma manifestação clara da legenda. 

Obras - A Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades assinaram acordo nesta quinta-feira (24) para a retomada das obras em 7.127 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. Essas unidades fazem parte da faixa 1 do programa, em que a construção é totalmente paga com recursos do Orçamento Geral da União. De acordo com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, a volta dos trabalhos deve acontecer até o início de fevereiro de 2017. “O ideal é conseguir até o final de janeiro, início de fevereiro atingir o total das obras paralisadas", disse. 

Adiado - Ficou para a próxima terça-feira a decisão do Tribunal Superior Eleitoral sobre as eleições para prefeito de Ipojuca. O processo estava na pauta de ontem, mas acabou não entrando. O TSE vai decidir se confirma o candidato do PTB, Romero Sales, como eleito, por ter sido o mais votado e disputado subjudice, ou se haverá uma eleição suplementar. Neste caso, Sales, que teve seu registro impugnado, fica impossibilitado de disputar. 

Plano nacional - Ainda magoados, os tucanos estão convencidos de que um acordo à reeleição do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que exonerou indicados do antigo aliado (PSDB), passa pelo cenário nacional, conforme os rumos que PSB e PSDB andarão em 2018. "A aliança no estado está atrelada às discussões no plano nacional", prevê o deputado Betinho Gomes (PSDB-PE). Caso os socialistas sejam representados na chapa tucana à Presidência da República, o caminho natural será a aliança em Pernambuco. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), é o preferido dos socialistas para sacramentar a união. Com licenciamento do tucano, assumiria o governo de São Paulo o socialista Márcio França. É o sonho dourado do PSB. 

Absolvido - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) decidiu, na manhã de hoje, por 5 votos a 1, pela absolvição do prefeito eleito de Cabrobó, Marcílio Cavalcanti (PMDB). Com a decisão, a chapa que estava subjudice, assume a Prefeitura a partir de 2017 pelos próximos quatro anos. A chapa concorreu em situação subjudice, nas eleições do último dia 2 de outubro, por ter o registro do vice, Pedro Caldas (PT), indeferido pelo TRE. Marcílio venceu as eleições com o apoio do ex-prefeito Eudes Caldas (PTB), obtendo 10.564 votos (42,01%), superando o seu adversário, o sindicalista Antônio de Nestor (PSB), que obteve 8.293 votos.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

SECA PROLONGADA CAUSA PREJUÍZOS DE R$ 103 BILHÕES, DIZ ESTUDO


Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que entre 2013 e 2015 a seca que assola sobremaneira a Região Nordeste provocou prejuízos da ordem de R$ 103,5 bilhões; ainda segundo o estudo, os danos causados pela seca equivalem a 60% de todos os prejuízos provocados por desastres naturais em todo o país durante o período chegaram a R$ 173,5 bilhões; Segundo os dados do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, a estiagem afeta 33,4 milhões de pessoas que vivem na região do semiárido

Pernambuco 247 - Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta que entre 2013 e 2015 a seca que assola a Região Nordeste provocou prejuízos da ordem de R$ 103,5 bilhões. Segundo o levantamento, que utiliza dados do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, a estiagem afeta 33,4 milhões de pessoas que moram na região do semiárido.

Ainda segundo o estudo, os danos causados pela seca equivalem a 60% de todos os prejuízos provocados por desastres naturais em todo o país durante o período chegaram a R$ 173,5 bilhões.

O levantamento, porém, destaca que parte dos prejuízos foi registrado no Sudeste, entre 2014 e 2015, quando a região enfrentou uma severa crise hídrica. Ali, o prejuízo foi avaliado em cerca de R$ 32,5 bilhões.

Ainda conforme o levantamento, a agricultura foi o setor produtivo mais afetado pela estiagem, com um prejuízo de R$ R$ 74,5 bilhões. Outros R$ 20,4 bilhões foram registrado no setor de pecuária enquanto o restante do prejuízo foi apontado pela indústria e pelo poder público.

VEREADORES SE REÚNEM PARA ANALISAR RELATÓRIO DE MUDANÇAS NA LEI ORGÂNICA E NO REGIMENTO INTERNO

Numa reunião que durou quase nove horas,  Comissão Especial analisou e discutiu ajustes no Regimento Interno, membros da Juventude Ativa também participaram.


Reunião da Comissão Especial que durou quase nove horas
Os  vereadores de Taquaritinga do Norte-PE, se reuniram nesta terça feira (22), para analisar e  discutir o relatório final das mudanças na Lei Orgânica e do Regimento Interno da Casa Legislativa.

A Comissão Especial para Emendar a Lei Orgânica e Reformular o Regimento Interno é formada pelos seguintes membros: Jânio Arruda da Silva – Presidente, Leonilson Pereira da Silva – Relator, José Eraldo Pereira dos Santos – Membro, Edimar Pequeno César – Membro, José Gilson Carlos da Silva – Membro e  Rogéria Cristina de Carvalho Coelho – Membro. 
Jânio Arruda-Presidente da Comissão, Geovane P. Cézar -Presidente da Câmara, Leonílson - Relator

Na reunião desta terça feira que durou o dia todo, estiveram presentes ainda o atual Presidente da Câmara Geovane P. Cézar, os vereadores João da Banda e Ronaldo Veiga, e   representantes da  Juventude Ativa, grupo formado por jovens do município.

André Barbosa 

MULHER CORTA PULSOS E É ATENDIDA POR EQUIPE MÉDICA DO PROGRAMA DO LUCIANO HUCK

Durante gravação do quadro Um Por Todos, Todos Por Um, do programa Caldeirão do Huck, na terça-feira, dia 22 de novembro, uma mulher furou o cordão de isolamento e se aproximou do apresentador Luciano Huck, com os pulsos sangrando. O caso aconteceu em Fortaleza, no Ceará.

De acordo com nota enviada à imprensa pela Rede Globo, a cearense desmaiou e foi socorrida pela equipe médica que acompanhava a gravação do programa semanal. Huck estava na cidade para entregar a nova estrutura da escola de música do projeto beneficente Acordes Mágicos, que dá aulas de músicas a crianças carentes da cidade.

O incidente, no entanto, não foi comentado pelo apresentador, que postou fotos de sua estadia em Fortaleza no Instagram. Em uma delas, ao lado de fãs, Huck escreveu "valeu Fortaleza. Meu dia foi muito especial. Volto em breve, prometo. Adoro o Ceará. Sem palavras para agradecer o carinho de sempre".

Confira, abaixo, o comunicado da Globo sobre o ocorrido:

"Na tarde desta terça-feira, dia 22, durante a gravação de uma entrega do quadro Um por Todos, Todos por Um, do Caldeirão do Huck, em Fortaleza, uma mulher ultrapassou a grade de isolamento e, ao ser interceptada pelos profissionais de segurança que estavam no local, pediu para se aproximar de Luciano Huck, que autorizou. Ao se dirigir ao apresentador, estava com o pulso cortado e acabou desmaiando. Ela foi prontamente socorrida pela equipe médica que acompanhava a gravação e encaminhada para o jospital Frotinha Parangaba Maria José Barroso, onde recebeu os primeiros cuidados, e, em seguida, levada ao Instituto Dr. José Frota".